sábado, 7 de maio de 2016

Homem entra armado em escola em João Pessoa e rende diretores


Um homem entrou armado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, no início da tarde desta sexta-feira (6). Segundo o vice-diretor da instituição de ensino, que se identificou apenas como Écio, ele e a diretora foram rendidos pelo homem. “Ele disse que estava em busca de um rapaz que tinha roubado uma bolsa e mandou a gente se deixar no chão”, relatou.

De acordo com a Polícia Militar, o homem não roubou nada da instituição de ensino e ninguém foi ferido.

A diretora da instituição, Maria Berenice, contou que ao encontrar com o homem, ele disse estar em busca de um ‘elemento’ e não iria fazer nada contra ela. “Eu tenho problema seríssimo de coluna e estou acabada. Ele mandou me deitar no chão. Estava com arma em punho”, disse ela, sem saber explicar se algo da escola tinha sido roubado.

A Polícia Militar confirmou a versão dos gestores da escola e até as 14h ninguém tinha sido preso. O G1 entrou em contato com assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado para saber quais procedimentos vão ser realizados após essa invasão. No entanto, até as 15h15, a resposta não tinha sido recebida.

G1

Câmara de Alhandra concede Título de Cidadão Alhandrense ao delegado Dr Basílio


A Câmara Municipal de Alhandra, na região metropolitana de João Pessoa, aprovou a outorga do Título de Cidadão Alhandrense ao competente Delegado de Polícia Civil, Dr. Francisco Basílio Rodrigues. A propositura, Decreto Legislativo nº 017/2016, foi de autoria do vereador Edielson Santos. 

Trata-se do reconhecimento da população ao valoroso serviço prestado pelo delegado, que o faz com muita dedicação e devoção seguindo a liturgia do cargo e em completa obediência à lei. 

Uma homenagem justa para um profissional gabaritado e testado, como Dr. Basílio que tem deixado saldos positivos pelas comarcas por onde tem passado. De parabéns a Polícia Civil e a população pelo filho que acaba de receber.

Mais de 85 Mil paraibanos foram imunizados essa semana


Em cinco dias a Paraíba imunizou 85.671 pessoas do público prioritário da campanha contra a influenza.

Em cinco dias a Paraíba imunizou 85.671 pessoas do público prioritário da campanha contra a influenza. De acordo com os dados do site da campanha, desde o inicio da vacinação, 354.531 pessoas dentro dos grupos prioritários já estão imunizadas. No Estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 80% delas.

A campanha tem por objetivo diminuir os riscos das complicações de doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações nos grupos prioritários”, informou a assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.

A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos para controlar a circulação viral no período sazonal. Sua composição é feita minuciosamente por pesquisadores e definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Para 2016, a Paraíba recebeu até o momento 870 mil doses da vacina contra a gripe (87%). A previsão é que as demais doses cheguem até o dia 13 deste mês. Mais de 2 mil postos de vacinação estão em funcionamento para atender a demanda”, informou Márcia Mayara.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Izabel Sarmento, alerta para os cuidados de prevenção contra a influenza. “Algumas medidas de

Pré-candidato a vereador cria aplicativo para receber propostas da população paraibana


O pré-candidato a vereador de João Pessoa, Thiago Lucena (PMN), resolveu inovar para diminuir a distância entre o que ele pensa para JP e o que os seus eleitores desejam. É que ele vai receber a colaboração da população por meio de um aplicativo de celular chamado ProJampa. Essa é a primeira ação inovadora por parte dos que pretendem disputar o pleito em outubro.

No ProJampa, o cidadão vai poder compartilhar ideias para políticas públicas, que podem estruturar as propostas que serão defendidas pelo pré-candidato. O aplicativo já pode ser baixado pelo sistema iOS e nos próximos dias em Android. “É preciso atuar politicamente de forma inovadora, no sentido de potencializar a dimensão comunitária. Acredito que é importante estimular a cultura cidadã participativa. Para mudar certas coisas é preciso dar voz direta ao povo, pois só assim o exercício da cidadania se consolidará”, explicou o pré-candidato.

Colaboração
“Em uma época de comunicação rápida, os tradicionais instrumentos ficaram ultrapassados”, destacou Vinícius Albuquerque, desenvolvedor do aplicativo e integrante da Rede ProJampa.

Thiago Lucena tem 32 anos, é empreendedor, filho de Vera e Potengi Lucena, foi secretário de Luciano Cartaxo e Agra com passagens pelas pastas da Administração e do Trabalho, Produção e Renda.

A iniciativa do Thiago Lucena deve estimular outros pré-candidatos a vereador a desenvolver novas maneiras de encarar o processo eleitoral que, felizmente, vai requerer dos políticos muito mais que uma visita eleitoral, uma troca de favores ou “tapinha” nas costas. Thiago Lucena começou bem.

Jornal da Paraíba

Em Aguiar, pré-candidato a prefeito é o único do Vale que tem apoio de todos os vereadores

Por Redação da Folha - Uma façanha política que não se repete em lugar nenhum da região é a primeira grande vitória do pré-candidato a prefeito de Aguiar, Lourival Filho (PTB), que conquistou o apoio de todos os nove vereadores do município, ou seja, é unanimidade dentro da Câmara Municipal. “É um candidato preparado e bem aceito pela população, por isso não tem dificuldade de encontrar apoio”, comentou o vereador Marcos de Dedé, do PT do B.

Mas esse apoio expressivo à pré-candidatura de Lourival é também reflexo da liderança do atual prefeito Tintin e do seu antecessor, o ex-prefeito Aurenir Lacerda, irmão do pré-candidato, que é apoiado por todo o grupo. Os dois gestores conseguiram pacificar a política de Aguiar, depois de todo o trauma que a cidade viveu devido ao acirramento das disputas pelo poder, o que gerou até morte, além de campanhas caras que resultaram em gestões municipais moralmente questionáveis e pouco eficazes.

Mas esse tempo ficou no passado a partir da chegada de Aurenir à Prefeitura 12 anos atrás, gestão que foi sequenciada por Tintin e poderá ter prosseguimento com Lourival. “Será uma eleição tranquila, e tenho certeza de que Aguiar vai continuar no mesmo caminho”, comentou o parlamentar mirim.

De acordo ainda com o vereador Marcos, duas pré-candidaturas de oposição foram apresentadas, mas ele acredita que nenhuma delas irá para a disputa eleitoral de outubro por falta de respaldo popular.  “Acho que nenhuma vingará e é provável uma candidatura única no município”, disse.

Os últimos dias de Dilma Rousseff


Às vésperas do impeachment, a presidente se isola e evita até mesmo os empregados do palácio. Sem expectativas de sobreviver à sessão no Senado e com poucas esperanças de vencer no julgamento final, já faz planos para um futuro longe do poder e não esconde a mágoa por aqueles que a traíram

Dilma na chegada da tocha olímpica: o evento ficará para Temer(Jefferson Coppola/VEJA)

Entre os muitos enganos que a presidente Dilma cometeu desde que subiu pela primeira vez a rampa do Palácio do Planalto, um foi definitivo para selar seu destino. Dilma sempre teve certezas demais. Acreditou que seria capaz de "corrigir" certas leis de mercado, convenceu-se de que poderia governar apenas com quem bem quisesse e pensou que conseguiria pairar, impoluta, "acima da sujeira do PT". Agora, a última certeza presidencial é que o seu afastamento iminente do poder é o resultado de um complô tecido com os fios da vingança, do oportunismo e da ambição - um golpe urdido por Eduardo Cunha, apoiado pela oposição e consumado por Michel Temer, a quem hoje dedica os epítetos mais cabeludos, sendo "santinho de prostíbulo" o mais suave deles.

A poucos dias da votação no Senado que deve determinar seu afastamento provavelmente sem volta, Dilma está mais isolada do que nunca. No Palácio da Alvorada, recolhida aos aposentos privativos no 2º andar, evita até mesmo lidar com os servidores, que trata como espiões ou espectadores incômodos do seu calvário. Na hora das refeições, a comida sai

Marte parecerá maior em maio; planeta estará a menor distância em 11 anos


A menor distância registrada no século entre "planeta vermelho" e o nosso foi em agosto de 2003.

No próximo dia 30 de maio, Terra e Marte estarão na posição mais próxima já registrada nos últimos 11 anos. A menor distância registrada no século entre "planeta vermelho" e o nosso foi em agosto de 2003. Nesse dia, Marte ficará mais iluminado e poderá ser visto a olho nu.

No final do mês, a distância entre os dois planetas será de 75,3 milhões de quilômetros. O número pode parecer alto, mas essa distância pode chegar até 400 milhões de quilômetros. Em 2003, foi registrada a menor distância em 60 mil anos --quando a marca foi de 55,76 milhões de quilômetros.

O fenômeno acontece quando a Terra forma um alinhamento quase perfeito com o Sol e Marte, num fenômeno chamado de oposição afélica. "Por estar mais distante do Sol, a órbita de Marte é maior que a da Terra. O tempo que Marte gasta para dar uma volta em torno da estrela é de aproximadamente dois anos terrestres", afirma Renato Las Casas, coordenador do grupo de astronomia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Esse alinhamento acontece a cada 26 meses, mas como as circunferências da Terra e de Marte não são perfeitas a distância entre os dois planetas no momento do alinhamento nem sempre é a mesma.

O fenômeno irá acontecer novamente em julho de 2018 com uma aproximação ainda menor que a deste ano: 57, 6 milhões de quilômetros.

UOL

Banco do Nordeste ofertará R$ 2,3 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar

Crédito estará disponível a partir de 1º de julho de 2016


O Banco do Nordeste vai disponibilizar R$ 2,3 bilhões pelo Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, lançado nesta semana em Brasília (DF). Os recursos atenderão a produtores de todo o Nordeste e norte dos estados de Espírito Santo e de Minas Gerais, área de atuação do Banco. O crédito estará disponível a partir de 1º de julho de 2016.

Um dos focos do novo Plano Safra é o estímulo à agricultura agroecológica e à produção dos itens integrantes da cesta básica de alimentos. Para isso, agricultores familiares que se dedicam a criação de gado leiteiro, abelhas, ovelhas, peixes e cabras e a produção de itens como arroz, feijão, mandioca, tomate e cebola, terão condições diferenciadas para custeio, com juros de 2,5% ao ano e prazos de até dois anos para pagamento.

Também farão jus a essas condições financiamentos para implantação de sistemas de produção de base agroecológica ou em transição para esse tipo de metodologia ou ainda agricultores que demandem até R$ 20 mil para o plantio de milho.

"Em um momento em que atravessamos o quinto ano de estiagem, o anúncio do aumento do volume de recursos para a agricultura familiar é mais do que bem-vindo para a nossa região. Uma das vantagens para os agricultores familiares da área de atuação do Banco do Nordeste é a taxa de juros e a possibilidade de atendimento pelo Agroamigo, que disponibiliza agente de microcrédito para orientação e acompanhamento na própria comunidade", afirmou o diretor de Negócios, Joaquim Cruz.

Paraíba Total

Capotamento é registrado na manhã deste sábado, no Vale do Piancó


O comerciante sofreu apenas algumas escoriações no braço esquerdo.

Foi registrado na manhã deste sábado (07), um capotamento entre os municípios de Piancó e Santana dos Garrotes, na BR-426, envolvendo um comerciante.


De acordo com as informações, o senhor Moarci Insulino Bezerra da Silva, de 61 anos, ao tentar desviar de um ciclista, perdeu o controle do seu carro e capotou.

Por sorte nada de mais grave não aconteceu. O comerciante sofreu apenas algumas escoriações no braço esquerdo.


Seu Moarci é vendedor de verduras na em Santana dos Garrotes.

Hora do Vale

Cantor morre após ser baleado no Centro Histórico de João Pessoa

Cantor havia acabado de fazer uma apresentação. Segundo a polícia, caso foi um latrocínio.


Um cantor foi assassinado na madrugada deste sábado (7), após fazer uma apresentação no Centro Histórico de João Pessoa. Segundo informações da polícia, Pablo Roberto de Lima Santos, conhecido como Pablo Scobá Dub, estava chegando no carro onde estavam a esposa e um casal de amigos, quando dois homens, sendo um deles armado, tentavam realizar um assalto. Pablo teria questionado sobre o que estava acontecendo e um dos suspeitos atirou contra ele. 

Antes do show, cantor fez postagem nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

Antes do show, o cantor fez postagem nas redes sociais convidando para a apresentação da noite da sexta.

Segundo o delegado plantonista da delegacia de Homicídios de João Pessoa, Paulo Josafá, o caso está sendo tratado como latrocínio. A vítima foi atingida na região do coração e chegou a ser levada para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

"Ele estava chegando no carro e viu os dois homens abordando a esposa dele e os

Bomba: Ministro da Saúde declara que Samu e Farmácia Popular podem acabar no mês de agosto em todo Brasil

Segundo o ministro, a dificuldade de pagamento se deve à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde este ano. VEJA!


As informações foram prestadas pelo Ministro da Saúde

As verbas da Saúde destinadas ao programa Farmácia Popular e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) só vão durar até agosto. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Saúde em exercício, Agenor Álvares da Silva, ao jornal “Estado de S. Paulo’’.

Segundo o ministro, a dificuldade de pagamento se deve à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde este ano. O ministro afirmou que a falta de dinheiro afetaria o Aqui Tem Farmácia Popular, resultado do programa inicial, que consiste na venda subsidiada de remédios para várias doenças à população.

No início desta semana, o Ministério do Planejamento já havia publicado uma série de portarias no Diário Oficial modificando o orçamento em vários programas, entre eles o Farmácia Popular, que perdeu R$ 315 milhões dos R$ 2,7 bilhões previstos para este ano. Ao “Estado de S. Paulo”, Agenor afirmou que, “a partir de setembro, vamos ver como esse repasse terá de ser feito para as farmácias credenciadas”.

O EXTRA questionou o Ministério da Saúde sobre como esse corte de verba afetaria o Farmácia Popular: se seriam reduzidos os descontos ou reduzida a quantidade de medicamentos disponibilizados à população. A reportagem também perguntou quais as

Aumento no valor das multas de trânsito deve chegar a 66,12%


Pagar R$ 2,9 mil por uma única infração de trânsito está bem próximo de se tornar possível. É o que vai ocorrer com o condutor pego alcoolizado ao volante, a partir de novembro. O aumento deve-se ao reajuste do valor de todas as categorias de multas, publicado ontem no Diário Oficial da União. Os percentuais variam de 53,2% a 66,12% e poderão ser revistos ano a ano, com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). A mudança está naLei nº 13.281, aprovada pelo Congresso Nacional este ano, e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Com a mudança, a infração leve, a mais barata, vai saltar de R$ 53,20 para R$ 88,38. A mais cara, de R$ 191,54 para R$ 293,47 — a de embriaguez, por exemplo. A punição também ficará mais rigorosa para quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo. Hoje, a conduta é classificada como infração média. Mas, em seis meses, passará a ser gravíssima. O mesmo para quem estaciona em vagas de deficientes ou idosos sem ter a credencial (veja Mais rigor para infratores).

A norma traz algumas alterações polêmicas, como a mudança no limite de velocidade nas rodovias e estradas (via rural). Quando a BR for simples, a máxima permitida será de 100km/h — redução de 10km/h em relação à atual lei. Em compensação, caminhões poderão trafegar a 90km/h, 10km/h a mais do que está em vigor atualmente. Os 110km/h só poderão ser atingidos quando a rodovia for duplicada.

Álcool
Duas mudanças no texto são direcionadas para os condutores que dirigem alcoolizados. A partir de novembro, haverá uma multa específica para quem se recusar a fazer o teste do

Produção de sementes de mandioca e macaxeira incentiva geração de renda de agricultores na PB

Projeto desenvolvido na PB pretende incentivar a retomada da atividade agrícola, já que houve redução de área de plantio nos últimos anos devido às prolongadas estiagens


Um projeto de pesquisa de produção de sementes de mandioca e macaxeira para distribuição com agricultores familiares paraibanos vem sendo executado com a meta de incentivar a retomada da atividade agrícola como forma de geração de renda, já que a cultura sofreu redução de área de plantio nos últimos anos devido às prolongadas estiagens. O trabalho é realizado pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), na Estação Experimental de Umbuzeiro, no Agreste da Paraíba, a 147 km de João Pessoa.

Projeto quer incentivar retomada da produção agrícola
Segundo Nivaldo Magalhães, presidente da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o objetivo é repassar para os agricultores familiares tecnologias agroecológicas sustentáveis que possam ser aproveitadas com sucesso. Ele informou que serão multiplicados genótipos produtivos e disponibilizadas técnicas de fertilização dos solos, capacitação sobre manejo adequado das culturas e assistência técnica aos agricultores, envolvidos com o agronegócio das culturas de mandioca e macaxeira.

O coordenador do projeto, pesquisador da Emepa Élson dos Santos, que ministrou palestras sobre manejo agroecológico sustentável e boas práticas agrícolas para produção

Dois vigilantes morrem em troca de tiros, após discussão na Paraíba


Um crime que chocou os moradores de uma pequena cidade no município de Santa Cecília, no Agreste da Paraíba, aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, 6.
Houve um desentendimento entre dois vigilantes, que terminou com os dois mortos a tiros, após um duelo em via pública.

Conforme policiais militares de Boqueirão, os vigilantes iniciaram uma discussão e cada um sacou de um revolver e começaram atirar, ao final os dois foram mortalmente feridos.

A policia não sabe o que motivou a discussão, que terminou com a morte dos dois vigilantes, em um duelo a moda antiga.

O caso será investigado pela delegacia de homicídios, responsável pela região do Agreste.

WSCOM

Cruzeiro de Itaporanga tem até o dia 10 de maio para indicar o estádio para a 2ª divisão


As prefeituras que administram os estádios de futebol que sediarão jogos da segunda divisão do Campeonato Paraibano de Futebol 2016 terão um prazo até o próximo dia 10 de maio para encaminhamento de ofícios confirmando que consentirão a utilização desses equipamentos esportivos, cumprindo todas as recomendações e laudos de segurança.

Os ofícios terão que ser remetidos à Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, coordenado pelo pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do 2º-subprocurador-geral de Justiça, Valberto Cosme de Lira.

As prefeituras têm que cumprir as recomendações com relação aos laudos elaborados de segurança (da Polícia Militar; de Prevenção e Combate a Incêndio; e do Corpo de Bombeiros) e de condições sanitárias e de higiene (da Vigilância Sanitária).

O prazo até o dia 10 de maio foi estabelecido em reunião realizada na sede do MPPB em João Pessoa, com o presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues da Silva; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Corjesu Paiva dos Santos; e representantes dos 13 clubes de futebol que disputarão a segunda divisão do Campeonato Paraibano de 2016.

Vão disputar a chamada “segundona” os seguinte clubes paraibanos: Desportiva Guarabira (Guarabira), Picuiense (Picuí), Cruzeiro (Itaporanga), Femar (João Pessoa), Serrano (Campina Grande), Internacional (João Pessoa), Lucena (Lucena), Miramar (Cabedelo), Nacional (Patos), Nacional (Pombal), Sabugy (Santa Luzia), Spartax (João Pessoa) e Sporte (Campina Grande).

“Após o recebimento desses ofícios, vamos, com muita antecedência, explicar as exigências para cada um dos laudos”, antecipa o procurador de Justiça Valberto Lira, ressaltando: “Isso vai evitar que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizem várias visitas”.

ASSESSORIA DO MPPB

Morreu, aos 86 anos, Gonçalo Pinheiro, um dos donos do Armazém Paraíba


Morreu, no início da noite desta sexta-feira (6), Gonçalo Pinheiro Torres. Ele era dono da Loja N. Claudino, pertencente à rede do Armazém Paraíba, do grupo Claudino. Gonçalo tinha 86 e morreu em sua residência, na cidade de João Pessoa, provavelmente, de falência múltipla dos órgãos.

Segundo amigos do empresário, ele já vinha fazendo tratamento de saúde em sua residência, com uma equipe médica particular.

O empresário era viúvo da saudosa Nicéia Claudino, que morreu no dia 8 de outubro, no ano de 2010, no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Juntos tiveram cinco filhos: Liane, Leone, Luciano, Leinaldo, Liziane e Cecília.

O local do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados. 

Portal Vale do Piancó Notícias

Secretário de Esporte da PB, fala da sensação de participar da abertura do Poeirão 2016 em Itaporanga


O secretário da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, o campeão Olímpico,  Zé Marco fala com exclusividade a TV Hora do Vale, a sensação de participar da abertura da edição 41ª do Poeirão aqui em Itaporanga.

E conta como o Estado da Paraíba está trabalhando o esporte.

Vídeo:



Hora do Vale

Mais de 50 advogados participam de curso oferecido pela ESA/PB, no Vale do Piancó; saiba mais


O evento aconteceu no auditório do Fórum Juiz João Espínola Neto, na cidade de Itaporanga (PB)

Mais de cinquenta advogados militantes no Vale do Piancó estiveram participando do primeiro curso oferecido pela Escola Superior de Advocacia (ESA-PB) nesta região, durante esta sexta-feira (06). O curso de atualização do novo Código de Processo Civil que está sendo ministrado pelo Advogado campinense Júlio César de Farias Lira, se estende até este sábado.

O evento aconteceu no auditório do Fórum Juiz João Espínola Neto, na cidade de Itaporanga.

Para o Diretor da ESA no Vale do Piancó, o Advogado Jackson Caetano, a abertura do primeiro curso na região se caracteriza como um marco na história da advocacia local. “Hoje consagramos um momento ímpar para a nossa classe, uma vez que, de forma voluntária, nós conseguimos implantar esta escola aqui no Vale do Piancó, onde os advogados só terão a engrandecer suas bagagens. Parabenizo aqui toda a diretoria da ESA que trabalhou incansavelmente para estar reunindo mais de 50 advogados, bacharéis e estudantes de direito neste primeiro curso de muitos que virão, já que estamos nos programando para oferecer a minirreforma eleitoral no período de julho, dando um suporte mais avançado aos nossos colegas”, pontuou.

Indagado sobre como a ESA/PB chegou ao Vale, Jackson disse que “esse sonho foi concretizado através de um pedido ao atual presidente da Seccional da OAB na Paraíba,

Dois PMs são amarrados em uma estaca e executados brutalmente por traficantes


Policiais militares de todo o Brasil estão indignados com o assassinato de dois PMs em Juazeiro, na Bahia. A barbaridade com que o crime aconteceu chocou o Brasil inteiro.

Dois policiais baianos foram levados por bandidos, membros de gangues, para um local distante das residências, onde tiveram mãos e pés amarrados em uma estaca de madeira, junto a uma cerca, e então, foram torturados executados a tiros na cabeça. Os corpos foram encontrados em uma cena lastimável.


As fotos da cena do crime estão sendo usadas em protesto por policiais militares de todo o Brasil, visando chamar a atenção das autoridades governamentais para o risco que corre o profissional da Segurança Pública.O fato está ganhando repercussão nacional, através das redes sociais. O clima é de revolta entre as tropas de todo o Brasil.

Pirambu News

Segundo simulado on-line, neste fim de semana, dá nova chance a quem ficou fora do primeiro


Com a procura de mais de 500 mil estudantes na primeira edição, o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado um sucesso. Por isso, o Ministério da Educação resolveu dar uma segunda chance a quem não pôde fazer a prova do último fim de semana. Neste sábado, 7, e no domingo, 8, todos os interessados — não só concluintes do ensino médio — terão a oportunidade de fazer o simulado.

Como na primeira vez, o teste estará disponível na plataforma Hora do Enem a partir da 8h de sábado até as 20h de domingo. Para participar, o interessado deve se cadastrar no sistema on-line. Após iniciar a prova, terá até quatro horas para concluí-la. O simulado também terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem.
Ana Beatriz Louredo, aluna do terceiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, campus de Planaltina, foi uma das centenas de milhares de estudantes que aproveitaram a primeira chance de testar os conhecimentos para o Enem. Ela fez o simulado no último dia 30 usando o aplicativo no celular.

Após o teste, no qual atingiu 500 pontos, Ana Beatriz recebeu um diagnóstico detalhado do seu desempenho e de quais videoaulas precisa assistir para se aprimorar. "Agora, eu tenho uma base daquilo em que eu tenho de me empenhar mais, que são as de exatas", disse.
Interessada em cursar zootecnia ou medicina veterinária, Ana Beatriz recebeu as notas de corte nas universidades pelas quais se interessa e, agora, está mais determinada a aumentar a carga de estudos em química e física. "Matemática, até que eu fui mais ou menos", ressalvou. Para ela, os simulados devem ajudar os alunos a conhecer seus pontos fracos, mas também a estar mais tranquilos na hora da prova de verdade. "Vai dando uma base para a pessoa que nunca fez o Enem", disse. "Quem nunca fez o Enem vai ficando mais tranquilo, vai vendo que a prova não é isso que ela pensa, que é um bicho de sete cabeças."

Próximos — Até a edição do Enem deste ano, nos dias 5 e 6 de novembro, estão previstos outros três simulados on-line. O próximo, em 25 de junho; o seguinte, em 13 de agosto e o último, em 8 e 9 de outubro.

Para quem vai aproveitar a segunda chance dada pelo MEC, Ana Beatriz dá o incentivo: "Vale muito a pena fazer, e fazer bem feito, porque a cada simulado o candidato vai ver que está certo do que quer, que está preparado para fazer aquela prova no final."

Desde segunda-feira, 2, os estudantes contam com um recurso extra de preparação para o exame e para ampliar o aprendizado. É o MECFlix, ferramenta interativa que oferece gratuitamente videoaulas e links para portais que auxiliam nos estudos. A TV Escola veicula o programa Hora do Enem em parceria com mais de 40 emissoras. A transmissão ocorre todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e um intensivo no fim de semana. Todo o conteúdo está acessível a qualquer hora do dia na internet, com smartphone, tablet ou computador.

Mais informações e cadastramento na plataforma Hora do Enem na internet.

Assessoria de Comunicação Social

07 de maio - Aconteceu em Itaporanga


José Ferreira da Fonsêca, nascido em 7 de maio de 1907, no Distrito de Santana dos Garrotes, Piancó, foi o quinto filho do casal João Ferreira da Fonsêca, e de Francisca Querina da Conceição (retificou o nome para Francisca Ferreira Bidô). Dedicou quase toda sua atividade à agricultura. No transcurso de 1930 ele foi residir no Sítio Cunha, com sua esposa e adquiriram esse imóvel rural doado pela sua genitora. 

Foi um dos pioneiros no ramo de beneficiamento de arroz vermelho em casca (a beneficiadora de arroz, beneficia, descasca, brune e separa o arroz), em parceria com seus filhos. Abraçou a cultura industrializada mecanizada do arroz a pedido do industrial o Sr. Josué Pedroza de quem adquiriu a maquina industrial, se tomando um industrial de pequeno porte. 

Aos 24 (vinte e quatro) anos casou-se em Santana dos Garrotes religiosamente, em 1930 e civilmente em 25 de novembro de 1931, com Maria Henrique Soares, “Dorinha Ferreira”, nascida em Juazeiro do Norte, Ceará, em 16 de janeiro de 1907, filha de Henrique Soares do Nascimento e de Candida Maria da Conceição. 

Um dos patriarcas da família Ferreira, e consequentemente o primeiro a explorar o ramo industrial até seus últimos dias de vida, foi agricultor, vaqueiro e também tropeiro (tangerino). Não sabemos até que época exerceu as suas últimas três profissões. Na geração matrimonial, nasceram pela ordem: Geraldo Ferreira da Fonsêca; Edson Ferreira da Fonsêca; Francisco de Assis Ferreira, grande comerciante e agropecuarista; Francisco Sales Ferreira (Moacir, conhecido como Moa Ferreira); Maurício Ferreira; Henrique Ferreira; Alderi Ferreira; Antonio Ferreira (Tota); Marli Ferreira, casada com o comerciante Garcia (João Alvino); João Ferreira Neto; Vilani Ferreira e Lourdinha Ferreira. 

José Ferreira da Fonsêca faleceu a 15 de maio de 1993 as 09h45 no hospital João XXIII, na cidade de Campina Grande, aos oitenta e seis anos. Uma pessoa que antes de tudo dedicou sua vida ao trabalho e a família, com profunda experiência desempenhou esta infinita missão aqui na terra. Um homem que Deus soprou o fôlego da vida, e nesse sopro nós, os Ferreira, recebemos dele os sentimentos mais nobres, de seu relevante trabalho, que só fez contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade e de sua família. E os descendestes dele, são cientes de que entre a vontade de fazer e a realização do nosso sonho, os fatores mais importantes são a nossa coragem e a crença de que tudo dará certo. Assim foi o propósito de Zé Ferreira. 

Dr. Carlos Ferreira (advogado e seu neto)

Aniversariantes:


Nasceu no dia 7 de maio de 1969 Teca Lúcio, filha de Esmerino Lucio dos Santos (Mero) e Biata Vicente e mora em Campina Grande. Teca é casada desde 10 de julho de 2013 - https://www.facebook.com/teca.lucio

O médico Carlos Albério de Alexandria nasceu no dia 7 de maio de 1968. Carlos trabalha na Prefeitura de Pedras de fogo e mora em Cabedelo  - https://www.facebook.com/carlosalberio.alberio

Filha de José Figueredo e Dona Chiquinha, nasceu em no dia 7 de maio de 1951, Almira Figueiredo. - https://www.facebook.com/almira.figueiredo.3?fref=ts


Secretaria da Educação alerta que inscrições para o Enem 2016 começam segunda-feira


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), informa aos alunos das escolas da rede estadual de ensino que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam nesta segunda-feira (9). O prazo de inscrição vai até o próximo dia 20. A SEE orienta os alunos a se inscreverem logo nos primeiros dias, para evitar os tradicionais imprevistos. No ano passado, o Enem teve 204.098 inscritos na Paraíba.

A edição do Enem deste ano realizará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital dos candidatos na ficha de identificação, por meio de selo gráfico, autoadesivo. A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas, dificultando, assim, a possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais: envelope com lacre e detector de metais.

Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, vai trazer todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Isenção — O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Além dos concluintes do Ensino Médio em 2016, matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição. Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência.

Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da taxa será de R$ 68. O pagamento deve ser feito até as 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio.

A confirmação das inscrições será feita apenas pela Página do Participante. No ato da inscrição, os candidatos precisarão informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, devem dispor de documento comprobatório, legível. Nele, deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento diferenciado; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.

Nome — Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de nove a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível online, preenchido, entre os dias 1º e oito de junho próximo, pelo sistema, na Página do Participante.

Provas — Nos dois dias de exame (cinco e seis de novembro), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo). Mais informações sobre o Enem deste ano podem ser obtidas no site www.inep.gov.br.

Radar Sertanejo

Globo repercute mistério de casa apedrejada em Boa Ventura... Vídeo


A TV Paraíba, afiliada a Rede Globo repercutiu o caso de uma residência, localizada no Sítio Antas, município de Boa Ventura, no Sertão do estado, que estaria misteriosamente sendo apedrejada.

O caso ainda não desvendado está chamando a atenção de muita gente no município e em toda região. Durante todo o dia centenas de curiosos estão indo até a casa para constatar o fenômeno.
Segundo a moradora da residência, as pedras geralmente começam a serem jogadas no período da manha e início da tarde. O mistério teria começado no mês passado.

Vídeo:


Diário do Sertão

Remédio antimalária dá resultado contra zika


Rio de Janeiro – Um medicamento já usado contra a malária pode ser eficaz para blindar o cérebro de fetos contra a infecção pelo vírus da zika. Estudos em laboratório mostraram que a cloroquina protegeu neurosferas, estruturas celulares que reproduzem o cérebro em formação, em até 95%. O trabalho de pesquisadores dos Institutos de Biologia e de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D’Or de Pesquisa está disponível na bioRxiv – rede pública de compartilhamento de estudos científicos inéditos, mas ainda não revisados por profissionais independentes.

vacinação
As estruturas foram expostas ao zika e depois tratadas, por cinco dias, com cloroquina em diferentes concentrações. Os testes mostraram que a droga inibiu a infecção e reduziu o número de neurônios infectados, protegendo-os contra a morte pelo vírus. A cloroquina baixou a quantidade de células infectadas entre 65% e 95%, em comparação com as não tratadas.

“Nossos resultados sugerem que a ação da cloroquina contra o zika deve ser imediatamente avaliada in vivo e, se tudo der certo, vai atenuar os danos cerebrais devastadores da síndrome congênita do zika e as lesões neurológicas em adultos”, diz o artigo, assinado por Rodrigo Delvechio, Stevens Rehen e Amílcar Tanuri, entre outros pesquisadores.

“A grande vantagem nessa corrida contra o vírus é que a cloroquina já é uma droga amplamente usada e não é contraindicada para grávidas. A ideia é que a pessoa comece a

Paraíba tem 2ª maior alta no custo da construção civil do nordeste, diz IBGE


Os custos da construção civil na Paraíba registraram a segunda maior alta no mês de abril entre os estados do nordeste, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (6).

Segundo o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, o custo médio do metro quadrado no setor no estado foi de R$ 969,50 no mês de abril, valor 3,27% superior ao registrado em março. O único estado nordestino que teve uma variação maior foi a Bahia, onde o reajuste foi de 3,34%.

Paraíba tem 3ª maior concentração de 'Marias' do Brasil, diz IBGE
Número de desocupados na PB bate recorde dos últimos 4 anos, diz IBGE
O reajuste acumulado nos últimos 12 meses é de 6,98%, acima do índice regional de 6,6%. Segundo os dados do IBGE, esse custo é atualmente quatro vezes maior que o registrado em 1994, quando a série começou a ser registrada.

Ainda segundo os dados do IBGE, o metro quadrado da construção civil mais caro do país foi registrado no Rio de Janeiro, onde o custo foi de R$ 1.091,39. No outro extremo, o estado com metro quadrado mais barato, R$ 876,36, é o Rio Grande do Norte.

G1

Dia das mães e crise: dicas sobre como presentear sem gastar muito

Há opções boas e baratas que cabem no bolso e os filhos não precisam deixar de presentear as mamães, mesmo na crise.

Em tempos de crise, é preciso que os filhos se desdobrem para conseguir presentear a mãe sem afetar as finanças. Pensando nisso, O JORNAL DA PARAÍBA listou algumas sugestões que, mesmo baratas vai deixar as mães felizes.

Moda, tecnologia e decoração
Uma aposta barata para não deixar de presentear é aproveitar as dicas do Extra que juntou peças que aliam tendência de moda, qualidade e preços acessíveis. Nas lojas, os filhos poderão encontrar presentes para todos estilos de mães, como os cardigans e suéteres em várias cores e camisas estampadas a partir de R$59,90 cada, blusas estampadas a partir de R$29,90 cada, calças jeans por R$79,90 cada, além de bolsas e cintos para compor o look. Há ainda opções de decoração e tecnologia.


Mãe perfumada
Outra boa dica são os kits de presentes. O Boticário, por exemplo, preparou 11 kits com produtos e acessórios que cabem em todos os bolsos.

Tem presentes a partir R$24,99 (Kit Cuide-se Bem Sabonetes Sortido), com 5 unidades de 80g cada, com as fragrâncias: Morango e Leite, Rosas e Alcaçuz, Leite e Mel, Frutas

MANÉ CABELIM LTDA


Faixa 14 do disco Papel de Bodega, que é parte integrante do livro de mesmo nome, publicado pelas Edições Bagaço.

Ex-BBB Vanessa posa sexy e afirma que fez xixi no ‘gato’ durante o sexo


Encanador, piloto e até mecânico. Muitas mulheres têm fantasias com essas profissões, mas Vanessa Mesquita prova que não é tradicional quando o assunto é sexo. A ganhadora da 14ª edição do “Big Brother Brasil” posou para o Paparazzo e revelou seu fetiche por palhaços. “Mas não é aquele bonzinho. É um palhaço ‘dark’. Tenho até uma sequência na minha cabeça, de como seria. O homem finge que me sequestra e não fala nada. Só consigo ver o olho dele. Aí, ele me leva para um lugar abandonado e rola lá mesmo”, conta ela.

A ex-BBB diz que adora realizar fantasias entre quatro paredes. “Gosto de usar lingeries, espartilho, cinta-liga e fantasias. Mas não pode banalizar, porque senão perde graça”, diz ela, que revela como gosta de fazer na Hora H. “Gosto de sexo selvagem. Curto dar uns tapinhas, um puxões”. Por conta disso, Vanessa já se machucou. “Já fiquei toda roxa pela intensidade dos puxões e com alguns arranhões. Curto uma onda sadomasoquista”, conta. “Já brinquei com cera de vela, andei de salto nas costas de um ex-namorado, cuspi nele e até fiz xixi. A gente estava brincando e eu fiz de verdade. Ele adorou e repetimos a experiência umas três vezes”.

Apesar de desinibida e de cutir uma onda “sadomasô”, Vanessa gosta mesmo é de uma boa cama na hora “H”. “Já fiz sexo na praia e em estacionamento de balada, mas curto mesmo é na cama. Mas, para rapidinha, pode ser em qualquer lugar”.

Talvez por isso a primeira vez da ex-BBB não tenha sido tudo que ela esperava. “Foi péssima. Tinha 17 anos e foi com uma pessoa que nem gostava. Fiz só pra tentar esquecer outra pessoa. Foi horrível, doeu muito. Não me arrependo, mas esperava mais”.

Vanessa conta que um dos maiores desafios dentro do “Big Brother Brasil” foi ficar sem sexo. Ela, que chegou a transar com Clara debaixo do edredom, também usou outros mecanismos para aliviar as tensões. “Tomei duchas de água fria e usava o chuveirinho no banheiro. Foi difícil”, diz ela, que já ficou um ano “na seca”.

“Quando fiz monografia, estava tão cansada, tão estressada, que virei assexuada (risos)”, lembra a ex-BBB, que entrega suas preferências quando o assunto é sexo. “O meu preferido é o matinal. Foi uma das coisas que mais senti falta no ‘ BBB’. Sexo é essencial. Quanto mais, melhor”.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Google oferece bolsas de estudo de até R$ 4,2 mil; veja como se candidatar

Iniciativa vai selecionar 24 duplas de pesquisadores, compostas por alunos e orientadores 


Trabalhos dos candidatos deverão abranger campos de estudo de interesse do Google
Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina. A iniciativa, voltada para a área de Ciências da Computação, vai selecionar 24 duplas de peqsuisadores, compostas por alunos e orientadores, contabilizando 48 beneficiados no total. Interessados tem até o dia 9 de junho para se inscrever. Para mais detalhes, acesse a página do Google.

Podem se candidatar professores das principais universidades da América Latina que trabalhem com projetos na área de Ciência da Computação, Engenharia ou outras relacionadas. Cada um dos docentes inscritos deverá indicar um aluno de mestrado ou doutorado, que irá conduzir a pesquisa. Os projetos escolhidos serão anunciados em agosto, em um evento em Belo Horizonte.

Os trabalhos deverão abranger campos de estudo de interesse do Google e do Centro de Engenharia da capital mineira, o primeiro da empresa na América Latina.

Entre os assuntos de maior relevância para o Google, estão geografia e mapas; interação entre humanos e computadores; aprendizado de máquinas e mineração de dados; recuperação, extração e organização de informações; interfaces físicas e experiências imersivas; e privacidade.

As bolsas de estudo duram por um ano, com a possibilidade de renovação no final do prazo – com limite de dois anos para mestrado e três para doutorado. Nas pesquisas de mestrado, o valor destinado ao estudante é de US$ 750 e o professor US$ 675; já para os projetos de doutorado, o aluno receberá um auxílio mensal de US$ 1.200 e o orientador US$ 750.  

Jornal da Paraíba

Itaporanguense Joãozito será homenageado pela Câmara de Campina Grande


A Câmara Municipal de Campina Grande vai homenagear com a entrega do Titulo de Cidadania Campinense, o radialista Joãozito Silva. O projeto é de autoria do vereador Miguel Rodrigues. João esteve nesta quinta-feira (5) na Câmara de vereadores local em que frequenta todos os dias para efetuar a cobertura dos trabalhos, porém ele não se conteve quando recebeu das mãos do vereador Miguel Rodrigues a cópia da Lei nº 6.380/2016, devidamente sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues.

“Confesso que fiquei emocionado com o reconhecimento do vereador Miguel Rodrigues bem como dos demais vereadores que integram o legislativo campinense. Essa homenagem que “Casa de Félix Araújo” me outorga faz-me sentir de fato e de direito um verdadeiro filho desta cidade que tanto amo”, observou Joãozito.

O homenageado tem curso superior pela Universidade Estadual da Paraíba. 
Joãozito é natural da cidade de Itaporanga –PB e chegou na cidade de Campina Grande no ano de 1977, onde constituiu família e reúne uma grande quantidade de amigos. João é militante da radiofonia campinense sendo coordenador de programas na Rádio Caturité, como: Domingo Esportivo, Jornal 1050, Debate Esportivo, sendo também editor responsável do acessadíssimo portal odiapb.com.br. 

O homenageado é irmão de Izete Pires, uma das educadoras mais conceituadas de Itaporanga e do Vale do Piancó, a mesma está diretora  da primeira escola de Itaporanga, EEEF Simeão Leal.

“No mês de julho do corrente ano estarei na presença de Deus e dos meus grandes amigos e familiares recebendo essa importante honraria que aumentará a minha responsabilidade com este Municipio que me acolheu com tanto amor”, pontuou.

Hora do Vale com OdiaPB

Coremas e um bom exemplo: unidade móvel leva atendimento médico a populações distantes


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O interesse e a necessidade de levar serviços básicos de saúde à população de bairros e comunidades rurais distantes e carentes motivaram a Prefeitura de Coremas  a criar, no ano passado, uma unidade básica itinerante de saúde. A estrutura é composta por um ônibus dotado de dois consultórios, um médico e outro odontológico.

O atendimento ocorre uma vez por semana e a população do bairro ou sítio que será visitado é informada previamente da chegada da unidade móvel, que oferece os mesmos serviços básicos de saúde de uma unidade fixa. A equipe de profissionais também é a mesma: é composta por médico, enfermeiro, odontólogo e técnico em enfermagem. Ênnio José, Marcelo Vitor, Eduardo Francisco, Débora, José Hilton Lopes e Karina Sarmento são os seis médicos que atuam na unidade móvel, sendo que cada um fica responsável pelo setor onde trabalha na unidade fixa de saúde.

De acordo com a subsecretária de Saúde de Coremas, a enfermeira Jaqueline Lopes, a unidade itinerante atende cerca de 60 a 80 pessoas a cada deslocamento. “O projeto é importante porque contempla quem mora distante das unidades fixas, e esse é o objetivo da unidade móvel, que é contemplar o maior número de pessoas com os serviços que são prestados”, afirmou a subsecretária.

A unidade móvel já atendeu, este ano, os bairros Cabo Branco, Campo de Aviação, Cruz da Tereza e Linha de Ferro, além do sítio Logradouro. Ultimamente, conforme ainda Jaqueline Lopes, a maior parte das pessoas que procura a unidade móvel tem sido acometida por viroses e diarreia.

Por viveram distantes dos postos de saúde, muitas das pessoas, mesmo com algum problema de saúde, não procuravam as unidades fixas do Programa Saúde da Família, mas, com a unidade móvel, muita gente passou a ter acesso aos serviços públicos de saúde e tratar seus problemas clínicos ou encaminhados para tratamento especializados.

PPL lança uma mulher na disputa pela prefeitura de Aguiar


A ativista política Samara Pereira - foto -, presidente da Comissão provisória do Partido Pátria Livre (PPL) de Aguiar, no Vale do Piancó, reitera o propósito de disputar a Prefeitura do município, em outubro que vem, e renova críticas à gestão administrativa do prefeito Manoel Guedes, que, para ela, não está à altura das necessidades da população.

A pré-candidata acusa Manoel Guedes de estar totalmente indiferente aos problemas que afligem o dia a dia da população, principalmente, no que diz respeitos aos serviços básicos de saúde, à limpeza pública e ao setor de infraestrutura. “A cidade encontra-se, propriamente, abandonada, e isso vem comprometendo a autoestima da população”, assevera Samara Pereira.

Já contando com 15 pré-candidaturas de vereador, todas do PPL, a pré-candidata diz estar construindo o plano de governo para o município, com participação sugestiva da própria população e de políticos compromissados com o desenvolvimento de Aguiar, e assegura que o discutirá, em praça pública, perante todos os segmentos sociais do município – na cidade e na zona rural -, para que ela se apresente como uma novidade política e gerencial no trato dos negócios públicos municipais.


Ela adianta que vai inserir Aguiar, caso venha a ser eleita, no consórcio municipal de saúde, que cobre várias cidades do Vale do Piancó, custando, mensalmente e a cada Prefeitura, pouco mais de R$ 3 mil, além de promover alterações, radicais, na estrutura da saúde pública, com uma prestação de serviços que assegure assistência, à população, na própria cidade, - excetuando-se os atendimentos de alta complexidade.

www.ARYRAMALHO.com -  com Josinato Gomes