sábado, 3 de junho de 2017

03 de junho Aconteceu em Itaporanga


Nezim Gabriel casou com uma jovem da sociedade, Natalice Gabriel dos Santos, da familia Barreiro e Santos, do Sítio Cachoeira, nascida em 26 de novembro de 1926 e falecida, há 22 anos, em 03 de junho de 1993.

Hoje faz exatamente dois anos, que o ex-prefeito de Itaporanga, o auto denominado Professor Audiberg Alves de Carvalho, com a desculpa que iria reformá-la, cercou com tapumes de madeira e, o pior, destruiu por completo a Praça Frei Martinho e depois de 630 dias, praticamente nada foi feito. 


Graças ao Padre Cláudio ele não destruiu a Praça da Matriz. Mas o empreiteiro já está colocando material e vai destruir também a Praça da Matriz, que está desprezada, mas não destruída. Os nossos vereadores e autoridades em geral podem evitar está eminente destruição.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Paciência... E, com muito humor!


Se perguntarmos quem foi Paciência Paiva? Talvez poucas pessoas saibam responder; mas tudo bem, não faz mal! Espero que através deste pequeno relato você possa saber a importância cultural de Paciência. Basta ter um pouco de paciência e ler até o fim! Desculpem o trocadilho.

Nascido em Misericórdia (Itaporanga) e levado a pia batismal com o nome de Manoel Paiva, em homenagem ao tio Manoel Paiva. Ainda na adolescência recebe o apelido ou pseudônimo, “Paciência”, apelido dado pelos seus familiares... Talvez tenha sido uma criação de seu pai, o velho Ferreiro Benedito Paiva, uma pessoa que era muito benquista com os amigos e que gostava de contar causos, causos muito engraçados. Creio eu, que foi seu Benedito que mudou o seu nome de Manoel, para “Paciência”, por bem ou por mal, o nome pegou e, o rapaz se tornou artista.

Homem simples e humilde que sempre mereceu o respeito e a admiração de todos, sabia, como ninguém, fazer amizades, desde a criança ao ancião; era um homem que trazia na alma a vontade de vencer na vida. Mesmo com as dificuldades como todos aqueles que vêm de família humilde, tinha sua pequena oficina de consertos de rádio; era técnico em rádio, isto era na Argemiro de Figueiredo nos anos 60 e começo de 70, mas não era somente consertar rádio que Paciência queria, ele queria mesmo era ser artista e mostrar seu talento ao povo de sua terra.

Ser humorista ou comediante era seu desejo, mesmo acirrado pelas intempéries do tempo que havia, não procurou outras terras, preferiu ficar aqui na sua Itaporanga. Quem conheceu Paciência Paiva percebia logo que ele era um humorista nato, que sabia comunicar com o seu povo, com seu jeito irreverente e desengonçado, sabia mesmo fazer presepada e de causar risos e aplausos a quem teve o prazer de conhece-lo. 

Seu ídolo maior foi com certeza o coronel Ludugero, era quase uma veneração a esse grande humorista pernambucano, que fez sucesso em todo país, era um pouco parecido com Mazaropi, com seu jeito caipira ou matuto.

Quem conheceu Paciência Paiva percebia que ele era engraçado por natureza, estava sempre bem humorado e olha que ele tinha todos os motivos do mundo para ser triste e envergonhado, devido a seu problema de saúde, adquirido no pleno gozo de sua juventudo que limitava suas atividades físicas, mas felizmente não afetou o seu intelecto. Tinha talento e era uma pessoa inteligente que sabia fazer humor a todo momento, tristeza não tinha, quem assistiu suas apresentações não esquece o valor que tinha esse artista que marcou época em nossa terra.

Não podemos esquecer seu programa radiofônico na extinta rádio Cruzeiro do Sul, do saudoso Crispim Pessoa, programa que tinha como patrocinador a Casa de Rádio de João Vicente Neto.

Fez apresentações no Circo Teatro Cearense onde foi bem aplaudido, inclusive Chico Cândido se apresentou ao seu lado cantando os boleros de Waldick Soriano, isto foi em 1969 aqui em Itaporanga.

Em 1970 com Paulo Pereira, Paciência fundou uma pequena rádio na antiga maternidade, esta rádio era concorrente da emissora de Crispim, mas não passou muito tempo no ar, era a rádio PP, abreviatura do nome dos fundadores, Paulo Pereira e Paciência Paiva.

Paciência fazia apresentações no comércio de Itaporanga, lembro-me de uma de suas apresentações no armazém São Paulo, do comerciante Paulo Costa, era um “showman”, cheio de novidades com aquelas músicas do repertório do coronel Ludugero, ele também cantava sua modinhas bem apimentadas, era só alegria e o povo gostava.

O nosso artista deixa sua terra e fixa residência na cidade de Diamante, instala uma pequena rádio, com um pequeno transmissor e coloca no ar “A Voz de Diamante”, recebe o apoio dos diamantenses e o reconhecimento do seu trabalho. Mas não é fácil manter uma rádio, mesmo na ilegalidade e perante as Leis; sem lograr êxitos, Paciência desiste da rádio e em seguida coloca um serviço de som na principal Avenida de Diamante e assim o seu meio de comunicação perdurou por muito tempo, era a alegria da cidade, creio que este grande comunicador-humorista fez história por onde passou e que seu legado maior, que era o riso e a alegria ficará na lembrança de todos  aqueles que o conheceram.

Hoje 13 de dezembro faz um mês que nosso artista-comunicador nos deixou, fazendo o que mais gostava que era a comunicação (com seu programa que ia ao ar das 06 ás 08 horas da manhã na rádio alternativa de Diamante.
Obs.: “O texto acima não representa a biografia do artista, mas parte de sua obra”.

Por Inácio Farias

Mau dia, sertão!


A pequena cidade de Diamante,antes chamada de São Paulo, amanheceu triste e calada. A rádio comunitária não levou ao ar a voz do grande comunicador matuto, cujo programa matinal, durante décadas, alegrou a vida dos seus sofridos conterrâneos, no sertão paraibano.

Morreu o desconhecido Manoel Paiva Sobrinho, que todos; amigos, familiares e admiradores, desde seus primeiros anos de vida conheciam e o chamavam de Paciência... Paciência Paiva, ou simplesmente Paciência.

O Radialista que por paixão, brincava com um microfone e usando as ondas do rádio, alegrava o sertanejo simples e sofrido como ele, o que fez por toda a sua vida, não apenas como um trabalho, mas, e principalmente, como um sacerdócio.

Ainda na juventude, Paciência descobriu sua vocação e devoção pela comunicação, tendo sido aqui em Itaporanga, sua terra natal, um dos pioneiros na radiodifusão, onde teve uma pequena rádio clandestina. Depois de casado, o radialista procurando manter-se no ramo, decidiu adotar a vizinha cidade de Diamante como sua terra madrasta.

Foi o precursor na comunicação em Diamante e o primeiro a colocar uma rádio na cidade e que, por não ter registro no órgão competente, nem contar com a ajuda de nenhum político para que obtivesse a concessão, foi fechada definitivamente.

Ontem, 13 de novembro de 2008, por volta das 17h20, um infato agudo do miocárdio, calou definitivamente a voz daquele que todas às manhãs, das seis as oito horas levava música e alegria aos diamantenses, principalmente aos que moravam na zona rural.

O corpo de Paciência foi velado em Itaporanga, na casa de uma prima e o enterro foi hoje, às 16 horas, no cemitério Mãe de Misericórdia, no túmulo da família Paiva. O cortejo foi acompanha por quatro dos seus nove filhos, de parentes próximos, de vizinhos, amigos e admiradores.

Paciência nasceu em Itaporanga em 02 de junho de 1937 e era filho do ferreiro Benedito Paiva da Silva e Doroteia Eufrasino, mas a maior parte de sua vida ele morou em Diamante onde deixou muitos e grandes amigos, além de admiradores do seu trabalho e do seu programa - BOM DIA, SERTÃO!

Paciência morava sozinho e o seu hobby, ou apenas como uma forma de ganhar um dineirinho a mais, trabalhava em casa como sapateiro. Os vizinhos, por ele não fazer o programa, sentiram sua falta, arrubaaram a porta da casa e o encontraram sem vida. Pior destino teve seu pai, o fereiro Benetido Paiva, que também morava sozinho, quando o encontraram, já estava em adiantado estado de putrefação.

Aniversariantes do Dia:


Meu amigo e parceiro Guilherme Pedrosa é filho de Edgar, mais conhecido por Jupi Pedrosa, nasceu em Itaporanga no dia 2 de junho de 1957, estudou no Unipê Centro Universitário, é casado e mora em João Pessoa. Guilherme e o atual vice-presidente da Associação dos Filhos de Itaporanga – ASFITA, a nossa casa em João Pessoa - https://www.facebook.com/profile.php?id=100007151536795

Welson Tolentino nasceu no dia 2 de junho de 1975 e mora em Campina Grande - https://www.facebook.com/welson.heleno


Domingos Sávio é filho de Auxiliadora do Cartório e Zé do Padre. Nasceu em Itaporanga no dia 2 de junho de 1977, é casado com Ana Cláucia Lopes Moreira desde 2002, é Representante Comercial na empresa Ds Moreira Representacao Comercial, estudou na ACEP e no Colégio Diocesano Dom João da Mata e nas Faculdades Integradas de Patos – FIP e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/domingos.savio.5686

JOVEM GORDO. COMO LIDAR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS


O Dr. Gianpaolo De Filippo, endocrinologista pediátrico no Hospital Bicêtre (APHP), explica as especificidades dos cuidados com jovens com obesidade grave.

Por Gianpaolo De Filippo – Le Figaro Santé

A obesidade, com seu impacto sobre a saúde, física e psicológica, representa um problema importante de saúde pública, que não poupa nenhuma faixa etária. Os programas implementados em todo o mundo para conter o que foi definido como epidemia, tem demonstrado uma eficácia na prevenção, mas o problema surge quando o excesso de peso significativo já está presente.

Em todo o mundo desenvolvido, centenas de milhares de crianças e adolescentes estão com sobrepeso. A maioria tem apenas um excesso de alguns quilos, mas uma parte entra na definição de «superobesidade», o que corresponde a um IMC (índice de massa corporal) de 50 na idade adulta – um homem de 1,75 m que pesa 153 kg. Trata-se de adolescentes com peso que ultrapassa com frequência os 120 kg (por comparação, o peso normal médio de um rapaz de 16 anos de idade, é de cerca de 60 kg).

• Quais são as consequências do excesso de peso significativo em um organismo em pleno crescimento?
Até recentemente, a maioria das doenças conhecidas por estarem ligadas à obesidade eram consideradas como privilégio da idade adulta. No entanto, não somente podemos

Ensino superior e de graça: UAB oferece 160 vagas para Itaporanga e Coremas em 6 cursos. Inscrições próximas


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Universidade Federal da Paraíba Virtual (UFPB Virtual), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de ensino superior à distância, publicou edital de processo seletivo para o preenchimento de 160 vagas para os polos de Itaporanga e Coremas, em seis cursos de licenciatura, com entrada no segundo semestre deste ano.
            
Para disputar uma das vagas, o candidato deverá ter feito o Enem em um dos últimos três anos (2014, 2015 ou 2016), uma vez que a seleção se dará por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Será desclassificado o estudante que zerou na Redação ou em uma das provas objetivas.
            
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 5, e vai até às 23h59 do dia 11 deste mês, e só serão feitas pela internet, por meio do sitio www.virtual.ufpb.br. A taxa cobrada é de R$ 30,00, mas o candidato poderá requerer a isenção do pagamento, bastando preencher os requisitos expostos no edital. Neste último caso, o estudante deverá preencher um formulário, disponibilizado no http://portal2.virtual.ufpb.br/wp-content/uploads/2017/05/COMUNICADO.pdf, e entregar, até o dia 9, em um dos dois polos presenciais pela manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira.
             
Os polos de Itaporanga e Coremas também irão disponibilizar equipamentos para o candidato que não tem acesso à internet. O polo de Itaporanga fica localizado na Avenida Padre Lourenço, n° 398, no centro da cidade, por trás do Batalhão de Polícia Militar, e atenderá das 7h30 às 17h. Em Coremas, o polo localiza-se à Rua Mecânica, s/n, Bairro Dnocs, atendendo das 7h às 11h e das 13 às 17h.
              
Para Itaporanga estão sendo oferecidas 95 vagas nos cursos de Letras/Libras (25), Computação (20), Letras/Inglês (20), Letras (15) e Pedagogia (15). Já para Coremas são 65 oportunidades: Letras/Inglês (20), Computação (15), Matemática (15) e Pedagogia (15).
               
De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas por ampla concorrência e reservadas para candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública, em cursos regulares; na modalidade de Jovens e Adultos (EJA); e para o postulante que obteve o certificado do ensino médio por meio do próprio Enem ou ainda por meio “de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino”.
               
Curso de Letras/Libras – O curso de Letras/Libras é o único que oferere reserva de vagas para candidados com deficiência física, mas esta deve ser auditiva.
                
O sonho do ensino superior gratuito - O processo seletivo será uma importante oportunidade aos jovens estudantes do Vale, principalmente os que concluíram o ensino médio em escola pública, fazerem uma graduação gratuita sem sair de sua cidade ou região.
                
Divulgação do resultado, matrícula e início das aulas - A divulgação da primeira lista de classificados está prevista sair no dia 30 deste mês. A matrícula ocorrerá entre 7 e 8 de agosto, e, também em agosto, no dia 10, começarão as aulas.
                
Edital e contatos para tirar dúvidas - Mais informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas no edital do certame, clicando no link http://portal2.virtual.ufpb.br/wp-content/uploads/2017/05/edital-17-2017-ead-processo-seletivo-2017-2.pdf ou pelos telefones (83) 3451-3558/9-9974-6076 (Itaporanga) e (83) 3433-1434 (Coremas).

Esta planta é chamado de “milagre de Deus”, porque ele pode curar mais de 100 doenças (Receita)


Além de alho, a cebola é considerada uma das hortaliças mais benéficos sobre o planeta, porque tem muitos benefícios médicos distintos. Na verdade, a cebola é uma rica fonte de vitamina B6, C, manganês e fibra dietética. Neste artigo, vamos mostrar-lhe por que a cebola é tão benéfico para a sua saúde geral.

Os benefícios da cebola
Cebolas pode remover micróbios e germes devido às suas propriedades anti-virais e anti-bacterianos. Devido ao seu teor de vitamina C e vários fitoquímicos, cebola pode melhorar significativamente o sistema imunológico e coração. Além disso, as cebolas contêm cromo, que podem efetivamente gerenciar glicose. No entanto, você deve sempre usar as cebolas mais verdes como eles são fonte inesgotável e rico de vitamina A. O uso de cebola orgânica diminui a produção de colesterol ruim e, portanto, melhora a saúde do seu coração. Cebola pode também evitar que o tumor por causa da sua composto eficiente chamada quercetina.

Se você tem uma picada de uma abelha do bumble, você deve usar a cebola para reduzir a dor e sensação de coceira.

Preso em Conceição fugitivo da Justiça de São Paulo, onde foi condenado pelo Júri

Por Redação da Folha – Condenado a 4 anos e 8 meses de reclusão pelo Tribunal do Júri da comarca da cidade paulista de Itaquaquecetuba, por uma tentativa de homicídio praticada em dezembro de 1997, o pedreiro Cláudio Ribeiro de Sousa, de 54 anos, foi preso por policiais civis da delegacia de Conceição, onde atualmente reside e de onde também é natural.
                
A prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira, 1º, em sua residência, na Rua Lino Mangueira, bairro São Geraldo. Depois da condenação do réu, a Justiça paulista decretou sua prisão e o mandado foi encaminhado para a delegacia de Conceição, onde foi cumprido.
                
O sentenciado foi recolhido à cadeia de Conceição, mas, em pouco tempo, caso tenha advogado, poderá requerer a progressão do regime para o semiabeto. O crime faz tanto tempo, cerca de 20 anos, que Cláudio nem imaginava que pudesse ainda ser preso em face do delito.

BRUNA HOLLINGER, A DESTRUIDORA DE CORAÇÕES


Apesar da pouca idade, Bruna Hollinger é um mulherão da cabeça ao pés. Mas não mexe com ela: A gata se cuida lutando (muito) muay thai.

BRUNA HOLLINGER / 20 ANOS, GAÚCHA

quinta-feira, 1 de junho de 2017

No Sertão, homem tenta suicídio ao se atirar de ponte e sofre várias fraturas


O senhor Benildo Montenegro da Nóbrega Filho, 44 anos, se atirou da Ponte Nova do Jatobá, Bairro Monte Castelo, em Patos. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 29, por volta das 11h30.

Benildo Montenegro tem problemas depressivos e faz um tratamento há vários anos. A família relatou que ele havia apresentado melhoras, mas teve uma recaída que culminou com o ato desesperador desta segunda-feira.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro à vítima que sofreu fratura exposta na perna direita, além de outras fraturas e hematomas pelo corpo em decorrência do forte impacto ao chão quando se atirou da ponte.

Os familiares acompanharam o senhor Benildo até o Hospital Regional de Patos e se revoltaram com a funcionária do setor de radiologia. De acordo com os familiares, o médico ortopedista viu a gravidade das fraturas e encaminhou o paciente para realizar radiografias, mas a funcionária teria feito pouco caso do problema relatando que estava indo para o almoço, quando voltasse faria o exame.

O sobrinho da vítima, Yan Montenegro, disse que a diretora do Hospital Regional de Patos foi comunicada sobre o fato e pediu para que a denúncia fosse encaminhada a ouvidoria para as providências cabíveis.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Precipitação em Itaporanga foi a maior dos últimos 7 anos. Vejam nºs da chuva em todo o Vale


Por Redação da Folha – Uma chuva forte e intensa banhou todo o Vale entre o final da noite dessa quarta e a madrugada desta quinta-feira, 1º. A maior precipitação foi registrada em Itaporanga, onde choveu 116 milímetros, o maior volume dos últimos 7 anos no município.
                
Tanta chuva fez os riachos que alimentam o açude de Cachoeira, que abastece a cidade, descarregarem um bom volume no reservatório, que estava com apenas 32%, mas deverá elevar seu nível substancialmente. Na cidade, os transtornos foram para as donas de casa, que amanheceram o dia tirando a água acumulada durante a noite nas residências em função da forte chuva.
                
A chuva foi intensa também em São José de Caiana, com 113 milímetros. Já em Boa Ventura, a precipitação alcançou 110 mm. Em Diamante (95 mm). Pedra Branca (30,6 mm); Igaracy (62,5 mm);  Ibiara (61 mm); Curral Velho (34 mm); Serra Grande (37 mm); Piancó (50 mm); Santana dos Garrotes (36,6 mm); Santana de Mangueira (37,7 mm); Santa Inês (18,6 mm); Coremas (11 mm); Conceição (38,2 mm); Aguiar (32,7 mm); e Nova Olinda (34,5 mm). Foto: chuva foi intensa em Itaporanga.

Panela de pressão explode dentro residência e por pouco na causa uma tragédia, no Vale do Piancó


Uma panela de pressão explodiu dentro de uma residência, localizada na rua João Claudino Vieira, no centro da cidade de Conceição. O fato ocorreu neste domingo (28).

De acordo com informações de vizinhos, a dona de casa, identificada como Edivânia, havia colocado a panela no fogo, quando ocorreu a explosão. O utensílio doméstico bateu no teto antes de explodir.

Por sorte ninguém ficou ferido na residência.

Orientação do portal para evitar acidentes com panela de pressão

É importante saber como usar para evitar acidentes domésticos com a panela de pressão, e para isso basta seguir algumas regras básicas de segurança.

Compra: Antes de qualquer regra de segurança você deve saber que é muito perigoso a compra de panelas de pressão em ambulantes, pois não temos como saber a procedência e se ela foi testada corretamente. Procure comprar em lojas que possam te fornecer uma nota fiscal e o mais importante é conferir se a panela contem o selo do inmetro, pois isso significa que ela foi testada, aprovada e não apresenta riscos.

Capacidade: Leia o manual e descubra qual a capacidade que você deve usar da sua panela, uma panela cheia demais pode entupir a válvula o que é extremamente perigoso.

Paraibana de cidade do Vale do Piancó é escolhida secretária da Força Sindical-Mulher do Estado de São Paulo


Paraibana natural de São José de Caiana, no Vale do Piancó, Maria Auxiliadora foi escolhida como secretária da Força-Sindical-Mulher do Estado de São Paulo.

Maria Auxiliadora também é presidente do Sindicato da Indústria de Brinquedos e Música do Estado de de São Paulo.

Rpscom

Após crise de saudade, jovem desenterra irmão e anda pelas ruas com o caixão na bicicleta


Um jovem de 29 anos foi preso na noite deste domingo (28) depois de ir ao Cemitério Municipal, desenterrar o irmão que morreu há quase um ano e andar com o caixão sobre uma bicicleta por vias da cidade. o caso aconteceu na cidade de Prata (MG). Veja o vídeo.

Um dos responsáveis pela administração do Cemitério Municipal, Bruno Gonçalves, informou que o local é fechado por volta das 18h e o vigilante vai embora, deixando as luzes acesas. “Ele pulou o muro e sozinho conseguiu retirar a tampa do túmulo. Há muitas casas nas proximidades e moradores que têm o costume de sentar na calçada, mas ninguém o viu saindo. É algo que a gente nunca imagina que aconteceria em Prata, que é uma cidade muito tranquila”, disse.

Um morador que viu o rapaz empurrando a bicicleta fez imagens e o vídeo foi compartilhado pelas redes sociais. A Polícia Militar (PM) foi acionada e abordou o autor no Bairro Jardim Brasil por volta das 19h.

Vídeo:


Aos militares, ele disse que sonhou com o irmão pedindo para andar de bicicleta e esperou o cemitério fechar para invadir o local e abrir o túmulo. Depois de retirar o caixão do jazigo,

Aniversariantes do Dia:


O itaporanguense Jose Lamarck Pereira Henriques, é filho do casal: Antonio Pereira (Careca) e Antônia Pereira (Zeni), nasceu no dia 1º de junho. Lamarck trabalhou no Governo do Estado da Paraíba, frequentou a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/joselamarckp

Sérgio Márcio nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho, frequentou o Colégio Objetivo e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/sergio.marcio.92

Maria Helena nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho de 1985, trabalhou no Governo do Estado da Paraíba, estudou na Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca e na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100008547044164


Antonio Grigorio Araújo nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho de 1977, é vendedor na Honda Cavalcanti Primo, estudou no Colégio Diocesano Dom João da Mata e na Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca, é casado com Erica Lamara Gomes e mora em Itaporamga - https://www.facebook.com/antoniogrigorioaraujo.grigorioaraujo

Wellerson Lino nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho de 1995, estudou no Colégio Estadual Professor Francelino de Alencar Neves, turma de 2014 e mora na Rua: Santo Antônio N° 298 em Itaporanga. Contatos: (83) 99938-6236 ou (83) 3451-3510 e https://www.facebook.com/wellerson.rosalino

Genival Monteiro nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho de 1955 e mora em Brasília – DF - https://www.facebook.com/genival.monteiro.96

Sindia Pereira (Sinthya) nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho, é casada com Gilvanio Souza desde 17 de dezembro de 2016 e mora em Cajazeiras. Contatos: sindipereira (Instagram) e https://www.facebook.com/sinthya.silvino


Gilmar Leite Pessoa é filho de Brígida Leite Pessoa (Bidú) e do lendário Crispim Ribeiro Pessoa, nasceu em Itaporanga no dia 1º de junho é casado e mora na capital da Paraíba - https://www.facebook.com/gilmarleite.pessoa

Prefeitura abre enquete para saber se população quer São João ou saúde; veja


A Prefeitura de São Bento, no Sertão paraibano, a 387 quilômetros de João Pessoa, resolveu fazer uma enquete para consultar a população sobre a realização ou não dos festejos juninos na cidade.

A consulta, que está disponível no site da prefeitura, quer saber se a população local prefere que o município promova a festa de São João ou garanta transporte para atender a Secretaria de Saúde.

No início da semana, a opção para que a prefeitura realize o evento estava vencendo a enquete com uma ampla vantagem, com 180 votos contra 147, mas no momento do fechamento desta matéria, o número de pessoas que preferem o investimento na saúde era ligeiramente superior, sugerindo um empate técnico no levantamento.

Durante a manhã desta quarta-feira (31), o resultado parcial da enquete apontava 396 pessoas a favor do investimento na saúde contra 393, que optaram pela festa de São João. Dezoito pessoas não souberam responder.

Portal Correio

Promotor move ação contra governo estadual por causa de irregularidades no hospital de Itaporanga


Por Redação da Folha – O promotor de Justiça da comarca de Itaporanga, Leonardo Pinto, protocolou Ação Civil Pública para Cumprimento de Obrigação de Fazer contra o governo estadual em razão das dezenas de irregulares encontradas no hospital distrital de Itaporanga e que têm comprometido o funcionamento adequado do hospital, acarretando riscos para os pacientes.
                
Conforme o Ministério Público, em 2015 uma fiscalização foi realizada no hospital pelos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Angevisa e Corpo de Bombeiros e, ao menos, 38 irregularidades foram encontradas. Um pedido de solução foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado, mas não houve resposta.
                
Entre o final de 2016 e o começo deste ano, novas inspeções foram realizadas no hospital e os problemas persistiam, motivando a ação proposta pela Promotoria de Justiça. Algumas das irregularidades estão relacionadas a problemas sanitários, falta de medicamentos e de material hospitalar básico e estruturas técnica e física inadequadas.
                
Problemas diversos também foram detectados na sala de maternidade e nas salas cirúrgicas, uma das quais desativada, e em outros espaços físicos do hospital, a exemplo da sala de enfergamem, recepção e local de atendiemnto de urgência. Foi constado ainda exercício ilegal de profissão, a exemplo de técnico de enfermagem realizando parto e procedimento de urgência, o que é proibido.
            
Na ação, que foi protocolada na Justiça de Itaporanga nessa segunda-feira, 29, o promotor requereu, liminarmente, que o judiciário conceda um prazo para que o estado resolva os problemas apontados nos relatórios produzidos pelos diversos órgãos que fiscalizaram o hospital, sob pena de multa diária de 5 mil reais.
                
O promotor Leonardo Pinto também pediu uma inspeção judiciária no hospital de Itaporanga após esgotado o prazo dado ao estado para o saneamento das irregularidades. “Após o prazo, vamos verificar se os problemas foram ou não resolvidos”, comentou o promotor, que tambem quer saber se houve ou não queda no repasse financeiros ao hospital nos últimos 30 meses.

Vitamina D para se recuperar do exercício

Antonio Herbert Lancha Jr. acompanha, direto dos Estados Unidos, o principal congresso de atividade física do mundo. O destaque do dia: vitamina D


Por Professor Antonio Herbert Lancha Jr. 

A vitamina D é uma das substâncias mais estudadas nos últimos anos. Proveniente principalmente da exposição ao Sol – mas também por meio da ingestão de alimentos como o salmão -, ela chamou a atenção de pesquisadores da área da atividade física.

Direto dos Estados Unidos, onde está acontecendo o congresso anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva, o principal evento científico da área, participei de uma aula em que trabalhos sobre o assunto foram apresentados e discutidos. Gravei um vídeo para vocês ficarem por dentro da principal novidade: o potencial da vitamina D na recuperação de uma sessão de esforço físico:

PM prende suspeitos e apreende mais de 16 pedras de crack, em cidade do Vale do Piancó

A prisão ocorreu no Conjunto Jomar Mendonça (Mariz), na cidade de Piancó.


A Polícia Militar prendeu por volta das 22h, desta segunda-feira (29), Anderson Henrique Pinheiro (Ticão), 21 anos de idade e José Hilton Cabrinha Silva (Baba), também 21 anos de idade.

O Sargento Ventura, informou que a prisão ocorreu durante uma patrulha rotineira pelo Bairro. Os policiais perceberam a dupla em atitude suspeita e abordaram os acusados.

Com eles foram encontrados 20 pedras de crack e uma  pequena quantia em dinheiro.

Anderson Henrique disse que comprou a droga em Patos, no entanto, não soube informar o nome do vendedor. Após a prisão, os acusados foram levados para a delegacia de polícia civil de Piancó.

Vale NeswPB

7 SURPREENDENTES BENEFÍCIOS DA CANELA QUE VÃO AJUDAR A MELHORAR MUITO SUA SAÚDE E ENERGIA!


A canela é muito mais poderosa do que a maioria imagina. Para você ter noção, na Antiguidade, ela foi considerada mais preciosa do que ouro. A canela pode ser vendida em pó ou em forma de pedaços de paus secos.

O aroma é agradável e o sabor é doce quente. Os benefícios dessa maravilhosa especiaria provêm dos óleos essenciais encontrados na casca. Esses óleos contêm substâncias, como cinamaldeído, acetato de cinamilo e álcool de cinamilo.

Além disso, a canela possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas e anticoagulantes.
 
Quer mais? Trata-se de uma maravilhosa fonte de antioxidantes, polifenóis e minerais, como cálcio, manganês, ferro e fibra alimentar.

Todos esses nutrientes são ótimos para manter o corpo saudável. A canela é uma fonte natural de açúcar (do bem!), hidratos de carbono, ácidos gordos e aminoácidos. Agora que você sabe quais são os nutrientes e substâncias que compõem a canela, veja sete vantagens do seu consumo regular:

1. controla os níveis de açúcar no sangue
A canela tem benefícios importantes para as pessoas com diabetes tipo 2.

Por isso, para normalizar os níveis e açúcar no sangue, consuma meia colher (chá) de canela diariamente no seu café da manhã.
 
Ela estimula os receptores de insulina e inibe a

PM encontra drogas, dinheiro e cartuchos na casa do acusado de homicídio, em Piancó


A Polícia Militar de Piancó, sob o comando do Tenente Souto, encontrou na casa de José Darley Miranda (Alemão), 191 reais, 9 papelotes de maconha, 2 papelotes de cocaína, inúmeros sacos plásticos, 4 cartuchos de espingarda, um já deflagrado, além de uma carteira de identificação.

Alemão é suspeito de atirar e matar Eduardo Soares na tarde deste domingo (28). O material foi encontrado pela equipe do Tenente Souto comandante da 3ª CIA de Piancó.
Segundo o policial, o material foi encontrado dentro de um colchão, localizado no quarto da residência. A PM informou que além do crime cometido, Alemão que já foi presidiário, vai responder também por tráfico de drogas.

O material apreendido será levado para a delegacia de polícia civil de Piancó.

Vale do Piancó Notícias

DÉBORA NIS E WEDJA CAROLLINE, HAJA ENTROSAMENTO


Débora Nis e Wedja Carolline são lindas, inteligentes, bissexuais e foram clicadas em um ensaio pra lá de íntimo, quase como se houvesse uma câmera escondida. Que alegria!

DÉBORA NIS / 23 ANOS, PAULISTANA

quarta-feira, 31 de maio de 2017

‘Índia fitness’ mostra toda sua sensualidade em ensaio


Iasmin Castrillon, conhecida como 'Índia Fitness', posa para ensaio sensual

Em Itaporanga, Prefeitura contrata agência de publicidade e valor é bem expressivo


Por Redação da Folha – Foi publicado nesta quarta-feira, 31, o extrato de contrato firmado entre a Prefeitura de Itaporanga e a empresa de publicidade vencedora da licitação, a VR Marketing e Publicidade.
                
Conforme o objeto do contrato, que tem duração de um ano e passou a vigorar a partir desse 30 de maio, a empresa vai produzir e distribuir publicidade e comprar espaços em mídias para a propaganda oficial das ações administrativas promovidas pela Prefeitura, além de outras funções no campo da comunicação institucional.
                
O valor geral do contrato é de 600 mil reais, conforme pode ser visto na minuta ao lado, uma quantia bem expressiva para um município que até bem pouco tempo estava em emergência administrativa. A empresa contratada tem sede no bairro Expedicionários, em João Pessoa.

DELEGADO QUE INVESTIGAVA MORTE DE TEORI É ASSASSINADO


Dois delegados da Polícia Federal foram assassinados na madrugada desta quarta-feira, 31, em Florianópolis. Elias Escobar, 60 anos, e Adriano Antônio Soares, 47 anos, estavam em uma casa noturna quando houve um desentendimento e os tiros foram disparados. Uma pessoa ficou ferida no tumulto; Adriano Antônio Soares era o responsável por investigar as circunstâncias da queda do avião que matou o ministro Teori Zavascki, então relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, e outras quatro pessoas em Paraty; Soares, que atuava como chefe da Polícia Federal de Angra dos Reis desde 2009, havia sido designado para investigar o caso ainda em janeiro; testemunhas estão sendo 

Rio Grande do Sul 247 - Dois delegados da Polícia Federal foram assassinados na madrugada desta quarta-feira, 31, em Florianópolis. Elias Escobar, 60 anos, e Adriano Antônio Soares, 47 anos, estavam em uma casa noturna quando houve um desentendimento e os tiros foram disparados. Uma pessoa ficou ferida no tumulto.

Adriano Antônio Soares era o responsável por investigar as circunstâncias da queda do avião que matou o ministro Teori Zavascki, então relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, e outras quatro pessoas em Paraty (RJ) janeiro deste ano.

"A benção, meu pai!"


- A benção, meu pai!”
Há quanto tempo eu não escutava isso?
Para falar a verdade, não lembro. Recordo apenas que costumava pedir tal graça a meu pai. Antes de dormir e ao acordar, este era o primeiro cumprimento que fazíamos aos nossos velhos: “A benção, pai!” , “A Benção, mãe!”.
Depois veio desuso. Pai deixou de ser senhor, virou tu. Mãe teve a sua senhora trocada por você. Ficamos modernos, pra frente, pra frentex. Pai virou pariceiro de filho, mãe, coiteira de filha, pelo menos é o que dizem.
Por isso a emoção ao escutar esse pedido de benção, hoje, na casa de Seu Adolfo e de Dona Anatália.
Seguia para o enterro da mãe de Paulo Márcio, o nosso companheiro de PGE, quando fui instado a passar num endereço de Água Fria para encontrar outro companheiro de lutas que iria se solidarizar, também, com o amigo na dor.
Gilberto Carneiro estava na casa dos pais. Seu Adolpo está com 94 anos. É um senhor tranquilo, de fala mansa, jeito de fidalgo. Dona Anatália tem 85 e ainda conserva, na maturidade, a profunda beleza da sua juventude. Achei-a parecida com minha mãe, dona Emília, a mulher mais bela que já existiu no mundo.
Durante a rápida conversa, fiquei sabendo que dona Anatália e Seu Adolfo tiveram 13 filhos. Treze filhos que ela confessa ter botado no mundo sem precisar de médico e sem ter medo de tê-los. Tanto não teve que jamais tomou remédio para evitar o nascimento de algum deles. E olhando pra Gilberto com aquele olhar de mãe que eterniza sua criança num gesto de profundo amor, desabafa: “Imagina se eu tivesse tomado remédio e tivesse perdido meu tesouro!”.
Os dois estão casados há 60 anos. E com tantos anos passados, Seu Adolfo ainda sente ciúmes de Dona Anatália. Ela mesmo confessa,com jeito matreiro: “Quando me demoro na missa, ele pergunta onde eu estava”.
Seu Adolfo apenas ri com aquela serenidade que enche de calma o ambiente e as pessoas.
E chega a hora da gente ir. E vem a cena que me encheu de emoção: “A benção, pai”, seguindo-se um beijo na mão direita do velho guerreiro. Para a mãe, reservou um beijo na testa.
Ela se despede do filho e avisa que gostou de me ver.
Eu respondo que gostei muito mais, pois ela me lembrou Dona Emília, a mãe a quem não posso mais pedir a benção, porque aqui não mais está.

Tião Lucena

Inusitado: Bebê caminha logo após nascer e vídeo viraliza; assista e entenda tal fenômeno


Um vídeo brasileiro, que mostra um bebê tentando caminhar logo após nascer, tem impressionado internautas de todo o mundo.

A gravação, que foi feita em uma maternidade, mostra um bebê que acabou de nascer ‘caminhando’ por cerca de um metro. “Gente, a menina tá andando. Acabou de nascer e tá andando”, diz a pessoa que grava o feito.

Nas imagens, a menina recém-nascida é erguida pelas axilas por uma enfermeira e dá passos, se apoiando no braço da profissional de saúde.

O vídeo foi publicado na última quinta-feira (25) no Facebook e já foi curtido por mais de 312 mil pessoas, além de ter sido compartilhado por mais de 1,5 milhão de internautas, veja abaixo.


Entre milhares de pessoas admiradas, que chamaram o feito de “milagre”, alguns internautas resolveram fazer piadas com a situação.

Caminhão em que viajava empresário do vale do Piancó cai dentro de açude, no Ceará


O empresário conceiçãoense, José Erivan Neves foi vítima de um capotamento automobilístico, na tarde segunda terça-feira (29), na BR 116, quando retornava de Fortaleza ao lado do seu motorista. O caminhão em que ele e seu motorista viajam ficou muito destruído.

De acordo com o próprio empresário, em postagem feita nas redes sociais, ele seu motorista retornavam de Fortaleza, quando o caminhão sobrou em uma curva e caiu dentro de açude às margens da rodovia BR 116. Segundo o empresário, tanto ele quanto o motorista do caminhão sofreram apenas escoriações leves.

“Um guerreiro sempre está preparado para seus obstáculos, que vem em seu caminho. Ontem tive mais um obstáculo na minha vida e como sempre passei. Venho que agradecer principalmente a minha família que é a minha base de tudo”, postou o empresário na sua página pessoal do facebook.

Erivan é atacadista do ramo de miudezas, no cariri cearense.


Vídeo de prefeito discursando bêbado viraliza nas redes sociail


O prefeito da pequena Cantagalo, no Centro Fluminense, já é velho conhecido do município. Mas agora, Guga de Paula (PP), em seu terceiro mandato, se tornou popular em todo o estado do Rio depois de ser flagrado discursando sob o efeito de "algumas cachaças".

No último sábado (20), o prefeito compareceu ao distrito Santa Rita da Floresta para a tradicional Festa de Maio, que, em suas próprias palavras, recebeu ajuda de R$ 7.900 da administração municipal.

No palco do evento, ele agradeceu o apoio popular e prometeu um aporte maior no ano que vem, para pagar "a p***a toda".

Tropeçando nas palavras, Guga chegou a negar que estivesse bêbado, mas depois admitiu o consumo de cachaça e engatou: "Quem não bebe?", arrancando risos da plateia.

"Quem quiser falar mal de mim, não fala mal de mim, não. Sabe por quê? O prefeito é doidão!", continuou o político, eleito com 69% dos votos válidos.

A notícia foi compartilhada pelo site "Friburgo urgente", e já rendeu mais de 150 mil visualizações, somando duas postagens diferentes. Muito mais do que os 16 mil eleitores

O coentro de Campina Grande e uma queixa indigesta contra a Prefeitura de Piancó


Por Redação da Folha – Por mais que se esforçar-se para parecer serena, a vereadora Cristiane Remígio não conseguiu esconder a indignação na última sessão da Câmara, ao mostrar o gasto da Prefeitura de Piancó de quase cem mil reais em verduras e cereais para órgãos da Saúde, a exemplo do Samu, CEO, laboratório e policlínica.
            
No entanto, pior do que a desconfiança de que tantas frutas, verduras e gêneros alimentícios diversos não tenham chegado integralmente aos locais de destino, foi a constatação, nas duas notas fiscais apresentadas para justificar as compras, emitidas no dia 2 de março passado, uma de 93 mil reais e outra, de 6,3 mil, de que tudo foi comprado pela Prefeitura em Campina Grande, até o coentro.
            
Ao criticar a importação dos produtos alimentícios de Campina, a vereadora mostrou preocupação com o prejuízo que sofrem o comércio e a economia de Piancó a partir dessa decisão do poder público municipal de comprar até verduras a 300 quilômetros de distância do município piancoense. “Você trazer coentro de Campina Grande, minha gente, 300 molhos, e os verdureiros de Piancó, onde ficam?”, questionou a parlamentar mirim.
            
Conforme a vereadora, 93 mil reais foram gastos somente com verduras e gêneros alimentícios para o Samu. “Até verdura trazer de Campina”, disse em tom de revolta Cristiane em outro momento de sua fala, ao questionar também o gasto de quase 200 mil reais com aquisição de remédios, quando, conforme ela, as queixas com relação à falta de medicamento são gritantes na cidade.

Novo ministro da Justiça já questionou Lava Jato, dizendo: 'o que vai mudar com a Lava jato?'


O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, já questionou os procedimentos adotados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

“O que mudou com o impeachment de Collor? O que mudou no Brasil depois da CPI do Orçamento, quando os sete anões foram cassados? O que mudou com o mensalão? O que vai mudar com a Lava Jato?”, questionou o ministro  em entrevista publicada em maio de 2016 pelo jornal O Diário do Povo do Piauí.

Ao assumir o cargo de ministro da Transparência, em junho passado, ele afirmou que não temia “nenhuma pressão política” no cargo por causa da Lava Jato. “A leniência é para a reintegração econômica. Ela não pode, passo algum, prejudicar a investigação, causar prejuízo à atuação do Ministério Público e do Judiciário”, ponderou.

Questionado na ocasião sobre artigos que escreveu defendendo a cassação conjunta da chapa – o que Temer tenta evitar -, Torquato, que é ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, disse que cada avaliação deve ser analisada no seu tempo e citou o atual presidente da corte, ministro Gilmar Mendes: “A jurisprudência é essa, o desafio é saber se há um novo espaço de compreensão da norma constitucional. Há conceitos que estão abertos na Constituição”.

Veja

Azif Lemos em 2020, um nome que está sendo trabalhado para representa transição de gerações na política de Itaporanga


As eleições municipais de 2016 em Itaporanga podem ter sido o início para transição de gerações na política do município. O prefeito Divaldo Dantas levará sua gestão sem muitos percalços, e pronto. Isso por conta do vácuo deixado pelas lideranças tradicionais, a última delas o ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) que vem de duas derrotas seguidas e muito provavelmente não disputará mais mandatos eletivos. Ele mesmo já disse. Isso não quer dizer, porém, que não deixará herdeiro pra embates futuros. Um nome já é trabalhado no seu grupo.

Da geração do atual, o ex-prefeito Audiberg (PSB) que apesar de ter saído com baixa popularidade é peça que pode retornar ao tabuleiro. Entretanto, como não existe vácuo em política, a população já busca novas caras para o pleito municipal de 2020. E tudo começa com a eleição estadual de 2018. 

Articulações de bastidores indicam que o PDT, que assume o governo ano que vem com Lígia Feliciano - com a saída do governador Ricardo Coutinho (PSB) para disputar o Senado, trabalha nesse sentido e já tem até um nome para apresentar aos itaporanguenses: médico Azif Lemos. Informa Damião Galdino [do DiamanteNotícias]. Membro de tradicional família, que engloba os Barreiro, Azif é um nome leve e de boa

Natural de Conceição, deputado Ramalho da Construção participa de seminário com presenças de Alckmin e João Dória


Filho natural de Conceição, no Vale do Piancó, o deputado estadual [em São Paulo] Ramalho da Construção (PSDB) esteve neste sábado (27) participando ao lado do governador Geraldo Alckmin e do prefeito João Dória, ambos tucanos, de um seminário, promovido pela Prefeitura de São Paulo com apoio do Governo do Estado, para debater soluções, estratégias e alguns dos principais desafios da gestão pública. O evento reuniu cerca de 300 gestores públicos de mais de 150 cidades do Brasil para trocar experiências sobre o trabalho realizado em São Paulo.

"Este seminário de eficiência de gestão é mais uma demonstração de ação conjunta do estado e do município. Um evento de gestão fala daquele que é um princípio da democracia, que é servir. Elegemos servir com prioridade absoluta os mais pobres e os mais humildes. Nós estamos aqui para fazer, com eficiência e honestidade, políticas sociais e de desenvolvimento econômico", afirmou o prefeito Doria na abertura do evento.

Em sua fala, o governador abordou temas como o ajuste de gastos públicos, estratégias de desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. "Nós precisamos estimular na população um sentido de pertencimento, porque a cidade é de todos, é da comunidade", disse Alckmin. O encontro acontece das 14h às 18h30 no Hotel Sheraton, na Zona Sul de São Paulo. 

Antônio de Souza Ramalho, como é mais conhecido Ramalho da Construção, vem se destacando com apresentação de matérias e leis importantes na Assembleia Legislativa de