sábado, 16 de julho de 2016

Herbalife pagará 200 milhões de dólares em investigação sobre práticas enganosas


Empresa terá que reestruturar suas operações nos EUA para encerrar uma investigação na qual era acusada de enganar os consumidores

Herbalife terá que repensar seu sistema de gratificação de forma que as vendas no varejo sejam remuneradas, e eliminar incentivos que recompensam distribuidores por recrutar novos integrantes.

A Herbalife concordou em pagar US$ 200 milhões e em reestruturar totalmente suas operações nos Estados Unidos para encerrar uma investigação na qual era acusada deenganar os consumidores. A empresa, porém, conseguiu evitar uma acusação mais grave de que estaria operando um esquema de pirâmide financeira.

Com o acordo, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos decidiu encerrar uma investigação envolvendo a companhia, que tem sede nas Ilhas Cayman. Segundo o acordo, a Herbalife vai ter que repensar seu sistema de gratificação de forma que as vendas no varejo sejam remuneradas, e eliminar incentivos que recompensam distribuidores por recrutar novos integrantes para vender os produtos.

Em 2014, a Herbalife revelou que estava sendo investigada pela comissão por possíveis "práticas enganosas". A companhia informou nesta sexta-feira (15) que o acordo não

Estudante denuncia caso de apologia ao estupro durante trote na UFPB, em JP


A Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai solicitar apuração de denúncia de que estudantes de Engenharia teriam feito apologia ao estupro durante trote realizado nessa sexta-feira (15), no campus de João Pessoa.

De acordo com o presidente Antonio Novais, será agendada para o início da semana uma reunião com todos os membros da comissão para discutir o caso. Conforme a denúncia, uma caloura teria sido coagida por veteranos a usar uma placa com desenhos de pênis e expressões “miss estupra”, “vambora” e “tudo certo”.

A denúncia foi feita por uma aluna do curso de Psicopedagogia, que recolheu o material e o entregou no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da instituição. Foi a vice-coordenadora do núcleo, Nazaré Zenaide, quem encaminhou a placa à comissão.

“É uma imagem que assusta, pois representa violação de direitos e ameaça a todas as mulheres. Não podemos permitir que a violência contra mulher seja naturalizada. Essa denúncia é muito grave”, avaliou a professora, em conversa com o Portal Correio.

Antonio Novais também classificou o episódio como bastante sério e disse que vai propor aos membros da Comissão de Direitos Humanos o encaminhamento de um pedido de

Chikungunya desafia ciência e já mata mais que dengue e zika no Nordeste

A baiana Dannyelle Campelo, 32, toma diversos remédios devido à chikungunya

O número de mortes confirmadas por chikungunya no Nordeste está desafiando médicos e pesquisadores a buscar explicações do porquê de uma doença de taxa de mortalidade baixa apresentar saltos fora do padrão normal da doença. A doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A chikungunya foi motivo confirmado de 45 mortes no 1° semestre na região, contra 35 mortes por dengue e cinco pelo vírus da zika. O número de mortes ainda deve crescer consideravelmente, já que há outras 400 mortes por arboviroses em investigação nestes Estados, todas sem causa confirmada.

O levantamento feito pelo UOL inclui dados das secretarias estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O governo de Sergipe não indica a quantidade de mortes em seus boletins divulgados nem a secretaria estadual de Saúde informou o número.

O Nordeste é a região do Brasil que mais sofre com o vírus, segundo o Ministério da Saúde. Até o fim de maio, 107 mil pessoas foram infectadas pela febre chikungunya –a

Coremas e outros 50 municípios da PB terão transporte escolar vistoriado a partir deste sábado


Estas são as últimas inspeções deste primeiro semestre de 2016

Veículos que fazem o transporte escolar em 51 municípios paraibanos serão vistoriados por equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e do Ministério Público da Paraíba, neste mês de julho. As inspeções vão acontecer aos finais de semana.

O calendário foi divulgado pela coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e da Criança e do Adolescente, coordenado pela promotora de Justiça Soraya Escorel. As vistorias fazem parte do projeto “Transporte Escolar – Alegria de ir e vir”, que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público paraibano em parceria com o Detran, desde 2013, para combater o uso de “paus de arara” e garantir aos alunos um transporte seguro. Durante o trabalho, os técnicos do Detran verificam se os veículos apresentam os equipamentos de segurança obrigatórios, que são exigidos por lei e pelo Conselho Nacional de Trânsito, notificando aqueles que apresentarem irregularidades.

Estas são as últimas inspeções deste primeiro semestre de 2016. Mais de 800 veículos já foram inspecionados até o momento. Posteriormente, as inspeções serão retomadas.

Neste sábado (16), as inspeções vão ocorrer no Posto de Trânsito de Brejo do Cruz, em frente à prefeitura de Serra Branca e em Cabaceiras. Em Brejo do Cruz, serão

Sertaneja da PB é 3ª colocada em pesquisa Datafolha para prefeito de São Paulo


O deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 15. Se a eleição fosse hoje, ele teria 25% das intenções de voto. Na sequência aparecem Marta Suplicy (PMDB), com 16% da intenção dos votos; Luiza Erundina (PSOL), com 10%; Fernando Haddad (PT), com 8%; João Doria (PSDB), com 6% e Marco Feliciano (PSC), com 4%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Em um segundo cenário, este sem a participação de Russomanno na disputa, a sequência seria mantida. Marta Suplicy teria 21% das intenções de votos, seguida por Erundina (13%), Haddad (11%), Doria (7%) e Marco Feliciano (5%). Neste caso, Andrea Matarazzo, do PSD, também estaria entre os mais votados, com 5% do eleitorado.

Estadão

Dilma e Lula em perigo mortal. Marqueteiro do PT, João Santana quer fazer delação premiada. Ele sabe demais


A proposta de delação de Mônica Moura, mulher de João Santana, ganhou um reforço de peso. O marido, até então reticente, decidiu entrar nas negociações do acordo de colaboração da Lava Jato, informa a coluna Painel da Folha de S. Paulo.

Os investigadores não viam sentido em aceitar a delação de Mônica sem o depoimento do ex-marqueteiro do PT. O casal está preso desde fevereiro em Curitiba, mas o processo corre no STF. Foi remetido por Sérgio Moro à corte após a inclusão de políticos com foro privilegiado no inquérito.

Santana tentou o quanto pôde evitar a delação. Temia muito afugentar futuros clientes. Para ele, o sigilo profissional era a garantia de que poderia continuar fazendo campanhas — ao menos em outros países. Se resolver falar, Santana, que ganhou centenas de milhões de dólares em campanhas do PT, pode levar tanto Lula quanto Dilma para a cadeia.

César Weis

Casal é flagrado fazendo sexo em plena luz do dia em frente à biblioteca


Um casal foi flagrado fazendo sexo em plena luz do dia na entrada da biblioteca da Faculdade de Comunicação e Relações Internacionais de Blanquerna, em Barcelona, na Espanha. As imagens foram divulgadas pelo site espanhol El Nacional. O caso aconteceu na terça-feira.

Um aluno da Faculdade de Comunicação e Relações Internacionais de Blanquerna, em Barcelona, registrou a cena com um celular. O estudante vai se aproximando do casal, que está transando no chão em frente à biblioteca do local e, pouco tempo depois, o rapaz se levanta e sai.

Segundo informações do site espanhol El Nacional, que divulgou o vídeo sem tarjas, a cena aconteceu ao plea luz do dia em frente à biblioteca da Faculdade de Comunicação e Relações Internacionais de Blanquerna, em Barcelona, na Espanha.

Bol 

Em Diamante, prefeita reúne aliados festivamente e oficializa apoio ao primo. Convenção marcada

Por Redação da Folha – Este sábado foi um dia festivo em Diamante para os aliados e amigos da prefeita Marcília Mangueira (PSB), que promoveu um churrasco regado a muita empolgação em uma chácara próxima à cidade e mais de mil pessoas passaram pelo local durante a tarde deste sábado, 16, mostrando a força política do grupo, conforme alguns correligionários da gestora municipal.

A prefeita, que abdicou do seu direito à pletear o segundo mandato, reuniu seus aliados festivamente para anunciar, oficialmente, seu apoio ao pré-candidato a prefeito Hermes Filho (PMDB), que é seu primo e esteve presente ao evento. Vereadores da base política do grupo também compareceram, entre os quais o Coronel Fonseca, presidente da Câmara Municipal.

A convenção que vai homologar a candidatura de Hermes Filho e do seu vice, Damião Juca (PC do B), já tem data: será no próximo dia 23, no recinto da Escoa Mestre Mandu. Os candidatos a vereador do grupo também serão homologados. Foto (Cássio Fotografia): muita gente esteve no evento festivo.

Em ano de eleição, PMJP chega a contratar 38 por dia

Protesto de servidores da Educação no Centro Administrativo da PMJP (Foto: Walter Paparazzo)

A Prefeitura de João Pessoa fechou o primeiro quadrimestre do ano gastando R$ 43.859.804,46 com 8.594 ativos, 232 inativos ou pensionistas, 887 comissionados e – acreditem! – 11.313 prestadores de serviço. Detalhe: ao final de janeiro, esses contratados ‘por excepcional interesse público’ somavam 7.856. Os dados estão disponíveis para quem quiser ver no Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE),

Significa que no intervalo de apenas 90 dias, entre 1º de fevereiro e 30 de abril, a PMJP alistou no possível exército de campanha do prefeito candidato à reeleição nada menos que 3.457 novos presumíveis cabos eleitorais. Dá uma média de 38,4 contratações por dia. A conta leva em conta todos os sábados, domingos e feriados do período, mesmo que sejam dias em que não há expediente nas repartições municipais.

Do verdadeiro ponto de vista do interesse público, não faz sentido algum esse volume de contratações de servidores temporários, com vínculo precário. Afinal, até prova em

TRE discute com partidos registros de candidatos e gastos de campanha

A cinco dias do início das convenções partidárias, TRE debate preparativos.

JOSUSMAR BARBOSA

TRE reúne partidos para discutir preparativos para eleições municipais

A cinco dias do início do prazo para a realização das convenções partidárias, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou, nesta sexta-feira (15), o conjunto de duas reuniões com representantes de partidos políticos para tratar da obrigatoriedade da Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Sistema CANDex, com vistas às Eleições Municipais que se avizinham.

As reuniões são coordenadas pela Secretaria Judiciária do TRE e acontecem na sala de treinamento do 4º andar do Edifício-sede do TRE, situada na Avenida, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, 201, no centro de João Pessoa.

A primeira reunião abordou a obrigatoriedade da Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Sistema CANDex. Os pontos tratados estão sendo

'Saio pela porta da frente', diz Dom Aldo em missa de despedida


Uma missa realizada neste sábado (16), na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, marcou a cerimônia pública de despedida do agora bispo emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, à frente da Arquidiocese da Paraíba. “Não vou fugir daqui. Saio pela porta da frente, não por outras portas. Minha profunda gratidão à Paraíba”, disse, em sua fala final. O dia também é de celebrar o Dia de Nossa Senhora do Carmo.

O comentário pode fazer referência a uma série de acusações feitas ao religioso que o coloca, junto com outros padres em atividade em João Pessoa, em meio a um escândalo envolvendo encontros sexuais em casas paroquiais. Apesar disso, o assunto não foi colocado em pauta em nenhum momento. O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti, devoto da congregação de Nossa Senhora do Carmo, mencionou em fala que Dom Aldo se afasta por “motivos de saúde”, como foi dito em nota oficial da Arquidiocese.

Durante a homilia, Dom Aldo professou aos fiéis a se espelharem no exemplo de Nossa Senhora do Carmo, por sua devoção e castidade, “de acordo com a vontade de Deus”. Ao sair da Paraíba, o bispo emérito segue para Fortaleza (CE), onde integra a comunidade

Ricardo discute parceria com BNB para ampliação do uso de energia solar no Estado


O governador Ricardo Coutinho recebeu na tarde desta quinta-feira (14), na Granja Santana, representantes do Banco do Nordeste (BNB) com quem discutiu parcerias para ampliação do uso de energia solar na Paraíba, por meio de uma nova linha de crédito voltada à geração de energia renovável, lançada recentemente, que visa reduzir custos e aumentar a produção de grandes e microempresas.

O governador Ricardo Coutinho avaliou as propostas de linha de crédito e destacou os benefícios do consumo de energia renovável. “O financiamento é compensado pela redução do consumo de energia tradicional e, consequentemente, há uma diminuição das despesas. Vamos ajudar a divulgar esses projetos e incentivar o uso. Quero respostas de tempo, firmar metas, desde que os termos e contrapartidas sejam justas e claras. Com isso, faremos reuniões mensais para cobrar os resultados, pois a Paraíba apresenta um potencial enorme”, disse o governador.

Os dados foram apresentados pelo diretor de Negócios do BNB, Joaquim Cruz, que destacou as vantagens do financiamento. “Queremos aplicar cerca de R$ 1 bilhão em 2016 na Paraíba nesta linha de crédito. Já temos casos de sucesso com pequenos agricultores rurais que aumentaram e melhoraram sua produção tendo um reflexo direto na vida

Ministro da Saúde diz que pacientes “imaginam” doenças


Brasília - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, concede sua primeira entrevista coletiva à imprensa sobre assuntos relacionados à pasta (Wilson Dias/Agência Brasil)

Interino Ricardo Barros criticou o que chamou de "cultura do brasileiro" de buscar exame e medicamentos na rede básica, o que estaria levando a gastos desnecessários no SUS; a maioria, segundo ele, apenas "imagina" estar doente, mas na verdade não está; "A maioria das pessoas chega ao posto de saúde ou ao atendimento primário com efeitos psicossomáticos", disse nesta sexta-feira, em um evento da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo

247 – O ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, causou polêmica ao afirmar nesta sexta-feira 15, durante um evento da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, que a maioria dos pacientes apenas "imagina" estar doente, causando assim gastos desnecessários para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele fez críticas ao que chamou de "cultura do brasileiro" de realizar exames e medicamentos na rede básica, o que estaria levando a gastos sem necessidade dos cofres

NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE: Atriz pornô revela trajetória e diz que fazer filme erótico é “trabalho honesto”


“Transar você já vai de qualquer maneira. Melhor fazer isso ganhando dinheiro e sustentar suas filhas do que fazer de graça e passar fome”. Foi assim que meu pai reagiu quando contei pra ele que tinha recebido uma proposta para trabalhar num filme pornô, em 2001. Fiquei feliz por saber que ele e minha mãe me apoiavam. Encarei aquilo como uma oportunidade de sair do sufoco e dar às minhas três filhas uma condição melhor de vida do que eu tinha tido na infância, trabalhando na roça e passando necessidade. Todo mundo faz sexo. Qual o problema de as pessoas me verem fazendo?

Sonhava em sair da roça e ter uma vida melhor
Comecei a ajudar meus pais na lavoura aos 7 anos. Não foram tempos fáceis. Quando havia uma colheita ruim, a gente passava fome. Por isso, assim que cresci um pouco mais, aos 14 anos, me agarrei ao que considerava uma boa oportunidade para deixar a casa dos meus pais: me casei com um trabalhador do campo da nossa região, no interior de Santa Catarina. Só que ele não tinha a menor ambição. Ao contrário de mim, meu companheiro planejava passar o resto da vida plantando em sua terra, perto de sua família. Tivemos três filhas e um casamento bastante conturbado, que terminou quando eu tinha 21 anos. Aí, aluguei uma casinha em Florianópolis (SC) e ralei muito para sustentar minhas meninas.

Assembleia Legislativa da Paraíba participa de audiência com presidente Michel Temer


A Assembleia Legislativa da Paraíba, através do deputado João Henrique, vice-presidente da Casa, participou nesta quinta-feira (14) de uma audiência com o presidente em exercício Michel Temer. O encontro, que ocorreu em Brasília, também contou com a presença de deputados de todo o país integrantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O deputado licenciado Ricardo Barbosa também participou da reunião.

Para João Henrique, esta reunião fortalece as assembleias legislativas. “Estamos aqui representando a ALPB junto com a diretoria da Unale, mostrando que os parlamentos estão unidos defendendo os interesses de seus estados”, destacou.

Na reunião, Temer e os parlamentares trataram de diversos assuntos como a PEC 30/14, que fixa o limite máximo de despesas das assembleias; o novo Pacto Federativo; a Reforma da Previdência; e a PEC 47, que dispõe sobre a divisão das responsabilidades da União com as assembleias em assuntos diversos setores como transporte, assistência social e diversas áreas do direito.

O presidente em exercício agradeceu a presença dos parlamentares e ressaltou que este encontro serviu para estreitar ainda mais a relação da Presidência da República com as

Projeto de Lira sobre obra do Rio São Francisco é incluso na agenda de Temer

Proposta destina 6% do faturamento bruto das hidrelétricas que utilizam as águas do São Francisco para um fundo.

Por: Blog do Gordinho


O projeto do senador Raimundo Lira (PMDB), que trata sobre as obras da Transposição e Revitalização do Rio São Francisco foi incluso na agenda de discussão com o presidente interino, Michel Temer. A proposta destina recursos financeiros permanentes para a revitalização do Rio São Francisco.

O Projeto de Lei (PLS 429/2015) já foi aprovado no Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados. O projeto destina 6% do faturamento bruto das hidrelétricas que utilizam as águas do São Francisco para um fundo específico voltado para obras de revitalização.

Recentemente, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tratou do assunto em reunião com presidente Temer. Na ocasião eles decidiram incluir a revitalização do São

Na Paraíba: Homem fica soterrado até a cintura após cair em fossa


Na tarde desta quinta-feira (14), um Popular ficou soterrado após cair em uma fossa, no Bairro dos Bancários, na grande João Pessoa.

De acordo com informações, a vítima ajudava outros homens a desatolar um caminhão, momento este que o mesmo caiu dentro da fossa.

O Corpo de bombeiros foi acionado, e socorreu a vítima para o Hospital de Emergência e trauma da Capital, e passa bem.

@ReporterPB

Veja algumas perguntas e respostas sobre contratação em ano eleitoral

Os governos podem contratar funcionários em ano de eleições? E as contratações emergenciais?…
  
Este é ano de eleições. Os governos municipais podem fazer contratações de funcionários, normalmente? Há alguma restrição? Qual?

Há restrição, os governos municipais não podem fazer contratações normalmente. A Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para eleições, no artigo 73, inciso V, diz que é proibido aos agentes públicos nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir pessoas dos três meses que antecedem a eleição até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade. As eleições devem ocorrer sempre no primeiro domingo do mês de outubro (art. 1º da lei citada) e este ano acontecerão no dia 7 de outubro. Assim, calculando os três meses anteriores à data da eleição, estará proibida a contratação a partir do dia 7 de julho até a posse, em 1º de janeiro de 2013.

Funcionários públicos contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem ter seu regime de trabalho modificado para o regime estatutário por lei municipal?

Casal é preso com 200 kg de maconha, veículo clonado e arma de fogo na PB


Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Campina Grande, na Central de Polícia da cidade; delegado disse que a droga era originária de Pernambuco

Uma operação conjunta realizada pelo Núcleo de Homicídios de Queimadas, pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Campina Grande, e pelo canil da Polícia Militar prendeu um casal com 200 kg de maconha, espingarda de calibre 12, munições, duas balanças de precisão e um Fiat Strada clonado na Zona Rural do município de Caturité, no Cariri da Paraíba, a 133 km de João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (15).

Material apreendido na operação policial
Segundo o delegado Victor Melo, do Núcleo de Homicídios de Queimadas, cidade vizinha, que fica responsável pelas ocorrências da região, o material foi apreendido e o casal detido no Sítio Serraria de Baixo, local indicado pelas investigações. Além do veículo que foi considerado como clone pelos investigadores, também foram apreendidos um Fiat Siena e um Volkswagen Polo Sedan.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Campina Grande, na Central de Polícia da cidade. Conforme explicou

Nos últimos 20 anos, Itaporanga recebeu 3 vezes menos dinheiro de convênio do que Piancó. Saiba por que

Por Redação da Folha – Embora maior populacionalmente e com mais problemas também, Itaporanga recebeu três vezes menos recursos de convênios federais do que Piancó nos últimos 20 anos, conforme dados da própria Gestão Federal.

Entre 1996 e 2006, a Prefeitura de Piancó assinou convênios com o Governo Federal na ordem de quase 44 milhões de reais para diversas obras, enquanto, no mesmo período, o município de Itaporanga celebrou convênios no valor somente de 15 milhões, cerca de três vezes menos do que o seu vizinho.

Isso prova que os políticos de Itaporanga, especialmente os mandatários, não fizeram nenhum esforço ou não tiveram competência para atrair convênios para execução de obras necessárias para resolver muitos dos problemas do município.

Pelo outro lado, a ação política de Piancó foi bem mais profícua na atração de recursos federais: um exemplo recente foi a soma financeira dos convênios que a Prefeitura piancoense celebrou para calçamento: mais de 1 milhão de reais, enquanto Itaporanga apenas um terço disso.

Mas, se há grande diferença com relação ao número e valor de convênios entre Itaporanga e Piancó, há uma semelhança entre as duas Prefeituras sobre o dinheiro federal destinado aos dois municípios: em ambos, há e sempre houve denúncias de irregularidades na aplicação desses recursos, resultando em problemas como obras não concluídas ou terminadas com falhas e fora do projeto executivo.

Empresários são condenados por trabalho análogo à escravidão na PB


Dois empresários proprietários de uma empresa de mineração no município de Boa Vista, no Cariri paraibano, foram condenados a prisão e ainda vão ter que pegar multas por manterem 30 funcionários trabalhando em condição análoga à de escravidão. Os empresários, pai e filho, administraram uma construtora e mineradora. A sentença foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (15) e um dos dois condenados deve cumprir a pena em regime semiaberto, enquanto o outro terá a sentença revertida em pena alternativa.

Segundo o MPF, as condenações foram embasadas pelo crime previsto no artigo 149 do Código Penal, por 30 vezes, pela quantidade de pessoas lesadas e nos termos do artigo 70, do mesmo código. Segundo relatório feito por auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de fiscalização, foram constatadas irregularidades que denotaram a situação degradante dos trabalhadores em relação a água para consumo pessoal, alojamento, condições sanitárias e de higiene, alimentação e condições de trabalho. Os direitos trabalhistas também não eram respeitados.

Segundo o MPF, George Luis Arruda, diretor industrial e responsável operacional pelas atividades extrativistas da empresa, foi condenado a 4 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão,

Caso perdure a Intervenção no Diretório do PSDB em Piancó, quem poderia vir a ser o vice de Sales na sua reeleição

Com a confirmação da Intervenção no Diretório Municipal do PSDB de Piancó e caso essa Intervenção perdure até as Convenções Municipais, como ficaria a indicação do atual vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, que pretende ir a reeleição com a mesma chapa de 2012, junto com o prefeito Sales Lima agora em 2016? A atual Comissão tem, segundo informações, autonomia em indicar nomes de pré-candidatos e dizer em qual coligação o partido será integrante, dificultando assim a homologação do nome do ex-prefeito Caldas, para continuar como pré-candidato à vice na chapa do atual prefeito. Na hipótese de Edvaldo não ser indicado pela Nova Comissão que hoje comanda o PSDB, para compor a chapa de reeleição do prefeito Sales, quais nomes estariam dispostos a substituí-lo para ser o pré-candidato a vice? Bem, esse assunto ainda não foi cogitado pela base aliada do prefeito Sales Lima, conforme informou um assessor que pediu reservas quanto a divulgação do seu nome. Perguntado sobre essa situação, aliados do prefeito disse que o vice-prefeito Edvaldo Caldas não trabalha com a hipótese de perder a legenda, e os advogados do partido já estão recorrendo junto à Comissão de Ética, para refazer essa decisão. O presidente Ruy Carneiro, que preside o partido a nível estadual, é aliado do ex-prefeito Edvaldo Caldas, e os membros do Diretório afastado, se dizem confiante no retorno da Direção do partido àos seus membros, eleitos em Convenção por maioria absoluta dos filiados.

Diante da possibilidade de Edvaldo não conseguir a tempo reverter essa situação e perder o registro na chapa do atual prefeito, cogita-se os nomes de André Soares (PSC), Paulo Barbosa (PT do B) e /ou Zomim Almeida (DEM) para substituir o atual vice. Nada é oficial, e tudo não passa de especulação da população, já que nenhum dos citados foram ouvidos sobre o assunto. Até mesmo o prefeito Sales não trabalha com essa possibilidade de Edvaldo ser impedido e ter o seu nome recusado pela Comissão interventora.

Microempreendedores individuais são 61% das empresas da Paraíba


Os microempreendedores individuais (MEI) representam 61,39% das inscrições estaduais da Paraíba, conforme mostram dados do Núcleo de Manutenção Cadastral da Secretaria de Estado da Receita (SER) divulgados nesta sexta-feira (15). O número de inscrições desse regime de apuração cresceu 9,96% no primeiro semestre, passando de 60.896 para 65.094 empresas. A taxa de concentração em dezembro de 2015 era de 58,35%.

A segunda maior participação é das empresas do Simples Nacional (26,51% ou 28.105 empresas). O regime Normal registrou alta de 9,96% de inscrições no primeiro semestre, passando de 10.078, em dezembro de 2015, para 11.82 inscrições, em junho de 2016, também registrou elevação na participação do Estado (9,66% para 10,45%).

Apesar do cenário de recessão econômica, o número de inscrições estaduais encerrou o primeiro semestre com mais de 106 mil empresas ativas. A Receita mostra que houve crescimento de 1,60% em novas inscrições sobre a base de dezembro de 2015, que foi de 104.360 inscrições.

Os setores de varejo e de serviços tiveram destaques no crescimento de novas inscrições no primeiro semestre em relação a dezembro de 2015. O setor de serviços registrou crescimento de 2,38% (de 11.962 para 12.247), enquanto o setor de varejo, que continua

Polícia prende assessor de prefeitura e engenheira suspeitos de praticar fraudes na aquisição de empréstimos


Os funcionários do banco desconfiaram da autenticidade dos documentos e pediram para ela retornar no dia seguinte.

Duas pessoas foram presas em mais uma ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa. A engenheira mecânica Maria Teresa Carneiro Gonzaga dos Santos, 33 anos, natural da cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, e o assessor político da Prefeitura de Conde no Litoral Sul da Paraíba, Vailson Oliveira do Nascimento, 30 anos, foram presos no início da tarde desta sexta-feira (15). Os dois são suspeitos de praticar fraudes relacionadas à adulteração de contracheques e declaração de liberação de margem de funcionários públicos lotados na Secretaria de Administração do município.

Polícia apurou troca de mensagens no celular

A polícia chegou até os suspeitos depois de receber uma denúncia do setor de fraudes da Caixa Econômica Federal do bairro de Cruz das Armas. “Maria Teresa tentou contrair um empréstimo consignado apresentando um contracheque e declaração de liberação de margem emitidos pela Prefeitura de Conde. Os funcionários do banco desconfiaram da

Amigos lançam o nome de Antonio Cabral como pré-candidato a vereador em Piancó; confira

Foi nesta quinta-feira (14) na comunidade Ferrão, em uma pequena Granja, onde cerca de quinze pessoas se reuniram e convidaram Antonio Cabral para participar como convidado especial. O tema abordado na reunião foi sobre o nome dele, Cabral, para disputar uma Cadeira na Câmara Municipal. Cauteloso, Cabral ouviu a todos e disse que ser candidato (ou pré-candidato) requer uma estrutura adequada para a realidade local, onde o eleitor está mal acostumado, viciado por políticos profissionais que usam de expedientes escusos para obter votos. Durante a conversa, que durou cerca de duas horas, ficou acertado que os que ali se encontravam, fariam o "meio de campo" entre ele e os eleitores, conscientizando a população sobre a necessidade de buscar novos nomes para compor o quadro político que hoje não se tem na cidade, representando de fato e de direito a população. Na sua fala Cabral disse da sua vontade em concorrer a uma Cadeira na Casa de Padre Manuel Otaviano, mas foi realista ao enfocar a questão Finanças. "Sem dinheiro não há candidatura que resista a uma campanha eleitoral em nossa cidade", observou. 

Filiado ao PSD, a convite do deputado federal Rômulo Gouveia, Antonio Cabral disse que vai esperar o momento oportuno para declarar-se sobre o assunto e mostrou-se bastante interessado na proposta apresentada por seus amigos, os quais se reservaram ao direito de não aparecer em imagens, para evitar qualquer "ciumeira" por parte de outros pré-candidatos. 

"Preciso pensar e conversar com meus familiares e analisar todos os conselhos que com certeza irão me dá quando dessa noticia, mas estou preparado para enfrentar o bom

16 de julho - Aconteceu em Itaporanga

Aniversariantes do Dia:


Amanda Henriques Brasilino Ferreira nasceu no dia 16 de julho de 1976, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/amanda.henriquesbrasilinoferreira

Verônika Alves nasceu no dia 16 de julho de 1990, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/veroniika.alves

Lídia Dantas mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/lidia.moreiradantas

Ellissandra Lopes nasceu no dia 16 de julho de 1997 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/ellyssandra.lopes

Sebastião Carneiro é casado com Janne Souza e mora em Brasília - https://www.facebook.com/bola.daserra

Trabalhador já pode usar FGTS para garantir empréstimo consignado


O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (15) a Lei 13.313, que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado.

Na quarta-feira (13), o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 719, que permite que trabalhadores do setor privado contratem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

O texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa.

As taxas de juros médias do crédito consignado estão entre 25% e 30% ao ano no setor público e para os aposentados. No setor privado, no entanto, por causa da alta rotatividade, as taxas estão em torno de 41%. Com o novo tipo de garantia, o objetivo é reduzir a cobrança de juros. 

Jornal da Paraíba

Mitos e verdades: o que você precisa saber sobre a diabetes



O consumo das frutas deve ser feito de forma controlada

Diabetes é uma doença multifatorial que tem se tornado cada vez mais frequente. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde revelam que, entre 1980 e 2014, os casos quadruplicaram no mundo inteiro. Ou seja, vale a pena ficar atento.

Tipos de diabetes
Em 2014, a OMS revelou que 422 milhões de adultos sofrem com a diabetes. E o Brasil é um dos cinco países com o maior número de incidência. No entanto, nem todos os casos são iguais, já que a doença possui os tipos 1 e 2.

Tipo 1
É uma doença autoimune que costuma se manifestar em crianças e adolescentes. Ela pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma surgir em quem tem menos de 36 anos.

A doença é um reflexo da falta de insulina no corpo, que acarreta em grandes quantidades de glicose no sangue. Não se sabe ao certo qual seria a origem deste tipo de diabetes, mas

Corrida à sucessão: Boa Ventura poderá ter um terceiro candidato

Por Josinato Gomes/Folha do Vale - Além da prefeita Leonice Lopes (PSD), concorrendo à reeleição, e do ex-prefeito Dudu Pinto (PSDB), a Prefeitura do município de Boa Ventura ainda poderá ser disputada, este ano, pelo líder sindical paraibano Neto Porcino (foto), do PDT.

Neto Porcino é de família de políticos. Irmãos dele já foram vereadores em Boa Ventura e Itaporanga, onde, atualmente, um sobrinho dele (Jacklino Porcino) exerce esse mesmo posto, e o irmão, in memoriam, Antônio Porcino Sobrinho, foi prefeito. Agora, ele pretende concorrer à sucessão municipal, e está em conversações com outras lideranças da política de Boa Ventura, nesse sentido, desde o começo deste ano.

Ele também tem conversado sobre o assunto com o deputado federal Damião Feliciano, presidente estadual do PDT, que tem sinalizado, positivamente, no sentido de efetivar a candidatura dele em Boa Ventura. “O Doutor Damião vem me estimulando muito nesse sentido, e, pelo visto, acho que irei à luta”, pondera Neto Porcino.

Governo terá que fornecer fraldas descartáveis à pessoas com deficiência

    
Ricardo Lewandowski, decidiu hoje (14) manter decisão da Justiça Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu hoje (14) manter decisão da Justiça Federal que obriga o Programa Farmácia Popular do Brasil, do Ministério da Saúde, a fornecer gratuitamente fraldas descartáveis a pessoas com deficiência.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a decisão deve gerar impacto de R$ 2 bilhões por ano nas finanças públicas, valor equivalente a praticamente todo o orçamento anual do programa.

Na decisão, Lewandowski rejeitou recurso da AGU para barrar a decisão de Justiça Federal, por entender que o Estado deve garantir a proteção às pessoas com deficiência. Sobre a questão financeira, o ministro entendeu que não ficou comprovado no processo “o perigo de grave lesão aos valores da ordem e economia públicas”.

“Por isso, se existente risco de dano à saúde pública, este seria inverso, caracterizado pela afronta ao postulado da dignidade da pessoa humana e às disposições constitucionais que

E ela não se cansa! Paparazzo libera novas fotos da ex-BBB Ana Carolina


Ao chegar ao tríplex em Ipanema, Zona Sul do Rio, onde seriam feitas as fotos de seu segundo ensaio para o Paparazzo, Ana Carolina Madeira abre uma mala com peças grifadas e admite: “Adoro coisa rica!”.

A advogada, que participou do “BBB 9”, tira de dentro dela diversos pares de sapatos de marcas como Christian Louboutin e Jimmy Choo. Além dos calçados grifados, uma bela lingerie La Perla – “comprada em Paris”, conta – e até brincos de brilhante Tiffany & Co.. Os luxos foram presentes do ex-namorado da loira, que chegou a pedi-la em casamento.

O relacionamento durou quase três anos, mas ela parece já estar em outra. Um Santo Antônio de prata na caixinha de joias da catarinense denuncia que ela está pronta para um

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Nos EUA, Moro dispara: Omissão do governo e do Congresso contra corrupção decepciona

Folha de S. Paulo

O juiz federal Sergio Moro criticou nesta quinta (14) nos EUA a omissão do governo e do Congresso na luta contra a corrupção e negou que a Operação Lava Jato, que ele conduz, seja uma “caça às bruxas” com motivações políticas.

“Até agora, o Poder Executivo e o Congresso não fizeram uma contribuição significativa para os esforços do Brasil na luta contra a corrupção. Por exemplo, eles poderiam proposto e aprovado leis melhores para prevenir a corrupção. Também poderiam ajudar os esforços dos agentes de Justiça de outras formas. Sua omissão é muito decepcionante”, afirmou Moro em evento do centro de estudos Wilson Center, em Washington. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Para ser justo, o atual governo disse em várias oportunidades que apoia as investigações. Mas os brasileiros deveriam esperar mais que apoio em discursos.”

Em sua exposição, Moro apontou as falhas da Justiça criminal no Brasil, afirmando que, em geral. “Ela não funciona muito bem em casos complexos, especialmente crimes de colarinho branco. corrupção e lavagem de dinheiro”.

Primeiro, disse, devido à lentidão da Justiça, que tornou comum condenados por crimes graves em cortes de primeira instância, como a dele, nunca irem para a prisão. E, segundo,

Ministério Público ouve dom Aldo sobre casos de pedofilia


O procurador Regional do Trabalho, Eduardo Varandas, ouviu nesta sexta-feira (15) o arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, em investigação sobre os supostos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes por padres e seminaristas na Paraíba. O religioso é acusado de ter acobertado os casos durante o período em que comandou a arquidiocese, a partir de 2004. As denúncias chegaram ao Vaticano, que, a pedido do papa Francisco, deu início à investigação que resultou no afastamento do religioso. Ele é acusado ainda de envolvimento homoafetivo com um jovem de 18 anos.

A audiência no Ministério Público do Trabalho teve início às 10h e se estendeu até as 13h. Procurado pelo blog, o procurador do trabalho não quis se estender sobre o assunto, lembrando que o caso corre em segredo de Justiça. A investigação foi iniciada depois de denúncia do Jornal da Paraíba, no ano passado. Dom Aldo Pagotto foi alvo de duas visitas canônicas e, posteriormente, impedido de ordenar padres e diáconos. Em sua carta-renúncia, aceita pelo papa, o religioso admitiu ter confiado em pessoas erradas, em referência ao padres e seminaristas vindos de outras dioceses com histórico de denúncias de pedofilia.

O procurador explicou que vai dar continuidade às investigações apesar da renúncia do religioso, por entender que a decisão não muda a prática delitiva. Depois do afastamento de dom Aldo por denúncias de envolvimento com os casos de pedofilia, o papa Francisco nomeou o bispo emérito de Palmares (PE), dom Genival Saraiva, para o cargo de administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba até que seja escolhido o novo titular para o cargo.

Suetoni Souto

Veneziano é condenado a pagar multa de R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o peemedebista espalhou vários outdoors na cidade que excederam a mera informação da atuação parlamentar.

Por: Blog do Gordinho


A juíza eleitoral Adriana Barreto Lóssio de Souza, da 72ª Zona Eleitoral, acolheu uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e aplicou uma multa de R$ 15 mil ao deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) por propagando eleitoral antecipada. O diretório municipal do partido também terá de pagar uma multa no mesmo valor.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o peemedebista espalhou vários outdoors na cidade que excederam  a mera informação da atuação parlamentar.

“O apelo eleitoral é franco, na intenção de influenciar na formação da vontade dos eleitores, visando o pleito eleitoral de 2016”, relatou.

Em sua defesa, Veneziano afirmou que as informações contidas nos outdoors não faziam menção a sua pré-candidatura e não tinham pedido de votos ou de apoio eleitoral.

A juíza alegou em sua decisão que Veneziano e o PMDB ofenderam a competitividade dos demais participantes ao pleito por saírem na frente da campanha, ao utilizarem propaganda

Juíza impugna pesquisa eleitoral que seria divulgada nesta 5ª pelo Instituto Veritá


A juíza eleitoral Ana Amélia Alecrim Câmara, da 17ª Zona – Campina Grande – PB suspende divulgação de pesquisa do Instituo Verita LTDA – EPP, registrada no TRE sob o nº PB 09295/2016, com o argumento de que: “com indisfarçaveis prejuízos para a transparência do processo eleitoral, ao inibir o controle a ser feito pelos legalmente legitimados, SUSPENDO liminarmente a sua divulgação, até deliberação ulterior”.

Confira abaixo a decisão na íntegra:

Moro diz que sua participação na Lava Jato pode acabar no fim do ano

Segundo ele, a maioria das empresas envolvidas nos processos sob sua responsabilidade já foi acusada ou julgada e, a menos que surjam novas provas, a investigação poderá ser encerrada em poucos meses.

Por: Blog do Gordinho


O juiz Sérgio Moro disse, nesta quinta-feira (14), que poderá concluir até o fim do ano a sua parte no julgamento dos casos da Operação Lava Jato. Segundo ele, a maioria das empresas envolvidas nos processos sob sua responsabilidade já foi acusada ou julgada e, a menos que surjam novas provas, a investigação poderá ser encerrada em poucos meses.

Mas os processos contra políticos continuarão em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ritmo de análise dos casos é mais lento, declarou Moro durante palestra no Brazil Institute do Wilson Center, em Washington. “No caso do mensalão, por exemplo, passaram-se seis anos desde o recebimento da acusação e o julgamento do caso (no STF)”, afirmou o juiz. “Minha parte pode ser (encerrada) no fim ano, mas não posso dizer com certeza.”

Moro defendeu limites ao foro privilegiado que dá aos políticos a possibilidade de serem julgados apenas por tribunais superiores – no caso de parlamentares, o STF. “O foro

Barrigada em Brasília: Cássio e Maranhão anunciam liberação de dinheiro empenhado desde maio e início de obras que já estão sendo concluídas no Vale do Piancó


Os senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão deram uma barrigada da gôta serena hoje em Brasília. Anunciaram,com pompas e fanfarras, que conseguiram 13 milhões de reais para a construção de três adutoras nos municípios de Itaporanga, Pedra Branca e Nova Olinda e ainda disseram que as obras “serão iniciadas tão logo os processos licitatórios sejam concluídos”. Acontece que essas três adutoras estão em plena construção , com mais de 50 por cento das obras concluídas e o dinheiro que os dois senadores disseram ter conseguido junto ao ministro Helder Barbalho foi empenhado em maio,ainda com Dilma na Presidência da República.



Veja as fotos que ilustram a matéria e também a reprodução da nota de empenho, onde aparece, bem legível, a data em

Receita paga R$ 28 milhões em restituições na Paraíba


A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Na Paraíba, o crédito bancário para 15.816 contribuintes totaliza o valor de R$ 28.310.934,80. 

No total, no segundo lote deste ano, foram atendidos 1,490 milhão de contribuintes, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões.

Do valor total dos lotes, R$ 951,6 milhões se referem aos contribuintes que, por lei, têm preferência no recebimento da restituição. São 477.147 contribuintes idosos e 51.310 contribuintes portadores de alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Telefones
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Os valores restituídos são corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer, por meio da internet, mediante o Formulário

BRASILEIRO TOMA ÁGUA COM MILHO E PENSA QUE É CERVEJA, SAIBA POR QUÊ


Grandes marcas nacionais como Kaiser, Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Itaipava trocam cevada por milho transgênico.Sua cerveja preferida pode ser água com milho. Sua cerveja preferida pode ser água com milho.

O Brasil, que hoje é o terceiro maior produtor da bebida no mundo, tem na cerveja a bebida preferida dos mais de 200 milhões de habitantes. Mas, curiosamente, a bebida que é servida por aqui, na grande maioria dos casos, não é cerveja.

A “Reinheitsgebot”, Lei da Pureza da Cerveja, foi promulgada em 23 de abril de 1516 pelo Duque Guilherme IV da Baviera e tinha como objetivo regular a fabricação da bebida em território alemão. O texto era simples, dizia que a cerveja só poderia ser feita com três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Até hoje: mais de quinhentos anos depois, a maioria dos cervejeiros alemães ainda segue a receita à risca.

O mesmo não acontece por cá. Grandes marcas nacionais como a Kaiser, Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Itaipava se aproveitam de uma “brecha” na legislação brasileira para não usarem cevada em suas bebidas. Aqui é permitido que até 45% do malte de cevada

Dupla armada assalta ônibus escolar com 25 estudantes, mas acaba presa, em Bonito de Santa Fé


Dois homens armados assaltaram um ônibus de estudantes da cidade de Bonito de Santa Fé, no sertão da Paraíba. O fato ocorreu, na noite desta quinta-feira (14), quando o veículo seguia para o Distrito do Viana. A dupla acabou presa pela polícia, momentos depois do assalto.

De acordo informações da polícia militar, quando o ônibus com os estudantes seguia para o distrito do Viana, à altura do sítio Cedro, foi abordado pelos dois elementos, que se utilizavam de uma moto. Um deles desceu da moto, de arma em punho, rendeu o motorista, para depois anunciar o assalto a cerca de 25 estudantes, que se encontravam no interior do veículo. Foram levados dos estudantes dinheiro, celulares e relógios, entre outros pertences. Depois de praticarem o assalto, os dois elementos ordenaram que os estudantes descessem os ônibus e saissem correndo para o mato. Em seguida, a dupla fugiu do local.

Logo que tomou conhecimento do fato criminoso a polícia militar da cidade de Bonito de Santa Fé agiu rápido e saiu em diligências, conseguindo localizar e prender os dois assaltantes, momentos depois, no sítio Piedade, que fica próximo ao local do ocorrido. Tratam-se de Francarlos Miguel dos Santos, vulgo Fan de 22 anos e Antônio Ferreira de Oliveira de 35 anos, ambos que residem na região do sítio Porções, que fica localiizado na divisa das cidade de Conceição e Diamante.

Depois de presos, os dois assaltantes foram levados para a delegacia de polícia civil da cidade de Cajazeiras, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Portal Vale do Piancó Notícias