terça-feira, 3 de outubro de 2017

03 de outubro - Aconteceu em Itaporanga


Emília Maria dos Santos (Emília de Zé Lúcio) nasceu em 03 de outubro do ano de 1932. E hoje estaria completando 85 anos de vida.

Em 1955 são votados os vereadores para a legislatura 1956/59  – Adauto de Oliveira e Silva, Adauto Antônio de Araújo, José Olinto Filho, João Inácio de Araújo Neves, Petronilo Epaminondas de Sousa, Juvêncio Abílio de Sousa, José Inácio de Figueirêro, Herculano Pereira (Cula) e Edgar Cavalcante Rosa (Jupi), tendo Adauto Antônio de Araújo, como presidente da Câmara Municipal. Para Prefeíto e Vice-prefeito, foram eleitos os senhores Abraão de Sousa Diniz e Flávio Cavalcante de Arruda, respectivamente. Em 1992 foram eleitos, para a legislatura de 1993/96, os seguintes vereadores: Audiberg Alves de Carvalho, Antônio Rodrigues Pita, João Pereira de Sousa, José Hilton Balão da Silva, José Serafim de Queiroz Filho, Antônio Caetano da Silva, Francisco Pedro, José Porcino da Silva, Terezinha de Medeiros Carvalho Maia, José Flávio de Matos, José Felismino, José Viriato Sobrinho e Joaquim Salviano da Silva, sendo eleito Presidente da Câmara, o Vereador Audiberg Alves de Carvalho. Prefeito Dr. José Silvino Sobrinho, vice-prefeito Antônio Nosman Barreiro Paulo. Em 1997, foram eleitos para a legislatura de 199712000, os seguintes vereadores: Audiberg Alves de Carvalho, Antônio Caetano da Silva, Antônio Rodrigues Pita, Antônio de Lisboa Arruda Silva, Francisco Saulo da Silva, João Pereira de Sousa, José Porcino da Silva, José Rufino de Paulo, José Serafim de Queiroz Filho, José Valeriano da Fonseca, José Viriato Sobrinho, Jarilene Gonçalves de Brito e Joaquim Salviano da Silva, sendo eleito presidente da câmara, o vereador Joaquim Salviano da Silva. Prefeita Kátia Lucia Fonseca Pinto Brasileiro. vce-prefeito D. Joaquim Veira Diniz. 

Em 03 de outubro de 1957, Manoel Medeiros Maia casou com Terezinha de Medeiros Carvalho Maia (ex-vereadora Teta Maia, 1989 a 1992 e 1993 a 1996, ficando na suplência em 1997 a 2000, no governo de Kátia Pinto), com quem teve os filhos: Maximo Gork, Veterinário, que em fevereiro de 2016, teve seu nome colocado na farmácia veterinária do município, Marcinho, como era mais conhecido, cometeu suicídio em 2015; Macdovel; Elizabethe, formada em História pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP; Maxwell, Médico; Sheila, Bioquímica e Farmacêutica e, ex-diretora do Hemonúcleo durante 10 anos e proprietária do LACI, e Stefani de Carvalho Maia, também Bioquímica e Farmacêutica, e acadêmica de Direito.

Dia 3 de outubro de 1959. A movimentação política pegava fogo; a ansiedade era palpável. As discussões frequentes, as apostas rolando, os caminhões abarrotados de eleitores que eram pegos nos sítios para exercerem o seu direito de cidadania. 

Dr. Francisco Clementino de Carvalho é eleito prefeito de Itaporanga para o quadriênio de 1960/1964 e o nosso “sanfoneirozinho que queria ser vereador”, Biu de Dedé,  foi eleito com uma expressiva votação, sendo o primeiro colocado dentre todos os vereadores eleitos. Isto calou a boca de muita gente que pensava ser o dinheiro o comprador de todas as coisas. Esqueceram que honestidade, hombridade, simplicidade e modéstia são ainda uma moeda muito forte numa comunidade que sonha dias melhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!