quinta-feira, 9 de março de 2017

TETÊ HERCULANO


Tenho lembranças incontáveis, tristes, alegres, doloridas e também muitas vitórias. Sou Terezinha Herculano Caiana Nery, mas todos me conhecem por Tetê Herculano. Nasci em 09 de março de 1964, filha de Emitério Herculano dos Santos e Losmina Caiana dos Santos, nasci nunca casa simples no Sítio Junco, localizado no município de Itaporanga, onde havia plantações de cana-de-açúcar, algodão, arroz, feijão, milho e algumas doces frutas.  

A família era formada por dez irmãos José Duval, Maurício, Maria, Palmira (falecida), Sales (falecido) Nivaldo, Célia, Selma, Auricélia e Maria Do Carmo Herculano. Para mim, moradora daquele sítio não conhecedora de outras terras, aquele belo e acolhedor espaço era o meu mundo. Nele tínhamos ovos, frutas colhidas no pé, rapadura e alfenim, que não faltavam para adoçar a minha adorável e pura infância, repleta de brincadeiras inocentes e criativas, junto com os irmãos e alguns primos que residiam nas redondezas.

Usávamos vários materiais e com a imaginação fértil que toda criança tem, criávamos nossos próprios brinquedos, móveis e utensílios. Nosso pai fazia balanços nos galhos das árvores, montávamos as nossas casinhas onde passávamos horas a brincar com nossas bonecas de pano e panelinhas de barro que nossa mãe fazia com todo amor e carinho. Os únicos brinquedos industrializados que lembro foram um jogo de sala e quarto, que ganhei do meu pai trazido duma viagem dele a Recife, e minha boneca preferida que ganhei de uma tia materna, a qual eu batizei com o nome de Sônia. 

Cantávamos e dançávamos ao som de Roberto Carlos, Luiz Gonzaga e nas festas de nossa escola, á sobra de uma oiticica, nos ornamentávamos com flores e folhas que colhíamos nos campos e apresentávamos músicas e danças folclóricas. 

Tínhamos nossa casa na cidade na Rua Quintino Bocaiuva, hoje Vereador Francisco Bidô, próxima à igreja matriz, onde fui batizada, que servia de apoio para nossos pais quando iam fazer compras na cidade no sábado e de alojamento nos períodos de aula.

No trajeto do grupo escolar até chegar à escola ficava observando as calçadas, fachadas de casas, portões, azulejos, cores, enfeites de natal, e tenho certeza que ali começou a delinear o gosto por decoração uma de minhas paixões!

Aos dez anos de idade com a morte de meu pai, fomos morar em Minas Gerais, incentivado pelo meu irmão Maurício, que já estava estabilizado na cidade de Pouso Alegre, onde continuei meus estudos e conclui o curso de Ciências Biológicas.

Em 1987 fui para Vitória - ES, conheci Sérgio Nery, casamos em 1.990 e tivemos duas filhas, Amanda Herculano Nery, que estuda Arquitetura e Tatyana Herculano Nery que está terminando o Ensino Médio.

Atendendo minha aptidão por decoração fiz o curso de Designer de Interiores em Cuiabá - MT e lá me firmei na área, participando de várias mostras de decoração, concursos como o Banheiros da Deca, em SP, fui matéria em jornais e revista, como casa Claudia e também participei da Casa Cor - MT. Atualmente moro em Goiânia e continuo trabalhando na área de projetos de interiores. Nos últimos anos, depois de construir a casa onde moro, comecei também a construir outras casas em condomínio fechado para vender.  

Essa é minha pequena contribuição: Elevar o nome de minha terra, em qualquer canto que esteja ou vá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!