quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Hoje açude do Vale com o maior volume, Mãe D’água entrou nessa terça em situação crítica. Vejam nível

Por Redação da Folha – Situação Crítica é uma classificação feita pela Aesa (Agência Executiva de Gestão de Água do Estado da Paraíba) para reservatórios que atingem menos de 5% de sua capacidade. Esse é o nível atual do açude de Mãe D’água, medido nessa terça-feira, 24, quando o reservatório apresentou 4,9%.
                
Esse percentual de volume representa 27,7 milhões de metros cúbicos d’água e ainda é o maior volume acumulado do Vale, quase duas vezes maior do que a reserva do açude de Coremas ao qual é interligado. O açude coremense está hoje com apenas 2,4% de sua capacidade máxima e já atingiu o nível crítico há muito tempo.
                
Apesar do baixo volume, muita água ainda está saindo de Mãe D’água para diversos municípios da Paraíba e, principalmente, do Rio Grande do Norte. Com pouca água nos dois reservatórios, a própria cidade de Coremas enfrenta dificuldade de abastecimento, sem falar em cidades situadas na bacia do açude coremense, a exemplo de Piancó, e que há muito tempo estão sem água.
               
"Se não chover, a situação ficará ainda mais dificil, mas, pelo outro lado, a Ana (Agência Nacional de Águas) nunca teve a atenção que deveria ter com Coremas, assim como o governo estadual também não faz sua parte sobre o abastecimento de Coremas e nem da região", lamentou o vereador Sérgio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!