quarta-feira, 12 de julho de 2017

NOSSA PARÓQUIA, NOSSA HISTÓRIA - PARTE I


157 ANOS DA PARÓQUIA.

NOSSA PARÓQUIA, NOSSA HISTÓRIA - PARTE I

Corre, a mais século e meio, o já distante ano de 1860 da Era Cristã (5621 no calendário hebraico, 1278 no calendário islâmico e 1239 no calendário persa).

A tal altura, já fora inventado o telefone pelo escocês Alexander Graham Bell e Abraham Lincoln fá fora eleito 16º Presidente dos Estados Unidos. Nesse ano, é predito o elemento químico Césio e a literatura brasileira perde Cassimiro de Abreu, um de seus maiores expoentes da segunda geração romântica. Na Inglaterra, reinava a Rainha Vitória, com quem o Imperador chinês Xianfeng, oitavo da Dinastia Manchu, assinava o Tratado de Tianjin, pondo fim à Segunda Guerra do Ópio, que durava já quatro anos. Cá mais próximo, na Argentina, Santiago Derqui consagrava-se como o primeiro presidente a governar todo o país sob a jura da Constituição de 1853. No Brasil, o imperador Dom Pedro II já reinava há 19 anos e havia terminado há pouco sua peregrinação pelo norte do Brasil, aí se incluindo sua histórica visita à então Província da Parahyba, à época presidida por Luiz Antônio da Silva Nunes, que foi o primeiro governante da Província a visitar o Sertão. 

A Vila de Misericórdia (nossa Itaporanga de hoje) fazia parte do Município de Piancó, que era então denominado de Vila Constitucional de Santo Antônio do Piancó, cujo administrador era o Coronel João Leite Ferreira, nomeado para tanto desde 20 de novembro de 1823, por Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil. Foi naquele 1860, ainda sob a vivência dos Estados Pontifícios, antes da anexação levada a efeito pelo então Reino da Itália, quando, no Trono de São Pedro, reinava o Beato Pio IX (Giovanni Maria Mastai-Ferretti), 254º Papa da Igreja, que foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Misericórdia.

Livro de Tombo da Paróquia e livro “Se Essa Rua Fosse Minha”, de Paulo Rainério Brasilino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!