quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Os 500 anos da Reforma Protestante, celebrada em 31 de outubro


A Reforma protestante foi um movimento liderado por Martinho Lutero no século XVI. Foi um dos eventos mais importantes da história. Com a publicação de 95 teses, ele questionou os dogmas da doutrina da Igreja Católica, que não tinha nenhuma base bíblica. Esses dogmas foram confrontados também por cinco frases latinas, conhecidas como "cinco solas":

- Sola fide-somente a fé;
- Sola scriptura-somente a escritura;
- Solus Christus-somente Cristo;
- Sola gratia-somente a graça e
- Soli Deo gloria-glória somente a Deus.
             
As cinco solas são portanto pilares que definiram os princípios da reforma protestante, reforma que alcançou o mundo, pois Lutero teve o apoio de religiosos e governantes europeus, o que gerou também uma revolução social e política.
            
Portanto não existe palavras para descrever as conquistas espirituais; mas também não podemos deixar de lembrar outras conquistas que foram diretamente influenciadas pela reforma protestante, a saber:
- As revoluções, com valorização dos movimentos artísticos e culturais;
- A inovação na educação, criando inclusive o atual modelo de escola pública;
- A diferenciação entre estado e religião;
- As crenças democráticas e
- A liberdade de expressão, com destaque para acesso aos textos bíblicos em cada língua mãe e igualdade de pensamento, com ampliação e democratização do poder e do conhecimento, inclusive com a inclusão da mulher que passou a ter destaque tanto na igreja, como também nas questões seculares.

                                                  Ildevan Teixeira de Araújo, de Itaporanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!