quinta-feira, 27 de abril de 2017

Quando você reclama do Lixo na Rua, do Mato nos Terrenos, do Esgoto à Céu Aberto: Você está pagando seus IPTU em dia?


Quando você reclama do Lixo na Rua, do Mato nos Terrenos, do Esgoto à Céu Aberto: Você está pagando seus IPTU em dia? Essa é uma pergunta que muitos administradores públicos (prefeitos/as) fazem ao cidadão. E sempre os que mais reclamam são aqueles que estão inadimplentes com esse imposto. Pague o seu IPTU em dia e garanta uma cidade ainda melhor com a participação de todos! Os moradores podem procurar a prefeitura de sua cidade  para efetuar o pagamento. Com o pagamento do IPTU, você contribui para o crescimento da cidade.

Para que serve o IPTU
O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma taxa que é paga sobre um imóvel ou terreno. A cobrança do imposto é determinada pelo Artigo 156 da Constituição Federal. Todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança vai para os cofres da Prefeitura, que o usa para custear despesas municipais.

Na hora de pagar os impostos, muitas pessoas apenas se preocupam em calcular o quanto vai pesar no seu bolso. Mas saber para onde vai o valor desses tributos e como ele pode
ser gasto é um primeiro passo para que a população possa fiscalizar e discutir a sua aplicação. De certa forma, o dinheiro entregue ao Município pode retornar ao cidadão na forma de serviços ou de melhorias estruturais.

Quais benefícios
Este tributo é utilizado em benefício da própria comunidade, como determina a Constituição Federal. 25% dos recursos são destinados para Educação, enquanto 15% são aplicados em Saúde. O restante é dividido em investimentos em reparos na pavimentação de ruas, obras de infraestrutura, iluminação, redes de esgoto, além de apoio à execução a pequenos projetos habitacionais, assistência social, dentre outros. O IPTU se constitui, assim, como uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem uma função social, principalmente para a efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano em cada localidade. 

Então, quando você for reclamar sobre algo de errado que está acontecendo na parte física e urbana da sua cidade, primeiro pague seu IPTU. Pois todos temos direitos garantidos, mas antes desse direitos, existe nossas obrigações, a exemplo do pagamento do IPTU em dia.

oblogdepianco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!