sexta-feira, 14 de abril de 2017

Rio Piancó está com 2,8 metros d’água. Açude de Coremas agradece


Na manhã desta sexta-feira santa (14/04), o Açude de Coremas está pegando a sua melhor recarga de 2017. De ontem para hoje o açude aumentou 33 centímetros em sua lâmina d’água e continua entrando muita água, pois o Rio Piancó está com quase 3 metros de profundidade, precisamente 2, 8 metros.  

Isso se deu por conta das boas chuvas caídas recentemente no Vale do Piancó. O Açude Couro da Vaca, na Vila Vazante, em Diamante, saltou de 7,2 milhões de m³ para 10,4 milhões de m³ em apenas 24 horas (da quarta para a quinta-feira). A recarga foi de 3,2 milhões de m³ e toda a sangria essa indo para o Açude de Coremas, através do Rio Piancó.

A notícia é animadora, uma vez que o maior açude da Paraíba começou 2017 num estado extremamente crítico. No dia de ontem, 13, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas, o Açude de Coremas estava 5,1% de sua capacidade (se aproximava dos 30 milhões de m³) e hoje está com 5,4%, o que corresponde a 31.833.122 de m³ d’água, ou seja, de ontem para hoje ele pegou em torno de 2 milhões de m³ d’água. E nesse momento  está recebendo muita água. 

Coremas nunca havia ficado tão seco, mas, embora continue extremamente distante da sua capacidade, pelos menos do estado mais crítico ele já saiu.

Folha Patoense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!