sábado, 4 de junho de 2016

Empresário piancoense pode vir a substituir sua esposa na disputa a uma Cadeira na Câmara de Piancó


O jovem empresário piancoense, Artur Azevedo Lacerda (PSDB) pode vir a colocar seu nome como pré-candidato às eleições de vereador nesse ano de 2016. Casado com a Assistente Social e atual vereadora Erilene Alves de Azevedo Lacerda [que preside o PSDB em Piancó], Artur disse em recente contato com a reportagem de OBlogdePianco que, na decisão da sua esposa não vir a concorrer numa reeleição para a Câmara Municipal, ele a substituirá nessa postulação, desde que o partido aprove o seu nome nas Convenções Eleitorais. 

Artur é de família bastante conhecida no Vale do Piancó, e tem seu trabalho desenvolvido na área comercial e participa ativamente das campanhas políticas no Município, sempre ao lado do ex-prefeito e atual vice, Edvaldo Leite de Caldas (PSDB). 

A vereadora Erilene, segundo nos informou, pretende focar mais no seu trabalho profissional, como Assistente Social. 

Uma das poucas mulheres que assume uma Cadeira na Casa de Padre Manuel Otaviano, Erilene tem desenvolvido um trabalho voltado as classes menos favorecida da sociedade, e não mede esforços quando é pra defender "os excluídos" na Tribuna da Câmara. Ajudou a eleger o atual prefeito, Sales Lima, mas sempre que é necessário, se posta como uma parlamentar independente, na defesa de  ações que possam criar condições para a população. Uma de suas ações mais conhecidas, é com relação ao Dia do Gari. Uma classe de trabalhadores que sempre foi esquecida, e que nos últimos anos vem sendo reconhecida pelas autoridades local, lhes dando o valor merecido.

Artur disse que, caso seu nome seja escolhido pelo partido na Convenção, irá sim a disputa e já se coloca como pré-candidato a vereador. "Darei continuidade aos projetos da vereadora Erilene e buscarei atender os apelos da população, desde que esteja ao meu alcance as reivindicações destes", finalizou.

www.oblogdepianco.com.br

Aids completa 35 anos e já causou a morte de 37 pessoas na Paraíba este ano


A epidemia mundial de Aids completa 35 anos neste domingo (5). Desde 1985, ano do primeiro diagnóstico da doença na Paraíba, foram notificados mais de 7 mil casos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, no ano de 2015 foram notificados 838 casos de HIV/Aids e 161 óbitos. Já em 2016, até o mês de maio, foram notificados 380 casos e 37 óbitos.

Ainda de acordo com a SES, as faixas-etárias que mais vêm crescendo em número de notificações de HIV/Aids são: 15 a 19 anos – com 27 casos notificados em 2015 e 20 já em 2016; 20 a 29 anos – 262 casos em 2105 e 104 em 2016; e 30 a 39 anos – 273 casos em 2015 e 122 casos em 2016.

A secretaria ressalta a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais e, como ação de prevenção para as festas juninas, vai enviar na próxima semana preservativos e géis lubrificantes para as Gerências Regionais de Saúde.

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, a desinformação ainda é a maior ameaça e, mesmo com o passar dos anos, o número de soropositivos vem aumentando, principalmente entre a população jovem, entre 15 e 24 anos de idade.

“A Aids não tem cara nem idade, a aparência externa não define quem tem ou não tem a doença. A prevenção e promoção à saúde ainda é a melhor forma de se cuidar”, ressaltou Ivoneide. Ela lembrou ainda que, em caso de relação sexual desprotegida, é importante fazer o teste após 29 dias, para que seja iniciado um tratamento em caso de reagente para HIV.

“É só passar no serviço de saúde mais próximo e pegar quantos preservativos quiser, não tem limite por pessoa, e é bem rápido. Não precisa passar por médico ou enfermeiro”, concluiu a coordenadora.

Portal Correio

Prefeitura da PB paga 25% da conta para que energia não seja cortada


A Prefeitura de Alhandra informou, neste sábado (4), que já pagou 25% de conta atrasada para que a Energisa  não corte a energia dos prédio públicos da cidade.

De acordo a assessoria de Alhandra, já foram pagos 25% da conta mencionada em sites para assegurar o fornecimento da energia.

A Prefeitura promete quitar o restante nos próxima dias e afastar a preocupação da população de que a energia nos órgãos públicos seja cortada.

MaisPB

Cai terceiro ministro de Temer: Fábio Medina Osório é demitido da AGU


Temer decide demitir chefe da Advocacia-Geral da União. Medina Osório deu ‘carteirada’ para usar jatinho da FAB. A informação está  postada no jornal O Globo.

O presidente interino Michel Temer decidiu demitir o chefe da Advocacia-Geral da União, Fábio Osório, segundo informa Jorge Bastos Moreno em sua coluna na edição deste sábado. Osório tentou embarcar esta semana para Curitiba, na Base Aérea e teve o pedido negado. Diante da negativa, deu uma carteirada nos oficiais da Aeronáutica, dizendo ter status de ministro de Estado. A confusão, no entanto, chegou ao gabinete do presidente.

Temer descobriu ainda que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli só revogou sua decisão de demitir o presidente da EBC, Ricardo Melo, nomeado por Dilma porque o advogado-geral da União, que deveria fazer a defesa do governo, estava na viagem a Curitiba. O advogado é afilhado político do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Osório será o terceiro ministro de Temer a deixar o governo. O primero foi o senador Romero Jucá, que pediu demissão do Ministério do Planejamento após serem divulgados os áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em conversa gravada, senador teria sugerido ‘pacto’ para barrar Lava-Jato.

O segundo a sair foi o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Ele aparece na gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros, a não antecipar informações à Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato. Antes de se tornar ministro, Silveira também teria procurado o Ministério Público em busca de informações sobre as investigações contra Renan no esquema de corrupção da Petrobras.

Cristalvox.com

A história completa do estupro que chocou o Brasil


VEJA reconstituiu o enredo do infame crime cometido contra uma garota de 16 anos no Rio de Janeiro. A vítima estava inconsciente desde o início da agressão sexual

Encoberta pela sombra da vergonha, do medo, da culpa e da negação da própria vítima, a violação do corpo de uma mulher é, na imensa maioria dos casos, um ato inconfessado, tolerado e envolto em dúvidas. Foi assim no sábado 21 de maio, em que uma menina de 16 anos foi estuprada por pelo menos nove homens durante horas deitada sobre um colchão sujo de uma casa no Morro da Barão, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira rea­ção da sociedade ao tomar conhecimento do caso que repercutiu em todo o mundo foi de choque diante da violência. Em seguida, veio a incômoda constatação: no ambiente frequentado pela adolescente, de criminalidade e valores tortos, violências sexuais abomináveis são constantemente confundidas com relações sexuais aceitáveis.

Em casos como esse, não deveria haver relativismo algum, compreensão com o que é intolerável. O sexo sem consentimento é crime - ainda que nem mesmo a moça, cevada em um ambiente de permissividade, tenha entendido de imediato que fora estuprada. Uma minuciosa reconstituição desta tragédia feita por VEJA comprova que a adolescente estava inconsciente desde o início da agressão. Quando o estupro coletivo aconteceu, a menina vinha de seis horas seguidas embaladas a bebida e drogas em um baile funk que a deixaram fora de si. Ainda fez sexo com um parceiro, num alojamento de bandidos do morro, e não teve forças para ir embora. Ali foi encontrada, sozinha e inerte, e levada por um marginal para outro imóvel.

No "abatedouro", como é chamado, seria violentada pelo bando, que estava na área por acaso: planejava atacar uma facção rival, mas a ação fora abortada. Quando enfim voltou para casa, a garota tomou banho e foi dormir. Não lhe passou pela cabeça denunciar seus agressores. Em conversas com psicólogos, ela explicou por que não fez nada. Primeiro, por não saber direito o que tinha acontecido. Depois, porque na favela isso é normal. "A lei deles é outra", disse.

Veja

ANS suspende comercialização de 35 planos de saúde; veja a relação


Juntos, os planos de saúde afetados são responsáveis pela assistência de 272 mil beneficiários, que não sofrerão com a medida

A partir da próxima sexta-feira (10), 35 planos de saúde de oito operadoras terão a comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os motivos da punição são reclamações de beneficiários relativas à cobertura assistencial, como negativa e demora no atendimento. Veja a lista aqui.

Medida faz parte de um acompanhamento periódico da ANS

Juntos, os planos de saúde afetados são responsáveis pela assistência de 272 mil beneficiários, que não sofrerão com a medida. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais desses clientes para que só então possam receber novas contratações.

A medida, tomada a cada três meses, faz parte de um acompanhamento periódico feito pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência reguladora. Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Das oito operadoras com planos suspensos neste ciclo, três já tinham planos em suspensão no período anterior e cinco não constavam da última lista de suspensões. Paralelamente à suspensão, sete operadoras poderão voltar a comercializar 35 produtos que estavam impedidos de serem vendidos. 

Agência Brasil

Funkeira Anitta passa mal e é internada em hospital de São Paulo


Ontem, a cantora foi internada no Rio de Janeiro com suspeita de zica e passou a noite no hospital fazendo exames que constataram uma virose.

Anitta passou mal na noite de sexta-feira, 3, antes de se apresentar em Ourinhos, em São Paulo, e foi internada em um hospital do Rio de Janeiro. Neste sábado, 4, a assessoria de imprensa da cantora divulgou um comunicado sobre o estado de saúde da “poderosa”: “Informamos que Anitta passa bem e já está em casa. Ontem, a cantora foi internada no Rio de Janeiro com suspeita de zica e passou a noite no hospital fazendo exames que constataram uma virose. O show de Ourinhos – SP precisou ser desmarcado e será realizado na próxima semana, dia 9 de junho. Anitta não precisará desmarcar seus próximos compromissos, sua agenda segue inalterada”.

Entenda o caso
A noite de sexta-feira, 3, era para ser de muito trabalho para Anitta, mas a cantora foi internada em um hospital do Rio de Janeiro após passar mal com suspeita de Zika. O EGO conversou com a assessoria de imprensa da cantora que confirmou informação.

Nas redes sociais, a equipe de Anitta disse que o show será remarcado para a próxima semana: “Informamos que por recomendação médica Anitta não se apresentará hoje na cidade de Ourinhos – SP. O show da 50 FAPI foi remarcado para semana que vem (09/06), com entrada gratuita. Nós desejamos melhoras para Anitta e aguardamos todos os fãs por lá!”

Um vídeo que já circula na internet mostra o produtor do evento no palco, com toda a

Serra Grande: Pré-candidata Eliana diz que escolha de vice será feita pelo povo


A pré-candidata a prefeita do grupo de oposição no município de Serra Grande, Eliana Nunes da Silva (PSB), afirmou como será feita a escolha de vice na sua chapa para as eleições municipais de 2016.

Em declarações à redação de notícias do portal Radar Sertanejo a socialista disse que será fundamental a participação de lideranças e apoiadores de seu grupo político para decidir sobre a escolha do pré-candidato a vice-prefeito, mas deixou claro que vai ouvir a população.

– Em respeito aos nosso eleitores e amigos estamos ouvindo a população manifestar sua opinião democraticamente, disse. Ela acrescentou que a escolha do nome será feita de forma participativa, para o bem de Serra Grande.

A pré-candidatura de Eliana é forte  e vem ganhando musculatura e adesões importantes que se juntam ao seu projeto político.

Por Dida Gonçalves - Radar Sertanejo

Menino de 1 ano desenvolve pênis de adulto e impulsos sexuais de adolescente


Uma criança de 1 ano, do sexo masculino, que mora com os pais em Délhi (Índia), desenvolveu pênis do tamanho do de um adulto e desejos sexuais de um adolescente. O motivo é rara condição hormonal.

De acordo com a reportagem do O Globo, o bebê passa por puberdade precoce. A família decidiu procurar um médico depois de a criança apresentar pelos pubianos e faciais.

Os médicos estão tratando a criança com terapia hormonal. A puberdade precoce atinge um em cada grupo de cem mil bebês de 1 ano. Casos também podem ser registrados em meninas, com idades entre 8 e 10 anos.

O Globo

Em Itaporanga, professora fala sobre o assalto que sofreu quando retornava para casa

Por Redação da Folha – “Na hora, a gente acha que aquilo é sonho, um pesadelo, que não é real, e o que mais eu queria no momento era sair dali, é tudo tão rápido, mas parece durar uma eternidade”, disse a professora Alexandra Pereira da Silva, de 37 anos, após sofrer um assalto, quando retornava para casa, no começo da tarde dessa sexta-feira, 3.

Depois de deixar o local onde trabalha, a creche Santa Clara, no centro de Itaporanga, a professora seguiu a pé por um caminho alternativo, por dentro do rio Piancó, em direção ao conjunto Chagas Soares, onde reside.

Ela conta que seguia pela estrada, que fica em uma área desabitada, quando viu dois jovens saindo de uma roça e correndo em sua direção. “Naquele momento, eu já sabia que eles iriam me assaltar: então, um deles botou um estilete nas minhas gostas, e agarrou com força meu braço, querendo o celular, mas eu disse que tinha penas 40 reais, e eles pegaram o dinheiro e entraram no mato”, relatou a professora.

A vítima conseguiu preservar seu celular, porque, quando viu a aproximação da dupla, atirou o aparelho no mato e, depois, com o afastamento dos dois criminosos, recuperou o telefone. “Itaporanga está de um jeito que a gente não pode mais confiar”, comentou a professora em tom de revolta pela sensação de insegurança. Ela registrou um boletim na delegacia local.

Conforme o registro, os dois elementos estavam com seus rostos cobertos por panos e um deles tinha uma tatuagem de peixe na perna. “Fiquei a todo tempo de cabeça baixa, como me pediram, foi uma experiência muito desagradável, mas agora estou bem, ao lado de minha família”, disse. Foto (Ricardo Pereira): muita gente usa esse caminho para deslocamento entre o conjunto Chagas Soares e o centro da cidade, mas está ficando perigoso.

Projeto MatuTV 2016, das TVs Cabo Branco e Paraíba, traz Lucas Veloso como apresentador


O mês de junho chegou e, com ele, as tão esperadas festas juninas. Nessa hora, todo mundo sabe que o canal do São João é o MatuTV, que leva as novidades do Maior São João do Mundo aos telespectadores das TVs Cabo Branco e Paraíba. E este ano tem novidade: o projeto agora conta com a apresentação do ator Lucas Veloso.

O paraibano, que vem fazendo sucesso com o personagem Lucas, em Velho Chico, foi uma escolha da Rede Globo para ancorar o programete. No novo desafio, o jovem filho de Shaolin vai emprestar seu talento para falar sobre o arrasta-pé em Campina Grande, além de interpretar personagens típicos da cultura local.


Neste ano, o MatuTV ainda conta com uma página do G1 Paraíba para as principais notícias da festividade não só na Rainha da Borborema como em outras cidades do estado, como Patos, Monteiro, Solânea e Bananeiras.

O MatuTV 2016 tem o patrocínio de Maizena, Atacadão dos Eletros, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Faculdades Maurício de Nassau.

Intervalo

Material elaborado na UFCG ajuda candidatos nos estudos para o Enem


"Enem na palma da mão: estudar para aprender e para passar no exame". Este é o nome da série elaborada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que tem como objetivo apresentar aos estudantes que vão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns temas recorrentes nas questões de Língua Portuguesa da prova de Linguagens. Acesse aqui.

O material foi elaborado pelos alunos da disciplina Estágio de Língua Portuguesa - Ensino Médio, do Curso de Letras - Português (Diurno), com organização da professora Denise Lino de Araújo, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).

A série é composta por quatro módulos: Produção de Texto, Leitura Multimodal, Variação Linguística e Concordância Nominal e Verbal.

Para subsidiar os módulos também serão produzidos vídeos aulas que serão disponibilizadas no canal do Youtube - Enem na Palma da Mão.

Portal Correio

Djacy Almeida declara apoio à pré-candidatura de Lídio Carneiro em Igaracy


O jovem guarda municipal Djacy Almeida, de uma tradicional família da cidade de Igaracy, decidiu declarar apoio a pré-candidatura de Lídio Carneiro. Djacy tem uma boa amizade com a família do pré-candidato a vice prefeito Galego de Celino e sempre foi atuante na política local.

“Pra mim é motivo de alegria receber uma adesão como a de Djacy, ele vem somar e mostra que temos condições e credibilidade para fazer juntos uma Igaracy bem melhor”, disse Lídio.

A noticia do apoio caiu como uma bomba na cidade, já que a saída do jovem mostra mais uma baixa na base da atual prefeita, que a cada dia vem perdendo apoios.

Hugo Igaracy

Papa Francisco edita regra para punir bispos coniventes com a pedofilia


Mudança no código canônico torna mais clara a identificação da falta atribuída aos bispos que não apurarem nem punirem a prática de abuso sexual contra crianças na Igreja.

SUETONI SOUTO MAIOR

Um tema tratado sempre com muito melindre pela Igreja Católica, a pedofilia envolvendo religiosos, ganhou neste sábado (4) uma importante ferramenta de combate ao que o papa Francisco já tratou em outros discursos como “tragédia”. A partir de agora, os bispos culpados de "negligência no exercício de suas funções" ante casos de "abusos sexuais contra menores" poderão ser destituídos. O decreto de Francisco foi incorporado ao direito canônico. 

O diferencial da decisão em relação ao que já era previsto anteriormente no direito canônico é a clareza atribuída à falta dos bispos. Antes, era prevista a destituição do ofício apenas em fatos considerados “causas graves”. "Com a presente, quero precisar que entre estas chamadas 'causas graves' se inclui (a partir de agora, NR) a negligência dos bispos no exercício de suas funções, em particular no que diz respeito aos casos de abusos sexuais contra menores e adultos vulneráveis", escreveu Francisco.

Para as punições, o papa será orientado por um colégio de juristas, que ficarão responsáveis por fundamentar as decisões. Francisco escreveu na Carta Apostólica em forma de “motu proprio”, com o título “Como uma mãe amorosa”, que a Igreja ama a todos

Novo boletim de monitoramento dos casos de microcefalia na Paraíba registra 129 casos confirmados


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Resposta Rápida, no período de agosto de 2015 até a vigésima primeira semana de 2016, registrou 882 casos de microcefalia em 135 municípios paraibanos. Destes casos, 129 foram confirmados com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; 442 descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 311 estão sendo investigados.

Quanto aos óbitos, não houve alteração em relação aos números do último boletim (20ª semana). Dos casos notificados na Paraíba, 24 evoluíram para óbito, sendo confirmados 11, nos municípios de Sapé (2); São José do Sabugi (1); São João do Rio do Peixe (1); Santa Rita (2); Olivedos (1); Juazeirinho (1); João Pessoa (1); Conde (1) e Campina Grande (1). Três foram descartados e 10 estão sendo investigados.

Para outros esclarecimentos, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da SES, por meio do endereço eletrônico: cievs.pb@gmail.com ou pelo telefone: 0800-281-0023.

Ações – O Governo do Estado, por meio da SES, vem desenvolvendo uma série de atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, com o apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Polícia Militar, além dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

Sala de Situação – A Sala de Situação funciona no Espaço Cultural, de segunda a sexta-

Pinto do Acordeon comanda 2º dia do Maior São João do Mundo


Na programação do Palco Principal tem ainda Roninho do Acordeom, Jorge de Altinho e Felipe Lemos. Confira ainda os eventos paralelos no Parque do Povo.

A animação não dá trégua e os forrozeiros já se preparam para o segundo dia de arrasta pé no Quartel General do Forró. Nesse sábado (4), as atrações que irão comandar a festa d'O Maior São João do Mundo no palco principal do Parque do Povo, em Campina Grande, serão os cantores Pinto do Acordeom, Roninho do Acordeom, Jorge de Altinho e Felipe Lemos, de acordo com a coordenação da festa.


O artista Pinto do Acordeon é a atração principal de hoje. O interesse dele pela música surgiu quando ele ainda era criança, ficando conhecido por fazer parte das apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Natural de Conceição, no Sertão da Paraíba, como compositor e cantor ele é um dos ícones da cultura nordestina. Uma das canções do artista que mais fazem sucesso é a “Neném Mulher”, que ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.

Outra atração que vai animar os forrozeiros nesse sábado é Roninho do Acordeon. Ele é de Campina Grande e enveredou pelo mundo da música também na infância, tendo como uma de suas principais referências Luiz Gonzaga. Ele já tocou em algumas banda da região, mas atualmente segue carreira solo interpretando canções do autêntico forró pé de serra.  

Jorge de Altinho também é atração confirmada para essa noite. Pernambucano de Olinda, ele cresceu sob a influência de violeiros, aboiadores, coquistas, sanfoneiros, leitores de

Festas Juninas: É necessário valorizar os artistas locais e regionais


Este Vale é um grande celeiro de artistas, principalmente no campo da música, muitos deles vivendo hoje do que produzem, mas é extremamente desafiador e dificultoso sobreviver de arte em uma região onde são tão pouco valorizados, apesar de filhos daqui e de ser a música nosso principal produto cultural de consumo.

Nossos contadores, nossas bandas, nossos grupos, nossos compositores precisam ser valorizados moralmente e financeiramente pela sociedade e pelo poder público. E valorizá-los não é um favo que lhes prestamos, mas um dever de consciência artística, e os que não a tem não podem dizer que entendem de música ou que gostam de música.

Anualmente, as prefeituras deste Vale gastam algumas centenas de milhares de reais com a contratação de bandas e cantores para as festas públicas, mas 95% desses recursos vão para os artistas de fora, especialmente do Ceará e Pernambuco. Não é correto que um prefeito pague 30 mil reais por duas ou três horas de show de uma banda cearense, por exemplo, e não contrate o artista da terra, cujo preço é infinitamente menor, sem falar que esse dinheiro vai circular dentro da própria economia local.

É óbvio que o gestor municipal precisa atender ao anseio da juventude festeira, que sempre quer curtir uma banda famosa, mas é necessário que os prefeitos também contratem as bandas e grupos locais e regionais, e não apenas pela obrigação que têm de incentivar e desenvolver a cultura de sua terra, mas, principalmente, pelo fato de que

04 de junho - Aconteceu em Itaporanga


LUIZ FRANÇA

Rádio Revista homenageia Luiz França

O jornaleiro Luiz França de Melo tern 79 anos, e quando pega pra conversar não larga mais. Santista roxo e carnavalesco de coração, não se cansa de afirmar que estes são seus assuntos favoritos. “Nasci para o samba e do samba. O ritmo corre em minhas veias”.
Luiz trabalha há 26 anos na Banca da Praça da Marisa e na segunda-feira, dia 4 de junho faz aniversário. Ele veio da Paraíba e chegou em Mogi em janeiro de 1957 para trabalhar na Elgin como polidor “Quando cheguei a São Paulo e comecei a trabalhar no meio industriário conheci Boris Grinberg, que se lembrou de mim quando veio trabalhar na Elgin e percebeu que estavam precisando de uma pessoa com a experiência que eu tinha”.

Mesmo trabalhando bastante para sustentar a família, Luiz não deixou sua paixão pelo carnaval de lado e decidiu montar uma escola de samba. “Em 1973 fundei a Mocidade Alegre Comercialina e dois anos depois conquistamos o titulo de Campeão do Carnaval Mogiano”.

“Minha alegria se completou quando fui homenageado, pelo então prefeito de Mogi Antonio Carlos Machado, com o título de ‘Cidadão do Samba’, recorda-se, completando que é uma 1embrança especial o fato de ter sido condecorado por exercer uma atividade com todo amor”.

Como se tornou jornaleiro?
Luiz conta que, ao se aposentar, sentiu uma necessidade enorme de continuar na ativa. Foi então que, com o convite de Nitoshi Nakayama, começou a trabalhar na banca de jornal. “Faço para não ficar ocioso. Gosto de lidar com o publico, de conhecer pessoas, então colaboro com o Sr. Nitoshi, o qual faço questão de citar e agradecer”.

Luiz, por acumular tantas histórias, faz parte de uma grande obra, elaborada pelo jornal O Diário de Mogi, chamada “Livro dos entrevistados de Domingo”, que conta um pouquinho da vida de pessoas de grande importância para o município, assim como um brilhante jornaleiro.

Caderno B 2 - Rádio Revista nº216 - de 2 a 8 de junho de 2007

“O Diário” de Mogi homenageia Luiz França


A história de um itaporanguense contada em um dos grandes carnavais de São Paulo
A história de vida do itaporanguense Luiz França de Melo é uma saga. Um drama de muitos capítulos fantásticos quanto comoventes. Um exemplo de superação e vitória. Hoje, aos 80 anos, realizado e feliz, ele ainda se pergunta como conseguiu ultrapassar tantas dificuldades, a começar pelo fato de seu próprio nascimento.

Luiz França, que há mais de meio século mora em Mogi da Cruzes, cidade da Grande São Paulo, para onde migrou em busca de uma vida melhor, é filho de uma mulher solteira e negra. Pobre e alvo do preconceito social da Itaporanga dos anos 20, Maria Vitalina foi expulsa de casa em virtude da gravidez, mas não abandonou o filho, também não o viu crescer: ela morreu em 1928 vítima de uma febre, chamada à época de paratifo, que atingiu o município e matou dezenas de pessoas. O menino ficou com apenas seis meses e foi adotado pelo senhor Marcelino, patriarca da família Diniz.

Luiz também não conheceu o pai. Foi criado em Itaporanga e aqui se casou, mas decidiu deixar a terra depois do nascimento do seu segundo filho. Sonhava com dias melhores para sua família, e no dia oito de dezembro de 1955, colocou a mulher Sebastiana e os dois filhos pequenos, Geralda Maria e Raimundo Nonato, dentro de um pau-de-arara e rumou para São Paulo.

A viagem demorou duas semanas e foi marcada por muito sofrimento. Drama pior ainda experimentou quando pôs os pés na capital paulista: sem dinheiro, sem abrigo, sem documento e carregando uma família aflita e faminta. Sua esperança era uma recomendação e um endereço que trazia da Paraíba. Por indicação de um político regional chamado Nelson Ribeiro, França deveria procurar um homem conhecido por Enoque, chefe de segurança da empresa Sufungi, na Lapa. Venceu a cidade grande à pé, mas chegou ao seu destino e as coisas começaram a mudar.

Trabalhou como fundidor na empresa e dois anos depois mudou-se para Mogi, onde teve como atividade profissional o polimento, até a aposentadoria.

São Paulo lhe deu uma vida melhor, mais quatro filhos e outros presentes: o carnaval foi um deles. “Minha paixão pelo carnaval começou quando eu ainda era menino em Itaporanga. Eu via aqueles blocos carnavalescos desfilando pela cidade, então eu me infiltrava no meio do pessoal e era uma felicidade, e quando eu cheguei aqui em Mogi comecei a me entrosar com o pessoal que fazia o carnaval daqui e até hoje participo”, contou Luiz França durante contato com a reportagem da Folha por telefone. E é o carnaval que vai narrar ao mundo toda a história e trajetória do paraibano de Itaporanga, saga que ao mesmo tempo é o enredo de vida de milhares de outros nordestinos.


No sábado, 21 de fevereiro, a escola Unidos do Sales, criada por outro itaporanguense, cunhado do homenageado, uma das dez do 2º grupo do carnaval de Mogi, vai contar a história de um operário de vitórias: Samba no Pé, Sertão no Sangue e Mogi no Coração é o enredo que vai sacudir o centro da cidade.

Nos três carros alegóricos da escola vão predominar símbolos da cultura nordestina e três bandeiras especiais para o homenageado: Itaporanga, Paraíba e Mogi. “O que eu lamento é que nossa terra vai ser homenageada, e, até o momento, eu não recebi nenhuma atenção das autoridades daí de Itaporanga”, diz revoltado Luiz. Há cinco anos, ele não visita a cidade, mas pretende visitá-la brevemente.

Luiz França é figura bem conhecida e respeitada em Mogi. É destaque constante na imprensa local, especialmente pelo seu amor à festa carnavalesca. Há 51 anos, o itaporanguense participa do carnaval de Mogi.
Folha do Vale
* * * * *

Valdomiro Paulo da Silva, chamado pelos íntimos de Birú, nasceu em no Sítio Impueiras, em 1939, foi pároco de Itaporanga nos anos setenta e faleceu no dia 04 de junho de 2007, próximo de completar 72 anos.

Ex-prefeito Alexandre Braga é absolvido pelo STJ de ação de Improbidade Administrativa


A absolvição abre caminhos para o ex-prefeito seguir rumo às eleições municipais do ano de 2016.

O Superior Tribunal de Justiça deu provimento à apelação do ex-prefeito da cidade de Conceição, Alexandre Braga Pegado, em face de um Processo de Improbidade Administrativa em que ele era acusado. A decisão saiu na tarde desta sexta-feira (3) e será publicada nesta terça-feira (7).

A absolvição abre caminhos para o ex-prefeito seguir rumo às eleições municipais do ano de 2016.

Mais detalhes sobre a decisão serão publicados ainda neste sábado.

Portal Vale do Piancó Notícias

.Justiça multa vereador Lucas Santino em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada

Com a determinação, o pré-candidato a prefeito de Cabedelo pelo PMDB – sendo comprovado o abuso de poder – poderia ter sua candidatura impugnada.

Blog do Gordinho


O juiz Eleitoral da 57ª Zona de Cabedelo, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, aplicou multa de R$ 10 mil (dez mil reais) ao vereador Lucas Santino por propaganda eleitoral antecipada. Com a determinação, o pré-candidato a prefeito de Cabedelo pelo PMDB –  sendo comprovado o abuso de poder –  poderia ter sua candidatura impugnada.

A ação foi aberta pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que alegou que Lucas vinha fazendo caminhadas e visitas eleitorais, com ampla divulgação em suas redes sociais, associando essas ações à sua futura candidatura a prefeito em Cabedelo.

A sentença proferida pelo juiz considerou essas caminhadas e visitas como propaganda eleitoral antecipada, nos termos dos arts 36 da Lei nº 9.504/97. O documento ainda deixou claro que a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 15 de agosto, e que “qualquer manifestação direcionada a divulgar a candidatura de alguém, sua plataforma política, seus projetos, suas pretensões em caso de eleição, antes dessa data, constitui propaganda eleitoral extemporânea, precipitada, prematura, antecipada, ensejando a aplicação de multa, nos moldes legais”.

Lucas e sua equipe fizeram visitas e caminhadas nos dias 5, 12 , 19 e 26 de março à

Lenda do boxe, Muhammad Ali morre aos 74 anos

O maior de todos os pugilistas foi muito mais que um esportista – ele ajudou a moldar a história política e cultural de nosso tempo

Muhammad Ali, nascido em Kentucky, EUA foi um dos maiores campeões de boxe dos anos 1970 e o primeiro da categoria peso-pesado a ganhar o cinturão três vezes (Foto: Samir Hussein/Getty Images)

Muhammad Ali acerta golpe em George Foreman, em luta histórica - 29/10/1974
O boxeador Muhammad Ali nocauteia Sonny Liston, na defesa de cinturão dos pesos pesados, em Maine, nos Estados Unidos - 25/05/1965

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, o americano Muhammad Ali morreu na noite desta sexta-feira, nos Estados Unidos. Ele tinha 74 anos e estava internado em estado grave em um hospital de Phoenix, no Arizona, onde deu entrada com problemas respiratórios. A morte foi confirmada por comunicado divulgado pela família do ex-campeão.

Carismático, provocador e muito, muito talentoso, Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais em sua vitoriosa carreira - e perdeu apenas cinco. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, o americano tornou-se uma lenda no mundo do boxe. "Flutuando como uma borboleta e picando como uma abelha", Ali realizou algumas das lutas mais marcantes da história da modalidade - com destaque para os combates contra seus rivais Sonny Liston, Joe Frazier e George Foreman.

Um showman completo, o pugilista dizia que era 'o maior de todos e o mais bonito' e

Em Catingueira, vereador demonstra preocupação com retirada de água do açude Cachoeira dos Cegos


O vereador Lindeilton Leite da cidade de Catingueira se mostrou preocupado com a retirada de água do açude “Cachoeira dos Cegos”.  O parlamentar mirim registrou uma foto que mostra dezenas de carros pipas em direção ao manancial.

A foto dos carros pipas que continua sendo compartilhada por centenas de pessoas, alertou a população sobre o fato.

Lideilton disse que, o açude que já está abaixo de sua capacidade, é motivo de preocupação. “A evaporação, o clima e a retirada de água para abastecer outras cidades, vem fazendo o Cachoeira dos Cegos baixar rapidamente seu volume de água e isso preocupa” Disse o vereador.

Não somos contra a retirada de água para matar a sede humana, no entanto, tem que viabilizar outras soluções para ajudar o açude. Vamos nos reunir e propor uma sessão para debater o assunto. finalizou o vereador.

Vale News PB

Depois de consultar cortes e juristas, pré-candidato de Boa Ventura toma uma decisão definitiva

Por Redação da Folha – A candidatura do ex-prefeito Dudu Pinto (PSB) à sucessão municipal de Boa Ventura não tem volta. A decisão definitiva de Dudu de concorrer à Prefeitura em outubro veio depois que ele consultou juristas e cortes de contas e de Justiça.

O ex-prefeito estava preocupado com a decisão recente da Câmara Municipal de reprovar as contas de sua gestão relativas a 2011, mesmo a prestação contábil tendo recebido parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado. Mas, depois da consulta, veio o alívio e a certeza de que o julgamento do legislativo não se sustenta juridicamente, porque fere as constituições estadual e nacional.

“O que todos me disseram é que a lei é clara ao estabelecer que, passados 60 dias, sem as contas terem sido apreciadas pela Câmara, fica prevalecendo a decisão do Tribunal de Contas, que  é favorável a mim, então o que houve na Câmara foi um complô político comandado pela prefeita, que tem seis vereadores lá, para tentar me prejudicar, mas não conseguiram, e isso me fortaleceu ainda mais, porque o povo não aceita esse tipo de coisa”, comentou Dudu.

Nessa quinta-feira à noite, ao retornar à Boa Ventura com a decisão de seguir com sua pré-candidatura, o ex-prefeito foi saudado por centenas de eleitores em sua casa e a festa durou a noite toda. “Nosso projeto cresce a cada dia pelas mãos do próprio povo, e eu não posso fugir da responsabilidade de colocar meu nome à disposição de minha terra para tentar tirá-la da situação difícil em que ela se encontra hoje”, disse Dudu Pinto.

Conforme ainda Dudu, o que os seis vereadores da situação fizeram foi desmoralizar o próprio legislativo para atender aos interesses políticos da prefeita, infringindo as normas constitucionais. “A coisa foi tão descabida e rasteira que um vereador, que se diz advogado, chegou a inventar que o artigo da constituição estadual que me favorece havia sido extinto, mas eu estou aqui com uma certidão da Assembleia estadual que prova que ele mentiu”, disse o ex-prefeito. Foto: multidão cerca o ex-prefeito para cumprimentá-lo.

Lei que garante acesso à informações públicas completa 4 anos


A Lei de Acesso à Informação (LAI) completou 4 anos. Essa lei diz respeito ao acesso à informações públicas, ou seja, desde que foi lançada, no ano de 2012, qualquer cidadão pode receber informações de órgãos ou entidades públicas sem necessidade de justificativa.

No Tribunal de Justiça da Paraíba, o setor responsável por atender às solicitações de informação é a Ouvidoria, que foi instalada em 13 de fevereiro de 2013. Desde então 1.533 pedidos de informação foram registrados pelo setor, uma parte deles dizem respeito a solicitações com base na LAI.


Além de acesso a informação, também cabe a Ouvidoria do TJPB receber reclamações, denuncias, sugestões, críticas, elogios, e solicitações diversas. Até 13 de fevereiro deste ano, 12.476 manifestações foram contabilizadas.

A partir da Lei de Acesso à Informação, foram criados canais eficientes de comunicação entre o governo e a sociedade. A resposta ao solicitante deve ser dada imediatamente, ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10, com exceções para dados pessoais e informações classificadas como sigilosas.

A LAI diz respeito aos poderes federal, estadual e municipal, além de abranger o Ministério Público e Tribunais de Contas. Entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos também estão sujeitas a divulgar informações sobre os recursos recebidos e sua destinação.

Amyrane Alves

Vereador Rênio Macedo apresenta projeto Adote uma Praça em Santana dos Garrotes


O Projeto de Lei de autoria do vereador Rênio Macedo (PSC) “Adote uma Praça”, vai ser protocolado na secretaria da Câmara nesse Sábado (04/06). 

A iniciativa privada e entidades civis poderão adotar um logradouro do município de Santana dos Garrotes. 

A Lei propõe viabilizar parcerias com a prefeitura nos serviços de conservação, manutenção, paisagismo e urbanização de áreas públicas. 

De acordo com o parlamentar, com o projeto “Adote uma Praça”, nome indicado para designar a Lei, o cidadão Santanense ganhará em qualidade de vida, pois terá melhor e mais bem conservados os espaços de lazer. 

A empresa ou entidades civis que adotar estes locais vai poder vincular sua marca no espaço. Disse Rênio. O projeto deverá ser apreciado pelos vereadores no segundo semestre, já que o período legislativo se encerra neste Sábado (04/06) e só retornará em agosto.

Blog de Piancó

Idoso assaltado é achado morto em casa com mãos e pés amarrados, na Paraíba


Polícia suspeita que idoso foi vítima de assalto, já que pertences dele estavam dentro de um carro que serviria de fuga aos dois suspeitos

Um idoso foi encontrado morto dentro de casa após sofrer um possível assalto, na manhã desta sexta-feira (3), no município de Araruna, no Brejo paraibano, a 166,7 km de João Pessoa. Segundo a polícia, o idoso pode ter sido assassinado ou ter sofrido um infarto após o crime.

Crime aconteceu em Araruna
O crime teria acontecido na madrugada desta sexta. De acordo com a Polícia Militar, antes de amanhecer, dois homens teriam entrado na casa do idoso e o amarrado. Ainda segundo a PM, os suspeitos pegaram o carro da vítima para tentar fugir, mas bateram com o veículo e o abandonaram.

“A gente tem a suspeita de que foi um assalto. Temos informações de que dois homens entraram na casa e algum tempo depois começaram a colocar eletrodomésticos do idoso dentro do veículo. Os suspeitos tentaram fugir, mas bateram o carro e o abandonaram. Após isso, vizinhos foram ver o idoso e o encontraram morto”, contou a PM.

A PM informou que o corpo da vítima estava com mãos e pés amarrados, mas sem marcas evidentes de agressões. O corpo do idoso foi encaminhado a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), onde vai passar por perícia e confirmação da causa de morte.

"Nós já temos dois homens como suspeitos do crime e estamos em diligências para tentar encontrá-los", disse a PM 

Por Halan Azevedo

Itaporanga: Professora é violentamente assaltada por 2 jovens encapuzados


Os meliantes anunciaram o assalto a pé e fugiram na direção do Rio Piancó, também a pé.

Na tarde desta sexta-feira, por volta de 12h15min, numa estrada que dá acesso ao Rio Piancó, a professora Alexandra Pereira da Silva, moradora do conjunto Chagas Soares, foi assaltada, quando voltava de um dia de trabalho, por dois jovens encapuzados e armados com estiletes.

No assalto eles levaram a quantia de quarenta reais, e só não levaram o celular porque a professora o jogou para longe quando percebeu que se tratava de um assalto.

Os meliantes anunciaram o assalto a pé e fugiram na direção do Rio Piancó, também a pé.

A mesma relatou ao Portal Hora do Vale que eles foram altamente violentos, chegaram a machucar a professora, nos braços e nas costas, além de ofendê-la com muitos palavrões obscenos.

“Eles foram violentos, sempre com muita agressividade, me machucaram, disseram muitos palavrões’’, disse a educadora indignada”.

A professora registrou o B.O ( Boletim de Ocorrência), e relatou à polícia que um dos meliantes tinha uma tatuagem na perna. 

Hora do Vale

04 de junho - Aconteceu em Itaporanga -


Ari Rodrigues Viana, Grande Médico Paraibano

Esta revista está enriquecida pelo destaque que merecidamente está sendo oferecido ao Dr. Ari Rodrigues Viana, ilustre médico paraibano, que escolheu Campina Grande, para com muito zelo, ética e dedicação, exercer a sua profissão, voltada, ora para os seus pacientes, ora para o ensino médico. 

Filho do ex-prefeito de Misericórdia, Sebastião Rodrigues de Oliveira e Maria de Lourdes Rodrigues, o Dr. Ari nasceu em Misericórdia, hoje Itaporanga, município do sertão paraibano em 04 de junho de 1932; Contraiu núpcias com Adinalva Macena de Oliveira, em 23 de dezembro de 1987. Na sua terra natal estudou o primário no Grupo Escolar Simeão Leal, indo depois para João Pessoa onde cursou o gtnasio no Liceu Paraibano, terminando os seus estudos colegiais na cidade do Recife, onde fez o científico no Colégio Carneiro Leão. Lá mesmo na capital pernambucana, fez o curso superior de medicina, colando grau como médico em 1958 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, hoje, Universidade Federal de Pernambuco, sendo colega de turma de alguns paraibanos que retornaram ao torrão natal, como Carneiro Arnaud, Luiz Guedes, Mauro Farias, Clarence Pires de Sá e outros. 

Antes de vir para Campina Grande, onde reside até os dias atuais, especializou-se em Clínica Médica no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) do Rio de Janeiro, isto, nos anos de 1959 e 1960. Com a fundação da Faculdade de Medicina de Campina Grande, o Dr. Ari Viana foi convidado para exercer o cargo de Professor Adjunto, tendo nos anos de 1971 e 1972, complementado os seus estudos voltados para o ensino médico, nas Universidades de Brasília e Nancy, na França. Após ter sido aposentado compulsoriamente da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Campina Grande, em 2002 foi recontratado para continuar ensinando através de uma empresa subsidiária daquela Universidade. Muito querido pelos seus alunos, em 2001 foi homenageado pelos doutorandos em medicina daquele ano, que denominaram “Turma Ari Viana”, fato que o deixou bastante lisonjeado e emocionado. É sócio da Sociedade Médica de Campina Grande com a matricula nº 43, desde 1961. 

Outras importantes atividades exercidas pelo homenageado: Diretor do Hospital da FAP no período 1973/1977; Médico Perito do INSS (PB) de 1961 a 1994; Presidente da Sociedade Mantenedora da Faculdade de Medicina de Campina Grande no período compreendido entre junho de 1973 e janeiro de 1974; Médico plantonista do antigo Pronto Socorro de Campina Grande, na década de 60. 

Paralelamente as suas atividades como médico e professor de medicina, não se pode esquecer a sua paixão e dedicação pela música, aliás, uma tendência familiar, aqui lembrando a sua prima Elba Ramalho, que desde o início da sua carreira, teve a sua admiração e estímulo. Os cantadores de viola, que também são poetas repentistas, aqui em Campina Grande nunca deixaram de contar com o apoio e estímulo do Dr. Ari Viana, citando aqui o exemplo do poeta, repentista e compositor Zé Laurentino, funcionário aposentado do antigo Hospital do IPASE, hoje Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). 

Homem simples, educadíssimo e muito querido por todos, o Dr. Ari Viana, é um profundo conhecedor da história e da geografia universal, tendo adquirido este conhecimento através de suas viagens pelo mundo, sempre em companhia de sua querida esposaAdnalva Vieira, que tem uma belíssima voz, que emociona a todos quando canta. No seu currículo como turista internacional , já conheceu 38 paises, de vários continentes, e salvo engano, talvez seja o habitante de Campina, com a maior experiência em vôos internacionais.

É este o Dr. Ari Rodrigues Viana, que conheci assim que cheguei a Campina Grande, como médico, em 1968, quando juntos trabalhamos no antigo Hospital do Pronto Socorro, que infelizmente fechou as suas portas em 31 de janeiro de 1970.

Justíssima, portanto, essa homenagem que a Associação Medica de Campina Grande presta a este grande médico, Dr. Ari Rodrigues Viana. Parabéns, caro colega!
Dr. José Morais Lucas*, para o informativo da AMCG, em outubro de 2015

* Dr. José Morais Lucas é médico, menbro da Academia de Letras de Campina Grande, do Instituto Histórico de Campina Grande “Casa Elpídio de Almeida” e do Intituto Histórico e Gegrafico do Cariri Paraibano.

Aniversariantes do Dia:


Jonathas Estevão nasceu no dia 4 de junho de 1988 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/jonathas.estevao

Diana Oliveira mora em Sumé - https://www.facebook.com/diana.oliveira.73594

Lela Teclas mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/lela.teclas

Diorgennes Kaio e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/diogennes.kaio

Rodolfo Pacelly nasceu no dia 4 de junho de 1988 e mora em Campina Grande - https://www.facebook.com/rodolfo.pacelly

Daliana Pinheiro nasceu no dia 4 de junho de 1987, e casada e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/daliana.pinheiro


José Thalisson F. Baião mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/josethalisson.ferreirabaiao

Cai a máscara da mulher mais honesta. PF obtém evidências que Dilma desviou dinheiro público da Presidência para caixa 2 de campanha


Uma reportagem devastadora da revista Época destrói a imagem de “incompetente mas honesta” em que Dilma Rousseff vem se refugiando. O empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, investigado na operação Acrônimo da Polícia Federal, disse em sua delação premiada que o ex-chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff usou um contrato do Palácio do Planalto em 2015 para quitar dívidas da campanha presidencial de 2010.

Essa é a primeira vez que a Polícia Federal obtém evidências de que o Planalto comandado por Dilma desviou dinheiro público da Presidência da República para quitar caixa dois de campanha. Segundo Bené, a operação,  coordenada no gabinete presidencial, transcorreu entre 2014 e 2015, em meio às investigações da Lava Jato e da própria Acrônimo. ÉPOCA teve acesso a parte dos depoimentos de Bené prestados à Polícia Federal em sua delação, que serão usados para a abertura de novos inquéritos.  Bené está preso pela PF e é acusado de ser o principal operador de Fernando Pimentel, ex-ministro de Dilma e atual governador de Minas.

Segundo o empresário, Gilles de Azevedo, assessor mais próximo de Dilma, atuou para que o Planalto pagasse dívidas da campanha com a agência de comunicação Pepper, responsável pelo pleito de Dilma em 2010. 

Bené contou aos investigadores que o governador de Minas confidenciou a ele que a Pepper vinha pressionando, desde 2014, para que fossem saldadas dívidas de campanha. Foi então que Gilles de Azevedo trouxe uma solução, s Para isso, de acordo com a delação premiada, Gilles atuou para que a secretaria de comunicação da presidência da República pagasse a dívida, por meio de um contrato com a agência Click. A licitação, de fato, foi feita e o contrato de R$ 44,7 milhões foi oficializado em apenas em março de 2015. Ou seja, segundo relato de Bené, Giles antecipou a formalização de um contrato da Presidência que só ocorreria meses depois. Segundo o portal da transparência, a agência já embolsou R$ 17 milhões desde então. Além desse contrato com o Planalto, a empresa mantinha apenas um nanico com a Embratur. Perguntado sobre o anexo da delação referente ao acordo da Pepper com o Planalto, que cita a campanha presidencial, Bené disse em depoimento: “QUE FERNANDO PIMENTEL relatou ao colaborador que GILES AZEVEDO se propôs a atender ao pedido de DANIELLE (PEPPER) a partir de contratação da agência CLICK em 2015, na qual a PEPPER teria uma participação”, disse Bené em sua delação.

César Weis