sábado, 13 de maio de 2017

Instituto Janguiê Diniz é inaugurado em Santana dos Garrotes

Instituto vai desenvolver projetos na área de educação.


Foi inaugurado neste sábado (13), na cidade de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, o Instituto Janguiê Diniz. Idealizado pelo empreendedor e fundador de um dos maiores grupos de educação particular do Brasil e que nasceu na cidade paraibana, José Janguiê Bezerra Diniz, o lançamento reuniu autoridades em frente ao estabelecimento, que fica na Rua Renato Teotônio, 67, para realizar a cerimônia de abertura.

Na ocasião, foram apresentados todos os projetos que o Instituto irá desenvolver na cidade, como Programas de Alfabetização e Formação Superior; Programas de Estímulo à Leitura; Programas de fomento ao empreendedorismo e de apoio aos Empreendedores Individuais, Programas de Microcédito, etc. O Instituto Janguiê Diniz tem sede no Recife e sua primeira filial foi inaugurada em Santana dos Garrotes.

"A educação transforma vidas, histórias e destinos. Ela transformou a minha vida, minha história e meu destino e pode transformar a vida de todo mundo. Gostaria de ressaltar hoje a importância de educação na minha vida. A educação é um instrumento libertador e transformador do indivíduo", ressaltou Diniz em seu discurso.

Na cidade de Santana dos Garrotes serão oferecidas bolsas de estudos para cursos de graduação a distância para os moradores através da UNINASSAU - Centro Universitário

Por que os negros não comemoram o 13 de maio, dia da abolição da escravatura?


A Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, foi assinada em 13 de maio de 1888. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro. A razão é o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no País. “Naquele momento, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade”, disse Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Após o fim da escravidão, de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995), em sua obra “A integração do negro na sociedade de classes”, de 1964, as classes dominantes não contribuíram para a inserção dos ex-escravos no novo formato de trabalho.

Mais: Conheça as leis que acabaram com a escravidão no País
Exemplo: Fim da escravidão nos EUA deu impulso a campanhas abolicionistas

“Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho”, diz o texto.


Reprodução/Victor Meirelles/Wikimedia Commons”Abolição da Escravatura”, quadro de Victor Meirelles

De acordo com a Bairros, houve, então, um debate sobre a necessidade de prover algum recurso à população recém-saída da condição de escrava. Esse recurso, que seria o acesso à terra, importante para que as famílias iniciassem uma nova vida, não foi 
concedido aos negros. Mesmo o já precário espaço no mercado de trabalho que era ocupado por essa população passou a ser destinado a trabalhadores brancos ou estrangeiros, conforme Luiza Bairros.

Integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Alexandre Braga explica que “O 13 de maio entrou para o calendário da história do país, então não tem como negar o fato. Agora, para o movimento negro, essa data é algo a ser reelaborado, porque houve uma abolição formal, mas os negros continuaram excluídos do processo social”.

“Essa data é, desde o início dos anos 80, considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo. Exatamente para chamar atenção da sociedade para mostrar que a abolição legal da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil”, completou a ex-ministra.

Ela defende, porém, que as mudanças nesse cenário de exclusão e discriminação estão acontecendo. “Nos últimos anos, o governo adotou um conjuntos de políticas sociais que, aliadas à política de valorização do salário mínimo, criou condições de aumento da renda na população negra”.

Inclusão do negro ainda é meta

Apesar dessas políticas, tanto a ex-ministra quanto Braga entendem que ainda há muito por fazer.

O representante da Unegro cita algumas das expressões do racismo e da desigualdade, no país: “No Congresso, menos de 9% dos parlamentares são negros, enquanto que a população que se declara negra, no Brasil, chega a 51%. Estamos vendo também manifestações de racismo nos esportes, principalmente no futebol. Ainda temos muito a caminhar”.

“Ainda estamos tentando recuperar a forma traumática como essa abolição aconteceu, deixando a população negra à sua própria sorte. Como os negros partiram de um patamar muito baixo, teremos que acelerar esse processo com ações afirmativas, para que possamos sentir uma diminuição mais significativa das desigualdades”, explicou Bairros.

UltimoSegundo

Morte por choque elétrico em Coremas: polícia acredita em suicídio

Por Redação da Folha – Uma morte por choque elétrico foi registrada no começo da manhã deste sábado, 13, na Rua Padre Guilherme, no bairro do Cabo Branco, onde a vítima residia. O rapaz era auxiliar de eletricista, mas a polícia acredita em suicídio.
                
Segundo informações policiais, Samuel Soares da Silva, de 33 anos, sofreu um suposto surto psicótico e subiu em um poste da rede elétrica na rua onde residia. Ao tocar no fio, ele sofreu uma forte descarga elétrica e já caiu sem vida. Ele era separado e deixa filhos.
                
Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos e, depois, será entregue à família para o sepultamento. Seus familiares estão muito abalados com o fato e há informação de que o homem já estava em tratamento mental.

13 de Maio


13 de maio é o 133º dia do ano (134º em anos bissextos). Faltando 232 dias para acabar o ano. O 13 de maio, por tratar-se do 133º dia do ano é considerado pelas ordens secretas, esotéricas, filosóficas e místicas como sendo uma proporção áurea do ano. Neste dia, a raça negra comemora a abolição dos escravos (se é que houve!) e a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel. 

A Lei Imperial nº. 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei nº. 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, também conhecida como “Lei Rio Branco”, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos e pela lei nº. 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), Lei dos Sexagenários, promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. 

Num domingo, a 13 de maio de 1888, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva a lei que aboliu a escravatura no Brasil. O Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de “Gabinete de 10 de março”. Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 08 de maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 09 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.

A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva no dia 11 de maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.

Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888. O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi à Mauritânia, somente em 09 de novembro de 1981, pelo decreto nº. 81.234.

Passados já quase 130 anos o preconceito racial é gritante no país. Aliás, o brasileiro tem preconceito de cor, gênero, religião etc.. Por isso, muitos movimentos, em defesa dos negros, prega: Preto é cor, Negro é raça! Não mais deveria existir essa barbaridade, pois segundo a consulesa de Israel, que foi expulsa do Brasil, na época de Castelo Branco, pro querer que um jovem preto fosse diplomata, mandou um telegrama, quando o presidente morreu: - O Brasil esta de parabéns pela morte de Castelo, afinal vocês têm uma feijoada de raças. 

A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa “feito de ouro”, brilhante, magnífico, nobre ou “de muito valor” e luz.

O dia 13 de maio é considerado data cívica no Brasil. O decreto nº. 155 B, de 14 de janeiro de 1890, estabeleceu um feriado nacional em 13 de maio, declarando-o “Consagrado á comemoração da fraternidade dos Brasileiros”. Este feriado existiu até 15 de dezembro de 1930, quando Getúlio Vargas o revogou através do decreto nº. 19.488.
Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Áurea
Fatos importantes que aconteceram neste dia:
1699 — Nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (morreu em 1782).
1767 — Nasceu o Rei Dom João VI de Portugal (morreu em 1826).
1881 — Nasce Lima Barreto, escritor brasileiro (morreu em 1922).
1917 — Três crianças (pastorinhos) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.
1928 — Nascimento de Ângela Maria, cantora brasileira.
1933 — Nasceu Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro (morreu em 2008)
1967 — Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes. A Band.
1981 — O Papa João Paulo II sofre um atentado na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na sessão do dia 13 de maio de 2000, o vereador José Porcino propôs a concessão do título de “Cidadão Itaporanguense” ao Pastor Cirino Refosco, da 1ª. Igreja Batista de Itaporanga.

Rua da Gaveta


Miguel Morato fez sua casa com o frente virada para a praça e para dentro do alinhamento da rua, ao contrario da casa de Chico Vieira, que fica na esquina, ao lado, e foi construída quase no meio da rua, mas Miguel Morado, nos fundos de sua casa fez um curral que atravessava a via até as imediações da Budega de Albenor Nunes; impedindo que os transeuntes pudessem prosseguir na artéria, tendo que ir até o curral e voltar e esse movimento de vai-e-vem, originou o apelido da via: Rua da Gaveta. 

Por falar em Miguel Morato, dizem que ele era um velho teimoso... Falava que comer era um vício e tentou provar isto amarando uma jumentinha num carrasco onde nada tinha para comer, e não é que o animal já estava se acostumado... Se não tivesse morrido, tinha se acostumado... Miguel Morato, já no final de seus dias, depois que desmanchou o curral, rebatizou a rua com o nome Rua da Alegria, mandando fazer e colocando uma a placa na lateral de sua residência.

O nome original da rua foi em homenagem a importante data da raça negra, mais o vereador Manoel Caiana em 1977, pelo Projeto de nº. 05/77, denominou a Rua 13 de Maio de Rua Antônio Pereira Caiana. A Lei votada pela câmara foi revogada pela pressão popular, que encabeçados por Jurandir Eufrasino (na época, acadêmico de direito e apelidado de Pitanguinha), no plenário de nossa casa legislativa, defendeu a volta do nome original (Treze de Maio). Outra investida par rebatizar o logradouro foi do vereador Toinho da Loja, que para agradar a família, quis colocar o nome de Francisco Jamaci Serafim, comerciante que morava do lado oposto da cidade, outra vez a população não concordou. Mais uma tentativa frustrada coube ao vereador Zé Valeriano, que teve o intuito de homenagear Antônio Alves de Almeida (Antônio de Joãozimho, comerciante nesta rua), desta vez o abaixo assinado, para que não mudassem o nome da rua foi encabeçado pelo próprio filho do agraciado, Zeugles Alves, que afirmou: - Eu nasci na Treze de Maio e quero morrer nela.

Dois assaltos nessa quinta-feira em Itaporanga: um posto e uma pessoa foram as vítimas

Por Redação da Folha – Dois assaltos foram registrados na noite dessa quinta-feira, 11, em Itaporanga. Um estabelecimento comercial e um jovem foram as vítimas, mas ninguém foi preso.
                
O primeiro assalto foi ao posto de combustível Cristo Rei, que fica na saída para São José de Caiana, por volta das 19h30. Conforme narrou a proprietária à polícia, dois homens armados chegaram ao local a pé e renderam o frentista, de quem levaram a quantia de 121 reais, fugindo em seguida pelo mato.
                
Horas depois, um jovem foi atacado no conjunto Chagas Soares. José Olavo Virgolino, de 21 anos, disse à polícia que passava de bicicleta em frente ao BNB Clube quando foi abordado por dois homens armados de faca.
                
Os criminosos tomaram o celular da vítima e, em seguida, fugiram. Além do momento de grande pavor que vivenciou, o jovem também teve um grande prejuízo: ficou sem o seu celular.
   

Caçula Pinto


Pedro Pinto de Santana, que Misericórdia reverenciava como Caçula Pinto, apelido que lhe foi dado pelos irmãos por ser ele o mais novo de uma numerosa prole, nasceu no dia 13 de maio de 1898, no Sítio Jenipapo, uma gleba de terra à margem do Rio Piancó, onde nasceram e cresceram quase todos os descendentes dessa numerosa família, também conhecida como o Clã do Jenipapo, por conta de uma lenda que dizia que um jenipapeiro frondoso cresceu e frutificou, e deu sombra para esta família de muita fé em Deus, de muita nobreza e de uma união inseparável. 

Caçula, segundo Quesa Pinto, dizia ser um homem liberto “sem peia e sem cabresto”, pois nasceu dez anos depois da libertação dos escravos e teve uma irmã chamada Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Amava os humildes, os pobres, os marginalizados e especialmente os negros. 

Filho de João Pinto da Silva e Maria da Conceição Santana, Caçula, ainda jovem, ajudava aos pais nas tarefas agrícolas e na criação de animais, ao mesmo tempo em que aprendia com o irmão Luiz, o mais velho de todos, noções de matemática e portuguesa, aprendendo logo a fazer as quatro operações, a ler e a escrever. Casou-se em 25 de fevereiro de 1925 com Hilda Chaves, filha de Jeremias Fiúza Chaves e Pulcheria Thenória, humildes agricultores residentes no sitio Boa Sorte. Do seu casamento nasceram dez filhos, mas somente oito sobreviveram, e há 19 anos perdemos o mano Cleanto, que faleceu no dia 26 de julho de 1997. Caçula Pinto fixou residência em Misericórdia no ano de 1930, época da revolução de “perepistas e liberais”, quando se reuniu aos seus parentes para defender a cidade contra as ameaças de invasão feitas pelos partidários do coronel José Pereira. 

Morando em Misericórdia, Caçula começou a desenvolver atividades comerciais através da compra e venda de fumo em rolo que era vendido no retalho. Aos pouco seu comércio foi crescendo e ele instalou uma budega na Rua da Pedra (atual Pedro Pereira de Sousa), onde funcionava a feira livre da cidade. Veio à seca de 32, e como o seu negócio fracassou, instalou então barracões para atender aos “cassacos” alistados nas frentes de emergência criadas pelo governo. Dos vários ramos do comércio foi amealhando economias, tornando-se um comprador de algodão em rama bem conceituado e com crédito na praça. 

Associando-se ao primo Belmiro Pinto Brandão, instalou uma fábrica de beneficiamento de algodão, chamada de “Vapor”, porque suas máquinas eram movidas a querosene, gás, óleo, e soltava uma fumaça preta dos seus bueiros (chaminés). Exportavam os fardos de algodão para Campina Grande. 

Depois de algum tempo, a sociedade foi desfeita e Caçula partiu para outras atividades comerciais, como a compra de oiticica, cera de carnaúba e algodão em rama, que eram vendidos em Campina Grande, Sousa ou Cajazeiras. Nesta época Quesa já o auxiliava como secretária. E aprendeu com ele grandes lições que até hoje ajudam a enfrentar desafios, obter sucesso, vencendo obstáculos.

Caçula era um homem de veneta e de facetas variadas, tanto que se dizia dele: “Caçula mata e cura”. Na política foi militante das hostes udenistas e se destacava pela sua coerência e lealdade aos seus comandantes partidários, João Agripino Filho e Ernani Saturo. Na sociedade, teve destacada atuação, pois gostava muita de festas, carnaval e do São João. Foi sócio de todos os clubes de sua época. E na vida comunitária sobressaiu-se na campanha promovida por Luiz Guimarães, Balduíno de Carvalho, José e Antônio Sitônio, João Silvino e Manuel Inácio, que culminou com a construção do Colégio Normal “Padre Diniz”. Prestigiou também os diversos movimentos feitos pelo monsenhor José Sinfrônio para a reforma da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a construção do Colégio Diocesano “Dom João da Mata”. 

Pedro Pinto de Santana, o Caçula, homem de tributos e atributos diversos e adversos, um amigo dedicado, mensageiro da alegria, o “cavaleiro da esperança e da paz”, faleceu no dia 1º de outubro de 1990, deixando seus filhos mais pobres e Misericórdia mais triste.

Aniversariantes:


Joselita de Fátima nasceu no dia 13 de maio de 1976, é de Itaporanga, frequentou o Colégio Diocesano Dom João da Mata e mora em São Paulo - https://www.facebook.com/joselita.defatima


David Leandro é filho do construtor Chagas Leandro, é de Itaporanga, estudou no Colégio Diocesano Dom João da Mata Arquitetura e Urbanismo e na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA e e mora em Campina Grande - https://www.facebook.com/david.leandro.963

Comemoração do Dia das Mães no Caps , de Itaporanga

20170512_105745
Comemoração do Dia das Mães no Caps , de Itaporanga
( Reynollds Augusto)
Mãe é tudo e pronto.
Um dos maiores projetos que o estado brasileiro já instituiu foi a criação do CAPS, que são centros de atenção psicossociais. Só quem sabe do seu valor são os pais, mães, familiares,   que tem alguém doente na família e são “pacientes”.
O de Itaporanga dá gosto ver, pelo comprometimento da equipe multidisciplinar  que trata os nossos parentes. Estão todos de parabéns. E notamos o zelo e o carinho que todos têm por essas pessoas que voltaram ao planeta Terra , com suas fragilidades, para aprender, pois, na vida, nada acontece por acaso e Deus não joga dados, como disse Einstein.
20170512_105955Ontem o Caps, unidade de Itaporanga, realizou uma excelente festa de comemoração ao dias das mães, com um saboroso almoço e forró,  “prá mais de mil”. Uma manhã agradável, que reuniu as mães e os assistidos para um momento de confraternização.
Como já disse o saudoso Aberlardo Barbosa,o Cacrinha, que “nada se cria tudo se copia”, o CAPS é um modelo que foi criado na Itália, por alguém que realmente entende da obrigação do Estado  na proteção e tratamento dos seus filhos,  com desequilíbrios. São espaços que oferecem cuidados a pessoas em sofrimento psíquico e em Itaporanga, não são poucos.
20170512_110152Na verdade são espíritos com  comprometimento próprios , cuja bondade de  Deus permite-lhes o retorno ao planeta para depurarem-se, nesse processo constante de resgate ,pois o fim da vida é a plenitude de todos têm chances para o recomeço, mesmo submissos ao esteio da expiação, pois  Deus não erra.
Aqui em casa , mesmo, tenho alguém com esse tipo de problema e que depois de  ser incluído  como assistida no CAPS, de Itaporanga, evoluiu para o equilíbrio notavelmente. É claro que nunca haverá a cura plena, de cem por cento, pois esses nosso irmãos têm seus compromissos com a vida e precisam estagiar nessa condição, mas ,com certeza, o processo de  distúrbio pode  ser interrompido e até minimizado,  com técnicas próprias e  inclusão social.

20170512_110544Quero terminar essa minha  “escrevinhação “ com um excelente texto do MOMENTO ESPÍRITA, que uso para homenagear todas as mães, essas guerreiras da vida:

QUANDO DEUS CRIOU AS  MÃES

Diz uma lenda que o dia em que o bom Deus criou as mães, um mensageiro se acercou Dele e Lhe perguntou o porquê de tanto zelo com aquela criação.
Em quê, afinal de contas, ela era tão especial?
O bondoso e paciente Pai de todos nós lhe explicou que aquela mulher teria o papel de mãe, pelo que merecia especial cuidado.
20170512_110551Ela deveria ter um beijo que tivesse o dom de curar qualquer coisa, desde leves machucados até namoro terminado.
Deveria ser dotada de mãos hábeis e ligeiras que agissem depressa preparando o lanche do filho, enquanto mexesse nas panelas para que o almoço não queimasse.
Que tivesse noções básicas de enfermagem e fosse catedrática em medicina da alma. Que aplicasse curativos nos ferimentos do corpo e colocasse bálsamo nas chagas da alma ferida e magoada.
Mãos que soubessem acarinhar, mas que fossem firmes para transmitir segurança ao filho de passos vacilantes. Mãos que soubessem transformar um pedaço de tecido, quase insignificante, numa roupa especial para a festinha da escola.
20170512_111051Por ser mãe deveria ser dotada de muitos pares de olhos. Um par para ver através de portas fechadas, para aqueles momentos em que se perguntasse o que é que as crianças estão tramando no quarto fechado.
Outro par para ver o que não deveria, mas precisa saber e, naturalmente, olhos normais para fitar com doçura uma criança em apuros e lhe dizer: Eu te compreendo. Não tenhas medo. Eu te amo, mesmo sem dizer nenhuma palavra.
O modelo de mãe deveria ser dotado ainda da capacidade de convencer uma criança de nove anos a tomar banho, uma de cinco a escovar os dentes e dormir, quando está na hora.
20170512_111243Um modelo delicado, com certeza, mas resistente, capaz de resistir ao vendaval da adversidade e proteger os filhos.
De superar a própria enfermidade em benefício dos seus amados e de alimentar uma família com o pão do amor.
Uma mulher com capacidade de pensar e fazer acordos com as mais diversas faixas de idade.
Uma mulher com capacidade de derramar lágrimas de saudade e de dor mas, ainda assim, insistir para que o filho parta em busca do que lhe constitua a felicidade ou signifique seu progresso maior.
Uma mulher com lágrimas especiais para os dias da alegria e os da tristeza, para as horas de desapontamento e de solidão.
Uma mulher de lábios ternos, que soubesse cantar canções de ninar para os bebês e tivesse sempre as palavras certas para o filho arrependido pelas tolices feitas.
Lábios que soubessem falar de Deus, do Universo e do amor. Que cantassem poemas de exaltação à beleza da paisagem e aos encantos da vida.
Uma mulher. Uma mãe.
*   *   *
Maria de nazaréSer mãe é missão de graves responsabilidades e de subida honra. É gozar do privilégio de receber nos braços Espíritos do Senhor e conduzi-los ao bem.
Enquanto haja mães na Terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição que lhe cabe, porque a mãe é a mão que conduz, o anjo que vela, a mulher que ora, na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Amantes de sushi correm risco de ingerir parasitas, dizem especialistas

Estudo relaciona a crescente popularidade do sushi no mundo ocidental com o aumento de infecções parasitárias


Comer sushis e sashimis é uma delícia, é verdade, mas pode ter riscos. Um grupo de especialistas portugueses descreveu o caso numa revista médica internacional que comprova como comer comida japonesa pode ser arriscado. Um caso português descrito na British Medical Journal Case Reports alerta que ter sintomas como: dor de barriga, febre e vômitos que durem alguns dias depois de comer sushi podem indicar que ingeriu um parasita que está habitando e prejudicando seu corpo.

De acordo com o site britânico Metro, os parasitas que afetam os peixes e que são conhecidos como anisakis podem invadir as paredes do estômago e do intestino dos humanos, provocando anisakiasis, um tipo de infecção parasitária.

Isto acontece quando se ingere uma larva infectada em peixe ou moluscos mal cozidos ou crus.

Os especialistas contam que até agora a maioria dos casos com esta infecção acontecia no Japão, mas "tem sido cada vez mais reconhecida nos países ocidentais", devido à crescente popularidade da comida japonesa.

Notícias ao Minuto

Em Portugal, Papa 'implora' por fim de guerras e critica muros

Pontífice fez 1º discurso público em igreja dos Pastorinhos


Durante seu primeiro discurso público na cidade de Fátima, em Portugal, o papa Francisco "implorou" nesta sexta-feira (12) pelo fim das guerras no mundo e pediu união para "abater muros".   

"Imploro para o mundo que haja concórdia entre todos os povos [porque] as guerras destroem o mundo no qual vivemos. Se seguirmos os exemplos de Jacinta e Francisco, percorreremos qualquer rota, andaremos muito longe como peregrinos, abateremos todos os muros e superaremos qualquer fronteira, saindo para todas as periferias e manifestando a justiça e a paz de Deus", disse às milhares de pessoas que acompanharam o Pontífice.   

A oração foi feita durante a visita do líder católico à pequena capela da Aparição de Fátima e, durante todo o percurso feito com o "papamóvel", milhares de portugueses acompanharam Jorge Mario Bergoglio e o saudaram. "Venho como um profeta e mensageiro para lavar os pés de todos na mesma mesa que nos une. E como bispo vestido de branco [disse em referência aos segredos de Fátima] lembro a todos que, vestidos com

Letícia Datena

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Pé de maconha regado em jarro é apreendido dentro de residência, no Vale do Piancó

O fato ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (11), na cidade de Coremas.


A polícia militar foi acionada e encontrou um pé de maconha, em uma residência localizada na Rua Amélia Alves de Araújo, na cidade de Coremas. O fato ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (11).

De acordo com informações da polícia militar, a planta pertence a um adolescente de 17 anos de idade, que não se encontrava em casa, tampouco foi localizado pela polícia militar. O pé da planta se encontrava sendo regado em um jarro, no interior da residência.

A planta foi levada à delegacia de polícia civil de Coremas e entregue ao delegado de plantão, para serem adotadas as medidas cabíveis.

Portal Vale do Piancó Notícias

Rafaela Ravena diz que só gosta de "coisar" levando puxão de cabelo e tapinhas na bunda


A modelo Rafaela Ravena será a capa da revista ‘Sexy’, que chegar às bancas agora em maio. “Eu malho duas vezes por dia, pra mim não é obrigação é um prazer. Eu relaxo quando vou pra academia.

Participo de muitos eventos fitness, que é meu meio de trabalho, mas às vezes me descontrolo com chocolate. Confesso que sou chocólatra”, disse a ‘gata’, que ostenta 600ml de silicone em cada seio.

Na divulgação da revista, enviada nesta segunda-feira (2), Rafaela também falou sobre as suas preferências sexuais. “Gosto de homem mais romântico, que mande flores, convide pra jantar…Mas no sexo eu curto uma coisa mais selvagem. Puxada de cabelo e tapinhas. Não gosto de sexo muito romântico e meloso. Não 50 Tons de Cinza, mas quase lá.”

Tião Lucena

Chefe do cartório eleitoral de Coremas faz alerta ao eleitorado local sobre biometria

Por Redação da Folha – O eleitorado de Coremas está sendo recadastrado para fins de biometria, revisão que foi iniciada no dia 6 de março passado e deverá se estender até 19 de dezembro.
          
Conforme o chefe do cartório eleitoral da 52ª Zona, Wesley Brito, até agora 30% dos 12.407 eleitores do município já se recadastraram, mas ele alerta a população eleitora da necessidade de procurar o cartório antes do prazo final e evitar o risco de transtornos e longas filas e, pior, de não conseguir se recadastrar e ter o título cancelado.
         
Conforme ele, nessa situação, o “eleitor fica impossibilitado de exercer o seu direito ao voto, além de repercutir diretamente na situação do CPF, pois sem a quitação eleitoral, o eleitor menor de 70 anos fica impedido de receber benefícios sociais do governo, como Bolsa Família, se inscrever em vestibulares e concursos públicos, assinar contrato com qualquer órgão público, fazer empréstimo em banco público, entre outros”.
            
Segundo ainda o chefe do cartório eleitoral, os documentos necessários para o cadastro biométrico são título eleitoral, documento oficial com foto, CPF, além de comprovante de residência atualizado (de pelo menos três meses atrás).

Dia Mundial do Enfermeiro - Itaporanga


No Dia Mundia do Enfermeiro sobrou para a chefe do Samu itaporanguense. No Programa do Legislativo que vai ao ar pela Boa Nova FM, todas as sexta-feiras das 11 horas ao meio dia veio a tona a denúncia que um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência usou uma ambulância, como se fosse um veiculo particular, para deixar seu filho, que estuda em um colégio particular.

Resta a coordenadora fazer uma séria investigação e punir com todo o rigor, o funcionário que patrocinou Tal Lambança.

Prefeito Diogo Rosas de Nova Olinda parabeniza profissionais de enfermagem pelo Dia Mundial do Enfermeiro


Ascom

O prefeito de Nova Olinda, Diogo Rosas, parabeniza todos os profissionais de enfermagem pelo Dia Mundial do Enfermeiro.

Veja:
Cuidar do restabelecimento da saúde do paciente e atuar nas áreas de prevenção e promoção da saúde. Estes são os principais atributos dos profissionais da enfermagem que, diuturnamente, dedicam-se ao atendimento dos pacientes desde a atenção básica até a atenção especializada e hospitalar.

Neste dia 12 de maio, em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, a Prefeitura de Nova Olinda parabeniza a todos, pelo cuidado com a população.

Afilhada de Padre Cícero que mora em cidade do Sertão da Paraíba faz revelação sobre ‘Santo’ nordestino e fala sobre “Lampião”

Pouco tempo depois Padre Cícero doou uma novilha famosa que nunca mais faltou gado no curral da afilhada


Uma das últimas ou talvez a única afilhada viva de Padre Cícero vive hoje na cidade de São José de Piranhas, na região do Sertão paraibano, e conta orgulho um pouquinho desse privilégio. Maria José de Jesus, conhecida por Maria Tavares, tem atualmente 87 anos e oito meses. Nunca casou, mas vive rodeada de sobrinhos e sobrinhos-netos que a têm como se fosse mãe ou avó.

Oito décadas depois da morte do “santo popular do Nordeste” Dona Maria diz que ainda tem herança do presente que recebeu de “Padim Ciço”. Na época, era comum os pais consagrarem uma criança a um santo (ou santa) da sua devoção para serem padrinhos. Como madrinha dela foi escolhida Nossa Senhora das Dores.

Padre Cícero não pode comparecer ao batizado, que ocorreu em uma capela no distrito de Boa Vista em São José de Piranhas, assim como Nossa Senhora. Mesmo assim, como um bom padrinho, mandou entregar 5 Mil Reis para as despesas do batizado. Os padrinhos ‘santos’ foram representados, na ocasião, por um casal chamado João Mulato e Maria Mulata.

Pouco tempo depois Padre Cícero doou uma novilha famosa que nunca mais faltou gado no curral da afilhada. “ Quem trouxe a minha garrota foi o velho “Mané Ruberto”, do sítio

Prefeito e secretaria de saúde de Santana dos Garrotes, Parabeniza os enfermeiros pela passagem de seu dia


Ascom

O prefeito do município de Santana dos Garrotes, Dedé de Zé Paulo, juntamente com o secretário de Saúde, Rênio Macedo, parabenizam todos os profissionais de enfermagem pelo Dia Mundial do Enfermeiro, solenizado nesta sexta-feira (12/05).

“Sempre atentos e cuidadosos, os enfermeiros e enfermeiras além de assistirem e cuidarem da nossa saúde, sempre estão ao nosso lado com uma mensagem de carinho. Orgulha-nos muito ver o esforço de todos vocês que trabalham com amor e dedicação para salvar vidas, que cumprem seu dever e carregam a missão de olhar pelo próximo. Nessa data tão importante, em que comemoramos o Dia Mundial do Enfermeiro, parabenizamos todos os profissionais de enfermagem, em especial aos enfermeiros e enfermeiras Santanenses  pelo cuidado com a nossa população".

CRAS e Secretária de Ação Social de Santana dos Garrotes comemora Dia das Mães nos distritos Pitombeira de Dentro e Palestina


Ascom

Com o apoio da Prefeitura de Santana dos Garrotes, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o CRAS, realizou uma manhã de homenagens em comemoração ao Dia das Mães. 

O evento, que contou a participação de várias mães. Os eventos aconteceu nesta quarta-feira, 10.

No distrito Pitombeira de Dentro, foi oferecido às mães uma café da manhã, com uma recepção calorosa pela a equipe da secretária. Ainda houve sorteios de brindes.

No distrito Palestina, foi um pouco diferente, a secretaria e o CRAS ofereceu um piquenique às mães daquela localidade com participação maciça das mães que ficaram bastante satisfeitos.

A Teoria do Estado

PENSE NISSO! MA PENSE AGORA MESMO, PENSANDO DIREITO
................................................................................................
A Teoria do Estado 
(Rey Auca)

Sabe leitor, eu sempre digo ás minhas lindas princesas da importância de se dar valor e entender as cadeiras propedêuticas do Curso de Direito.
A juventude, apressada, quer logo partir para o Direito positivo , objetivo, substancial que , na verdade, se trata do Direito essencialmente em movimento, posto que é o resultado da dinâmica social.
Mas, sem a compreensão da Sociologia jurídica, psicologia , deontologia, história do direito, o “cabra” sai da academia um profissional meio que “capenga” não sabendo o propósito dessa ciência.
O Direito é um só, dividido de várias formas, à sua melhor compreensão, aos casos concretos. O maior de todos os direitos é a nossa Constituição, pois ela é a mola-mestra de uma nação. É uma pena que o legislador derivado faz dela uma colcha de retalhos legislando até, em muitas vezes, contra ela própria, obscurecendo os seus princípios que são o seu regente. Mas, tudo, na verdade, ainda é o fruto da ignorância política da sociedade, despolitizada.
Ainda bem que esse legislador constituinte derivado, os senadores e deputados federais que elegemos, têm limitações ao poder de reformar, revisar, senão seria o caos.
Essa “turma” não brinca em serviço e , em sua maioria, são movidos por seus interesses, em detrimentos dos interesses do povo. É o que se vê. A retórica do convencimento é bonita , mas na verdade , o objetivo é servir ao capital, minimizando os históricos direitos conquistados.
Já o poder constituinte originário teria fundamento no Direito Natural, que , na verdade, é anterior e superior ao Direito do Estado, que sobrevive a tudo, até a força dos tempos. Eu diria fundamento em Deus, que é a inteligência suprema do universo , causa primária de todas as coisas. Mas, não esse Deus das religiões, antropomorfo, que faz distinções e que parece ter mais defeitos do que eu, mas o Deus causa.
O Estado foi uma construção do processo evolutivo, não se sabendo, precisamente , como ele nasceu, apesar das inúmeras teorias, não conclusivas. Mas o nosso tem objetivos fundamentais claros, sendo preciso que o legislador dê uma excelente espiada, na nossa Carta Maior, da parte que tarata dos Objetivos  do Brasil a “Bíblia do cidadão” :
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO, PENSANDO DIREITO.

Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde realizará a 1ª Caminhada do Dia das Mães

Ascom

A concentração da caminhada será às 5h na Praça Central. Com trajeto de 1,8 quilômetro, o percurso segue até o Posto Sant’Ana na saída para Piancó e retornando para a Praça Central, contando com o apoio de carro de distribuição de água e ambulância do SAMU.

Um mini-trio elétrico vai liderar as participantes. O evento terá também ações educativas de prevenção do câncer de pele e de estímulo à alimentação saudável, além de aferição de pressão arterial, aula de aeróbica e música.

Dia: 14/05/2015 - Horário: 05h00min - Praça Pública Conteúdo: – Alongamento e Caminhada; – Dança; Trajeto da caminhada: Saída da Praça Central até o Posto Sant’Ana, retornando até a Praça Central.

Participe você também!

PATROCINADORES
Realização: Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes, Secretaria Municipal de Saúde, Posto Sant’ana, Gustavo Calçados e Remac Contabilidade.

Em Itaporanga, maioria dos vereadores não aparece para trabalho e é alvo de críticas


Por Redação da Folha – Os vereadores de Itaporanga recebem em torno de 7 mil reais mensalmente para o trabalho de uma reunião semanal, toda quinta-feira à noite, mas nem sempre essas sessões ordinárias acontecem.
                
Foi o que ocorreu, por exemplo, na noite dessa quinta, 11, quando apenas três dos onze vereadores compareceram para o trabalho, todos da oposição (Márcio, Jailson e Isabele). Os demais parlamentares mirins não foram à câmara e, em função da falta de quórum, não ocorreu sessão deliberativa. Apesar da falta, a remuneração é integral.
                
Os vereadores que compareceram à reunião criticaram a postura dos seus pares faltosos. Alguns populares também condenaram a ausência da maioria dos vereadores no cumprimento de suas responsabilidades. “Tem um salário alto para comparecer à Câmara uma vez por semana e, mesmo assim, não querem saber”, lamentou um popular.

Médica é demitida por suspeita de levar filho menor para auxiliá-la em cirurgia

Em uma das imagens, que foram compartilhadas na última terça-feira, a médica faz uma brincadeira e chama o filho de "doutor".


Uma cirurgiã geral que teria levado o filho menor de idade para auxiliá-la durante uma cirurgia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi demitida, informou a assessoria de imprensa da unidade de saúde, nesta quinta-feira. Imagens, que foram postadas pela própria médica em seu perfil em uma rede social, mostram o rapaz ao seu lado com um avental hospitalar e touca dentro de uma sala de operações do local.

Em uma das imagens, que foram compartilhadas na última terça-feira, a médica faz uma brincadeira e chama o filho de "doutor". Em outra fotografia, o rapaz parece ajudar a mãe a manipular um equipamento médico. As imagens chocaram internautas, que criticaram o hospital.

Em nota, assessoria de imprensa da unidade de saúde informou que "foi aberto procedimento para apuração das responsabilidades de todos os profissionais envolvidos na ocasião".

Leia na íntegra a nota assinada pelo diretor técnico do hospital, Guilherme Ribeiro Camara:

Derespeito ao Patrão


Apesar de ganharem polpudos salaria para não terem o compromisso de assistir as quatro reuniões extraordinárias do mês, os vereadores de situação de Itaporanga, em numero de oito, faltando somente duas reuniões para entrarem novamente de férias por dois meses, sem motivo aparente, combinaram e faltaram exatamente os oito. 

Por sinal até o filmador oficial que só aparece para deixar a maquina, sabedor do fato que aconteceria, nem lá apareceu.... É uma vergonha. Mais lamentar porque. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!

Ver todas as fotos:

Prefeitura de cidade do Sertão gasta mais de R$ 1 milhão com combustíveis


A prefeitura de Riacho dos Cavalos, no Sertão do Estado, gastou mais de 12% da despesa empenhada nos três primeiros meses do ano com combustíveis. O gasto já soma mais de R$ 1 milhão de uma despesa total de mais de R$ 8 milhões.

Apesar de ter uma população de pouco mais de oito mil habitantes, os gastos com combustíveis pela Prefeitura de Riacho dos Cavalos só não é superior na Paraíba, que o da Prefeitura de Campina Grande, que empenhou mais de R$ 3 milhões. Atualmente a cidade é governada pelo prefeito Joaquim Hugo (PP).

A cidade também é uma das que mais compromete sua despesa total com material para manutenção de veículos na Paraíba. 3,73% da despesa total é gasta com o setor. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), foram gastos mais de R$ 300 mil somente nos primeiros meses do Estado com Material para manutenção de veículos.

A despesa com o material para manutenção de veículos pela Prefeitura de Riacho dos Cavalos só não é superior do que o empenhado pelas Prefeituras de Pedras de Fogo e Queimadas.

Também na cidade de Riacho dos Cavalos está a maior porcentagem de gastos com gêneros alimentícios. No total, foram comprometidos 7,32% de uma despesa total de mais

Aniversariantes:


Em Itaporanga  dia 12 de maio de 1979, nasceu Martinier Geraldo, ele mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100009698809318 ou https://www.facebook.com/martinie.geraldo

Edinha Cavalcante nasceu no dia 12 de maio e mora na Rua Coronel João Severino, 05 - Itaporanga. Contatos: (83) 99131-9848 – Email: edinhamfdecoracao@hotmail.com e https://www.facebook.com/profile.php?id=100009643187524

Zêêh Alves nasceu em Itaporanga no dia 12 de maio de 1998, frequentou EEEFM Adalgisa Teodulo da Fonseca e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/josekarlos.alves.39

Simone nasceu em Itaporanga no dia 12 de maio de 1977, estudou na Faculdades Integradas de Patos – FIP e mora em Itaporanga. Contatoos: (83) 99957-2327 e https://www.facebook.com/profile.php?id=100007081211641


Geraneide Feitosa é casada desde 12 de maio de 1974, estudou na Faculdades Integradas de Patos – FIP, é casada desde 12 de maio de 1974 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/geraneide.feitosa

Codinome de Dilma em e-mail secreto era 'Iolanda', dizem delatores

Ex-presidente teria usado a conta para avisar sobre possibilidade de casal de marqueteiros ser preso pela Lava Jato


A ex-presidente Dilma Rousseff teria adotado o codinome "Iolanda" para se comunicar o casal de marqueteiros Mônica Moura e João Santana sobre a possibilidade de que eles fossem presos pela Operação Lava Jato.

As informações são do site da revista Veja desta sexta-feira (12). A informação conta na delação premiada do casal.

“O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo, 10. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois, dia e noite”, teria escrito a ex-presidente ao casal. O "doente" seria Santana, enquanto Mônica seria a "esposa".

Dilma teria ainda feito uma ligação telefônica a Santana, que estava me viagem à República Dominicana, recomendando que o casal se afastasse do país. O marqueteiro estaria com ordem de prisão decretada, segundo relato de Mônica Moura.

Em 22 de fevereiro de 2016, a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Operação Acarajé, cujos principais alvos eram os marqueteiros do PT. De

Nova Presidência da Câmara de Aguiar vem fazendo administração transparente e de investimentos


Há muito não se investe de forma correta nas Casas Legislativas dos municípios da microrregião do Vale do Piancó, o que tem contrastado com a realidade do município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. A nova gestão, que tem como presidente a jovem Vereadora Adelania Paulino, tem causado um verdadeiro impacto administrativo nesse sentido: primeiro pela sua forma transparente de manusear o dinheiro público e depois pelos investimentos que vem fazendo desde o início do ano. A jovem ainda fez questão em destacar logo na primeira sessão do ano, que iria abrir mão das suas diárias que são de direito, e que o recurso que poderia compor as suas receitas, será convertido em benefícios para a Câmara. 

Entre as ações de investimento estão à implantação de sistema de monitoramento de toda a estrutura através de Câmeras e monitores, algo também inovador entre as quase vinte Câmaras Municipais da microrregião do Vale do Piancó. “Com o sistema de monitoramento, podemos evitar furtos, roubos e até acompanhar em tempo real como estão as dependências da Câmara”, pontua a presidente.

Além disso, a Câmara ainda recebeu investimento no sistema de sonorização interno, visando à qualidade no áudio nas sessões e reuniões.

Outra novidade é na transparência das ações da Câmara. A Presidente fez investimento no Portal de Transparência (www.camaraaguiar.pb.gov.br), proporcionando ao cidadão

FADIGA CRÔNICA. NÃO DEIXE O CANSAÇO VENCER A PARADA


Você já viveu um daqueles dias se sentindo tão cansado que não consegue fazer nada, exceto ficar modorrando diante da televisão? Claro, todo mundo fica cansado às vezes, mas se sente revigorado depois de um descanso rápido ou uma boa noite de sono. A fadiga crônica pode e deve ser combatida. Aqui estão algumas sugestões simples porem eficazes.

Se com você os ataques de fadiga ocorrem com mais frequência e duram mais tempo que o normal, você não deve ignorá-los. "Os adultos mais idosos podem se sentir mais fatigados à medida que envelhecem, mas não há nenhuma razão para você perder a batalha contra os processos de fadiga crônica que pouco a pouco se instalam", diz a médica Suzanne Salamon, geriatra do Beth Beth Israel Deaconess Medical Center, instituição afiliada à Harvard University.


Aqui estão alguns sinais indicativos de que você deve levar a sério o seu cansaço:
Incapacidade para desenvolver atividades que você gosta.
Acordar esgotado, mesmo depois de uma boa noite de sono, não se sentindo motivado para começar o dia.
Súbitos ataques de exaustão que desaparecem e depois retornam.
Falta de ar.

Este tipo de fadiga pode afetar sua saúde de muitas maneiras:
Você pode ter menos energia para praticar exercícios físicos.
Você pode ter problemas para se concentrar, ficar alerta e lembrar coisas.
Você pode sentir raiva facilmente e tornar-se socialmente mais isolado.
Em qualquer um desses casos, vale a pena verificar com o seu médico. Fadiga também poder sinalizar uma condição médica. Você deve consultar o seu médico para ver se tem qualquer um dos seguintes problemas:
Anemia. Isso ocorre quando o sangue tem muito poucas células vermelhas do sangue ou essas células têm muito pouca hemoglobina, uma proteína que transporta o oxigênio através da corrente sanguínea. O resultado é uma queda nos níveis de energia.
Doença cardíaca. A doença cardíaca pode fazer com que o coração bombeie o sangue de forma menos eficiente e leve mais fluidos aos pulmões. Isso pode causar falta de ar e reduzir o suprimento de oxigênio para o coração e pulmões, provocando cansaço.


Problemas de sono. A apneia do sono é caracterizada por pausas na sua respiração, muitas vezes durando vários segundos, ou provocando uma respiração apenas superficial enquanto você dorme. É comum entre os adultos mais velhos e aqueles que estão com sobrepeso. Outro problema relacionado ao sono é uma bexiga hiperativa, que força a repetição das visitas noturnas ao banheiro. Qualquer um destes problemas pode perturbar o seu sono o suficiente para deixar você se sentir cansado durante o dia.

Medicação. Certos medicamentos podem fazer você se sentir cansado, como as drogas para pressão arterial, estatinas, antidepressivos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios não esteróides e medicamentos para o resfriado. "As pessoas reagem aos medicamentos de forma diferente e muitas vezes acabam tomando mais remédios à medida que envelhecem", diz a doutora Salamon. Verifique com o seu médico, especialmente se você adicionou um novo medicamento ou recentemente aumentou a sua dosagem. "Às vezes certos medicamentos podem causar fadiga à noite, em vez de durante o dia", diz ela.

Depressão ou ansiedade de baixo grau. As questões de saúde mental muitas vezes drenam os níveis de energia. "Você pode sofrer de depressão ou ansiedade e nem mesmo sabê-lo.

Encefalomielite miálgica / síndrome da fadiga crônica (ME / CFS). Trata-se de um transtorno complexo que causa fadiga extrema inexplicável, que pode piorar após a atividade física ou mental e não melhorar com o repouso. Sua causa é desconhecida, mas pode estar ligada a uma ou mais questões subjacentes.


Algumas maneiras simples de aumentar os níveis de energia para combater a fadiga:
Beba uma xícara de café ou chá. Um pouco de cafeína para começar o dia pode proporcionar um levantamento mental e físico, especialmente se você tiver problemas com a fadiga da manhã.
Saia para uma caminhada de 30 minutos. Se você não pode sair, caminhe no interior de sua casa em etapas de 10 a 15 minutos, duas a três vezes por dia.
Tire um cochilo. Uma sesta depois do almoço pode ajudar a superar o cansaço mais tarde naquele dia. Mantenha cochilos com duração de 20 a 30 minutos. Estudos sugerirem que cochilar por 40 minutos ou mais pode ocasionar o efeito oposto e deixá-lo se sentindo grogue em vez de descansado. Além disso, não cochile no final da tarde ou no início da noite, quando isso pode interferir no seu horário normal de sono.