sábado, 11 de fevereiro de 2017

Jornalistas da Record que investigam Odebrecht são presos na Venezuela

A organização relatou que os repórteres coletavam informações sobre uma ponte construída pela empreiteira brasileira no lago de Maracaibo, em Zulia


Os jornalistas brasileiros Leandro Stoliar e Gilzon Souza, da RecordTV, foram detidos neste sábado (11) pelo Serviço de Inteligência venezuelano no Estado de Zulia, no norte do país, denunciou a ONG Transparência Venezuela.

Eles investigavam as denúncias de suborno por parte da construtora Odebrecht na Venezuela.

"A comissão do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) os deteve e os acompanhou até sua sede em Maracaibo para ter uma entrevista. Ao chegar, tiraram seus telefones celulares. A Transparência Venezuela exige sua libertação", afirmou a ONG em comunicado.

A organização relatou que os repórteres coletavam informações sobre uma ponte construída pela empreiteira brasileira no lago de Maracaibo, em Zulia. Dois ativistas

Hospital de Campina confirma morte nessa tarde de adolescente baleado em Itaporanga

Por Redação da Folha – A assistência social do hospital de trauma de Campina Grande confirmou, à reportagem da Folha, a morte do adolescente Nathan Nogueira da Silva, de 14 anos, no começo da tarde deste sábado, 11.
         
Ferido com três tiros, um dos quais no pescoço, o garoto estava internado no hospital campinense desde a tarde dessa sexta-feira, 10, mas não resistiu. Ele foi baleado por um jovem, até agora não identificado, quando se encontrava ao lado de um amigo próximo ao rio Piancó, trecho que corta o conjunto Chagas Soares, onde residia com um tio.
         
Após ser ferido, o adolescente foi socorrido ao hospital de Itaporanga, mas, em função da gravidade das lesões, foi removido para Campina Grande, mas não teve jeito. Apesar da pouca idade, ele era dependente químico de entorpecentes e costuma frequentar ambientes perigosos e se envolver com gente do crime.
         
A falta de ações públicas de cultura, esporte, educação e inclusão social juvenil nas periferias urbanas é um dos principais fatores que tem levado muitos jovens, especialmente os mais vulneráveis, a entrar muito cedo no mundo das drogas, do alcoolismo e da delinquência.

11 de fevereiro - Aconteceu em Itaporanga


No dia 11 de fevereiro de 1989, a Câmara concedeu “licença”, para tratamento de saúde, por 120 dias, ao vereador Carlos Alberto Ferreira, assumindo o seu lugar, o 1°. Suplente do PDS, Luís Benedito de Oliveira (Seresteiro das antigas que morreu em acidente quando chegava em Itaporanga para as comemorações do sesquicentenário da paróquia). Nessa mesma sessão, a vereadora Josefa Gomes da Silva (Nazinha) requereu ao Prefeito a construção de uma escola, no Sítio Barrocas.

Na sessão do dia 11 de fevereiro de 2006, foi aprovado o Projeto de Lei n°. 55/2006, de autoria do vereador Herculano Pereira Sobrinho, dando à Rua Projetada n°. 33, localizada, no Loteamento Adailton Teixeira, o nome de “Rua José Lúcio dos Santos”. 

Na mesma sessão, o vereador Dr José Valeriano da Fonseca requereu à Mesa da Câmara que enviasse ofício ao Secretário de Segurança Pública e ao Sr. Governador do Estado da Paraíba, solicitando a nomeação e indicação de “Médicos Peritos” para o Hospital Distrital de Itaporanga. Esse pedido do vereador deveu-se ao fato de o Estado haver determinado que os exames cadavéricos deveriam ser feitos em Campina Grande ou João Pessoa. Uma determinação, no mínimo, estranha e irresponsável, porque o defunto era levado, pelos Policiais, mas o regresso, se a família quisesse, que fosse buscá-lo. Ora, muitas das vezes, o extinto passava dois, três ou mais dias, porque os familiares eram pobres e, quando conseguiam trazer seus entes queridos, mediante favores políticos, eles já estavam em elevado estado de decomposição. Atitudes, como essa, só atestam o quanto faz falta uma representação política, responsável e comprometida com os interesses e as necessidades da população. 

O ex-prefeito de Itaporanga, Sebastião Rodrigues de Oliveira faleceu no dia 11 de fevereiro de 1980 e se encontra sepultado no cemitério local.

Adolescente de 17 anos é apreendido com calibre 12 em plena via pública de Itaporanga

Por Redação da Folha – Um adolescente de 17 anos foi apreendido com uma espingarda calibre 12 no final da tarde dessa sexta-feira, 10, durante uma blitz policial no bairro Bela Vista, em Itaporanga.
                
O adolescente, que reside na Rua Brunet Ramalho, no mesmo bairro, estava na garupa de uma moto com a espingarda, comprada por mil reais. Ele pediu uma carona ao condutor da motocicleta para transportar a arma de um local, por traz do colégio Padre Diniz, onde havia escondido a 12, até à sua residência.
                
O jovem não disse o que faria com a arma, mas ele já tem passagem anterior pela polícia, conforme o delegado Glêberson Fernandes, que fez a lavratura do procedimento especial contra o adolescente. Ele foi entregue aos pais para responder em liberdade, mas, posteriormente, poderá sofrer alguma medida socioeducativa por parte da Justiça.
               
O condutor da moto não foi autuado porque ficou esclarecido que ele apenas deu uma carona ao adolescente, conforme o delegado.

Em Itaporanga, Prefeitura chama mais sete candidatos aprovados em concurso

Por Redação a Folha – Em decreto publicado nessa sexta-feira, 10, a Prefeitura de Itaporanga chamou mais seis profissionais aprovados no último concurso municipal, e os convocados terão 30 dias para se apresentarem.
                
Conforme o decreto, foram nomeados como servidores efetivos os concursados: Larissa Ayara Lima de Souza e Damiana Alves de Souza (Monitor). Andrea Bento de Farias, Girlene Francisco da Silva Izidro, Ana Maria Rodrigues de Souza, Maria do Socorro Baião da Silva e Jacob Pereira Neto (Professor).
              
Foi a segunda chamada de concursados esta semana, mas dezenas de aprovados no concurso da Prefeitura realizado no ano passado ainda esperam nomeação, e alguns demonstram contrariedade, porque denunciam que há contratados temporários em seu lugar.

Francisco das Chagas Soares – Sua história de vida

Seu filho, o deputado José Soares Madruga 

Nasceu no dia 11 de fevereiro de 1902, na cidade de Patos, alto sertão paraibano. Foram seus pais: Manoel de Pontes e Maria Soares de Pontes.

Perdeu seu pai aos cinco anos de idade e sua mãe Maria com seus filhos: Joana, Lica, Inácio, Chagas, Alexandrina e João, passaram a viver sob a proteção do seu pai e avô, o patriarca Major João Soares (Papai Velho).

Em 1911, o velho João adquiriu os direitos de compra e venda da Fazenda Cardoso, que ainda hoje continua sendo patrimônio da família Soares. Chegando ao Sítio Cardoso e com a posse da terra, a família começou os trabalhos na agricultura sob a orientação do seu pai avô, homem enérgico e de personalidade marcante.

Chagas Soares em 1915, aos 13 anos de idade, começou a trabalhar como agricultor para ajudar nas despesas de casa. Poucos anos depois, com muito sacrifício e ajudado pelo avô, conseguiu entrar no comércio, no ramo de tecidos. Com seu tino administrativo e comercial, mascateava pelos municípios circunvizinhos, tornando-se amigo da população por onde comercializava.

Em 21 de dezembro de 1928, casou-se com Dona Ana Loureiro Soares (Yaiá), com quem teve seis filhos: Diva, Madruga, Antônio, Rita, Paulo e Geraldo.
Em 1940, seu avô Major João Soares morreu no Cardoso com 97 anos de idade. Dois anos depois (1942), pensando na educação dos seus filhos, resolveu morar em Misericórdia, hoje Itaporanga.

Continuou com suas atividades na agricultura e no comércio. Como agricultor, fez muitos campos de experimentos de algodão, orientado pelos engenheiros da Fazenda Veludo e da EMATER.

Em Itaporanga, foi alto comerciante no ramo dos tecidos. Homem de fé inabalável, com a família ia às missas dominicais e às demais cerimônias religiosas. Participava das festas alusivas à Paróquia e trabalhou muito em campanhas filantrópicas em companhia dos párocos, seus amigos e admiradores.

Foi militante político, homem de caráter, conquistou grandes amizades com sua lealdade e fidelidade partidárias, coisa bastante rara nos dias de hoje. Em 1960, foi eleito vice-prefeito de Itaporanga, na chapa encabeçada por Dr. Francisco Clementino de Carvalho (Dr. Paizinho). Chegou a assumir a Prefeitura, período em que se envolveu com problemas do município, mas procurando resolvê-lhos sempre tudo a contento.

Destacou-se como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Como político, levou seu filho Soares Madruga a se candidatar em 1974 para Deputado Estadual. Foi articulador político da campanha de Madruga. Neste mesmo período, no mês de julho de 1974, ainda no hospital, pois acabara de passar por uma cirurgia, recebeu emocionado Paulo e Idalva que acabaram de se casar e foram pedir a bênção ao pai, que entre lágrimas e risos os abençoou, rezou e pediu a Deus pela felicidade do casal.

Faleceu em João pessoa aos 72 anos, no dia 23 de novembro de 1974, poucos dias depois da eleição de Madruga. Horas antes de morrer viu recompensado todo o seu trabalho, com a vitória do filho, eleito Deputado Estadual. Ao receber a notícia do resultado das urnas, deixou transparecer em seu semblante a alegria e a certeza do dever cumprido.

Deixou seis filhos e onze netos. Seu corpo foi sepultado na cidade de Itaporanga, terra que tanto amava e dela, muito se orgulhava.

A família Soares fundou e mantém na Fazenda Cardoso, uma espécie de museu onde estão expostas algumas relíquias históricas da família. Já que o poder público nada fez ou fará para preservar a história e a cultura de nossos antepassados, a família tomou essa bela e digna alternativa, pois jamais devemos esquecer as nossas origens e a memória de nossos entes queridos. De parabéns toda a família Soares e principalmente quem concebeu esta tão brilhante ideia.

No retorno às suas atividades, Câmara do Caiana aprova três matérias importantes

Por Redação do Folha – Presidida pelo vereador Marcos de Chico Dezinho (foto), a Câmara Municipal de São José de Caiana retornou às suas atividades ordinárias e fez sua primeira sessão da nova legislatura na noite dessa sexta-feira, 10, quando foram aprovadas três importantes matérias para a população local.
            
Inicialmente, os vereadores apreciaram e aprovaram um Projeto de Lei do executivo que adéqua o salário dos professores municipais ao novo Piso Nacional do Magistério, que aumentou para R$ 2.875,03. A boa notícia para o magistério local vem exatamente com o início do ano letivo.
            
A Câmara também aprovou, por unanimidade, dois requerimentos de autoria do vereador-presidente Marcos dirigidos à Prefeitura: um dos requerimentos solicita do prefeito a elaboração de um calendário de pagamento do funcionalismo municipal para que, conforme o vereador, os servidores do município possam saber com antecedência o dia que vão receber seus salários e programar seus compromissos.
            
O outro requerimento do vereador Marcos de Chico Dezinho solicita da Prefeitura a canalização de um esgoto na saída da cidade para Bonito de Santa Fé. O pedido do parlamentar mirim atende a necessidade da população moradora da área e ele espera atenção do prefeito para com o problema.
            
Feliz com o grande comparecimento público à Câmara, Marcos finalizou a sessão agradecendo a todos os presentes e mostrando sua disposição, como presidente, de trabalhar, junto com seus pares, para fazer um parlamento produtivo e voltado aos interesses do povo, com discussão e aprovação de matérias de interesse popular.

Filho adolescente é suspeito da morte de PM e de sua mulher, mortos a facadas

O subtenente era lotado no 19° BPM (Copacabana) e estava na corporação há 28 anos


A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) informou que um dos suspeitos de matar a facadas um PM e a sua mulher, nesta quinta-feira (9), em Santa Cruz, é filho do casal.

Segundo informações do Dia, o policial Marcos César Tahadt, de 50 anos, e sua esposa, Raphaela de Farias Guimarães, de 32 anos, foram encontrados mortos em casa, no Cesarão, no bairro da Zona Oeste.

De acordo com as investigações, há três adolescentes com idades entre 15 e 16 anos, além de um homem, de 21 anos, identificado como Fagner Felix da Silva Lima, envolvidos no crime. Todos foram autuados em flagrante por homicídio e por roubo.

Notícias ao Minuto

Empresário natural de Diamante usa raios solares para gerar energia em sua fábrica, na Capital


O empresário Humberto Mangueira, natural de Diamante (PB), inova e larga na frete como a primeira fábrica metal mecânica da Paraíba a gerar energia a partir de raios solares.

O empresário investiu na aquisição de uma usina fotovoltáica, que usa o sol como fonte principal para gerar energia elétrica para abastecer a fábrica de peças mecânicas (METALPIL).

A energia gerada pelas placas fotovoltaicas é enviada para um equipamento chamado inversor, o mesmo converte a energia em corrente alternada 380 volts, por se tratar de um ambiente de grande consumo a energia é trifásica, no empreendimento possui grandes máquinas com torno CNC, máquinas de corte de aço, máquina de solda industrial entre outros.

A empresa que executou a instalação foi a i9 Engenharia Brasil também de propriedade de um empresário natural da cidade de Diamante, e o projeto é um dos maiores da Paraíba no

Estiagem leva agricultor de cidade do Sertão a optar por avicultura com orientação da Emater


A estiagem que se prolonga no semiárido tem levado agricultores familiares a mudar de atividades, como foi o caso do Sr. José Alves de Almeida, do Sítio Tapera, em Cajazeinhas, no Sertão, que para isso vem contando com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB). A avicultura alternativa é uma das escolhas que estão dando oportunidade de renda.

Com instalações construídas aproveitando materiais encontrados na própria propriedade rural e construídos de forma rústica, cada lote é ocupado por 200 aves criadas em sistemas semi-intensivo. Os frangos passam o dia soltos, pastando gramínea nos piquetes, e à noite são recolhidos para a instalação. O agricultor já trabalha há dez anos com avicultura alternativa.

Os recursos para a implantação do projeto de avicultura são do Pronaf B, obtidos com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), por intermédio da Emater e o Agroamigo (BNB). O agricultor comercializa a sua produção diretamente com os consumidores, mas está sendo

Aniversariantes do Dia:



Sieudo dos Santos nasceu no dia 11 de fevereiro de 1979, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100003000395431

Marcos Antonio nasceu no dia 11 de fevereiro de 1982 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100012767341458

Ingrid Rodrigues nasceu no dia 11 de fevereiro de 1999, é Casada com João Paulo Silva desde 3 de dezembro de 2016 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004072008165

Fernanda Moreira nasceu no dia 11 de fevereiro de 1997, é casada com Arllysson Neves desde 21 de novembro de 2012 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/fernanda.moreira.31924?fref=ts

Lucia Maria nasceu no dia 11 de fevereiro de 1962 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100008263066663


Celia Brasilino nasceu no dia 11 de fevereiro de 1951 e mora em Brasília-DF - https://www.facebook.com/celia.brasilino.3

Imagem Forte: Homem é acusado de estuprar cadela no Sertão da PB


A protetora de animais em Cajazeiras, Cleo Moura usou sua página em uma rede social nessa quarta-feira (8), para denunciar abuso a animais. Segundo ela, uma cadela foi violentada sexualmente na Zona Norte de Cajazeiras.

Cleo Moura revelou que o suposto abusador sofre de problemas mentais, e vem abusando de cadelas constantemente e até matando os animais.

No final do ano passado uma cadela foi resgatada onde passou por exames que confirmaram os abusos sexuais, sendo que devido a violência praticada o animal teve que ser sacrificado.

Foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia da cidade de Cajazeiras. Nessa quarta-feira, um grupo de protetores se reuniram na Praça do Leblon, no centro da cidade para discutir a problemática.

Veja Postagem:

Prefeitura de Piancó anuncia que não vai realizar tradicional Carnaval da cidade; saiba mais

O carnaval de Piancó é conhecido pela energia contagiante de sua folia de rua


O prefeito da cidade de Piancó Daniel Galdino, em entrevista "Prestando Contas" dos seus primeiros 30 dias de gestão, nesta quinta-feira (09), numa emissora de rádio local, abordou vários temas relacionados à gestão e questionado sobre a realização do Carnaval de Rua patrocinado e organizado pelo Município, o prefeito disse que a cidade está impossibilitada de fazer gastos com festas e vai dá prioridades a outros assuntos a exemplos da saúde, questão hídrica, salários, etc.

O TCE orientou os prefeitos a não fazer despesas
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, reiterou, na sessão ordinária do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (08), os termos da recomendação expressa que a Corte de Contas fez, por meio da Circular 007/2017, alertando os prefeitos dos 223 municípios paraibanos sobre os cuidados que devem observar ao promoverem festividades financiadas com recursos públicos. O alerta foi encaminhado a todas as prefeituras em 12 de janeiro passado.

Diante da decisão do prefeito - elogiada por muitos cidadãos -, ficou a responsabilidade

DOUTOR, O CASO É SÉRIO? O DIFÍCIL MOMENTO DO ANÚNCIO DE UMA DOENÇA GRAVE


Um soco na cara para o paciente e, às vezes, um teste de controle emocional para o médico: o anúncio de uma doença grave é o momento determinante da relação médico-paciente.

Por Pascale Senk – Le Figaro

«A sensação de se jogar do topo de uma montanha », «de que um alçapão se abriu sob meus pés »… Assim qualificam este momento especial aqueles que receberam o diagnóstico de uma doença grave, quando seu médico lhes disse, no devido tempo, o conteúdo da informação. «De repente, a ameaça de morte na qual nunca pensamos se torna tangível », explica uma paciente que passou pela experiência.

Mas há também outras formas… Por um longo tempo, elas não pouparam os pacientes. A jornalista Marie-Dominique Arrighi, com diagnóstico de câncer de mama, contou em “K, histoires de crabe”  (Editora Bleu Autour) como, por telefone, seu oncologista lhe contou «é positivo», ela teve que traduzir esse «dialeto específico » e compreender que, na realidade, as análises de sua biópsia tinham sido muito ruins. «O pior, foi a falta de clareza », diz Véronique, paciente diagnosticada em 2010. «A falta de clareza do radiologista antes dos resultados da biópsia,  a falta de clareza da ginecologista que me disse: “É o que temíamos.” Paradoxalmente, comecei a respirar quando o cirurgião, que parecia seguro de si, me disse de modo claro: “Vou retirar esse câncer e tudo vai dar certo.”»

Uma vida fraturada
As situações temidas (anúncio por telefone ou dado como uma bomba entre duas portas, no corredor de um hospital, em público…), tão prejudiciais para o relacionamento do paciente com seus médicos, suscitaram a partir de 1998, a criação bastante formal de uma «Consulta do Anúncio» enquadrada por recomendações específicas (ela deve durar um tempo mínimo de 45  minutos, ser seguida por uma entrevista com uma enfermeira…). Se grandes progressos nesta área devem ser louvados, a verdade é que este anúncio coloca cada um de nós face às questões existenciais.

Os médicos, em primeiro lugar: seus conhecimentos técnicos, tão intensamente assimilados durante longos anos de estudos parecem ser apenas um aspecto de seu ofício. Poucas atividades profissionais enfrentam diariamente este outro desafio: o de ser  portavoz de uma ameaça de morte. «Os médicos recebem alguns diagnósticos que são como uma bomba em suas mãos, diz a psicanalista Martine Ruszniewski (autora junto com Gil Rabier de “L'Annonce. Dire la maladie grave, (Éd. Dunod). Eles devem estar cientes que detêm uma informação que vai trazer muita dor à vida de alguém. Sua competência deve ser preenchida de humanidade e se trata de estabelecer um encontro.»

Banir o pessimismo
De seu lado, o Dr. Laurent Puyuelo, médico oncologista especializado em cirurgia da mama e ginecologista perto de Toulouse, por ter observado muito seus mestres mandarins fazê-lo, conseguiu realizá-lo um dia. «Tratava-se de uma paciente de 14 anos de idade, que se chamava Ophélie e sofria de um tumor ovariano extremamente grave… Eu tinha que lhe dizer, ele lembra. Não consegui dormir por várias noites e então comecei a escrever tudo o que me vinha à mente sobre os tipos de anúncios». O «muito emocional »,  que erra e se transforma em um fiasco, «o artístico», quando efetuamos no «piloto automático»… Toda essa galeria de “Consultas de Anúncios” se transformou em um livro original e sensível, publicado em 2011 (“Cancer du sein, un médecin à l'épreuve de l'annonce” - Editora Érès). «Todo mundo está à beira do precipício», ele resume. No primeiro momento , os familiares vieram apoiar o paciente,  às vezes desmoronam antes dele; ou outras crises estouram: como duas irmãs que desabam diante de sua mãe doente, do casal que desmorona… «É preciso saber estar a par de cada situação e oferecer apoio, ele acredita. Sempre somos capazes de encontrar o fio de esperança que mudará tudo.»

O pior de tudo, é o pessimismo exibido pelos médicos, confirmam os pacientes. Em um estudo realizado durante três anos por uma equipe de hematologistas, uma paciente solicitou: «Os hematologistas deveriam permanecer atentos quanto aos relatórios do diagnóstico e riscar a palavra “infelizmente” de seu vocabulário. O meu continha três. Como manter a moral em face de tanto pessimismo?» Muitos especialistas da psique acreditam também que, renascida graças ao câncer, a dimensão existencial do anúncio – que também é encontrado nos diagnósticos de infertilidade, de esquizofrenia ou de Alzheimer – nos coloca sobre um verdadeiro problema social: Por que não estamos mais familiarizados, antes mesmo que a doença chegue, com a ideia da nossa própria mortalidade?

Entenda as diferenças entre o veganismo e o vegetarianismo

Nos últimos anos, houve um aumento significativo de adeptos de ambas as práticas


A preocupação crescente com a saúde, o meio ambiente e o respeito aos direitos dos animais, faz com que o cuidado com a alimentação seja tratado com cada vez mais atenção. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, são mais de 15 milhões de pessoas que não consomem carne, conforme atestou pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2012. Porém, dentro desse universo que ganha cada vez mais adeptos existem certas divisões e terminologias que diferenciam as práticas de cada grupo. E a principal delas é: Quais as diferenças entre um vegano e um vegetariano?

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, a principal diferença entre as duas práticas é que o vegetariano não consome carne, mas ainda tem em seu cardápio alimentos de origem animal, como o ovo e o leite. “Já os veganos excluem da dieta todo e

WhatsApp cria nova verificação e recurso pode deletar contas

A novidade, que foi anunciada nesta quinta-feira (09), foi criada para que a segurança seja maior


O WhatsApp agora apresenta uma verificação em duas etapas. Porém, isso pode fazer com que a conta - ou algumas mensagens - seja deletada. As informações são do G1. 

A novidade, que foi anunciada nesta quinta-feira (09), foi criada para que a segurança seja maior. Assim que a atualização for instalada, todas as vezes em que seja associado um número de telefone ao app, o usuário precisará colocar um código de seis dígitos, escolhido por ele previamente. Além disso, a verificação atual, onde um código é enviado para um telefone, continua valendo. 

Apagar contas
Quem escolher essa dupla verificação precisa ficar atento. Como lembra o G1, as regras da nova ferramenta podem fazer com que a desativação do recurso ou a não inserção da senha deletem mensagens ou, em casos mais graves, apaguem a conta. Isso porque o app pede que seja cadastrado um e-mail no caso do usuário esquecer a senha. 

Quando o usuário não se lembra da password, a verificação da identidade é feita através do correio eletrônico indicado. Entretanto, se o e-mail não estiver cadastrado, é preciso

Juíza pede perdão e apela a Temer em decisão: 'ao mestre com carinho'

"Magistrado não pode se trancar em seu gabinete e ignorar a indignação popular", escreveu a juíza em texto sobre nomeação de Moreira Franco


A Justiça Federal do Rio de Janeiro vetou, mesta quinta-feira (9), a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Getal da Presidência, após ação aberta na 6.ª Vara Federal no Estado. Ainda hoje, a Advocacia-Geral da União havia anunciado que derrubada de decisão que determinou afastamento do peemedebista do cargo. As informações são do Estadão.

Na decisão, a juíza Regina Coeli Formisano afirma que um “magistrado não pode se trancar em seu gabinete e ignorar a indignação popular” para acolher a ação popular contra Moreira.

“Peço, humildemente perdão ao Presidente Temer pela insurgência, mas por pura lealdade as suas lições de Direito Constitucional. Perdoe-me por ser fiel aos seus ensinamentos

MIA TEM A NATUREZA EXIBICIONISTA, E QUANDO ALGUÉM A CHAMA NA WEBCAM, ELA FAZ UM STRIPTEASE E FICA NUA NUMA BOA. CONFIRA FOTOS E VÍDEOS NO SEXY CLUBE.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10 de fevereiro - Aconteceu em Itaporanga


O décimo primeiro presidente da AMVAP, foi o prefeito de Curral, Velho, Manoel Felisberto Gomes Barbosa, mais conhecido por Betão, que administrou a associação do dia 10 de fevereiro de 1999 a 4 de julho de 2000.

No dia 10 de fevereiro de 2007, a Câmara aprovou o Decreto-Legislativo n°. 01/2007, concedendo o título de “Cidadão Itaporanguense” ao Sr. Francisco Pedro da Silva, proposto pelo vereador Joaquim Salviano da Silva. 

Governo e associações anunciam fim de motim dos PMs no ES

A volta das atividades está prevista para 7h deste sábado (11), em todos os batalhões e quarteis


Associações de policiais militares e o governo do Espírito Santo entraram em acordo para o final do movimento que mantém há uma semana PMs e bombeiros militares fora das ruas. No documento, fica prevista a volta das atividades às 7h deste sábado (11), em todos os batalhões e quarteis.

O governo estadual não atendeu ao pedido de reajuste salarial, mas ficou de apresentar uma proposta no final de abril deste ano, caso a apuração das contas públicas e os resultados fiscais do Estado permitam. Este índice também seria oferecido a outras categorias do serviço publico estadual.

A proposta não extingue os 703 inquéritos militares abertos contra os PMs amotinados por crimes de revolta, como apontado pelo secretário de Segurança Pública do Espírito Santo,

Chuvas no Vale do Piancó - Fotos


FORTES CHUVAS NA REGIÃO FAZEM O RIO PIANCÓ COM GRANDE VOLUME D’ÁGUA, A PAISAGEM VERDE E O POVO CHEIO DE ESPERANÇAS.

Nesta madrugada de sexta-feira, dia 10 de fevereiro, as chuvas caíram de forma mais intensas. Em 08 de janeiro de 2016, o Rio Piancó colocava uma grande enchente após fortes chuvas que caíram na região de Conceição, Ibiara e Diamante. Depois de 13 meses e dois dias, a enchente voltou, mudando completamente o cenário do local.

Há mais de 15 dias, a região vem sendo umedecida com as poucas chuvas que caem sobre o solo, e as paisagens já não estão mais com aparências de cinzas, o marmeleiro da caatinga já tem folhas verdes, assim como a jurema que aparenta nunca ter sofrido com a falta d'água.

Nesta madrugada de sexta-feira, dia 10 de fevereiro, as chuvas caíram de forma mais intensas, formando uma lamina fluvial sobres as principais cabeceiras que deságuam no

Promotoria expede recomendação para coibir venda ilegal de gás de cozinha, em Aguiar


A Promotoria de Justiça de Piancó expediu, nesta terça-feira (7), recomendação para coibir a venda irregular de gás liquefeito de petróleo (GLP) - também conhecido popularmente como “gás de cozinha” - feita por estabelecimentos comerciais e por particulares, no município de Aguiar (a 425 quilômetros de João Pessoa.

Ao Município, foi recomendado que exerça o seu papel de polícia para proibir a venda ilegal desse produto, aplicando aos infratores as punições administrativas previstas, como multas e interdição dos estabelecimentos.

Já às polícias civil e militar e ao Corpo de Bombeiros foi recomendado que apurem se bares, postos de gasolina, supermercados e mercadinhos da cidade estão cumprindo as exigências legais para a revenda de GLP.

A promotoria também expediu recomendação aos proprietários de estabelecimentos comerciais apontados nos autos para que eles se abstenham de comercializar o produto de maneira contrária ao previsto na legislação em vigor.

Todos têm 30 dias para comprovar junto à promotoria o cumprimento da recomendação ministerial. “A recomendação busca essencialmente proteger os cidadãos dos riscos que

Corpo de ibiarense levado por correnteza é encontrado em trecho do rio Piancó

Por Redação da Folha – O corpo do idoso José Pedro da Silva, de 69 anos, foi encontrado sem vida por populares em trecho do rio Piancó no município de Ibiara, no final da manhã desta sexta-feira, 10.
                
Morador da Rua João Siríaco, em Ibiarinha, bairro de Ibiara, o idoso desapareceu durante a noite dessa quinta-feira, depois que foi até o rio Piancó, que cruza a cidade, olhar a enchente provocada pela grande chuva que caiu sobre o município ibiarense.
                
Segundo informações, o aposentado teria se desequilibrado e caído dentro do rio, sendo levado pela correnteza e terminou se afogando. Um pouco distante dali,  ele foi encontrado quase doze horas depois e já sem vida. Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado a Patos para exame cadavérico e, em seguida, será entregue à família para o sepultamento.

Adolescente de 14 anos sofre três tiros em Itaporanga e seu quadro clínico é gravíssimo

Por Redação da Folha  - O adolescente Nathan Nogueira da Silva (foto), de 14 anos, foi ferido com três tiros de revólver no começo da tarde desta sexta-feira, 10, quando se encontrava sob uma árvore à margem do rio Piancó, trecho que passa próximo ao conjunto Chagas Soares.
                
O adolescente estava conversando com um colega, quando um jovem, ainda não identificado, chegou ao local a pé e disparou três vezes contra o garoto, fugindo em seguida em direção ao rio. Com um ferimento no pescoço, no tórax e em um dos braços, a vítima foi socorrida ao hospital de Itaporanga e, depois, removida ao trauma de Campina Grande, mas seu quadro clínico é gravíssimo.
                
Filho de itaporanguenses, o adolescente nasceu em Brasília, mas atualmente vivia com um tio na rua principal do conjunto Chagas Soares. Na noite dessa quinta-feira, ele chegou a ser conduzido para a delegacia de Itaporanga por policiais militares, depois de ser encontrado na casa onde um homem armado foi preso, depois de disparos contra uma residência, no bairro Bela Vista.
                
O amigo da vítima, que presenciou o crime, foi levado à delegacia para prestar maiores esclarecimentos como testemunha sobre o fato: ele falou os traços físicos do acusado, mas disse que não sabia de quem se tratava. “Ele chegou, mandou eu levantar a camisa para saber se eu estava armado e, depois, atirou em Nathan, acusando ele de ter atirado em uma casa, e fugiu descendo a barreira do rio”, comentou a testemunha. 

Foto de Donald Trump com roupão 'viraliza' na internet

O magnata voltou a ser vítima das montagens feitas pelos internautas


A Internet descobriu uma fotografia de Donald Trump em roupão e não perdoou - 
A Internet descobriu uma fotografia de Donald Trump em roupão e não perdoou - Confira as melhores montagens © ALL RIGHTS RESERVED - REDDIT

Depois de modificarem a imagem de Trump enquanto tentava abrir uma caneta, agora chegou a vez de uma fotografia antiga do presidente dos Estados Unidos, onde ele aparece apenas de roupão deitado sobre sua cama.

O fórum online reddit voltou a atacar com as famosas batalhas de photoshop, e divulgaram mais de 60 montagens feitas com esta imagem de Donald Trump.

Alguns dos resultados são divertidíssimos e viralizaram na rede.

Notícias ao Minuto

Vale do Piancó: Reparos em Rodovia facilita acidente e por pouco não se transforma em tragédia, em Boa Ventura


Um grave acidente foi registrado no início da noite desta quarta-feira (08), na Rodovia PB-386, na altura da ponte do Riacho de Bruscas, extrema com o perímetro urbano do município de Boa Ventura, sentido Diamante.

De acordo com as informações de populares, um agricultor identificado pelo nome de Gilvan, teria capotado por três vezes, após perder o controle da Caminhonete D-20 que estava carregada com sacos de batata doce. Em cima do veículo, ainda estavam os ajudantes, e um deles, o filho do motorista, que foi socorrido em estado grave de saúde.

Ainda segundo as informações colhidas, o trecho onde Camionete capotou está em reforma e não possui sinalização, e no momento do acidente, começava a chover, que pode ter dificultado a visibilidade da pista.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Diamante que contou com o apoio de outras bases.

DOL

Veja a modelo apontada como a nova Gisele Bündchen

Fernanda Liz é a nova queridinha de Paulo Borges, organizador da SPFW


Conheça a modelo apontada como a nova Gisele Bündchen - A paulista Fernanda Liz é dona de um corpo considerado mais definido e curvilíneo, diferente do padrão mais magro comum apresentado nas semanas de moda. Paulo Borges, organizador da São Paulo Fashion Week, aposta na modelo como o novo padrão de beleza na moda. © REPRODUÇÃO / INSTAGRAM FERNANDALIZ_OFFICIAL

Ela é loira, tem olhos verdes e 60kg muito bem distribuídos em 1,80m. Trata-se da modelo paulista Fernanda Liz, considerada a "nova Gisele Bündchen" por ninguém menos que Paulo Borges, organizador do São Paulo Fashion Week (SPFW).

Fernanda foi comparada a übermodel pelo corpo curvilíneo e escultural, diferente do padrão mais magro comum apresentado nas semanas de moda pelo mundo.

Recentemente, a top posou de topless em um ensaio sensual para a conceituada revista francesa "Lui".

Vagas para Secretária e Designer Gráfico são oferecidas por duas empresas em Itaporanga

Veja os requisitos mínimos a serem atendidos, abaixo


Duas empresas estão oferecendo vagas de empregos na cidade de Itaporanga. A primeira é para Secretária, na loja de veículos Itaporanga Automotores e a segunda é para Designer Gráfico para uma Agência de Comunicação que se instala na cidade.

Secretária - Fazer a parte administrativa da loja e também auxiliar nas vendas, que saiba ao menos guiar moto, tenha experiência em informática, nação de veículos.

Os interessados deverão procurar o proprietário Isaac Carvalho na Loja, ou entrar em contato através do numero 83 99988-8887.

Designer Gráfico – Irá desenvolver projetos gráficos para criação de identidade visual de peças de comunicação, experiência como designer, criação e desenvolvimento de layout (fachadas, banner, envelopamento de carros, etc.), desenvolvimento e acompanhamento de redes sociais. Conhecimento em CorelDRAW, Photoshop e Illustrator para desenvolvimento de site. Os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp 99311-9505.

DOL

Voo de RJ para SP decola com saída de emergência 'inoperante'

"Fiquei imóvel até a aterrisagem", conta passageira que estava na aeronave da Latam


Uma passageira que estava a bordo de um voo da Latam que seguia do Rio de Janeiro em direção a São Paulo nesta terça-feira (7), divulgou nas redes sociais que mostrava que um cartaz com os dizeres "saída inoperante" foi colado nas saídas de emergência na central do avião.

De acordo com o G1, a coordenadora de marketing Ana Luiza Xavier disse que percebeu os papéis colados nas saídas de emergência assim que embarcou.

"Eu já tenho medo de avião, quando vi a plaquinha ficou aquela discussão na minha cabeça : saio do avião ou não? Acabei ficando", contou. "Eu também não perguntei (sobre o problema), fiquei imóvel até a aterrisagem", completou.

A coordenadora de marketing também afirmou que abriu uma reclamação da Latam e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que ainda não recebeu resposta.

Em nota, a companhia aérea declarou que "está apurando o ocorrido".


Notícias ao Minuto

Consulta pública em Piancó atrai mais de cem representantes de dez municípios do Alto Sertão

A consulta pública realizada na tarde da última quarta-feira (8) em Piancó, no Alto Sertão paraibano, foi, até o momento, a que atraiu o maior número de participantes da sociedade para opinar sobre as prioridades no Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para este ano de 2017. Representantes da sociedade de dez municípios do Vale do Piancó lotaram o auditório do Tribunal do Júri Desembargador Antônio do Couto Cartaxo, do Fórum de Piancó.

No total, foram 113 representantes dos municípios de Coremas, Pedra Branca, Nova Olinda, Igaracy, Aguiar, Emas, Olho D'Água, Catingueira, Santana dos Garrotes e Piancó. O recorde de participantes até então era do município de Princesa Isabel, que havia reunido em novembro do ano passado 91 pessoas na Câmara Municipal da cidade.

O evento de Piancó foi presidido pelo 2º-subprocurador-geral de Justiça, Valberto Cosme de Lira, e coordenado pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB,

Agricultores paraibanos têm descontos de até 95% na liquidação de dívida rural

A informação é do coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) na Paraíba


Os agricultores paraibanos com dívidas rurais contraídas no período do ano de 2002 a 31 de dezembro de 2011 poderão ser beneficiados com a Lei de Renegociação de Dívidas Rurais (Lei 13.340, de 28 de setembro de 2011), que permite a sua liquidação com descontos que podem chegar a 95% sobre o saldo devedor.

A informação é do coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) na Paraíba, Francisco das Chagas Pereira, lembrando que o Estado conta com mais de 432 agricultores com contratos de forma individual ou coletiva.

Ele adiantou que estes agricultores, mesmo que estejam inadimplentes ou inseridos no cadastro da Dívida Ativa da União, serão beneficiados e, para tanto, devem acessar o site do Programa Geral da Fazenda Nacional (PGFN), imprimir o boleto e, por fim, se dirigir à sua agência do Banco do Brasil ou Banco do Nordeste, a fim de efetuar o pagamento. O beneficio vai até 30 de setembro de 2017.

A regulamentação da Lei de Renegociação de Dívidas Rurais representa a oferta de oportunidades para restaurar a capacidade produtiva dos agricultores, com foco na geração

Há exatos 13 meses, Rio Piancó volta a colocar enchente após fortes chuvas na região


Em 08 de janeiro de 2016, o Rio Piancó colocava uma grande enchente após fortes chuvas que caíram na região de Conceição, Ibiara e Diamante. Depois de 13 meses e dois dias, a enchente voltou, mudando completamente o cenário do local.

Há mais de 15 dias, a região vem sendo umedecida com as poucas chuvas que caem sobre o solo, e as paisagens já não estão mais com aparências de cinzas, o marmeleiro da caatinga já tem folhas verdes, assim como a jurema que aparenta nunca ter sofrido com a falta dagua.

Nesta madrugada de sexta-feira, dia 10 de fevereiro, as chuvas caíram de forma mais intensas, formando uma lamina fluvial sobres as principais cabeceiras que deságuam no Rio Piancó, especificamente na área que passa pelos municípios de Ibiara, Diamante e Boa Ventura, descendo no sentido Itaporanga.

Uma expectadora do fenômeno natural, que estava nesta manhã no beiço do rio, gritou em alto som “Graças a Deus”, outra completou dizendo “Bom é Deus, que quando manda, é pra todo mundo”.

Com a cheia que o Rio Piancó coloca desde as primeiras horas desta sexta-feira, a

Com gritos de 'mito', Bolsonaro é recebido por multidão na Paraíba


Uma figura controversa e polêmica que arranca aplausos e vaias ao mesmo tempo. Aos gritos de “mito”, o deputado federal Jair Bolsonaro foi recebido na tarde desta quarta-feira (08) no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, por um grupo de simpatizantes, membros de organizações políticas e religiosas, que o aguardavam no saguão de desembarque. Ainda no aeroporto, o deputado fez um discurso, fez promessas para as eleições de 2018 e foi ovacionado pelo público.

Bolsonaro, que teve um desempenho pífio na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, já iniciou uma campanha pelo país em busca de apoio para as eleições do próximo ano.

O parlamentar está na cidade para participar de um evento, onde vai proferir palestra no período da noite.

Acompanhado do seu filho, Eduardo Bolsonaro, e cercado por muitos militantes, Bolsonaro, que é pré-candidato a presidente da República em 2018, discursou para o público e agradeceu a recepção calorosa de Campina Grande.

Jair cumpre agenda na cidade e ainda essa semana estará na Capital paraibana.

Primeirasnoticias

Idoso morre afogado com enchente no Rio Piancó, em Ibiara

O homem tinha problemas mentais e era viciado em álcool


Um homem, de aproximadamente 65 anos, identificado por “Pelado”, entrou no Rio Piancó, no final da noite desta quinta-feira (9), na cidade de Ibiara (PB) e morreu afogado. O fato ocorreu no momento em que o rio descia com águas, no exato momento em que chovia forte no município.

De acordo com informações de populares, que estavam no local olhando a cheia, o homem mergulhou nas águas e desceu na correnteza. Ele ainda teria pedido socorro às pessoas que se encontravam no local, que teriam usado uma corda, mas não conseguiram retirar o homem das águas.

O corpo da vítima foi encontrado no início da manhã desta sexta-feira (10), nas proximidades do sítio Santa Maria, zona rural de Ibaira.

Ainda de acordo com informações de populares, o homem tinha problemas mentais e era viciado em álcool.

Vale do Piancó Notícias

Confira as previsões para as finanças em fevereiro, segundo seu signo

Veja como será sua vida financeira neste mês, segundo os astros


Os astros podem fazer muitas revelações sobre sua vida pessoal, incluindo a financeira. Confira as previsões de Barbara Abramo para seu signo na questão financeira, segundo o UOL.

Áries (21/03 a 20/04)
Aguarde surpresas, revisões nas parcerias e contratos, que devem ser feitos, de preferência, na primeira quinzena. Entre os dias 10 e 12 você terá vibrações positivas. A segunda quinzena está especialmente favorável a treinamentos e descobertas. Melhores dias para finanças: 3, 11, 14, 17, 20, 22 e 23.

Touro (21/04 a 20/05)
Este mês é ótimo financeiramente para os taurinos. Neste mês, as competições estão favoráveis, bem como promoções. As finanças podem ser equilibradas a partir do dia 18. Melhores dias para finanças: 4, 8, 13, 14 e 21.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
O mês está favorável a colheitas e reafirmação das capacidades, como estudos e novos

Choveu forte em 10 municípios do Vale: em Ibiara e distrito de Conceição, chuva passou dos 120 mm

Por Redação da Folha – A chuva caiu forte em dez municípios regionais entre a noite da quinta e a madrugada desta sexta-feira, 10. A boa precipitação em três cidades ribeirinhas fez o rio Piancó tomar um bom volume d’água em alguns dos seus trechos, especialmente entre Ibiara e Boa Ventura.
                
Em Ibiara, por exemplo, a chuva foi de 123 mm, a maior dos últimos seis anos no município. Também choveu forte em Diamante (45 mm) e Boa Ventura (45,5 mm). Na cidade de Conceição, a chuva foi de, apenas, 4 mm, mas no distrito de Mata Grande e em outras áreas rurais do município a precipitação passou dos 120 mm, conforme informações da Emater regional.
                
Boa chuva também em Santana dos Garrotes, com 59,6 milímetros, e Pedra Branca, onde a precipitação foi de 61. Já em Nova Olinda, a chuva chegou a 45,5 mm e o açude tomou alguns centímetros de água. Já em Santana de Mangueira, choveu 66,7. 
                
Em Curral Velho, a chuva alcançou 27,8 milímetros, enquanto em Olho D'água a chuva chegou a 25. Já nos demais municípios regionais, as precipitações foram menos intensa ou não choveu. Em Itaporanga, apenas um chuvisco na cidade, mas, em algumas áreas rurais do município, a chuva foi boa. A previsão é de mais chuvas para as próximas horas e dias no Vale.

Eclipse lunar e passagem de cometa poderão ser observados nesta 6ª

Fique por dentro dos fenômenos que vão atrair olhares para o céu na noite desta sexta e início de sábado


Dois fenômenos astronômicos poderão ser observados na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado: um eclipse penumbral da Lua e a passagem do cometa 45P- Honda-Mrkos-Pajdusáková.

Por volta das 20h desta sexta, parte da Lua vai ficar com menos brilho por conta da sombra da Terra. O eclipse lunar será visível em grande parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental.

"O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", conta Sandra dos Anjos, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Já o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková deverá passar pela órbita da Terra logo nas primeiras horas deste sábado.

Segundo o UOL, não é preciso se desesperar, pois não se trata de um meteoro prestes a colidir com o planeta. A Nasa afirmou que o cometa deverá passar a uma distância de

Vale do Piancó: Professores da rede municipal de Santana de Mangueira participam de Planejamento; saiba mais


A Rede Municipal de Ensino de Santana de Mangueira (PB), promoveu seu planejamento para o início do ano letivo 2017, logo nos primeiros dias do mês de fevereiro. O intuito maior foi fazer a preparação de todos os professores e novos gestores escolares, que terão a missão de oferecer uma educação com qualidade para todos os seus alunos.

Na oportunidade, estiveram presentes no evento as novas Secretárias Municipal de Educação e Administração, Maria Norma Pereira e Patricia Inácio respectivamente, além do Secretário adjunto Leandro, e a Coordenadora pedagógica Ângela Maria, que abriu os trabalhos.

Para Maria Norma, o momento é de suma importância para a sua nova missão. “Estamos vivendo novos desafios, e quero parabenizar todos os envolvidos por estar participando do planejamento, com reuniões e treinamentos visando o ano letivo de 2017. Estamos bastante otimistas, será mais um ano de conquistas na Educação”, comentou.

As reuniões de planejamento aconteceram na Escola Francisco Braga, no centro da cidade, onde todos os participantes foram recepcionados com um coffee break. A prefeitura já mandou fazer os últimos reparos nas escolas e creche para receber os alunos.

DOL