sábado, 14 de janeiro de 2017

Presos invadem pavilhão rival no maior presídio do Rio Grande do Norte

Há separação entre presos de facções criminosas entre os pavilhões


Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do Rio Grande do Norte, começaram uma rebelião na tarde deste sábado (14).

De acordo com o coordenador da administração penitenciária, Zemilton Silva, a rebelião é de "grandes proporções", informou o G1.

De acordo com a publicação, houve invasão de presos do pavilhão 1 no pavilhão 5. Há separação entre presos de facções criminosas entre esses dois pavilhões.

A repórter Michelle Rincon, da Inter TV Cabugi, informou que há fumaça dentro do pavilhão, além de barulho de tiros e quebra-quebra.

Noticias ao Minuto

Fenômeno: NASA encontra buraco enorme na superfície do Sol

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO) fez uma imagem animada do fenômeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol

   
Os astronautas da NASA detectaram um buracão que se estende pela superfície do Sol e lança partículas de vento em direção à Terra a alta velocidade.

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), sonda espacial da NASA que realiza pesquisas da superfície da estrela, fez uma imagem animada do fenômeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.

Segundo os cientistas, a tempestade magnética poderá exercer impacto significativo sobre os satélites e a rede elétrica. Esse fenômeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia. Com informações do Sputnik Brasil.


Notícias ao Minuto

Julia Mende de Sousa


A segunda pessoa em Itaporanga, que recebeu uma homenagem em vida, foi a Professora Julhinha, a primeira, foi o ex-prefeito Francisco Clementino de Carvalho, mas conhecido como Dr. Paizinho, que administrou a cidade entre os anos de 1960 a 1963.

Filha de Antônio Firmino de Sousa e Raimunda Mendes Brasil, Julia Mendes de Sousa Sinfronio nasceu no dia 14 de janeiro de 1942, no distrito de São José de Lagoa Tapada, município de Sousa, na Paraíba. Mas todos a chamam carinhosamente de Julinha.

Veio estudar em Itaporanga em 1954, ainda adolescente, com apenas 12 anos, pois seus pais já moravam em São José de Caiana, na época distrito de Itaporanga. Julinha e algumas amigas, estudavam e moravam no Internato das Irmãs Carmelitas, hoje o Colégio Padre Diniz. Ela era a caçula de todas.

Fez o curso de Licenciatura Plena em Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da cidade de Cajazeiras. Foi diretora fundadora da Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonsêca, cargo que assumiu no dia 28 de março de 1981. Nos anos de 2001 a 2004 foi secretária municipal de educação, em Itaporanga, onde implantou, na rede municipal, a segunda fase do Ensino Fundamental (na época, da 5ª a 8ª série). Coordenou um Curso de Capacitação de Professores do Ensino Infantil, promovido pelo MEC, em 2002, envolvendo 19 municípios, com professores das cidades de Emas até Conceição.

Casada com o ex-vereador e agropecuarista Djaci Sinfrônio, Julia Mendes é mãe de três filhos: Helenlucy, que a exemplo da mãe, também é professora; Karla Jane, empresária do ramo de bebidas finas e doces e Francisco Sávio Mendes Sinfronio, professor e químico da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Julinha, aposentada, recebeu em vida uma homenagem, emprestando seu nome a Banda Marcial Julia Mendes, da qual é responsável pela sua fundação. Mas ela, apesar de morar em Itaporanga a sessenta e um anos ainda não foi agraciada com o “Titulo de Cidadã Itaporanguense”, embora alguns parentes seus, já tenham passado pela câmara municipal, a exemplo de seu marido, Dejaci Sinfrônio (Deja); Emídio Alves; Herculano Pereira; Audiberg e Ubiramar Pitas, ex-vereadores e que nunca atentaram para este fato. Mas julinha por amor a essa terra, e os serviços que têm prestados a educação, se considera uma Itaporanguense nata.

Polidores da Pedra - Volume III
Paulo Rainério Brasilino

Há um ano o Brasil chorava a morte de Shaolin

Comediante morreu cinco anos depois de um grave acidente de carro que o tirou dos palcos.

    
Jéssica Costa (especial para o Jornal da Paraíba)

 Shaolin ao lado do irmão, Francisco Jozenilton Veloso, que lembra com saudade do artista
“Para mim, Shaolin foi um pai, um mestre, um professor e meu coração. Ele foi tudo na minha vida pessoal e profissional. Representou tudo para mim e para minha família”. Foi com essa frase que Joverlaine Veloso, irmão de Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido como Shaolin, lembrou a morte do comediante, que completa um ano neste sábado (14). No entanto, a ausência de Shaolin nos palcos já durava cinco anos, quando sofreu um acidente de carro em 2011.

Hoje quem segue os passos do artista é o filho Lucas Veloso, de 20 anos. Apesar da marca deixada pelo pai, ele fala que não quer "ser o segundo Shaolin, mas quero ser o primeiro Lucas Veloso”. E o talento está na carga genética da família: Lucas em seu primeiro papel como ator na novela 'Velho Chico' já garantiu uma indicação de 'ator revelação' no Programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Além disso, ele também faz shows de comédia em várias cidades da Paraíba.

Embora Shaolin tenha ficado cinco anos acamado, depois de um acidente de carro em 2011, na cidade de Campina Grande, todos torciam pela recuperação dele. Na época do

Prefeito Daniel Galdino faz visita ao presidente do TCE-PB e busca orientações para o início do mandato em Piancó


Trilhando o caminho da eficiência e correção no trato com a coisa pública, faz bem o prefeito Danial Galdino (PSD), do município de Piancó, em buscar orientações e conselhos junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para bem gerir os destinos daquele município e povo. 

Para tanto, Daniel esteve nesta sexta-feira (6) fazendo uma visita ao presidente em exercício da Corte de Contas, conselheiro André Carlos Torres Pontes, que também é relator da Auditoria Operacional do TCE-PB. O encontro, segundo o gestor piancoense, foi "bastante positivo". Daniel anunciou, na oportunidade, que novidades chegarão em breve ao município.

Rpscom

Gracyanne mostra a lingerie pra Belo


Gracyanne Barbosa não é uma das famosas mais seguidas no Instagram à toa. Em foto publicada na noite dessa quinta-feira (12), a musa apareceu com uma lingerie fio dental muito sexy. Apaixonada, ela dedicou o post ao marido Belo: “Amor, te dedico. Tudão #vempracasa #bumbumnanuca #casamentoblidado”, escreveu. Será que ele curtiu a surpresa?


Com Tião Lucena

Ivete Sangalo arrasa com shortinho e decote em show de Léo Santana

Cantora fez uma participação especial no evento ‘Baile da santinha – Verão’ em Salvador, na Bahia

Ivete Sangalo e Léo Santana em show em Salvador, na Bahia (Foto: André Muzell/ Brazil News)

Ivete Sangalo arrasou na madrugada deste sábado, 14, com um shortinho jeans e uma blusa decotada. O look que valorizava suas curvas foi escolhido pela cantora para se apresentar ao lado de Léo Santana. Ivete fez uma participação especial no “Baile da santinha – Verão” em Salvador, na Bahia. O evento é o ensaio de Leo para o carnaval baiano.

Nos bastidores, Ivete Sangalo fez a alegria dos fãs ao posar para fotos. “Gigante Léo Santana, amei o nosso encontro. Que vibração mais especial dessa galera! Ivetinha santinha quebrando tudo! Você é demais!”, disse Ivete em seu perfil no Instagram. “‘Baile da Santinha’ com a participação mais do que especial da minha amiga Ivete Sangalo. Maravilhosa é ela!”, escreveu Léo em seu perfil na rede social após o show.

O ex-boxeador Popó, que estava bem acompanhado, foi ao evento que contou, ainda, com show da dupla Simone e Simaria.

Novo Mais Educação beneficia 59 mil alunos do Ensino Fundamental na Paraíba

O programa é uma estratégia do MEC que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.


O programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria nº 1.144/2016 do Ministério da Educação (MEC) e regido pela Resolução nº 5/2016 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), beneficiará 59 mil alunos de 395 escolas da Paraíba. O programa é uma estratégia do MEC que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

“Este programa vem para reforçar a política de acompanhamento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com foco em intensificar a prática pedagógica objetivando um maior desempenho dos alunos, pois essas são disciplinas essenciais que servem como base para as demais”, destacou Marta de Medeiros, gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Em 2017, o programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos

Até que enfim, boas notícias quanto à conclusão da adutora Nova Olinda/Itaporanga

Por Redação da Folha – Cerca de 40 homens estão trabalhando nos ajustes finais da adutora que transportará água de Nova Olinda para Itaporanga. Depois de oito meses de obra, finalmente os 30 quilômetros de encanamento ficarão prontos para receber água nesta segunda-feira, 16, mas um novo teste de tubulação deverá ser realizado somente dois ou três dias depois, segundo informações obtidas pela Folha neste sábado, 14.
                 
No primeiro teste, realizado há pouco mais de três semanas, foram detectados vazamentos por falhas de aderência na transição entre os tubos de aço e os de PVC, que ficam subterrâneos nos trechos de entrada das propriedades rurais, ocorrendo a necessidade da construção de 150 caixas de acoplagem, o que atrasou a obra em cerca de 20 dias, mas o serviço já está sendo finalizado.
                
O transformador que vai alimentar o sistema de captação e bombeamento d’água também já foi instalado na barragem. Com o novo teste, que deverá ser feito a partir, provavelmente, da próxima quinta-feira, a construtora espera que a água chegue finalmente à caixa da Cagepa em Itaporanga e seja distribuída para a cidade, mesmo sem tratamento. Mas há quase um ano sem água nas torneiras, a população conta os dias para aliviar o terrível sofrimento humano a que foi submetida por falta de ação governamental a tempo de evitar o colapso.
                
A intenção é distribuir água bruta para aliviar a situação caótica em que vive a população urbana local até a montagem e funcionamento da estação de tratamento d'água, que será instalada na área de propriedade do DER, a cerca de um quilômetro da caixa de armazenamento e distribuição, mas ainda não há data prevista para o início do funcionamento da estação. Foto: no final da manhã deste sábado, um dos grupos de trabalhadores da obra é fotografado montando uma das últimas 20 caixas de acoplagem para finalizar a adutora.

Novo piso dos professores é publicado no DOU


O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União, a portaria que estabelece o reajuste de 7,64% no piso salarial dos professores. Com a mudança, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. O aumento foi anunciado ontem (12) pelo governo.

De acordo com a portaria, o novo valor começa a valer a partir de 1º de janeiro deste ano. O piso salarial dos docentes é ajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais.

Embora menor do que o reajuste determinado pelo governo no ano passado, a alteração no piso supera a inflação de 2016, que fechou o ano em 6,29%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Agência Brasil

MS libera mais de R$ 3,2 mi para melhoria da atenção domiciliar para Piancó e outras 5 cidades da PB

Segundo o Ministério da Saúde, Areia vai receber R$ 480 mil; Caaporã R$ 480 mil; Cajazeiras R$ 672 mil; Pedras de Fogo R$ 480 mil; Piancó R$ 480 mil; e Sousa R$ 672 mil


Os municípios paraibanos de Areia, Caaporã, Cajazeiras, Pedras de Fogo, Piancó e Sousa vão receber, juntos, mais de R$ 3,2 milhões em recursos do Ministério da Saúde para melhorias na atenção domiciliar.

Segundo o Ministério da Saúde, Areia vai receber R$ 480 mil; Caaporã R$ 480 mil; Cajazeiras R$ 672 mil; Pedras de Fogo R$ 480 mil; Piancó R$ 480 mil; e Sousa R$ 672 mil.

Os recursos serão empregados na melhoria de ação das equipes de atenção domiciliar, que são voltadas ao atendimento de pacientes tratados dentro das próprias residências. 

Governo garante que PB está fora da área de alerta para febre amarela; veja mais sobre a doença


A Paraíba está fora da área de alerta para febre amarela. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicando que no Estado não há circulação do vírus causador da doença, como vem ocorrendo em outros Estados, como é o caso de Minas Gerais. As regiões de risco são determinadas pelo Ministério da Saúde, baseado na circulação do vírus entre os habitantes locais. 

De acordo com o MS, a recomendação de vacinação nas áreas não endêmicas continua a mesma: toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar, segundo nota divulgada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo enviada mensalmente para todo o país. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina porque não existem vírus circulando, ou seja, não são áreas endêmicas.

O Ministério da Saúde divulgou também a lista dos municípios endêmicos que pode ser

Aniversariantes do Dia:


O itaporanguense João Dehon Fonseca, filho de Totinha e Dazinha, nasceu no dia 14 de janeiro de 1949. Dehon é casado e mora em Campina Grande - https://www.facebook.com/joaodehonfonseca ou (83) 98803-7997

Jose Silva nasceu no dia 14 de janeiro de 197, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/araujoeventos.silva

Cleonilda Tomaz nasceo em 14 de janeiro de 1979, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/cleonilda.tomaz

Cris Silva nasceu no dia 14 de janeiro de 1991, é casada desde 27 de abril de 2007 - https://www.facebook.com/cristiane.salviano.180

Lurdinha Araújo nasceu no dia 14 de janeiro e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/lurdinha.araujo.946


Demógenes Cabral nasceu no dia 14 de janeiro de 1969 é dono da phoenix, provedor da internet e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/demogenes.cabral

Rodrigo Prudêncio nasceu no dia 14 de janeiro de 1990 e mora em Guarulhos-SP - https://www.facebook.com/rodrigo.prudencio.37?lst=100005580150419%3A100003327191503%3A1484408739

Bhrêndìínha Gomes (Brenda Gomes) nasceu no dia 14 de janeiro de 1999 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/brenda.kelly.944?lst=100005580150419%3A100003287252304%3A1484408936 ou https://www.facebook.com/brenda.kelly.944

Mayanne Araújo nasceu no dia 14 de janeiro de 2000 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/mayane.araujo.165

Lurdinha Araújo nasceu no dia 14 de janeiro e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/lurdinha.araujo.946

Pablo Rodolfo nasceu no dia 14 de janeiro de 1987 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/pablo.rodolfo.77


Jorge Rios nasceu no dia 14 de janeiro de 1984 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/JorgeSRios

Sertão: Seis pessoas da mesma família ficam gravemente feridas após acidente


Um grave acidente deixou seis pessoas da mesma família gravemente feridas na manhã desta sexta-feira (13) no Sertão do Estado. Um carro capotou na PB-393, entre as cidades de Cajazeiras e São João do Rio do Peixe.

O veículo teria tentado desviar de uma carreta, mas foi fechado na rodovia e o condutor teria perdido o controle e capotado às margens da rodovia. No carro estavam dois homens, uma mulher, dois adolescentes e uma criança.

Os ocupantes do carro foram socorridos por terceiros e pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Cajazeiras. Estavam no veículo pai, mãe e quatro filhos, de acordo com informações.

O pai da família, de 44 anos, passou por tomografia e segue sem risco de morte. Já a sua esposa, de 43 anos, e um jovem que não teve idade divulgada não teve ferimentos graves. A adolescente, de 17 anos, também passou por tomografia e segue com quadro estável. Um menino de 10 anos segue estável e consciente também depois de passar por tomografia.

O caso mais grave é do adolescente de 13 anos, que passou por procedimento cirúrgico. De acordo com informações, seu quadro de saúde é considerado gravíssimo.

Segundo informações iniciais, o veículo pertence a um morador de Uiraúna e retornavam

Festa de São Sebastião no Distrito Palestina, em Santana dos Garrotes: PROGRAMAÇÃO!


O Distrito de Palestina, em Santana dos Garrotes está vivenciando sua festa de padroeiro, o grande mártire São Sebastião, por isso toda comunidade tem a honra de convidar você e toda sua família para compartilha juntos esse momento espiritual e também de confraternização com todas as famílias.

Programação:
TEMA: NO TESTEMUNHO DE SÃO SEBASTIÃO CANTEMOS AS MARAVILHAS DO SENHOR EM MARIA

Dia: 10 abertura ás 6:00 alvorada festiva e as 19: hs aCelebração da Santa Missa Celebrante Padre Joãozinho

Dia: 11 ás 18:hs oficio dos Mártires celebrado pelascatequizados e as 19:00 hs celebração da Novena

Dia: 12 ás 18:00 hs terço Maria passa na frente rezado pelas as crianças da iniciação cristã e as 19:00 hscelebração da novena

Dia: 13 ás 18:00 hs terço da misericórdia rezado pelas adolescente do grupo COM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES e as 19:00 hs celebração da novena

Dia: 14 ás 18:00 hs oficio de Nossa Senhora com os jovens e as 19:00 hs celebração da novena

Cochilo pós-almoço é remédio para o cérebro, aponta estudo

"Sesta" beneficia sobretudo as pessoas idosas

   
Uma hora de soneca depois do almoço pode ser um verdadeiro remédio para o cérebro, principalmente para os idosos, revelou um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA.

A famosa "sesta", o breve descanso da tarde de origem espanhola, traz vários benefícios à saúde, incluindo mais clareza nos pensamentos, melhor desenvolvimento nas funções cognitivas do cérebro e aumento da capacidade da memória.

A pesquisa, publicada na revista "Journal of the American Geriatrics Society", avaliou 2974 chineses com mais de 65 anos. Cerca de 60% deles tiravam um cochilo médio de 60 minutos. Para o estudo, os participantes respondiam a perguntas como: "que dia é hoje?" e "em qual estação do ano estamos?". Além disso, tiveram de resolver equações simples de matemática, memorizar palavras e copiar desenhos geométricos.

Aqueles que cochilavam depois do almoço apresentaram resultados melhores em relação aos que não dormiam nada. No entanto, o melhor desempenho foi registrado entre os

Atentado à bala: secretário municipal de Santana dos Garrotes presta queixa à polícia


Por Redação da Folha – O secretário municipal de Infraestrutura de Santana dos Garrotes, conhecido popularmente como Júnior Passos, procurou a delegacia de Piancó, na tarde desta sexta-feira, 13, para prestar queixa à polícia acerca de um atentado à bala contra sua residência durante a madrugada.

Segundo as informações relatadas, provavelmente dois homens em um moto e armados com uma espingarda aproximaram-se da residência do secretário e disparam um tiro contra a janela do quarto onde ele estava com a família, inclusive uma criança pequena.


O tiro quebrou o vidro da janela, mas não atingiu nenhuma dos ocupantes da casa. A família dormia no momento do fato.  O secretário deu mais detalhes da ocorrência à Polícia Civil, que vai abrir inquérito para apurar o caso.

AS AVÓS COLOCAVAM AZEITE DE OLIVA NAS TANGERINAS (A VELA PERFEITA)


A atmosfera invernal é otima quando se pode desfrutar do calor e passar o tempo em casa com nossos amigos ou parentes. O que há de melhor, de fato, que uma bebida quente sentado confortavelmente no sofá batendo um bom papo, enquanto se congela lá fora? No inverno a casa tém algo de íntimo que transmite segurança, ainda melhor se a gente a torna quente e acolhedora, com alguma decoração caseira. Pense nas velas: basta acender uma aqui e uma alí e rapidamente se cria uma atmosfera confortável e relaxante.

Embora no mercado tenha vela de cada tipo, você pode criá-las com suas próprias mãos, para realizar uma criação original e para testar a sua habilidade. Nas próximas linhas vamos explicar como criar velas com tangerina e cascas de ovo, consequentemente, de graça. Para realizar estes dois experimentos basta pouco, mas o resultado é garantido: vamos obter, de fato, velas muito originais que irão dar à casa um toque de calor que irá torná-la ainda mais acolhedora.

1. Velas com tangerinas
Agora vamos ver como fazer velas com tangerinas. Primeiro pegue uma tangerina com uma faca e faça um corte ao meio, depois separe as duas metades de casca da polpa e coloque-as de lado.

Agora temos duas metades: pegue aquela com o pecíolo, que funcionará como pavio da vela e despeje um pouco de azeite. Na parte superior da outra metade da casca, em vez,

Em Itaporanga, vereadores ainda nem iniciaram trabalho e já vão receber 1º salário e com aumento

Por Redação da Folha - A nova legislatura da Câmara de Itaporanga começou no último dia primeiro, mas o trabalho parlamentar propriamente dito ainda não foi iniciado. O legislativo municipal está de recesso desde meados de dezembro do ano passado e só voltará às suas atividades ordinárias em fevereiro.
                
No entanto, mesmo ainda não tendo iniciado suas atividades legislativas, os vereadores de Itaporanga, empossados no último dia primeiro de janeiro, já vão receber seu primeiro subsídio do ano a partir do próximo dia 20 e, provavelmente, com aumento.
                
A remuneração dos vereadores no ano passado era de 6.300 reais mensalmente, mas eles podem receber este ano, se houver dinheiro disponível, até 8 mil reais, conforme a margem de aumento aprovada pela própria Câmara. No entanto, o legislativo poderá não ter recursos suficientes para pagar todo esse reajuste, sem contar que o subsídio do presidente da Câmara é duplicado.
                
Conforme um dos parlamentares mirins ouvidos pela Folha, a partir deste mês haverá aumento do repasse financeiro para Câmara, mas o dinheiro não dará para pagar um reajuste expressivo. “Acho que haverá aumento em nossos subsídios, mas talvez de apenas uns 300 reais ou pouco mais do que isso”, comentou o vereador.

NIEGE MENEGAT


É UMA LOIRINHA ESCULTURAL QUE JÁ TRABALHOU NO MERCADO FINANCEIRO, MAS A SUA MELHOR APLICAÇÃO PODE SER APRECIADA NA REVISTA SEXY.

A ninfeta Niege Menegat peladinha numa praia paradisíaca.

NIEGE MENEGAT / 26 ANOS, GAÚCHA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Motociclista bate em carro; 'voa' contra caminhão e fica em pé

"Pensei que não ia andar mais, que tinha quebrado tudo", disse a vítima


Motociclista bate em carro; 'voa' contra caminhão e levanta© Reprodução / Facebook
Na tarde desta quarta-feira (11), um motociclista de 18 anos foi arremessado a cerca de dez metros de distância contra um caminhão após bater em um carro, em Bragança Paulista (SP).

Incrívelmente, a vítima, de 18 anos, saiu praticamente sem ferimentos, com apenas um dedo e o pé quebrado.

Segundo informações do G1, a câmera de segurança de uma borracharia flagrou o momento da colisão. Nas imagens, o motociclista atinge uma caminhonete prata, que saía de uma vaga. Com a força do impacto, o jovem é arremessado contra o vidro de um caminhão, que está parado logo a frente.

"Pensei que não ia andar mais, que tinha quebrado tudo, uma pancada muito forte, sem palavras, parece cena de filme", contou Michael Silva de Aquino, que foi socorrido,

Lava Jato tem fila de espera por delação premiada em 2017

Tratativas para novos acordos de colaboração premiada estão suspensas, desde dezembro


Uma fila de candidatos a delatores aguarda a oficialização dos acordos de delação premiada e leniência fechados entre a Odebrecht e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Todas as tratativas para novos acordos de colaboração premiada estão suspensas, desde dezembro.

A lista de candidatos a delator que já iniciaram conversas com advogados reúne o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o marqueteiro do PT João Santana, o lobista Adir Assad, e executivos das empreiteiras Mendes Júnior, Galvão Engenharia, Delta e EIT.

Todos são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros que buscam uma redução de pena, nos processos do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba - onde estão os casos de alvos sem foro privilegiado. São candidatos a virarem réus confessos e colaboradores das investigações, em troca do benefício.

O PT é um dos principais alvos de três candidatos a delatores da fila: o casal João Santana e Mônica Moura e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Responsáveis pelas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, e de

Prefeito de Piancó nomeia mais um secretário, mas ainda falta oficializar outros dois auxiliares

Por Redação da Folha – Foi publicada nesta sexta-feira, 13, a portaria assinada pelo prefeito de Piancó, Daniel Galdino, nomeando mais um secretário municipal, na verdade uma secretária: a ex-vereadora Antônia Regina Barbosa Cabral, conhecida como Peta, vai ocupar a pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania.
                
Mas faltam ser publicados os nomes dos novos secretários de mais duas pastas, uma delas Agricultura, que será comandada pelo agropecuarista Djane Fábio, que tem atuação profissional no sítio Junco.
                
A outra secretaria é a da Cultura, que ainda não tem nome indicado. Articulações de bastidores estão ocorrendo para que seja definido o novo ocupante da pasta, mas a definição deverá ocorrer em pouco tempo.

Febre amarela: 152 municípios estão em alerta; veja lista

Quintuplicaram casos investigados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais

   
Após novos óbitos possivelmente causados por febre amarela, o governo de Minas Gerais amplia o alerta de emergência para 152 municípios, nesta sexta-feira (13). Trinta pacientes hospitalizados com sintomas da doença na rede pública faleceram nos vales do Mucuri e do Rio Doce. Dez deles tiveram a causa da morte apontada como febre amarela. Foi divulgado ainda que 21 cidades já têm notificações da enfermidade.

A análise de material dos enfermos está sendo feita pela Fundação Ezequiel Dias. Segundo o jornal Estado de Minas, em menos de cinco dias, quintuplicaram os possíveis casos de febre amarela investigados pela Secretaria de Saúde. O número de pessoas que podem ter contraído a doença, estimado em 23 no início da semana, passou para 110. A possibilidade de epidemia, no entanto, foi descartada pela Vigilância e Proteção à Saúde.

Confira os 152 munícípios que estão em estado de alerta

Unidade Regional de Saúde: Coronel Fabriciano - 35 municípios:
Açucena
Antônio Dias

Prefeito de Catingueira decreta estado de calamidade administrativa e emergência


A edição do Diário Oficial do município de Catingueira, da última segunda-feira (09/01), trouxe a publicação do decreto 05/ 2017 que dispõe sobre a decretação de estado de calamidade administrativa no âmbito do Poder Executivo Município de Catingueira por 180 dias.

O decreto assinado pelo prefeito Dr. Odir Borges (PMDB) suspende todos os pagamentos de empenhos oriundos do exercício anterior, excetuando-se a folha de pagamento pessoal, encargos sociais e repasses, durante a vigência do decreto, a contar da sua publicação, visando analisar individualmente os efetivos cumprimentos dos objetos dos contratos administrativos firmados pela gestão anterior, bem como a regularidade da constituição das referidas despesas. 

Também foi criada “a Comissão Especial de auditória interna, composta por 5 (cinco) membros, a serem nomeadas pelo prefeito mediante portaria”, a qual deverá apresentar um relatório acerca da auditoria realizada no âmbito do Poder Executivo Municipal. (documento abaixo)

O prefeito também decretou estado de emergência, também por 180 dias, em virtude da estiagem que atinge o município, autorizando a convocação de voluntários, para reforçar as

Os 10 aparelhos que mais energia gastam mesmo estando desligados!


Você sabia que muitos  eletrônicos, mesmo desligados, podem gastar energia se estiverem conectados à tomada?Por isso, desconectar o aparelho da corrente elétrica ajuda a economizar dinheiro e proteger o meio ambiente. Você sabia que muitos  eletrônicos, mesmo desligados, podem gastar energia se estiverem conectados à tomada?

Por isso, desconectar o aparelho da corrente elétrica ajuda a economizar dinheiro e proteger o meio ambiente. Sabemos que o aquecimento global é um problema de grande escala e que deve ser combatido. No entanto, uso de notebook, carregador de celular e de videogames ligados o dia inteiro na tomada é bastante comum em nossa sociedade, e isso contribui para aumentar o consumo de energia, além de contribuir para as mudanças climáticas do planeta..

Portanto, é um mau costume deixar os aparelhos conectados à tomada. Sendo assim, a culpa não é apenas dos automóveis e grandes fábricas. Sem saber, muitos de nós estão desperdiçando energia elétrica, pagando um alto preço por isso.

Saiba quais são os dez aparelhos que mais consomem energia quando estão "apagados", ou seja, desligados no botão liga/desliga, mas conectados à tomada:

1. Computador
Hoje muita gente prefere o nootebook, mas o computador de mesa ainda é muito usado em

Viúva volta a cobrar solução para caso de duplo homicídio em Igaracy e teme impunidade

Por Redação da Folha – Desde que seu marido foi executado brutalmente a tiros, em 17 de setembro de 2015, no sítio Macacos, município itaporanguense, onde tinha uma propriedade, a viúva Rita Maria Coelho, que reside em Igaracy, peregrina por delegacia, fórum e Ministério Público de Itaporanga na luta para que o crime não fique impune, mas, até agora, conforme ela, o caso ainda não foi esclarecido.
            
Além do seu marido, o agricultor Cícero Pompeu da Costa (foto), então com 35 anos, uma outra pessoa foi morta junto com ele, um idoso, Pedro Cândido, que testemunhou a perseguição e morte de Cícero e foi executado também. “Como é que pode duas pessoas serem mortas há 1 ano e quatro meses e não haver solução para o crime, como se fossem dois bichos mortos?”, questionou a viúva, ao cobrar agilidade da Justiça e empenho da polícia durante contato com a redação da Folha na manhã desta sexta-feira, 13.
            
“Acho que, se fossem duas pessoas familiares de autoridades, gente de prestígio na política ou na Justiça, o caso já estaria solucionado”, desabafou a viúva, ao informar que o

Dados na banda larga fixa serão limitados ainda este ano, diz ministro

Ministro Gilberto Kassab afirmou que a regulamentação será feita no segundo semestre deste ano

   
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a regulamentação que estabelecerá um limite de dados na banda larga fixa será feita até o segundo semestre de 2017. A afirmação foi feita durante uma entrevista do ex-prefeito de São Paulo ao Poder360.

De acordo com o Tecmundo, Kassab disse que a medida vai ser benéfica para o setor, sobretudo para o usuário de internet. "O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha para que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços", disse o ministro.

Kassab disse também que haverá um período de adaptação depois que o limite de consumo for estabelecido.


Notícias ao Minuto

Julia Mendes de Sousa


A segunda pessoa em Itaporanga, que recebeu uma homenagem em vida, foi a Professora Julhinha, a primeira, foi o ex-prefeito Francisco Clementino de Carvalho, mas conhecido como Dr. Paizinho, que administrou a cidade entre os anos de 1960 a 1963.

Filha de Antônio Firmino de Sousa e Raimunda Mendes Brasil, Julia Mendes de Sousa Sinfronio nasceu no dia 14 de janeiro de 1942, no distrito de São José de Lagoa Tapada, município de Sousa, na Paraíba. Mas todos a chamam carinhosamente de Julinha.

Veio estudar em Itaporanga em 1954, ainda adolescente, com apenas 12 anos, pois seus pais já moravam em São José de Caiana, na época distrito de Itaporanga. Julinha e algumas amigas, estudavam e moravam no Internato das Irmãs Carmelitas, hoje o Colégio Padre Diniz. Ela era a caçula de todas.

Fez o curso de Licenciatura Plena em Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da cidade de Cajazeiras. Foi diretora fundadora da Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonsêca, cargo que assumiu no dia 28 de março de 1981. Nos anos de 2001 a 2004 foi secretária municipal de educação, em Itaporanga, onde implantou, na rede municipal, a segunda fase do Ensino Fundamental (na época, da 5ª a 8ª série). Coordenou um Curso de Capacitação de Professores do Ensino Infantil, promovido pelo MEC, em 2002, envolvendo 19 municípios, com professores das cidades de Emas até Conceição.

Casada com o ex-vereador e agropecuarista Djaci Sinfrônio, Julia Mendes é mãe de três filhos: Helenlucy, que a exemplo da mãe, também é professora; Karla Jane, empresária do ramo de bebidas finas e doces e Francisco Sávio Mendes Sinfronio, professor e químico da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Julinha, aposentada, recebeu em vida uma homenagem, emprestando seu nome a Banda Marcial Julia Mendes, da qual é responsável pela sua fundação. Mas ela, apesar de morar em Itaporanga a sessenta e um anos ainda não foi agraciada com o “Titulo de Cidadã Itaporanguense”, embora alguns parentes seus, já tenham passado pela câmara municipal, a exemplo de seu marido, Dejaci Sinfrônio (Deja); Emídio Alves; Herculano Pereira; Audiberg Alves e Ubiramar Pitas, ex-vereadores e que nunca atentaram para este fato. Mas julinha por amor a essa terra, e os serviços que têm prestados a educação, se considera uma Itaporanguense nata.

Polidores da Pedra - Volume III
Paulo Rainério Brasilino

Teste de vacina contra câncer de mama tem resultado positivo

Sucesso da vacina é um grande passo para a imunoterapia

   
Uma vacina que tem como objetivo ajudar o sistema imunológico a reconhecer e a combater um dos genes associados à progressão e ao mau desenvolvimento do câncer de mama resultou positiva, segura e eficaz.

Pesquisadores do hospital Moffitt Cancer Center, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma vacina que estimula o sistema imunológico a atacar a proteína HER2, gene que se expressa entre 25% e 30% dos cânceres de mama, nas células afetadas pelo câncer. Segundo a revista científica "Clinical Cancer Research, no qual o estudo foi publicado, em 13 das 54 mulheres que realizaram o teste com a droga, ela conseguiu com que a doença regressasse antes do seu estágio inicial, um grande passo para a imunoterapia.

Nas 13 pacientes, a vacina teve uma resposta completa, ou seja, o câncer não foi mais identificado em amostras retiradas por procedimentos cirúrgicos. A maior eficácia foi em mulheres com carcinoma ductal, um dos tipos mais comuns de câncer.

Além disso, cerca de 80% das pacientes avaliadas teve uma resposta imunológica positiva

Santana dos Garrotes: Diferente das demais cidades do seu porte no Vale, inicia gestão com obras


O prefeito de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, José Paulo Filho, anunciou que estará assinando neste Sábado (14/01) a partir das 8:30 da manhã a Ordem de Serviço para pavimentação de duas ruas no centro da cidade.

As primeiras ruas contempladas com o calçamento, serão a Antonio Teotônio e Deputado Soares Madruga, que á mais de trinta anos os moradores sonham com esse benefício, que garantirá melhor mobilidade para essas comunidades, amenizando anos de sofrimento com a lama e a poeira.

“Estou muito feliz, mesmo com a crise que afeta o pais, por estar realizando esta obra que irá trazer melhorias para as pessoas que vivem naquelas ruas. O sofrimento que elas passam tanto nos dias de sol com a poeira tanto nos dias de chuva com a lama terá fim com a conclusão da obra”, afirmou o Prefeito Zé Paulo.

Para o Secretário Junior Passos, os investimentos em infraestrutura que a prefeitura realizou na gestão passada no município e continuará na gestão do atual prefeito Dedé é importante para que a cidade cresça de forma estruturada.

“A obra que se inicia nessas ruas neste sábado (14) é prova da seriedade e

TAL TIO, TAL SOBRINHO: Zé e Beijinha são líderes absolutos de falta no Senado e na Câmara Federal


O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) liderou o ranking de faltas da bancada paraibana na Câmara Federal em 2016. De acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco, das 94 sessões de votação realizadas no ano passado, o parlamentar não esteve presente em 16 delas. Coincidência é que no Senado, o representante da Paraíba com maior quantidade de ausências (17 no total) foi José Maranhão (PMDB), tio de Benjamin. 
De acordo com os dados, das 16 ausências de Benjamin, apenas a metade foi justificada. Logo atrás do deputado do SD, aparece Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), com 15 faltas. O peemedebista não esteve no exercício do mandato durante todo o ano, tendo tirado licença para se dedicar à campanha para prefeito de Campina Grande.
O ‘Top 5’ dos faltosos da bancada paraibana é completado por Hugo Motta (PMDB), com 14 ausências; Wellington Roberto (PR), com 13; e Manoel Júnior (PMDB), com

O secretario de saúde do Município de Piancó, Antônio Leite, convoca os Servidores para atualizar cadastro


CONSIDERANDO a necessidade de reorganizar os procedimentos administrativos vinculados ao serviço público oferecido no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde;

CONSIDERANDO a necessidade de alocação do quadro funcional de servidores desta pasta, que se encontram na condição de cedidos a outros Órgãos/Entidades/Secretarias, bem como aos demais Poderes cessionários, por determinação do Prefeito Municipal de Piancó, Daniel Galdino de Araújo Pereira, recomendamos o retorno, aos órgãos de origem, de todos os servidores efetivos com lotação na Secretaria Municipal da Saúde de Piancó, a partir do dia 09 de janeiro de 2017, no horário de expediente regulamentado anteriormente.


Os servidores que se encontram em gozo de benefício legal, cujo ato concessório já tenha sido emitido e publicado até a data de publicação desta Nota, ficam desobrigados do comparecimento imediato, devendo, no entanto, tão logo se encerrem o período de gozo do respectivo benefício, se apresentarem junto ao responsável legal da secretaria a que

Professores terão salário menor que o piso nacional, na Paraíba


Ele explica que o reajuste nacional atinge apenas os profissionais com carga horária semanal de 40 horas

O presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), Bartolomeu Pontes, revelou nesta quinta-feira (12), que o reajuste no piso nacional do magistério não irá beneficiar os professores paraibanos.

Ele explica que o reajuste nacional atinge apenas os profissionais com carga horária semanal de 40 horas. Na Paraíba, o aumento será fracionado, levando em consideração que os professores do Estado cumprem 30 horas semanais.

“Na verdade esse piso nacional já era esperado. Como nós damos 30 horas, não recebemos R$ 1.900, mas sim R$ 1.700, que é o piso da Paraíba. Esse piso pega apenas os professores polivalentes, que são do nível 1 ao nível 3, que ficam com um salário de R$ 1.734”, explicou.

A entidade vai solicitar ao Governo do Estado que o reajuste contemple todos os professores. “Vamos solicitando ao governo que use o seu bom senso”, frisou.

O piso nacional para profissionais do magistério em 2017 será reajustado em 7,64%, para

Governo do Estado amplia número de escolas cidadãs integrais; duas no Vale do Piancó


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou, nesta terça-feira (10), a relação das unidades da rede estadual de ensino que vão funcionar como escolas cidadãs integrais neste ano. São 32 instituições nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), que englobam todo o Estado. Até o ano passado, oito escolas funcionavam com esse modelo. As matrículas continuam abertas e as aulas começam no dia 6 de fevereiro, junto com as demais unidades da rede estadual. Estão sendo ofertadas 18 mil vagas nas 32 unidades de ensino.

Até 2016, as escolas com esse modelo eram as seguintes: Escola Cidadã Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho (João Pessoa); Escola Cidadã Técnica Erenice Cavalcante Fidelis (Bayeux); Escola Cidadã Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque (Mamanguape); Escola Cidadã Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa; Escola Cidadã Helinton Santana, em Santa Rita; Escola Cidadã Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande; Escola Cidadã Antônio Batista Santiago, em Itabaiana e Escola Cidadã Francelino de Alencar Neves, em Itaporanga. Nestas unidades, cerca de 1.500 estudantes foram atendidos.

Agora, além dessas unidades, outras vão funcionar com o modelo Cidadã Integral. Ao todo, são nove escolas na 1ª GRE, na região de João Pessoa; duas na 2ª GRE (Guarabira); três

Investigação do MP ainda não aponta indícios de propina no Presídio de Patos


Em entrevista à reportagem da Rádio Espinharas na manhã desta quarta-feira, o promotor do patrimônio público, Alberto Cartaxo, falou sobre o andamento das investigações do Ministério Público da Paraíba referentes às supostas irregularidades em vínculos mantidos pelo Estado da Paraíba através da Secretaria de Administração Penitenciária.

Esses supostos vínculos seriam de alguns de seus servidores efetivos, os quais acumulariam cargos públicos de forma indevida.

Na investigação deflagrada em setembro do ano passado, são investigadas, dentre outras irregularidades, a inconveniência na composição das equipes que desempenham funções na Penitenciária Padrão de Patos, bem como na remuneração de seus respectivos agentes.

De acordo com o promotor Alberto Cartaxo, neste momento a investigação não tem nenhum indício de que houve pagamento de propina dos familiares dos presidiários ou dos

Exclusivo: São José de Caiana é 1ª a decretar emergência econômico-financeira no Vale


O Prefeito José Leite Sobrinho, decretou situação de emergência econômico-financeira no município de São José de Caiana (PB). A decisão é a primeira dessa natureza no Vale do Piancó, tomada pelos novos gestores.

O decreto também anuncia a implantação de uma política de contenção e redução de despesas, fundamentado em dívidas com fornecedores, frota acabada, estrutura administrativa sem condições mínimas de uso, além de atrasos salariais entre outros, deixados pela gestão passada e herdados pela nova administração.

Para tentar reverter ou pelo menos amenizar a situação, o novo chefe do Executivo baixou o decreto em sua primeira semana à frente do município, com situação de emergência econômico-financeira, que tem efeito por 60 dias.

O prefeito justifica que um dos fatores para a tomada da medida foi a o descaso administrativo deixado pelos seus opositores. “É de não acreditar na situação que