sábado, 11 de junho de 2016

Saber Envelhecer

Saber Envelhecer
(Rey Auca)
É bom que nós aprendamos a gostar do que fazemos para que tornemos a vida menos grave. Nem sempre poderemos ser o que queremos, no campo da profissão, pois há diretrizes outras na ordem da vida que são estipuladas pela jurisdição divina. 

O fato é que devemos nos esforçar para ser sempre o melhor em tudo. Isso sem concorrência e sim por consciência, sabendo que todos nós temos missões pessoais a cumprir onde estamos, na nossa conjuntura pessoal, com os nossos, nos espaços por onde transitamos.

Essa semana eu subi á serra para cumprir mandados judiciais e isso representa a justiça na rua, perto das pessoas. Apesar de o Oficial de Justiça não ter o retorno financeiro que lhe cabe, uma vez que disponibiliza os seus veículos pessoais, servindo de “viatura”, para dar vazão ao movimento da Justiça, tendo retorno mínimo, aprendemos a gostar do que fazemos. 

Acho que essa é a única categoria que tem os seus bens pessoais á disposição do Estado. As polícias, as finanças, a saúde... dispõe de automóveis para os seus agentes para realizarem as suas diligências, o Oficial de Justiça não, o seu veículo serve de viatura e isso deslocando-o a lugares inimagináveis.
Mas, não é disso que quero “falar”. Esse tema é objeto do sindicado, que tem o papel de instigar reflexão junto ao poder, nem sempre apreciável, pois uma parte do dinheiro é separada para sustentar privilégios.
Mas, privilégio mesmo é você conhecer pessoas, outras realidades, simples, mas que demonstram a real felicidade, o brilho nos olhos. 

Ontem eu fui ao Sítio Espera lá no alto da serra cumprir mais uma missão, realizada com sucesso. Tomei um café, feito com o pó da humildade e o açúcar do amor. Saí revigorado. Um belo papo rural que enfatiza a realidade desse povo humilde e esquecido pelos governos, mas que insistem em ficar no seu torrão. A cidade grande não sobreviverá sem o campo.

Marido e mulher, beirando os setenta anos, felizes, contentes, cabelos brancos, na paz do campo, sem as balburdias da ilusão. Cometi o atrevimento de perguntar se eles estavam felizes no campo, longe da cidade, e a resposta não foi outra. Somos felizes!

Todos nós sabemos que a vida para se desenvolver necessidade de energia e ela se desgasta pelo tempo, pois todos nós temos prazo de validade. Estamos na contagem regressiva para o retorno ao mundo dos espíritos e é preciso fazer planos para velhice, que chega logo, pois o tempo é ilusão e principalmente formar valores, para nao chegar do lado de lá sem a proteção adequada. Você só leva o que sabe, o que sente e o resultado do que fez. Todo o resto fica aqui.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
www.pensenisso.itaporanga.net

Polícia de Piancó investiga agressão e disparo contra uma jovem de 19 anos

Por Redação da Folha – Uma jovem de 19 anos, moradora da Rua Elmir Leite, conhecida como Rua da Cadeia, em Piancó, relatou a polícia que foi agredida com uma coronhada de espingarda na cabeça e que um tiro foi disparado em sua direção, mas ela não foi atingida.

O fato ocorreu na própria rua onde a jovem mora, no começo da madrugada deste sábado, 12, depois de um desentendimento entre a vítima e o acusado, mas o  motivo e as circunstâncias do fato ainda estão sendo apuradas.

Policiais militares estiveram no local após o fato e, com a colaboração da vítima, identificaram o acusado, mas ele não foi encontrado. Segundo a polícia, trata-se de Alexandro Pereira de Lima, de 30 anos, morador do Alto Belo Horizonte.

A vítima esteve na delegacia de Piancó nesta tarde para representar criminalmente contra o homem. A partir das informações prestadas por ela e do relatório da PM, o delegado vai instaurar um inquérito para apurar o caso.

Raimundo Lira confirma financiamento do Ramal Piancó e anuncia antecipação de conclusão da transposição


Em pronunciamento nesta quinta-feira (09), o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) disse que a construção de um ramal de 30 quilômetros interligando o Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco à cabeceira do Rio Piancó vai assegurar o abastecimento de água do conjunto de barragens Coremas-Mãe D’água, na Paraíba.

No discurso, Raimundo Lira, presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, ressaltou que Piancó é a terceira cidade mais antiga da Paraíba, incrustada no chamado Vale do Piancó, composto por aproximadamente 18 Municípios.

Ele relembrou que, desde que assumiu o mandato, passou a defender com mais ênfase a inclusão do Ramal Piancó no projeto, por entender que a transposição só ficaria completa – apesar de o Estado da Paraíba ser o mais beneficiado com as águas do “Velho Chico” – se esse pedido fosse atendido.

O Ramal Piancó, conforme explicou, é um canal que vai perenizar o Rio Piancó, abastecendo o maior conjunto de barragens da Paraíba, que é o Coremas-Mãe D’Água, que hoje sofre com os efeitos da seca. Raimundo Lira confirmou que o Banco Mundial vai financiar a obra, como ele mesmo havia antecipado, em recente pronunciamento.

- Eu já havia anunciado: este ramal já foi aprovado e já recebeu o sinal positivo do Banco Mundial, no seu financiamento. Esse ramal vai ser a complementação da transposição do rio São Francisco que, agora, nesse novo governo, recebeu um reforço financeiro no

Dois idosos, que somadas as idades tinham quase 200 anos, morrem em Conceição


As histórias, tanto da senhora Rosa calado, quanto do senhor Zé Porcino, foram contadas, recentemente, no portal Vale do Piancó Notícias. Relembre!

Morreram, na noite desta sexta-feira (10), Rosa Francisca Diniz, mais conhecida como Rosa Calado, de 102 anos e José Miguel de Amorim, mais conhecido como ‘Zé Porcino’, de 97 anos. Somadas as idades os dois tinham quase 200 anos. Eles morreram no hospital e maternidade Caçula Leite, onde estavam internados.

As histórias, tanto da senhora Rosa calado, quanto do senhor Zé Porcino, foram contadas, recentemente, no portal Vale do Piancó Notícias.

Os dois idosos estão sendo velados em suas residências e serão enterrados na tarde deste sábado, no cemitério local.



Portal Vale do Piancó Notícias

BOI COM SEDE BEBE LAMA : 51 açudes da Paraíba estão em situação crítica

Apesar das fortes chuvas que ocorreram no mês passado, dos 125 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), 51 estão com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 32 estão com menos de 20% do volume total, 36 têm mais de 20% e seis estão sangrando.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, durante o mês de maio os maiores índices pluviométricos foram registrados na faixa litorânea, com destaque para as cidades de Alhandra (367,8 mm), João Pessoa (344,6 mm), Cabedelo (333,1 mm) e Conde (280,8mm).

“Nosso maior déficit continua sendo nas regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão, onde parte dos açudes secou. Daí a necessidade de fazermos um controle rígido sobre a água que ainda está disponível nesta região, priorizando o abastecimento humano e animal. Como as últimas chuvas se concentraram no Litoral, o que é comum nesta época do ano, a situação desta região é bem melhor, inclusive com alguns açudes cheios”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Os reservatórios que estão sangrando são Araçagi, localizado na cidade de mesmo nome, com capacidade para 63 milhões de metros cúbicos; Gramame/Mamuaba, que fica no município do Conde e comporta quase 57 milhões de metros cúbicos; Jangada, em Mamanguape, com 470 mil metros cúbicos; São Salvador, em Sapé, com 12 milhões de metros cúbicos; Saulo Maia, em Areia, com quase 10 milhões de metros cúbicos e Suspiro, em Serra da Raiz, com 276 mil metros cúbicos.

A relação completa com o nível dos 124 açudes monitorados pela Aesa está disponível no site www.aesa.pb.gov. Na página eletrônica também é possível conferir as cidades onde mais choveu este ano e a previsão do tempo em todo o Estado, além de solicitar licenças para uso da água e fazer o cadastramento de carros-pipa.

MaisPB

Primeiro repasse de junho para as prefeituras tem déficit de 15,19%


Mais uma vez os prefeitos de todo país, sobretudo da grande maioria dos municípios brasileiros, que vive exclusivamente das transferências constitucionais, terão que quebrar a cabeça para ajustar a receita X com a despesa 2X, tendo em vista a queda contínua nos repasses dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já registra só neste primeiro semestre uma perda de R$ 2,11 bilhões, tornando cada vez mais difícil a governabilidade nos pequenos entes federados. Foi o que afirmou hoje o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), o executivo Leonardo Santana.

Para Leonardo, “o congresso nacional e o governo da União demonstram não terem nenhuma preocupação com quem está na ponta, pois só se fala em ocupação de cargos importantes na esfera federal e nos estados, esquecendo-se, porém, que os pequenos municípios continuam em estado de inanição econômica e financeira”.

O dirigente municipalista informou que as prefeituras recebem hoje o primeiro decêndio de junho, com uma diferença negativa de 15,19%, em comparação ao mesmo período de 2015, tornando impossível ajuste e o equilíbrio das contas públicas municipais, considerando os severos índices inflacionários que oneram cada vez mais o custeio da máquina.

Dados divulgados pela Confederação dos Municípios (CNM), o repasse do FPM de junho soma R$ 2.147.076.985,34. Considerando a retenção constitucional do Fundo Nacional de

Moto roubada de radialista em Itaporanga é encontrada em Igaracy. Suspeito será investigado

Por Redação da Folha – Uma motocicleta tomada por assalto do radialista Cláudio Adão, durante o Poeirão em Itaporanga, foi encontrada por policiais militares do destacamento local (foto) na tarde desta sexta-feira, 10, trafegando normalmente pelas ruas de Igaracy.

Um adolescente de 17 anos conduzia a moto, quando foi abordado pelos policiais, que já desconfiavam que o veículo era produto de roubo. Apreendidos, o menor e a motocicleta foram levados para delegacia de Piancó. A moto estava sem placa e o chassi picotado para dificultar a identificação.

Em depoimento, o adolescente revelou a quem pertencia a motocicleta e o homem tido como proprietário do veículo será investigado para saber como adquiriu a moto, tomada por assalto por dois criminosos, um deles armado, na noite de 18 de maio, no entrocamento entre a BR-361 e a PB-356, que liga Itaporanga a Pedra Branca, onde o radialista reside.

Depois de ouvido, o adolescente foi entregues ao s pais e retornou para Igaracy, enquanto a moto continua apreendida e será entregue ao legítimo proprietário depois da perícia. Cláudio Adão atua na rádio Cidade de Piancó, e transmitiu alguns partidas de futebol no Poeirão por uma emissora de Itaporanga.
                

Banco Mundial mapeia a Paraíba para tecnologias sustentáveis


A Paraíba está sendo alvo de mapeamento e diagnóstico pelo Banco Mundial sobre oferta e demanda de tecnologias verdes voltadas à redução da vulnerabilidade agroclimática da população rural e convivência com a estiagem. Com isto, foi encerrada nesta sexta-feira (10) uma missão exploratória na sede do Cooperar, que vai poder viabilizar mais essa ação do banco na Paraíba em parceria com outras entidades convidadas.

Além da Paraíba, Santa Catarina também é um alvo. Os dois Estados foram convidados pelo Banco Mundial por terem perfis parecidos em seus projetos voltados para a redução da vulnerabilidade agroclimática dos seus públicos alvos, que são os produtores da agricultura familiar.

De acordo com a economista agrícola do Banco Mundial, Barbara Farinelli, o objetivo da iniciativa é promover a comercialização dessas tecnologias verdes que vão ser destinadas ao público da agricultura familiar por meio de pequenas e médias empresas (cooperativas, associações e Organizações Não Governamentais). Essas tecnologias precisam ter comprovação de eficiência econômica e sustentabilidade.

Ainda conforme a executiva do banco, essa iniciativa vai ser desenvolvida, em virtude da falta de acesso às tecnologias de ponta disponíveis no mercado pelos agricultores familiares. “Há muitos desafios para a transferência e adoção dessas tecnologias”, comentou. A ideia da iniciativa é começar conhecendo toda a problemática local, a fim de

Inusitado: Dono de funerária “morre” para mostrar conforto dos caixões, no Vale do Piancó


Empresário simulou sua morte e pousou para uma foto, deitado em um caixão, e em seguida postou nas redes sociais

Um ato inusitado aconteceu na cidade de Ibiara (PB), Sertão do Estado, e vem chamando a atenção de muitos internautas que compartilharam a postagem do empresário Enio Charles, de 30 anos, que “morreu” para mostrar o “conforto” dos seus produtos aos clientes.

O empresário é dono do PASI (Plano Assistencial Seguro de Ibiara), onde revende urnas funerárias e em um ato jamais visto na região, simulou sua morte e pousou para uma foto, deitado em um caixão, e em seguida postou nas redes sócias.

Enio disse que a sua postagem também desmitifica o preconceito que muitos têm em dizer que caixão faz medo. “Não faz medo a ninguém”, comentou.

Após a sua postagem, o boaventurense que empreende em Ibiara falou que a repercussão foi grandiosa e que não esperava a reação tão rápida dos seus amigos, clientes e conhecidos. “Minha página social bombou, muitos comentários, curtidas e compartilhamentos, eu estou feliz”, disse rindo o empresário.  

A foto foi registrada no salão de velórios da empresa e autorizada a reprodução pelo Portal DiamanteOnline.

Diamante Online

11 de junho - Aconteceu em Itaporanga


José Silvino Sobrinho – Vigésimo segundo prefeito de Itapranga (1993 a 1996)

Filho de Adalgisa Téodulo e João Silvino da Fonseca, nasceu em Itaporanga no dia 11 de junho de 1936, onde fez o curso primário no Grupo Escoar Simeão Leal, indo depois estudar o secundário em Patos e João Pessoa, assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga em janeiro de 1993, permanecendo no cargo até o final de 1996. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Paraíba, em 1962. fez mestrado na PUC no Rio de Janeiro e pós-graduação em construção de estradas na Califórnia, nos Estados Unidos, e planejamento de sistema na Universidade de Kyoto, no Japão.

Ele começou a sua vida profissional como engenheiro do DER-PB, em 1963, passou no mesmo ano a servir ao DNOCS. A partir de então foi professor titular do Campus II da UFPb, diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba e diretor do Campos II da UFPb. Silvino exerceu ainda os cargos de secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Campina Grande, diretor-presidente da CAGEPA, secretário de Planejamento, secretário de Transportes e Obras e secretário de Recursos Hídricos do Governo da Paraíba. Atualmente é diretor-técnico da SUPLAN.

Pelos muitos cargos que ocupou tornou-se o responsável pela construção da estrada ligando Cuitegi a Pilões, dos açudes do DNOCS nas cidades de Arco-Verde, Pedra de Buique, Araripina e Porções, no Estado de Pernambuco. A pavimentação da malha de transportes urbanos de Campina Grande, infra-estrutura de drenagem do bairro da Cachoeira, projeto e construção das obras de acesso ao Campus Universitário da UFPb, obras de expansão física do campos II em Campina e o planejamento e implantação do terminal rodoviário de Campina Grande.

Como Secretário de Estado, Silvino foi também o responsável pela expansão do Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, a construção do terminal rodoviário de João Pessoa, a perfuração de dois mil, oitocentos e setenta e três poços tubulares e amazonas em diversos recantos da Paraíba, a construção de oitocentos e setenta e cinco quilômetros de estradas, sendo quinhentos e quarenta e três pavimentados e trezentos em leito de terra, a construção de noventa e seis barragens, nos termos do Projeto Canaã, contribuindo de maneira substancial para minorar os efeitos danosos das freqüentes estiagens que se abatem sobre a nossa região.

Ainda a serviço da administração estadual, José Silvino promoveu no VaIe do Piancó a construção dos hotéis Pedra Bonita, em Itaporanga e Pousada do Vale, em Piancó, e dos açudes Riacho Verde, em Boa Ventura; Socorro. em Olho D’água; Santana, em Santana de Mangueira; Cachoeira, em Itaporanga; Catolé II em Manaíra, Pedra Branca, em Pedra Branca; Cochos, em Igaracy; Emas, em Emas; Jucá das Marrecas, em Catingueira; Pelo Sinal, em Manaíra; Saco, em Nova Olinda; Serra Vermelha, em Conceição; Vidéo, em Curral Velho; Varzante, em Diamante; Bom Jesus, em Água Branca; Queimadas, em Santana dos Garrotes; Albino, em Imaculada; Frutuoso II, em Aguiar, e Ameixa, em Catingueira. A região recebeu ainda a perfuração e instalação de duzentos e trinta e um poços amazonas e a construção dos campos de pouso de Conceição e Itaporanga.

Nos quatro anos que ficou à frente da Prefeitura Municipal de Itaporanga. o engenheiro José Silvino Sobrinho realizou um intenso programa de treinamento de professores municipais, a construção de dois grupos escolares nos sítios Mamuda e São João, com capacidade para duzentos alunos, a restauração e ampliação de trinta e nove escolas e a aquisição a material didático e equipamentos de merenda escolar para quarenta e oito estabelecimentos de ensino do município. Realizou também um arrojado programa de vacinação das populações adulta e infantil e a implantação de um programa de assistência a saúde dos mais carentes compreendendo consultas médicas, exames laboratoriais, remédios e cirurgias. Implantou também uma usina para a produção de mil litros/dia de leite de soja. destinados a crianças de até cinco anos (esta usina foi abandona em  pouco tempo).

Silvino promoveu igualmente um aprofundado levantamento cadastral de todos os imóveis da cidade para fins de planejamento urbano e implantação de um moderno sistema de cobrança de IPTU. Na sua administração Itaporanga passou por um detalhado levantamento topográfico, incluindo os sistemas de esgoto e rede d’água, o que possibilitou também a elaboração, em parceria com a CAGEPA, de novos projetos do esgotamento sanitário e para a rede de abastecimento d’água de toda a cidade. Na zona rural construiu sistemas de abastecimento d’água convencionais nas comunidades de São João, Cardoso dos Viriatos, Riachão e Pitombeira.

Na sua administração José Silvino pode ainda construir cinqüenta e dois açudes de uso comunitário. recuperar vinte e sete pequenas  barragens, perfuração de quarenta e seis poços amazonas e a recuperação de dezesseis outros. a construção de redes elétricas de alta e baixa tensão em seis comunidades rurais. a implantação de um programa de povoamento com alevinos de todos os açudes do município, além da execução de um sistemático programa de limpeza pública, e de apoiar a implantação de noventa a seis pequenas empresas. em trabalho conjunto com o Barco do Nordeste.

O Jornal Oficial do Município de Itaporanga, periódico mensal, foi criado pela Lei Municipal No 385/95, Aprovada pela Câmara Municipal no dia 14 de junho 1995 e sancionada pelo Prefeito José Silvino da Fonseca em 20 de junho de 1995.

entando ser outra vez prefeito de Itaporanga, na última eleição (2000), Silvino perdeu para o atual prefeito José Will Rodrigues.

* * * * *

Pelo Ato das disposições constitucionais transitória do estado da Paraíba, promulgado em 11 de junho de 1947, o município de Misericórdia voltou a denominar-se definitivamente de Itaporanga.

José Porfírio dos Santos foi vereador na legislatura de 1969 a 1972, na administração do prefeito Adailton Teódulo da Silva e do vice José Araújo Freire. Nesse período, foi eleito por seus pares, presidente da casa. Ele não chegou ao fim do mandato, no dia 11 de junho de 1969, entregou à Câmara uma carta, renunciando ao cargo. No seu lugar, assumiu o suplente, Francisco Bidô da Silva. Para concluir o mandato, na presidência da câmara, no lugar de Zé Porfírio, os vereadores escolheram Vanduir Soares de Araújo.

Aniversariantes do Dia:


Maria do Carmo Lima nasceu no dia 11 de junho de 1966, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/mariadocarmo.lima.399

Cicero Mariano nasceu no dia 11 de junho de 1982 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/cicero.mariano.794

Maria de Lourdes dos Santos Moura (Bebé) nasceu no dia 11 de junho de 1949 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/mariadelourdes.dossantosmoura

Edimar Fh nasceu no dia 11 de junho de 1978, é casado e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/edimar.fh

Alane Caldas nasceu em 11 de junho de 1984, é casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/alane.caldas.5

Jadyanne Figueiredo nasceu em 11 de junho de 1988, e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/jadyanne.figueiredo

Terezinha Soares Caiana nasceu no dia 11 de junho de 1952 e mora em João Pessoa - https://www.facebook.com/terezinha.soares.7


Luzineide Pereira (Leida) é casada com o ex-verador Sergio Modesto e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/luzineide.pereira.1

São Pedro será no começo de semana e metade das atrações prata da casa. Saíu programação

Por Redação da Folha – A Prefeitura de Itaporanga anunciou nesta sexta-feira, 10, a programação do São Pedro deste ano, que será realizado de 26 a 28 de junho, domingo, segunda e terça-feira, ou seja, começo de semana, mas o dia 29 é feriado municipal.

Diferentemente das festas anteriores, o São Pedro de 2016 terá metade de suas atrações formada por artistas da terra. A prata da casa brilhará durante a primeira noite de festa: dia 26 tocam Edimilsinho Pinto, Marcos & Antony, Elson Pressão, todos de Itaporanga, e Flor de Lotus, de Piancó.

Na noite de 27 apresentam-se Jonas Esticado, Pedrinho e Forró da Pegação e o forrozeiro Saulo Lacerda, também de Itaporanga. O São Pedro será encerrado com a banda Encantus, Forró do Chefe e Maike José, filho do cantor Flávio José.

O gasto com o São Pedro este ano deverá ser bem menor do que nos anos anteriores. As duas últimas festas juninas de Itaporanga consumiram, em gastos gerais, quase um milhão de reais, o que mereceu críticas de setores da oposição em face dos graves problemas que enfrenta o município. Foto: Itaporanga já começa a ser ornamentada para a festa.

A Paraíba se mantém numa posição de destaque no ranking dos portais da transparência dos municípios. O vice-presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, levou ao conhecimento do Pleno da Corte os números divulgados pelo Ministério Público Federal – MPF, que incluiu os municípios do Estado na 6ª posição no País e 1º no Nordeste. Essa realidade, observou o conselheiro, é fruto do permanente trabalho realizado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, junto às prefeituras, tanto, que no momento está finalizando mais uma avaliação periódica em todos os municípios.

Esse trabalho realizado pelo Tribunal de Contas acontece há três anos e é fruto de um esforço na mobilização dos prefeitos municipais, no tocante ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação, assim como em relação à transparência pública. O Tribunal editou uma Resolução para regulamentar os procedimentos, conforme as determinações das leis de Acesso à Informação (12.527/2011) e Lei Complementar (131/2009).

No ano passado, a Paraíba alcançou o 3º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e chegou a figurar entre os poucos estados onde todos os municípios implantaram portais de transparência, graças também ao trabalho do TCE em parceria do FoccoPB – Fórum de Combate à Corrupção. O conselheiro André Carlo alertou que a transparência pública é preceito constitucional, e lembrou as exigências da Lei Complementar 131/2009, ao prescrever a divulgação por meio eletrônico de acesso público, em tempo real, de informações sobre execução orçamentária e financeira dos entes públicos.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, ressaltou o trabalho realizado pela Corte com as rodadas periódicas de inspeções especiais, e reiterou o empenho da

HEPATITE C. EM BREVE, TESTES DE TRIAGEM RÁPIDA


Já utilizados para detectar o HIV, os novos TROD irão auxiliar na detecção do vírus da hepatite C em 15 minutos, a partir de uma gota de sangue.
 
Por: Le Figaro
 
Seis anos após terem sido aprovados para a AIDS, testes rápidos de triagem serão disponibilizados em breve para associações e centros de cuidados para detectar o vírus da Hepatite C em dezenas de milhares de pessoas que ignoram estar infetadas.

«Na França, os testes deverão estar disponíveis já neste mês de junho”, disse Jérôme André, o diretor da HF Prevenção, uma associação que, há vários anos, organiza operações de triagem rápida de AIDS nas populações de risco, durante uma conferência de imprensa organizada em Paris.

Conhecidos por TROD (teste rápido de orientação e de diagnóstico), os testes, que serão oferecidos gratuitamente, devem ser capazes de detectar o vírus da hepatite C (HCV) em cerca de quinze minutos, a partir de uma gota de sangue colhida no dedo.

Transmissão sanguínea
Se não for tratada a tempo, a infecção por HCV levará gradualmente à cirrose ou ao câncer do fígado. Mas ela aumenta também o risco de diabetes e de doenças cárdio vasculares, segundo o Prof. Jean-Pierre Bronowicki, hepatologista. De acordo com o Instituto de

Estudos afirmam que sexo aumenta a inteligência; frequência sexual do brasileiro é de apenas 3 vezes por semana

Estudos mostraram que ato sexual é capaz de criar neurônios

Estudos mostraram que ato sexual é capaz de criar neurônios (Imagem: Ilustrativa)

Sexo é uma fonte de prazer, faz bem ao corpo, à saúde e à qualidade de vida e pode até ajudar a perder peso. Além de todos esses benefícios, fazer sexo pode também aumentar a inteligência e a memória. É o que diz uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com os estudos, que foram feitos em ratos, o ato sexual é capaz de criar neurônios e gerar massa cerebral. Isso acontece principalmente no hipocampo, que é a área responsável pela memória a longo prazo. “Mesmo se não tivesse ocorrido a produção de novos neurônios, as habilidades cognitivas adquiridas durante o experimento diminuíam uma vez que submetidos a longos períodos sem atividade sexual”, explicaram os pesquisadores em entrevista ao Dayli Mail, da Inglaterra.

Eles disseram ainda que fatores como estresse fazem com que haja um encolhimento do hipocampo e o sexo pode agir de forma a contrariar esse efeito. Além disso, aatividade sexual aumenta a concentração de oxigênio no cérebro. “Os níveis do hormônio ocitocina aumentam cerca de 500% durante o sexo, fazendo com que nos sintamos relaxados e melhorando o sono”, disse também ao Daily Mail a especialista em relacionamento Tracey Cox.

Uma outra pesquisa, realizada pela Konkuk University, na Coreia do Sul, apresentou uma resultado parecido. Nesse caso, a análise foi feita com alguns casais de pessoas mais

A cidade espanhola que funciona à base de Twitter


A população ainda pode usar os métodos tradicionais, como preencher formulários na Prefeitura, para conseguir serviços públicos.

Em abril, quando nasceu a filha de José Antonio Rodríguez Salas, Martina, ele, como muitos novos pais orgulhosos, usou uma rede social para dar a notícia.

Mas Rodríguez Salas, o prefeito de Jun, uma pequena cidade no sopé da serra próxima a Granada, no sul da Espanha, não divulgou a mensagem em sua própria conta no Twitter. Em vez disso, ele escreveu uma curta mensagem de @martinajun, uma conta que ele criou na rede social para o bebê, dizendo: "Eu acabo de nascer".

Para os mais de 400 mil seguidores de Rodríguez Salas no Twitter, seus atos não foram surpresa. Isso porque o político espanhol passou a maior parte dos últimos cinco anos transformando Jun (pronuncia-se "run"), cuja população é de pouco mais de 3.500, em um dos mais ativos usuários do Twitter no mundo.

Para os habitantes da cidade, mais da metade dos quais têm contas no Twitter, a principal maneira de se comunicar com as autoridades locais hoje é a rede social. Precisa consultar o médico? Mande uma mensagem rápida para marcar horário. Viu algo suspeito? Mande um tuíte para a polícia de Jun.

A população ainda pode usar os métodos tradicionais, como preencher formulários na Prefeitura, para conseguir serviços públicos.

Mas Rodríguez Salas disse que ao efetuar a maior parte das comunicações da cidade pelo

Maria Melilo – Paparazzo 2016


Confira grátis as fotos de Maria Melilo no novo ensaio sensual para o Paparazzo, mais magra e mais sexy a ex-BBB posa pela tercira vez para o site da Globo. 

Famosa nua: Maria Melilo Revistas: Paparazzo Estilo: Ensaio Sensual Lançamento: 2016 Formato: Jpg 

Maria Melilo está de volta ao Paparazzo, quatro anos após sua última passagem pelo site de ensaios sensuais a famosa campeã da 11ª edição do Big Brother Brasil posou seminua exibindo sua nova silhueta em fotos sensuais.Maria Melilo está melhor do que nunca. Em seu terceiro ensaio para o Paparazzo, a vencedora do “BBB 11”, de 32 anos, contou que deixou a mulher sarada para trás e que agora segue uma linha muito mais natural. Este novo momento se reflete também em sua rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. Tanto que ela não precisou fazer nenhuma preparação especial para a sessão de fotos que aconteceu em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.No novo ensaio sensual intitulado “Hoje é dia de Maria” que fez para o site Paparazzo, a ex-BBB que está solteira há dois anos diz que quer encontrar sua alma gêmea. Maria Melilo agora é repórter do programa “TV Fama”, da RedeTV! Considerada uma das mais gostosas do BBB, Maria Melilo fez muita coisa em seu passado antes de entrar no programa, com o nome de Meg Melillo a morena enlouqueceu os homens em vídeos da Dreamcam, e posou pelada para fotos do DDGirls.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Veja documento: Governo Federal retira mais de R$ 17 mi de cofres da PB que seriam destinados ao viaduto do Geisel

O chefe do executivo estadual prometeu recorrer à Justiça contra o governo interino de Michel Temer, caso o valor não seja devolvido.

Por: Blog do Gordinho

O governador Ricardo Coutinho (PSB) ocupou espaços na mídia nesta sexta-feira (10) para se queixar da postura do governo federal, que através do Ministério das Cidades, retirou da conta da administração estadual recursos na ordem de R$ 17.561.039,53,que seriam destinados para as obras do Viaduto do Geisel.

De acordo com o documento obtido pelo Blog do Gordinho, o montante foi depositado na conta do governo no dia 11 de maio, um dia antes do Senado Federal confirmar o afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência da República.

Há três dias, o presidente interino Michel Temer (PMDB) determinou a suspensão de cerca de R$ 400 milhões em Ministérios como o das Cidades, de recursos que foram reservados pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff às vésperas da votação do impeachment. Segundo mapeamento do Ministério das Cidades, a pasta suspendeu quase R$ 300 milhões.

“Parte era de empenhos sem correspondência financeira. Ou seja, o governo não tinha

VEJA VÍDEO: Jô Soares comenta participação de Lira na Comissão do Impeachment no Senado

Na gravação Jô Soares parabeniza a atuação equilibrada à frente da Comissão do Impeachment que corre no Senado Federal, do senador Raimundo Lira (PMDB). Com bom humor, o apresentador comenta a condução do parlamentar, que tem tido calma e controle na mediação do processo.

Confira o vídeo:

video

Polêmica Paraíba

PIANCÓ DEVE OU NÃO TER TRÊS CANDIDATOS À PREFEITO; O ELEITOR DECIDE


Que o atual prefeito é pré candidato a reeleição isso é até natural, diante do que permite a Lei Eleitoral em vigor. Agora vem em sequência os nomes de Daniel Galdino (PSD) e aparece como pré candidato Paulo Barbosa (PT do B). O prefeito Sales Lima (DEM) já disse que vai repetir a mesma composição que foi eleita em 2012, com ele e Edvaldo. O grande dilema é com relação aos vices de Daniel e Paulo, caso esse último venha a oficializar sua pré candidatura. Daniel tem quase que certo o nome de Antonio Dantas (PTC), já Paulo, se for mesmo candidato, ainda busca um nome nos quadros do novo Grupo Político criado recentemente, advindos da base do atual prefeito Sales Lima. Não há um nome ainda, publicamente, apresentado para compor a possível chapa desse novo Grupo.

Pois bem, já na questão dos pré candidatos à vereadores, há um grande dilema de ambas as partes e mais especificamente da base do prefeito Sales. Hoje o prefeito conta com pouco mais de cinco partidos, o que pode dificultar o registro de todos os pretensos candidatos a vaga de vereador, já que querem uma coligação única. 

O pré candidato Paulo Barbosa, segundo contagem feita por nossa Redação, está com o PT do B e PSB.

A ex-prefeita Flávia lidera quase 20 siglas partidárias, dentre estas o PSD, PMDB, PHS,

Ministério Público aciona mais de 2.000 prefeitos para exigir transparência

Muitas cidades e Estados continuam sem cumprir a lei…
…embora ranking de acesso em 2016 tenha alguns avanços
Roraima, Bahia e Acre registram os piores desempenhos
Espírito Santo, Ceará e Rondônia tiveram nota máxima
Mato Grosso do Sul teve a melhor evolução em transparência


O Ministério Público Federal anunciou ontem (8.jun.2016) que vai acionar 2.109 gestores públicos, entre prefeitos e governadores, por não cumprirem o que determinam as leis de transparência no país. A decisão foi tomada a partir de um estudo sobre como as cidades e os Estados oferecem (ou não) acesso a dados públicos.

Numa escala de 0 a 10, o 2º Ranking Nacional da Transparência de 2016 registrou uma média de 5,14, segundo relatório divulgado pelo Ministério Público Federal.

O índice nacional anterior, produzido em dezembro de 2015, havia registrado 3,92.

As informações são da repórter do UOL Gabriela Caesar.

O Ministério Público diz que a iniciativa de mapear e expor o grau de transparência no Brasil “conseguiu, em apenas seis meses, elevar em 31% o índice nacional”. O resultado

Veneziano paga R$ 15 mil por mês para jornal desmontar Romero em Campina

Marcos Maivado Marinho


O portal do “Jornal de Verdade”, em consonância com o programa de mesmo nome na rádio Cidade de Esperança ancorado por Juarez Amaral de Medeiros e que tem na sua bancada, dentre outros, o jornalista Carlos Magno, ex-coordenador de Comunicação do Município nas gestões de Veneziano Vital do Rego e atualmente assessor de imprensa do parlamentar, transformou-se em algoz do prefeito Romero Rodrigues e, em sistemática campanha de desmoralização pública do alcaide, de fato não lhe tem dado sossego nos últimos dias.

Hoje mesmo está no ar uma denúncia, atribuída a médicos do Instituto de Saúde Elpidio de Almeida (ISEA), de que pacientes à espera de atendimento estariam dormindo no chão frio da maternidade. 

Diz a matéria que médicos prestadores de serviço no Instituto e pacientes denunciaram que procuram a unidade em busca de tratamento digno, mas não encontram. Foto mostra mulheres deitadas no chão.

“Essa não é a primeira vez que o suposto tratamento desumano que o hospital vem dispensando aos pacientes ganha repercussão estadual, avisa a matéria lembrando que em 15 de julho de 2013 os mesmos médicos denunciaram na promotoria de Defesa da Saúde de Campina Grande a superlotação e as péssimas condições de trabalho enfrentadas por eles, dando exemplo da falta de equipamentos básicos.

É ainda informado que os médicos prometem novamente abrir um procedimento preparatório na Promotoria da Saúde requisitando explicações à Secretária de Saúde e à

EITA! Mulher traída tenta arrancar pênis do marido com faca após descobrir traição com melhor amiga; fotos!

O homem foi encontrado ferido no meio da rua, pois havia perdido muito sangue e segurava uma bolsa de gelo sobre o ferimento

Marido com as partes íntimas sangrando no meio da rua (Foto: Reprodução/Pattaya One)

Na manhã do dia 7 de Junho médicos correram para atender um paciênte,  após relatos de que um homem estava gritando por ajuda.

Chegando ao local os médicos descobriram um homem de 47 anos que teve a identidade preservada, chorando de dor e segurando um saco de gelo em sua virilha.

Sua esposa de 39 anos que também teve a identidade preservada,  estava sentada observando e olhando com raiva para ele.

A esposa explicou que ela e seu marido estavam vendendo frangos e ontem à noite ouviu rumores de que seu marido estava tendo um caso. Depois de alguma pesquisa ela descobriu que a outra “senhora” era sua melhor amiga, ela então ficou furiosa.


Depois de acalmar-se, ela então começou a flertar com o marido, para excitá-lo e começou a fazer sexo oral, quando ele relaxou ela pegou uma faca que estava escondida e cortou o pênis, saiu muito sangue para todos os lados.

O homem ficou em choque e com muita dor.

Ela, então, ficou preocupada e logo em seguida, ligou para os médicos. O homem infelizmente perdeu muito sangue, e não há garantias se ele vai se recuperar e poder usar o pênis novamente.

R7

Candidatos a vereador sem microfone em Itaporanga

Conforme a nova legislação eleitoral, os candidatos a vereador não terão microfone. Para ser mais exato, pretendentes a uma vaga no Poder Legislativo não terão horário eleitoral de rádio e TV.

Este espaço só estará disponível para os concorrentes ao cargo de prefeito. Para vereador fica o consolo de inserções de 30 e 60 segundos.

CVN

Bar é fechado suspeito de favorecer prostituição interestadual, na Paraíba


De acordo com o delegado Seccional da Polícia Civil no Brejo, Ricardo Sena, a operação foi desencadeada depois de informações sobre o ponto de prostituição no local

Um bar foi fechado na noite dessa quinta-feira (9), sob a suspeita de favorecimento a prostituição interestadual na cidade de Guarabira, no Brejo do estado, a 98 km de João Pessoa. O local funcionava também como dormitório para prática sexual.

Bar foi fechado pela Polícia Civil 
De acordo com o delegado Seccional da Polícia Civil no Brejo, Ricardo Sena, a operação foi desencadeada depois de informações sobre o ponto de prostituição no local. A equipe da Delegacia da Mulher, sob o comando da delegada Cristiane Medeiros, foi averiguar a denúncia.

“Quando a equipe chegou ao local não flagrou a prostituição, mas favorecimento. Tinham muitos indícios porque nos quartos foram achados vários preservativos e as pessoas confirmaram a prática. As garotas são dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e até do Ceará”, confirmou o delegado.

Segundo Ricardo Sena, o proprietário do estabelecimento vai responder pelo crime de favorecimento à prostituição. “O bar funcionava apenas de fachada e de local para as meninas se encontrarem com os ‘clientes’”, disse. 

Por Hyldo Pereira

62% dos jovens têm hábitos de risco na internet


A pesquisa mostrou que, diante do perigo, os adolescentes procuram mais os amigos do que os pais e professores para contar.

A pesquisa ‘Crescendo on-line’, divulgada esta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicou que 94% dos brasileiros acreditam que os jovens correm risco de serem abusados sexualmente ou explorados, na internet. Mais de 62% dos entrevistados acham que seus amigos têm comportamento de risco ao usar a internet. Nos Estados Unidos, esse número cai para 33%. O estudo internacional ouviu a opinião de jovens com 18 anos de idade. O objetivo era conhecer as perspectivas de quem cresce em um mundo cada vez mais conectado.

Emilly Gonçalves, 16, contou que usa muito a internet, mas, tem receio. “Por trás da tela, a gente não sabe se a pessoa está bem intencionada ou não. Nunca sofri nenhum tipo de assédio, mas a gente fica meio assustada em como lidar. Eu procuraria minha mãe”, disse.

A colega, Vitória Almeida, 16, narrou que já recebeu cantada de homem mais velho. “Eu o conhecia de vista. Deletei e contei para minha mãe. Sempre digo para as minhas amigas se isso acontecer, deletar e bloquear. Mas, sempre conto primeiro para os amigos e meu padrinho de crisma. Se a gente não sabe quem é, não deve nem aceitar convite em rede social”, relatou.

“A internet ajuda a fazer amizades. Mas, tem que ter cuidado, procurar saber quem é a pessoa, se tem amigo em comum. Já vivenciei uma situação estranha, mas, quando

Alta no preço do feijão gera memes e viraliza zoação nas redes sociais da população paraibana; confira!


O alimento ficou mais caro por causa da queda na produção e efeitos da seca.

Preferencia de todo brasileiro, o aumento no preço do feijão nesse mês junho espantou os consumidores e de quebra virou gozação nas redes sociais.

Comparando a outros estados, a Paraíba ainda não está no mesmo nível, mas já se pode encontrar o kg  por até R$ 11 dependendo da região e supermercado.

Segundo pesquisa de planejamento, há estados no Brasil em que o feijão subiu mais de 36% desde o início do ano. A perspectiva é que o valor aumente próximos meses.

Os internautas não perdoam, e fizeram memes e vídeos comparando a compra de feijão a uma joia valiosa, ou até mesmo sugerindo dar a quem ama um pacote do grão.

Confira aqui os memes mais compartilhados:

Moradores encontram feto dentro de caixa de papelão no Sertão


Um feto foi encontrado, na manhã desta segunda-feira (6), dentro de uma caixa de papelão,  na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano.

De acordo com informações de populares, o bebê foi localizado por moradores da Rua Manoel Pedro, na região central do município.

A Polícia Civil e os profissionais do Instituto de Perícia Científica (IPC) foram acionados e fizeram os procedimentos legais.

Foi instaurado inquérito policial na tentativa de identificar e localizar a mãe da criança.

O feto foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (GEMOL) da cidade de Patos para a realização da necropsia.

A polícia informou que ainda não foi possível identificar a idade e o sexo da criança.

MaisPatos

Eleitor vai poder fiscalizar eleições 2016 através de aplicativo


Aplicativo gratuito será lançado em agosto pela Justiça Eleitoral; estratégia é que o próprio cidadão atue como fiscal dos candidatos

Os eleitores insatisfeitos com os crimes eleitorais praticados por candidatos, nas eleições municipais deste ano irão contar com uma ferramenta eficiente para denúncias à Justiça Eleitoral. Foi o que garantiu o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), George Bezerra Cavalcanti, durante a primeira reunião para tratar da segurança das Eleições 2016. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), na sede do TRE.

Segundo Bezerra, o novo aplicativo deve ser lançado no mês de agosto, quando estará disponível para download, gratuitamente, na Apple Store e Google Play. A plataforma foi desenvolvida por técnicos do TRE da Paraíba a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, que fará o lançamento nacional em data ainda não definida. “É o próprio eleitor sendo fiscal da eleição”, resumiu.

Nas eleições 2014, o TRE havia lançado um aplicativo similar, chamado Pro-TRE, que permitia aos usuários de celular e outros dispositivos móveis que tenham conexão com internet, como iPad e tablets Android, enviassem fotos que registrem indícios de propaganda eleitoral irregular. 

A diferença do novo aplicativo, que ainda não tem nome, com os dispositivos criados em eleições anteriores, explicou o secretário de TI, é que o cidadão poderá encaminhar fotos,

Coremas inicia festejos juninos: serão 8 noites de festa nos bairros e uma novidade para Mãe D’água

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A cidade de Coremas começa a festejar o mês junino a partir desta sexta-feira, 10, com o seu São João da Roça, evento promovido pela Prefeitura em vários bairros da cidade. A festa termina no dia 22 e para a qual foi elaborada uma vasta programação, com apresentação de quadrilhas, shows de forró e muito arrasta-pé. As festividades começam sempre a partir das 20h.

Nesta sexta-feira, 10, a abertura será no bairro Linha de Ferro, com as seguintes atrações: apresentação de quadrilha da localidade, Joãozinho do Acordeon e Thor e Banda. Neste sábado, 11, será a vez da Cruz da Tereza, que terá as mesmas atrações musicais da abertura, além da quadrilha do bairro.

As festividades terão uma pausa e volta no outro final de semana. Na quinta-feira, 16, o evento recomeça na escola Branca de Neve: a quadrilha do educandário e Forró Tô de Boa são as atrações. No dia 17, sexta-feira, todos os caminhos levarão à Praça Guilherme Town, onde terá apresentação de quadrilha da escola Menino Jesus, Thor e Banda, Forró Tô de Boa e Joãozinho do Acordeon.  

No sábado, 18, também será a Praça Guilherme Town o palco do São João na Roça, e a festa da galera será feita por Joãozinho do Acordeon, Forró Zueira (Alex Zueira) e Thor e Banda. A quadrilha que vai se apresentar é a da escola Flórido Nitão.

No dia 19 (domingo), a programação segue no Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, com apresentação de sua quadrilha junina, Joãozinho do Acordeon e Thor e Banda. No dia 20

Ministro de Temer visita obras em São José de Piranhas nesta sexta-feira


O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, faz uma visita técnica às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, nesta sexta-feira (10) e sábado (11). O objetivo é vistoriar o trabalho realizado nos dois eixos (Norte e Leste) do empreendimento, hoje com 87,4% das obras concluídas.

Nos dois dias de agenda, o ministro estará em três dos estados beneficiados pelo Projeto: Paraíba, Ceará e Pernambuco. O ministro atende a imprensa às 9 horas no aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará.

O primeiro dia de agenda será dedicado ao Eixo Norte do Projeto, com visita a estruturas em São José de Piranhas (PB), Jati (CE) e Cabrobó (PE). O roteiro inclui um sobrevoo ao Cinturão das Águas do Ceará, obra associada ao Projeto São Francisco.

No sábado, já no Eixo Leste, Helder Barbalho vistoria trechos do empreendimento em Monteiro (PB) e Floresta (PE) e sobrevoa as obras do Canal do Sertão Alagoano (AL).

Radar Sertanejo