terça-feira, 27 de junho de 2017

ABRAÃO DINIZ


Prefeito de Itaporanga – Eleito -1955 a 1959

Nascido na união de João de Souza Diniz com Joaquina Mangueira. Abraão de Souza Diniz nasceu no dia 27 de junho de 1898, na então Vila de São Paulo (hoje Diamante). Era casado com Francisca Laranjeira Diniz e deste matrimonio nasceram 12 filhos. Mas apenas dois sobreviveram: Francisco e Matuto de Souza Diniz. Agricultor e Agropecuarista. politicamente esteve no iniciou de sua vida pública ligado a Praxedes da Silva Pitanga que o ajudou a eleger-se prefeito de Itaporanga no dia 30 de novembro de 1955, permanecendo no cargo até 30 de novembro de 1959, tendo Flávio Cavalcanti Arruda como vice.

Terminado o mandato passou Abraão a receber a orientação política do deputado Balduíno Minervino de Carvalho, no município, tornando-se,  na política estadual, correligionário dos ex-senadores Argemiro de Figueiredo, João Agripino e Ruy Carneiro. Como prefeito, implantou a rede de alta tensão para o recebimento da energia de Paulo Afonso, calçou várias ruas e ampliou o “Campo de Aviação” (campo de pouso para pequenas aeronaves localizado no Sítio São Pedro). Preocupou-se com o desenvolvimento da atividade educacional, por considerar importante o aprendizado escolar para alargar as oportunidades de sucesso do cidadão. 

Gostava de música, tanto que criou uma banda patrocinada pelo município e fazia questão de fazê-la desfilar semanalmente pelas principais ruas da cidade e sempre ficava por perto vendo a banda passar.

Pressionado por sua esposa e outras beatas que queriam que lê tirasse o cabaré do centro da cidade (onde se encontra hoje), chegou a dor um terreno para o Banco do Nordeste construir sua sede, em contra partida o banco indenizaria as mulheres que lá residiam. Chegaram a ser constritos alguns casebres nos arredores do povoado, mas não conta que nenhum foi habitado. Era o famoso “Rói de Abrão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!