quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Campanha pela saúde masculina em Aguiar mobiliza cidade e une informação e ação prática

Por Redação da Folha – Mais importante do que os símbolos afixados nos prédios públicos indicando o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, são as ações práticas realizadas em favor da saúde masculina, especialmente em relação aos homens de baixa escolaridade e baixa renda, que têm dificuldades de acesso à informação e a exames. São em prol deles que a Secretaria Municipal de Aguiar e todas as suas equipes (UBS, CAPS, ACS e Nasf) têm agido.
            
No último dia 14, por exemplo, foi realizada uma palestra sobre o câncer da próstata: sintomas, prevenção e a importância do diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento. O evento reuniu dezenas de homens, que tiveram a oportunidade de se inteirar sobre a doença, que está entre as maiores causas de óbito masculino no país. 
            
Depois da palestra, os homens a partir de 50 anos foram submetidos a exames de PSA para detecção de alguma alteração prostática. Além dos cuidados com a saúde, eles também receberam brindes da secretaria e foi um momento de integração e união contra a doença. Mais uma discussão sobre a doença foi realizada no Caps, desta vez o palestrante foi o médico Francisco Aureni, reunindo dezenas de pessoas.
            
A campanha contra o câncer da próstata foi aberta no dia 11 no município em um grande evento realizado em praça pública: o centro da cidade foi palco de um amplo debate e conscientização sobre a doença: panfletos e alertas sobre o problema chamaram a atenção do público em geral que acompanhou a ação da saúde municipal pela vida. O prefeito Aureni Lacerda e a secretária de saúde, Eliana Lopes, destacaram a importância da luta e todo o empenho municipal pela saúde masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!