sexta-feira, 7 de julho de 2017

Especialista explica por que a temperatura está caindo no Alto Sertão paraibano; [Vídeo]


Moradores das cidades da região de Cajazeiras estão surpresos com o clima que o Alto Sertão paraibano tem apresentado ultimamente. Mesmo durante o dia, período que costumeiramente é bastante quente na região, a temperatura tem caído muito e o céu está constantemente nublado.

À noite é a vez de um frio incomum tomar conta das cidades; tão incomum que as pessoas, admiradas, têm registrado nas redes sociais fotos com as temperaturas na legenda e comentários sobre a “novidade”.

Porém, segundo o meteorologista Rodrigo César Limeira, esse clima frio não chega a ser tão novidade assim. Isso porque, devido ao fenômeno El Niño, nos últimos anos o inverno no Semiárido nordestino (de 21 de junho a 23 de setembro) tem sido excepcionalmente de calor. Mas em 2017 o El Niño não se manifestou, portanto o clima voltou ao normal, ou seja, baixas temperaturas neste período..

Além disso, Rodrigo afirma que uma forte massa de ar polar veio do Polo Sul e também está contribuindo para acentuar ainda mais as quedas de temperatura no Nordeste. Ele explica ainda que o clima é frio, mas sem chuvas, porque isso é uma característica do Semiárido nordestino durante o inverno (a estação atual). Já as chuvas ocorrem no verão e no outono.

Diário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!