sábado, 17 de setembro de 2016

17 de setembro - Aconteceu em Itaporanga

Djacyr Cavalcanti de Arruda (Filho)

MAJOR PEDRO ARRUDA

Era uma época em que o homem vivia refém da palavra empenhada, da coragem pessoal comprovada, da lealdade aos amigos e do temor a Deus. Sem esses requisitos ninguém respeitava quem quer que fosse, rico ou pobre, analfabeto ou doutor. Um homem não podia falhar nunca, não podia jamais demonstrar qualquer sinal de fraqueza sob pena de perder a admiração e o respeito da família, dos amigos, dos vizinhos da comunidade em que vivia. 
Foi nessa época, num tempo de completa reformulação de usos e costumes, na chegada de um novo século, do século XX, do século das transformações, das mudanças e das conquistas fundamentais para o futuro do homem que ele resolveu vir ao mundo. Veio para fazer, para aprender, para ensinar, para espiar tudo mudando de repente, como num passo de mágica. 

Era o dia 17 de setembro de 1900. A cidade era Misericórdia. Este foi o dia e esta cidade foi à porta de entrada que Pedro Cavalcanti de Arruda escolheu para entrar no mundo dos vivos e passear por ele ao longo de 88 anos de uma vida fértil e produtiva, plena de realizações, graças ao espírito empreender que o dominava e a vontade que ele tinha de fazer e que fazia por si, e por sua comunidade. 

Houve um momento em que ele era um perrepista cercado por um mar de liberais obedientes às ordens que vinham da capital. A sua situação singular, no entanto, não perturbou. Ele só devia lealdade aos amigos de todas as horas. No momento próprio tomou­se em armas, armou os seus companheiros mais leais e marchou para Princesa Isabel. Foi defender a cidadela do amigo José Pereira, e lá, de rifle em punho, com um grupo de 30 homens, ficou até o final da escalada revolucionária. 

Em Bonito de Santa Fé, Itaporanga e Boaventura mostrou as qualidades inerentes a um líder. Foi comerciante, industrial e agropecuarista. Comprou e vendeu algodão, beneficiou o ouro branco antes de mandá-lo para Campina Grande. Apesar de nascido em Misericórdia, era por Boaventura que nutria uma grande paixão. Amor só parecido com o que sentia por dona Sinhazinha, a sua esposa e companheira, que lhe deu filhos e o incentivo para que ele fosse o sucesso que sempre foi em todos os ramos de atividades que empreendeu. 

- Cadê o dono da rua? Era assim que os grupos de ciganos perguntavam pelo major Pedro Arruda quando chegavam a Boaventura. Na verdade ele não se sentia proprietário de nada, mas bem que poderia sê-lo. Afinal, foi por seu intermédio que a vila conquistou a sua agência dos Correios e Telégrafos, e saiu dos seus motores a energia elétrica que o povo do lugar viu iluminar as ruas do vilarejo e os quartos, salas e corredores de suas casas. Tinham luz, recebiam luz e não pagavam nada. 

Pedro Arruda não foi um letrado. Sabia fazer as quatro operações, ler uma carta e escrever outra, o que era de bom tamanho para as necessidades dos primeiros anos do século. Mesmo assim era um filosofo. Uma das suas tiradas mais conhecidas é aquela em que ele dizia que “recurso (dinheiro, fortuna) não se acaba, muda de dono, ou que prestigio não se transfere, adquire-se.”

No tempo em que a maioria dos pais de família preparavam os filhos para o comércio ou a atividade agrícola, o major Pedro queria os filhos doutores, políticos de mandatos e de muito prestigio. Já que Boaventura tinha professores capazes de encaminhar os seus filhos para a vida, ele importou o professor Lindolfo Ramalho e a sua custa o contratou para ensinar à criançada de Boaventura. E o mestre-escola, afamado e aplaudido em toda a região do Vale do Piancó, levou tão a sério a sua missão que ensinava aos meninos até como fazer discurso. 

O major Pedro Cavalcanti de Arruda morreu em Bonito de Santa Fé, no oeste da Paraíba, no dia 9 de setembro de 1988, 10 dias antes de completar 88 anos de idade. E por todo esse tempo, pode assistir o sucesso e orgulhar-se dos filhos que teve, uns doutores, outros doutores e políticos, alguns comerciantes, convicto de que todos, uns vivos e outros que já se foram, aprenderam com ele as lições que seus pais lhe ensinaram quais sejam as de que um homem deve honrar a palavra empenhada, não se acovardar diante do perigo, ser leal aos seus amigos e temente a Deus. 

E neste setembro, mês de aniversários de vida e morte, que o major Pedro Arruda receba o reconhecimento agradecido de todos que estão por aqui, na certeza de que um dia estarão, novamente, todos juntos, celebrando natalícios e centenários por toda a eternidade.

Aniversariantes do Dia:


Corrinha Rufino nasceu no dia 17 de setembro de 1978, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/corrinha.rufino.1

Graça Rodrigues Leite (Ciola) mora em João Pessoa -https://www.facebook.com/graca.rodriguesleite


Zé Neto Felix (Zé Neto) nasceu no dia 17 de setembro de 1986 e mora eme Itaporanga - https://www.facebook.com/zeneto.felix.9

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Descaso: bairro de Itaporanga onde meninos de 15 anos ainda não sabem o que é banho de chuveiro - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!

Por Redação da Folha – As primeiras crianças nascidas no loteamento Balduíno de Carvalho, hoje um bairro com centenas de residências, estão completando atualmente 15 anos, mas completamente excluídas de alguns dos seus direitos básicos, como, por exemplo, ter água em casa, dependendo de carros-pipas ou poços salgados e ofensivos. Muitas ainda não sabem, sequer, o que é um banho de chuveiro por falta d'água encanada.

Há uma década e meia, grande parte do bairro e de outros setores urbanos, como a Vila Mocó, não têm água na torneira, o que agrava a problemática sanitária, comprometendo a saúde dos moradores, especialmente crianças e idosos. A maior parte do bairro também não tem pavimento e os esgotos correm a céu aberto.

Desde que o bairro nasceu até hoje, a luta por uma lata d’água é constante e afeta a dignidade humana. Longas filas se formam em torno das caixas abastecidas por carros-pipas, mas o abastecimento é irregular e não atende suficientemente a população.    

O que se vê pelas ruas do bairro são crianças, idosos, homens e mulheres carregando baldes a grandes distâncias, um retrato que hoje é extensivo a toda a cidade. Toda a área urbana de Itaporanga, há oito meses, também está sem água nas torneiras em face das omissões governamentais. Uma adutora que deveria estar pronta há mais de um ano ainda se arrasta e ninguém sabe quando será concluída. Foto: o esforço do menino do Balduíno para garantir um pouco d'água em casa.

2016 pode se transformar no ano mais quente da história, diz agência

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu nesta sexta-feira (16) que 2016 está no caminho de se transformar no ano mais quente já registrado na história, com temperaturas extremamente altas.

"Fomos testemunhas de um prolongado período de extraordinário calor e tudo indica que isto se transformará na nova norma", sustentou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ao apontar que foram observados níveis excepcionalmente altos de concentração de dióxido de carbono e que recordes de temperatura foram quebrados.

Esta situação e o aquecimento dos oceanos acelerou o braqueamento dos recifes de corais, lembrou.
"A temporada excepcionalmente longa de aquecimento global continuou em agosto, que foi o mais quente em registros tanto na superfície terrestre como nos oceanos", acrescentou a porta-voz da OMM, Claire Nullis, baseando-se em dados da Nasa e do Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

Além disso, segundo os últimos dados, a superfície de gelo no Ártico no verão do hemisfério norte deste ano foi a segunda mais reduzida dos últimos 37 anos, quando começaram os registros por satélite.

A extensão de gelo no Ártico no verão deste ano foi de 4,14 milhões de quilômetros quadrados e acredita-se que a principal razão para que a situação não tenha sido mais

Candidato a prefeito da região de Sousa diz que adversário proibiu que paciente realizasse cirurgia em hospital: “Persegue a população”

A própria paciente afirmou que Celinho teria ordenado que não era para o Hospital Regional realizar a cirurgia. Veja a entrevista!


O candidato a prefeito do grupo de situação da cidade de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antônio Marques de Sousa, (PSD) mais conhecido como “Coloral” foi entrevistado às 14h da quinta-feira (15) na TVDS em parceria com a Líder FM e OAB de Sousa na Caravana da Democracia. O programa foi apresentado pelo radialista Levi Dantas.

O candidato iniciou a entrevista falando que vai trazer para a cidade um projeto de Energia solar onde será gerado mais de 300 empregos.

“Já entrei em contato com a empresa que é de Salvador, deveremos instalar esse projeto de Energia Solar para a população do município de São José da Lagoa Tapada”, disse Coloral.

Entrevista foi realizada no estúdio da rádio líder FM (foto: Charley Garrido)

Ambulância quebrada
Coloral falou sobre a base do SAMU que está sem funcionar há vários meses por conta de um problema mecânico na ambulância. Segundo ele, as peças da ambulância são difíceis de encontrar:

“Só temos uma ambulância, ela quebrou e está sem funcionar por conta de uma peça que é difícil de ser encontrada, mas estamos resolvendo esse problema e ainda essa semana ela será reativada”, afirmou.

Entrevista foi realizada no estúdio da rádio líder FM (foto: Charley Garrido)

Cirurgia em hospital
Coloral afirmou ainda que o candidato de oposição, Francisco Jucélio de Sá (Celinho Mendes – PSB) proibiu que a paciente identificada como “Neta” fosse cirurgiada de uma fratura no braço no Hospital Regional de Sousa (HRS).

Ao chegar à sala de cirurgia, ela foi barrada por profissionais do Hospital. A própria paciente afirmou que Celinho teria ordenado que  não era para o Hospital Regional realizar a cirurgia. Ele persegue a população, quer ser o bonzinho, mas sempre usa de má fé”, disse Coloral.

Temas sorteados
No último bloco da entrevista foram sorteados temas para o candidato falar sobre as propostas, o primeiro deles foi infraestrutura, em seguida esporte e lazer, abastecimento d’água, saúde, agricultura, funcionalismo público e educação.

Entrevista foi realizada no estúdio da rádio líder FM (foto: Charley Garrido)

Palavra final
Coloral finalizou enviando um recado para a população de São José da Lagoa Tapada:
“Quero dizer que minha vida sempre foi dedicada ao povo de São José da Lagoa Tapada, peço o voto para ser um novo funcionário do Nosso município”, disse o candidato.

DIÁRIO DO SERTÃO

Confira na íntegra a decisão da justiça que proibiu comícios em Catingueira


A decisão da Juíza da 32ª Zona Eleitoral, Drª. Vanessa Moura Pereira Cavalcante, que proibiu, por meio de portaria, a realização de comícios em Catingueira, repercutiu muito na cidade.

A juíza se baseou em informações da polícia militar e do ministério público, ambos por meio de ofícios, dando conta de houve:

1 - “Realização de carreata com perturbação da ordem pública, ocorrida no último final de semana (04/09/2016), com clima bastante acirrado entre os eleitores”;

2 – “Perturbação ao sossego alheio neste município pelo abuso de propaganda eleitoral em volume alto e insuportável e algazarras entre correligionários;

3 – A realização de “carreata na BR, quando este juízo não permitiu carreatas na BR 361, assim com severa exaltação de populares no evento político realizado em Catingueira no dia 08/09/2016, muito embora tenha sido expedida a portaria 08/ 2016”.

A portaria 09/2016 contém três páginas. Nela, a juíza PROÍBE TERMINANTEMENTE a realização de COMÍCIOS, PASSEATAS, CARREATAS E AGLOMERAÇÕES PÚBLICAS DE

TRAGÉDIA: Acidente envolvendo carro e Biz mata ex-funcionário da Samu no Sertão

O SAMU ainda chegou a ser acionado, porém, a vítima já se encontrava morta. O corpo da mulher foi encaminhado ao IML.

Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (15), envolvendo um carro e uma moto deixou uma vítima fatal na BR-361, a aproximadamente 6km da cidade de Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba.

A vítima foi identificada como Evanilda Félix, técnica de Enfermagem, que é de Catingueira mas atualmente morava na zona rural de Santa Terezinha.

Evanilda era bastante conhecida e possuí muitos familiares em Catingueira. Até pouco tempo ela prestava serviços no SAMU da cidade.

O SAMU ainda chegou a ser acionado, porém, a vítima já se encontrava morta. Até o fechamento da matéria, a Polícia Rodoviária Federal já encontrava no local do acidente realizando as primeiras diligências. O corpo da mulher foi encaminhado ao IML de Patos. 

Diário do Sertão

Preso um dos assaltantes da joalheria em Itaporanga


A loja Soneide Joias foi assaltado ontem por volta das 15h00min, por três indivíduos armados, de onde subtraíram vários relógios, cordões foleados a ouro, um aparelho celular e uma quantia de quinhentos reais em espécie, tão logo a PM foi acionada, iniciaram-se diligencias, quando o Núcleo de inteligência do 13º BPM, descobriu que os criminosos eram naturais da cidade de Caicó-RN, e que, os mesmos teriam chegado em Itaporanga na última segunda-feira (12), hospedando-se em uma pousada local, de onde saíram na quarta-feira, com intuito de cometerem o delito.

De posse dessas informações, foi dado sinal de alerta as cidades circunvizinhas e a polícia do Estado do Rio Grande do Norte, que auxiliou nas diligencias e efetuou a prisão de um dos acusados, identificado pelo nome de Vinicius, que confessou a participação na ação criminosa e indicou onde possivelmente seria localizado os outros acusados (conhecidos pela alcunha de “Catatau e Diogo”), assim como parte dos objetos roubados.

O acusado preso na manhã de hoje em um motel naquela cidade potiguar, até o momento, apenas Vinicius foi preso e parte do material foi recuperado no bairro Walfredo Rangel.

As Policias civil e Militar Nortes Rio-grandenses, encontram-se neste momento em diligencias na intenção de captura os outros acusados e recuperar o restante dos bens subtraídos.

Maiores informações serão divulgadas brevemente.

CVN

TJPB mantém pensão a dependentes de ex-prefeitos e vereadores falecidos


O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) indeferiu pedido de liminar do Ministério Público estadual que solicitava a suspensão da eficácia da Lei Municipal nº 1.304/1970, que concede pensão a dependentes de ex-prefeitos e vereadores falecidos em exercício, do município de João Pessoa. O pedido, feito por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade, foi apreciado nesta quarta-feira (14).

O órgão ministerial alegou, no recurso, que a legislação municipal questionada ofende de maneira incisiva o disposto no artigo 169, § 1º, I e II, da Constituição Federal, e o artigo 173, parágrafo único, da Constituição do Estado. Esta ressalta que para concessão de qualquer vantagem ou benefício a servidores ativos e inativos, deve haver a prévia dotação orçamentária, o que não ocorreu com a legislação impugnada.

Ao apreciar o pedido, o relator, desembargador José Aurélio da Cruz, informou que o dispositivo questionado está em vigência desde de 15 de abril de 1970, e a ação de inconstitucionalidade foi ajuizada em março deste ano, ou seja, 46 anos depois. Ele ainda citou que há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O tardio ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade, quando já decorrido lapso temporal considerável desde a edição do ato normativo impugnado, desautoriza (…) o

891 indígenas foram assassinados no Brasil em treze anos


Dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostram que, em 2015, 137 indígenas foram assassinados no país. De acordo com o Relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado hoje (14), o total de assassinatos de índios pode ser ainda maior já que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) reconhece que os números repassados ao Cimi estão “defasados”.

O relatório mostra que, na comparação com os dados de 2014, houve redução de um caso (138). Mostra ainda que desde 2003, 891 indígenas foram assassinados, resultando em uma média de 68 mortes violentas por ano.

Segundo o Cimi, os dados enviados pela Sesai foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e não permitem uma análise mais aprofundada, pois não contêm informações detalhadas das ocorrências – como faixa etária das vítimas, localidade e o povo.

“A fragilidade destes dados dificulta uma clara percepção da autoria dos homicídios, se eles tiveram como pano de fundo a disputa pela terra ou, nesse sentido, se são consequência do fato dos indígenas não estarem vivendo em seus territórios tradicionais”, diz trecho do relatório.

Mato Grosso do Sul
Dono da maior população indígena do país, o estado de Mato Grosso do Sul também registrou o maior número de casos de assassinatos de índios em 2015. Segundo o Cimi, com informações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSei) de Mato Grosso do Sul, em 2015 foram registados 36 casos de homicídios. Deste total, 34 vítimas eram do sexo masculino e duas do sexo feminino.

Em relação à faixa etária, 33% das vítimas tinham entre 10 e 19; 36% tinham entre 20 e 29 anos; 16%, entre 30 e 39 anos e 15% estavam acima de 40. Dourados, no sudoeste do estado, segue sendo o município com o maior número de mortes violentas de índios em Mato Grosso do Sul.

Regionais do Cimi
O próprio Cimi registrou, em 2015, 52 casos de violência com 54 vítimas de assassinatos nos estados do Acre (1), Amapá (3), Amazonas (4), Bahia (5), Maranhão (3), Mato Grosso do Sul (20), Minas Gerais (1), Pará (2), Paraná (5), Pernambuco (1), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (1) e Tocantins (6).

Os dados foram levantados a partir de informações de equipes que atuam nas 11 regionais do Cimi em todo país e de outros meios de comunicação.

“Das 54 vítimas, oito eram do sexo feminino e tinham idades entre 9 e 82 anos. Uma criança do sexo feminino, de 9 anos, está entre as vítimas. As outras 46 pessoas eram do sexo masculino e tinham idade entre 2 e 75 anos. Do total de vítimas, incluindo homens e mulheres, nove eram menores e tinham entre 2 e 17 anos”.

Segundo o Cimi, pelo menos 15 mortes ocorreram em decorrência de brigas ou consumo de álcool. Em cinco casos, observou-se que as mortes foram consequência de conflito fundiário. Sobre o tipo de arma usada, os dados do relatório indicam que 21 indígenas morreram por armas brancas e 15 por armas de fogo.

Segundo o relatório, em relação aos conflitos fundiários, há “omissão” dos órgãos estaduais e federais. “Os órgãos estaduais e federais são omissos e coniventes diante dos crimes praticados contra os povos indígenas e o meio ambiente. A promiscuidade existente entre madeireiros e autoridades locais incentiva a exploração ilegal da madeira, um crime lucrativo”, diz trecho do relatório.

Pará e Paraná
Para o Cimi, chamou atenção o aumento de indígenas assassinados no Tocantins (6) e no Paraná (5): “Há, nessas regiões, um forte incentivo a projetos ligados ao agronegócio que incidem de modo intenso sobre os territórios indígenas em demarcação ou reivindicados como sendo de ocupação tradicional”.

De acordo com o documento, a expansão do agronegócio carrega consigo para as comunidades tradicionais o consumismo, o álcool, as drogas, o preconceito e outros fatores que geram violência. “Nesse contexto, os povos originários tornam-se vulneráveis e ocorrem problemas internos, entre indígenas, e externos, na disputa pela terra”, destaca.

Tentativa de assassinatos
O relatório também calculou os casos de tentativa de assassinatos contra indígenas. Ao todo em 2015 foram registradas 31 tentativas em Alagoas (1), no Amazonas (2), Maranhão (7), em Mato Grosso (3), no Mato Grosso do Sul (13), em Minas Gerais (1), no Pará (1), em Santa Catarina (1), no Rio Grande do Sul (1) e no Paraná (2).

Agência Brasil

16 de setembro - Aconteceu em Itaporanga

No dia 16 de setembro de 1989, Berguim apresentou e a câmara aprovou, Projeto de Lei, reconhecendo de utilidade pública, a Escola Técnica Comercial Tancredo Neves. Na ocasião, o prof. Djacy Barreiro, Diretor da Escola, agradeceu aos vereadores. O vereador José Joaquim da Silva requereu ao superintendente do IPEP a instalação de uma farmácia, em Itaporanga.

Aniversariantes do Dia:


Hoje é o aniversário do Poeta itaporanguense, Vicente Cassimiro, ele é casado com a conterrânea Margarida Olinto (Margot Olinto Olinto ou como é carinhosamente chamada: Guida de Arizim). Vicente e autor, entre outras obras, do hino oficial de Itaporanga.

Bruna Querubino mora em Itaporabga - https://www.facebook.com/bruna.querubino

Paula Francinete basceu no dia 16 de setembro de 1996 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004213516211


Tharcinho Baião nasceu no dia 6 de setembro de 1991 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/tharcio.baiao

Candidatos a Prefeitura de Itaporanga confirmam participação em debate promovido por escola

Por Redação da Folha – Alunos do núcleo de extensão do Colégio Batista de Itaporanga, junto com a direção da escola, vão promover um debate com os três candidatos à Prefeitura, na noite desta sexta-feira, 16, mas não haverá confronto de argumentos, mas somente respostas de perguntas formuladas pelo alunado e seus familiares.

Todos os candidatos (Sousa Neto, Divaldo Dantes e Djaci Júnior) já confirmaram presença, o que indica que o evento ocorrerá, diferentemente da primeira tentativa da escola, quando não foi possível realizar o debate em face de um dos candidatos não ter confirmado presença. Para esta sexta-feira, a Mesa Redonda, assim denominada pela organização, será na quadra do colégio.

Com relação ao acesso ao local do evento, a entrada do público será restrita em função do espaço não comportar toda a demanda. Além da presença dos estudantes e seus familiares, os candidatos também receberão convites para distribuir com suas equipes.

Justiça Federal solta prefeitos presos no Sertão por fraude em licitações


Detidos na operação ‘Veiculação’, deflagrada no Sertão paraibano para combater fraudes em licitações, os prefeitos de Emas, José William Segundo Madruga e de São José de Espinharas, Renê Trigueiro Caroca, foram soltos na madrugada desta quarta-feira após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A decisão ocorre após o fim do prazo da prisão provisória, que é de cinco dias. O TRF5 também converteu a prisão preventiva da chefe de gabinete da Prefeitura de Patos, Ilanna Motta, em prisão domiciliar.

A operação foi deflagrada na última sexta-feira (09) para apurar supostas irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial ao direcionamento de procedimentos licitatórios e superfaturamento de contratos, em razão de serviços de locação de veículos, realizados pelas prefeituras municipais de Patos, Emas e São José de Espinharas.

As investigações da Operação Veiculação foram iniciadas pelo Ministério Público Federal no ano de 2015, a partir de informações da CGU, que em 2012 realizou fiscalizações, detectando contratação irregular de serviços de locação de veículos no Município de Patos, sendo indicado pelo relatório da Controladoria uma possível fraude licitatória e o não cumprimento do objeto pactuado, com consequente desvio de verba pública. Ao ser iniciado o procedimento investigatório criminal pelo Ministério Público, a CGU e a Polícia Federal passaram a atuar durante toda a apuração.

MaisPB

Como se proteger contra micoses


O verão é a época do ano mais propícia para a aquisição de micoses. Isto porque, com o suor e o maior contato com a água, nós criamos o meio perfeito para a sua proliferação. Leia o texto abaixo e aprenda como se proteger contra micoses.

Micoses de verão
Normalmente, as pessoas pegam micoses na época do verão. Quando entram na água do mar ou de piscinas, podem ter contato com os micro-organismos causadores desta doença, que começa com coceira, vermelhidão e pele irritada. As partes mais propícias para o surgimento de micoses são virilha, pés e unhas.

Estes fungos se localizam nestas áreas, que no verão costumam ficar molhadas. Por isto, os médicos recomendam se secar muito bem e tirar trajes de banho sempre que possível, vestindo roupas secas.

Mas, não é somente na praia ou na piscina que a pessoa pode contrair fungos. Nos vestiários, locais úmidos e quentes, estes agentes podem se proliferar, assim como boxes de banheiros públicos e outros ambientes semelhantes. Eles podem estar em muitos lugares e o contato com superfícies ou objetos infectados também transmite as micoses.

Como se proteger contra micoses
A recomendação de dermatologistas é que se tomem várias duchas durante o dia, se

O Amanhã É Um Talvez

PENSE POESIAS DO ALTO
.......................................................................................
O amigo poeta online
O amanhã é um talvez
               ( Espírito UM AMIGO POETA)
......................................................................................
Quando a morte vem de surpresa,
Sem mandar nenhum aviso,
Geralmente, causa tristeza
Estar preparado, é preciso.
Mas o homem, vive o engano,
Uma eterna fantasia,
A longo prazo, faz planos,
Sem nenhuma garantia.
Viva um dia de cada vez,
Exagere, no verbo amar,
Pois amanhã, é um talvez,
Que somente, Deus, dirá.
E aprenda a ver a morte,
Como um processo natural,
Afinal, é o único transporte,
Para o mundo espiritual.
Ao acordar, faça uma prece,
Distribua paz e amor,
Viva hoje, como se soubesse,
Que o transporte, chegou.
Mas não tenha medo de morrer,
Embora seja difícil,
No entanto, meu irmão, ao nascer,
Já começa o exercício.
...............................................................................
Espírito : Um Amigo Poeta
Médium : Maria Aurelucia Gomes
Local; "On line)

Vídeo flagra médica atendendo pacientes embriagada em Pronto Socorro. VÍDEO!

Segundo o Paraná Portal, ela foi demitida nesta terça-feira (13), depois de vazar o vídeo onde ela aparece atendendo uma criança.


O vídeo acima está viralizando nas redes sociais e causando revolta nos internautas. Uma médica da unidade central de pronto-atendimento municipal 24 horas de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, está embriagada e, mesmo assim, atende os pacientes.

Segundo o Paraná Portal, ela foi demitida nesta terça-feira (13), depois de vazar o vídeo onde ela aparece atendendo uma criança.

Nas imagens, compartilhadas pela mãe da criança, é possível perceber que ela está com os movimentos lentos e se mostra confusa.

Na legenda, a mulher revela que a médica aparentava estar embriagada e não conseguia escrever. Além disso, a profissional não sabia o que estava fazendo. “Não conseguia nem

SENTIMENTO DE CULPA. LIBERTE-SE DESSE FARDO INÚTIL


Em entrevista, o psicanalista francês Moussa Nabati explica os mecanismos do sentimento de culpa, sobretudo aquele que leva a vítima a assumir a responsabilidade pela falta cometida pelo seu carrasco.

Por: Pascale Senk – Le Figaro

Le Figaro – Você é uma daquelas pessoas que apresentam uma “estranha inversão de papéis”, distúrbio no qual as vítimas tendem a assumir a culpa e a inocentar o seu carrasco? Como um mecanismo do gênero pode ocorrer?

Moussa Nabati – Quase sempre, é o carrasco quem induz esse processo: ele se aplica em se livrar da sua falta negando-a totalmente e a projetando de modo insidioso sobre os ombros da sua vítima. Este é o caso dos estupradores que, via de regra, dizem que foi a mulher agredida quem os provocou, ou então argumentos do gênero “ela pediu e ganhou”. Mas para que a vítima possa absorver a culpa, assumindo a agressão de um pervertido, é necessário que ela possua uma identidade frágil, que tenha um complexo de vítima. É o caso de pessoas que, na sua infância, foram maltratadas, ou foram testemunhas impotentes do sofrimento de seus pais, ou então foram vítimas de um desprezo identitário. Assim, a pessoa que foi colocada no lugar de um irmão desaparecido, ou que foi

Enfermeira que abusou sexualmente de crianças é massacrada na prisão

Depois de abusar das crianças, ela tirava fotos e mandava para o seu ex companheiro, que também é pedófilo.

Além de abusar das crianças, ela mandava fotos para o namorado (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Uma enfermeira de 28 anos, foi presa por abusar sexualmente de uma menina de cinco anos e outra de apenas nove meses. A sentença dada para a jovem foi de seis anos de prisão.

Depois de abusar das crianças, ela tirava fotos e mandava para o seu ex companheiro, que também é pedófilo.

Na cadeira, quando ela estava almoçando, duas prisioneiras a atacaram. As detentas bateram tanto ena enfermeira deixaram a moça com os dois olhos roxos e a cara completamente inchada.

Desde que foi espancada na prisão, ela disse que não conseguiu mais dormir. Além disso, ela também desenvolveu ataque de pânico.

Ama das agressoras, tem seis passagens pela polícia por agressão e está cumprindo uma pena de 12 anos por deixar um cara inconsciente com uma garrafada na cabeça em 2015.

Hora 7

Gata do Paulistão - Barbara Vivot - Paulista de Jundiai


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Campus do IFPB de Itaporanga abre 80 novas vagas para a formação de sua segunda turma

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou edital de realização de processo seletivo para a formação da segunda turma do campus de Itaporanga, com entrada no primeiro semestre do próximo ano. Estão sendo oferecidas 80 vagas para jovens estudantes da cidade e região que já concluíram o ensino fundamental ou estão terminando o 9° ano e desejam estudar, gratuitamente, o ensino médio integrado ao curso técnico em Edificações numa instituição moderna e respeitada nacionalmente.

A primeira turma começou este ano, também com 80 alunos. Além de uma educação qualificada, o IFPB ainda oferece ao seu aluado auxílio financeiro para transporte e alimentação. Em alguns casos, os alunos também recebem bolsas para cobrir despesas.

As inscrições igualmente são gratuitas e serão feitas entre 3 de outubro e 4 de novembro próximos. O candidato não precisará fazer provas objetivas para concorrer a uma das vagas, como ocorreu no ano passado: a escolha do postulante será com base no seu histórico escolar. Segundo o diretor do campus, Ridelson Farias (foto), a instituição pretende fazer uma ampla divulgação para atrair candidatos de todo o Vale.

Para se inscrever, o estudante deverá acessar o site da instituição, preencher, eletronicamente e sem erros, todos os itens de um Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico, além de ter que anexar o histórico escolar ou documento equivalente no tamanho e formato exigidos.

Conforme o edital, “A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar

Pivô do acidente envolvendo ônibus de universitários em Piancó presta depoimento e dá sua versão

Por Redação da Folha – Cerca de 23 dias depois do acidente envolvendo ônibus de universitários de Itaporanga e Boa Ventura, na BR-361, em Piancó, que resultou em um estudante morto e dezenas de feridos, o homem considerado pivô do acidente foi localizado pela Polícia Civil e prestou depoimento ao delegado José Pereira nessa quarta-feira, 14, e deu sua versão sobre o fato.

Segundo o que apurou a polícia sobre o acidente, ocorrido na tarde de 22 de agosto, quando os universitários seguiam para Patos, o ônibus de Boa Ventura seguia normalmente, quando se deparou com um homem caído ao lado de uma moto no meio da pista. O motorista freou bruscamente, então o ônibus que vinha atrás, exatamente o de Itaporanga, bateu na traseira do veículo da frente.

O homem que estava caído na pista era o agricultor Damião Matias dos Santos, conhecido como Dantas, de 32 anos, morador da cidade de Cajazeirinhas, mas natural de Santana de Mangueira. Em seu depoimento, ele negou que estivesse bêbado: disse que seguia de Santana dos Garrotes para Cajazeirinhas, mas, antes do acesso a Coremas, perdeu os sentidos e só foi retomar sua consciência no hospital de Patos. Com a queda da moto, ele se feriu, mas sem gravidade.

Conforme o delegado José Pereira, o acidente não foi provocado por apenas um fator, mas vários episódios contribuíram para a tragédia, a exemplo de um ônibus trafegar a pouca distância um do outro. O caso, que foi traumático para centenas de famílias, teve forte repercussão e continuará sendo investigado.

Facebook libera página do Bode Gaiato após 18 horas fora do ar

Página ficou bloqueada misteriosamente no começo da noite desta terça-feira (13)


A página do Bode Gaiato voltou a estar disponível. Um dos mais populares canais de humor sobre a cultura nordestina no Facebook foi retirado do ar na noite de ontem (13) sem nenhum aviso prévio.

"Fui surpreendido ao entrar na página e ver que o Facebook havia despublicado a fanpage, sem nenhum motivo aparente. Entramos com o recurso e estou aguardando a resposta deles", explicou o administrador Breno Melo.

Depois de entrar com recurso para reverter a situação, a página que tem como grande atração um bode que retrata as situações do dia a dia recifense voltou ao ar na tarde de hoje (14) ainda sem explicação da rede social sobre o acontecido.

Os fãs do personagem fizeram uma campanha nas redes sociais e pedem a volta do bode gaiato. No Instagram, são mais de um milhão de seguidores. "Estou triste, mas na esperança de que volte tudo ao normal", disse Breno ainda na terça.

Conhecida por mostrar situações cotidianas e "gaiatices" de um bode nordestino, a página além de fazer sátiras com temas que estão em alta no momento, dá visibilidade a

Ex-presidente Dilma tinha 34 motoristas para servi-la no Alvorada


O governo concluiu um levantamento do número de servidores lotados no Alvorada e descobriu que Dilma Rousseff contava com uma equipe de 34 motoristas à disposição dela na residência oficial. O novo governo considerou o número exagerado e vai realocar os motoristas. Dilma tinha 28 carros, entre eles um furgão  para transportar sua bicicleta. Já está decidido que o contrato herdado de locação dos veículos não será renovado e um novo está “na iminência de ser implantado”. O atual  prevê que o serviço é cobrado por quilometragem rodada.

O Palácio informa que o contrato de locação dos veículos vence em 1º de novembro e não será renovado. Um novo modelo “está na iminência de ser implantado”. Pelo contrato firmado entre governo e a Brunalto Transportes Ltda, o serviço de carro com motorista é cobrado por quilometragem rodada. Varia de R$ 6,14 para carro popular durante 24 horas a R$ 12,75 para furgão por 16 horas.

Os 34 motoristas serão reaproveitados a serviço de diversos órgãos da Presidência da República ou retornarão aos órgãos de origem.

Estadão

Candidato a prefeito da região de Cajazeiras desiste e anuncia substituta. Veja!

O candidato desistiu de concorrer as eleições de outubro próximo; O pedido de candidatura da substituta ainda não foi apreciado.

Preencher a vaga do partido, PSL em São João do Rio do Peixe

O candidato a prefeito de São João do Rio do Peixe, Rivaldo Alves de Sousa (PSL) que teve sua candidatura indeferida nessa segunda-feira (12) desistiu de concorrer as eleições de outubro próximo.


Para preencher a vaga do partido, ele anunciou Sebastiana Maria do Nascimento (PSL), 46 anos, agricultora e natural de São João do Rio do Peixe.

O pedido de candidatura de Sebastiana ainda não foi apreciado pelo juiz eleitoral, pois ela foi submetida ao teste de alfabetização e aguarda o resultado. A informação foi confirmada na tarde dessa quarta-feira (14) pelo o chefe do cartório Arthur César dos Santos Araújo.

DIÁRIO DO SERTÃO

15 de setembro - Aconteceu em Itaporanga


Em 15 de setembro de 2006, o pastor Wóstenes Lúcio dos Santos, natural de Itaporanga, do comerciante Otávio Lúcio dos Santos, realiza um sonho; prega a palavra de Deus na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade, com a participação do grupo de louvor, Tenda do Encontro, onde ele junto com a esposa Glaydice Belchior são líderes. O pastor Maésio fez a abertura com uma oração, em seguida teve o louvor e finalizando o pastor Wóstenes, fez uma pregação. Várias denominações evangélicas de Itaporanga e demais cidades do Vale compareceram.
Aniversariantes do Dia:


Luciana Veriato mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004418355799

Neta Ferreira nasceu no dia 15 de setembro de 1982, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/neta.ferreira.37604

Ronny Santos nasceu no dia 15 de setembro de 1999 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004596633465

Maria Tereza Santos nasceu no dia 15 de setembro de 1999 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004104503651


Jeferson Moura nasceu no dia 15 de setembro de 1977 e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/jeferson.moura.710

Velho Chico: final, Luzia faz seu último pedido a Santo antes de morrer nos seus braços


O último suspiro de Luzia será nos braços de Santo e promete comover os fãs de 'Velho Chico'. Saiba tudoLuzia morre com tiro no coração Luzia morre com tiro no coração 

Velho Chico caminha para o grande final, mas o público ainda será surpreendido com algumas voltas e reviravoltas! Um dos finais que promete comover os telespectadores é o de Luzia. É isso mesmo! A personagem que mais amor e ódio tem gerado no coração dos brasileiros ao longo da trama, finalmente libertará a pele de "vilã" nos últimos capítulos do folhetim. Coincidência, ou não, também será o último suspiro da dona de casa...

Segundo a revista Guia da TV, Martim não vai ser a única vítima do vereador Carlos Eduardo. A publicação adianta que Luzia também terá um fim trágico nas mãos do mais novo coronel Saruê. Tudo acontecerá quando a mãe de Olívia flagrar Carlos se aproximando da cooperativa. Preocupada com o que ele possa estar tramando, ela irá ao seu encontro. 

Os dois terão um embate feio e a briga será inevitável. Mas Luzia não baixará a guarda e mostrará que é osso duro de roer. Corajosa, a dona de casa ameaçará o político, que

Diminui a diferença entre Cartaxo e Cida em João Pessoa


A TV Cabo Branco divulgou, na noite desta quarta-feira, a segunda pesquisa do Ibope acerca das eleições deste ano para prefeito de João Pessoa.

Os percentuais de intenção de voto divulgados são os seguintes:
– Luciano Cartaxo (PSD) – 53%
– Cida Ramos (PSB) – 29%
– Professor Charliton (PT) – 2%
– Victor Hugo (PSOL) – 2%
– Branco/nulo – 11%
– Não sabe/não respondeu – 3%

Na pesquisa anterior, cujos questionários foram aplicados entre os dias 20 e 23 de agosto, os números foram estes:
Luciano Cartaxo 52%
Cida Ramos 23%
Professor Charliton 2%
Victor Hugo 2%.
Branco/nulo 15%
Indecisos 6%.

Dessa vez, o Ibope entrevistou 602 eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais – para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo PB-09606/2016.

Tvcabobranco/g1/paraibaonline

TEMER SANCIONA PRORROGAÇÃO DO MAIS MÉDICOS POR MAIS TRÊS ANOS


Lei que prorroga a dispensa de diploma para médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior foi assinada nesta segunda-feira 12 por Michel Temer; a legislação foi aprovada no fim de agosto na Câmara e no Senado

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil

O presidente Michel Temer sancionou a lei que prorroga a dispensa de diploma para médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior. A legislação foi aprovada no fim de agosto na Câmara dos Deputados e no Senado, e estende por mais três anos o prazo no âmbito do programa Mais Médicos.

Com o texto, profissionais intercambistas que participam do programa continuarão dispensados da validação dos diplomas de medicina e também vão continuar com direito ao visto temporário. Com a sanção, a nova lei será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13).

A prorrogação provém de uma medida provisória enviada ao Congresso em abril pelo governo federal.

Eita safra de prefeitos bons:209 candidatos paraibanos já renunciaram na disputa eleitoral de 2016, inclusive o de Itaporanga


A menos de 20 dias das eleições municipais, sobe para 209 o número de candidatos que abandonaram a candidatura na Paraíba. São 12 candidatos a prefeito, 16 vices e 181 candidatos a vereador. O indeferimento dos registros é o que mais leva os candidatos a renunciar, abrindo espaço para as substituições das candidaturas.

Exemplo disse são os candidatos a prefeito Abelardo Antônio Coutinho (PRB), de Puxinanã, e Ramalho Alves Bezerra (PSDB), de São José de Lagoa de Roça (PSDB). Ambos renunciaram depois de terem as candidaturas impugnadas. Da lista dos 12 ex-candidatos a prefeito, quatro são do PMDB, três do PSDB e dois do PDT, PSD e do PR. Os partidos PRB, PROS, PRTB, PSL e PTB tiveram um candidato a renuncia, cada.

Dos 333 vereadores inaptos para a disputa, 181 renunciaram a candidatura. Além dos registros indeferidos, alguns candidatos são obrigados a desistir para respeitar os percentuais de gênero exigidos pela legislação. De acordo com a lei eleitorais, cada coligação deve garantir o mínimo de 30% de candidaturas para um dos gêneros.

Blog do Gordinho

Sorriso é a primeira coisa que o homem repara nas mulheres, segundo pesquisa brasileira


Qual é a primeira coisa que os homens reparam nas mulheres? O que eles procuram em um relacionamento? Qual qualidade eles mais apreciam no sexo oposto?

Essas perguntas e muitas outras foram analisadas em uma pesquisa realizada entre os dias 23 de junho e 1° de julho, com 335 homens. Realizada pela agência Par Ideal, de Curitiba, a análise reuniu respostas de homens solteiros e casados, entre 25 e 80 anos. Confira o resultado:

A análise contém seis questões e a primeira delas trata sobre as mulheres aceitarem ir para a cama no primeiro encontro. Em relação a esse assunto, 52,63% dos homens consideram que elas têm os mesmos desejos que eles, 38,38% ficam na dúvida se elas gostam deles ou se fazem isso com todos e 9,09% disseram que jamais namorariam uma mulher que fizesse isso. Uma das grandes dúvidas entre as mulheres, a pergunta sobre no que os homens reparam primeira no sexo oposto trouxe uma surpresa. Com 43,43 %, o sorriso feminino foi o mais comentado. Em segundo estão os olhos (25,25%) e em terceiro, o bumbum (19,19%). Seios (7,07%), cabelo (4,04%) e pernas (1,01%) foram os três menos votados. Outra questão presente na pesquisa foi sobre o que os homens esperam de um relacionamento. Nesse ponto, quase houve um empate: 43,43% deles responderam cumplicidade, enquanto 42,42% escolheram a alternativa amor. No final da lista estava o sexo, com 14,14%.

Os homens também foram questionados sobre as qualidades que mais apreciam nas mulheres e sobre as atitudes que consideram mais inconvenientes. Entre as qualidades, o companheirismo foi o mais escolhido, com 64,65% das respostas. O termo carinho (21,21%) ficou com o segundo lugar e o senso de humor (14,14%) em terceiro. Já sobre o que eles não gostam no sexo oposto, falta de educação (34,34%) e futilidade (29,29%) foram os mais votados. Completando o ranking, “mulheres escandalosas” foi a terceira opção mais votada e “mulheres ciumentas” foi a quarta. A pergunta “Você já disse para uma mulher que a amava, sem ser verdade, para conseguir levá-la para cama” foi a que teve o maior consenso entre os homens. A maioria dos entrevistados, 63%, afirmaram que não e nunca fariam isso, 19% afirmam que nunca disseram, mas não descartam a possibilidade, 14% assumiram que já fizeram, mas não fariam novamente e 4% disseram já ter feito e continuam fazendo.