segunda-feira, 13 de março de 2017

Emenda de 40 milhões é apresentada e pode agilizar transposição pelo rio Piancó

Por Redação da Folha – O deputado federal Efraim Morais Filho (DEM) informou ter apresentado uma emenda parlamentar no valor de 40 milhões de reais destinada ao projeto de integrar o rio Piancó à transposição do São Francisco.
            
As obras ainda não foram licitadas, mas deverão ter custo de 200 milhões de reais, valor considerado baixo para garantir uma terceria entrada de águas do São Francisco na Paraíba e alimentar o maior reservatório do estado, que é Coremas. Com a emenda do parlamentar, o Governo Geral poderá dar agilidade aos trâmites burocráticos para o início da construção do ramal, que vai levar água do Eixo Norte ao rio Piancó, cujas nascentes estão próximas ao canal, que se origina em Cabrobó (PE).
            
No projeto original da transposição, o rio Piancó era a principal entrada d’água na Paraíba por alimentar Coremas, a grande caixa d'água do estado, mas o rio piancoense foi retirado do projeto atual para que fosse incluído o rio Piranhas, beneficiando diretamente Sousa e Cajazeiras, cidades muito bem representadas politicamente.
            
Somente agora, com Coremas seco, é que se percebeu o erro que foi excluir o rio Piancó da transposição, prejudicando não apenas o Vale, onde milhares de pessoas passam sede,
mas, principalmente, cidades como Patos, Santa Luzia e outras, que são abastecidas pelo complexo Coremas/Mãe D’água, que distribui água para grande parte do estado e do Rio Grande do Norte. Por isso, agora, toda a mobilização da classe política estadual para agilizar a terceira entrada de água na Paraíba pelo Piancó.
            
Na última sexta-feira, 10, durante inauguração do Eixo Leste da transposição, em Monteiro, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pediu ao presidente Temer a concretizaçao da obra. No ano passado, durante audiência com o presidente, o governador Ricardo Coutinho (PSB) também pediu a construção do ramal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!