domingo, 1 de outubro de 2017

Yoga melhora o sono de pacientes com câncer, aponta estudo

Pacientes que praticam yoga durante o período de quimioterapia apresentam uma melhor qualidade no sono

Yoga melhora o sono de pacientes com câncer, aponta estudo

Um recente estudo publicado na revista científica 'Cancer' revela mais um benefício da prática de yoga. Conta a investigação, realizada pela Universidade do Texas (nos Estados Unidos), que os pacientes oncológicos que praticam yoga durante o período de quimioterapia apresentam uma melhor qualidade de sono do que aqueles que não se 'rendem' à prática.

O estudo contou com a participação de 227 mulheres submetidas a tratamentos de quimioterapia para tratar tumor na mama. As participantes foram divididas em três grupos, sendo que num deles as mulheres foram 'desafiadas' a realizar, durante 12 semanas, um plano de yoga tibetano (focado no controle respiratório, mental e corporal). Num outro grupo as mulheres realizavam apenas meros alongamentos e no terceiro nada faziam.


No final, e depois de terem monitorado a qualidade de sono (durante as 12 semanas de teste, mas também passados seis e 12 meses), os cientistas concluíram que as pacientes
que tinham praticado yoga (seja durante a fase de teste ou por 'conta própria' nas semanas posteriores) eram aquelas que dormiam melhor, efeito que se mostrou mais notório a curto prazo, isto é, nos dias e semanas em que faziam yoga.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!