quinta-feira, 2 de março de 2017

Chuvas não amenizam situação do Boqueirão e Coremas; açudes operam no vermelho


Nem mesmo as chuvas pontuais e as pancadas registradas em outras regiões do estado fizeram o volume do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) alterasse. Neste mês de fevereiro o principal reservatório e responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e de outras 18 cidades no entorno, alcançou o menor volume de sua história.

O açude opera com apenas 3,8% de sua capacidade hídrica, de acordo com o último levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), do dia 24 deste mês.

O boqueirão tem capacidade de armazenamento de 411.686.287 m3 e restam apenas 15.594 m3, de sua capacidade..

A Aesa monitora 126 reservatórios de água em todo o estado e constatou que devido à seca que atinge a Paraíba nos últimos cinco anos a maioria dos açudes (66) entrou praticamente em colapso. Os reservatórios são considerados de situação críticas (menos de 5% do volume total).

Ainda segundo o monitoramento, apenas 24 reservatórios operaram com capacidade superior a 20% de seu volume total. Outros 37 estão em observação (menor que 20% de
seu volume total).

O maior açude do estado o Estevam Marinho (Coremas) apesar das fortes chuvas Que caíram no Sertão continua operando no vermelho.

O reservatório que tem capacidades para armazenar 591.646.222 m3 tem apenas 15.937.146 ou 2,7% de seu volume total.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!