segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Chuva superior a 140 mm e muita água em um dos maiores e mais demandados açudes do Vale


Por Redação da Folha - O pluviômetro oficial da cidade de Catingueira marcou uma chuva de 140 milímetros entre a noite do domingo e a madrugada desta segunda-feira, 20, segundo a Emater regional, mas, em algumas áreas rurais do município, a chuva chegou a 200 mm.
            
Tanta chuva em apenas uma noite levou um dos maiores açudes do Vale, o Cachoeira dos Cegos, que fica no município catingueirense, a tomar cerca de três metros d’água, com perspectiva de aumentar ainda mais seu volume ao longo do dia por causa de que muita água ainda vai escorrer para dentro  do reservatório. O rio Serra Branca (foto), que corta o município, também reagiu e registrou a maior cheia dos últimos seis anos.
            
O açude, que é o terceiro maior do Vale, sendo superado apenas por Coremas/Mãe D’água e Nova Olinda, tem capacidade de 71 milhões de metros cúbicos d’água e é um dos mais demandados da região: diariamente, dezenas de carro-pipa de toda a região, inclusive da área patoense, retiram água do reservatório, que deságua em Coremas.  
            
Também choveu expressivamente em outros municípios regionais: Conceição (23 mm); Emas (28 mm); Coremas (21,6 mm); Itaporanga (10 mm); Piancó (10,1mm); Santa Inês (10 mm); e Santana dos Garrotes (10 mm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!