domingo, 3 de dezembro de 2017

Coremas e Conceição perderam mais de 4,3 mil eleitores com revisão biométrica


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – A revisão eleitoral para fins biométricos foi encerrada nessa quinta-feira, 30, e a meta de revisão estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi alcançada nos dois principais municípios (Conceição e Coremas) entre os cinco regionais que tiveram eleitores revisados, mas houve perda expressiva de votantes.
         
Embora o percentual de comparecimento dos eleitores de Conceição e Coremas tenha alcançado 80%, nível considerado satisfatório pela Justiça Eleitoral, os dois municípios perderam milhares de eleitores, porque muita gente não atendeu ao chamamento da Justiça Eleitoral e ficará sem votar no pleito do próximo ano.
           
De acordo com o TRE, dos 12.407 eleitores de Coremas convocados para fazer a biometria, um total de 10.433 foram revisados, o que corresponde a 84,09% do eleitorado total. O não comparecimento foi de 1.974 eleitores, uma perda eleitoral expressiva para o município coremense.
            
Em Conceição, o percentual de eleitores que compareceu ao cartório eleitoral foi ainda menor, apesar do seu eleitorado ser maior do que o coremense: chegou a 83,54%, um comparecimento de 12.150 votantes de um total de 14.544 eleitores alvos da revisão, ou seja, 2.394 votantes terão o título cancelado no município conceiçãoense.
           
Ao todo, os dois municípios perderam, juntos, 4.368 eleitores. Conforme a Justiça Eleitoral, quem não compareceu para fazer a revisão com biometria terá seus títulos cancelados e deverão sofrer várias sanções. Entre as restrições previstas estão impedimento para tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior e tomar posse em cargo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!