sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Brasileiro Hugo Barra vai chefiar área de realidade virtual no Facebook


Executivo trabalhou 3 anos na fabricante chinesa de smartphones Xiaomi após liderar o desenvolvimento do Android no Google

Três dias após anunciar sua saída da fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, Hugo Barra foi anunciado como o mais novo funcionário do Facebook. Segundo informou o presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, nesta quinta-feira (26), Barra será vice-presidente de realidade virtual e liderará a Oculus, divisão da companhia responsável pelo óculos Rift e pelos esforços em realidade imersiva.

Barra ficou três anos e meio à frente da expansão internacional da Xiaomi, que chegou a ser chamada de “Apple chinesa”. Depois de se tornar em poucos anos uma das maiores fabricantes da China, a empresa chegou à Índia e ao Brasil, de onde saiu silenciosamente no ano passado após encontrar dificuldades operacionais. Antes disso, Barra foi o vice-presidente do Google que ajudou a fazer do Android o sistema operacional para smartphones mais usado no mundo.

“Eu conheço Hugo há muito tempo, desde quando ele ajudou a desenvolver o sistema operacional Android até os últimos poucos anos em que ele trabalhou na Xiaomi em
Pequim trazendo aparelhos inovadores a milhões de pessoas”, escreveu Zuckerberg em sua página pessoal no Facebook. “Hugo compartilha da minha crença de que as realidades virtual e aumentada serão a próxima grande plataforma computacional.”


Barra também comentou sua chegada ao Facebook. Ele afirmou que o trabalho começa dentro de dois meses. Na mesma publicação, o executivo fez questão de citar o antigo empregador sem esquecer de mencionar os novos companheiros de trabalho.

“Lei Jun, CEO da Xiaomi, sempre diz que o maior chamado de um engenheiro é para criar avanços tecnológicos rapidamente e prontamente disponíveis ao mais amplo espectro da humanidade. Essa será minha missão no Facebook e eu espero ansiosamente construir o futuro de uma tecnologia imersiva com Mark Zuckerberg, Brendan Trexler Iribe [cofundador da Oculus], Mike Schroepfer [diretor de tecnologia do Facebook] e os visionários do time da Oculus”, disse Barra.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!