terça-feira, 13 de junho de 2017

DR. LISBOA


Antonio de Lisboa Arruda Silva é seu nome, mas todos só o conhecem por Dr. Lisboaa - Nasceu na cidade de João Pessoa, no dia 13 de junho de 1952, onde nela viveu até se formar. Filho Ana de Arruda Silva, Professora do 1° Grau e Floriano Pereira da Silva, comerciante. 

Foi aluno de Escolas da Rede Pública. Estudou o 2° grau no Liceu Paraibano e formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 1979. Por coincidência, do destino estagiou na Maternidade Cândido Vargas, onde nascera. 
Assim que terminou seu curso de medicina, como não tinha condições financeiras para cursar uma Residência, resolveu se aventurar pelo Sertão paraibano em busca de emprego para sua sobrevivência. A primeira cidade a trabalhar foi Teixeira, depois Boqueirão dos Cochos. Lá sofreu um acidente automobilístico e sabendo disso seu parente Manoel Moreira Dantas, que era Presidente Sindicato Rural de Itaporanga,  resolveu convidá-lo para trabalhar no mesmo. Levou para sua casa e deu-lhe toda assistência necessária. E assim ele radicou-se na cidade de Itaporanga.

Em 1985, casou-se com a Drª. Maria Marluce de Lima, Bioquímica, com ela teve duas lindas filhas: Polyanna e Anny Palloma. Foi professor de Química, no Colégio de 1 ° e 2° Graus Adalgisa Teodolo da Fonseca através de um contrato que tinha adquirido lá em Teixeira. Foi Diretor do Hospital Distrital de Itaporanga, de 1986 a1988, onde fez uma excelente administração, também atuou como Secretario de Saúde do municipio, na segunda Gestão do Prefeito Will Rodrigues, tendo implantado as três primeiras Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), além disso foi Diretor de quase todas as Unidade de Saúde do Vale do Piancó. 

Fundou, junto com alguns alunos o Jornal escrito, chamado “O Vale em Notícia”, como também o primeiro Cursinho Pré-Vestibular do Vale de Piancó. Sempre gostou de ajuda os Artistas da Terra, quando no lançamento de seus trabalhos. Por gostar muito de cultura, tomou-se escritor, escreveu dois livros: MISTUREBA, de Contos e Crônicas e BODAS DE PRATA, onde fala dos 25 anos de Casamento e em seguida junto com o advogado Valdemir Cabral (Demir), fundou a Academia Literária Cultural e Artística de Itaporanga (Alcaita). 

Foi vereador no período de 1996 a 2000, e suplente de vereador por três vezes. Ainda atua como “Ativista político”. Recentemente, em 2015, com 63 anos de idade concluiu sua especialização em Medicina do Trabalho. Atualmente atua como Clinico geral em um PSF da cidade de Diamante e também como Médico do Trabalho no Vale do Piancó.

Antônio de Lisboa Arruda Silva, consegui se eleger para a legislatura que compreendeu os anos de 1997/2000, quando era prefeita do município Kátia Lúcia Fonseca Pinto, que teve o médico Joaquim Vieira Diniz, como seu vice-prefeito. No dia 14 de março de 1998, propôs e a câmara aprovou, o Projeto de lei, de sua iniciativa, dando o nome de Rua Manoel Moreira Dantas à rua projetada, localizada, no loteamento João Silvino, esta rua é onde ficam o Fórum, as Curadorias e a 7ª Gerência Regional de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!