quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Amanhã (05) prefeitos do Vale decidem sobre o futuro do Consórcio Intermunicipal de Saúde; participe desse debate


Alguns prefeitos do Vale do Piancó querem mudar a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó, de Piancó para a cidade de Itaporanga e já se cogita eleger o atual prefeito desta cidade, empresário Divaldo Dantas (PSB), como o novo presidente da entidade de saúde pública. O presidente do Consórcio até dezembro de 2016 era o então prefeito Sales Lima (DEM) que convocou através de edital, todos os 18 (dezoito) prefeitos que compõem o conglomerado de saúde  para decidir sobre o futuro do mesmo. Alguns prefeitos optaram pela mudança da sede do órgão por entender que na cidade de Piancó houve muitas coisas erradas e gerenciamento inadequado, chegando a prejudicar os outros municípios que mantém, financeiramente, o Consórcio. A partir daí o prefeito eleito da cidade de Piancó, já diplomado, Daniel Galdino (PSD) tomou as rédeas e foi a luta em busca de manter o órgão de saúde em Piancó, visto que foi uma ação da gestão do saudoso ex-prefeito Gil Galdino (avó do atual prefeito de Piancó), através da sua filha, a médica Flávia Serra  Galdino (prefeita da cidade por dois mandatos), que lutaram incansavelmente para organizar esse empreendimento e como tal, a condição sine qua non é que o Consórcio continue em Piancó e seja presidido pelo prefeito onde a sede está localizada. Não há consenso quanto ao assunto e, nesta quinta-feira (05) os dezoito prefeitos que compõem o Consórcio irão debater sobre o futuro desse órgão tão importante para a saúde pública do Vale do Piancó. O consórcio é referenciado pela Policlínica "Dr. Antonio de Araújo Quinho" (PPI-SUS), onde há várias especialidades, a exemplos de Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Otorrino, Ginecologia e Urologia.

O Consórcio abrange hoje 18 cidades do Vale, que haviam abandonado suas obrigações
para com este órgão, diante do descaso com os atendimentos, os quais não vinham sendo atendidos quando da procura por especialidades que, teoricamente, existia nesta entidade de saúde pública, conforme foi comentado na última reunião que ocorreu no dia 28 de dezembro de 2016 em Itaporanga.

Conforme oalguns prefeitos, o principal motivo da mudança é o fato de que Itaporanga está bem melhor centralizada no Vale, reduzindo tempo e custos de deslocamento de pacientes da maioria dos municípios regionais

Venha participar dessa luta! A reunião se dará na cidade de Itaporanga, possivelmente na sede da Câmara Municipal, a partir das 09:00h.

Consórcio de Saúde - Consiste na união entre dois ou mais entes da Federação, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. Constitui-se numa associação pública, com personalidade jurídica de público e de natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos.

Na sua formação, em 1988, o SUS definiu os municípios como os principais executores das políticas de saúde. Entretanto, historicamente, eles não possuem as verbas necessárias para custearem esses serviços sozinhos. Os Consórcios de Saúde surgiram como uma alternativa para os municípios melhorarem o acesso à saúde para sua população.

oblogdepianco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!