sexta-feira, 21 de julho de 2017

Governo libera 2,5 milhões para conclusão de açude que será o maior de Pedra Branca

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Governo Federal liberou, no dia 7 deste mês, o montante de 2,5 milhões de reais para a Prefeitura de Pedra Branca. Os recursos são destinados para a conclusão de um açude no sítio Dutra, zona rural do município. A obra é resultado de um convênio estabelecido com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
           
Essa é a segunda e última liberação financeira relativa ao contrato, cujo valor total é de 5 milhões de reais, sendo, apenas, 45 mil de contrapartida municipal. Conforme o prefeito Allan Bastos, o açude, que já está em sua fase final, terá capacidade para mais de 6 milhões de metros cúbicos d’água e será o maior do município.
          
Segundo ainda o gestor municipal, o reservatório vai garantir água para várias comunidades rurais, mas, futuramente, se for necessário, também poderá servir ao abastecimento urbano. “O importante é que estamos construindo uma grande obra e que será a garantia hídrica para esta e as próximas gerações, até porque água é um bem essencial em nossa região”, comentou Allan, que também está entusiasmado com outra recente conquista nessa área: o abastecimento da cidade, que era feito pela Prefeitura, foi repassado para o governo estadual, através da Cagepa, com o compromisso do estado de construir uma estação de tratamento. Com isso, a população local receberá água tratada depois de 50 anos: “uma obra fundamental para saúde pública, e o tempo dirá que nós tomamos a decisão certa”, enfatizou o prefeito.
             
Além do convênio do açude, a Prefeitura local tem, pelo menos, outros três contratos em trâmite firmados com a União para obras no campo e na cidade, como a construção de melhorias sanitárias domiciliares (cisternas), uma parceria de 250 mil reais com o Ministério da Saúde, através da Funasa, metade dos quais repassada em abril passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!