sábado, 8 de julho de 2017

Em Itaporanga, Pronatec e MedioTec abrem vagas em cursos profissionalizantes com auxílio financeiro


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o governo estadual, está oferecendo 80 vagas em Itaporanga para dois cursos. Pessoas maiores de 18 anos que concluíram o ensino médio em escola pública podem se inscrever. Os cursos são Operador de Computador e Assistente Administrativo.
            
Há também vagas para cursos do MedioTec, programa criado recentemente pelo Ministério da Educação, mas destinado para quem ainda está concluindo o ensino médio. Os cursos são o Técnico em Informática para Internet e o Técnico em Informática.
           
As inscrições estão sendo feitas desde o final do mês passado e vão até os dias 18 (para os cursos do MedioTec) e 31 deste mês (para os cursos do Pronatec).  Os cursos do MedioTec serão ministrados à tarde na Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca e terão carga horária total entre 800h e 1000h (um a dois anos e meio de duração); já os do Pronatec serão ministrados à noite na Escola Estadual Professor Francelino de Alencar Neves com carga horária total de 160h (três meses de duração).
           
Para se inscrever nos cursos do MedioTec, o estudante deverá, apenas, acessar o site paraibatec.pb.gov.br e preencher um formulário on line. A escolha será por meio de um
processo seletivo interno que será realizado para a formação das turmas. Já as inscrições para os cursos do Pronatec estão sendo feitas presencialmente na sede da 7ª GRE. A vaga será garantida por ordem de chegada do candidato.
          
O MedioTec - Especificamente sobre o MedioTec, o novo programa é tratado como uma espécie de revolução na educação pública brasileira, uma vez que objetiva formar o estudante do ensino médio regular em um curso técnico-profissionalizante, no ambiente da escola de tempo integral, para que ele, quando terminar o ensino regular, também tenha uma profissão garantida e, assim, poder inserir-se no mercado de trabalho, como já ocorrem com os institutos federais de educação.
          
Ajuda financeira para alunos do Pronatec - Além de ter conclúido o ensino médio e ser maior de 18 anos, o candidato que se inscrever para uma das 80 vagas do Pronatec deverá possuir uma conta-poupança na Caixa Econômica Federal - caso não a tenha deve abrir uma-, pois terá direito a uma ajuda de curso de R$ 2,00 por aula, que pode chegar a R$ 180,00 por mês.
          
Ajuda financeira para alunos do MedioTec - O edital afirma que os estudantes do MedioTec também terão direito a uma ajuda de custo, mas não especifica o valor e nem se o aluno deverá abrir uma conta-poupança, conforme informa a jornalista Marta Ribeiro, servidora da 7ª GRE.
           
Início das aulas - As aulas tanto do Pronatec quanto do MedioTec estão previstas para começar no dia 1° de agosto próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!