sábado, 28 de maio de 2016

Vídeo: confira a palestra completa de Moro em evento realizado na capital

Magistrado, um dos principais nomes por trás da Lava Jato, encerrou neste sábado (28) conferência internacional que aconteceu no TCE-PB.

Neste sábado (28), terminou em João Pessoa a conferência Internacional 'Investimento, Corrupção e o papel do Estado – Um Diálogo Suíço-Brasileiro'. O evento aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).


A programação do dia contou, ainda, com as conferências do professor doutor Marcílio Franca, que discorreu sobre 'A Arte do Roubo: Lavagem de Dinheiro, Obras de Arte e Corrupção', e do professor doutor Andreas ZIgler, que abordou a luta internacional contra a corrupção, na palestra 'The International Fight against Corruption – From Criminalization the Act to Eliminating the Channels'.

Confira as palestras completas: 


Jornal da Paraiba

Revista de circulação nacional faz reportagem em João Pessoa. Que rufem os tambores

Revista de circulação nacional faz reportagem em João Pessoa. Que rufem os tambores….

Fabiano Gomes


Revista de circulação nacional faz reportagem em João Pessoa. Que rufem os tambores….

Programa quer vetar conteúdo político e de gênero nas escolas

'Escola Sem Partido' está sendo disseminado em vários estados. Na Paraíba, Picuí aprovou um projeto para implantá-lo na rede municipal.

SILVANA TORQUATO


A sala de aula passou a ser considerado um espaço aberto para discussão tendo como mediador a figura do professor. No entanto, essa liberdade de ensinar e o pluralismo de ideias estão sendo colocados em questão diante do Programa Escola Sem Partido, que já se dissemina em vários estados. Na Paraíba, a cidade de Picuí já aprovou um projeto de lei semelhante para implantá-lo nas 14 escolas da rede municipal. Dentre os pontos do projeto que geram mais polêmica estão a não doutrinação política e ideológica em sala de aula e a ausência de discussão sobre gênero.

Além dos estudantes serem considerados vítimas de doutrinação pelo programa, os professores deverão seguir todas as medidas, que têm ser afixadas em salas de aulas do ensino fundamental e médio, sendo proibidos conteúdos de cunho religioso e moral e a aplicação dos postulados da ideologia de gênero, que é a forma como nos reconhecemos e desejamos que os outros nos reconheçam, independente do sexo biológico (homem e mulher).

Para a professora da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG, Luciana Leandro, o programa “Escola sem partido” não é apenas inconstitucional, como também extremamente

Paraíba e outros 8 estados, além do Distrito Federal, já preveem deficit em 2017

Na Paraíba, a estimativa é de que o déficit seja de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no resultado primário

Blog do Gordinho

Com arrecadação em queda, gastos crescentes e sem perspectiva de retomada imediata do crescimento econômico, governos estaduais já preveem que fecharão 2017 no vermelho.

Levantamento feito pela Folha mostra que ao menos nove Estados e o Distrito Federal devem encerrar o próximo ano com deficit primário –resultado das despesas menos receitas, descontados os juros.

Os dados são dos projetos das Leis de Diretrizes Orçamentárias, enviadas para as Assembleias Legislativas por 22 Estados. Pernambuco, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda não fecharam o texto.

Este cenário revela que os governos não acreditam numa retomada na economia no curto prazo e preveem mais um ano em que os gastos ficarão acima das receitas. Na Paraíba, a estimativa é de que o déficit seja de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no resultado primário.

Em consequência, demandarão soluções como empréstimos, alienações e uso de recursos não convencionais, como depósitos judiciais.

A Bahia, por exemplo, prevê um deficit primário de R$ 2,4 bilhões para o ano que vem.

Moro diz no TCE-PB que não basta aplicar pena: ‘É preciso recuperar produto do crime’

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato – que apura propina e desvio de recursos da Petrobras, disse, em João Pessoa, que não basta a punição judicial aos condenados nas operações, mas também é preciso a recuperação do produto do crime. “É preciso saber que o crime não pode compensar. Não é somente a punição”, disse ele, ao alertar que no Brasil há uma certa morosidade para se chegar ao julgamento final de um caso, situação que, em muitas situações, prejudica a relação com países que exigem a definição dos casos para repatriação de valores, apesar de considerar que os processos no País são mais complexos.


A declaração do juiz Sérgio Moro foi feita em sua palestra na conferência sobre corrupção, no auditório do TCE. Eles e os professores Marcílio Franca, Andreas Ziegler e Sérgio Moro falaram de temas relativos a sigilo bancário, ilícitos nos negócios com obras de arte e a cooperação além-fronteiras nas ações de combate aos desvios de recursos públicos. Ziegler, professor da Universidade de Lausanne, da Suíça, falou das transformações existentes naquele país, no que concerne ao sigilo bancário, ressaltando os acordos bilaterais de cooperação, existentes entre os países, que possibilitaram maior transparência e controle financeiro, especialmente para saber a origem dos depósitos bancários.


O professor Marcílio Franca abordou as relações entre o direito e a arte no campo administrativo, constitucional e penal, este último vinculado aos atos de corrupção e lavagem de dinheiro. Marcílio levantou vários aspectos que interagem por meio da

COMOÇÃO: em sepultamento com familiares, amigos, fãs e música, Cajazeiras dá o último adeus ao seresteiro Timbu. Assista ao vídeo!

Timbu faleceu em João Pessoa, aos 72 anos. O corpo foi velado no Memorial Esperança e sepultado no Cemitério Coração de Maria


Familiares, amigos e fãs deram o último adeus ao músico Francisco Anchieta Martins, mais conhecido como seresteiro Timbu, que foi sepultado na manhã deste sábado (28) no Cemitério Coração de Maria, no Centro de Cajazeiras.

O corpo de Timbu chegou ao cemitério sob aplausos
O cortejo e o sepultamento aconteceram em clima de muita comoção, afinal Timbu era uma figura bastante querida pelos cajazeirenses.
Há alguns anos ele estava morando na capital João Pessoa, mas sempre que era convidado para cantar no carnaval de Cajazeiras, o velho seresteiro superava os problemas de saúde e vinha ao reencontro dos conterrâneos para matar saudade e fazer os foliões dançar ao som das velhas marchinhas e frevos.
Neste ano ele foi o homenageado da Praça do Frevo. E mesmo em cadeira de rodas, cantou para uma multidão.

VEJA MAIS
Timbu faleceu em João Pessoa, aos 72 anos, vítima de complicações decorrentes da diabetes. O corpo foi velado no Memorial Esperança antes de ser sepultado.

Durante o cortejo, a banda de música Santa Cecília tocou frevos e outras canções que marcaram a carreira do inesquecível seresteiro.


Ângelo Lima

Prisão por porte ilegal de arma nesta manhã em Piancó, mas crime é afiançável

Por Redação da Folha – Policiais militares prenderam no começo da manhã deste sábado, 28, o servidor público municipal de Piancó, José Ventura Nitão Filho, de 37 anos, depois de uma abordagem policial.

Com o homem, que reside no bairro Ouro Branco, em Piancó, os policiais encontraram munições de revólver calibre 38 e, dentro do seu veículo, a arma. Ele assumiu a propriedade do revólver, que seria para sua segurança pessoal.

O delito, no entanto, é afiançável. O flagrante por porte ilegal de arma está sendo procedido pela delegada Sílvia Alencar, que deve arbitrar fiança de um salário mínimo. Depois do pagamento, ele será liberado para responder em liberdade.

Crise deixa quase 3 milhões já ficam sem seguro-desemprego neste ano no Brasil


De acordo com o IBGE, 30,9% dos desocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país em fevereiro estavam fora do mercado de trabalho havia mais de seis meses.

Mariana Tassi Barbosa, 28, recebeu neste mês a última parcela do seguro­desemprego. A analista de mídias sociais, que está sem trabalho há oito meses, vinha usando o benefício para pagar prestações do apartamento que comprou com o noivo.

“Estou quase aceitando ganhar menos do que antes”, diz ela, que achava que já estaria empregada a esta hora. À medida que o desemprego avança, piora a situação dos que perdem o direito ao benefício pago pelo governo, válido por até cinco meses (veja quadro).

Além de Barbosa, outras 542,4 mil pessoas receberam a última parcela do benefício neste mês. Desde o começo do ano, já foram 2,862 milhões, número 8% superior ao do mesmo período de 2015 (2,650 milhões), segundo o Ministério do Trabalho.

Ao mesmo tempo, fica mais difícil conseguir uma recolocação num momento em que a economia brasileira está fechando vagas em proporção maior que abrindo novas. Em abril, pelo 13º mês seguido, o mercado de trabalho formal encerrou 62.844 postos de trabalho.

ESPERA RECORDE
De acordo com o IBGE, 30,9% dos desocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país em fevereiro estavam fora do mercado de trabalho havia mais de seis meses. Trata­se do maior índice para o mês desde 2006.

O seguro, com valor máximo de R$ 1.542, é em geral usado para despesas mais básicas,

Pai é preso por abusar de quatro filhas entre 2 e 7 anos de idade

Uma perícia realizada na menina de 7 anos comprovou que ela foi estuprada


Um homem foi preso anteontem suspeito de abusar sexualmente de suas quatro filhas. O crime aconteceu em Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, as meninas têm entre 2 e 7 anos de idade. O rapaz, de 31 anos, tem antecedentes criminais por lesão.

Uma perícia realizada na menina de 7 anos comprovou que ela foi estuprada. A polícia ainda aguarda o resultado dos exames das irmãs. Segundo investigações da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí, o pai das meninas mantinha relações sexuais com a filha.
Um parente das crianças, em depoimento à polícia, disse que já suspeitava dos abusos pelo menos há dois anos e havia alertado a mãe das meninas, que ignorou o fato. A denúncia chegou ao conhecimento da polícia na semana passada, durante evento da Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Diretoras e professoras da escola onde elas estudam confirmaram que já suspeitavam do caso.

As meninas foram retiradas de casa por policiais e promotores da Infância e Juventude. O homem foi levado ao Presídio Central da capital.

Agência Estado

Filho de apenado tenta esconder baterias em vasilha de margarina


Agentes da Penitenciária PB1, em João Pessoa, prenderam um homem que tentava entrar na unidade com objetos ilícitos. O flagrante aconteceu durante o horário de visita nesta sexta-feira (27).

O homem tem 19 anos e é filho de um detento que cumpre pena por assalto a banco e porte ilegal de arma. O suspeito usou uma vasilha de margarina para esconder duas baterias de aparelho celular.

À direção do presídio ele teria dito que "hoje estaria realizando ‘testes com as baterias, pois seu interesse era, na próxima visita, ingressar com um celular".

Ele foi o vigésimo visitante flagrado em ação delituosa pelos agentes do PB1. O acusado foi levado para a Central de Flagrantes no bairro do Geisel.

Tambau247

CIDADE DAS MULHERES: Vítimas de estupros e abusos constroem cidade para viver em paz

As casas de tijolo cinza têm um ou dois andares. São 98: algumas por pintar, outras já coloridas – muitas vermelhas, amarelas ou azuis, as cores da bandeira da Colômbia.


Foram construídas por mulheres – um grupo particular de mulheres -, com suas próprias mãos, há cerca de dez anos.

Elas pertencem à Liga de Mulheres Deslocadas (LMD), uma organização de vítimas que nasceu há cinco anos.

Todas tiveram que deixar seus vilarejos de origem por causa da violência, do conflito de mais de 50 anos que castiga a Colômbia. O confronto entre guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e forças do Estado deixaram mais de 220 mil mortos e mais de 6 milhões de deslocados, segundo dados oficiais.

As casas de tijolo cinza foram erguidas ao longos de ruas estreitas com flores e árvores, em um subúrbio do município de Turbaco, cerca de 20 quilômetros ao sul da turística Cartagena.

Essas casas são o orgulho de suas donas, suas construtoras, as habitantes deste bairro, que leva o nome de Cidade das Mulheres.

“Nos capacitamos em autoconstrução, em dobrar ferro e nós mesmas trabalhamos nas nossas casas”, disse à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Everlides Almanza, de

Imagem comovente flagra menino sem perna emprestando muleta para amigo conseguir assistir jogo de futebol

Assim os dois assistiram juntos ao momento histórico de sua equipe preferida e a mãe de Santiago registrou o momento em uma fotografia.

Santiago Fretes, de 10 anos e que não tem uma perna, emprestou sua muleta para outro menino, Yamil, poder assistir à despedida de seu ídolo, Diego Milito, do futebol (Foto: Sabrina Bonomo)

Um garoto de 10 anos de idade que não tem uma das pernas emprestou sua muleta para outro menino poder assistir a um jogo de futebol.

Santiago Fretes, que nasceu sem uma das pernas devido a uma má formação congênita, assistia à última volta olímpica do jogador de futebol Diego Milito, ídolo na argentina – principalmente do clube Racing – em sua despedida dos gramados.

O atleta era o jogador preferido do menino, que via à despedida emocionante na cidade de Avellaneda, Argentina. Em dado instante ele percebeu que seu amigo, Yamil – também de 10 anos – se esforçava para conseguir assistir ao momento, e resolveu emprestar-lhe uma das muletas.

Assim os dois assistiram juntos ao momento histórico de sua equipe preferida e a mãe de Santiago registrou o momento em uma fotografia.

Mais tarde a mulher, chamada Sabrina Bonomo, explicou que o filho tem o costume de

Saiba como tratar a caspa e evitar outros problemas


Caspa é uma doença e não problema de higiene. Saiba porque os cabelos mudam com o passar do tempo.

O Bem Estar desta quinta-feira (26) mostrou alguns problemas que não fazem a cabeça de ninguém. A caspa, por exemplo, não é falta de higiene. É uma doença e tem como tratar. O programa fala também de outros aspectos dos cabelos. Como cuidar do cabelo das crianças? Por que os cabelos mudam com o passar do tempo?

Para responder essas dúvidas, participaram do programa as dermatologistas Márcia Purceli e Leila Bbloch.

Caspa é o nome popular que se dá para a dermatite seborreica. É uma doença inflamatória crônica, que pode descamar ou deixar o couro cabeludo avermelhado. A dermatite pode atingir a região da cabeça, cílios, sobrancelhas e barba, áreas onde há mais folículos e glândulas sebáceas.

A caspa é causada pelo desequilíbrio da quantidade de fungos e bactérias no couro cabeludo. Ela pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade.

Dicas importantes:
- O shampoo anticaspa deve ser usado só no couro cabeludo. Depois de usá-lo, é preciso lavar o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador normais.

RC lança habilitação social


O governador Ricardo Coutinho cumpre agenda administrativa neste sábado (27), em João Pessoa, Sobrado e Santa Rita, onde inspeciona as obras do Viaduto do Geisel e Hospital de Santa Rita, e entrega benefícios à população, a exemplo da Unidade de Polícia Solidária de Santa Rita. Ao final, participa do encerramento das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE), às 16h, no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho.

Ricardo Coutinho ainda lançará a terceira edição do Programa de Habilitação Social (PHS). O ato ocorrerá durante a plenária do ODE. O benefício possibilitará que mais 1.500 paraibanos de baixa renda tenham acesso à Carteira Nacional de Habilitação de graça.

A Portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) que normatiza o PHS 2016 também será publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado. Ela estabelece o período de inscrições a partir da próxima quarta-feira (dia 1º de junho), se estendendo até o dia 10 de julho deste ano, exclusivamente por meiodo site www.habilitacaosocial.pb.gov.br .

O programa foi criado em 15 de maio de 2012, com a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como na mudança de categorias para C, D ou E.

VAGAS
O PHS reserva 50% das vagas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, beneficiários ou com perfil para o Bolsa Família. As demais vagas são

Prata da casa: Elba e Pinto entre as atrações do São João de Conceição. Saiu a programação

Por Redação da Folha – Em uma solenidade festiva na manhã deste sábado, 28, no auditório da Câmara Municipal, o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, acompanhado de secretários municipais e aliados políticos, divulgou a programação oficial do São João da cidade, que ocorrerá de 21 a 23 de junho.

Em um recinto ornamentado à caráter e ao som do autêntico forró pé de serra, o prefeito anunciou as atrações e datas da maior festa popular do município. Dois cantores famosos e filhos da terra são os principais nomes do São João deste ano: Elba Ramalho abre a festa na noite do dia 21, retornando a sua querida Conceição. No dia seguinte, será a vez de Pinto do Acordeon dá o seu recado forrozeiro.

Além desses dois grandes nomes da música popular brasileira, mais oito atrações, todas prata da casa, animam as três noites do São João conceiçãoense, conforme a seguinte programação:  Dia 21: Elba Ramalho; Forró Caçuá; Jhonny Sousa e Pisada Moral. Dia 22: Pinto do Acordeon; Forró Stilo Paredão; e Cavalo de Aço. Dia 23: Nice Moreno; Zé Bandeira e Barrufeiros do Forró; Leandro Bezerra; e Alissin Vieira.

Durante sua fala, o prefeito Nilson, bastante entusiasmado e feliz, disse que Conceição era a única cidade no Brasil a realizar um evento junino de grande porte somente com atrações da própria terra: artistas musicais que deixaram a cidade e conquistaram o sucesso lá fora estão retornando para o São João, e outros que permaneceram em Conceição e são igualmente talentosos também vão dar o seu recado no palco de uma das maiores festas juninas do Sertão. É um grande reencontro da terra com seus maiores artistas em atividade. Fotos: programação foi divulgada solenemente nessa manhã.

A selvageria continua: bandidos fazem ofensiva para difamar vítima de estupro coletivo


"Sacanearam nada, mané. Ela que quis dar pra 'tropa'. Tá maluco?! Senão o 'Da Rússia' já ia bater neurose, filho".

Atacada e violentada por 33 homens no Morro da Barão, na Praça Seca, em Jacarepaguá, a adolescente C.B. de 16 anos, sofre com nova selvageria: no esforço de difamá-la, bandidos passaram a espalhar nas redes sociais áudios e fotos que sugerem seu envolvimento com traficantes. Parte do material, tentativa grotesca de atribuir à própria vítima a culpa pelo crime que chocou o país, já está nas mãos da polícia. Numa gravação, um homem sai em defesa do bando de estupradores: "Sacanearam nada, mané. Ela que quis dar pra 'tropa'. Tá maluco?! Senão o 'Da Rússia' já ia bater neurose, filho". Da Rússia é Sergio Luiz da Silva Junior, gerente geral do Morro da Barão, que tem mandados de prisão por tráfico, e braço-direito de Luiz Cláudio Machado, o Marreta, preso no Paraguai em 2014 e que cumpre pena em presídio federal. O 'trem bala do Marreta', aliás, foi citado por um dos criminosos, no momento em que filmavam C. B. inconsciente, no dia seguinte ao estupro. Tudo isso também deverá ser investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Menor vítima de estupro coletivo deixa hospital no Rio
Advogado de defesa - Nesta sexta-feira, Eduardo Antunes, advogado do jogador Lucas Perdomo, que seria o namorado da adolescente estuprada por 33 homens, disse que a versão dada por C.B., de 16 anos, é fantasiosa. Segundo ele, Lucas sequer teve relações sexuais com a jovem, mas, sim, com outra menina. Os três e um outro rapaz, Raí de Souza, teriam ido para uma casa abandonada no Morro da Barão e, lá, fizeram sexo consensual.

Antunes não conseguiu explicar algumas questões importantes que desmentem a versão

Grupos com cerca de 15 homens destroem bancos e Correios em duas cidades da PB


Fortemente armados, eles provocaram tiroteios e fugiram espalhando grampos pelo caminho

Dois bancos e uma agência dos Correios foram detonados nas cidades de Sumé e Jericó, no interior da Paraíba, durante a madrugada deste sábado (28). Em cada ação, cerca de 15 homens fortemente armados explodiram os locais e ainda provocaram tiroteio nas duas cidades.

Em Sumé, no Cariri do estado, a 264 km de João Pessoa, o grupo chegou em dois carros, uma Hilux preta e uma Strada branca, e explodiram a agência do Banco do Brasil da cidade. Segundo a polícia, os caixas haviam sido abastecidos nessa sexta-feira (27). Os criminosos fugiram em direção a cidade próxima de Serra Branca, atirando e deixando grampos pelo caminho.

Em Jericó, a 400 km de João Pessoa, no Sertão do estado, outro grupo de bandidos explodiu um terminal do Bradesco e uma agência dos Correios, cerca de uma hora depois da ação em Sumé. Segundo a polícia, havia apenas dois policiais militares na cidade, que foi tomada por tiros efetuados pelos bandidos. Os criminosos fugiram espalhando grampos pelo caminho e deixando munições deflagradas.

Até a manhã deste sábado (28), ainda não havia informações sobre suspeitos presos.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba contabiliza 44 ataques contra agências, correspondentes e terminais no estado, entre assaltos, explosões e saidinhas.

Fonte Portal Correio

Divulgadas as estatísticas das finanças do governo federal, estados e municípios


O Tesouro Nacional divulgou hoje (25) o documento Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo, elaborado conjuntamente com o Banco Central e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No documento são apresentados dados sobre finanças públicas do governo central, estados e municípios para o ano de 2014.

No documento, é possível observar que a formação bruta de capital fixo (investimentos) do governo atingiu R$ 138,2 bilhões no período, acima dos R$ 115,1 bilhões registrados no ano anterior.

A necessidade de financiamento do governo federal no período foi de R$ 325,2 bilhões, o equivalente a 5,7% do Produto Interno Bruto (a produção de todos os bens e serviços produzidos no país) – o PIB 2014 das Contas Trimestrais.

De acordo com o Tesoutro Nacional, o objetivo do estudo é fortalecer e aprimorar a metodologia de apuração de estatísticas de governo por meio da harmonização de conceitos e metodologias e do compartilhamento de informações entre as instituições.

O Tesouro informou também que, para a construção da base de dados de estados e municípios com periodicidade trimestral, foi realizado um acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Agência Brasil

Polícia prende homem suspeito de liderar quadrilha de assaltantes no Sertão da Paraíba


A ação teve apoio da Polícia Militar daquele estado e aconteceu na cidade de Tabira (PE).

As Polícias Civil e Militar da Paraíba prenderam nessa quinta-feira (26) Algério Simoa da Silva, suspeito de chefiar um grupo de assaltantes responsável por roubos no Sertão paraibano e em Pernambuco. A ação teve apoio da Polícia Militar daquele estado e aconteceu na cidade de Tabira (PE).

De acordo com o delegado Cristiano Jacques, titular da 16ª Delegacia Seccional, que tem sede em Princesa Isabel, a quadrilha era investigada por praticar assaltos nos dois estados, nas cidades paraibanas de Água Branca, Teixeira e Juru, e ainda Tabira, Solidão, Sertânea, São José do Egito e Afogados da Ingazeira.


“Eles tinham como alvo residências na zona rural e também roubavam motocicletas. Na quarta-feira, foram presos em Água Branca outros três integrantes do grupo criminoso, e nesta quinta-feira o chefe do bando, por cumprimento de mandado de prisão temporária expedido pelo Juízo da mesma cidade”, explicou a autoridade policial.

Vale do Piancó Notícias

Uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil, segundo pesquisa


Uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos, segundo estatística recolhida pela FBSP.

O estupro coletivo que aconteceu no Rio nesta semana é “o caso mais grave já ocorrido no Brasil”, afirmou Samira Bueno, cientista social e diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), organização não governamental (ONG) que formula análises e pesquisa as estatísticas sobre a violência no País.

A especialista lembra que, até então, o episódio mais chocante havia sido o das quatro meninas do Piauí. No caso carioca, disse Samira, além da quantidade de agressores, choca o fato de nenhum dos envolvidos ter tentado impedir a violência e “ainda terem postado o vídeo nas redes, se orgulhando do que fizeram”.

“O que chama a atenção é a brutalidade em pensar que mais de 30 homens estupraram a adolescente e nenhum deles, em momento algum, tentou impedir”, disse ela, que ressalta ainda o aspecto cultural da violência. “O estupro está vinculado à cultura machista e misógina, que entende que os homens têm direito de ferir a mulher.”

As estatísticas das Secretarias de Segurança Pública de todo País, reunidas pelo FBSP, mostram que mulheres de diferentes classes e raças são violentadas, “embora as negras sejam as principais vítimas letais”, segundo a cientista social. A vítima do estupro coletivo não é negra.

Uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos, segundo estatística recolhida pela FBSP. Como apenas de 30% a 35% dos casos são registrados, é possível que a relação seja “de um estupro a cada minuto”, de acordo com Samira. Ao todo, no Brasil, 47,6 mil mulheres foram estupradas em 2014, última estatística divulgada. No Estado do Rio, foram 5,7 mil casos.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança do Estado, revelam 507 queixas de estupro na cidade do Rio, neste ano. O número é 24% inferior ao de igual período (janeiro a maio) de 2015, quando houve 670 registros. Na região da 28.ª Delegacia de Polícia, que inclui a Praça Seca, onde aconteceu o estupro coletivo, foram registrados 20 casos em 2016.

Redes
Na quinta-feira, 26, as redes sociais foram inundadas de campanhas contra a violência sexual contra mulheres. Fotos de perfis foram cobertas com as frases “Precisamos falar sobre a cultura do estupro” e “Eu luto pelo fim da cultura do estupro”. Em outra campanha, a imagem de uma mulher sangrando, pendurada como Jesus à cruz, era disseminada nas redes. Usuários ainda compartilharam mensagens como “Não foram 30 contra 1, foram 30 contra todas. Exigimos justiça!”.

Correio Braziliense

Agricultura familiar tem produção suficiente para atender demanda do Pnae na Paraíba


A agricultura familiar da Paraíba garante produção suficiente para acatar a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) neste ano, com 133 produtos ofertados pelos agricultores fornecedores no Estado, segundo informações do gerente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual e assessor estadual de comercialização, Flávio Müller Borghezan.

 Ele disse que a produção poderá atingir recursos da ordem de R$ 82.450.904,12, para atender o programa em níveis municipal e estadual, mesmo considerando a estiagem prolongada no Estado.

Conforme a estimativa de produção para 2016 feita pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), é a região administrativa de João Pessoa que mais se destaca, com a possibilidade na oferta de produtos oriundos da agricultura familiar no valor R$ 33.000.942,54.

Na avaliação do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, programas institucionais como o Pnae e PAA têm crescido na Paraíba graças ao trabalho  de mobilização da empresa junto com outros órgãos parceiros, a exemplo da Secretaria de Estado da Educação e das secretarias municipais  de educação, como entidades executoras do Pnae, que recebem o repasse do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e se responsabiliza pela aquisição dos produtos .

Outros importantes parceiros são os Territórios da Cidadania, Ministério Público Federal e

28 de maio - Aconteceu em Itaporanga


João Bosco Gaspar

Bosco ainda não tinha 14 anos de idade, quando em 1961, pisou pela primeira vez na redação de um jornal. Ingressou no jornal A União pelas mãos de Helio Zenaide, atendendo um pedido de seu amigo José Arnaud Sobrinho. Ali ficou durante três anos, mas em 1963 foi para o Correio da Paraíba, a convite do nosso conterrâneo José Soares Madruga. No matutino de Teotônio Neto, onde trabalhou por 34 anos, Bosco Gaspar repórter policial, repórter político, redator, chefe de reportagem, secretário de redação, editor-chefe e diretor comercial. Foi ainda superintendente das rádios Arapuam AM e FM e diretor comercial de todas as emissoras do Sistema Correio de Comunicação, sediadas em João Pessoa. Na década de 70 foi eleito para a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba e ainda diretor da Federação Nacional dos Jornalistas e da Associação Paraibana de Imprensa. Atualmente é gerente comercial de A União, e há dois anos fundou a revista TRIBUNA, uma publicação mensal, dedicada a assuntos de interesse das comunas paraibanas.

Bosco nasceu no dia 28 de maio de 1947, na então cidade de Misericórdia, filho de Francisco Gaspar e Severina Firmino Gaspar (Nequinha), ele um militar que veio de Cajazeiras e que adotou Itaporanga como a sua terra natal e ela modista e professora de corte e de arranjo de florais, muito querida em nossa cidade pela sua capacidade e de ser e fazer pela sua intensa participação na vida comunitária de Itaporanga. Creio que foi principalmente com ela que Bosco aprendeu a gostar tanto de nossa Misericórdia. Nos jornais onde escreveu e nas publicações de que participa ainda hoje, está sempre divulgando as coisas e as pessoas da terra em que nasceu. O livro Misericórdia/Itaporanga mais de 200 anos de História, que ele nos lega agora, é um retrato bem acabado de toda a vida do nosso município desde a chegada dos seus fundadores até os dias atuais, passando pela vida e pela obra de todos os nossos prefeitos e administradores, políticos de repercussão estadual e nacional e pessoas da comunidade que se destacaram entre seus conterrâneos. Com o seu primeiro livro, Bosco oferece uma inestimável fonte aos meios educacionais e culturais de Itaporanga, permitindo aos estudiosos de todas as idades, uma visão ampla da nossa Pedra Bonita.

Há 14 dias dela se tornar Itaporanga, a famosa Pedra Bonita, imaginada por Pitanga, Bosco nasceu em Misericórdia, talvez, esse seja o motivo dele ter escrito, o seu precioso livro. Casado com Maria de Fátima Ferreira de Amorim Gaspar, o casal teve os filhos: João Bosco, Pedro Emanuel e Ana Paula, todos levam o nome Firmino de Amorim Gaspar. Vitima da diabete, doença que o afetava há muitos anos, faleceu em João Pessoa, no dia 06 de julho de 2012, com apenas 65 anos de idade, deixando uma imensa lacuna no jornalismo e na cultura paraibana.

Com artigo escrito quando ele publicou o livro Misericórdia/Itaporanga

Aniversariantes do Dia:


Ana Lúcia Caldas nasceu no dia 28 de maio de 1958 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/profile.php?id=100005835781230

Gene May Alves é casado desde 4 de abril de 2015 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/gene.alves.39

Recilândia Rodrigues nasceu no dia 28 de maio de 1986 e mora em Itaporanga - https://www.facebook.com/recilandia.rodrigues

Veja 5 conselhos para quem quer transformar uma ideia em negócio


Mergulhar no mundo de seus potenciais usuários ou clientes é um deles

Se você tem uma ideia, mas ainda não tem um plano de negócios, e acha que talvez seja cedo para ter. Esta primeira fase é uma oportunidade para testar sua ideia e torná-la mais inovadora. Um tempo inicial investido no design de seu futuro negócio, que pode ter impacto positivo no desenvolvimento, ou até dar uma direção completamente diferente da imaginada inicialmente.
Mas, o que dá para fazer nesta fase? De forma bem simples e resumida, você deve entender melhor seus futuros clientes e parceiros, e verificar se seus produtos ou serviços atraem e despertam desejo como você imaginava que deveriam.

Seguem algumas dicas de Carolina Fouad e Rodrigo Amantea, especialistas em empreendedorismo

1 - Busque compreender melhor o ecossistema onde seu futuro negócio estará inserido. Mapeie as diversas partes interessadas, ou stakeholders. Eles podem ser potenciais clientes no futuro, fornecedores, formadores de opinião, pesquisadores, investidores e até familiares e amigos. Selecione alguns para um bate papo, ou até uma entrevista mais estruturada.

2 - Mergulhe no mundo de seus potenciais usuários ou clientes. Para obter conhecimentos

Empregado também pode 'demitir' patrão; veja situações de rescisão indireta


É comum ver trabalhadores se encontrando em situações complexas, não querendo pedir demissão em virtude da perda de direitos, mas se encontram em circunstâncias que não lhe são satisfatórias de trabalho, como, por exemplo, casos em que há a obrigação de realizar serviços que não condizem com o motivo inicial da contratação. Em casos como esses e em muitos outros uma alternativa para o trabalhador é a rescisão indireta.

A rescisão indireta é a falta de cumprimento das obrigações do empregador ou da empresa. É comum ouvir empregados que eventualmente pedem demissão, por conta de constantes descumprimentos de obrigações ou abusos do seu empregador, contudo esse é um erro, segundo o advogado Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, especializado em direito tributário, direito empresarial, direito processual, empreendedorismo e direito constitucional.

A “rescisão indireta”, conforme explica o jurista, está prevista no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho, que pode ser utilizado pelo empregado quando o empregador não cumpre a parte dele no trato da relação trabalhista. Nesse caso, deve ser solicitada em reclamação trabalhista e, ao demonstrar que a empresa não cumpre as devidas obrigações, a justiça decreta o término da relação trabalhista como dispensa sem justa causa por culpa da empresa.

Neste sentido, quando o empregado comprova que está sendo vitimado pela empresa, que não está cumprindo as obrigações corretas, não perderá direitos trabalhistas, tendo direito

Câncer pode ser combatido com transplante de células de pessoa saudável

A pesquisa com a descoberta foi feita pelo Instituto de Câncer da Holanda e pela Universidade de Oslo

Cientistas descobriram que é possível combater tumores cancerígenos utilizando células do sistema imunológico de uma pessoa saudável no corpo de uma pessoa com a doença. A pesquisa com a descoberta foi feita pelo Instituto de Câncer da Holanda e pela Universidade de Oslo, na Noruega, e publicada semana passada pela revista Science.

Os pesquisadores observaram que ao inserir em laboratório componentes de células do sistema imunológico de um doador saudável nas células de um paciente com câncer é possível fazer com que seu organismo reconheça os tumores e passe a atacá-los. A pesquisa foi feita com três pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele.

É função dos linfócitos T diferenciar células do organismo de corpos estranhos. Quando esses corpos são reconhecidos, são desencadeados estímulos imunológicos que destroem ou eliminam o invasor. O problema é que nem sempre as células imunológicas reconhecem o câncer como um invasor. Isso permite a sua proliferação pelo corpo.

"A célula tumoral é traiçoeira. Ela tem algumas técnicas para desligar e escapar do sistema imunológico", afirma Denyei Nakazato, oncologista do Hospital Sírio-Libanês e do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

Para avaliar essa capacidade de reconhecimento pelos linfócitos T, os pesquisadores mapearam todos os antígenos que poderiam estimular uma resposta às células de câncer

Juliana Rocha Corringa da Silva Missa de 30º dia


Neste sábado às 19 horas, na Capela de São Francisco, no Conjunto Chagas Soares, em Itaporanga.

Facebook pode mostrar quando amigo está digitando em postagem


A novidade foi descoberta por um usuário e compartilhada no Twitter nesta sexta-feira, 27.

O Facebook está testando um recurso que mostra ao usuário quanto um amigo está escrevendo um comentário em um post. A novidade foi descoberta por um usuário e compartilhada no Twitter nesta sexta-feira, 27.

A ferramenta parece funcionar de um jeito parecido com o iMessage da Apple, mostrando quando alguém está digitando e exibindo um ícone de três pontos.

Questionado, o Facebook confirmou que está testando a novidade há algum tempo. "Nós ouvimos de pessoas que elas querem que a experiência no Facebook refleta as conversas em tempo real que elas têm. Então, estamos testando a adição de uma linha acima da caixa de comentário de um post que indica quando um amigo está digitando", conta um porta-voz da empresa.

Ainda não se sabe se o recurso sairá do papel nem quando será lançado.

BusinessInsider

Marcela Temer ataca Dilma no Facebook


Esposa do presidente interino Michel Temer, Marcela Temer, usou sua página pessoal no Facebook para ironizar e atacar a presidente afastada Dilma Rousseff; na postagem, a "bela, recatada e do lar", como foi retratada pela revista Veja, pergunta: "Será que a Dilma já encaminhou o seguro desemprego?". "Ahhh esqueci que a querida foi demitida por justa causa, Justíssima Causa !", postou em seguida

247 - A esposa do presidente interino Michel Temer, Marcela Temer, usou sua página pessoal no Facebook para ironizar a presidente afastada Dilma Rousseff.

Na postagem, a "bela, recatada e do lar", como foi retratada em uma matéria da revista Veja, pergunta se "Dilma já encaminhou o seguro desemprego". "Ahhh esqueci que a querida foi demitida por justa causa, Justíssima Causa !", escreveu em seguida.

Com menos de uma hora de postagem, o ataque de Marcela Temer contra Dilma já contabilizava mais de 3,4 mil comentários.

São poucas com meu corpo, afirma a funkeira capa da revista ‘Playboy’


Tati Zaqui se disse honrada por representar o funk na capa da revista “Playboy”. A caminho de um show em São Paulo, e depois nos bastidores da apresentação, a MC falou sobre a experiência e a repercussão da capa.

A cantora diz que ficou “surpresa e pensativa” antes de decidir fazer o ensaio. Ela publicou em sua página no Facebook na sexta-feira (3) a imagem da revista, em que ela aparece com seus longos cabelos azuis e uma banana de dinamite nas mãos.

Sobre ter um tipo de corpo diferente da maioria das mulheres na capa da “Playboy”, com menos curvas, ela comentou: “Sei que são poucas com meu corpo [na revista]”.

“Quem diria a mina do funk agora na capa da Playboy ?#?Julho?. Opinião sua, realidade minha! Disse a magrela, avatar, feia e zuada Tati Zaqui. Falador passa mal, hoje Santo André acordou chovendo! É o choro dos inimigos! Beijos pro RECALQUE!”, escreveu a funkeira em outra postagem no Facebook.

Aos 20 anos, MC Tati Zaqui é o nome forte na nova onda do funk ousadia, e ainda desafia o domínio masculino na cena de SP. “Parara tibum” (ouça) é mania em vídeos de dança na web e invade até a praia carioca. “Graças a Deus estourou. ‘Tá o fluxo'”, comemora a funkeira de cabelo azul em entrevista, em janeiro.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Microsoft quer acabar com senhas do tipo "123456"


A empresa está planejando criar um recurso que não permita o cadastro dessas combinações.

A Microsoft entende que nada adianta criar diversos mecanismos de segurança se o usuário ainda utilizar senhas de acesso do tipo “123456”, “123123” ou a conhecida data de aniversário. A empresa está planejando criar um recurso que não permita o cadastro dessas combinações.

Em uma publicação em seu blog oficial, a marca explica que está criando mecanismos que barrem o cadastro de senhas fáceis de serem descobertas. E não é só isso, a companhia também afirma que está criando um documento com todas as senhas que não devem ser utilizadas caso o usuário queira manter a segurança de suas contas.

A ideia é que essa lista seja atualizada continuamente sempre que uma lista de senhas for vazada por hackers na internet. Assim, as pessoas saberão quais passwords deverão evitar.

Apesar anunciar o recurso como uma novidade que deverá ser implementada aos poucos (principalmente em relação à lista), a ferramenta já é utilizada em serviços da empresa como no Outlook, no OneDrive e no Xbox.

Gizmodo

Mais um escândalo do PT. Cartões de Dilma torraram R$ 32,5 mil, ou 37 salários mínimos por dia este ano. Tudo pago pelo contribuinte brasileiro


Somente em 2016, até ser afastada pelo Congresso, Dilma conseguiu estabelecer a impressionante marca de R$ 4 milhões gastos usando cartões corporativos, pagos pelo contribuinte brasileiro.

Isso significa que cartões corporativos do Planalto gastaram, em média, mais de R$ 32,5 mil por dia, incluindo os feriados e fins de semana. Em 123 dias, este ano, seu governo torrou R$ 13,7 milhões utilizando cartões.

O descontrole de Dilma beneficiou servidores e até pessoas estranhas ao governo, que receberam R$104,7 milhões em “diárias”, só este ano.

O contribuinte não pode saber detalhes sobre 90% dos gastos usando cartões corporativos. Lula impôs “segredo” desde o primeiro escândalo.

O uso abusivo de cartões corporativos inclui cabeleireiro, hotéis de luxo, restaurantes, aluguel de carrões, passagens etc.

Cáudio Humberto

‘Reflita sobre estupro, se for homem’ – Por Xico Sá


Por mais que a gente se diga envergonhado, por mais que você, homem sensível, diga que sente na pele, por mais que esteja indignado e solidário, por mais que tente eliminar o machismo em atos e palavras, por mais que faça sua parte, por mais que não entenda a covardia e monstruosidade dos seus semelhantes, por mais que peça punição contra a barbárie na zona sul ou no Morro São José Operário, zona oeste do Rio de Janeiro… Jamais sentirá o pavor de vislumbrar no beco, na próxima esquina, a sombra do inimigo, a ameaça do estupro que ronda as mulheres no Brasil cada vez que o relógio corre 11 minutos. Por mais que você até arrepie os pelos, jamais sentirá na carne.

Por mais que você não entenda os machos que sempre buscam culpar as “vadias”, por mais que você condene o discurso na linha “Bolsomito”, por mais que você julgue importante ter mulheres nas equipes de governo, por mais que você vá à passeata feminista, por mais que você ache bizarro o ator Alexandre Frota — o piadista da cultura do estupro — em confraria com o ministro interino da Educação em Brasília… Por mais que você se ponha no lugar da vítima, nunca saberá o terror que se instala no cérebro como um pesadelo interminável.

Mea culpa
Por mais que você resolva deixar de ser reaça e retire o seu apoio aos projetos-de-lei homofóbicos do Congresso, aos projetos anti aborto etc. Por mais que você esqueça o passado de porco chauvinista. Por mais que você cresça e deixe de puxar os cabelos das meninas nos bares, festas e boates. Por mais que você saque e nunca mais caia na

Depois de queimada viva, cadelinha que não perde nenhuma missa na região de Cajazeiras é ameaçada de expulsão da Igreja; Padre disse que ela está doente e “fedendo” Confira aqui!

“Ele falou até em sacrificar, mas ela [Adelaíde] não tem doença e não é minha. Apenas cuido dela, mas ela é de rua” Disse Jéssica

Cadela queimada na região Cajazeiras continua igreja (Adelaíde)

A cadelinha Adelaíde, que comoveu as redes sociais no ano passado após ser queimada com água quente, agora volta a ser motivo de polêmica na cidade de Monte Horebe, região de Cajazeiras.

Adelaíde é uma assídua frequentadora da Igreja Matriz da cidade, da escola, da Praça, em fim, uma moradora da rua, mas há quatro anos é alimentada, cuidada e medicada pela jovem vendedora Jéssica Dias.

A cadela gosta de ficar na Igreja e já é conhecida na cidade
Veja mais!

Ela entrou em contato com a reportagem do Diário do Sertão nesta sexta-eira (27), para confidenciar que o novo administrador paroquial, Francisco Mendes (Padre Mendes) não aceita a presença da cachorra na Igreja e já lhe pediu uma solução imediata.

De acordo com Jéssica, o padre alega que a cadelinha, que não perde uma só missa, fica