domingo, 8 de janeiro de 2017

Itaporanga prestes a “comemorar” dois aniversários, um deles não muito agradável

Por Redação da Folha – O primeiro e oficial aniversário será neste dia 9 de janeiro, quando o município completará 152 anos de emancipação política, mas a festa de comemoração foi antecipada para a noite deste domingo, 8, com três atrações, duas locais e uma de fora.
                
Conforme o que foi publicado oficialmente pela Prefeitura, as bandas devem custar 45 mil reais, sem contar a despesa com som, palco e hospedagem. As atrações deverão se apresentar na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.
                
O outro aniversário será o dia 1 de fevereiro, quando a cidade completará um ano sem água nas torneiras. O colapso hídrico acarretou nesse período um sofrimento humano sem precedentes e resultou também em graves problemas à saúde pública. O ano passado foi o que mais registrou óbito por enfermidade em meio século, conforme dados cartorais.
                
Como a adutora prometida desde 2015 pelo governo estadual ainda não foi concluída e o poder público municipal não tem auxiliado como deveria no abastecimento urbano, a tendência é a situação piorar ainda mais em função da queda de vazão dos poucos poços públicos ainda funcionando. Sem poder comprar água, os mais pobres são os mais castigados pela falta d'´gua.
                 
Imagem:  no dia primeiro de fevereiro de 2016, a Folha anuncia um dos momentos mais difíceis para a cidade, mas o mesmo jornal já havia alertado governos e sociedade para o colapso anos antes. As providências para evitá-lo, no entanto, não foram tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!