sexta-feira, 21 de julho de 2017

21 de julho - Aconteceu em Itaporanga


O 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, até bem pouco tempo, era a 5ª Companhia de Polícia, com sede na cidade de Itaporanga, cidade encravado no alto sertão paraibano, a mais de 400 km da capital, que teria sido criada através do Decreto nº. 6.993, datado de 19 de agosto de 1976, no governo do Exmº. Sr. Ivan Bichara Sobreira, recebendo a denominação de 13ª CIESE (Companhia Interiorana Especial de Segurança do Estado), época em que era Comandante Geral da Polícia Militar o Exmº. Sr. Cel. QEMA (Oficial do Exército Brasileiro) Adolpho Fernandes Lira Maia. 

Por força do Decreto nº. 9.084, datado de 21 de julho de 1981, sua denominação foi alterada para 3ª Companhia de Polícia Militar. Seu primeiro Comandante foi o então 1º Ten. QOPM DEUSLÍRIO Pires de Lacerda

O delegado de Misericórdia, alferes José Cavalcanti de Lacerda que, com verdadeiro heroísmo, conseguiu, em uma luta prolongada e mortífera, desbaratar, no dia 21 de julho, a tristemente celebre quadrilha de assassinos e roubadores, denominada - Viriatos - (grifo meu), flagelo do interior desta província e das zonas de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, que com essa província se limitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!