sábado, 7 de outubro de 2017

Revista Sexy – Bianka Cabral nua


Veja a Revista Sexy de Janeiro 2017 com a Musa do Vasco Bianka Cabral nua. A loira de 26 anos, que bombou nas redes sociais após postar uma foto com Emerson Sheik, fará um ensaio todo temático e voltado para o futebol.

Ex-participante do concurso Musa do Brasileirão. Mineira, mas atualmente mora no Rio de Janeiro. Em entrevista recente, a gata mencionou que é 100% natural, e lamentou o fato de que muitas mulheres andam abusando das cirurgias plásticas, “Acho fúteis”, disse. Ela também acredita que os homens preferem as mulheres mais “naturais”.

Confira já a revista completa e as fotos que caíram na net da Musa do Vasco Bianka Cabral.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Aniversariantes do Dia:


Thaís Cabral Neves nasceu em São Paulo no dia 6 de outubro de 1989, estudou no  Colegio Monteiro Lobato Estuda e atualmente estuda no ITEC – PB e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/thais.c.neves.9

Framsueudo Dias Gueiros nasceu em Itaporanga no dia 6 de outubro de 1979 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/framsueudo.diasgueiros

Jaciene Araújo nasceu em Itaporanga no dia 6 de outubro, e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/jacieny741

Virnna Azevedo Lemos nasceu em Itaporanga no dia 6 de outubro de 1996, frequentou o Colégio Diocesano Dom João da Mata e nas Faculdades Integradas de Patos e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/viirnna.azeveedo


Francisco Veriato nasceu em Itaporanga no dia 6 de outubro, trabalha na Administração da empresa Pau Brasil, de 2010 até o momento, estudou na Famise Milagres Ceará e na UNIP, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/francisco.veriato

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Irmã de radialista é presa por desacatar diretora da cadeia de Itaporanga, após audiência

Os advogados do radialista entraram com o pedido de revogação da prisão, porém o magistrado entendeu que deveria ser negado.


Uma mulher foi presa logo após a audiência de instrução do seu irmão que está preso na Cadeia Pública de Itaporanga (PB), pelo crime de cárcere privado.

De acordo com as informações colhidas pelo Portal DiamanteOnline, a patoense veio no intuito de acompanhar a audiência do irmão, o radialista Sidney Marques Costa, de 47 anos, que foi preso no dia 03 de julho desse ano, porém saiu na pior.

Segundo as informações, a irmã do réu preso, teria desacatado a Diretora da Cadeia, a Agente Edna Alves, logo após a audiência, momento que o juiz tomou conhecimento de imediato e solicitou que mesma fosse recolhida a Delegacia onde seria autuada pelo crime de desacato.   

A audiência foi realizada na manhã desta terça-feira (03), pelo Juiz de Direito, Dr. Antônio Eugênio, no Fórum João Espínola, na cidade de Itaporanga. 
   
Diamante Online

Batida de veículo de passeio com carro de funerária deixa um morto e 4 feridos graves


Uma pessoa morreu e quatro ficaram em estado grave após uma batida entre um Toyota Corolla e um Chevrolet S10 de uma funerária na Zona Rural do município de Assunção, no Cariri da Paraíba, a 250 km de João Pessoa, na noite desta terça-feira (3). A colisão ocorreu no km 257 da rodovia BR-230.

Segundo o agente Wanderley, da Polícia Rodoviária Federal, a pessoa que morreu no acidente trafegava no Corolla, na companhia de outras três vítimas. No carro da funerária, segundo o policial, estava apenas o condutor, que também se feriu gravemente, e um corpo que era transportado no veículo.

“Com a violência da batida, a princípio se pensou que havia ocorrido dois óbitos no local, mas se constatou que um deles já era o corpo transportado pela funerária”, contou Wanderley.

De acordo com o agente, não foi possível determinar o que teria causado o fato, mas os profissionais da PRF levantaram hipóteses de que poderia ter havido uma ultrapassagem indevida ou perda de controle por parte de um dos condutores.

Os feridos foram socorridos por viaturas do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. A instituição de saúde não divulgou detalhes sobre o quadro clínico deles até o fechamento desta matéria.

Portal Correio

Aniversariantes do Dia:


Antonio Teixeira Neto nasceu em Itaporanga no dia 4 de outubro de 1963, trabalha na 7ª Gerência Regional de Ensino, frequentou o Colégio Diocesano Dom João da Mata e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/antonioteixeira.neto.58

Paulo Cabral nasceu em Itaporanga no dia 4 de outubro de 1969,  e mora em Itaporanga. Contatos: (61) 9279-1961 - https://www.facebook.com/paulo.cabral.921677


Isaac Pedro nasceu em itaporanga no dia 4 de outubro de 1988, trabalha na Multicolor Centro de Impressão Digital e Designer, estudou no Colégio Diocesano Dom João da Mata e noITEC-PB e mora em Itaporanga. Contatos: (83) 999671-4349 e 99907-7061 - https://www.facebook.com/isaac.pedro.999


Em 04 de outubro de 1965, com uma diferença de quase cinco anos, surge a caçula da prole, Roberta Galba Brasilino. Formando assim a unidísma família de Sebastião Brasilino e Emilia, eram cinco pessoas que sempre viveram em total harmonia, o que é praxe ainda hoje, aos três que restaram. É Doutora em Geologia, trabalha na CPRM e mora em Recife-PE - https://www.facebook.com/roberta.brasilino.56


Hoje também é o aniversário de Maria Araújo (Maria de Ivanó), auxiliar de enfermagem aposentada, depois de prestar mais de 30 anos de serviços a nossa comunidade.

ORAÇÃO AO MESTRE


ORAÇÃO AO MESTRE 
                   ( Um  Amigo Poeta- Aurelúcia Gomes )

Mestre,
A Humanidade só te procura
Quando precisa de paz,
Ajuda-me encontrar a cura
Pra minhas falhas morais.

Ajuda-me Senhor sempre fazer
A caridade perfeita,
Que minha outra mão não possa ver
O que dá minha direita.

Ajuda-me a ter paciência
Com o peso do meu fardo,
Ajuda-me a ter consciência
Dos erros  do meu passado.

Ajuda-me a perdoar
Se alguem causou minha dor,
"Pois maior amor não  há
Do que morrer por amor".

Ajuda-me , Senhor, a sorrir
Pra aquele que mal me faz,
Pra que o ódio possa se extinguir
E possa reinar em paz .

Ajuda-me a dar a mão,
Pro inimigo  que cai,
Quem quer ser  um bom cristão,
Faz a vontade do  Pai.

Ajuda-me , Senhor, a ser forte,
Na minha reforma interna,
Pra que eu possa ver  na morte
Passagem pra vida eterna.

Fazei-me , Senhor, um ser puro
Como á agua da fonte
Pra que  um dia , no futuro
Junto do Pai, eu te encontre.

.....................................................................................
Autor: Espírito UM AMIGO POETA
Médium: Aurelúcia Gomes 
Local: Centro Espírita Jesus de Nazaré de Catingueira

Parceria das FIP com Estado e Municípios amplia atendimento de saúde no Sertão

As pactuações foram formalizadas recentemente, com o investimento de recursos das FIP.


O curso de Medicina das FIP tem sido responsável pela ampliação dos atendimentos nos serviços de saúde em Patos e região. A atuação dos estudantes garante uma maior celeridade nos procedimentos e ajuda a diminuir o tempo de espera dos pacientes nas filas. Esse trabalho vem elevando a qualidade da assistência dada à população.

Em Patos, as FIP mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho em conjunto abre as portas das Unidades Básicas, ambulatórios e demais equipamentos de saúde para a atuação dos estudantes, sempre acompanhados dos preceptores. Ainda na Capital do Sertão, o Hospital Regional Janduhy Carneiro e a Maternidade Peregrino Filho também funcionam como campo prático, através da parceria com o governo do Estado.

Partindo para outras cidades, as FIP mantém um convênio com o Hospital Senador Ruy Carneiro, em Pombal. Municípios como São Mamede, Nova Olinda, Catingueira e Desterro também são conveniados e recebem os estudantes para a realização de atendimentos. As pactuações foram formalizadas recentemente, com o investimento de recursos das FIP.

Além do curso de Medicina, o Programa de Residência em Medicina, Família e Comunidade tem o Sertão como campo de trabalho. Os residentes atuam em 18

MP dá prazo para que prefeitos e presidentes legislativos da comarca de Itaporanga demitam parentes


Por Redação da Folha – Em Recomendação assinada no último dia 27, o promotor de Justiça Reynaldo Serpa Filho estabeleceu um prazo de cinco dias para que os prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras dos municípios que integram a comarca de Itaporanga exonerem todos os parentes, até 3º grau, que ocupem cargos comissionados, funções de confiança ou gratificadas.
             
A Recomendação é dirigida aos gestores executivos e legislativos dos municípios de Itaporanga, Boa Ventura, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana, Serra Grande e Curral Velho. O prazo estabelecido pelo Ministério Público (MP) passa a contar a partir da notificação dos agentes públicos.
            
Na Recomendação, o promotor deixa claro que a prática de nepotismo, assim denominada a contratação por dirigentes administrativas de familiares ou cônjuges para funções públicas sem capacidade técnica para exercê-las, fere os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade, constituindo-se em prática criminosa, inclusive como já decidido pelo Supremo Tribunal Federal.
            
De acordo ainda com o promotor, os gestores públicos que não atenderem a Recomendação ficam sujeitos a responder por improbidade administrativa, crime cuja principal pena para os sentenciados é a perda dos direitos políticos.

III COPA DE BANDAS


CONVITE

A Gerência de Bandas Escolares do Estado da Paraíba em parceria com a 7ª Gerência Regional de Educação vem demonstrar a valorização e promoção através da Arte Musical de jovens instrumentistas amadores e seus regentes (professores).

A realizar no dia 07 de outubro às 17 horas a III Copa de Bandas da Rede Estadual de Ensino - IV Etapa, na Avenida Getúlio Vargas. 

Vem por meio deste convidar vossa senhoria e família. 

Realização: 






O PROBLEMA DA POLIFARMÁCIA. 11 MEDICAMENTOS QUE VOCÊ DEVERIA CONSIDERAR SUSPENDER


A polifarmácia é descrita como o consumo de cinco ou mais medicamentos diariamente. Pesquisas mostram que mais de 50% das mulheres beneficiárias do Medicare (seguro de saúde pago pelo governo americano a pacientes idosos) tomam cinco ou mais medicações ao dia, com 12% tomando 10 ou mais medicações ao dia. Existe uma grande possibilidade de reduzir o número de medicamentos tomados pelos pacientes, com o potencial de reduzir efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Por: Dr. Douglas S. Paauw / Site www/medscape.com 


Não existem evidências de que o docusato é efetivo para o que é utilizado – amolecer as fezes ou prevenir constipação. Em um ensaio clínico randomizado, 170 adultos com constipação crônica receberam 5,1 g de psyllium ou 100 mg de docusato duas vezes ao dia. O psyllium foi seguro e superior quanto ao efeito em frequência de evacuações, conteúdo de água das fezes, saída total de fezes, e combinação de diversas medidas de constipação. Comparado com o basal, o psyllium aumentou o conteúdo de água das fezes em 2,33% versus 0,01% com o docusato (P = 0,007), e o peso das fezes aumentou no grupo tratado com psyllium (359,9 g semanalmente versus 271,9 g semanalmente em pacientes tratados com docusato; P = 0,005). Imagens: Dreamstime.


Seguindo as mudanças nas diretrizes de profilaxia antibiótica para prevenção de endocardite em 1997, os médicos deveriam prescrever muito menos antibióticos como profilaxia antes de limpezas ou procedimentos dentários. Muitos pacientes ainda estão recebendo profilaxia antibiótica antes de procedimentos dentários porque têm próteses articulares, mesmo não havendo evidências que apoiem essa prática, e de as recomendações mais recentes da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e da American Dental Association (ADA) não encorajarem isso. Em 2015, as diretrizes da ADA especificamente recomendam contra essa prática.Essa recomendação pode não se aplicar a pacientes de transplante, e a decisão de pré-medicar para procedimentos dentários invasivos, assim como a seleção do regime apropriado, devem ser feitas caso a caso. Imagem: Dreamstime.


Dentre os problemas potenciais associados com os inibidores de bomba de prótons (IBPs) estão a redução da absorção de cálcio (com aumento do risco de fraturas), vitamina B12, absorção de hormônios da tireoide, lesão renal aguda e crônica, e aumento do risco de infecção por Clostridium difficile. A mortalidade também pode ser maior entre usuários de IBPs. Alguns pacientes precisam de IBPs em longo prazo (por exemplo, doença do refluxo refratária, refluxo relacionado a esclerodermia, e pacientes idosos em uso de tratamento crônico com anti-inflamatórios não esteroides). No entanto, muitos outros pacientes recebem prescrições de IBPs. Eles são geralmente prescritos para profilaxia de úlcera de estresse em pacientes hospitalizados, mas não são necessários após a alta. Outra causa comum de uso de IBPs é dor abdominal sem causa reconhecida; nessa situação, faz sentido tentar suspender o IBP do paciente. Os dados sobre benefícios versus danos da suspensão de IBPs são inconclusivos. Uma revisão da Cochrane mostrou que a suspensão dos IBPs pode aumentar os sintomas gastrointestinais, apesar de reduzir a carga de medicamentos. Imagem: Science Photo Library.


Com a publicação das diretrizes para uso de estatinas da American Heart Association em 2013, tem havido um aumento significativo no uso de estatinas para prevenção primária. Entretanto, as evidências de benefícios das estatinas para prevenção primária em pacientes com idade acima de 75 anos são escassas. As estatinas podem ser associadas com sintomas musculares, e podem interagir com diversos medicamentos, aumentando a toxicidade em pacientes idosos. Existe uma diferença nos benefícios potenciais das estatinas para prevenção secundária (após evento cardiovascular ou acidente vascular encefálico) versus primária. Os riscos versus benefícios da prevenção primária são uma preocupação em particular para pacientes com mais de 80 anos.


O uso de benzodiazepínicos está fortemente correlacionado com o aumento do risco de quedas. O zolpidem também tem sido associado com aumento do risco de quedas. A insônia, uma preocupação comum em pacientes idosos, é geralmente tratada farmacologicamente, mas o uso crônico de benzodiazepínicos e dos "medicamentos com Z" – zolpidem, zaleplona e eszopiclona – deve ser evitado. Em pacientes idosos, o risco de acúmulo de efeitos colaterais é muito real. Muitos pacientes idosos estão em uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), e também podem estar usando um benzodiazepínico para tratar a insônia causada pelo ISRS. Todos os três grupos de drogas – benzodiazepínicos, ISRS e medicamentos com Z – aumentam o risco de quedas em idosos. Imagem: Dreamstime


Nas diretrizes de 2011 da American Heart Association/American College of Cardiology Foundation, o uso de betabloqueadores foi recomendado por três anos após um infarto agudo do miocárdio (IAM) ou uma síndrome coronariana aguda (SCA) em todos os pacientes com função do ventrículo esquerdo preservada (recomendação classe I, grau B de evidência). Como uma recomendação classe IIa, as diretrizes estabeleceram que era razoável continuar a terapia com betabloqueadores além de três anos em pacientes com história de IAM ou SCA. Dados mais recentes não mostraram benefício na mortalidade com uso prolongado de betabloqueadores, e colocam em questão o benefício imediato desses medicamentos depois de IAM ou SCA em uma era em que terapias de reperfusão são comuns. Além disso, os betabloqueadores não são agentes anti-hipertensivos muito potentes, e são menos efetivos do que outras opções para o tratamento da hipertensão no idoso. O atenolol é particularmente não efetivo para prevenção de desfechos negativos da hipertensão. Imagem: Dreamstime


Muitos pacientes com dispneia são diagnosticados com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e, quando os sintomas não se resolvem, são prescritos mais medicamentos e doses mais elevadas.

Em um estudo recente, um terço dos pacientes com um diagnóstico atual de asma apresentou testes respiratórios normais (espirometria/pico de fluxo) e não teve problemas com o desmame dos medicamentos da asma. A mesma taxa elevada de diagnósticos incorretos de asma foi mostrada em diversos outros estudos nos últimos anos. O maior problema que leva a erros de diagnóstico foi a falta do uso da espirometria para diagnóstico.

Essa é uma boa área para se praticar a suspensão de medicamentos. Alguns pacientes com asma e DPOC são erroneamente diagnosticados, outros podem não ter asma ativa, o que possibilita o desmame dos medicamentos. Imagem: Dreamstime


Os agentes antimuscarínicos (darifenacina, fesoterodina, oxibutinina, solifenacina, tolterodina e tróspio), usados comumente para tratamento de incontinência urinária de estresse, têm um benefício pequeno. Essas drogas têm fortes propriedades anticolinérgicas, e podem causar efeitos colaterais graves, especialmente em populações de idosos. Por exemplo, a oxibutinina resolveu a incontinência urinária em 114 de 1000 pacientes tratados, enquanto 63 de 1000 interromperam o tratamento por conta de efeitos colaterais. Imagem: Dreamstime


Essa é outra classe de medicamentos com benefício muito modesto e muitos efeitos colaterais desconcertantes. O número necessário para tratar para qualquer benefício em pacientes com doença de Alzheimer com donepezila (o inibidor de colinesterase mais comumente prescrito) é 12. Isso significa que para cada paciente que obtém um benefício modesto com esse medicamento, 11 serão tratados mas não terão benefício. Os efeitos colaterais são perturbadores com essa classe de medicamentos, e incluem náusea, redução do apetite, perda de peso, síncope e incontinência urinária. Alguns pacientes podem inclusive precisar iniciar um agente antimuscarínico para a incontinência urinária causada pelo inibidor de colinesterase que estão tomando. Imagem: Dreamstime


A evidência de benefício é insuficiente para o uso de relaxantes musculares para tratamento de dor lombar crônica ou subaguda. Essa classe de medicamentos produz uma grande quantidade de efeitos colaterais, e é especialmente perigosa em idosos. A toxicidade aumenta quando combinado com álcool. Imagem: iStock


Muitos pacientes utilizam suplementos sem necessidade de prescrição. Tomar um polivitamínico é particularmente comum, embora não tenha sido demonstrado benefício na prevenção de doença cardiovascular ou câncer. Suplementos de cálcio provavelmente não têm benefício em mulheres na pós-menopausa. No maior estudo até o momento, a suplementação de cálcio e vitamina D aumentou discretamente a densidade óssea e a frequência de cálculos renais, mas não reduziu o risco de fraturas.A suplementação de cálcio inibe a absorção de hormônio tireoidiano. Imagem: Dreamstime.

ADEUS, IMPLANTES DENTÁRIOS: REVOLUCIONÁRIO TÉCNICA FAZ DENTE CRESCER SOZINHO EM APENAS 9 SEMANAS!


A ciência não para de evoluir e fazer fantásticas descobertas. A novidade da vez é que há esperanças para quem perdeu o dente e não quer passar por implantes. Entenda: tudo indica que no futuro bem próximo as pessoas poderão regenerar os tecidos e desenvolver um novo dente com certa facilidade.

Isso significa que não vai demorar muito para que essa técnica de implante que conhecemos se torne ultrapassada. O segredo, segundo o Journal of Dental Research, dos EUA, está no poder das células-tronco.

Quem desenvolveu essa pesquisa foram os doutores Jeremy Mao e Edward V. Zegarelli, professores da Escola de Medicina Odontológica da Universidade de Columbia , EUA. É uma experiência inédita e fascinante!

Além de dispensar o paciente do bisturi, também é mais rápida e natural do que o uso de parafusos ou próteses móveis. O resultado da experiência foi incrível. Em apenas nove semanas os dentes são regenerados.

Ou seja, nesse curto prazo o paciente já poderá mastigar e levar uma vida normal. Os envolvidos no projeto apresentaram um andaime tridimensional com potencial para

Acusado de matar jovem em Piancó apresenta-se na delegacia de Itaporanga e é preso

Por Redação da Folha – Acompanhado de um advogado, o mototaxista Cleonaldo Franquelino dos Santos, conhecido como Créu, de 38 anos, apresentou-se na delegacia de Itaporanga na tarde desta terça-feira, 3,  e foi preso. Contra ele havia uma ordem de prisão determinada pela Justiça de Piancó a pedido do delegado seccional Gláuber Fontes.
            
O homem é acusado de matar com um tiro o jovem Luciano Gomes Barbosa, de 23 anos, que residia no sítio Gravatá, município de Piancó e onde ocorreu o crime, na noite desse domingo, 1º. Créu, que trabalhava em  Itaporanga, decidiu apresentar-se à polícia imaginando que poderia responder em liberdade por ter se livrado da prisão em flagrante, mas agentes de investigação do GTE (Grupo Tático Especial) já haviam identificado o mototaxista e, inclusive, feito vistoria na sua residência no dia do crime, onde encontraram munição e o celular do acusado com fotos dele portando armas.
            
Os policiais também localizaram testemunhas oculares do crime que o apontaram como autor do homicídio. Diante de tantas provas, o delegado representou pela preventiva do acusado, que reside no sítio Várzea do Padre, município de Piancó, e a Justiça ordenou sua prisão. Durante o interrogatório, ele preferiu ficar em silêncio e também não apresentou a arma com a qual supostamente matou o jovem. 
            
Os policiais civis chamam a atenção da sociedade para colaborar com a polícia contra o crime e os criminosos e informam que é possível fazer qualquer denúncia pelo telefone 197. A ligação é de graça e sigilosa. Fotos: no celular do acusado, policiais encontraram imagens dele manuseando armas de fogo.

Dia da Abelha: conheça as vantagens do mel para a saúde

Na data que celebra essa curiosa espécie, essencial para a manutenção dos ecossistemas, destacamos os benefícios do néctar dourado

Dia da Abelha: conheça as vantagens do mel para a saúde

Neste dia 3 de outubro é comemorado o Dia da Abelha. Surgida no continente asiático há aproximadamente 45 milhões de anos, a espécie provoca no homem um misto de admiração e medo desde então. Com seu corpo pequeno e veloz e aparência inofensiva, esse inseto voador tem o poder de provocar picadas doloridas e, ao mesmo tempo, produzir um dos alimentos mais gostosos e benéficos para nossa saúde: o mel.

Sua exploração começou a ser feita de forma organizada a partir de 2.400 a. C., trazendo para o consumo da sociedade produtos como cera, geleia real, própolis, pólen, apitoxina, serviços de polinização, além do mel, que passou a ser amplamente utilizado, tanto na indústria alimentícia como na farmacêutica, entre outras.


Além da diversidade de itens, a apicultura, como é chamada a atividade, é ecológica, rentável, sustentável e de grande importância econômica, principalmente para a agricultura

Confira os 3 videos que caiu na net da Miss Bumbum Pará Ana Júlia, uma mulata gostosa que tem um corpo espetacular. Em dois deles a gata aparece fazendo sexo anal e outro rapaz chamando-a para uma DP (Dupla Penetração). Em outro ela aparece chupando o pau do amigo.

Selecionamos também algumas fotos da Miss Bumbum que tem 105 cm de bunda e participou do concurso em 2016!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

CHICO NITÂO


Francisco de Sousa Lacerda

Seu avô, Alexandrino Lacerda de Sousa Albuquerque. Seus pais foram Antonio de Sousa Lacerda (Major Nitão), cearense, e Ana da Costa Ferro, natural de Palmeira dos Índios, Alagoas. Nasceu no Sítio Santo Antonio, na Vila de Misericórdia, no dia 03 de outubro de 1888 e casou-se em 1911 com apenas 23 anos de idade.
Chico Nitão adoeceu pela primeira vez em sua vida, no dia 11 de outubro de 1969 e faleceu no dia 1º de novembro deste mesmo ano, em um dia de sábado. Seu sepultamento foi no Cemitério Mãe de Misericórdia, em Itaporanga, no dia 2, às 10 horas da manhã, hora de sua morte, ocorrida no dia anterior.
Ao perder seu pai, assassinado por questões políticas, Chico se viu na necessidade de vingar a sua morte. Abandonando a política, resolveu convocar José Brunet Ramalho, filho de Misericórdia, mas residente em Pombal, que era parente afim, de sua família, por ter dois de seus irmãos casados com as irmãs dele; para representar a politicamente a família Jenipapo. Brunet foi eleito o primeiro prefeito de Misericórdia e governou a cidade por dois mandatos consecutivos (de 1921 a 1929). Foi o único mandatário na história política, a governar a cidade por duas vezes, sendo isto consecutivamente, ou seja, foi reeleito ou teve seu mandato prorrogado. 
Neste tempo as eleições eram de “viva-voz”, o eleitor se apresentava à mesa e dizia aos mesários pra quem ia o seu voto, eles anotavam aquele voto e em seguida, terminada a eleição. Faziam à a contagem dos votos.
Apesar de ter do seu pai e irmãos à herança de inimigos e por fidelidade aos amigos ter atravessado momentos de intensas lutas, o seu falecimento foi ocasionado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve total assistência de seus filhos, seus netos e sobrinhos, por quem era muito querido e até venerado e recebeu também muitas visitas dos amigos.
Depois de casado, residiu no Sítio Mata de Oitis, pertencente ao distrito de São Paulo, atual cidade de Diamante, que neste tempo fazia parte da Vila de Misericórdia. Na Mata, nasceram os filhos: Anatildes, Anália, Alaíde e José, e na cidade de São Paulo (Diamante), nasceu uma criança, que foi batizada com o nome de Antônio, em homenagem a seu pai. Mas logo após o batismo, o menino faleceu. Atribui-se esse fato a sua esposa ter passado por muitas contrariedades, por seu marido ser considerado um criminoso, ao ter vingado seu próprio pai.
Em 1920, depois de absolvido em júri popular, passou a residir na Vila de Misericórdia, na Rua Pinto Madeiro, em uma casa cedida por seu amigo, o esposo de Dona Naninha Bidô, nesta casa nasceu em 16 de abril de 1922, sua filha Anita. Entre os anos de 1923 e 1924, ocupou-se da construção de sua residência, uma das primeiras casa a serem erguidas ao lado da nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em 18 de agosto de 1925, nasceu seu filho Gerson, que segundo comentários, foi à primeira criança a ser batizada na nova Igreja. Depois nasceu Adália e mais duas, mas as últimas morreram antes de completarem um ano, uma nasceu em 1930 e a outra em 1932; ambas, receberam o nome de Amanda.
Chico Nitão serviu em uma revolução e vários levantes, defendendo a nação como oficial honorário da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Na revolução de 30 partiu com um contingente de pessoas de sua confiança, deixando em casa, a sua esposa acamada (de resguardo), pelo nascimento de uma das suas filhas. Findada a revolução, recebeu convite para se incorporar a Polícia Militar do vizinho estado do Rio Grande do Norte, mas não aceitou. Esta participação na insurreição lhe rendeu uma homenagem, foi condecorado como Major Francisco Nitão.
O Major Chico sempre foi um batalhador, perseguiu o bando de Lampião em defesa de várias cidades paraibanas, especialmente as do alto sertão. Um caso que sempre me impressionou, foi a sua preferência absoluta pelo número sete. A sua casa apesar de ser enorme, tem apenas sete quartos, as janelas de sua sala são em número de sete... A casa continua com a mesma estrutura que foi construída no início da década de 30 e era, por seus filhos conservada, tendo as fotografias: de seu avó, do seu pai e do seu grande amigo, José Américo de Almeida, decorando a sua sala principal.
Dizem que Chico Nitão nunca rebocou a área externa de sua residência e nem pintou a janelas, por capricho. Contam que quando o interventor Praxedes Pitanga, seu inimigo político, assumiu as rédeas da pequena e promissora vila, pediu aos munícipes para que deixassem suas casa “mais aparentáveis”.
De minha avó, ainda guardo recordações, mesmo com a idade avançada, sem enxergar bem, conduzia um pequeno rifle, que dizia ser para sua defesa, característica de sua família, Ferro.
Uma questão envolvendo Francesco de Sousa Lacerda (Chico Nitão) com a família Alves. No Sítio Cachoeira houve um baile na casa do Senhor Tibúrcio Alves (pai de Emídio Alves), sendo desarmados e revistados todos ao entrarem no salão, aconteceu que uma filha do dono da casa “cortou”, como dizia naquela época, não queria dançar com um dos rapazes da família Bernardino e daí, surgiu uma forte luta (com as luzes dos candeeiros apagadas), de varas e paus que formavam as cercas da casa; não sobraram nada. Não se sabendo como, apareceu uma faca e na luta, desferiram um golpe mortal, um só golpe, em Erasmo, filho de Tibúrcio Alves, sendo ele, casado com uma irmã de João Crizanto, era, portanto esposo de uma sobrinha de Chico Nitão. 
Chico Nitão foi a casa onde estava acontecendo o velório, visitar o esposo de sua sobrinha e levar suas condolências e ao regressar a sua residência, encontrou um bilhete dos Bernardino, que eram seus compadres; irmãos e sobrinhos, de sangue, do sargento Silvino, um grande amigo seu; pedindo a sua presença na cadeia pública, onde se encontravam presos, em um pequeno quarto, aproximadamente uns 12 homens, todos feridos a pauladas. Achando Chico Nitão, que isto era uma injustiça, pelo fato do morto ter um único ferimento, uma perfuração de arma branca, resolveu procurar um advogado para requerer um habeas-corpus e que a justiça procurasse encontrar o autor do crime e o prendesse.
Vale salientar aqui, que o féretro do Sr. Erasmo Alves foi o primeiro a ser enterrado no cemitério “Mãe de Misericórdia”, inaugurando assim aquele Campo Santo, em 1937. Atualmente se túmolo encontra-se abandonado, entregue as intenpérie do tempo, desprezado pela família e pelos poderes públicos.
Depois disso, o Sr. Tibúrcio inconformado com a morte de seu filho, contratou gente para atacar o Sítio Cravoeiro, que era dos Bernardino, havendo ataques e troca de tiros, saindo sempre vitoriosos, os Bernardino. Por motivo dos familiares do sargento Silvino ter sido soltos, ficaram os Alves, inimigos de Chico Nitão, que alias, não tiveram intervenção alguma em nenhuma das partes, querendo sempre que fosse feito justiça e que fosse descoberto o criminoso; por essa incompreensão, passou a ser perseguido pelo delegado, o Capitão Antônio Pereira, que recebia favores pessoais da família da vítima e apoiado pelo prefeito, a época, Sebastião Gomes, inimigos de grandes questões, dos Nitão.
Tendo sido presas e não liberadas umas ovelhas de Chico Nitão, este procurou não tomar conhecimento, pois a razão estava com o prefeito, apesar de na cidade circularem animais de outras pessoas. Os Bernardino ao tomarem conhecimento do fato, vieram fazer-lhe uma visita e procuraram saber como ele estava, não podendo vir um só, por temerem as emboscadas, vieram dois irmão de Silvino e três sobrinhos, encontrado o amigo calmo, resolveram fazer suas feiras para poderem regressar as sua casa. Ao saírem da mercearia de Gabriel Maia (Gabila), Nezinho Bernardino foi abordado por dois soldados dizendo que o capitão teria mando chamá-los; eles falaram que iria atendê-lo, depois que viesse da casa de seu compadre, Chico Nitão. 
Ao chegarem e revelarem o caso a seu parceiro, Chico Nitão consultou o amigo advogado Adão Alencar, avisando que se Nezinho fosse preso em frente a sua casa, já que a cadeia ficava na mesma praça ele tomaria o amigo como advogado e achou por bem que retirassem o rapaz, para evitar uma agressão a autoridade.
Até a tarde do mesmo dia, veio uma intimação dizendo do não comparecimento de Nezinho. Respondendo por escrito, Nitão informou que o rapaz havia viajado para a cidade de Pombal, onde poderia ser encontrado na residência do primo, Padre Valeriano. Em resposta veio um ofício assinado pelo secretário da delegacia, o civil Irineu Soares, o qual intimava Chico Nitão a comparecer. Ele respondeu, que deixava de atender ao convite por não reconhecer, nenhuma autoridade neste moço. Vindo logo após uma outra intimação assinada, desta vez, pelo Capitão Antônio Pereira, o delegado e a resposta de Chico Nitão, foi que, deixava de atender a intimação, por o delegado ter se feito seu inimigo, sem motivo aparente, ao menos é o que era do seu conhecimento, mas se o mesmo quisesse resolver em um “duelo”, marcasse o local, escolhesse as armas e levasse as testemunhas, pois ele iria convidar o Dr. Paulo Bezerril para ser sua testemunha e o caso seria logo resolvido.
Passados dois dias, o delegado começou a requisitar a polícia das cidades vizinha e de uma volante que se encontrava no município de Misericórdia. Todo esse movimento estava sendo feito na cadeia, que ficava em frente a sua casa. Chico ficou em sua residência, esperando a resposta do convite e no terceiro dia, sem nada receber como resposta, chamou Anízio Alberto, pessoa de sua confiança, saíram e foram para a cidade, até que, ao entrar sozinho na casa do Sr. Matias, um amigo, logo recebeu um recado, através de um filho seu, ainda menor, Gerson, de que João Alexandre avisava que a polícia estava se aglomerando nos arredores da sua casa. Indo a janela, avistou dois soldados em uma esquina próxima, em frente à casa, então, em voz alta, ele disse pra seu filho voltar em casa e chamar dois dos Bernardino e baixando o tom de voz, avisou que eles viessem desarmados, temendo que os mesmos viessem preparados. 
Eles, na ingenuidade, vieram completamente desarmados. O dono da casa pediu: - Chico saia por trás. Ao que ele respondeu: - Nunca sai pelos fundos de casa nenhuma e mais, eu mandei chamar dois amigos e vou esperá-los e sair por onde entrei! Os soldados ao ouvirem a voz de Chico, saíram para a delegacia, que ficava em uma rua pequena e estreita, a atual Rua Vereador Francisco Bidô, por onde ele havia de passar, acompanhado dos dois amigos. Chico ao sair da casa, ouviu os gritos de Luiz Lúcio, vindo do telhado de uma residência: - Cuidado. Os soldados estão te esperando! Ao dobrar a esquina, um soldado virou-se e saiu da delegacia empunhando um fuzil, Nitão parou e recuou um pouco, perguntando: - Que isso menino, você quer me matar? O soldado disse: - Venha! Ele sacou então do seu revólver e os soldados fugiram tremendo. Procuraram correr para a praça, onde teriam a retaguarda dos seus colegas que se encontravam na cadeia pública.
Chico Nitão seguiu em direção oposta, tentando entra em sua casa por trás, pois já ouvia os estampidos na frente. Sua filha mais velha conseguiu fechar a porta de entrada, ficando todas as janelas abertas. O restante da família ficou recolhida em um quarto, foram 45 minutos de troca de tiros e sempre Chico cantando: “A questão de Misericórdia está boa de resolver, quem a fez foi Antônio Pereira, que só leva o tempo a correr, deixando o “patuá” e o “borná” com o “de cumê”. Oh, didim, oh dimdim, oh dimdim, ai lô. Eu agora estou alegre porque meu benzinho chegou! ou dizendo: - Antonio Pereira tua cotação em Princesa Izabel, para Zé Pereira é igual à de Antônio de Jajá para Josué Pedrosa.
O seu filho rapaz, José Nitão, há horas estava na cidade e a sua mulher, aflita, respondia para a filha que perguntava por ele: - Permita Deus, que meu filho tenha morrido com o primeiro tiro, para não estar sofrendo. Chico Nitão ao ouvir isto, disse: - Se conforme. Por que, se seu filho morrer, as ruas de Misericórdia vão se ensaboar com o sangue de meus inimigos.
Seu filho menor, Gerson, sempre a seu lado, procurou retirar de um armador, uma corneta, mas foi atingido por uma casca de bala. Nezinho quando viu o sangue no braço do menino, partiu para saltar para a rua, mas foi contido por Nitão, que falou: - Calma compadre, deixe eles saírem primeiro. Cessados os tiros, ouviram o grito de Zé Nitão: - Abra a porta para o Dr. Paulo e o Capitão Arruda entrarem. Desde o início da contenda, que Zé Nitão estava com Arruda, que a mando do chefe da polícia, tinha vindo buscar uma solução para o caso.
Ao abrirem a porta, eles entraram e anunciaram que tinham uma proposta do delegado e retiraria os soldados e Chico Nitão e os Bernardino ficarian em paz. Feito o acordo, chega um portador com um bilhete, para os presentes, dizendo que Lucas de Argemiro iria entrar na cidade com um grupo de homens. Isso foi porque o cunhado de Chico Nitão tinha colocado uns capangas em um piquete, para correrem atirando e dizerem que estavam com trinta homens. Chico Nitão então falou: - Arruda, que ele vem, eu acredito. Porque ele não é homem de me ver em apuros e não aparecer, ele vem e vem sozinho, arriscando a própria vida. Se tiver acontecido algum mal a meu cunhado, tirem os familiares de Misericórdia e deixem eu e Antônio Pereira, nos acabarmos.
Nesta história houve uma passagem que deu provas de amizade a Chico Nitão e aqui, eu não posso deixar de citar: Um senhor vinha tangendo uns jumentos, carregados de tijolos, soltou os animais e conseguiu entrar pelos fundos da casa de Chico Nitão e pedindo, lhe falou: - Compadre me dê uma arma que quero lutar a seu lado. Resolvi contar esse caso porque há muitos anos, esse senhor faleceu, e com imensa gratidão digo que seu nome era José Pretinho, ou José Martins da Silva. Irmão de João Pretinho e tio do professor Dedé.
A casa de Chico Nitão, por um capricho seu, continua com a frente com os tijolos a mostra, sem acabamento e as portas e janelas sem pintura, estas esquadrias foram feitas em madeira de lei, o cedro, a época, muito raro no comércio local.
Irmãos de Chico Nitão: José, Pedro e João. Irmãs: Maria Perpetua, Rosa, Laura, Afra, Mariquita, Alice e Donana, todas falecidas. Esposas de seus irmãos: Anatildes e Senhorinha Ramalho. Esposos de suas irmãs: Pedro Afonso, João Ventura, Luiz Lacerda, Lucas de Argemiro, Francisco Diniz e Júlio Miguel. Esposa de Chico Nitão: Maria de Sousa Lacerda Nitão.
Depois de muito pesquisar, descobri sua preferência pelo número sete, é porque, para ele era o símbolo da vida e da fartura. Ele esta sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.
 Com manuscrito de Anita Nitão

Prefeito de Piancó publica nomeação para secretaria de pouca efetividade, mas que paga bem


Por Redação da Folha – Foi publicada nesta terça-feira, 3, portaria assinada pelo prefeito de Piancó, Daniel Galdino, que nomeia o novo ocupante da secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento Econômico do município. 
            
O nomeado pelo prefeito é Gerivaldo Dantas da Silva, que passa a ocupar oficialmente a pasta a partir de agora em substituição a Marcelo Martins de Oliveira Júnior, que foi exonerado do cargo.
            
A secretaria paga 4 mil reais ao seu ocupante, uma boa remuneração, mas a pasta tem pouca efetividade, conforme relatam os próprios cidadãos locais, ou seja, do ponto de vista prático não tem muita utilidade para a população, mas pode ser que o novo secretário mude essa história, embora as próprias prerrogativas da pasta dificultem isso. Atualmente a Prefeitura de Piancó tem 12 secretarias municipais e, ao todo, 433 cargos de confiança do prefeito

Eventos pelo aniversário de Conceição têm inaugurações, homenagens e documentário


Por Redação da Folha – No próximo dia 8, domingo, Conceição comemora 136 anos e a Prefeitura, através de suas diversas secretarias, elaborou uma vasta programação para marcar o aniversário. Campanhas de saúde, inaugurações, entregas de títulos de cidadania e o lançamento de um documentário impresso estão entre os eventos.
                
Durante toda esta semana ocorrerão eventos: nesta segunda-feira, por exemplo, a programação foi aberta com o lançamento do Projeto Criança Feliz, enquanto que nesta terça-feira, 3, haverá uma caminhada para lembrar o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama.
                
Na quarta-feira tem entregas de fardamentos aos funcionários do Samu, Caps e tablets para os agentes comunitários. Na quinta-feira, haverá inauguração da reforma e ampliação do posto de Saúde da Família do distrito de Vidéo e do calçamento de 18 ruas no bairro Nossa Senhora de Fátima.
                
Na sexta-feira, tem novas carteiras e fardamentos para alunos da rede municipal e, ao meio-dia, entrevista com o prefeito Nilson Lacerda na rádio Educadora para prestar contas dos dez primeiros meses de sua segunda gestão. No sábado tem feira de saúde no centro

03 de outubro - Aconteceu em Itaporanga


Emília Maria dos Santos (Emília de Zé Lúcio) nasceu em 03 de outubro do ano de 1932. E hoje estaria completando 85 anos de vida.

Em 1955 são votados os vereadores para a legislatura 1956/59  – Adauto de Oliveira e Silva, Adauto Antônio de Araújo, José Olinto Filho, João Inácio de Araújo Neves, Petronilo Epaminondas de Sousa, Juvêncio Abílio de Sousa, José Inácio de Figueirêro, Herculano Pereira (Cula) e Edgar Cavalcante Rosa (Jupi), tendo Adauto Antônio de Araújo, como presidente da Câmara Municipal. Para Prefeíto e Vice-prefeito, foram eleitos os senhores Abraão de Sousa Diniz e Flávio Cavalcante de Arruda, respectivamente. Em 1992 foram eleitos, para a legislatura de 1993/96, os seguintes vereadores: Audiberg Alves de Carvalho, Antônio Rodrigues Pita, João Pereira de Sousa, José Hilton Balão da Silva, José Serafim de Queiroz Filho, Antônio Caetano da Silva, Francisco Pedro, José Porcino da Silva, Terezinha de Medeiros Carvalho Maia, José Flávio de Matos, José Felismino, José Viriato Sobrinho e Joaquim Salviano da Silva, sendo eleito Presidente da Câmara, o Vereador Audiberg Alves de Carvalho. Prefeito Dr. José Silvino Sobrinho, vice-prefeito Antônio Nosman Barreiro Paulo. Em 1997, foram eleitos para a legislatura de 199712000, os seguintes vereadores: Audiberg Alves de Carvalho, Antônio Caetano da Silva, Antônio Rodrigues Pita, Antônio de Lisboa Arruda Silva, Francisco Saulo da Silva, João Pereira de Sousa, José Porcino da Silva, José Rufino de Paulo, José Serafim de Queiroz Filho, José Valeriano da Fonseca, José Viriato Sobrinho, Jarilene Gonçalves de Brito e Joaquim Salviano da Silva, sendo eleito presidente da câmara, o vereador Joaquim Salviano da Silva. Prefeita Kátia Lucia Fonseca Pinto Brasileiro. vce-prefeito D. Joaquim Veira Diniz. 

Em 03 de outubro de 1957, Manoel Medeiros Maia casou com Terezinha de Medeiros Carvalho Maia (ex-vereadora Teta Maia, 1989 a 1992 e 1993 a 1996, ficando na suplência em 1997 a 2000, no governo de Kátia Pinto), com quem teve os filhos: Maximo Gork, Veterinário, que em fevereiro de 2016, teve seu nome colocado na farmácia veterinária do município, Marcinho, como era mais conhecido, cometeu suicídio em 2015; Macdovel; Elizabethe, formada em História pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP; Maxwell, Médico; Sheila, Bioquímica e Farmacêutica e, ex-diretora do Hemonúcleo durante 10 anos e proprietária do LACI, e Stefani de Carvalho Maia, também Bioquímica e Farmacêutica, e acadêmica de Direito.

Dia 3 de outubro de 1959. A movimentação política pegava fogo; a ansiedade era palpável. As discussões frequentes, as apostas rolando, os caminhões abarrotados de eleitores que eram pegos nos sítios para exercerem o seu direito de cidadania. 

Dr. Francisco Clementino de Carvalho é eleito prefeito de Itaporanga para o quadriênio de 1960/1964 e o nosso “sanfoneirozinho que queria ser vereador”, Biu de Dedé,  foi eleito com uma expressiva votação, sendo o primeiro colocado dentre todos os vereadores eleitos. Isto calou a boca de muita gente que pensava ser o dinheiro o comprador de todas as coisas. Esqueceram que honestidade, hombridade, simplicidade e modéstia são ainda uma moeda muito forte numa comunidade que sonha dias melhores. 

Governador baixa decreto e coloca 196 municípios em situação de emergência


Um decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), coloca 196 municípios paraibanos em situação de emergência por conta da estiagem prolongada na Paraíba.

Dentre os municípios atingidos pelo decreto governamental, está a cidade de Campina Grande, que desde o dia 25 de agosto teve o abastecimento de água normalizado com o fim do racionamento na região.

Durante a validade do decreto, que é de 180 dias, fica o Estado autorizado a abrir crédito extraordinário por conta da atual situação. No período também está permitida a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivenciado na Paraíba.

Por conta da situação de emergência, ficam dispensados de licitação, os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

A publicação com a lista completa dos municípios pode ser conferida a partir da página 1 do D.O.E.

Portal Correio 

Em Boa Ventura, voluntários e bombeiros conseguem conter fogo, que deixou rastro de destruição


Por Redação da Folha – Com poucos homens do corpo de bombeiros de Patos, se não fosse a ação de dezenas de voluntários na luta contra o fogo em uma área rural de Boa Ventura nesse domingo, 1º, as chamas poderiam ter causado ainda mais destruição.
                
Ainda não se sabe a origem do incêndio, mas o fogo teve início no começo da tarde e atingiu vasta área dos sítios Chatinha e Tamanduá. A temperatura elevada e a caatinga seca contribuíram para a proliferação rápida da queimada. As chamas, que mataram animais e destruíram vegetação, só foram controladas no começo da noite.
                
Homens dos bombeiros chegaram horas depois do início do incêndio e, juntos com voluntários, utilizaram um carro-pipa para conter o fogo em uma das frentes de trabalho, segundo informações do  4º Batalhão de Bombeiro Militar. Algumas horas de luta e os focos de incêndio foram controlados.
              
No entanto, o rastro de destruição vai demorar muito para ser apagado, assim como vai ficar na memória de muitos moradores o domingo de apreensão e medo que vivenciaram. Além disso, prejuízo para os agricultores pela queima de pastagens, cercas e animais domésticos, e também para o meio ambiente, que perdeu vegetação e fauna silvestre. Foto: momento que fogo queima vegetação na propriedade do senhor Tico Diniz.

Abraço de irmãos acaba em ataque homofóbico e morte na Bahia


Gêmeos foram confundidos com homossexuais por grupo de oito agressores

por Rodrigo Meneses

SALVADOR - José Leonardo da Silva, 22 anos, não imaginava que o gesto inocente de caminhar abraçado com seu irmão gêmeo, José Leandro, despertaria a ira de outros homens. Os gêmeos foram espancados por cerca de oito pessoas na madrugada do último domingo (24) quando voltavam do Camaforró, na cidade de Camaçari (Grande Salvador). Leonardo morreu no local ao receber várias pedradas na cabeça, enquanto Leandro foi levado ao Hospital Geral de Camaçari com um afundamento na face, mas já recebeu alta.

Os agressores, que não tinham passagem na polícia, foram presos no mesmo dia do crime e estão custodiados na 18ª Delegacia (Camaçari). Segundo a delegada da 18ª DT, Maria Tereza Santos Silva, trata-se de um crime de homofobia

- Pensaram que eles fossem um casal homossexual. Os agressores e as vítimas não se conheciam e não tiveram nenhuma briga anterior, por isso acho que a motivação seja a homofobia - explica.

A delegada relata que o grupo desceu de um micro-ônibus ao ver os gêmeos abraçados e iniciou as agressões.

Aniversariantes do Dia:


Chico Maxwell é filho do Casal Everaldo Severiano e Francilda Araújo (Cidinha), nasceu no dia 3 de outubro e mora em São Paulo-SP. Contatos: @ChicoMaxwell (Twitter), chico.maxwell (Skype) - https://www.facebook.com/chico.maxwell ou https://www.facebook.com/maxwell.araujo.br

Italo Alves nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 1982, e mora em Itaporanga. Contatos: (83) 99856-9607 ou https://www.facebook.com/italo.alves.102361

Myrella Barros nasceu em Itaporanga no dia  3 de outubro de 1998 e mora em Itaporanga. Contatos: (83) 98758-9305 ou https://www.facebook.com/myrella.barros.549

Leeh Alvino (Maria Letícia) nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 2001 e mora em Itaporanga. Contatos: (83) 99912-9490 ou https://www.facebook.com/leeh.alvino

Seleida Diniz nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 1968, trabalhou na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, trabalha como Encarregada Administrativo na empresa Finivest Bank e Setor de cobranças na Finivest Bank, estudou Bacharelado em Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba - Rede UEPB e mora em João Pessoa. Contatos: (83) 99194-8837 - https://www.facebook.com/seleida.diniz.9

Taysa Tolentino nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 1987, estudou na Facene/Famene - Faculdades Nova Esperança. Colégio Diocesano Dom João da Matae mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/taysa.tolentino

Alanna Lemos nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 1993, é Psicólogia na Casa Lar de Itaporanga, de 2017 até o momento, estudou no Colégio Diocesano Dom João da Mata e atualmente estuda nas Faculdades Integradas de Patos – FIP, é casada com Cicero Carvalho desde 19 de junho de 2015 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/alanna.lemos

Jose Ferreira nasceu em Itaporanga no dia 3 de outubro de 1981, trabalha no Governo do Estado da Paraíba e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/joseferreira.ferreira.3781


Ângela Coutinho nasceu em Bananeiras no dia 3 de outubro de 1963 e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/angela.coutinho.311

Vereadores de Oposição denunciam o Prefeito de Piancó, Neném de Fandinga e Cacai por ato de improbidade administrativa


Os vereadores de oposição, Hermógenes Xavier (Podemos), Cícero de Zé Rico (DEM), Christtiane Remígio (PSD) e Pedro de Zé Luzia (PTdoB) apresentaram denúncia contra o prefeito Daniel Galdino (PSD), o ex-vereador Neném de Fandinga e o funcionário do DETRAN-PB, Carlos Henrique Azevedo Brasilino (Cacai), por ato de improbidade administrativa, em razão de acumulação ilegal de cargos públicos.

Segundo a denúncia, o prefeito, mediante a Portaria/GP nº 245/2017, de 02 de março de 2017, nomeou ASSUÉLIO AZEVEDO XAVIER (Neném de Fandinga) para exercer o cargo de provimento em comissão de Diretor de Convivência com o Semiárido, percebendo, mensalmente, a importância de R$ 1.560,00 (hum mil e quinhentos e sessenta reais), mesmo ciente de que o mesmo ocupa o cargo de Assessor Técnico Legislativo, desde o dia 23/07/1982, na Assembleia Legislativa da Paraíba, percebendo, mensalmente, o salário de R$ 9.323,19.

O quadro abaixo comprova que o Neném de Fandinga acumulou indevidamente os dois cargos públicos, no período de 1º de janeiro/2017 a julho/2017 (e, ainda se mantém nos cargos públicos até hoje – 29/09/2017), percebendo os salários dos dois órgãos públicos (Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de Piancó – PB), o que não é permitido na legislação em vigor.