quarta-feira, 5 de abril de 2017

CAFÉ. UM BOM ALIADO CONTRA O DIABETES TIPO 2


As pessoas que bebem muito café parecem menos propensas a desenvolver um diabetes de tipo 2.

Por: Figaro Santé

Os efeitos positivos do café são conhecidos há muito tempo, sem que saibamos bem quais são os mecanismos profundos que promovem os bons efeitos dessa bebida contra o diabetes. Já sabemos que não é a cafeína a substância diretamente responsável por tais benefícios: praticamente os mesmos efeitos aparecem para aqueles que só bebem café descafeinado, da mesma forma que entre os que bebem chá preto.

Tais efeitos positivos são mensuráveis a partir do consumo de 4 xícaras por dia, com um risco reduzido de 50% de desenvolver um diabetes de tipo 2 em relação àqueles que não bebem café ou que tomam apenas de uma a duas xícaras por dia. Para além de quatro xícaras diárias,  os riscos continuam a baixar à razão de quase 7% por xícara suplementar.

Apesar disso, um consumo excessivo de café não deve ser encorajado, pois a cafeína é
um estimulante que pode provocar dependência leve, com ligeiros efeitos cardiovasculares e um certo impacto sobre o sono.

A perturbação de um hormônio, a amilina, produzido pelo pâncreas bem como da insulina podem estar na origem desse fenômeno. Dois dos compostos orgânicos do café, o ácido cafeico e o ácido clorogênico, inibem a transformação da amilina em formas tóxicas.

Essa inibição seria, segundo os cientistas, suficiente para explicar os risco menores de desencadeamento do diabetes de tipo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!