sábado, 8 de outubro de 2016

Artur Azevedo envia Carta ao Povo de Piancó


Amigos e Amigas do meu querido Piancó...

Quero agradecer a todos vocês pela expressiva votação que me confiaram e rogo a Deus que continuemos unidos para projetos futuros, reafirmando aqui o meu compromisso com toda a comunidade piancoense, que fiz durante a campanha, para melhorar mais ainda a qualidade de vida do nosso povo.

Agradeço a minha família, e aos meus amigos de Partido.

Agradeço também aqueles que me ajudaram nessa luta, me fortalecendo nas caminhadas enfrentadas e muitas vezes cansativas. Mas o desejo de servir ao meu povo falou mais alto. O cargo ou função de vereador, seria apenas mais uma ferramenta de luta para servir ao meu povo.

Continuo firme e forte nessa caminhada que, quero avisar a todos, não termina aqui... Essa foi só o início de outras e conto com o apoio de todos vocês.

Que Deus nos abençoe e que possamos continuar unidos.

Estou a disposição de todos!

Um grande abraço e o meu agradecimento a todos vocês.

Artur Azevedo Lacerda


Prefeitos derrotados têm que formar comissão de transição, alerta TCE


Os prefeitos paraibanos em final de mandato terão prazo de até dez dias, contados desde a homologação dos resultados eleitorais, para constituírem Comissão de Transição de Governo constituída com, pelo menos, dois membros indicados pelos que os sucederão, a partir de janeiro de 2017, no comando dos municípios.

A esta Comissão, entre outros documentos e informações, eles também deverão dispor demonstrativos dos saldos em banco e em caixa, relação de valores pertencentes a terceiros e confiados à Tesouraria, balancetes mensais relativos ao exercício que se finda, relação de compromissos financeiros de longo prazo e termos vigentes de parcelamentos de débitos previdenciários.

Estas e outras determinações estão contidas na Resolução Normativa nº 03/2016 aprovada em sessão plenária e já levada à publicação pelo Tribunal de Contas da Paraíba em seu Diário Eletrônico, edição de 11 de maio.

O TCE – a quem compete a orientação benéfica à continuidade administrativa – age, desse modo, com o propósito de evitar o surgimento de problemas insuperáveis tanto ao novo gestor quanto àquele que vai deixar o cargo.

“As transições governamentais, quaisquer que sejam, devem respeitar não somente a vontade das urnas, porém, não menos, o anseio de todo o conjunto da sociedade pelas

Mais de 60 câmaMais de 60 câmaras da PB já votaram reajuste para vereadores e prefeitos, oito do Vale


A fixação deve respeitar também o limite total da despesa com a remuneração em até 5% da receita do município

Pelo menos 65 das 223 câmaras municipais de cidades paraibanas já votaram, até esta quinta-feira (6), os novos subsídios para os vereadores e prefeitos que vão assumir o mandato a partir de 1º de janeiro de 2017. Os dados são do sistema de monitoramento de documentos do site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), onde os arquivos com os dados para análise são protocolados pelas câmaras.

Na quarta-feira (5), o tribunal renovou o ofício circular para todas as câmaras, orientando os vereadores no sentido de fixar os subsídios para a legislatura 2017-2020. Segundo o vice-presidente do tribunal, André Carlo Torres, todas as câmaras devem votar o reajuste até o final da atual legislatura, uma vez que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) leva em conta que a fixação de remuneração de vereadores para viger na própria legislatura é um ato lesivo não só ao patrimônio material do Poder Público, mas também à moralidade administrativa, patrimônio moral da sociedade.

“A gente está montando os dados que recebemos para saber quais câmaras elevaram os salários, quais reduziram e quais mantiveram. Renovamos o ofício na quarta e na sexta-

Deputado causa polêmica ao sugerir renuncia de toda a direção do PT na PB


Repercute no debate interno entre os militantes do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, a proposta do deputado estadual Anísio Maia de renuncia coletiva de toda a direção do partido: “A atual direção não tem nenhuma condição política de conduzir o partido neste momento”. 

“Defendo a renuncia imediata da direção em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. Seja por ação ou omissão, nossos atuais dirigentes tem responsabilidade nesta crise em que chegamos”, acrescentou o parlamentar. 

Anísio Maia explicou que sua proposta não se refere apenas a uma mudança de nomes, mas, de estratégia política: “Não precisamos de notáveis, mas de uma nova política para o PT. Estamos em tempos de guerra e a atual direção demonstra não entender o que está acontecendo no país. O grupo majoritário está mais preocupado em continuar com o controle da máquina partidária enquanto a direita vem nos atacando”. 

“É necessário que se formem comissões provisórias em todos diretórios. Estas comissões devem ser formadas por todas as correntes do partido de forma igualitária e preparar um Congresso extraordinários com amplos poderes para redefinir toda a vida partidária e

Prefeito eleito do Caiana tem uma preocupação e vai ao Ministério Público

Por Redação da Folha – A vitória do candidato da oposição José Leite (PR) na corrida sucessória de São José de Caiana na eleição do último domingo, 2, pôs fim a uma hegemonia política de 30 anos do ex-prefeito Gildivan Lopes.

Zé Leite venceu nas urnas com 51,22% dos votos válidos. A diferença foi de apenas 92 votos, mas ele disse ficou satisfeito com o resultado das urnas, porque “enfrentar a máquina da Prefeitura, por mais que o prefeito esteja desgastado, é sempre difícil, mas vencemos e isso é o que importa”.

Depois da vitória, veio a preocupação com o estado em que seus adversários políticos poderão deixar a Prefeitura. “Encaminhamos um requerimento à Prefeitura, pedindo abertura para transição administrativa, mas não tivemos resposta, e, pelo que se comenta na cidade, vão deixar a Prefeitura um caos na tentativa de inviabilizar nossa administração, mas vamos reagir a isso”, comentou.

Zé Leite pretende acionar o Ministério Público na próxima semana para tentar evitar possíveis dilapidações contra o patrimônio público e os papéis municipais. “Temo também que eles paralisem as atividades básicas do município e prejudiquem os serviços de educação e saúde até o fim da atual gestão, o que seria terrível para a população, mas tudo isso vamos tratar com a Promotoria de Justiça”, disse o prefeito eleito.

A boa notícia, conforme Zé, é que ele esteve recentemente com o deputado federal Wellington Roberto, que garantiu a liberação de algumas emendas para obras no município no próximo ano, mas seu primeiro desafio quando assumir em janeiro é tirar Caiana da inadimplência junto ao Governo Federal para que a Prefeitura possa receber recursos federais.

Ricardo se reúne com os 54 prefeitos eleitos na próxima segunda-feira; 18 são do Vale do Piancó


O governador Ricardo Coutinho irá se reunir, na próxima segunda-feira (10), com os 54 prefeitos e 17 vice-prefeitos eleitos pelo PSB neste ano. O encontro será no Hotel Sapucaia, em Tambaú, a partir das 10h.

O PSB elegeu 53 prefeitos. Porém, nesta semana, o prefeito eleito de Itaporanga pelo PMDB, anunciou que se filiará ao PSB nos próximos dias.

Confira a lista dos prefeitos eleitos em toda a Paraíba:

1. Água Branca – Tom (PMDB)
2. Aguiar – Lourival (PTB)
3. Alagoa Grande – Sobrinho (PSB)
4. Alagoa Nova – Aquino (PSDB)
5. Alagoainha – Jeová José (PMDB)
6. Alcantil – Milton (PRB)
7. Algodão de Jandaíra (PSD)
8. Alhandra – Renato Mendes (DEM)

Com 22 anos, Diogo Richelle é eleito o prefeito mais jovem da Paraíba


Diogo nasceu no dia 17 de março de 1994, é estudante de Direito e disputou a sua primeira eleição contra o comerciante Tião de João Carlos (PSB)

O jovem Diogo Richelle (PSDB) foi o candidato a prefeito mais jovem a ser eleito no estado da Paraíba nas eleições desse ano. Com apenas 22 anos, ele se elegeu com 52,34% dos votos válidos para comandar a cidade de Nova Olinda, localizada no Vale do Piancó.

Diogo nasceu no dia 17 de março de 1994, é estudante de Direito e disputou a sua primeira eleição contra o comerciante Tião de João Carlos (PSB), que obteve 47.66% dos votos válidos, o que representa 1.918 votos.

“Por ser o prefeito mais jovem da Paraíba aumenta um pouco a minha responsabilidade, mas estou pronto e preparado para fazer uma boa gestão e melhorar a qualidade de vida da população da minha querida cidade de Nova Olinda”, disse Diogo durante entrevista à nossa equipe de reportagem.


Diogo tem como vice o empresário e ex-vereador do município, Fi Davi. A dupla contou com o apoio da atual prefeita Maria Ducarmo que está terminando o seu segundo mandato.

Políticas & Negócios

Dilma se livra de Moro e inquérito fica no STF


De acordo com as investigações, Dilma é suspeita de tentar frear a Lava-Jato de três maneiras

Quando sofreu o processo de impeachment no Congresso e deixou o poder, a ex-presidente Dilma Rousseff perdeu o direito ao foro privilegiado – ou seja, já não poderia mais ser julgada em Brasília, pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão, para enviar o inquérito envolvendo a petista, suspeita de obstruir a Operação Lava-Jato, para o juiz Sergio Moro. Parecia lógico. Mas não foi o que aconteceu. Para o ministro Teori Zavascki, a investigação sobre Dilma tem que continuar no Supremo.

“Os fatos em destaque têm como premissa de capitulação o delito de embaraçamento à investigação de crime envolvendo organização criminosa que atuava diretamente no âmbito das diretorias da Petrobras”, escreveu o procurador-geral Rodrigo Janot. Para ele, o caso de Dilma deveria ser submetido “ao conhecimento da 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná por encontrarem-se imbricados no complexo investigativo denominado Operação Lava Jato”, diz o documento, obtido por VEJA. Após avaliar os argumentos de Janot, o ministro Teori Zavascki, num despacho de nove páginas, indeferiu o pedido.

De acordo com o entendimento do relator da Lava-Jato no Supremo, o desmembramento da investigação envolvendo Dilma poderia “colidir com o objetivo da persecução penal”.

Conceição


Portanto a Vila de Misericórdia além de ter doado parte do seu território que era de mais de 3.000 Km², para a criação do distrito de Conceição em 18 de dezembro de 1871. O distrito foi criado, pela lei provincial nº 444, subordinado ao município de Misericórdia.  Conceição foi elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Federal de Conceição, pela lei provincial nº. 727, de 8 de outubro de 1881, desmembrado de Misericórdia. Exite uma dúvida quanto a data certa da emancipação, um sites dizem que foi no dia 8 de outubro de 1881, já outros, concordam com o ano e dizem ser no dia 9 de outubro. Consultado o site oficial do IBGE, que poderia esclarecer a questão, ele afirma que foi dia oito de outubro mais no ano de 1866, como pode ser certo isto se o distrito veio a ser criado em 18 de dezembro de 1871, cinco anos depois. Mais deixemos esta questão pra lá, eles que resolvam, embora faça parte, não interessa a nossa história.

Nestas terras ainda surgiram os distritos de Santa Maria (pela lei municipal nº 5, de 08 de abril de 1896), atual Ibiara e o distrito do Capim (Pela lei estadual nº 5908, de 29 de abril de 1994, desmembra do município de Conceição, o distrito de Capim, elevado à categoria de município com a denominação de Santa Inês), ambos até a sua emancipação, pertencentes ao município de Conceição. O distrito de Santana de Mangueira (distrito criado com a denominação de Santana de Mangueira, pela lei estadual nº 2772, anexado ao município de Ibiara. Elevado à categoria de município com a denominação de Santana de Mangueira, pela lei estadual nº 3095, de 05 de novembro de 1963, desmembrado de Ibiara. Instalado em 31 de janeiro de 1964.). 

A Villa de Misericórdia, quando foi desmembrado o município de Conceição, perdeu mais da metade do seu território, ficando com apenas 1.503,432 Km². Era, para a época, uma quantidade de terra ainda considerável.

História


Vila Federal de Conceição, atual Conceição.

Os primitivos habitantes da região onde se localiza o atual município foram os índios Coremas e Panatis, da tribo Cariris, que, ao longo do tempo, cederam lugar ao desbravadores.

Referências históricas sobre o local onde teve início a Sede Municipal são encontrados no Registo nº. 811, de 4 de julho de 1783, do Livro do Registro das Sesmarias, no Arquivo Público do Estado, em que o Alferes Nicolau Rodrigues dos Santos diz ser possuidor de um sítio chamado Conceição nas cabeceiras do Rio Piancó, que descobriu em 1776, e o tem povoado e obtido água do Riacho chamado Conceição que tem foz no Riacho Logoa Seca e este no Rio Piancó, no lugar Poço do Cavalo, limitado do sítio de Maria Soares, para cima na direção do poente, cujas terras precisa no seu gado, e pedia por sesmaria três léguas acima confrontadas.

Mais tarde, seu filho, Nicolau Rodirigues dos Santos Júnior, obtendo concessão de outras léguas, ampliou o patrimônio da família.

No inicio do século XIX, João Rodrigues dos Santos, auxiliado por seus irmãos, doou vasta área de terra às margens do Rio Piancó, onde, com a construção de casas e da capela de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município, se desenvolveu a povoação. 


Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de Conceição, pela lei provincial nº 444, de 18 de dezembro de 1871, subordinado ao município de Misericórdia. 

Elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Federal de Conceição, pela lei provincial nº. 255, de 09 de outubro de 1881, desmembrado de Misericórdia. Instalado em 27 de dezembro de 1884.

Pela lei municipal nº. 5, de 08-04-1896, são criados os distritos de Santana, Santa Maria e Montividéo e anexado ao município de Conceição. Pelo decreto-lei estadual nº. 520, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Santa Maria, passou a denominar-se Ibiara. Pela lei estadual nº. 2041, de 17 de abril de 1959, desmembra do município de Conceição, o distrito de Ibiara. 

Pela lei estadual nº. 2780, de 18 de janeiro de 1962, é criado o distrito de Cardoso e anexado ao município de Conceição. Pela lei estadual nº. 3169, de 05-05-1964, é criado o distrito de Montividéo e anexado ao município de Conceição. Pela lei estadual nº. 4157, de 20 de junho de 1980, é criado o distrito de Capim, o ex-povoado e anexado ao município de Conceição. 

Pela lei estadual nº. 5908, de 29 de abril de 1994, desmembra do município de Conceição, o distrito de Capim. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Inês.

Gentilício: conceisãoense.
População estimada 2015: 18.860
Área da unidade territorial (km²): 579,435
Densidade demográfica (hab/km²): 31,69
IDH-M: 0,608 - médio - PNUD/2000 
Prefeito em 2015: Jose Ivanilson Soares de Lacerda (PSDB) – Nilson. - Reeleito em 02 de outubro.
Prefeitura: Centro Adm. Integrado Gov. Wilson Leite Braga, s/n - Centro - Fone/Fax - (83) 3453-2486 - CEP: 58.970-000 
Site Oficial: http://www.conceicao.pb.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/pbconceicao/
Municípios limítrofes: Santa Inês (Sul); Bonito de Santa Fé (Norte); São José de Caiana, Diamante, Ibiara e Santana de Mangueira (Leste); Mauriti-CE, (Oeste).
Distância até a capital: 482 km

* Original da Lei 444 de 18 de dezembro de 1871

Ministro de Temer recebeu R$ 4 milhões de empresa investigada na Acrônimo


Numa das etapas da Operação Acrônimo, que investiga a campanha do governador mineiro Fernando Pimentel, a Polícia Federal descobriu um pagamento de R$ 4 milhões feito pela construtora JHSF à firma de advocacia do atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, segundo informam os jornalistas Rubens Valente e Mario Cesar Carvalho.

Na sequência, a PF pediu abertura de inquérito, mas o caso foi arquivado sumariamente por decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.

Moraes alega ter atuado como “advogado e consultor jurídico” do grupo, numa época em que não ocupava cargo público.

As anotações com o nome de Moraes foram apreendidas no dia 16 de agosto deste ano. Em 22 de setembro, apenas oito dias após a documentação dar entrada no STF, sem abertura de inquérito ou autorização de medidas investigatórias, o caso foi arquivado por Fux, de forma monocrática, sem consultar a Procuradoria-Geral da República.

De acordo com a reportagem, Fux citou previsão do Regimento Interno do STF que permite ao relator arquivar pedidos de investigação se “o fato narrado evidentemente não constitui crime”.

Brasil 247

Prefeito eleito de Piancó, Daniel Galdino concede entrevista coletiva à imprensa nesta segunda, 10


O prefeito eleito de Piancó, Daniel Galdino (PSD) vai conceder entrevista coletiva à imprensa, a partir das 10h da próxima segunda-feira (10), na Câmara Municipal.

O convite foi feito para toda à imprensa local e do Vale do Piancó.

Na ocasião, os futuros dirigentes do município, Daniel Galdino(prefeito) e Antonio Dantas(Vice) estarão apresentando novidades para o município, que assumirá dia 1º de janeiro de 2017.

www.ARYRAMALHO.com

Hugo Motta defende vaquejada e pede criação de mecanismos para protejer os animais


Motta reconheceu que muitas vaquejadas são feitas de forma informal e que nesses eventos os animais são machucados

A prática de vaquejada foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após a corte derrubar uma lei do Ceará que regulamentava o evento, tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda. O deputado federal Hugo Motta (PMDB) defendeu a prática e pediu debate sobre a vaquejada.

“O Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional, na tarde desta quinta-feira, 06, a prática da Vaquejada. Precisamos levantar esse debate pensando em todos os aspectos culturais que permeiam a realização dessa atividade”, escreveu em seu Instagram o deputado.

Ele ressaltou a vaquejada como “evento regional e cultural e uma forma de representação da vida do nordestino” Segundo o parlamentar a proibição de trará prejuízos econômicos ao Nordeste e deixará mais de 600 mil pessoas desempregadas.

Motta reconheceu que muitas vaquejadas são feitas de forma informal e que nesses eventos os animais são machucados, por isso, ele defendeu a criação de mecanismos para

Mensagem do Prefeito Nilson Lacerda e Nena Diniz aos Conceiçoenses, pelos 135 anos de Emancipação Político-Administrativa do municipio


“O município de Conceição, em festa, completa mais um ano de emancipação política neste sábado, 08 de outubro. São 135 anos de história, trabalho e desenvolvimento. Nesse espírito, o prefeito do município, Nilson Lacerda e sua vice-prefeita Nena Diniz vem, de público, parabenizar a cidade, seus filhos e moradores, nesta data festiva, gostaríamos de parabenizar todos os conceiçoense, que, com a força do seu trabalho diário, vem construindo um novo município, uma cidade melhor.

Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de ser conceiçoense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.

Como prefeito vindo do meio do povo, queremos, verdadeiramente, trabalhar para nosso povo, com afinco e determinação, numa vontade infalível de ver nosso município cada vez mais prospero.

O município precisa de cada cidadão, sonhando e fazendo sua parte para que o Município se transforme na terra das oportunidades para todos.

“Estou muito honrado em ter sido pela segunda vez escolhido por tão querida população para administrar nossa cidade, continuarei dedicando todos os meus esforços para

Político da PB diz que eleitor se vendeu

O presidente do Partido Pátria Livre (PPL), na Paraíba, Francisco de Assis Pereira, o Chico do Sintram, diz avaliar que a minirreforma eleitoral recentemente aprovada, no Congresso Nacional, pouco alterou o processamento do voto, no Brasil, do ponto de vista da cultura política da população.

Para ele, o maior causador dessa situação é a crise econômica que se verifica, no País, como consequência – principalmente – da onda de escândalos investigada pela Operação Lava-Jato, situação que se agrava, mais ainda e segundo ele, com os elevados índices de desemprego que acomete as classes trabalhadoras, bem como a mão-de-obra informal.


O grau de desconfiança da população, frente à crise de credibilidade por que passa a classe política brasileira, segundo avalia Chico do Sintram, é o que mais tem concorrido, nos tempos mais recentes, para a descrença do povo nas propostas dos postulantes ao pleito eleitoral recém-findo, em todo o País.

“Um Governo que nomeia, para seu Ministério, em pleno processo eleitoral de massa, políticos diretamente envolvidos em escândalos de ordem moral e legal, com sérias implicações nos tribunais superiores do País, o que poderia fazer para contribuir com as mudanças ansiadas pela sociedade”, questiona o sindicalista, para ressaltar que o PPL jamais reconhece a Gestão Michel Temer como legítima e democrática, o que sugere, para ele, a imediata realização de Eleições gerais, no Brasil, mediante consulta plebiscitária.

pbagora.com.br

Prefeito Nilson Lacerda parabeniza Conceição por seus 135 anos de Emancipação Política. Confira!


Através de mensagem à imprensa, o Prefeito Nilson Lacerda parabeniza Conceição por esta data tão especial para o povo da cidade

A cidade de Conceição (PB), no Vale do Piancó, completa hoje, sábado (08), 135 anos de Emancipação Política.

Através de mensagem à imprensa, o Prefeito Nilson Lacerda parabeniza Conceição por esta data tão especial para o povo da cidade.

Confira a mensagem na integra abaixo

Hoje, a minha querida Conceição (PB), terra de gente guerreira, talentosa e honesta, está completando mais um aniversário de Emancipação Política. São 135 anos de história, um verdadeiro legado de muitas conquistas desse povo tão alegre e batalhador.

Quero aqui deixa meus parabéns a todos os cidadãos conceiçoenses, por ter me dado a honra de também fazer parte dessa história linda como prefeito dessa cidade maravilhosa, que é Conceição. E como gestor, continuarei fazendo e trazendo o melhor para o nosso povo.

Parabéns minha terra amada, parabéns Conceição!

Nilson Lacerda
Prefeito de Conceição – PB

DO

Zé Maranhão tece elogios a Cássio Cunha Lima: “Um líder da maior expressão na Paraíba


O senador e presidente do PMDB na Paraíba, José Maranhão, adjetivou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como um dos maiores líderes do Estado.

A expressão veio ao ser questionado se Cássio poderia ser candidato ao governo do Estado em 2018.

– Eu acho que Cássio, inegavelmente, é um líder da maior expressão do Estado da Paraíba. Mas, ele diz que não tem pretensão em ser novamente candidato a governador – declarou Maranhão.

O peemedebista ainda disse que, se Cássio for candidato a governador, o PMDB poderia se aliar ao PSDB, visto a nova conjuntura política, mas nada estava acertado, pois não havia conversas.

Maranhão, entretanto, não pretende mais se candidatar a governador e vai se dedicar a terminar seu mandato.

As declarações foram repercutidas na manhã de hoje (6), na rádio Correio FM.

Correio FM

No aniversário de Conceição, festa à noite para comemorar vitória do prefeito reeleito

Por Redação da F olhaA noite deste sábado, 8, será de festa em praça pública na cidade de Conceição, que está completando, neste dia, 135 anos de fundação, mas o evento festivo é para comemorar a reeleição do prefeito Nilson Lacerda (PSDB), que conquistou nas urnas mais um mandato.

A festa será na Praça da Igreja Matriz a partir das 22h e duas atrações musicais vão se apresentar no palco montado no centro da cidade. São duas bandas de forró que vão tocar a noite toda. Segundo os organizadores, o evento é custeado com recursos privados. 

Nilson foi reeleito com 6.358, o que representa, em termos percentuais, 55, 44% da votação válida do pleito do último domingo, 2. O prefeito também conquistou a maioria dos vereadores na Câmara Municipal: sete dos onze  parlamentares mirins eleitos e reeleito, são de sua base politica.

Oposição governará mais de 70% dos paraibanos a partir de 2017, avalia Cássio


O senador destacou que o momento é de entrega total às administrações, pois a crise ainda é muito grande

As eleições do último domingo que deram uma grande vitória das oposições em todas as regiões da Paraíba foram comentadas pelo senador Cássio Cunha Lima, nesta sexta, em João Pessoa, “sem dúvidas que a frente das oposições teve um resultado espetacular em todo o Estado. Dos 10 maiores municípios, vencemos em oito”, disse.

Conforme os dados apurados pela Justiça Eleitoral, 129 municípios paraibanos serão governados por partidos da oposição o que representa mais de 71% de todo o eleitorado. “Nas 30 mais populosas cidades da Paraíba, nada menos que 83% dos habitantes serão governador por prefeitos dos partidos que compõem as oposições paraibanas”, lembrou o senador Cássio.

Cássio destacou o protagonismo dos eleitos e as suas destacadas atuações políticas e administrativas que lhes deram as vitórias, inclusive no primeiro turno, se referindo as

Cidade de Conceição completa 135 anos de Emancipação Política


Logo no início da manhã o vereador Edvaldo Ramalho fez homenagem ao município, pelo seu aniversário.

A cidade de Conceição está completando 135 anos de Emancipação Política, neste dia 8 de outubro.

Ao todo o município tem mais de 19 mil habitantes, consolidando-se entre os três maiores da região do Vale do Piancó.

Logo no início da manhã o vereador Edvaldo Ramalho fez homenagem ao município, pelo seu aniversário.

“Quero dizer a todos os moradores dessa terra amada, que todos vocês também fazem parte das lutas, conquistas e vitórias, até aqui alcançadas. Saibam que sem a participação da sociedade, e sem as bênçãos de nosso Deus, nada teríamos feito. Portanto, quero parabenizá-los também, pela participação em toda história da cidade, das crianças aos idosos, sem exceção”, expressou o verador Edvaldo Ramalho na sua página pessoa de Facebook.

Religião
A grande maioria da população da cidade de Conceição é católica. Evangélicos ficam em segundo lugar, seguidos de espíritas, conforme dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2012.

Apesar de toda a diferença, as religiões evangélicas são as que mais crescem no município. Os evangélicos já têm vários templos espalhados por todos os bairros e centro da cidade de Conceição.

Portal Vale do Piancó Notícias

POLÊMICA: Por que pobre vota em rico? Veja se você é um disfórico classista. VEJA VÍDEO


Ana Roxo quer saber: por que pobre vota em rico?

Para ela, só existe uma explicação para esse fenômeno brasileiro: disforia de classe. Veja se você é um disfórico classista.

Por Nocaute



Porque pobre vota em rico? Vamos elaborar alguns conceitos a partir disso. O primeiro conceito que eu gostaria de jogar na roda, criado por mim mesma, é o conceito de disforia de classe. Se você não sabe o que é disforia, é um termo emprestado da discussão de identidade de gênero, e disforia literalmente significa: sensação vaga, subjetiva e indeterminada de mal-estar. Quando a gente está falando de disforia de gênero é uma sensação vaga, subjetiva de mal-estar com o gênero que você nasceu, com o seu corpo, não sei, não quero entrar nessa discussão, é muito complexa.

O que seria então disforia de classe, é um nome bonito pro bom e velho “come mortadela e arrota peru”, não, mortadela não pode falar mais, “come apresuntado e arrota presunto de Parma”. Disforia de classe é um pobre que acha que é rico. Qual a solução para disforia de classe? A consciência de classe. Você é dono dos meios de produção? Não. O Paulo Skaf te ligou? Não. Você foi no show fechado da Bebel Gilberto nas olimpíadas? Não. Então

GULOSA : Britânica passa por cirurgia para remover vibrador entalado no corpo

Jovem diz que sentia o aparelho ainda vibrando dentro de seu corpo, em seu estômago. “Aprendi que preciso ser mais cuidadosa no futuro”, disse

Recentemente, a britânica Emma Phillips, de 24 anos, ganhou as páginas dos jornais depois de precisar passar por uma cirurgia um tanto quando inusitada. A jovem foi parar no hospital após ficar com um vibrador entalado em seu corpo.

Britânica passa por cirurgia para remover vibrador entalado do corpo.

Segundo informações do tabloide “Daily Mail”, a estudante estava em um momento íntimo com o namorado, Lee Miller, quando tudo aconteceu. Ela percebeu que o brinquedo sexual, de 17cm, havia desaparecido e achou que Lee tinha escondido para brincar com ela.  Mal sabia que o vibrador entalado estava dentro dela!

“Nós ficamos procurando o vibrador pelo quarto, caso ele estivesse caído no chão”, disse. Ela conta que eles não encontraram e quando a mulher se inclinou, conseguiu sentir o brinquedo sexual entalado no estômago. E para piorar: ele ainda estava funcionando!

“Quando eu me inclinei, consegui senti-lo vibrando em meu estômago”, contou Emma.

O casal usou um garfo de churrasco para tentar remover o vibrador do corpo da jovem. Mas não foi uma boa ideia, já que o vibrador continuou dentro de Emma. “Ele [Lee]

08 de outubro - Aconteceu em Itaporanga


O distrito foi criado, pela lei provincial nº 444, subordinado ao município de Misericórdia. Conceição foi elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Federal de Conceição, pela lei provincial nº. 727, de 8 de outubro de 1881, desmembrado de Misericórdia.

Na sessão do dia 08 de outubro de 1979, a Câmara aprovou o título de “Cidadão Itaporanguense” para os Srs. Aluísio Moura, Superintendente do Jornal “Correio da Paraíba” e para o Frei Aquino Rodrigues Torres.

O vereador Ivanó Araújo propôs e a câmara aprovou, no dia 08 de outubro de 1985, o título de Cidadão Itaporanguense para o Sargento Dagmar Batista dos Santos, através do Projeto de Lei n°. 32/85.
Aniversariantes do Dia:


Ardson Rangel nascru no dia 8 de outubro de 1974, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/ardson.rangel

Francivaldo Florentino Sousa (Vavá) nasceu no dia 8 de outubro de 1984, é casado com Carlinha Bezerra e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/francivald

Jayrinho Jacinto nasceu no dia 8 de outubro de 1988 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/jayrinho.jacinto


Daguia Pereira nasceu no dia 8 de outubro de 1978 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/daguia.pereira.3

PMDB vai entrar na Justiça para tomar mandato de Divaldo Dantas, prefeito eleito de Itaporanga


O coordenador jurídico do PMDB na Paraíba, advogado Roosevelt Vita, informou que o partido vai entrar com uma ação na Justiça com o objetivo de tomar o mandato do prefeito eleito do município de Itaporanga, Divaldo Dantas, pelo fato dele anunciar a saída do partido para integrar os quadros do PSB do governador Ricardo Coutinho.

As declarações foram feiras na manhã desta quinta-feira (6) durante participação no programa RPN Revista Estadual, da Rede Paraibana de Notícias, apresentado pelos jornalistas Lenilson Guedes e Ytalo Kubistchek.

Divaldo foi eleito domingo (02) pelo PMDB com 55,60% dos votos válidos, que representa 7.421 votos. Ele disputou a campanha contra Djaci Junior (PSDB), que obteve 5.925 votos.

RPNONLINE

Jovem morre ao bater moto de frente com caminhão baú, na Paraíba; motorista fugiu


Um jovem não identificado morreu ao bater de frente uma moto que conduzia com um caminhão baú no município de Sapé, na Zona da Mata da Paraíba, a 42 km de João Pessoa, no início da noite desta sexta-feira (7). Segundo a Polícia Militar da cidade, o motorista do caminhão fugiu com o veículo do local da ocorrência.

De acordo com o sargento Gomes, da PM, o acidente aconteceu na rodovia PB-073, que liga Sapé à cidade de Mari. Conforme explicou o policial, peritos fariam a apuração dos motivos do fato, que não foram definidos até o fechamento desta matéria.

“Não sabemos como ficou o caminhão depois do acidente e não identificamos o condutor, mas ele fugiu deixando para trás uma das placas do veículo, que caiu durante a colisão”, contou Gomes, revelando que o objeto apreendido poderá ser importante para localizar o fugitivo 

Portal Correio

REUMATISMOS. CINCO IDEIAS ERRADAS SOBRE AS DOENÇAS OSTEO-ARTICULARES


Elas pertencem a uma mesma família e têm vários nomes: reumatismo, doenças osteo-articulares, poliartrite reumatoide, artrose, etc. A crença geral é que se trata de moléstias de pessoas idosas, e cuja prevenção é impossível. Mas um reumatologista decidiu lançar luz sobre o que é verdade e o que é falso a respeito dessas moléstias.

Por: Cécile Thibert – Le Figaro

Pensamos geralmente que as doenças osteo-articulares, também chamadas reumatismos, dizem respeito apenas a pessoas idosas. Para combater esse tipo de preconceitos, o professor Francis Berenbaum, chefe do serviço de reumatologia do hospital  Saint Antoine, em Partis, compareceu ao evento “Ensemble contre les rhumatismes” (Juntos contra os reumatismos). Organizado pelo Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica, da França, a Fundação Artrite e a Sociedade Francesa de Reumatologia, o encontro terá lugar em Paris nesta terça-feira, 12 de outubro, e reunirá pesquisadores médicos e pacientes. O evento será transmitido diretamente pela Internet. A respeito, o prof. Berenbaum quis desmistificar cinco ideias falsas muito divulgadas a respeito dessas moléstias.

1. As pessoas conhecem bem as doenças osteo-articulares.
Falso. De cada mil pessoas interrogadas em agosto último, durante uma pesquisa efetuada pela Fundação Artrite, três quartos delas declararam ter pouco ou nenhum conhecimento dessas doenças, em particular o lúpus e a esclerodermia, que são doenças autoimunes, bem como a fibromialgia, uma doença crônica  que acarreta uma sensação de queimação em todo o corpo e cuja origem permanece desconhecida. Os reumatismos reagrupam o conjunto das doenças do aparelho locomotor. Elas podem dizer respeito aos ossos (osteoporose, que ocasiona fraturas devido à fragilidade dos ossos), ou as articulações (artrose, artrite, reumatismos inflamatórios ou crônicos como a poliartrite reumatoide e a espondiloartrite).

2. O que é o lúpus? As doenças articulares são graves.
Verdadeiro. “As doenças articulares representam um duro impacto na qualidade de vida, no sono, mas elas podem igualmente levar à morte”, lembra o professor Berenbaum. Com efeito, por causa do sedentarismo que elas acarretam, elas estão diretamente ligadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, e também o de cânceres. “Há duas semanas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que as doenças osteo-articulares devem ser levadas em consideração nos projetos de prevenção”, acrescenta Francis Berenbaum.

3. As dores articulares dizem respeito apenas a uma pequena parte da população.
Falso. Segundo o Inserm, 12 a 13 milhões de pessoas de pessoas atualmente sofrem de reumatismos apenas na França (cerca de 20% da população total). Dentre elas, de 9 a 10 milhões são afetadas pela artrose – uma afecção crônica que se manifesta por dores persistentes nas articulações -, e 600 mil são atingidas por reumatismos inflamatórios crônicos (poliartrite reumatoide e a espondiloartrite). Por outro lado, uma pessoa de cada duas interrogadas declarou sofrer de dores articulares no momento da pesquisa. Uma cifra que deve ser relativizada, pois a maioria das pessoas interrogadas conhecia mal essas doenças, e portanto também os seus sintomas.

4. Os reumatismos são causados unicamente pela velhice, e portanto só interessam às pessoas idosas.
Falso. Existem doenças osteo-articulares que aparecem desde a infância. O Inserm calcula que, apenas na França, existam cerca de 4 mil crianças que sofrem de reumatismo inflamatório. Por outro lado, é possível se sofrer de artrose muito cedo na vida da pessoa adulta. “Vejo muito jovens na faixa dos vinte anos que apresentam traumatismos articulares adquiridos durante atividades esportivas, por exemplo uma ruptura dos ligamentos cruzados. Para eles, o risco de desenvolver artrose dez anos mais tarde é bastante elevado, constata o professor Berenbaum. É preciso ensinar as pessoas a proteger suas articulações da mesma forma que as ensinamos a proteger seu coração. E isso passa pelo fornecimento de melhores informações, tanto na vida do dia-a-dia quanto nos manuais escolares, ou através da sensibilização dos professores e treinadores desportivos em relação a essa problemática”.

5. É possível prevenir a aparição de reumatismos.
Verdadeiro. “Desde a mais tenra idade, e ao longo de toda a vida, é primordial preservar seu capital articular”, lembra o professor Berenbaum. Isso significa a observação de toda uma prevenção de traumatismos desde a infância, e de quedas no caso de pessoas idosas, bem como manter a prática de atividades físicas. É preciso também comer de modo equilibrado, a fim de se evitar qualquer excesso de peso e as carências de cálcio e de vitamina D (pois isso aumenta o risco de osteoporose e, portanto, de fraturas), evitar o tabaco e manter uma boa higiene bucal e dentária, dois fatores de risco confirmados como desencadeadores e agravantes da poliartrite reumatoide.

Atentado à bala contra casa de enfermeira em Serra Grande. Ela acredita em motivação política

Por Redação da Folha – Um atentado à bala contra uma residência, localizada na Rua Pedro dos Santos, centro de Serra Grande, foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 7. A vítima, a enfermeira Francisca Mikaelly Pereira e Silva, de 30 anos, registrou Boletim de Ocorrência na delegacia regional de Itaporanga.

Conforme a moradora, a arma utilizada no atentado foi provavelmente uma espingarda de grande potência. O tiro varou o portão e acertou a parte trazeira do seu carro, que se encontrava na garagem. Ela, que é funcionária municipal, não tem suspeito, mas acredita em motivação política e disse que não é a primeira vez que enfrenta problema em Serra Grande pelo mesmo fator.

Durante essa tarde, o delegado Glêberson Fernandes e sua esquipe estiveram no local do fato em busca de mais detalhes e informações que possam ajudar na elucidação do crime. Um trabalho pericial também foi realizado na residência alvo dos disparos.

Rey Auca
 ·
PENSE POESIAS DO ALTO
O "UM AMIGO POETA ONLINE- ( INácio da Catingueira)
................................................................................
MISSÃO DIVINA
( Um Amigo Poeta)

Tire uma hora do teu dia
Pra ver teu filho crescer,
E evite a agonia
De assistir seu perecer.

Recebeste a missão divina
De ser pai educador,
Verdade, que o mundo ensina
Mas não o faz com amor.

Ame, na medida certa
Seja a linha do seu prumo,
E procure ser a seta
Que indica o melhor rumo.

Seja um pai provedor
De maneira coerente,
Pro filho, a maior dor
É falta do pai , ausente.

Nunca fuja da conversa
Se abra pra dialogar,
Esqueça , meu irmão, a pressa
Sente no chão pra brincar.

Se possível, diga sim
E não, quando necessário,
E estarás formando, assim
Um ser extraordinário.

Por isso nunca corte as asas
Se o filho quiser voar,
Abra as portas de tua casa
Pra quando resolver voltar.

Não gaste o teu tempo à toa
Ser pai, é definitivo,
Pois, nenhum filho perdoa
Ser um órfão de pai vivo.

................................................................................
Espírito: Um Amigo Poeta
Médium : Maria Aurelucia Gomes

PUBERDADE. UM MONTE DE PROBLEMAS, TODOS NORMAIS


As mudanças que ocorrem nessa fase da vida são excepcionais. Mas se trata de uma fase normal. Será possível atenuar os seus efeitos mais perturbadores?
 
Por: Pauline Léna – Le Figaro
 

“A puberdade é a aquisição da capacidade de reprodução”, lembra o pediatra Paul Jacquin, responsável pela Maison des adolescents (Casa dos adolescentes) no hospital Robert-Debré de Paris. Essa etapa, caracterizada por importantes distúrbios hormonais, de reorganização do organismo, que passa da imaturidade para a maturidade, é normalmente acompanhada também por alterações também nos aspectos físicos e psicológicos. Ela começa com maior frequência entre os 10 e os 11 anos para as meninas, e entre os 12 e os 13 anos para os meninos. Embora as etapas dessa transformação sejam agora bem conhecidas, ela provoca sempre surpresas e dúvidas em todos que a experimentam, pois,

II Festa da Batata Doce será realizada nos dias 11 e 12, em Ibiara. Saiba mais

  
O vento recebe o apoio das Prefeituras de Ibiara e Boa Ventura, Sebrae, Emater e semeadores

Será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, a II Festa da Batata Doce na cidade de Ibiara (PB), no Vale do Piancó.

Na edição de 2015, mesmo debaixo de muita chuva, centenas de pessoas passaram pelo evento, que tem como principal responsável o professor Geovanio Pereira.

O vento recebe o apoio das Prefeituras de Ibiara e Boa Ventura, Sebrae, Emater e semeadores.

A festa é uma realização da Comunidade Cajazeiras de Ibiara.

Veja o cartaz de divulgação:


Diamante Online

Fiama Amorim nua pelada na revista gata pop


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Superação: Conheça a história do conceiçoense que ficou paralítico depois de assalto em 2013


Aroldo é filho do Cabo da Policia Militar Aniceto Ferreira

O Portal DiamanteOnline recebeu hoje, sexta-feira (07), uma matéria tratando sobre a história do jovem conceiçoense, Aroldo Ferreira, hoje com 25 anos, que foi vítima de assalto na PB – 386 no ano de 2013, entre as cidades de Diamante e Ibiara, no Vale do Piancó.

Aroldo é filho do Cabo da Policia Militar Aniceto Ferreira, da cidade de Conceição (PB).  A entrevista aconteceu no ano de 2014 ao Blog “Cadeirantes Que Vencem”.

Confira na integra a entrevista:
1- Como era sua vida antes da lesão?
Curtia a vida com os amigos, estava me preparando para realizar um grande sonho de seguir a carreira de meu pai, que era ingressar na PM.

2- Quando e como aconteceu sua lesão?
A minha lesão aconteceu no dia 02/10/2013, depois de um dia inteiro de trabalho quando retornava para casa aproximadamente às 18h30min, fui abordado por 3 indivíduos em um carro. Estes aproximaram-se de mim anunciando o assalto, como eu estava de moto com capacete e em velocidade, não entendi o que eles queriam. Em seguida, sofri um tiro por trás, vindo a cair, já sem movimentos nas pernas. Tiraram-me debaixo da moto e queriam me colocar dentro do carro. Caí em um barranco com um deles, então desistiram de me levar. Fiquei caído por 1 h, graças a Deus, consciente. Começou o desespero, estava caído em um barranco no meio de uma estrada sem conseguir me levantar, já era noite, mas Deus ajudou que um morador de um sítio escutasse meus gritos, ele me encontrou e em seguida chegou o socorro. 


3 -Como você descreveria os primeiros dias e meses após a lesão e partir de que momento você começou a recuperação mental e física? 
Meus primeiros dias de lesão foram muito difíceis, sem saber o que ia acontecer fiquei com uma enorme preocupação, mas em nenhum momento me desesperei. Recebi muita força da família, dos amigos e da minha namorada que vem sendo uma das pessoas que me passa mais força para seguir em frente. Fiz meu cadastro no SARAH, e logo em seguida, com apenas três meses de lesão fui chamado para dar início a minha reabilitação, o que me ajudou muito a ser novamente uma pessoa independente. 

4- O que você pensa do preconceito que sofrem as pessoas com alguma limitação e você já sofreu preconceito?
Sobre o preconceito, acho isso uma tremenda ignorância, pessoas desinformadas. Muitas pessoas com deficiência fazem muito mais do que pessoas ditas "normais". O que vale é o que elas têm em seus pensamentos e os seus sonhos. Nesses nove meses de lesão, ainda não enfrentei algum tipo de preconceito, mas você percebe que algumas pessoas olham para você com o olhar de pena.

5- Qual a lição de vida que você aprendeu e pode compartilhar com as pessoas?
Uma lição de vida que aprendi é que temos que dar valor as simples coisas da vida, como: dar um passo, ir a algum lugar sozinho, que é uma das coisas que sinto muita falta.

6- Quais os seus sonhos para o futuro?
Construir a minha família com a minha namorada, superar tudo isso e chegar lá na frente olhar para trás e ver que tudo isso foi passageiro. Foi uma lição para eu me tornar uma pessoa melhor.


7- Como você descreve a sua fé e em que ela ajudou você?
Tenho tido muita fé em Deus. Isso tem me ajudado a seguir essa difícil caminhada, sei que Deus tem algo maravilhoso para mim. Sem fé você não chega a lugar algum.

8- O que você faz hoje que considera superação?
Hoje sei lhe dar com a situação quem me encontro, saio para vários lugares, tenho minha mente focada em meus objetivos.

9- Deixe uma mensagem para as pessoas.
“Assim como toda felicidade é passageira, nenhum sofrimento será eterno! Nunca desista de Seus Sonhos. Acredite, corra atrás, a única coisa que existe entre você e o seu sonho é o seu medo. Ninguém pode vencer por você, acredite, só você pode derrubar os obstáculos que surgem no seu caminho."

DO