sábado, 18 de março de 2017

ORDEM DEMOLAY - 18 de março


A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, e que após completar 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, obtendo assim, sua maioridade, este jovem utilizando dos princípios supra citados, será emancipado como um líder, espelho de bom cidadão e de luz para que se encontra ainda nas fileiras desta Ordem.

É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo então maçom Frank Sherman Land, sendo patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos, a maçonaria cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria, esta que é também uma das denominações, da própria Ordem, sendo que a partir dos 17 anos de idade. 

A Ordem DeMolay é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, ele que foi o 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. 

 A Ordem DeMolay se baseia nos princípios de 7 virtudes, consideradas cardeais, que são:
 1. Amor Filial, é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, Através deles, nossos pais, que tivemos as nossas primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.


2. Reverência pelas Coisas Sagradas, significa a crença em Deus, não importando a sua religião.
3. Cortesia,  educação, respeito e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia.
4. Companheirismo, é ser um amigo leal, estender sempre a mão para um Irmão em momentos de dificuldade, levando uma chama de amizade no coração.
5. Fidelidade, é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, confiando sempre em Deus, ajudando a sua Pátria e os seus irmãos e amigos. 
6. Pureza , é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração, mantendo a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.
 7. Patriotismo,  é respeitar e defender a nossa Pátria, nossa Democracia, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Portanto, essas virtudes incentiva ao membro a trilhar no reto caminho seguindo esses preceitos, que são considerados pela Ordem como diferenciais na vida de um líder e de um Homem de Bem.

Esta Ordem luta pela defesa das liberdades, sendo elas:
Liberdade “Religiosa" representada pela Bíblia Sagrada, independente da religião.
Liberdade "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
Liberdade "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Portanto, nesse momento em que o nosso país vem passando no que tange a política e sua discussão, a Ordem De Molay, tem se mostrado muito ativa, no intuito de fazer desses jovens grandes cidadãos, de se fazer homens atuantes, corretos e acima de tudo capazes de mudar a sociedade, a nossa cidade, nosso estado e nosso país, como também lutar para melhorar o bem estar da humanidade.

Desde o ano de 2013, agradecemos a Câmara Municipal de Itaporanga, pela a lei nº. 844 de março de 2013, que torna o dia municipal da Ordem DeMolay e reconhecendo os trabalhos dessa Ordem em nosso município.  Este ano de 2017, faremos o Congresso Estadual da Ordem De Molay, em que na oportunidade virá DeMolays de todos nosso país como também comemoraremos 10 anos de existência em Itaporanga.

Por fim, queremos agradecer ao nosso Pai Celestial e a Loja Eddeus Feitosa Leite nº. 32 por patrocinar e apoiar sempre o Capitulo Ariosvaldo Alves de Almeida nº. 646, e rogamos que continue sempre esse apoio.

Itaporanga, 17 de março de 2017.
Francisco Nitão Neto / Mestre Conselheiro. 

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!