quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Otacílio Mangueira Rarnalho


Otacílio Mangueira Ramalho, nasceu em 05 de janeiro de 1922, em Misericórdia, filho de Arcênio Mangueira da Costa, Juiz de Paz de 1921 a 1930, em Misericórdia e primeiro Prefeito de Diamante (antigo distrito de São Paulo do Norte) e de Celina Ramalho Brunet, que era irmã de José Ramalho Brunet, primeiro Prefeito eleito de Misericórdia, de 1921 a 1929. 

Otacílio estudou para ser padre em Recife durante quatro anos. Após deixar o seminário foi nomeado Agente Fiscal para Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, onde foi exercer a função e casou-se com Maria de Lourdes Ramalho, com quem teve 14 filhos. 
Durante quatro anos exerceu a função de Agente Fiscal, sofreu um acidente em sua perna em uma correia de um engenho de cana de açúcar, na fazenda do seu pai Arcênio, durante umas férias. 


Em 1949, já aposentado, veio residir em Itaporanga como comerciante em um prédio ao lado do mercado público em frente ao comércio de Luís Loureiro, na Avenida Getúlio Vargas. Era o Armazém Vale do Piancó.

Morou na Rua 05 de Agosto (nome da época, hoje Maria Medeiros de Carvalho), ao lado da casa dos Srs. José Ferreira e Sebastião Gomes, até 1955. Construiu uma nova casa na mesma rua, ao lado das casas de José Crisanto/Dona Alice Crisanto, sua prima (irmã de José Brunet Ramalho), e Totinha Fonseca/Dazinha Fonseca. 

Foi um próspero comerciante de tecidos, chapéus, miudezas, ferragens, aviamentos em geral, perfumaria, cigarros, bebidas no atacado e varejo, louças, mercearias em geral. Faleceu aos 51 anos, no dia 11 de outubro de 1973, vítima de um colapso cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!