terça-feira, 23 de maio de 2017

RIDELSON FARIAS


Ridelson Farias de Sousa, natural de Itaporanga, nasceu no dia 23 de maio de 1976, filho de Francisco Farias Filho (Chicó) e Izabel Davi de Sousa Farias (sua primeira professora), estudou todo o ensino básico em escolas públicas do município: Escola Estadual de Ensino Fundamental Simeão Leal, Escola Estadual de 1º Grau Professor Lindolfo Ramalho e na Escola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca. aos 18 anos prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Engenharia Agrícola na UFPB – Campus Campina Grande. 

Concluiu a graduação em 2001 e de imediato começou sua vida profissional em empresas privadas do setor de Engenharia e Geoprocessamento. No ano seguinte, ingressou no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande UFCG (Mestrado e Doutorado). 

Em 2007, obteve o título de Doutor também em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Após conclusão do doutoramento, atuou como pesquisador PRODOC/CAPES (2007) na UFCG, onde colaborou com a graduação e com a Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado). 

Já no ano seguinte, iniciou sua carreira docente no CEFET (atual IFPB - Campus de João Pessoa). Ocupou o cargo de Coordenador de Pesquisa e Extensão no IFPB campus de João Pessoa (2009-2010) e de Cabedelo (2011). Coordenou projetos de programas institucionais do IFPB, IFPB/CNPq e fomentados pelo CNPq. 

Também ocupou o cargo de Assessor Especial da Reitoria (2011 a 2013), onde participou dos projetos de elaboração de estudos para a implantação de 6 campi do IFPB, dentre estes o campus Itaporanga. 

Casou-se em 2005 com Márcia Elissandre (servidora pública), com quem tem dois filhos: Maria Eduarda e Ridelson Júnior. É consultor de periódicos nas áreas de geoprocessamento e engenharia.

Publicou mais de 100 artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. É autor e organizador do livro “Geoprocessamento Aplicado - Contexto multidisciplinar”. Atualmente, é Diretor Geral do IFPB – Campus Itaporanga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!