quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

José Jaelson Vicente - O XORADIN


Em Rondônia, onde mora há muitos anos, Jaelson Vicente criou o personagem Xoradin, que o tornou conhecido e amado não só no estado, como também no vizinho Amazonas, onde por mais de dois anos trabalhou Rede Amazônica de Televisão, em Manaus.

José Jaelson Vicente é filho do casal Maria Ednalda Antas Vicente e de João Vicente Neto, o homem da Casa Rádio, loja que vendia eletrônicos nos anos 60, em Itaporanga. Nasceu no dia 15 de fevereiro de 1962. Além de Jaelson, o segundo filho dos sete nascidos do casal, ainda nasceram: Maria da Conceição (Ceição), Maria Luisa, Ana Karla, João Vicente Junior, Maria do Socorro e Elis Ângela. 

Seu primeiro contato com as letras foi no Jardim da infância da Professora Adelite Crizanto, indo depois estudar no Grupo Escolar Simeão Leal. 

Joelson teve seu primeiro contato com a música, quando na sua adolescência, participou da Banda Marcial do Ginásio de Padre Zé, onde estudava. Jaelson tocava um instrumento que aos pouco foi desaparecendo dessas bandas, o Tubinha, uma miniatura do Tuba, usados nas Bandas de Música.

Casou-se em 1984 em João Pessoa em com a paraibana Dione Pereira Vicente, com quem teve 4 filhos: Marilia Maria, Marianne Maria, Milanne Maria e João Manoel de Lima Vicente.

Em 1988, em busca de novos horizontes, deixa a capital paraibana e vai com a família, morar em Porto Velho-RO. Em 1990 começou a interpretar o personagem Xoradin, uma criação sua. Tipo caricato do matuto sertanejo, inspirado nos caipiras do sertão nordestino onde nasceu.


Trabalhou na TV Alamanda (SBT) e nas rádios: Parecis e  Caiari. Além da já citada Rede Amazônica de Televisão.

Xoradin, aos 47 anos, sofreu um violento AVC, que o privou da leitura, da escrita e da fala, mas não tirou o seu bom humor. Misto de músico e humorista, só fez grandes amizades por onde passou. Uma campanha após o acometimento da doença deu a oportunidade da casa própria conseguida com muito empenho dos seus mais de um milhão de amigos.

Não bastassem as sequelas trazidas pelo Acidente Vascular Cerebral, Jaelson ainda padece de um terrível sobrepeso e foi obrigado a conviver com uma válvula no coração. Mas apesar de todos esses problemas de saúde Xoradin continua rindo de tudo e de todos inclusive de si mesmo e a todos encantando com o seu jeito bem humorado e o amor que tem a vida. Ele, como disse Euclides da Cunha, é um exemplo do homem sertanejo, nascido nas brenhas do sertão. Um orgulho para nós paraibanos e principalmente de Itaporanga terra de grandes artistas que nos representam Brasil afora e também pelo mundo.
Com dados fornecidos por sua irmã, Ana Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!