sábado, 2 de julho de 2016

Regulamentação tardia de desenvolvimento funcional prejudica servidores de Itaporanga - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!

Por Redação da Folha – Somente um ano depois da entrada em vigor do novo Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários municipais de Itaporanga é que a Prefeitura regulamentou os artigos da lei que instituem o Sistema de Desenvolvimento Funcional, que é um direito do servidor, mas a demora na regulamentação prejudicou muitos funcionários.

Somente agora, através de uma medida provisória assinada pelo prefeito e aprovada esta semana pela Câmara Municipal, é que os servidores poderão buscar os seus direitos à progressão e à promoção funcionais. A antiguidade, o desempenho e qualificação são os principais critérios para os funcionários conquistarem um salário mais expressivo ou serem promovidos a um cargo melhor.

O Sistema de Desenvolvimento Funcional é um dos princípios basilares do PCCR e a demora na implementação mostra o enfraquecimento político-sindical do funcionalismo do município por falta de uma representatividade combativa e isenta, como opina alguns parlamentares mirins. Para eles, o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração trouxe prejuízos para muitas categorias de servidores, que tiveram salários reduzidos, e, no geral, atrasou a regulamentação de direitos importantes como o desenvolvimento funcional.

Pré-candidato? Saiba o que você pode ou não até o registro da candidatura


O Que é Pré-candidato?
É o indivíduo que pretende disputar um cargo em uma eleição. O termo candidato só pode ser utilizado após a aprovação da candidatura pelo juiz eleitoral.

A lei não estabelece uma data inicial para a divulgação de uma pré-candidatura, mas há um período legal para a realização da propaganda intrapartidária, que só pode começar no dia 5 de julho e tem como objetivo a nomeação do futuro candidato do partido ou coligação.

Após a propaganda intrapartidária, os partidos têm do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto para promover seus pré-candidatos nas convenções partidárias, onde serão definidos os candidatos que representará cada partido ou coligação na eleição. Durante a propaganda intrapartidária está proibido o uso de rádio, televisão e outdoor.

Dia 15 de agosto é o último dia para os partidos e coligações registrarem os seus candidatos, e a propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 16 de agosto. Apesar disso, é permitido ao pré-candidato a realização de uma “pré-campanha” em um período anterior às convenções partidárias.

O que um pré-candidato pode fazer na pré-campanha
De acordo com o artigo 36-A da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive internet:
*Participação de entrevistas, programas, encontros ou debates na televisão, rádio e internet, expondo sua plataforma política;*Realização de seminários, congressos e encontros, em lugares fechados, financiados pelos partidos políticos, com a intenção de debater sobre os processos eleitorais, políticas públicas, planos de governo e alianças partidárias, com a possibilidade de divulgar tal evento nos meios de comunicação intrapartidária;*Realização de prévias partidárias com a distribuição de material informativo, divulgar os nomes dos filiados que disputarão uma candidatura pelo partido e realizar debates entre os pré-candidatos;*Divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se faça pedidos de votos;*Divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais;*Realização, com o financiamento do partido político, de reuniões de iniciativa da sociedade civil, de veículo ou meio de comunicação ou do próprio partido, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias.
O que um pré-candidato não pode fazer na pré-campanha
*Realizar um pedido explícito de voto em hipótese alguma;*Mencionar que é candidato, ou o futuro número de campanha;*Conceder entrevista em programa de televisão com promoção pessoal e enaltecimento de realização pessoais em detrimento dos *Possíveis adversários no pleito e com expresso pedido de votos;*Veicular propaganda institucional com propósito de identificar programas da instituição com programas do governo;*Realizar propaganda intrapartidária fora do período legal, do dia 20 de julho até 5 de agosto, dirigida a toda comunidade, e não apenas aos filiados.

Diamante Online

Sábado triste: morre Dona Branca, mãe de prestigiado escritor residente em Itaporanga

Por Redação da Folha – Faleceu na manhã deste sábado, 2, a senhora Maria Neri Alves Conserva, tratada carinhosamente como Dona Branca. Recentemente, a família comemorou o seu aniversário de 102 anos, completados no dia 25 de junho passado.

Católica fervorosa, leitora assídua e admiravelmente carismática, Dona Branca é natural da cidade de Prata, cariri paraibano, mas vivia em Itaporanga há 59 anos. Veio para cá acompanhando o seu esposo, Zé Conserva, também de saudosa memória e conhecido comerciante local.

Há poucos anos, Dona Branca foi agraciada com o Título de Cidadania Itaporanguense. Ela já vinha com a saúde bastante debilitada em função da idade avançada. Uma parada cardíaca ceifou sua vida.

Seu sepultamento deverá ocorrerá às 8h da manhã deste domingo, 3. O velório está sendo realizado em sua residência, na Avenida Soares Madruga, centro de Itaporanga. O filho mais conhecido de Dona Branca é o jornalista e prestigiado escritor Paulo Conserva, que também não é itaporanguense de nascimento, mas está radicado há muito tempo na cidade, para onde veio com a família. 

Com vários livros publicados e uma história de exílio e luta contra a Ditadura Militar, Paulo é um dos grandes nomes da literatura nacional e está muito sentido com a morte da mãe, a quem era muito apegado e com quem residia.

Aos 102 anos, Vó Branca deu seu ultimo suspiro


Tendo completado 102 anos no sábado passado, 25 de junho de 2016, hoje, também um sábado, passados apenas oito dias, por volta das 9h20, a jovem centenária, Maria Neri, ou Dona Branca, como era conhecida, resolveu nos deixar, certo pois já tinha cumprido a sua longa missão aqui neste plano.

Seu nome era Maria Neri, mais todos a conheciam por Dona Branca, ou vó Branca para os mais chegados como eu, que embora não pertencesse a família a tinha como uma avó, e, a consideração de uma mãe. Vó Branca nasceu na Prata-PB, mas casada com o comerciante, proprietário do Armazém Novo Mundo, aqui aportou vindo do Recife-PE, la pelos idos de 1949.

Com Zé Concerva teve dez filhos: Inácio, Teté, Ivo, Anita, César, Socorro, Paulo, Borjinho, Mário e Lucinha, parte deles deficientes, mais foram criados com todo amor, a mais conhecido deles era Inácio. Vivos só os quatro marcados em negrito. Vó Branca é mãe do grande jornalista, escritor, revolucionário e ex-preso político, Paulo Alves Conserva.

Itaporanguense de coração é por forca de um Decreto-Legislativo nº 14/2009, proposto pelo vereador Francisco Saulo Lacerda e aprovado por unanimidade pelos seus pares, ela fez questão não só se redigir, mas ler o discurso de agradecimento.

Católica fervorosa ela raramente deixava de assistir a missa diária pela televisão, já que avançada idade não permitia mais ir a igreja. Lucinha, a sua caçula, abdicou dee viver em João Pessoa, para viver e cuidar dos últimos anos de Vó Branca. Teve o carino de todos, principalmente dos filhos, netos e bisnetos.
  
As exéquias estão o correndo em sua residência, que fica no final da Avenida Soares Madruga (antiga Pedro Américo) e o enterro esta previsto para este domingo, 03 de julho a partir das 8 horas. 

2 de junho - Aconteceu em Itaporanga


LUCILEIDE MODESTO

Três décadas de vida a serviço da telefonia

Ela acompanhou de 'perto os avanços das telecomunicações no Vale e deu sua parcela de contribuição para o progresso da telefonia regional. 

Quando a itaporanguense do Sítio Jenipapo, Lucileide Lopes Almeida de Lucena, começou a trabalhar na extinta Telpa (Telecomunicações da Paraíba) em 1976, o telefone era um privilégio de poucos pelo alto custo da linha, mas a partir da quebra do monopólio das telecomunicações no Brasil, essa realidade foi mudando.. e para melhor: hoje não há dificuldade para se adquirir uma linha telefônica residencial, e os telefones públicos estão espalhados pelas ruas de todas as .cidades, povoados e distritos, sem falar na telefonia móvel, que, cada vez mais, se amplia. 

Com seu inegável carisma, Lucileide não poderia ter escolhido área melhor para atuar, embora sua primeira experiência profissional tenha sido uma sala de aula: durante um ano, lecionou geografia no Ginásio Diocesano. 

Mas trocou o magistério pela telefonia, e, por mais de 20 anos, gerenciou a Telpa em Itaporanga. Durante todo esse período, esteve à frente de todas as ações da empresa estatal voltadas ao Vale. 

Deixou a Telpa em 98, quando a empresa foi vendida pelo Governo do Estado à Telemar, hoje Oi. Veio a aposentadoria, mas não a ociosidade: aproveitando a experiência profissional adquirida em quase duas décadas de atividade no ramo da telefonia, a filha de João Modesto e Maria do Desterro Lopes criou sua própria empresa de prestação de serviço público. A Altel Telecomunicações veio preencher uma lacuna deixada pelo fechamento do posto da Telecomunicações da Paraíba. 

Dedica ao atendimento popular, um dos seus maiores prazeres profissionais Lucileide Almeida tem prestado um importante serviço ao município e à região. Muitos dos telefones privados e públicos instalados em Itaporanga nos últimos anos passaram pelas mãos dela. O seu posto de serviço, que fez doze anos, atende diariamente dezenas de pessoas em busca das mais diversas soluções: desde o pai que precisa falar com o filho em São Paulo ou em qualquer outro lugar do país, passando pelo vendedor que necessita de um fax, à venda de cartão telefônico. 

Mas há muitos outros serviços: informação gratuita sobre número telefônico e solução para problemas relacionados à telefonia. “O contato com o público me satisfaz e me realiza profissionalmente: eu me sinto bem quando atendo as pessoas encontrar e posso solução para os seus problemas”, comenta Lucileide, que, através de sua empresa, já lançou duas agendas informativas, impressos que garantem ao usuário acesso rápido aos números dos telefones públicos, comerciais e residenciais do município. 

Se do ponto de vista profissional, ela se sente plenamente realizada; no âmbito familiar, mais ainda: ao lado do marido, José Almeida de Lucena, ela conseguiu dar aos três filhos (Ítalo, Iásley e Iáskara Lopes de Almeida) instrução superior e educação para a vida. “Minha família até hoje só me deu prazer: muito me orgulha e me alegra”, comenta. Católica atuante e presença garantida nos mais diversos eventos da Igreja, hoje integram a Pastoral da Família. Também integrada aos fatos sócio­festivos da cidade, foi membro de diretoria do Campestre e primeira dama do Itaporanga Esporte Clube durante três mandatos. 

No dia 02 de julho, Lucileide fez mais um aniversário, e em setembro ocorre mais um, data importante em sua vida: 30 anos de casamento. “Eu me sinto urna pessoa feliz, realizada em todos os sentidos e segura por ter uma família que me ama, que me apoia, e todo esse amor eu retribuo com amor, e meu grande objetivo de vida sempre foi fazer minha família feliz e servir aos que me procuram”.
Artigo publicado no Jornal Folha do Vale

https://www.facebook.com/profile.php?id=100012554612027

Aniversariantes do Dia:



Ednalda Soares Figueiredo (Nadinha) nasceu no dia 2 de julho de 1966, é vice-gestora da Escola Padre Diniz, é Casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/ednaldasoaresdefigueiredo.ednalda

Aline Cassiano nasceu no dia 2 de julho de 1989 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/aline.cassiano.391

Fabio Bravo nasceu no dia 2 de julho de 1994 e mora em São Paulo - https://www.facebook.com/profile.php?id=100010545366414

Damião nasceu no dia 2 de julho de 1980, é casado desde 2008 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/damiao.texeira.9


Lorena Lima nasceu no dia 2 de julho de 1998 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/lorena.lima.79025

Padre pede para que nas eleições deste ano o povo combata “sociedade de criminosos” na política

Francivaldo Albuquerque ressalta que diante de uma das maiores crises éticas da história do país, o papel do eleitor aumenta em importância


No Direto ao Ponto desta semana, Padre Francivaldo faz um alerta aos eleitores para serem cada vez mais atentos e criteriosos na hora de escolher seus candidatos a vereador e prefeito nas eleições deste ano que se aproximam. Ele ressalta que diante de uma das maiores crises éticas da história do país, em que a credibilidade da classe política alcançou seu pior nível, o papel do eleitor aumenta em importância na luta para acabar com a “sociedade de criminosos” que se estabeleceu nos três poderes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Pagar salário em dia é obrigação e não favor; informar o cidadão é obrigação

O governo da enrolação faz a maior propaganda quando se refere ao salário do servidor e através de seus “aspone" enche a boca e dizem: “Estamos pagando os salários dos servidores em dia”, como se isso fosse um grande feito. Pagar salários em dia nada mais é do que uma obrigação de todo gestor público ou privado. Pagar salários em dia é um dever, uma obrigação, pois quem trabalha, trabalha porque precisa e não porque acha bonito. A população já está cansado dessa ladainha de gestores que acham que pagar aos servidores é um favor, é algo extraordinário, uma grande obra. 

Senhores gestores, pagar salário em dia, nada mais é do que uma obrigação! 

Obrigação do gestor público, direito do cidadão - As informações são inexoráveis para a sobrevivência das pessoas e para seu planejamento pessoal, familiar e profissional. No que tange as informações públicas, são necessárias para o planejamento e para a transparência da gestão pública dos municípios por parte do poder executivo e são fundamentais para os cidadãos acompanhar e participar da condução da gestão. 

Disponibilizar as informações públicas é uma obrigação constitucional que deve ser cumprida pelos gestores públicos, sem questionamentos, argumentos, resistências e má-vontade ou “corpo mole”. E o mais importante, sem dizer que o cidadão “não pediu”. 

Por outro lado, obter ou acessar as informações públicas é um direito do cidadão, mesmo que ele não peça ou não saiba o que fazer com ela. Apesar de o cidadãos, não ter essa

ADOLESCÊNCIA. O TEMPO DA INCERTEZA SEXUAL


Muitos adolescentes duvidam de sua capacidade para viver de acordo com o seu gênero. Consultas especializadas têm começado a surgir

Por Pascale Senk - Le Figaro


Há esses rapazes com aparência andrógina que optam por vestir roupas (muito) justas, como as calças jeans «slim», e essas garotas escondendo suas formas sob camisas amplas de lenhador… Esta «indiferenciação» à base de camuflagem do seu sexo biológico é conhecida há muito tempo: o adolescente, perturbado nas suas relações com os outros pela fabricação de sua construção física e psíquica, também está perturbado em sua identidade sexuada.

Se o público em geral têm se reunido nas salas de cinemas para seguir o trajeto de Guillaume Gallienne que gosta de se vestir de dançarina de flamenco ou se fantasiar a noite, sozinho no seu quarto, de imperatriz Sissi, é porque este parêntese pouco agradável,

Grávida de 15 anos é assassinada com mais de 10 tiros nas partes íntimas



Segundo o delegado Evaristo Magalhães, que acompanhou a perícia de local, também havia alguns disparos nas coxas e nos braços.

O corpo da adolescente Kelly Giselle da Silva, de 15 anos, foi encontrado em uma estrada de Queimados, na Baixada Fluminense, nesta terça (28). Segundo a DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense), o corpo não tinha indício de violência sexual ou hematomas de agressões anteriores aos tiros. A vítima foi assassinada com mais de 10 tiros, todos concentrados na vagina.

Segundo o delegado Evaristo Magalhães, que acompanhou a perícia de local, também havia alguns disparos nas coxas e nos braços. A jovem estava vestida e a roupa intacta

Há um mês, Kelly comemorou a recente gravidez em uma rede social. Nos comentários, amigos parabenizaram a gravidez. A jovem se mostrava feliz. A Polícia Civil aguarda o resultado do laudo do IML para confirmar a gravidez.

Em depoimento, o rapaz apontado pela família como namorado de Kelly negou que ainda estivesse namorando com ela. Segundo o delegado, os dois se encontraram no dia anterior ao crime. Mas na ocasião da morte, o rapaz, que é militar, estaria no quartel.

O suposto namorado disse que Kelly se envolveu com um traficante da cidade no passado. Ele também citou a gravidez. A Polícia Civil investiga se realmente houve a relação e,

Estudo brasileiro revela qual é posição mais perigosa na cama para homens; veja!

Cientistas brasileiros realizaram um estudo sobre as causas e sintomas da “quebra” do membro masculino.

Estudo brasileiro revelou a posição mais perigosa para os homens na hora da relação íntima, que pode resultar em uma fratura peniana

Um estudo revelou a posição mais perigosa para os homens, isto é, que pode resultar em uma fratura peniana.

Cientistas brasileiros realizaram um estudo sobre as causas e sintomas da “quebra” do membro masculino.

Os registros de situações de emergências em hospitais do nosso país mostraram que as posições mais “aventureiras” são as responsáveis por metade de todas as fraturas do órgão.

A pesquisa, publicada na “Advances in Urology”, concluiu que ter relações com a mulher por cima é potencialmente a posição mais arriscada para tal fim.

Além de dor, a fratura peniana provoca um “estalo”, o que ocorreu em 50% dos casos.

Um tratamento não-cirúrgico pode deixar até 50% dos pacientes com o membro permanentemente deformado. Ademais, nos casos estudados as vítimas também sofreram

10 fatos que você não sabia sobre a escravidão nas igrejas evangélicas no Brasil


Os primeiros protestantes chegaram ao Brasil ainda no período da escravidão. Era um grupo composto principalmente por defensores da escravidão, omissos, e poucos abolicionistas, veja: 10 fatos que você não sabia sobre a abolição da escravatura nas igrejas evangélicas no Brasil. Os protestantes também foram proprietários de escravizados. Segue 10 fatos que você não sabia sobre a escravidão nas igrejas evangélicas no Brasil:

1 – Anglicanos buscaram cristianizar os filhos dos escravizados

Na cidade do Rio de Janeiro encontrava-se um grupo de anglicanos da Christ Church. Os membros dessa igreja, em sua maioria bastante abastados financeiramente, eram donos de escravos. Estes anglicanos buscaram cristianizar os filhos dos escravos de seus membros, forçosamente batizando-os e dando-lhes nomes cristãos. Consta no livro de atas da Christ Church os seguintes relatos:
“Thereza, filha de Louisa – escrava negra, nativa de Manjoula, África – propriedade de James Thonton, um comerciante inglês”. Lê-se também: “Em 11 de maio de 1820 foram batizados 11 escravos do fazendeiro Robert Parker”. Fonte: Livro nº 1 de Registro de Batismo da Christ Church, p. 19/20. Doc. Christ Church. Rio de Janeiro.
Em outra igreja Anglicana, a que se reunia em Morro Velho, também se constata escravos pertencentes a membros. Há registros de batismos de escravos domésticos de John Alexander em 1830 e do Coronel Skerit em 1833. As cidades de Morro Velho e Passagem no estado de Minas Gerais eram locais de exploração a minas por uma empresa inglesa. Em torno dessas minas crescia uma colônia britânica numerosa, sempre visitada pelos bispos da igreja anglicana.

2 – Os primeiros evangélicos batistas no Brasil possuíam escravos

Os primeiros colonos batistas no Brasil possuíam escravos. Muitos vieram para o Brasil por causa das facilidades e similaridades escravagistas aqui encontradas. Crabtree fora um missionário batista enviado pela Junta Missionária de Richmond (Convenção do Sul). Em 1859 ele escreve à Junta avaliando aquilo que seria, para ele, muito tranquilizador para o envio de missionários americanos para o Brasil:
“o Brasil era como os Estados Unidos, tem escravos e os missionários enviados pela Convenção Batista do Sul não podiam sentir-se constrangidos a combater a escravatura e assim envolver-se na política do país”. Fonte CRABTREE, A.R. História dos Batistas do Brasil até 1906. Rio de Janeiro. Casa Publicadora Batista.1962, p.5
Muitos batistas em Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo, possuíam escravos para os trabalhos domésticos e, também, na lavoura. Rute Mathews, contando a história de Ana Bagby (missionária batista pioneira no Brasil), relata a história da Senhora Ellis, batista, senhora de escravos, e que hospedou os fundadores da Primeira Igreja Batista do Brasil, os missionários W. Bagby, em sua casa nos primeiros meses do casal no Brasil:
“Depois de dormir uma noite na Capital Paulista, os missionários tomaram o trem para Sta. Bárbara, onde chegaram sob forte aguaceiro. Na estação os aguardavam os enviados da Sra. Ellis, com dois cavalos e um escravo, para carregar a bagagem. A estrada até o sítio estava bem lamacenta, mas ao chegar, foram carinhosamente recebidos”. Fonte CRABTREE, A.R. História dos Batistas do Brasil até 1906. Rio de Janeiro. Casa Publicadora Batista.1962, p.5
3 – Evangélicos Ingleses eram proprietários de mais de 2 mil escravizados

O Rev. Boys era um capelão inglês da ilha britânica de Santa Helena, no meio do Atlântico

Ex-BBB posa sexy em foto no instagram e deixa à mostra parte do bumbum


Ex-BBB publicou imagem em seu perfil do Instagram nesta sexta-feira, 1º.

Mayra Cardi posou sexy andando de patins e postou a imagem em seu perfil do Instagram nesta sexta-feira, 1º. No clique, ela aparece com um shortinho jeans bem justo que deixa à mostra parte do bumbum. Além disso, a ex-BBB, que mora na Califórnia em uma mansão de três andares, exibiu a cinturinha fina e as pernas torneadas, resultado de muita malhação.

Na legenda do post, Mayra aproveitou para dar dicas: “Patins é um ótimo exercício para as pernas, mas o melhor que ele proporciona é sentir o vento tocando o rosto, os hormônios da felicidade agindo, e seu corpo e alma agradecendo por este momento. O cortisol, “hormônio causado pelo stress” engorda muito, por isso curta os momentos simples da vida, desligue-se por alguns momentos”.

Além de pegar pesado nos exercícios, Mayra Cardi também cobra até R$ 5 mil para dar consultoria de alimentação e treino.

EGO

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Jovem é presa por gastar R$ 11 mi depositados por engano em sua conta


Os promotores envolvidos no caso alegaram que a jovem não notificou as autoridades sobre o erro bancário

A jovem Christine Jiaxin Lee, de 21 anos, passou por uma situação nada agradável. Após ter encontrado um saldo bancário de £2.3 milhões (R$ 11 milhões) em sua conta-corrente, ela gastou tudo e acabou sendo presa.

Isso porque o banco Westpac, da Austrália, havia depositado o valor erroneamente. Jiaxin, da Malásia, foi presa no aeroporto de Sydney logo após ter gasto todo o dinheiro em bolsas e itens de luxo.

Segundo o “Daily Mail”, ela foi presa sob a acusação de fraude por gastar parte de quantia de 4,6 milhões de dólares (R$ 16 milhões) depositada em sua conta. A engenheira química agora deve 3, 3 milhões de dólares (R$ 11 milhões) ao banco.

Os promotores envolvidos no caso alegaram que a jovem não notificou as autoridades sobre o erro bancário. Isso a torna acusada de obter vantagem financeira por fraude.

Christine pagou uma fiança de mil dólares após depor e foi liberada sob condição de se apresentar à polícia duas vezes ao dia.

Yahoo

Ministra Rosa Weber suspende ações de juízes contra jornalistas do Paraná


Por Marcos de Vasconcellos

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os processos de juízes do Paraná contra o jornal Gazeta do Povo e seus jornalistas. O caso ganhou bastante repercussão, pois foi uma ação coordenada dos juízes, depois de o jornal publicar notícias mostrando os vencimentos dos magistrados.

Inicialmente a ministra havia negado o pedido dos jornalistas, representados pelo advogado Alexandre Kruel Jobim. No entanto, nesta quinta-feira (30/6), reconsiderou sua decisão na Reclamação 23.899 e concedeu a medida, para suspender o trâmite das “ações de indenização propostas em decorrência de matéria jornalística e coluna opinativa apontadas pelos reclamantes, até o julgamento de mérito desta reclamação”.

Para o advogado Alexandre Jobim, “a reconsideração da ministra Rosa Weber confirma a seriedade e imparcialidade do STF”. O abuso do direito de ação, diz ele “será apreciado pelo STF e não por aqueles que possuem interesse nas demandas. Acredito que a liberdade de expressão prevalecerá na linha dos precedentes da Suprema Corte”.

O caso é polêmico. Em evento em São Paulo na última semana, a ministra Cármen Lúcia afirmou que as ações coordenadas dos juízes contra os jornalistas deram um novo sentido

TCE aponta João Pessoa como a cidade mais transparente da Paraíba. Catingueira, Emas e Olho D´água como vergonhosas na transparência

O Relatório da Transparência Pública na Paraíba, divulgado nesta sexta-feira (1º), apresentou João Pessoa como o município mais transparente do Estado, com nota 9,9, enquanto que São José do Brejo do Cruz, no Sertão, ficou em último lugar, com o,5 pontos. O levantamento é elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Estadual (MPE). O levantamento leva em consideração dois quesitos: conteúdo e usabilidade. A série histórica teve início em 2013 e, de acordo o presidente do TCE, tem havido evolução das gestões municipais no quesito transparência.

Confira o ranking:

Mais transparentes              nota geral

1º João Pessoa                            9,90
2º Frei Martinho                        9,45
3º Pombal                                   9,40
4º Juripiranga                            9,15
5º Picuí                                        9,15
6º Nova Floresta                        9,00
7º Sobrado                                  8,95
8º Arara                                      8,95
9º Guarabira                              8,90
10º Sertãozinho                         8,85

Menos transparentes          nota geral

223º São José do Brejo do Cruz     0,50
222º Curral de Cima                       1,40
221º Catingueira                              1,95
220º Poço Dantas                            3,10
219º Emas                                        3,15
218º Olho d’Água                            4,05
217º Cacimba de Dentro                5,00
216º Mogeiro                                   5,20
215º Pilõezinhos                              5,20
214º Mato Grosso                           5,25

Suetoni Souto Maior

TSE NÃO PERMITIRÁ DOAÇÕES VIA ‘VAQUINHAS VIRTUAIS’


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou nesta sexta-feira 1° a possibilidade de captação de doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais por meio de financiamento coletivo, os chamados crowdfunding; a rejeição respondeu a uma consulta feita à corte e ocorreu na última sessão do TSE este semestre

Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje (1°) a possibilidade de captação de doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais por meio de financiamento coletivo, os chamados crowdfunding. A rejeição respondeu a uma consulta feita à corte e ocorreu na última sessão do TSE este semestre.

A consulta sobre as chamadas "vaquinhas virtuais" foi levada ao tribunal pelos deputados federais Alessandro Molon (Rede-RJ) e Daniel Coelho (PSDB-PE) e teve como base a legislação que autoriza doações de pessoas físicas por transferência eletrônica de depósito.

Os ministros do TSE acompanharam por unanimidade o entendimento da relatora da consulta, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que lembrou que o tema já foi avaliado pela corte.

"Esta questão já foi respondida anteriormente em 2014, o relator ministro Henrique Neves, no sentido de que somente podem ser realizadas [doações] por meio de mecanismo

Propaganda partidária em rádio e TV fica suspensa a partir de hoje

Veiculação é um direito garantido a todas as legendas registradas no TSE.  


DA AGÊNCIA BRASIL

Pelo calendário das eleições de 2016, a partir desta sexta-feira (1°) fica suspensa a veiculação no rádio e na televisão da propaganda partidária gratuita, prevista em lei. Também não será permitida a veiculação de nenhum tipo de propaganda política paga.

A propaganda partidária é um direito garantido a todas as legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o objetivo de difundir os programas e posições de cada partido.

Desde a última quinta-feira (30), as emissoras de rádio e televisão já estão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato às eleições municipais deste ano. As datas estão previstas no calendário eleitoral, aprovado pelo TSE. Quem desrespeitar as regras fica sujeito à multa.

A partir do dia 16 de agosto, será permitida a propaganda eleitoral. A partir dessa data, candidatos e partidos poderão usar alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos, fazer comícios, distribuir material gráfico, fazer carretas e caminhadas.

No dia 2 de outubro, os eleitores vão às urnas votar para eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno, quando houver, será no dia 30 de outubro. O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos mais um. 

PB reproduz orientação do governo sobre terrorismo e já levou sírio suspeito à PF

Segundo o comandante do Ciop em João Pessoa, coronel Arnaldo Sobrinho, o imigrante foi encontrado no Centro da Capital e encaminhado à Polícia Federal. Para ele, o Estado está preparado.

A proximidade da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que começam no dia 5 de agosto, traz não só a chegada de turistas ao Brasil e à Paraíba, mas também o aumento do risco de atentados terroristas em todo o país. Com isso, uma cartilha do Ministério da Defesa foi divulgada para alertar os brasileiros sobre como identificar pessoas e objetos suspeitos; veja abaixo. No estado, as autoridades de Segurança repassaram o material para a imprensa e apesar de avaliarem o risco de atentado como mínimo, já conduziram um sírio suspeito em João Pessoa para a Polícia Federal.

Cartilha ensina como identificar suspeitos

A cartilha traz informações de como proceder após perceber alguma atitude suspeita de uma ou mais pessoas em locais públicos, além de veículos estacionados por muito tempo em locais indevidos e com grande circulação de pessoas ou o abandono de pacotes ou malas em locais de grande circulação.

A cartilha também informa que as pessoas devem ficar atentas ao sobrevoo de drones em

Paraibanos filiados a partidos devem R$ 64 mil de multas eleitorais

Filiado a partido tem que quitar multa e ficar apto para disputar eleição

Mais de 3,2 mil paraibanos filiados a partidos políticos são devedores de multas eleitorais que ultrapassam R$ 64,5 mil. No Brasil, 375.630 filiados devem mais de R$ 203 milhões, conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do dia 5 a 24 de junho, a Justiça Eleitoral disponibilizou às legendas partidárias, por meio do sistema Filiaweb, a relação desses devedores.

A ideia é prevenir os partidos para que seus futuros candidatos não tenham restrições à Certidão de Quitação Eleitoral - documento indispensável para obter a concessão do registro de candidatura. Para emitir a certidão, é necessário estar em dia com o pagamento da multa ou com o comprovante de parcelamento.

“Qualquer eleitor em débito com a Justiça Eleitoral deve procurar uma das suas unidades de atendimento e solicitar a emissão da respectiva Guia de Recolhimento da União (GRU). Para os que pretendam se candidatar a cargo eletivo, as multas devem estar satisfeitas até

Em Itaporanga, Polícia Civil cumpre mandado de prisão oriundo de São Paulo


Por Redação da Folha – Policiais civis da delegacia de Itaporanga cumpriram mandado de prisão preventiva no final da manhã desta sexta-feira, 1º, contra Cícero Basílio de Moura, de 46 anos, que foi preso quando se encontrava no centro da cidade e recolhido à cadeia local.

Segundo informações policiais, o mandado foi decretado no dia 14 de março passado pela Justiça da cidade paulista de Barueri, onde o Cícero é acusado de envolvimento em um homicídio há 18 anos.

Cícero Basílio ainda será julgado pelo crime, mas nega envolvimento no caso. Ele reside no conjunto Miguel Morato, em Itaporanga, onde vive grande parte de sua família. A defesa do réu deverá buscar a revogação da preventiva para que ele volta a responder ao processo  em liberdade.

Candidatos têm até hoje para participar de inaugurações, e propaganda política passa a ser vedada

O calendário eleitoral ainda prevê que a partir de hoje não será veiculada a propaganda partidária gratuita.

Por: Blog do Gordinho


Os candidatos que irão disputar mandatos de prefeito ou vereador nas eleições deste ano têm até hoje para participar de inaugurações de obras públicas, segundo prevê o calendário eleitoral.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), por exemplo, que irá concorrer a reeleição, irá aproveitar seu último dia para participar de inaugurações entregar a Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Cruzeiro e o Centro de Parto Normal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea.

Além dele, devem concorrer na Rainha da Borborema, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e o empresário Arthur Bolinha (PPS).

O  prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que também pleiteará a reeleição,irá participar do sorteio das 776 famílias que serão contempladas com unidades habitacionais no residencial Nice de Oliveira.

Ele deverá disputar a Prefeitura contra os pré-candidatos Cida Ramos (PSB), Manoel Júnior (PMDB), Wilson Filho (PTB), Charliton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL).
O calendário eleitoral ainda prevê que a partir de hoje não será veiculada a propaganda partidária gratuita, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão.

Pecuarista de Curral Velho é o primeiro a gerar sua própria energia através do sol no Vale do Piancó


O pecuarista Heleno Alexandrino, de 84 anos, natural do município de Curral Velho (PB) é o primeiro agricultor do Vale do Piancó a instalar um sistema de energia solar conectado à rede, gerando sua própria energia através de fontes renováveis.

A micro usina fica no Km 8 da Rodovia que liga o município de Diamante a Curral Velho no Sertão da Paraíba.

O sistema possui 32 módulo fotovoltaico, que é conectado a rede da concessionária Energisa e irá gerar uma média de energia suficiente para abastecer 10 casas populares no Brasil.

A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos, irá servir para o pecuarista utilizar nas dependências da Fazenda e para alimentar o sistema de irrigação e ainda poderá usar essa mesma energia para abater a conta de outros imóveis da zona urbana, tudo isso devido à lei 482/2012 da ANEEL, que concede a possibilidade de gerar energia em um local e compensar os KWh em outro imóvel.

O projeto foi elaborado e instalado pela i9 Engenharia Brasil, empresa com sede em João Pessoa, e foi coordenado pelo jovem natural da cidade de Diamante, o empresário Miguel Melo.

Para Miguel, o Sertão da Paraíba está em uma área de melhor insolação do Brasil, e garante que o sistema irá gerar mais energia que o calculado devido os ótimos índices

Paraíba é o Estado que menos investe em efetivo policial no Nordeste


Os indicadores de violência só fazem aumentar na Paraíba, apesar do Governo do Estado insistir que vem reduzindo. A realidade se contrapõe, como vemos todos os dias, ao discurso chapa branca. E um dos fatores que mais têm contribuído para o aumento dessa insegurança é como se sabe o efetivo policial reduzido.

Eis que um estudo realizado junto a representantes de policiais de vários Estados do Nordeste mostra que a Paraíba é o que menos investe na contratação de policiais. Apesar do então candidato Ricardo Coutinho ter jurado, durante a campanha eleitoral, que iria contratar cinco mil policiais em sua gestão. O discurso não corresponde aos fatos.

Dados – Segundo os dados, “o efetivo da Polícia Militar do Estado da Paraíba funciona, atualmente, com quase menos da metade do efetivo necessário com base na Lei Complementar 87/2008 (que estabelecia em 2008 um contingente de 17.933 policiais), e a tendência é reduzir ainda mais, pois de 2016 para 2017 estima-se que aproximadamente 800 homens devam se aposentar”.

E o que aconteceu em outros Estados? Em Pernambuco, o Governo do Estado contratou mais de 9 mil homens e mulheres nos últimos anos e, em 2016, promoveu um concurso com 1.500 vagas inicialmente. Mas, já anunciou a contratação de pelo menos mais três mil policiais.

No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado convocou todos os aprovados no último concurso e, nos próximos meses, estará anunciando um edital para contratação de mais

Itaporanga: Irmãos, Márcio e Maílson brilham juntos na zaga invicta do Voltaço


A aparência até ajuda mas é o sotaque que entrega a origem: Maílson e Márcio Paraíba não passariam muito tempo no mesmo lugar sem assumirem que são irmãos. A dupla, que se dá muito bem fora das quatro linhas, vem levando a afinidade pra dentro de campo e ajudando a manter a invencibilidade da defesa do Volta Redonda na Série D Brasileirão.

— É uma satisfação, um privilégio ter um irmão na mesma profissão, jogando junto, fazendo o que mais gosta. Levamos essa relação boa pra dentro de campo com muito respeito. A gente sempre conversa muito no dia a dia pra fazer tudo dentro de campo dar certo - explicou Márcio Paraíba, de 31 anos.
São três jogos até aqui e nenhum gol sofrido. Foi a saída do capitão Luan para o exterior que abriu espaço para Márcio jogar ao lado do irmão — a primeira vez na carreira juntos como titulares. Maílson chegou primeiro, no início do ano, para o Campeonato Carioca. Veio com status de atual campeão indiano pelo Chennaiyin, mas também por ser homem de confiança do treinador Felipe Surian — os dois já trabalharam juntos no Tupi-MG.

Os irmãos seguiram juntos para o CRB-AL (Foto: Maílson Veriato/Arquivo Pessoal)

A volta para o Brasil do irmão mais novo — Maílson tem 28 anos — também tinha outra motivação: ajudar a trazer Márcio Paraíba, acostumado a rodar por clubes do nordeste, para sudeste, o principal centro do futebol no país. Mas não quis interferir na escolha do clube e só revelou que eles eram irmãos depois que Márcio já tinha sido contratado.

— Quando o time tava precisando de zagueiro para a Série D, indiquei o Márcio sem falar nada. Mostrei o material dele e eles gostaram muito. No final, quando tava tudo certo, eu

Luiza Brunet é espancada pelo marido e fica com quatro costelas quebradas


De acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a atriz e modelo Luiza Brunet, 54 anos, foi espancada pelo marido, o empresário bilionário Lírio Albino Parisotto. Luiza revelou ter sofrido uma série de agressões de seu companheiro na madrugada do dia 21 de maio.

O empresário Lírio Albino Parisotto, teria agredido a modelo no apartamento dele, no Plaza Residence, em Nova York. Na ocasião, escondida, ela pegou um voo direto para o Brasil. A queixa foi representada no Ministério Público de São Paulo com o laudo de corpo de delito do IML feito por ela.

Segundo Luiza, a agressão começou no restaurante onde eles estavam jantando com amigos. Ao ser perguntado se o casal iria a uma exposição de fotos, Lírio se exaltou. Disse que não iria porque da última vez ele foi confundido com o ex-marido de Luiza, Armando. Daí por diante, ele teria se descontrolado.

A atriz conta que subiu logo depois e se sentou numa poltrona, onde os dois sempre fumavam e paravam para conversar. Lírio já estava de roupão e, segundo Luiza, partiu para cima dela, ofendendo-a verbalmente. Logo depois, deu um soco em seu olho, seguido de chutes.

Luiza diz que ele a derrubou no sofá e a imobilizou violentamente até quebrar quatro costelas dela. Ela só conseguiu se desvencilhar depois que ameaçou gritar pelo concierge. Então, trancou-se no quarto e só saiu de lá no dia seguinte, após ter certeza de que ele não estava no apartamento, e voltou ao Brasil.

Polícia Civil encontra muita munição na casa de aposentado em Coremas. Ele foi detido e afiançado

Por Redação da Folha – Policiais civis, chefiados pela delegada Sílvia Alencar, cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do aposentado Aproniano Leite de Cruz, de 67 anos, que reside no bairro Pombalzinho, em Coremas, no começo da tarde dessa quinta-feira, 30.

O mandado foi decretado pela Justiça de Coremas a pedido da delegada, que tomou conhecimento que poderia haver armas e munição no interior da residência do idoso. Durante o cumprimento do mandado, nenhuma arma de fogo foi encontrada, mas dezenas de cartuchos de calibres 12, 28 e 36, muitos deles carregados, além de farta quantidade de pólvora e chumbo, foram apreendidos dentro da casa.

Conduzido à delegacia de Coremas, o aposentado negou que fosse dono do material bélico, e foi autuado por posse ilegal de munição, mas pagou fiança de dois salários mínimos e vai responder ao processo em liberdade.  Foi mais uma profícua ação da delegada e agentes de investigação de Coremas.

Possíveis candidatos têm até este sábado para deixar cargos públicos


Na cidade de Conceição é grande o número de desincompatibilização. Exemplo disso é o ex-prefeito Alexandre Braga, que foi exonerado do cargo de Assessor do governo do Estado da Paraíba.

O servidor e empregado da Administração Pública Direta, Indireta que desejar se afastar para concorrer a cargo eletivo nas eleições municipais, terá que fazer até este sábado (2). O não afastamento do empregado, do servidor público e/ou comissionado, do exercício de seu cargo ou função, poderá constituir caso de inelegibilidade, conforme enquadramento previsto no art. 1° da Lei Complementar Federal n° 64, de 18 de maio de 1990.

Neste sexta feira, data limite para a desincompatibilização, vários agentes estão se desligando dos cargos públicos em todas as cidades do Brasil.

Na cidade de Conceição é grande o número de desincompatibilização. Exemplo disso é o ex-prefeito Alexandre Braga, que foi exonerado do cargo de Assessor do governo do Estado da Paraíba. A exoneração foi divulgada nesta sexta-feira (1), no Diário Oficial do Estado da Paraíba. A mesma coisa ocorreu com a vereadora Dior Sabino, além de outros agentes públicos.

Portal Vale do Piancó Notícias

Você pode, é só querer! Antonio Cabral pode pleitear uma Cadeira na Casa de Padre Manuel Otaviano; confira

Por Cristovão Filho *

Cabral, Daniel e Rômulo/Imagem de Arquivo

Em visitas constantes à cidade de Piancó pude observar a ausência de pré-candidatos à função de vereador com capacidade de discernimento, conhecimento jurídico e constitucional e, ética, moral e inteligência. Conversei com vários cidadãos que se dizem pré-candidatos e também com a própria população. Observei que o povo está carente de representantes, mas de representantes de verdade, que saiba usar o papel de parlamentar para defender o Município das mazelas deixadas pela atual e pelas gestões anteriores. Não tem na Câmara uma só alma que possa apresentar um curriculum de projetos interessantes para a população e que foram aprovados e sancionados pelo prefeito. Em primeiro lugar, a maior parte do que se apresenta, consiste em Moções, Requerimentos para "Quebra-molas", Projetos pra dá nomes a ruas que já possuem nomes (dividindo-as pelo meio), Título de Cidadão para quem nem conhece a cidade, etc. Quando tem um projeto interessante apresentado - que é uma raridade -, e todos aprovam, o prefeito sanciona, mas não executa. Fica só no papel. E foi por ai que conversei com o meu amigo particular, de muitos anos, o jovem Antonio Cabral, sobre a possibilidade dele vir a ser um dos futuros vereadores da cidade. Para mim contrapor ele disse que o vício financeiro tomou conta do eleitor piancoense, e não importa quão ético você seja, o próprio eleitor é o grande culpado de se deixar enganar por promessas que não serão cumpridas e em troca de algumas migalhas, votarão em nomes que não os representará de fato e de direito na Câmara. Disse-me ainda Cabral que ele teve um convite feito pelo presidente do PSD, o deputado Rômulo Gouveia - que se fazia acompanhar do pré-candidato à prefeito de Piancó, Daniel Galdino -, e em seu escritório (do deputado Rômulo) na Capital, Cabral conversou com Rômulo e Daniel. Ficou a decisão para o futuro.

Hoje, quinta-feira, 30 de junho de 2016, eis que encontro novamente o meu dileto e fraternal amigo Antonio Cabral sentado na calçada da casa de sua mãe Anita (esposa do meu saudoso amigo Aderaldo Alves de Souza/Santo Barbeiro), na Rua Elzir Matos, no centro da cidade. Me aproximei, parei meu carro, e pus-me a conversar com ele. 

Cabral me disse na ocasião que não tem vínculo político com nenhuma "liderança" política local. Disse ainda que nunca conseguiu um trabalho no Município e fez questão de frisar duas oportunidades que lhe fora dado nas gestões do então prefeito Paulo Cavalcante (como Diretor de comunicação) e em seguida, através de Gil Galdino (de saudosa memória) que o indicou  Diretor e em seguida Secretário de Comunicação na gestão Flávia Galdino, sendo que no último mandato da ex-prefeita, foi exonerado sem "aviso prévio" e ficou com dois meses de salários atrasados. Quem assumia a prefeitura naquele momento - em detrimento de uma licença da prefeita - era seu vice, o hoje prefeito de Piancó, Sales Lima. Cabral me falou que procurou Sales por várias vezes para entender o porque dele ter sido demitido sem ser, ao menos avisado, já que não tinha Diário Oficial à disposição para ver se havia uma Portaria de Exoneração... Pois bem, foi assim que aconteceu.

Aconselhei ele a disputar uma vaga na Câmara, mesmo sem os recursos necessários para fazer a campanha. Como filiado do PSD, acredito que ele tem chances de ser eleito, mas mesmo não sendo, pode usar a sua palavra no horário eleitoral e nos comícios, para pregar algo diferente aos eleitores e cidadãos. Eu acredito nesse jovem, não por ser meu amigo particular, de infância, mas por ver nele uma figura ímpar, conhecedora dos problemas que a cidade enfrenta, ter o dom da dialética, sabe como se trabalha um parlamentar, etc. E além de tudo, tem o blog (Mídia Social), mais visitado da cidade e com grande credibilidade e imparcialidade.

Torço pra que ele, Cabral, possa vir a registrar sua candidatura à vereador. Sei das dificuldades que ele me colocou e são verdadeiras. O dinheiro substitui a palavra, o trabalho, a ética, a moral de alguns candidatos. Tem alguns que podem ser aproveitados, mas são poucos. Quando escuto via Internet as Sessões da Câmara, me envergonho das discussões ali travadas por alguns parlamentares. Eles são "pobres" em conhecimento sobre a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa. Me sinto envergonhado!

Mas Cabral, lute, busque essa oportunidade! Sua família tem nome e seu pai deixou um legado que você e seus irmão (ãs) souberam aproveitar. Você viu que é capaz. Quando esteve em João Pessoa - e nas poucas oportunidade que nos encontramos por lá -, você se mostrou confiante numa mudança em Piancó. Então ajude a mudar! Você conseguiu em João Pessoa, sem a ajuda dos falsos amigos, trabalho como professor de sociologia em duas das maiores escolas públicas do Estado, como eu inclusive pude observar você em sala de aula. Dava um show com seus alunos.

Vá meu amigo, lhe dê essa oportunidade. E você sabe, eu lhe ajudarei dentro das minhas possibilidades, apesar de não mais votar em Piancó. Só que eu lhe digo, você tem o dom que Deus lhe deu, que é o de saber esperar, discernir, e fazer o que é melhor. Trilhe seu caminho, mas não perca essa chance. Apresente suas ideias ao público, faça dos seus conceitos um modo de vida, e diga ao povo para o que veio.

Abraço e não esqueça de postar esse meu texto. Siga em frente. Deus está a lhe guiar. Essa é sua oportunidade.

*Representante Comercial