sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ensino superior e de graça: UAB oferece 160 vagas para Itaporanga e Coremas em 6 cursos. Inscrições próximas


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Universidade Federal da Paraíba Virtual (UFPB Virtual), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de ensino superior à distância, publicou edital de processo seletivo para o preenchimento de 160 vagas para os polos de Itaporanga e Coremas, em seis cursos de licenciatura, com entrada no segundo semestre deste ano.
            
Para disputar uma das vagas, o candidato deverá ter feito o Enem em um dos últimos três anos (2014, 2015 ou 2016), uma vez que a seleção se dará por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Será desclassificado o estudante que zerou na Redação ou em uma das provas objetivas.
            
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 5, e vai até às 23h59 do dia 11 deste mês, e só serão feitas pela internet, por meio do sitio www.virtual.ufpb.br. A taxa cobrada é de R$ 30,00, mas o candidato poderá requerer a isenção do pagamento, bastando preencher os requisitos expostos no edital. Neste último caso, o estudante deverá preencher um formulário, disponibilizado no http://portal2.virtual.ufpb.br/wp-content/uploads/2017/05/COMUNICADO.pdf, e entregar, até o dia 9, em um dos dois polos presenciais pela manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira.
             
Os polos de Itaporanga e Coremas também irão disponibilizar equipamentos para o candidato que não tem acesso à internet. O polo de Itaporanga fica localizado na Avenida Padre Lourenço, n° 398, no centro da cidade, por trás do Batalhão de Polícia Militar, e atenderá das 7h30 às 17h. Em Coremas, o polo localiza-se à Rua Mecânica, s/n, Bairro Dnocs, atendendo das 7h às 11h e das 13 às 17h.
              
Para Itaporanga estão sendo oferecidas 95 vagas nos cursos de Letras/Libras (25), Computação (20), Letras/Inglês (20), Letras (15) e Pedagogia (15). Já para Coremas são 65 oportunidades: Letras/Inglês (20), Computação (15), Matemática (15) e Pedagogia (15).
               
De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas por ampla concorrência e reservadas para candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública, em cursos regulares; na modalidade de Jovens e Adultos (EJA); e para o postulante que obteve o certificado do ensino médio por meio do próprio Enem ou ainda por meio “de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino”.
               
Curso de Letras/Libras – O curso de Letras/Libras é o único que oferere reserva de vagas para candidados com deficiência física, mas esta deve ser auditiva.
                
O sonho do ensino superior gratuito - O processo seletivo será uma importante oportunidade aos jovens estudantes do Vale, principalmente os que concluíram o ensino médio em escola pública, fazerem uma graduação gratuita sem sair de sua cidade ou região.
                
Divulgação do resultado, matrícula e início das aulas - A divulgação da primeira lista de classificados está prevista sair no dia 30 deste mês. A matrícula ocorrerá entre 7 e 8 de agosto, e, também em agosto, no dia 10, começarão as aulas.
                
Edital e contatos para tirar dúvidas - Mais informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas no edital do certame, clicando no link http://portal2.virtual.ufpb.br/wp-content/uploads/2017/05/edital-17-2017-ead-processo-seletivo-2017-2.pdf ou pelos telefones (83) 3451-3558/9-9974-6076 (Itaporanga) e (83) 3433-1434 (Coremas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!