terça-feira, 31 de outubro de 2017

Tovar faz balanço positivo da FETECh e Semana de Ciência e Tecnologia e crítica falta de apoio do Governo


Estímulo à inovação e incentivo à vocação tecnológica da cidade de Campina Grande foram os principais resultados dos eventos ligados a tecnologia realizados na semana passada na cidade de Campina Grande, na opinião do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Tovar Correia Lima. Para ele, tanto as atividades da Semana Nacional de Tecnologia, como a 14ª edição da Feira Tecnológica (Fetec 2017), contribuíram para fomentar o desenvolvimento de mais projetos e de futuros profissionais e pesquisadores na área. Ele lamentou a completa ausência do Governo do Estado nas ações da SNCT. 

Infelizmente não pudemos contar com a ajuda do Governo. Não ajudou com nada. Antes eles disponibilizavam o transporte dos alunos para irem às ações da Semana de Ciência e Tecnologia. Este ano não entrou com um único centavo, prejudicando dezenas de escolas que deixaram de enviar os alunos para o evento”, contou. 

“Tivemos uma semana inteira dedicada às discussões e exposições de trabalhos científicos, ajudando a difusão da produção tecnológica da nossa cidade. Isso sem dúvida alguma desperta as novas gerações e incentiva a nossa vocação para a tecnologia e inovação. Campina é referência nacional e nossa missão é contribuir para que isso se fortaleça, tratando do assunto já com os alunos da rede municipal de ensino”, comentou o secretário. 

Ele lembrou que a Semana Nacional de Tecnologia desse ano teve como tema ‘A matemática está em tudo’, e atraiu cerca de 5 mil visitantes por dia no Parque da Criança,
local onde o evento foi sediado. “Nós proporcionamos um espaço de integração entre diversos públicos, conhecendo e discutindo a aplicação científica e tecnológica em vários campos do conhecimento. A matemática está realmente em todas as coisas e nós conseguimos mostrar como ela é útil e como pode ser simples”, explicou Tovar Correia Lima. 

Já a Fetec está consagrada no calendário de eventos da cidade e do Brasil, como uma das mostras mais importantes da área. Promovida pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, este ano, a Feira chegou a sua 14ª edição contando com palestras, mesas-redondas, workshops, exposição de produtos/processos e serviços, jogos de tabuleiro, competição de games digitais e um hackathon, da sexta até o sábado. 

“No stand da Secretaria, a população pôde conferir projetos como Observatório Municipal; a Sinalização Inteligente; a Rua Sustentável; a Minha Árvore; Integração de rede de Fibra Óptica; Aplicativos Gamificados para a Cidadania; além de Exposição de Startups e dos resultados obtidos com o Proafe. Foi um grande sucesso e cidade de Campina só se fortalece em cada educação da feira”, opinou. 

Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!