sábado, 7 de janeiro de 2017

07 de janeiro - Aconteceu em Itaporanga


Em 1949, quando, pelo Decreto Estadual nº. 318, Misericórdia volta definitivamente a ser Itaporanga, também por decisão de Prexedes da Silva Pitanga.

Aos 38 anos de idade, faleceu no dia 27 de janeiro de 1991, faleceu Francisco Neto de Lima, o conrci Dr. Daia, não o deixando desfrutar de suas conquistas, nem desenvolver seus projetos e ideais. Ficando sua família e amigos saudosos, os quais lhe tem boas recordações. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.

Otávio Lúcio morreu no dia 07 de Janeiro de 2009 e está sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.

Walderli Medeiros de Carvalho (Derli de Dr. Balduíno) faleceu na noite de um sábado 07 de janeiro de 2012, na capital paraibana, de complicações cardíacas. Seu féretro se encontra sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.

Pela Lei Estadual nº. 318, de 07 de janeiro de 1949, o distrito de Ibitirussu voltou a denominar-se Serra Grande.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

06 de janeiro - Aconteceu em Itaporanga


O vereador Djaci Sinfrônio (Deja) apresentou, na sessão do dia 06 de janeiro de 1966, Projeto de Lei, concedendo o título de “Cidadão Itaporanguense” ao Sr. Valdomiro Bandeira de Sousa, dono da Torrefação Itaporanga.

Na eleição de 2004, Francisco Saulo da Silva (Saulo de Silvinha) tentou uma voltar a câmara, mas não obteve êxito, ficando em uma suplência, mais o então prefeito Antônio Porcino Sobrinho, covidou seu irmão José Porcino, para ser secretário de Administração e Saulo, no dia 06 de janeiro de 2005, assumiu uma cadeira na Casa de Adauto Araújo.

Sinval Pinto Brandão


Sinval Pinto Brandão, ex-prefeito de Itaporanga – Eleito - 1973 a 1977, assumiu a prefeitura municipal de Itaporanga no dia 31 de janeiro de 1973, ficando no cargo até o dia 31 de janeiro de 1977. No período contou com a colaboração efetiva de Sinval Mendonça Pinto como secretário geral, Antônio Pereira Leite na diretoria geral, Hilton Campos Leite na tesouraria e Maria Assimar Henriques respondendo pelo setor educacional. A época, a Câmara Municipal era integrada peIos vereadores: João João Barreiro Sobrinho, Francisco Bidô da Silva, Manoel Pereira Caiana, Joaquim Salviano da Silva, Francisco de Araújo Pedrosa, Antônio Nunes Guimarães e José Felismino.

Entre as obras executadas por Sinval Pinto consta a demolição do antigo mercado público e a construção de um novo centro de abastecimento na Avenida Getulio Vargas, que recebeu o nome de Belmiro Pinto Brandão, seu pai, local que também serviu de abrigo a um terminal rodoviário. Promoveu a ampliação do cemitério “Mãe de Misericórdia”, além da construção das escolas de primeiro grau “Euclides da Cunha” e “Jacinta Chaves”, este último no Alto das Neves. Escolas do mesmo nível também foram construídas nos sítios Paraná e Cochos.

Em parceria com o Governo do Estado implantou a rede de esgotamento sanitário, a estação elevatória inicial do esgotamento e a lagoa de estabilização e depuração dos dejetos da cidade. Recuperou as estradas vicinais do município, construindo diversos bueiros. Fez a construção de calçamento e meio fio nas ruas João Firmino Gomes (Rua da Várzea) e Marques do Herval. No setor educacional merecem destaque ainda a fundação da Biblioteca “Paulo Correia da Silva”, a criação da Bandeira e do Escudo do município e a implantação da reforma do Ensino Fundamental.

Ainda na sua gestão, exatamente no ano de 1973, o Alto Comando do IV Exército, hoje Comando do Nordeste, instalou-se em Itaporanga, promovendo uma série de manobras, desfile de viaturas, operação de combate a guerrilha, recuperação de escolas, encontro com prefeitos do sertão e promoção de assistência médica e odontológica. As tropas ficara acampadas no sitio Altinho.

Sinval Pinto fez ainda doação de terreno para a construção da Companhia de Polícia Militar, arborizou as avenidas Getúlio Vargas, Pedro Américo hoje Deputado Soares Madruga, Horácio Gomes. Padre Lourenço e Rua Salomé Pedrosa. Além de adquirir uma nova repetidora de TV e implantar o pagamento do décimo-terceiro salário ao funcionalismo municipal. Sinval executou um amplo programa de assistência social e patrocinou a realização de muitas festas, contando sempre com colaboração da esposa Pulchéria Pinto Brandão (Quesa), de cuja união nasceram os seguintes filhos: Sinval Filho, Saulo. Samuel, Sávio e Sara. Filho de Belmiro Pinto Brandão e Antônia Pinto de Souza, Sinval nasceu no sitio Várzea da Cruz, hoje pertencente município de Boa Ventura, no dia 06 de janeiro de 1928.

Polidores da Pedra - Políticos
Paulo Rainério Brasilino

Toda quinta é dia de Educação dos Sentimentos

jesus
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

..................................................................................
Caiu Em Boa Terra
(ReyAuCa)
O “cabra” precisa revigorar o que sabe para sustentar e firmar a consciência.
Consciência tem a ver com compromisso, com pensamento qualificado. Tem gente que apenas existe, mas não sabe o que, realmente, é a vida. Tem gente que existe entendendo o que é a vida, buscando a verdade, esse vive.
Foi basicamente isso o discutido ontem á noite, com inúmeros exemplos de vida na Educação dos Sentimentos, do CEJN de Cejn Itaporanga.
A facilitadora foi Cláudia Bandeira e essa sabe muito. Quem lê muito, sabe mais ainda e com o compartilhamento, terminamos sabendo também. É esse o objetivo da reunião intitulada “Educação dos sentimentos”, que sempre tem esteio nos princípios imorredouros de J.C (Jesus, o Cristo) e auxiliado pela filosofia espírita e humana.
“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e se sentou à beira do lago. 2 Uma grande multidão se juntou ao seu redor. Havia tanta gente que Jesus entrou num barco e se sentou; e toda a multidão permanecia de pé na praia. 3 Jesus lhes ensinou muitas coisas por meio de parábolas [a]. Ele dizia:
—Certo homem saiu para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. 5 Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, 6 mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. 7 Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. 8 Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado. 9 Quem pode ouvir, ouça."
Aqui está a vida de cada um. O semeador é o próprio Jesus e ele sabia contar estórias como ninguém. Era estratégico, para que os ensinos pudessem sobreviver ao longo do tempo que consome tudo. Os seus ensinamentos são a verdade e a verdade é verdade em qualquer lugar e tempo.
Tem semente que caem á beira do caminho, mas os pássaros vêm e comem. Tem a ver com aquelas pessoas inseguras, que não sabem o que querem, eles tomam até noticias da verdade, mas os “pássaros”, as pessoas, a demovem de suas ideias, são voláteis.
Quando caem entre as pedras não tendo muita terra, as sementes não vingam. Ou seja, não há peparação interior para sustentar valores, nortes espirituais. “olham, não veem; escutam mas não ouvem”. Morrem logo, pois não tem raízes.
Tem umas pedras que caem no meio dos espinhos e até crescem, mas se sufocam e morrem também. Tem a ver com os espinhos da ilusão, do egoísmo, do orgulho que nos desafiam no dia a dia. Os espinhos do consumismo exacerbado, que mata o nosso planeta; da busca por desutilidades, que transforma o nosso lindo planeta numa lata de lixo.
Mas, há semente que vingam e se transformam em belas árvores, com frutos. Caem na “boa terra”. Por isso devemos tratar na “nossa terra”, adubá-la com a esperança e a maturidade, pois temos cada vez mais menos tempo, apesar de ele não existir.
A busca é a felicidade! Né não?
Fazemos tudo para ser feliz. Mas para isso acontecer é preciso entender qual o nosso papel na vida. Jamais teremos a Justiça de Deus em nossas vidas se não fizermos por merecer. Isso é a lei de causa e efeito que funciona eficazmente na vida da cada um.
O espírito Emmanuel, é um “cabra” que sabe e ele disse que “ se pretendermos ter a justiça divina do nosso lado, que lutemos por merecê-la e isso, obviamente, não chegará sem que saiamos a procura-la ,uma vez que foi Jesus que notificou : “ajuda-te que o céu te ajudará”
Bela reflexão. Quinta tem mais. Movimente-se
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Pai mata a facadas ex-namorado da filha que expôs 'nudes'

O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (5), no quintal da casa da vítima


Um jovem, suspeito de espalhar fotos da ex-namorada nua pelo WhatsApp, foi morto a facadas pelo pai da moça em Contagem, Belo Horizonte. O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (5).

Johnatan Cortez dos Santos, de 23 anos, teria divulgado as imagens após uma briga com a ex-namorada.

Como forma de vingança, o pai da menina, que também é tio da vítima, esfaqueou Johnatan na clavícula, no quintal de casa.

Segundo informações do O Tempo, o suspeito fugiu e não foi encontrado até o momento.


Noticias ao Minuto

Marcos Costa,


Marcos Antonio da Costa, ou como era mais conhecido, Marcos de Paulo Costa, nasceu em Itaporanga, no dia 06 de janeiro de 1953, filho do ex-vice-prefeito Paulo Costa Lima e Maria Inez Costa, que moravam ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em sua cidade natal.

É casado com Maria das Graças Leite Vieira da Costa, natural da vizinha cidade de Conceição, tcom quem teve duas filhas, Paula Tatiana Leite Vieira da Costa e Lorena Leite Vieira da Costa. 

Ele é formado em Direito pela UFPB, tendo iniciado a carreira no TCE-PB, através de concurso público, no ano de 1987, aprovado como Auditor de Contas Públicas. Posteriormente, em 1995, fez novo concurso, para Auditor Conselheiro Substituto, sendo aprovado e, até o presente momento, atua junto à corte.

Foi indicado pelo governador Ricardo Vieira Coutinho, no dia 16 de outubro de 2015, como Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Sua posse como Conselheiro, muito festejada, foi dada pelo presidente da Casa Arthur Cunha Lima, no dia 28 de outubro de 2015.

Polidores da Pedra - Volume II
Paulo Rainerio Brasilino

Cícero Carneiro Neto

O Trio Ternura

Não podemos em hipótese alguma, separar as histórias de vida de Madalena, Cícero Carneiro e o Novo Mundo Center. O empresário Cícero Carneiro Neto, também Bacharel em Economia, formado na Faculdade Francisco Mascarenhas, em Patos. Filho do comerciante José Carneiro Primo e Cecilina Paulo Carneiro (in memoram), de quem herdou o dom do empreendedorismo, ele é natural de Itaporanga, nascido no dia 6 de janeiro, “Dia de Reis”, para a comunidade católica. 

Segundo seu pai, José Carneiro Primo, homem dedicado á família e ao comércio, dos sete filhos do seu casamento com Dona Cecilina, Cícero Carneiro sempre foi o mais interessado no comércio, pois desde pequeno gostava de vender e tomar conta da mercearia de Seu Zé Carneiro. 

Cícero Carneiro afirma que desde cedo tinha o sonho de ter seu próprio comércio e em, 1985, conheceu sua esposa, Madalena Soares Carneiro. Namoraram quase três anos e se uniram em 25 de abril de 1987. Depois de dois anos de união, decidiram iniciar o sonho que tinham de colocar um comércio. 

Vendo que as condições financeiras não eram muito boas, resolveram vender um Chevette 1978, único bem do casal, e arriscar no sonho do comércio. Existia uma casa na Avenida Getúlio Vargas, 381, no centro de Itaporanga, deixada por herança de sua mãe. Cícero Carneiro, em reunião com a família, falou que queria colocar seu comércio lá, o que foi aceito por todos. 

Assim, no dia 18 de julho de 1989, abriram-se as portas do “Armarinho Novo Mundo”, batizado por eles próprios, medindo menos de 12 metros quadrados, no primeiro cômodo da casa, vendendo linhas, zíperes, pregando botões e outros itens de armarinho. Com o passar dos anos, sentiram a necessidade de colocar algo diferente e começaram a viajar para Santa Cruz do Capibaribe, em cima de um caminhão pau-de-arara, com o inesquecível Né Balão, e trazer roupas para vender. A partir daí, o sucesso começou, o comércio foi crescendo e eles sentindo a necessidade de aumentar, começaram a derrubar a casa. A cada ano iam derrubando os quartos e depois, sem ter mais o que derrubar, usaram a casa toda para o comércio e construíram um primeiro andar, em cima de loja, para sua residência, e não pararam mais de crescer. 

Depois os anos passavam e o Armarinho Novo Mundo ia ficando pequeno. Em setembro de 2001, entraram em negócio com sua vizinha, Galega Franco e compraram a casa do lado direito. Neste ano, houve uma grande mudança em sua vida comercial, pois o Armarinho Novo Mundo passava a se chamar Novo Mundo Center, A Sua Loja, onde é até hoje, desde quando começaram. 

O Novo Mundo Center também começou a se expandir e Cícero Carneiro fez outra mudança comprando uma casa pertencente à Juvinete Serafim, na Avenida Soares Madruga, antiga Pedro Américo, que ficava por trás de sua loja e fazendo uma reinauguração, desta vez dando acesso às duas Avenidas mais importantes de Itaporanga. 
Mas a felicidade do casal só se concretizou quando, depois de oito anos de casados e muita luta em médicos, Deus enviou para eles o bem mais preciosos de suas vidas: o tesouro Samuel Soares Carneiro, fruto desta união que no próximo ano, em abril de 2017, completa 30 anos. 

Comerciante bem sucedido, Cícero Carneiro também é um incentivador do comércio local e da região. Empenhado nos trabalhos sociais de nossa cidade, faz parte da Diretoria da CDL, como tesoureiro; é vice-presidente do Campestre Esporte Clube e presidente do Conselho Fiscal do Itaporanga Esporte Clube. 

Fervorosos na religião católica, Cícero Carneiro e Madalena são coordenadores da Pastoral do Dízimo, Ministro Extraordinário da Eucaristia e também da equipe de canto do ECC, grupo de casais da nossa Paróquia. 

Cícero Carneiro afirma que vinte sete de sucesso que fará o Novo Mundo Center, em julho de 2016 e uma relação bem sucedida com sua família vem, com certeza, da presença Divina em suas vidas, pois sem Deus, não chagaremos a lugar nenhum. 

Depois de alguns anos, o empreendimento evoluindo conforme as expectativas do mercado, e dos próprios donos chegaram a aumentar sua área, em mil metros quadrados, para isto, foi preciso derrubar três apartamentos, no piso superior e adquirir um imóvel do lado esquerdo, que pertencia à saudosa Dona Tilinha Pita, passando a ter uma área comercial de mais ou menos mil e oitocentos metros, ligando as Avenidas a José Soares Madruga a Avenida Getúlio Vargas, além do amplo espaço e da variedade de mercadorias é o único empreendimento comercial a contar com um elevador; isso justifica o slogam: O Sopping Center do Sertão.

Hoje o Novo mundo atende a um público variado, com uma diversidade de produtos de magazine, todos de excelente qualidade, sortimento e a preços accessíveis, e o melhor produto de que dispõe; e que dificilmente é encontrado em outro local: uma equipe de funcionárias, escolhidas a dedo e que fazem o melhor atendimento da região.

Parabéns a Madalena, porque, por trás de grande homem, a sempre uma grande mulher. Parabéns ao próprio Cícero e Parabéns a Samuel, filho único do casal e herdeiro universal deste imenso patrimônio, que é a bondade e a simplicidade deste casal. Este trio ainda fará muito barulho!

Este pequeno grande homem, além de comerciante e agropecuarista, é um dos grandes na construção civil de nossa cidade.

Polidores da Pedra - Volume I
Será Lançado neste sábado dia 07

Aniversariantes do Dia:


Em 6 de janeiro de 1963,  nasceu  o  empresário Cícero Carneiro Neto, dono do Novo Mundo Center, considera o Shopping Center do Sertão. Cícero é Casado com Madalena e o casal tem um filho, de nome Samuel - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004228145173

Nasceu Alacoque Leite, no dia 6 de janeiro de 1930, viúva do nobre veterano da guerra Chico Leite (in memorian) -https://www.facebook.com/profile.php?id=100008010376488

No dia 6 de janeiro de 1952, filho da grande cabeleireira Donária Cabral, Martinho Neves Cabral - https://www.facebook.com/profile.php?id=100009111148425

Luzimario (Marinho Paraíba) nasceu no dia 6 de janeiro de 1989, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/luzimario.salviano


Maria Lourivânia Rodigues, é viúva do músico Nego Riba e nasceu no dia 6 de janeiro de 1964 - https://www.facebook.com/maria.lourivania.9

Nasceu Marcilene Porfírio e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/marcilene.porfirio
Juliana Feitosa mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/julianafeitosadasilva.feitosa

Mercia Gomes é casada com Joarez Gomes desde 19 de dezembro de 1995 e mora em São Paulo - https://www.facebook.com/mercia.gomes.2013

Ivaneide Lima nasceu no dia 6 de janeiro de 1976, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/ivaneide.lima.9?lst=100005580150419%3A100002545965226%3A1483695846


O conselheiro do TCE Marcos Antônio Costa é filho do ex-vice-prefeito Paulo Costa Lima, nasceu no dia 6 de janeiro de 1953 e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/profile.php?id=100007028563229 ou https://www.facebook.com/profile.php?id=100012701252700

Site da Folha de S. Paulo é hackeado e mostra vídeos pornográficos

O conteúdo adulto está no ar desde a madrugada desta sexta-feira (6)


Nesta manhã, quem procura ler notícias online da Folha de S. Paulo vai encontrar um conteúdo diferente - em outras palavras, adulto - no site. Desde a madrugada desta sexta-feira (6), a página é redirecionada para o site de filmes de conteúdos pornográficos "Redtube". 

O link para as matérias publicadas pelo Twitter também redirecionam ao site de filmes adultos. 

Na página oficial da Folha de S. Paulo no Facebook, já apareceram os primeiros comentários sobre o ocorrido. "Quer botar os estagiários pra trabalharem de madrugada, não dá certo. O Redtube fica aberto mesmo!", diz um dos usuários da rede social. 

Por volta das 7h45, alguns internautas já conseguiam acessar à página do jornal, porém, o problema ainda era relatado por outros usuários. A página do UOL também foi afetada pelo ataque de hackers e redirecionada para o 'RedTube'.

Até o momento, a Folha de S. Paulo não se manifestou sobre o ocorrido.

[Notícia em atualização]


Noticias ao Minuto

GEISY ARRUDA NA REVISTA SEXY. GOSTOSA COMO NUNCA E AINDA MAIS POLÊMICA, ELA REVELA SEUS NOVOS LÁBIOS (E NÃO ESTAMOS FALANDO DA BOCA)


Geisy Arruda volta à Revista SEXY para mostrar, além de sua gostosura, como a cirurgia íntima mexeu com sua aparência e autoconfiança.

GEISY ARRUDA / 26 ANOS, PAULISTANA

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

jose-reis-chavesA SALVAÇÃO É COM A EVOLUÇÃO, E ESTA É COM A REENCARNAÇÃO
                                  ( José Reis  Chaves)
 Há uma evolução espiritual e moral individual e outra global ou coletiva envolvendo todas as pessoas do nosso Planeta. Exemplos de evolução individual são os santos da Igreja: são Francisco de Assis, são Vicente de Paulo, Santa Teresa de Calcutá, são João XXIII e Irmã Dulce da Bahia; do Hinduísmo: Gandhi e Ramacrishna; do Protestantismo: Luter King; do Espiritismo: Bezerra de Menezes, Pai dos Pobres, Eurípedes Barsanulfo e Chico Xavier. E exemplos da evolução global são a diminuição da pena de morte e do aborto e os esforços que se fazem para a manutenção da paz e fim da fome no mundo.
 E o excelso Mestre disse: “... Mas agora meu reino não é daqui.” (João 18: 36). Mas com a nossa evolução, um dia, o será, quando o ímpio não existirá mais (Salmo 37: 10 e 11; e Apocalipse 21: 3 e 4).
 Essas evoluções individual e global vão acontecendo com várias vidas terrenas dos espíritos, aqui no nosso mundo ou em outras moradas da casa do Pai, que são justamente os lugares para a nossa evolução espiritual e moral individual e global.
  Uma só vida, com apenas alguns segundos, dias, meses e anos, não daria nem para começarmos a nossa evolução espiritual. E isso sem falar nos espíritos que ‘nascem de novo’, mas com seus corpos já mortos!
 E eis outros exemplos bíblicos que falam dessa nossa evolução: “Quanto àquele que vencer, eu o farei uma coluna no templo do meu Deus; ele estará firme, e não sairá mais...” (Apocalipse 3: 12). Observe-se que, neste texto, trata-se de um fato que acontecerá no futuro, ou seja, de acordo com a nossa evolução espiritual, o que nos demonstra que nós, como espíritos, realmente, temos necessidade de reencarnar, muitas vezes, até que atinjamos o grau de evolução necessário, para que nos tornemos colunas do reino de Deus, e de que assim sempre continuaremos, pois os espíritos não andam para trás, daí o texto apocalíptico dizer: ‘ele, o vencedor, não sairá mais’, o que quer dizer que ele, o espírito,  não regredirá, mas estará mesmo sempre evoluindo, o que é um dos ensinos fundamentais da doutrina dos espíritos codificada por Kardec, ‘o bom senso encarnado’.
  Mais outro exemplo da nossa evolução e da necessária reencarnação para que ela aconteça: “Eu era, sem dúvida, criança bem dotada e recebera, em quinhão, boa alma; ou antes, como era bom, viera a um corpo sem mancha.” (Sabedoria 8: 19 e 20). Esse texto, além de demonstrar-nos claro como água cristalina o pensamento da reencarnação, traz também as ideias da preexistência do espírito antes da concepção do corpo no ventre materno e da existência da lei de causa e efeito ou cármica (colhe-se o que se planta). Explicando esse texto de modo bem claro, ele fica mais ou menos assim: Eu era (no passado, em outra vida), uma boa alma (pessoa), pelo que, por quinhão (por mérito ou um bom carma), eu vim em um corpo perfeito.
 E finalizamos esta coluna com mais uma passagem bíblica, em que o tetrarca Herodes refere-se a Jesus como sendo a reencarnação de João Batista:

“...Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos...” (Mateus 14: 2). Atentemos para o fato de que os judeus contemporâneos de Jesus entendiam ressurreição como sendo reencarnação. Ademais, Jesus jamais a condenou, pelo contrário, por várias vezes, defendeu-a. É que, sem ela, realmente, não poderia haver a grande verdade da nossa evolução espiritual e moral!
PS:
PS: “Presença Espírita na Bíblia” com este colunista (programas gravados) na TV Mundo Maior, por parabólica e internet.
                                    N O T A


    A presente crise brasileira está realmente atingindo as atividades de muitos setores do nosso país. Nós espíritas e simpatizantes do Espiritismo façamos, pois, um esforço extra para ajudarmos a Rádio Boa Nova e a TV Mundo Maior a darem a volta por cima nessa crise que, lamentavelmente, as atinge de cheio.
    Precisamos fazer alguma coisa para que esses dois grandes veículos midiáticos possam continuar mantendo no ar a sua programação normal, que é indispensável para a difusão dos postulados espíritas. 
    Se sabemos que a maior caridade que podemos fazer para com a Doutrina dos Espíritos codificada por Kardec é a sua divulgação, então, está na hora, pois, de nós cumprirmos o nosso dever, fazendo o que pudermos para com essas duas instituições, que representam os maiores veículos do mundo de divulgação da nossa querida Doutrina. Vamos, portanto, agir, a partir de agora, fazendo o que pudermos para salvá-las!

Eduardo Cunha pede ao STF a anulação da cassação na Câmara

Ele deseja que a Câmara adote outra tramitação para a cassação, por meio de um projeto de resolução

   
A defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da decisão da Câmara dos Deputados que cassou o mandato do peemedebista. Os advogados também querem a restituição do cargo de Cunha, até que seja julgado o mérito da ação.

Ele deseja que a Câmara adote outra tramitação para a cassação, por meio de um projeto de resolução, assegurando ao deputado o direito à apresentação de emendas; e não como uma simples confirmação de um parecer sobre a cassação ou não, como ocorreu.

A votação em forma de resolução foi o que aconteceu no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que, após a apresentação de destaques, conseguiu a manutenção dos direitos políticos, mesmo tendo perdido o cargo.

Soltura
Já existe um pedido de liberdade de Eduardo Cunha aguardando julgamento no STF, na

Empresário e esposa morrem em queda de avião em Mato Grosso

Outras duas pessoas que ocupavam a aeronave sobreviveram à queda e foram resgatadas


Um acidente de avião deixou duas pessoas mortas, nesta quinta-feira (5), em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. A aeronave partiu de Cascavel, no Paraná, e caiu antes de aterrissar em uma pista usada por aviões agrícolas.

Segundo o jornal O Globo, estavam a bordo o empresário, José Torres Sobrinho, que pilotava o avião, a mulher dele, Solesia Stringari Torres, os dois morreram na queda. A filha deles, Gabriela Stringari Torres e o genro do casal, Fábio Brandalize também eram ocupantes da aeronave. Eles sobreviveram e foram resgatados com ferimentos graves.

A suspeita da queda é que o avião tenha atingido fios de alta tensão durante o pousop. As causas da queda ainda devem ser apuradas. A família viajava para participar de reuniões de negócio, de acordo com o empresário Valdir Soares, que aguardava as vítimas na pista de pouso.

LEIA TAMBÉM: Incêndio provoca vazamento de produto e esvazia fábrica

Notícias ao Minuto

Manoel Franco da Costa


Manoel Franco da Costa nasceu na Vila de São Paulo, hoje Diamante, que pertencia a Misericórdia, em 05 de janeiro de 1897, o seu exato local de nascimento foi na Fazenda Garra, que ainda hoje pertence a seus familiares e parentes, era casado com Maria Mônica da Costa, teve nove filhos, inclusive o ex-prefeito de Itaporanga, João Franco da Costa. 

No ano de 1929 adquiriu uma fazenda na Vila de São Boaventura, hoje a cidade de Boa Ventura, na localidade Angicos/Espinho (hoje pertence a seus descendentes). Pra época era considerado um visionário e empreendedor, pois, na sua fazenda, além da criação de bovinos e ovinos, plantação de fumo, feijão, milho e arroz, podia se encontrar casa de farinha (com plantio de mandioca), engenho de cana de açúcar (com plantio da cana), criava bicho da seda e tinha uma tecelagem artesanal onde eram produzidas redes e mantas, salientando que, varias pessoas daquela região trabalhavam em seus empreendimentos, inclusive, as pessoas mais antigas que ainda residem ou descendem dos que trabalhavam pra ele, falam que por conta da tecelagem, havia várias pessoas trabalhando em suas próprias casas, fazendo varandas, punhos, etc. para as redes que eram produzidas na Fazenda Espinho. Na própria fazenda funcionava também uma escola de alfabetização, a pioneira naquela região, custeada por ele na casa sede da propriedade, ali várias crianças e adultos foram alfabetizados pela professora Raimunda Pegado, que era prima de Manoel Franco. 

No início do século vinte ele, juntamente com seu irmão Antonio Franco da Costa, proprietário rural e capitão da Guarda Nacional, participaram, juntamente com o coronel Zuza Lacerda da proclamação da República da Estrela, que abrangia terras de Curral Velho (Brusca), São Paulo (Diamante) e São Boaventura, (Boa Ventura). Era proprietário rural também no município de Santana de Mangueira, dono da Fazenda Nova. Era bem influente na sede do município (Itaporanga), onde também era conhecido por todos como Manoel Nezinho. 

Gostava de patrocinar parte das festas juninas e natalinas na Vila de São Boa Ventura e outros eventos culturais da localidade. Coincidentemente, Faleceu no período junino, no dia 27 junho de 1982.

Se essa rua fosse minha - volume II
Paulo Rainério Brasilino

Fim da polêmica sobre o consórcio de saúde: ficou “tudo como dantes no quartel de Abrantes”

Por Redação da Folha – Na segunda reunião dos prefeitos regionais para decidir sobre a presidência e a nova localização do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale, realizada nesta quinta-feira, 5, em Itaporanga, finalmente a polêmica foi encerrada e Piancó venceu a disputa: a cidade piancoense vai continuar sediando o consórcio e o seu prefeito, Daniel Galdino (PSD), é o novo presidente da entidade.
                
A proposta de mudança da sede do consórcio para Itaporanga foi rechaçada pela sua fundadora e ex-prefeita piancoense Flávia Galdino, mãe do prefeito Daniel. Os dois são ligados politicamente ao senador Cássio Cunha Lima e ao deputado federal  Rômulo Gouveia, motivando, a princípio, os prefeitos regionais dessa mesma corrente política a se posicionarem também contra a mudança.
               
Com a continuação do debate e a fala contudente e esclarecedora de Flávia Galdino, terminou todos os gestores municipais, até mesmo os que defendiam abertamente a mudança da cidade-sede, decidindo pela permanência do consórcio em Piancó, com exceção do prefeito do Caiana, José Leite, que sustentou sua palavra em defesa de Itaporanga até o final, mas foi voto vencido. "A senhora é muito bonita e fala muito bem, e, se fosse uma advogada, eu iria lhe contratar", disse em tom de brincadeira o prefeito caianense dirigindo-se à ex-prefeita Flávia.
                
O consórcio, que oferece serviços de saúde, como exames e consultas especializadas, existe há 18 anos e funciona a partir da contribuição financeira mensal de cada uma das prefeituras do Vale, mas, nos últimos anos, a entidade é acusada de não prestar um bom serviço e há suspeitas de irregularidades em sua gestão.

Diassis Leite


Eram passados apenas quatro dias do novo ano, quando as vésperas do Dia de Reis, nasceu Francisco de Assis Leite, isso foi em Misericórdia, atual Itaporanga, no dia 05 de janeiro de 1927, filho do casal José Antônio Araújo e Celina Leite Guimarães. Era ele o caçula de cinco filhos.

Começou sua vida profissional logo cedo, carregando água com seu jegue, na pequena Vila de Misericórdia, onde o abastecimento de água era feito trazendo-se o precioso líquido em latas na cabeça ou nas famosas boladeiras, ou roladeiras, que precederam as conhecidas ancuretas. O jumento era animal de luxo, só os ricos podiam possuir, é tanto, que no vilarejo existiam apenas dois, o dele e o de seu irmão Seu Leite.

Foi jogador de futebol pela seleção de Itaporanga, na equipe Pedra Bonita, com o passar do tempo passou a ser comerciante e caminhoneiro. Em outubro de 1963, casou-se com a jovem Edelzuith Arruda Leite, conhecida por todos como Lourdinha de Diassis, de cuja união surgiu a seguinte prole: Alessandra, Francisco de Assis Leite Filho, Danilo Rangel, e Emílio Jorge Arruda Leite; que lhes brindaram com os netos: Andreza, Vitor, Felipe, Maria Luíza, e Marina Oliveira.

Polidores da Pedra - Volume I
Paulo Rainério Brasilino

Prefeito de Piancó nomeia 7 dos seus 11 secretários e nova comissão de licitação municipal

Por Redação da Folha – Foram publicadas nesta quinta-feira, 5, as portarias assinadas pelo prefeito de Piancó, Daniel Galdino, nomeando sete dos onze secretários municipais. As outras quatro pastas restantes deverão ser preenchidas nas próximas horas.
                
Quem vai comandar a secretaria de Saúde é Antônio Leite. Na Administração, Rodrigo Luciano Farias de Brito. João Azevedo Brasilino ocupa a pasta de Controle Interno e Corregedoria. Para a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Sérgio Lacerda. Marcelo Martins de Oliveira Júnior foi nomeado para exercer o cargo de secretario de Articulação Institucional e Desenvolvimento Econômico. Júlio Eduardo Venâncio Pinheiro foi é o nome escolhido para o cargo de secretário de Finanças, Planejamento e Gestão Orçamentária. A Chefia de Gabinete foi ocupada por Suely Azevedo.
                
A nova comissão de licitação será constituída pelos servidores públicos Tárcio Mamede Mariz (presidente) e Maria Neide Miguel da Silva e Salmo Edgley Vicente (membros). Diego Fabrício é novo Procurador Geral do Município.
                
As secretarias que faltam ser ocupadas são Cultura, Agricultura, Ação Social e Educação, que deverá ficar com a avó do prefeito, conhecida popularmente como Dimaria Galdino.

Otacílio Mangueira Rarnalho


Otacílio Mangueira Ramalho, nasceu em 05 de janeiro de 1922, em Misericórdia, filho de Arcênio Mangueira da Costa, Juiz de Paz de 1921 a 1930, em Misericórdia e primeiro Prefeito de Diamante (antigo distrito de São Paulo do Norte) e de Celina Ramalho Brunet, que era irmã de José Ramalho Brunet, primeiro Prefeito eleito de Misericórdia, de 1921 a 1929. 

Otacílio estudou para ser padre em Recife durante quatro anos. Após deixar o seminário foi nomeado Agente Fiscal para Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, onde foi exercer a função e casou-se com Maria de Lourdes Ramalho, com quem teve 14 filhos. 
Durante quatro anos exerceu a função de Agente Fiscal, sofreu um acidente em sua perna em uma correia de um engenho de cana de açúcar, na fazenda do seu pai Arcênio, durante umas férias. 


Em 1949, já aposentado, veio residir em Itaporanga como comerciante em um prédio ao lado do mercado público em frente ao comércio de Luís Loureiro, na Avenida Getúlio Vargas. Era o Armazém Vale do Piancó.

Morou na Rua 05 de Agosto (nome da época, hoje Maria Medeiros de Carvalho), ao lado da casa dos Srs. José Ferreira e Sebastião Gomes, até 1955. Construiu uma nova casa na mesma rua, ao lado das casas de José Crisanto/Dona Alice Crisanto, sua prima (irmã de José Brunet Ramalho), e Totinha Fonseca/Dazinha Fonseca. 

Foi um próspero comerciante de tecidos, chapéus, miudezas, ferragens, aviamentos em geral, perfumaria, cigarros, bebidas no atacado e varejo, louças, mercearias em geral. Faleceu aos 51 anos, no dia 11 de outubro de 1973, vítima de um colapso cardíaco.

Datena se irrita ao vivo e xinga golpista: "Filho de uma égua!"

Ligação terminada, o apresentador alertou o público e pediu que denunciassem esse tipo de golpe

  
O clima esquentou no 'Brasil Urgente' desta quarta (4). Isso porque José Luiz Datena recebeu uma mensagem de texto em seu celular informando que ele havia recebido o prêmio de R$ 60 mil, além de um carro Fiat Palio, em um suposto sorteio. Mesmo ciente de se tratar de um golpe, o apresentador resolveu ligar para o número que aparecida na mensagem, ao vivo, durante o programa.

Foi aí que a confusão começou. Dois homens atenderam a ligação e, de início, não se intimidaram. "O seu número está sendo rastreado, seu mané", disse o suposto golpista a Datena.

O apresentador ficou ainda mais irritado e não economizou nos xingamentos."Você é um vigarista desgraçado. Eu não ganhei nada, vocês estão aplicando golpe, vocês têm que ser

Amanhã (05) prefeitos do Vale decidem sobre o futuro do Consórcio Intermunicipal de Saúde; participe desse debate


Alguns prefeitos do Vale do Piancó querem mudar a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó, de Piancó para a cidade de Itaporanga e já se cogita eleger o atual prefeito desta cidade, empresário Divaldo Dantas (PSB), como o novo presidente da entidade de saúde pública. O presidente do Consórcio até dezembro de 2016 era o então prefeito Sales Lima (DEM) que convocou através de edital, todos os 18 (dezoito) prefeitos que compõem o conglomerado de saúde  para decidir sobre o futuro do mesmo. Alguns prefeitos optaram pela mudança da sede do órgão por entender que na cidade de Piancó houve muitas coisas erradas e gerenciamento inadequado, chegando a prejudicar os outros municípios que mantém, financeiramente, o Consórcio. A partir daí o prefeito eleito da cidade de Piancó, já diplomado, Daniel Galdino (PSD) tomou as rédeas e foi a luta em busca de manter o órgão de saúde em Piancó, visto que foi uma ação da gestão do saudoso ex-prefeito Gil Galdino (avó do atual prefeito de Piancó), através da sua filha, a médica Flávia Serra  Galdino (prefeita da cidade por dois mandatos), que lutaram incansavelmente para organizar esse empreendimento e como tal, a condição sine qua non é que o Consórcio continue em Piancó e seja presidido pelo prefeito onde a sede está localizada. Não há consenso quanto ao assunto e, nesta quinta-feira (05) os dezoito prefeitos que compõem o Consórcio irão debater sobre o futuro desse órgão tão importante para a saúde pública do Vale do Piancó. O consórcio é referenciado pela Policlínica "Dr. Antonio de Araújo Quinho" (PPI-SUS), onde há várias especialidades, a exemplos de Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Otorrino, Ginecologia e Urologia.

O Consórcio abrange hoje 18 cidades do Vale, que haviam abandonado suas obrigações

Prefeituras da Paraíba receberam R$ 225 milhões do FPM e cota extra em dezembro de 2016

Os 223 Municípios  da Paraíba não têm desculpa para atrasar o pagamento do 13º salário. Na quinta-feira, última semana de dezembro de 2016, o governo federal repassou mais de R$ 123 milhões do Fundo de Participação dos Municípios, extra (1%) e na sexta-feira, foram transferidos mais R$ 102 milhões da primeira cota de dezembro do FPM, totalizando R$ 225 milhões.

Os pequenos municípios paraibanos, enquadrados no coeficiente 0,6,  receberam – cada um – cerca de R$ 600 mil. Mais duas cotas foram ser repassadas pela União aos prefeitos nos dias 20 e 30 de dezembro de 2016.

O 1.º repasse do mês de dezembro de 2016 do FPM, segundo a nota elaborada pela área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o primeiro decêndio do mesmo mês do ano anterior, 2015, teve um crescimento de 21,58% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. Quando se considera o valor real dos repasses e as consequências da inflação, o decêndio apresenta um crescimento expressivo de 14,94%.

Em nível de Brasil, ainda de acordo com a nota, se somado o primeiro decêndio com o recurso do 1% de dezembro (cota extra), o montante é de R$ 6,953 bilhões, enquanto que

05 de janeiro - Aconteceu em Itaporanga


Irmã Maria Pereira Gabriel, mais conhecida com Lurdes Gabriel, pertencente a primeira Igreja Evangélica de Itaporanga, que nasceu em Itaporanga em 05 de janeiro de 1929 e foi batizada pelo pastor Eduardo.

José Assimário Pinto assume como funcionário do Banco do Nordeste do Brasil S/A, fato ocorrido em 05 de Janeiro de 1967.

No dia 05 de janeiro de 1981, foi aprovada a concessão do título de “Cidadão Itaporanguense” ao Capitão Claudemir Rodrigues da Silva, Comandante da 3ª. CIESE (hoje 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba). Também, foi aprovado igual título para os Srs. Adalberto Barreto e Luiz Otávio Amorim, Superintendente e Diretor do Jornal e Rádio Correio da Paraíba. 

Ainda, nessa mesma reunião, o vereador José Felismino apresentou o Projeto de Lei, que deu o nome de Avenida Manoel Inácio de Araújo, à rua que atravessa a Santo Antônio até o Alto do Madeiro. Houve um erro de nomeclatura onde, em vez de avenida, deveria ser o nome rua.

Manoel Pereira de Sousa (Mico), pai do ex-vereador João Pereira de Sousa, o conhecido Duvan, ficou viúvo no dia 05 de janeiro de 2009.

Rebelião termina com dois presos mortos, em Patos; Secretaria investiga caso [Vídeo]


A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) instaurou um inquérito administrativo para investigar como ocorreu a entrada da arma de fogo na Penitenciária Romero Nóbrega, na cidade de Patos, onde ocorreu um tumulto na manhã desta quarta-feira (4), que teve início a partir de uma confusão entre presos, mas foi rapidamente controlado pelos próprios agentes penitenciários que estavam de plantão na unidade.


Entretanto, foi constatada a morte de dois apenados, atingidos com arma de fogo: Darlan Alves dos Santos e Maelson dos Santos Nunes. Outros dois sofreram ferimentos leves,

Prefeito é reempossado no meio da rua e deve dar continuidade na transformação de Conceição


O município de Conceição, situado no Vale do Piancó paraibano, é um dos que mais executou obras públicas nos últimos 4 anos, em sua microrregião. O Prefeito Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado de grandes aliados como o ex-prefeito João Deon, Nena Diniz, e gozando de boas amizades com o Senador Cássio Cunha Lima, assim também com o Deputado Federal Hugo Motta entre outros grandes políticos do Estado, conseguiu dar uma nova cara a sua terra, com obras de grandes relevâncias que ficarão marcadas na história conceiçoense.

Esse mérito é devido ao gestor, que também trabalha incansavelmente para manter convênios do município com os governos do Federal e Estadual, objetivando o desenvolvimento da cidade, mesmo em meio a tantas dificuldades oriundas da falta de recursos ou mesmo a independência financeira do setor privado local.

No primeiro dia do ano de 2017, a comunidade de Conceição pôde ver e participar da Solenidade de Posse, que aconteceu abertamente no Centro Cultural Elba Ramalho, sendo o único a realizar o ato em via pública no Vale do Piancó.

A Sessão Solene capitaneada pelos vereadores do município, aconteceu em grande estilo, contemplando discursos e até mesmo um verdadeiro show da Banda Filarmônica Zeca

Prefeito de Montadas nomeia a família toda para o primeiro escalão da prefeitura; só escaparam os gatos e os cachorros


O prefeito de Montadas, Jonas de Souza (PSD), nomeou sete parentes para compor o primeiro escalão da administração municipal. O gestor utilizou a súmula vinculante 13, que impôs limites aos agentes políticos quanto ao preenchimento de cargos públicos, mas que não se aplica aos cargos políticos. Foram agraciados com cargos de secretários a esposa, irmãos, tio e primos. Eles foram nomeados para cargos como a chefia de gabinete e secretarias de Finanças, Saúde, Educação, Infraestrutura e Administração.

Veja abaixo a lista dos nomes e cargos. 

Chefe de gabinete – Jose de Arimateia Souza (tio de Jonas)
Secretaria de Finanças – Katia Ramalho (esposa de Jonas)
Secretaria de Saúde – Erasmo de Souza (irmão de Jonas)
Secretaria de Administração – Lindembergue de Souza Silva (primo de Jonas)
Procuradoria Geral – Enéas Veríssimo (primo de Jonas)
Secretaria de Educação – Neuracir de Souza (irmã de Jonas)
Secretaria de infraestrutura – Leandro de Souza (irmão de Jonas)

A nomeação dos familiares na gestão causou indignação de vários moradores, que lamentaram a postura adotada pelo gestor. As informações são do site de Fernando Caldeira.

Vale do Piancó: Seca causa extrema pobreza e padre faz apelo por doações de cestas básicas


O padre Djacy Brasileiro, de 58 anos, atuante na defesa do povo sertanejo, usou sua força na internet para pedir mais uma ajuda para as vítimas da seca: cestas básicas. Segundo o padre, centenas de famílias que moram em cerca de 20 municípios sertanejos que integram a região do Vale do Piancó estão passando por uma situação de extrema pobreza e fome depois da escassez de água.

Ele divulgou uma carta suplicando pela ajuda dos governos estadual e federal e da população em geral. Brasileiro é pároco da cidade paraibana de Pedra Branca, no Sertão do estado a 445 km de João Pessoa e revelou condições de extrema pobreza na região com a falta de água e alimento.


“Os sertanejos precisam de água e alimentos. Não custa nada socorrê-los, repito, com cestas básicas: feijão, arroz, macarrão, açúcar, café etc. Socorrer as vítimas da seca, neste

Orangotango emociona o mundo ao beijar barriga de grávida em zoológico

O registro comovente foi feito no zoológico de Colchester, na Inglaterra


Este vídeo comovente de um orangotango beijando a barriga de uma mulher grávida em um zoo na Inglaterra tornou-se viral nas redes sociais.

Nas imagens, a grávida Morgain Cole Abbot, de 27 anos, se emociona e começa a chorar durante o encontro. O primata chamado Rajang, de 48 anos, ainda chega a tocar o vidro enquanto observa a mulher acariciar a barriga.

Publicado no Facebook, o vídeo teve mais de 16 mil visualizações. Agora a mulher e o parceiro, Liam, esperam usar o episódio para ajudar a arrecadar doações para uma fundação que atua na proteção dos orangotangos.

O bebê do casal deve nascer em março e se chamará William. Confira!

Bom de Sair de Itaporanga é Depois, Voltar

img-20170101-wa0006
O Bom de Sair de Itaporanga é Depois,  Voltar
 (Reynollds Augusto Cabral)
Sabe leitor, nem parece, mas nós temos programações pessoais no âmbito da vida. A cidade, o trabalho,  os pais, os irmãos, a esposa, os filhos... Têm relação com as nossas buscas e comprometimentos. Estamos sempre nos encontrando ou nos despedindo. Mas, sempre seguiremos nessa estrada que não tem fim, pois o aprimoramento, também, é energia constante em nossas vidas.
 Tem a ver com a evolução, aprimoramento, que as religiões apelidam de “salvação”. O mais importante é aprender no caminhar. As conquistas, decepções, erros e acertos fazem parte do burilar do espírito. O “negócio” é não gerar expectativas e tornar a vida menos grave, semeando sempre, que a colheita sempre virá. No final seremos todos felizes. O Problema  é que o orgulho e o egoísmo, as duas grandes chagas da humanidade, ainda são ferramentas que andam conosco, impregnado nas nossas ações e sentimentos. É preciso resignificar para melhor viver.
Nada de gravidade.
Há um Direito Natural, que rege os nossos destinos. Aliás, esse é o primeiro Direito e até o único perfeito, pois vem de um "legislador” que não erra, pois é a Inteligência Suprema do Universo, Causa Primária de todas as coisas, dizem os imortais. E de muitos nomes: Deus, Alá, Grande Arquiteto do Universo e por aí vai... mas que é o ponto inicial de tudo. Os materialistas dizem que Deus não existe, mas o difícil é provar que não.
img-20170101-wa0002Posso dizer, também, que um dia na minha juventude,  cai na besteira de pensar que Deus não existe. Não conseguia  compreender tanta desigualdade.   Aí eu descobri que, na verdade, foi uma indução das religiões tracionais . É brincadeira como a maioria das religiões, que é coisa do homem dominador, se refere a Deus. Nesse “deus” da maioria das religiões eu não acredito mesmo e principalmente no “deus” pregado por alguns pastores “sabidos” que exploram a fragilidade humana.
Mas, é isso mesmo. Jesus, o maior agente dessa causa de tudo disse que é necessário que o joio cresça junto ao trigo para que quando pudermos divisá-lo, nós possamos arrancá-lo sem comprometer o outro.
Isso está acontecendo, pois ninguém detém a lei do progresso. O “cabra” pode até embaraça-la , mas jamais pará-la. No tempo da consciência haverá “um só rebanho e um só pastor”, ou seja, todos defenderam a verdade, pois só ela liberta. Até lá, muitas ilusões. Cabe-nos ficar “espertos”.
Mas a vida me fez reencarnar em Itaporanga. Já andei muito às minhas buscas, mas sempre retorno ao torrão que tanto amo. Apesar da seca, das incoerências políticas, das “conversas” de muitos agentes políticos, a Rainha do Vale, é muito mais. 
Itaporanga está diferente e cresce como nenhuma outra cidade. O atual prefeito, um excelente empresário no ramo têxtil, agora vai administrar a nossa terra e torço por ele. Se conseguir imprimir pelos menos dez por cento do que ele faz no setor privado, teremos louros  inevitáveis.
É claro que no setor privado ele pode fazer tudo que a lei não impeça, mas no público, tirando poucas voluntariedades, precisa fazer o que a lei manda. Precisa estar afinado com os outros agentes políticos, do legislativo, para não ter dificuldades.  Pelos menos uma coisa é certa, o tino administrativo visível já demonstra  a sua capacidade.
Conheci Divaldo de há muito, quando morava com o seu velho Pai e excelente mãe , na Rua Treze de Maio.  Àquele tempo já produzia bem. Sempre o conhecido ANTONIO DA REDE, homem alto, esguio, dono de uma voz que  convencia,  convidava a turma da artéria para vender redes em outros estados. Chegavam até á Bahia. Eu nunca tive coragem, mas os meus primos, Alípio e Aldo, hoje grandes empresários na cidade de Brasília, sempre viajavam e voltavam  com os bolsos cheios. A família sempre teve  "tino" para o negócio.
Mas eu quero, nesse momento, agradecer ao meu cunhado Cláudio por ter nos proporcionado um final de ano inesquecível na praia de “Carne de Vaca”, no município de Goiana. Foram dias inesquecíveis  naquele que é um dos “paraísos no planeta  Terra”. Dias agradáveis, com pessoas agradáveis. Muitos sorrisos, brincadeira,  alegrias.
O Cláudio é um verdadeiro “dono de casa” e cozinha como ninguém. Já está preparado para casar. Agora eu tenho certeza que é a pessoa certa para minha irmã, já lhe dou a mão da mana.
Mas voltei. O bom de sair de Itaporanga é voltar para Itaporanga
É bom , vez por outra,  fazer algo diferente, para mudar a rotina, pois a continuidade sempre estressa o cidadão. A vida é assim. Somos imortais com novas versões experimentadas, que forjam a nossa individualidade, que é muito mais que a nossa personalidade, representando as suas somas. Daí a morte do corpo físico, que liberta o espírito ao caminho e a volta pela reencarnação para o aprimoramento.
É como o dia 31 de dezembro. Que bom que ele existe.  Representa o fim de uma etapa para entrarmos em outra, para que recomecemos e possamos seguir. Triste de quem é triste e produz lixos mentais. A nossa poluição mental é maior do que a poluição do meio  ambiente, com os carros, desmatamentos e tudo mais... Alias uma é consequência da outra. 
Que bom ter ido á “Carne de Vaca”. Em dezembro quem sabe possamos repetir.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO