sábado, 15 de outubro de 2016

POLÊMICA: Prisão de Lula pode ocorrer na segunda-feira com grande teatro revela blogueiro


Este é um dia de muita tristeza para este blogueiro. Chegaram ao meu conhecimento informações fidedignas e verossímeis de que Lula pode ser preso a qualquer momento em um verdadeiro show que está sendo armado pela Globo em consórcio com a Lava Jato.

Toda grande imprensa já tem os detalhes da operação. Não será de espantar se a prisão ocorrer na próxima segunda-feira.

A prisão terá sido antecedida por sucessivos indiciamentos do ex-presidente, engendrados para “ir preparando o espírito” da população.

Após a prisão, o juiz Sergio Moro sentenciará Lula rapidamente – talvez até neste ano – e até meados do ano que vem ele será condenado em segunda instância. Os acertos todos já foram feitos.

Os golpistas consideram que haverá uma comoção pública com as medidas de supressão de direitos e eliminação de programas sociais que vêm por aí e, nesse contexto, o recall de Lula ressurgirá com força inaudita.

Este momento está sendo considerado o ideal para prender Lula porque a maioria da sociedade ainda está com muita raiva do PT e essa raiva tende a se diluir conforme for

QUANDO DEUS QUER …: Menina Russa consegue sobreviver com o coração fora do corpo

Campanha na internet arrecada fundos para tratamento de menina, que tem rara condição conhecida como Pentalogia de Cantrell, nos Estados Unidos
BBC

Quando sua filha Virsaviya veio ao mundo, os médicos disseram a Dari Borun que a menina dificilmente sobreviveria. A pequena nasceu com o coração fora da caixa torácica e os intestinos fora do abdômen.

“Além do coração e dos intestinos, ela não tinha parte dos músculos abdominais, não tinha diafragma e nem parte dos ossos do peito”, disse à BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) Dari Borun, em entrevista por telefone de sua casa na Flórida.

A Pentalogía de Cantrell de que padece Virsaviya afeta a localização e desenvolvimento de alguns órgãos vitais

A criança tem uma rara doença conhecida como Pentalogia de Cantrell – que afeta 5,5 bebês a cada milhão de nascimentos -, em que os órgãos vitais se desenvolvem fora das

Juiz afirma que houve compra de votos na Paraíba


Ascom

O juiz coordenador da Meta 4/CNJ, Aluízio Bezerra Filho, falou sobre a proibição de empresas financiarem partidos políticos durante as eleições e destacou que foi um grande avanço, mas não houve muitas mudanças.

-Na pratica, a compra de votos continuou em menor escala e também muito dinheiro que estava estocado começou a ser desovado. Não mudou muita coisa. Espero que daqui para frente, com a nova reforma eleitoral, haja avanço nesse sentido. Essa cultura de vender votos porque o prefeito paga bebida no bar e lanche tem que acabar – destacou.
As informações foram veiculadas na Rádio Caturité AM.

Só a justiça de Itaporanga não viu!

SOLIDÃO A SETE PALMOS DE TERRA: É possível ser enterrado vivo?


Um dos piores pesadelos que alguém pode ter: Você acorda e percebe que está dentro de um caixão a dois metros da superfície, sem as habilidades da mocinha do Kill Bill para te tirar de lá.

Vira e mexe aparece uma notícia de alguém enterrado vivo. Em 2014, repercutiu a história de uma grega que foi declarada morta pelos médicos que a tratavam de um câncer e colocada debaixo da terra. Após a cerimônia do enterro, um grupo de crianças que brincavam no cemitério ouviram seus gritos e chamaram ajuda. Ela morreu sufocada antes de ser resgatada. 

O maior problema de ser enterrado vivo é o oxigênio dentro do caixão, que deve durar apenas de uma a duas horas. Por isso, é importante tentar manter a calma, para não acelerar a respiração e gastar essa importante molécula.

O pavor de ser enterrado vivo tem nome: tafofobia. Vem de taphosphobia, taphos dignifica “ caixão” em grego e phobia é fobia. George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, teria tanto pânico dessa situação, que deixou instruções para ser enterrado apenas dois dias depois de declarado morto.

O compositor Chopin também sofria desse mal e pediu para retirarem seu coração quando morresse. Ele teria sussurrado, em seu leito de morte na França, para que seu coração

Cinco dos mais atuantes vereadores do Vale na atual legislatura não conseguiram a reeleição

Por Redação da Folha – A renovação não foi tão expressiva nas Câmaras Municipais do Vale nessa eleição, mas algumas figuras de destaque no parlamento mirim regional não conseguiram se reeleger no pleito do último dia 2.

Um dos vereadores mais atuantes da região e com quatro mandatos, Edvaldo Ramalho, do PR, não conseguiu sua reeleição. Tirou 468 votos, mas precisaria mais de 10 para manter seu assento na Câmara de Conceição, e não conseguiu. Ele integra a base do prefeito reeleito, mas sempre se pautou por uma ação parlamentar independente. “Vou permanecer no partido e construir um novo projeto”, comentou ele.
               
Um outro vereador que também não conseguiu renovar seu mandato foi Pádua Leite (PT), a figura mais conhecida regionalmente da Câmara de Piancó pelas lutas e polêmicas em prol do município em suas ações parlamentares e políticas. Ele obteve 150 votos e, apesar de sua ligação politica com o prefeito Sales Lima (DEM), não conseguiu mais um mandato. O prefeito também não.
               
Em Coremas, depois de 16 anos de parlamento, uma importante e atuante figura da Câmara coremense não conseguiu renovar seu mandato. Chico Mamede, do PSDB, obteve 342 votos, mas não conseguiu o quinto mandato.  Seu candidato à sucessão municipal, o atual prefeito Antônio Lopes, do mesmo partido, também não conquistou a reeleição.
               
Dois combativos vereadores da oposição aos atuais mandatários municipais, Ivanilton Palmeira (PSD), de Itaporanga, e Micoca Jacinto (PSDB), de Boa Ventura, não conseguiram se reeleger, apesar do importante trabalho que fizeram como opositores, dois dos mais atuantes parlamentares mirins do Vale na atual legislatura.  
              
Enquanto Micoca tirou 169 votos, Ivanilton obteve 262 sufrágios, mas não conseguiram a reeleição. Os dois integram os quadros das polícias Civil e Militar, respectivamente. Seus candidatos a prefeito também não foram bem-sucedidos nas urnas.  

Adolescente morre após brincar com arma e levar tiro acidental na cabeça. Confira!

A jovem estava com mais duas pessoas no quarto da residência, todos menores de idade e uma das adolescentes manuseava a arma quando ocorreu o disparo.

Adolescente morre após levar tiro acidentalmente.

Uma adolescente de 14 anos morreu após uma arma ser disparada acidentalmente na cidade de Caraúbas, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, no inicio desta sexta-feira (14).

Segundo informações o disparo pode ter sido acidental. O acidente fatal que vitimou a adolescente Raysla da Silva Costa, de 14 anos de idade, no São Paulo de Alípio, no bairro Leandro Bezerra, ocorreu quando a jovem estava com mais duas pessoas no quarto da residência, todos menores de idade e uma das adolescentes manuseava a arma quando ocorreu o disparo que atingiu Raysla no ouvido. A vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada ao local e pediu para fechar a porta da residência e aguardar a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró. O crime será investigado pelo delegado Erick Gomes, titular da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas.

São Bento Em Foco com Focoelho/Icém Caraúbas

Quando serão anunciados os nomes do "primeiro escalão" da gestão Daniel/Dantas em Piancó?


O prefeito de Piancó, Daniel Galdino e o vice Antonio Dantas ainda não anunciaram os nomes de quem vai assumir as vagas (secretarias) do primeiro escalão. A população espera que antes da virada do ano, os nomes dos secretários  sejam anunciado na próxima entrevista. Mas o chamado "segundo escalão", ainda está causando grande rebuliço, podendo ser anunciado só depois de janeiro de 2017, aos poucos. Depois que a eleição municipal determinou o novo governante para a cidade de Piancó, agora surgem várias especulações de governo. Os comentários da cidade neste momento é com relação a nova equipe de governo que assumirá a administração municipal a partir de 1º de Janeiro de 2017. Resta a população aguardar para daqui a alguns meses ver os resultados.

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades de cada comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. Ele ajuda a criar as condições para que a comunidade se desenvolva. A melhor prova do trabalho de um bom prefeito são as melhorias que ele produz no município. 

OBlogdePianco

STF suspende redução no horário de expediente do TRT da Paraíba


O STF também assegura ao TRT13 o prazo para pleno cumprimento da decisão até 31 de outubro de 2016

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de decisão monocrática do ministro Luiz Fux, acatou, nesta sexta-feira (14), pedido (Petição 49096/2016) do Conselho Federal da OAB e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), e determinou a suspensão da redução do expediente forense do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), que a partir da edição da Resolução Administrativa 001/2016, em 22.01.2016, passou a funcionar das 07h30 às 14h30.

O STF também assegura ao TRT13 o prazo para pleno cumprimento da decisão até 31 de outubro de 2016.

Com essa decisão, após a data de 31 de outubro, o TRT13 deverá voltar ao horário de funcionamento anterior, iniciando as 08h00 e encerrando as 17h00, de segunda a quinta-feira, e das 07h00 às 14h00, na sexta-feira.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destaca “que a Diretoria da OAB-PB continuará lutando de forma incansável pela advocacia paraibana e a sociedade em geral”.

Jornal Correio da Paraíba

Novo Juiz de Itaporanga é tido como um Sergio Moro, na luta contra a corrupção: Leia o artigo



A jornalista e colunista do Jornal Correio da Paraíba, Lena Guimarães, publicou um artigo na edição deste sábado (15), que compara a atuação do Juiz Antonio Eugênio Leite, Natural da cidade de Piancó (PB), como a do Juiz Sergio Moro, que luta e combate a corrupção no Brasil. Dr. Eugênio, assumirá a titularidade da Comarca da cidade de Itaporanga, após atuar por alguns anos em Conceição.

Leia o artigo abaixo: 
O juiz Sérgio Moro virou símbolo da luta contra a corrupção no Brasil, ao lado de procuradores do MPF, delegados e agentes da PF que expuseram, com a operação Lava Jato, o maior esquema criminoso de desvios de recursos públicos que se tem notícia no País.

Para felicidade dos brasileiros, Sérgio Moro não é o único comprometido com essa causa. Na Paraíba temos uma força-tarefa contra a impunidade: a da Meta 4 do CNJ, cujo desafio é julgar, este ano, pelo menos 70% de todosos processos distribuídos até 2013.

São nove juízes: o coordenador Aluizio Bezerra (brilhante autor de 14 livros sobre Direito),João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira

VEJA VÍDEO: Noiva deixa convidados do seu casamento tocarem seus seios em troca de dinheiro


Parece inacreditável, mas aconteceu de verdade no Sul da China. Um casamento diferente, onde a noiva, em talvez um surto de loucura, ou não, de uma hora para outra decidiu ir para a pista de dança da festa e começou a deixar que os convidados tocassem seus seios. Isso porque, ela queria arrecadar dinheiro para a sua lua de mel.

Aqui no Brasil, a tradicional venda de pedacinhos de gravatas cortadas em festas de casamento é muito comum, mas essa chinesa quis ser bem diferente e, ao invés de cortar gravatas, ela decidiu oferecer suas partes íntimas mesmo. Ou seja, quem contribuísse com a viagem de amor do casal poderia colocar as mãos por dentro do decote do seu vestido e ainda posar para uma selfie.


No vídeo, nota-se que a #noiva se encontra muito empolgada e ela mesma incentiva os convidados a tocarem seus seios. Alguns convidados brincam na frente da anfitriã, outros ficam por trás e alguns saidinhos até enfiam o rosto no decote dela, enquanto ela só sabe rir e achar tudo muito divertido. Confira:

blastingnews.com

‘Apagão’ deixa Cajazeiras e outras cidades da região sem energia por mais de três horas


Um cabo de transmissão de energia elétrica teria se rompido na manhã deste sábado (15), na BR 230, cidade de Cajazeiras deixando o município sem energia por horas. Segundo informações não confirmadas, mais 14 cidades também teriam sido atingidas com o “apagão”.

O ‘acidente’ ocorreu nas proximidades da empresa River, queimando a vegetação de um canteiro local e alguns equipamentos da concessionária de veículos ficaram danificados.


Ninguém foi atingido pelo cabo energizado. A empresa foi acionada e levou algumas horas para corrigir o problema.
A falta de energia se iniciou por volta das 7h40min e retornou somente próximo das 11h. O Corpo de Bombeiros também foram até o local para apagar as chamas.

A concessionária de energia não explicou as causas do rompimento do caso. Procurada em Cajazeiras, ninguém atendeu as ligações.

 Diário do Sertão

TAÍ, SE MORREU : Candidato a prefeito derrotado se suicida


O Jornal do Vale online informou que ex-candidato a prefeito de Uruana, Natanael Pires (Solidaredade), se matou na manhã desta quinta-feira, 13.

Policial reformado e proprietário de uma corretora de seguros, ele usou um revólver para se matar.

A Polícia Civil investiga se a morte ocorreu após uma discussão com a esposa por volta das 7 h desta quinta-feira.

Natanel teria sacado a arma e atirado no próprio ouvido, diz o jornal.

A motivação do ato do ex-candidato não seria a derrota nas eleições, apesar de pessoas próximas afirmarem que ele estava deprimido por conta disso.

“Natanael ganhou apenas 489 votos e ficou em último lugar nas eleições em Uruana”. Ele deixa a esposa e três filhas.

DM

Prefeito derrotado antecipa 13º para homenagear professores, no Sertão


O prefeito explicou que fez um grande esforço com sua equipe de governo, mas o objetivo maior é homenagear o professor no seu dia

O atual prefeito de Água Branca, no Sertão da Paraíba, Tarcísio Firmino (PMDB), mesmo após derrota nas eleições deste ano, anunciou nessa sexta-feira (14), o pagamento da segunda parte do 13º salário para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação do município.

O pagamento estava previsto para 11 de dezembro, segundo a imprensa local, mas foi antecipado para homenagear os professores, que comemoram neste 15 de outubro.

O prefeito explicou que fez um grande esforço com sua equipe de governo, mas o objetivo maior é homenagear o professor no seu dia.

Tarcísio recebeu 2.859 votos e seu opositor, que venceu as eleições, Tom conseguiu 2.974, ganhando com uma maioria de apenas 115 votos.

Diário do Sertão

Conheça a professora de matemática mais sexy do mundo

Depois de um vídeo nas redes sociais a vida da professora nunca mais foi a mesma.


Oksana Neveselaya é o nome desta professora ‘sensação’ que vive em Minsk na Bielorrúsia. A fama chegou quando um vídeo compartilhado nas redes sociais durante uma de suas aulas se tornou viral.

Depois do vídeo, os internautas procuraram a professora nas redes sociais. O Instagram de Oksana já é um sucesso e tem neste momento mais de 240 mil seguidores.


No facebook existem páginas dedicadas a esta professora que é descrita  como uma pessoa consegue unir ‘beleza e inteligência’.



Notícia ao Minuto

Porque nada dá certo na minha vida?

Aurelio Martuscelli

Porque nada dá certo na minha vida? – Existem fases difíceis na vida de qualquer um, isso eu sei. Então, porque eu não mudo de fase só para variar? Sim, porque nada para mim dá certo: trabalho, no amor, nas amizades, na família… e por aí vai!

Afinal, alguém poderia me responder porque nada dá certo na minha vida?

Bom, a primeira providência a ser tomada é evitar pensar dessa maneira. As pessoas não têm noção de quanto são influenciadas por seus pensamentos. Sabe aquela frase: somos o que pensamos ser? Pois bem, é por aí que poderíamos desenvolver nossos aconselhamentos, mas vamos nos permitir ir mais longe, vamos nos aprofundar nas coisas da mente e da alma (ou espírito, como queira).


Porque nada dá certo na minha vida? Cada vez que você repete essa frase – em seus pensamentos, ou verbalizando mesmo – qual energia você está chamando para si?

Como identificar a veracidade de uma informação e não espalhar boatos


‘NA DÚVIDA, ACHEI MELHOR COMPARTILHAR’: SERÁ QUE ESSA É A MELHOR ABORDAGEM?

O serralheiro carioca Carlos Luiz Batista, de 39 anos, viu sua vida virar de cabeça para baixo em poucos dias em razão de um boato compartilhado nas redes sociais. Uma mensagem, acompanhada de sua foto, dizia que o serralheiro era “estuprador e sequestrador de crianças”.

Batista, que começou a receber ameaças, agora tem medo de sair de casa. Não é o primeiro caso do tipo: em 2014, uma mulher foi espancadaaté a morte no Guarujá, litoral paulista, depois de ser acusada, em boatos em redes sociais, de que estuprava e sequestrava crianças. No entanto, nem sequer existiam denúncias do tipo na região.

Esses casos demonstram o que acontece a indivíduos, em casos extremos, quando o compartilhamento de informações mentirosas sai do controle. Essa prática, comum em um mundo no qual todos são consumidores e produtores de conteúdo, também pode ter impactos políticos e sociais – na medida em que informações falsas ajudam as pessoas a construir opiniões.

Nos últimos anos, a crise política escancarou esse cenário no Brasil. De acordo com um levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso a Informação da

Prefeito eleito começa a dar início ao processo de transição de cargo, em Catingueira


Dr. Odir afirmou que está aguardando a resposta por parte do atual prefeito Albino Félix para poder indicar seus nomes

O prefeito eleito de Catingueira, Dr. Odir Borges (PMDB), encaminhou nesta semana ofício a prefeitura municipal solicitando informações necessárias para poder dá início ao processo de transição de cargo.

No oficio, Dr. Odir solicita da atual gestão que seja indicado os nomes que irão compor a equipe de transição, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Dr. Odir afirmou que está aguardando a resposta por parte do atual prefeito Albino Félix para poder indicar seus nomes. A equipe de transição deverá ter facilidade de acesso a todas as informações relativas às constas públicas do governo municipal.

O prefeito eleito frisou que o trabalho a ser desempenhado pela equipe de transição é fundamental para que sua administração possa contar com os fundamentos necessários para garantir o prosseguimento das ações públicas.

"Os dados que serão levantados pela equipe de transição servirão de parâmetro para que nossa administração possa estabelecer as prioridades administrativas a partir do ano que vem e, principalmente, ter conhecimento de como se encontra a atual situação financeira das contas públicas” disse

CatingueiraOnline

Horário de verão começa a partir deste domingo


O horário de verão entrará em vigor no próximo domingo (16) em dez estados mais o Distrito Federal. A partir de meia-noite de sábado (15), os moradores devem adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017. O horário diferenciado não vale para a Paraíba.

A mudança vai acontecer nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF.

O governo federal estima que irá economizar R$ 147,5 milhões. O valor representa o custo evitado em usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.

Segundo o governo, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta

Prefeitos paraibanos precisam tirar as contas do vermelho para entregar prefeituras a novos gestores


Se não bastassem as quedas nos repasses do FPM em 2016 – reflexo da crise econômica no país –, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, afirma que muitas prefeituras ainda pagam despesas de 2015. Ele afirma que 60% das prefeituras paraibanas ainda têm ‘restos a pagar’ do ano passado. Segundo ele, os prefeitos precisam tirar as contas do vermelho para entregar as prefeituras aos novos gestores em 2017 e não cometerem crime de responsabilidade fiscal.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) veda aos gestores públicos a possibilidade de contrair despesas que não possam ser pagas integralmente dentro de seu mandato ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja recursos em caixa para esta finalidade. Estes ‘restos a pagar’, segundo Tota Guedes, que sempre acontecem ano após ano nas prefeituras, devem ser saldados antes do final do mandato para não complicar a situação dos ex-gestores quando eles passarem os mandatos aos novos prefeitos.

Mas, de acordo com Tota Guedes, muitos prefeitos estão tendo que lidar com restos a pagar de 2015 enquanto também lidam com as contas no vermelho neste ano em virtude das quedas nas receitas. “Tem muitas prefeituras que deixaram muitos restos a pagar ainda

Tripulação de avião impede que médica negra atenda passageiro que passava mal: ‘Ela não parecia médica’


Quando viu que um passageiro duas fileiras à sua frente havia perdido a consciência e precisava de atendimento imediato, a obstetra e ginecologista americana Tamika Cross fez o que se espera de qualquer médico: imediatamente se prontificou a atende-lo.

O que ela não esperava era esbarrar em uma doença mais difícil de curar do qualquer mal súbito:o preconceito. Tamika é negra, e aparentemente não se encaixa na imagem que se imagina de um médico.

I'm sure many of my fellow young, corporate America working women of color can all understand my frustration when I say I'm sick of being disrespected.
Was on Delta flight DL945 and someone 2 rows in front of me was screaming for help. Her husband was unresponsive. I naturally jumped into Doctor mode as no one else was getting up. Unbuckle my seatbelt and throw my tray table up and as I'm about to stand up, flight attendant says "everyone stay calm, it's just a night terror,...
Ver mais
A Dra. Tamika Cross

Em um post no Facebook ela contou todo o ocorrido, em um vôo da companhia aérea Delta. Diante de um pedido de socorro da mulher do homem desacordado, Tamika se ofereceu para atende-lo imediatamente. Uma comissária de bordo, no entanto, primeiramente sequer considerou a oferta e, quando enfim compreendeu que se tratava de uma profissional para atende-lo, iniciou um verdadeiro interrogatório, como que para comprovar que se tratava de fato de uma médica.

“Eu levantei minha mão para lhe chamar a atenção. Ela me disse: ‘ah, não, querida, abaixe sua mão, estamos procurando por um médico ou uma enfermeira ou alguém que possa

Nada a se comemorar: Professores cobram 45 dias de atraso salarial, em Diamante


A data fica marcada pelo atraso salarial que a prefeitura tem proporcionado através do não repasse dos vencimentos

Hoje, dia 15 de outubro é o Dia dos Professores, uma data simbólica que foi feita para reverenciar a imagem daquele profissional que perpassa por todas as outras profissões. Desde a sua concepção, a figura do Professor está marcada por lutas que com o passar dos anos, tem sido motivo de constante de reflexão.

O município de Diamante, que tem em seu quadro de efetivo, uma grande quantidade de profissionais dessa área, muitos deles altamente capacitados para lecionar e passar seus conhecimentos aos que pretendem vencer na vida através do ensino.

Esse ano, a data fica marcada pelo atraso salarial que a prefeitura tem proporcionado através do não repasse dos vencimentos para as contas dos professores.

De acordo com informações colhidas no Sindicato dos Servidores Públicos do Município, a Prefeitura, representada pela Prefeita Marcília Mangueira, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público, em setembro de 2015, se

Ser Professor


1-ser-professor-valmir4650744_965526083570282_2372943216739606474_nSER PROFESSOR
              ( Walmir Junior)

Nesse caminho que venho trilhando constatei que existe uma profunda diferença entre dar aula e SER PROFESSOR.

Dar aula é muito bom. É querer compartilhar conhecimento, propagar a informação. Dar aula exige esforço, dedicação e preparo.
Mas existe uma imensa distância entre “dar aula” e ser professor. Porque dar aula é uma atividade, mas ser professor é muito mais do que isso.

Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor.

Como já dizia o grande mestre Paulo Freire, “eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador: acima de tudo porque sinto amor”.

Porque professor vai além. Além das tarefas estabelecidas em contrato, além das horas pagas no contracheque, além da ideia de que aquilo é apenas um meio para se ganhar a vida.

Professor quer saber o nome, quer saber quem é quem, quer saber as histórias, as origens, os rumos pretendidos.

Professor está na chuva para se molhar, para se arriscar diariamente. Para sofrer com as derrotas e vibrar com as vitórias dos alunos. Para corrigir provas como quem assiste a um jogo de futebol, se lamentando quando um craque chuta a bola no travessão. Desacreditando quando uma perna de pau acerta a bola no ângulo. Professor se envolve, mesmo quando tenta evitar.

Professor se perde no cronograma. Não está lá só para cumprir horário e currículo. Está lá para parar a cada dúvida, para ensinar não só a matéria, mas ensinar o melhor do pouco ou muito que sabe sobre a vida.

Professor acaba por viver muitas vidas além da sua. Vivencia o crescimento, os obstáculos, as crises, os começos de namoro, as brigas entre amigos, problemas de casa, a conjuntivite alheia, as angústias, os caminhos.

Professor não tem medo de se expor, de se mostrar humano e vulnerável. Não tem medo de roupa preta suja de giz ou de tinta do lápis, de pilhas de livros para carregar, da odisseia do fechamento dos diários no fim do ano, nem das provas que parecem dar cria na calada da noite.

Mas tem medo de errar. Ah, se tem. Mas continua, assim mesmo. Continua porque existe algo bem maior por trás desse medo. Algo que nos torna um tanto quanto imune às adversidades, salários brincalhões, poucas horas de sono, pendências infindáveis, conversas paralelas e ao eterno risco que é tentar ensinar.

Só o que sei é que, no fim das contas, ser professor é um lance de amor. Às vezes é sofrido. Às vezes é maçante. Como todo amor. Mas é uma dessas paixões avassaladoras que vicia, e que quem sente, já não consegue ver sentido em viver sem.

Que esse 15 de outubro, mais do que uma data para receber homenagens gostosas ou presentes queridos, seja um dia para lembrarmos o porquê de termos escolhido essa carreira (na verdade, não sei se escolhemos ser professores ou se a vida e a alma já escolhem por nós).

Mas que hoje seja o dia para lembrarmos da sorte que é vivenciar uma verdadeira vocação, poder acreditar no que se faz a cada dia e, acima de tudo, lembrar daquele meio sorriso iluminado que surge no rosto dos alunos quando se dão conta de que aprenderam algo. Não há melhor explicação: é um lance de amor mesmo.

Um grande abraço a todos meus alunos do ERNESTÃO, do APROVAÇÃO, do PANORAMA e das LOURDINAS, como também a todos ex-alunos que passaram por minha vida na caminhada por um mundo melhor.

Senado publica na internet livro sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff

Publicação registra as notas taquigráficas da sessão de julgamento, em seis dias de trabalho que marcaram a semana de 25 a 31 de agosto


As 109 horas de sessão do Senado que resultou no impedimento da presidente Dilma Rousseff estão consolidadas no livro Impeachment – O julgamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal, editado pela Secretaria Agência e Jornal do Senado (SAJS). Com 664 páginas, a publicação apresenta as notas taquigráficas da histórica sessão, realizada em seis dias de trabalho intenso, com a indicação dos horários dos principais fatos que marcaram a semana de 25 a 31 de agosto.

O livro traz ainda galerias de imagens retratando todas as fases do julgamento — desde a abertura, com apresentação de questões de ordem, até o julgamento final, passando pelo depoimento de sete testemunhas ou informantes, pelo interrogatório da presidente Dilma Rousseff, pelo debate oral entre os advogados da acusação e da defesa e pelos pronunciamentos dos senadores.

Impresso pela Secretaria de Editoração e Publicação (Gráfica) do Senado, o livro tem apresentação do presidente do Senado, Renan Calheiros, e textos de introdução do secretário-geral do Senado e escrivão do processo de impeachment, Luiz Fernando

Adolescente quer seguir tradição de família e ser a 12ª professora da casa

Ela tem 9 tios, uma avó e uma tataravó que seguiram a carreira. Com apenas 14 anos, menina já dá aulas particulares de matemática.

Com um histórico familiar composto por 11 professores, a adolescente Ana Clara de Melo, de 14 anos, sonha em fazer parte da quarta geração a seguir a carreira. Estudante do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Palmas, a jovem quer ser professora de matemática. Cinco tias, quatro tios, uma avó e uma tataravó seguiram a profissão e a bisavó foi dona de uma escola.

Ana Clara ajuda amigos com aulas particulares (Foto: Elias Oliveira)

Segundo a família e os professores, a adolescente tem facilidade para aprender matérias na escola, principalmente matemática. Clara aproveita o dom para ajudar colegas, além de treinar para a futura profissão, dando aulas em casa, para grupos de alunos que estudam em escolas particulares. 

Questionada sobre a desvalorização da profissão, a estudante diz que procura não pensar nas dificuldades que poderão surgir. Para ela, o foco é mudar o cenário da educação, lutando por melhorias na área.

"Desejo ajudar o mundo sendo professora. Hoje em dia os jovens não querem aderir à essa profissão tão importante por causa das dificuldades enfrentadas. Mas não podem faltar

15 de outubro - Aconteceu em Itaporanga


De estatura media-baixa, gordo, tinha muitos quilos além do peso normal, óculos preto na cara, bonachão, grossas sobrancelhas... Esse era Seu Nezim, que junto com sua mulher Natalice, tinham um misto de Bar, Restaurante, Hotel e Lanchonete, bem no centro da cidade, onde hoje é um prédio que abrigou a La Pizza e a Sorveteria de Naidvam.

Um hospede contumaz era Seu Tota, retratista de binóculo (monóculo), que era novidade nos anos setenta e ele sempre se hospedava nos Quartos de Nezim, lá no muro (quintal), onde era passagem secreta da juventude da época, para o cabaré.

Manoel Gabriel Ferraz esse era seu nome de batismo, Seu  Nezinho, como era carinhosamente chamado e ficou conhecido por todos. Natural da cidade de Missão Velha – Ceará. Veio ao mundo em 15 de outubro de 1912. Ele, um tio chamado Luis Gabriel e os pai, chamados de Raimundo Gabriel Ferraz e Maria Esperança da Conceição, sendo que sua mãe ficou aguardando ainda no Ceara. Chegaram aqui no Vale do Piancó, nos idos de 1933 e iam fixar residência em Curral Velho, mas em conversa com os moradores da vila, disseram tem um lugar que estava crescendo a passos largos, logo, logo viraria cidade, era um povoado próximo, por nome de Misericórdia.

Raimundo, Nezim e o seu tio, selaram os burros e tocaram pra esse novo Eldorado da época.  Lá chegando, como não tinham profissão,  trabalhavam de “alugado” para os donos de terras, para auxiliarem na agricultura. Passados alguns meses, morando miseravelmente no mato, foram juntando uns trocados e mandaram vir o resto da família de Missão Velha, ou seja, Maria Esperança, os outros três irmãos e duas irmãs, completando assim uma razoavel família em número de invividos. Com maior quantidade de gente, os fazendeiros pagavam uma diária melhor e as coisas começaram a melhorar. 

Mas Nezim inconformado com tanto sofrimento, disse a seu pai que iria aprender uma profissão para poder “ser gente”. Foi ai que fez amizade com Chicó, Biu Barbeiro, Ivanó e Demar e com eles foi ser barbeiro. Não conformado com a profissão, pois achava que ganhava pouco, depois de vários anos e vendo que Misericórdia carecia e tinha, um lugar para tomar uns tragos, comer e dormir. Ele então abriu um misto de bar-mercearia-lanchonete-restaurante-dormitório, onde chegou a conviver com pessoas de bem e teve ilustres hóspedes,  a exemplo de Luis Gonzaga, quando no inicio de carreira e Seu Vavá, Genival Lacerda, grandes artistas que faziam bastante sucesso na época. Com esse comercio,  manteve e bem, toda a sua família. 

Casado com uma jovem da sociedade, Natalice Gabriel dos Santos, da família Barreiro e Santos, do Sítio Cachoeira, nascida em 26 de novembro de 1926 e falecida, há 22 anos, em 03 de junho de 1993. Dessa união tiveram os filhos: Maria Nelma, esposa do Dr. Antonio (Tota) Ferreira Soares; Maria de Lourdes, casada com Paulo Medeiros (in memoria); Nilvando, casado com Ieda Gomes Ferraz e Maria Gorete Gabriel Lira, casada com Luciano Lira. Com a ajuda de Deus, criou e educou seus quatro filhos, à maneira das melhores famílias de Itaporanga, dando-lhes tudo do bom e do melhor, muita coisa, pra quem veio de origem humilde.  

O casal formava um par perfeito. Seu Nezim e Dona Natalice, eram pessoas que sabiam ajudar e cativar os amigos, em nossa querida Misericórdia/Itaporanga. Faleceu perto de completar oitenta e quatro anos, no dia 08 março de 1996 e seu corpo foi sepultado no cemitério local.

Em Itaporanga, havia nesta época, um jogo de futebol, que era a atração da cidade, os Gordos e os Magros, se confrontavam todos os anos, e o que chamava mas, a atenção do pessoal era o goleiro da equipe dos Gordos, Seu Nezim, que devido a seu peso, não conseguia ficar em pé durante longos períodos, e pegava bola, sentado em um tamborete. Era engraçado, eles não eram atletas, era um “pega na rua” entre comerciantes e pessoas comuns, conhecidas na sociedade.

Gabril, Itaporanga lhe deve muito, pela sua imensa contribuição e acima de tudo por serem um casal, que muito fez e muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa sociedade. Toda homenagem que prestarem ainda é de pouca monta, pelo seu incalculável legado .

Paróquia de Nova Olinda emite nota de pesar pelo falecimento de Matheus


Um trágico acidente chocou a cidade de Nova Olinda-PB nesta Quinta-feira (13). O jovem Matheus de Lima Silva, de 20 anos, filho do casal Tadeu e Maria dirigia uma moto quando colidiu com um carro vindo a óbito na manhã da Quinta-feira. O acidente se deu na Comunidade Saco.

Mateus era um jovem de muita simpatia e grandes amizades. Sempre risonho, deixa sua marca de um jovem feliz, convicto com seus ideais e determinado a buscar sempre mais os seus sonhos.


Familiares e amigos tristes com o acontecido manifestaram o sentimento de pesar pelo falecimento, por meio de centenas de mensagens nas redes sociais pelas quais manifestavam diversas virtudes do jovem falecido e a solidariedade neste momento de saudade.

Mateus Lima estava engajado na missão paroquial, de modo especial na Pastoral da Juventude. Nela, o jovem atuou muito na realização de um evento religioso denominado ‘Vem Louvar’ acontecido em 30 de Abril do corrente ano. Diversos amigos realizaram orações no velório que teve início por volta das 18:30 hs em sua residência, bem como na manhã da Sexta-feira, quando às 9:00 hs foi realizado o seu cortejo fúnebre até o cemitério local para o sepultamento, com a presença de muitas pessoas tristes com esta despedida.

Ver mais imagens:

Pastoral da Comunicação

Casamento de homem com duas mulheres é permitido judicialmente

O caso se marcou como o primeiro casamento poliafetivo permitido judicialmente no Estado carioca.

Justiça autoriza casamento poliafetivo.

No Rio de Janeiro, ocorreu um caso no começo deste mês que, um funcionário público conhecido por Leandro Joannattan da Silva Sampaio, de 33 anos, a dona de casa Thais Souza de Oliveira, de 21, e a estudante de técnica em enfermagem, Yasmin Nepomuceno da Cruz, de 21 anos, são casados oficialmente. Marcando-se como o primeiro casamento poliafetivo permitido judicialmente no Estado Carioca.

Segundo informações do jornal O Globo, os três companheiros hoje moram em uma casa de só um quarto, mas pretende aumentar a família: Yasmin quer ter um filho e pretende colocar todos os sobrenomes na certidão de nascimento da criança.

O caso, entretanto, não é inédito no Brasil: em São Paulo, na cidade de Tupão, a justiça reconheceu outro casamento entre um homem e duas mulheres em 2012.

DIÁRIO DO SERTÃO com O Popular 

Universidades públicas da PB têm 5 melhores desempenhos na OAB


Índices de aprovação das instituições foram divulgados nesta sexta-feira. Provas do XIX Exame de Ordem foram aplicadas em 3 de abril e 29 de maio.

Foi divulgado nesta sexta-feira (14) o desempenho das instituições de ensino da Paraíba no XIX Exame de Ordem Unificado, realizado em 3 de abril (1ª fase) e 29 de maio de 2016 (2ª fase). As universidades públicas tiveram os melhores índices de aprovação.

A ordem do desempenho das instituições foi estabelecida de acordo com o percentual de aprovação e não de acordo com o número simples de aprovados. A contagem ainda leva em consideração apenas os examinandos que efetivamente fizeram a prova, desconsiderando aqueles candidatos que se inscreveram mas não compareceram no dia. 

Os cinco melhores desempenhos na Paraíba foram de campi de universidades públicas. O primeiro lugar ficou com o campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 46,15% de aprovação. Em seguida, aparece outro campus da UFPB, em Santa Rita, com aprovação de 43,28% dos candidatos que fizeram a prova.

O terceiro lugar ficou com o campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande, com 35,25% de aprovação. Os campi de Campina Grande e Guarabira da

15 de outubro - Aconteceu em Itaporanga


Nascido na comunidade Jenipapo, Sitio de mesmo nome, pertencente à vila de Misericórdia, em 15 de outubro de 1899, filho do casal: Olinto José Pompeu e Francisca Pinto Brandão, de tradicional família da região.

Agricultor nascido e criado na roça, depois enveredou-se no comércio, mas se destacou mesmo como vendedor de fumo, o famoso fumo de rolo.

Casado com Maria Alexandrina Lopes, mais conhecida por Bidiza, teve os filhos: Francisca Lopes, que ficou conhecida como Ciquinha de Zé Figueiredo; Maria do Desterro, casado com João Modesto; Zezito Lopes, vulgo Zezito de Tibúrcio, pai de Van-Van e Zelito que era marceneiro.

Faleceu em 22 de julho de 1990, seu corpo está sepultado no cemitério local e hoje dá o nome a uma Rua do Loteamento Rosarinho, próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, numa propositura do suplente, no exercício do mandado de vereador e seu neto, Sergio Luis de Sousa, o famoso Sergio Modesto, atual presidente do Campestre Esporte Clube.

* * * * *

Em 2005, a Câmara realizou sua sessão ordinária e, depois, a transformou numa “Sessão Especial”, em homenagem ao “Dia do Professor”. Nessa ocasião, pela primeira vez, a Classe Docente de Itaporanga era homenageada e recebia o reconhecimento, pelos serviços prestados, de um Poder que representa a voz e os anseios de uma população. A Secretária Municipal da Educação, Professora Inês Soares, no seu discurso, falou de sua satisfação pela homenagem que a Câmara prestava aos Professores do Município e, depois de relatar as atividades de sua Pasta, em prol da Educação Municipal, disse que se sentia muito feliz, porque a Escola Jacinta Chaves, integrante da Rede de Ensino do Município, concorrendo com inúmeras outras do Estado, havia sido contemplada com o 2°. lugar, no "Programa Gestão Escolar", num reconhecimento pelo trabalho que vinha fazendo em benefício de seus alunos e da Comunidade Escolar. São fatos dessa natureza que nos deixam completa e realizada, concluiu, a Profª. Inês, que, aliás, justiça seja feita, é uma das maiores Educadoras que tem enchido de orgulho os corações dos itaporanguenses. 

Aniversariantes do Dia:


O radialista e imitador Marcos Venicius Vicente (o número 1) nasceu no dia 15 de outubro de 1967 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/marcos.paulino.5059

Elzamaria de Santos nasceu no dia 15 de outubro de 1955 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/elzamaria.desantos

Valmir Bernardino nasceu no dia 15 de outubro de 1986, é casado e mora em São Paulo - https://www.facebook.com/valmir.bernardino.5

Erick Batista mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/erickmoura4

Thalles Tomaz nasceu no dia 15 de outubro de 1987 e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/thalles.dyego


Maria José Lacerda nasceu no dia 15 de outubro de 1944, é casada com o professor Adailton Lacerda (Adailton de Dedeu) e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004723425230

Operação da Polícia Civil apreende 6 armas em Caiana. 4 pessoas foram presas por posse ilegal

Por Redação da Folha – Agentes do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil de Itaporanga cumpriram mandados de busca e apreensão em residências da cidade de São José de Caiana na manhã desta sexta-feira, 14. Em três casas houve apreensão de armas e os proprietários foram autuados em flagrante por posse ilegal pelo delegado Renato Leite, três dos quais terminaram recolhidos à cadeia.
                
Os mandados foram determinados pela Justiça a pedido da polícia. Em uma casa na Rua Padre Cícero, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12. Em função da posse ilegal da arma, que apresentava o cano cerrado, dois irmãos, um de 23 e outro de 44 anos, foram autuados e recolhidos à cadeia pública sem direito à fiança, mas um advogado já está buscando a soltura dos dois por considerar que eles têm direito de responder em liberdade.
                
Já no sítio Gameleira, também no município caianense, os policiais vistoriaram duas casas de propriedade de dois irmãos idosos e em ambas encontraram armas, quatro somente em uma das residências: um revólver 38, uma espingarda 12, uma bate-bucha e um fuzil antigo. O proprietário, um senhor de de 69 anos, foi autuado por posse ilegal de arma, uma delas de uso registro e, em função disso, não teve direito à fiança. Já o seu irmão, de 61, em cuja casa foi encontrada somente uma espingarda 32, pagou fiança de 3,5 mil reais e vai responde em liberdade.
                
Segundo informações do advogado dos dois, os idosos são pessoas de bem, primárias, de bons antecedentes e que mantinham as armas em casa por ser uma cultura rural, uma delas, no caso do fuzil, uma arma antiga, herança dos antepassados da família. A incidência de crimes contra o patrimônio na zona rural está igualmente motivando os moradores a se armarem para sua defesa pessoal, conforme também o defensor, que acredita na soltura do idoso ainda neste final de semana.