sábado, 9 de abril de 2016

Cientistas canadenses estão combatendo o zika vírus com pneus velhos e leite

Uma ovillanta, nome da armadilha para mosquitos. Crédito: Daniel Pinelo

Uma picada de mosquito pode causar muito mais do que uma coceirinha: se for um Aedes aegypti, várias doenças podem ser transmitidas, entre elas a nossa velha conhecida dengue e o zika vírus, que hoje aflige grande parte do continente americano.

No Brasil, uma gigantesca campanha de saúde que inclui até drones visa acabar com os criadouros do inseto. Já em alguns laboratórios do Canadá e do México, pesquisadores criaram uma forma barata e ecológica de combater a ameaça: uma armadilha de pneus velhos e leite. (Pneus abandonados são, além de baratos, um dos locais de proliferação favoritos do Aedes aegypti.)

A invenção já foi testada na Guatemala e, agora, a equipe planeja expandir a pesquisa. O sistema usa uma armadilha feita com duas faixas de borracha encaixadas no formato de uma boca e equipada com uma válvula de liberação de líquidos na base.


O sistema foi inspirado em uma armadilha de mosquitos criada pela Universidade Laurenciana de Sudbury, no Canadá, em resposta a um surto do vírus do oeste do Nilo. A armadilha era originalmente utilizada para atrair o mosquito Culex, transmissor da doença.

Essa nova versão da armadilha, que atrai mosquitos do tipo Aedes aegypti, possui um pequeno pedaço de madeira ou papelão flutuando em seu interior, uma espécie de barquinho onde as fêmeas depositam seus ovos. A lasca de madeira ou de papelão é retirada duas vezes por semana para análise e destruição dos ovos.

A solução líquida dentro da armadilha — à base de leite, portanto não-tóxica — coleta feromônios, uma substância química liberada pelas fêmeas dos mosquitos para indicar pontos de reprodução seguros. Essa substância vai ficando cada vez mais concentrada, o que torna a armadilha cada vez mais atraente para mosquitos em fase de reprodução.


A armadilha tem claras vantagens ambientais e econômicas em relação aos pesticidas, que

PLACAR DO IMPEACHMENTE NA COMISSÃO: 40 a favor, 20 contra e 01 indeciso – VEJA OS NOMES

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) come pão com mortadela ao lado do deputado Zé Geraldo (PT-PA), durante sessão da comissão do impeachment (Foto: Gustavo Garcia/G1)


Após 12 horas de discussão, a comissão do impeachment encerrou às 4h43 da madrugada deste sábado (8) o primeiro debate sobre o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que é favorável à continuidade do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Apesar de a sessão ter sido aberta às 15h39, o debate começou às 16h25. A reunião tevemomentos de bate-boca entre deputados, além de pausa de parlamentares para comer pão com queijo e mortadela.

A discussão será retomada na segunda-feira (11), quando ocorrerá a votação do parecer. Depois da análise pelo colegiado, o relatório seguirá para votação no plenário da Câmara. Inicialmente, a sessão iniciada nesta sexta-feira duraria até 3h, mas líderes partidários entraram em acordo para estendê-la até 4h30. A reunião acabou sendo prolongada em mais 13 minutos, para que todos os deputados presentes pudessem falar.

Ao todo, foram registradas inscrições de 116 deputados na lista de discursos, sendo 72 para falar a favor do processo de impeachment e 46, contra. Dois parlamentares se inscreveram tanto na lista dos favoráveis quanto na dos contrários ao processo de impedimento.

Ao final da sessão, 61 deputados haviam discursado. 40 deles foram a favor do relatório e, portanto, defenderam a abertura do processo de impeachment, enquanto 20 se manifestaram contrariamente ao parecer. Somente um parlamentar disse estar indeciso. (Veja ao final desta reportagem o nome dos deputados que se pronunciaram na sessão iniciada neste sexta e como cada um se posicionou.)

Na segunda-feira, haverá somente discursos de líderes. Em seguida, a Advocacia-Geral da União poderá se pronunciar novamente em defesa de Dilma. De acordo com o presidente

MP dá prazo de 48 horas para que prefeitura e câmara de vereadores demitam servidores em massa

Segundo o promotor Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, relatório de informações da Promotoria aponta a existência de servidores na Câmara.

Ministério Público da Paraíba (Foto ilustrativa do Google)
A Promotoria de Justiça de São Bento recomendou ao prefeito de Paulista e ao presidente da Câmara Municipal de Paulista a exoneração, no prazo de 48 horas, dos ocupantes de cargos comissionados que detêm relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, vereadores ou qualquer outro cargo comissionado do município.

Segundo o promotor Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, relatório de informações da Promotoria aponta a existência de três servidores nessa situação na Câmara de Paulista.
Foi recomendado ainda que que seja encaminhado, no prazo de 30 dias, declaração individual de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança e funções gratificadas no Poder Executivo do Município de Paulista, esclarecendo se possui ou não parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou afim até o terceiro grau com qualquer das pessoas ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, vereadores e qualquer outro cargo comissionado do município, com especificação todos os parentescos acima existentes.

De acordo com o promotor, caso a recomendação não seja acatada o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento da ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa.

O promotor ressalta que a prática do nepotismo viola os Princípios da Moralidade, da Impessoalidade e da Eficiência, norteadores da Administração Pública. Além disso,a prática também é vedada pela Súmula Vinculante nº 13 de Supremo Tribunal Federal. As informações são da Assessoria do órgão.

DIÁRIO DO SERTÃO com PB Agora

Presidente da Playboy divulga primeiras fotos de ensaio com Piovani – VEJA FOTOS

A revista com Luana na capa chega às bancas neste mês.

Piovani
Andre Sanseverino, presidente e editor da nova Playboy, publicou em seu Instagram a primeira imagem de Luana Piovani no ensaio para a publicação. Luana, que é mãe de três filhos aos 39 anos, estreia a nova fase da revista, que promete não pagar mais cachê pelos ensaios.

A revista com Luana na capa chega às bancas neste mês. Na foto, a loira aparece de batom e vestindo apenas um sutiã e sapatos de salto alto.


O ensaio promete fotos de Luana Piovani em diversos ângulos, inclusive com nu frontal. A atriz afirmou ser contra o excesso de Photoshop, o que faz muita gente esperar que ela apareça o mais próximo do natural possível nos cliques.

Yahoo

Prefeitura é acusada de entregar peixes em carro de lixo na PB

A Prefeitura da cidade de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, está sendo acusada de ter utilizado um caminhão de lixo para distribuir peixe a pessoas carentes durante a Semana Santa.

As fotos da suposta entrega só foram divulgadas esta semana e repercutiram nas redes sociais da região.

MaisPB

Subseção da Ordem dos Advogados realiza sessão no Vale do Piancó para tratar sobre nova gestão

   
Marcílio destacou a união da diretoria para dar início ao desenvolvimento de ações visando melhorias para a advocacia valepiancoense.

Uma sessão realizada na noite desta sexta-feira (08), pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Vale do Piancó, Seccional Paraíba (OAB-PB), serviu para tratar sobre os trabalhos da nova gestão que tomou posse recentemente em Itaporanga.

A sessão, contou com a presença de toda a diretoria da Ordem local, e foi presidida pelo advogado Marcílio Batista, que agradeceu a presença vários advogados e advogadas que atuam na região do Vale.

Marcílio, escolhido como novo Presidente da Subseção, iniciou sua fala, pontuando que sua gestão será pautada no dialogo e na transparência com toda a classe. Após sua apresentação inicial, o advogado vice-presidente da Subseção Dr. Amâncio Faustino Neto, natural de Conceição (PB), também deu suas boa vindas aos presentes. Ele se apresentou e tratou sobre a nova forma que a gestão irá trabalhar.

No transcurso da sessão, o advogado Jackson Caetano, representante da Escola Superior

Vacinação contra H1N1 é antecipada em toda a Paraíba, e começa dia 11


A campanha de vacinação contra H1N1 na Paraíba foi antecipada e vai começar no dia 11 de abril em todo o estado. A informação é a da Secretaria de Saúde da Paraíba. Em João Pessoa, a campanha pela rede municipal começa no dia 13. O pedido de antecipação foi formulado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e levado pelo governo do Estado para o Ministério da Saúde (MS).

A campanha, antes prevista para começar somente no dia 30 deste mês conforme programação do MS, prosseguirá até 20 de maio. O Dia D de Mobilização Estadual será realizado em 30 de abril, no município de Santa Luzia. A meta é imunizar 946 mil pessoas, ou seja, 80% do público alvo.

- Crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional;

- As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

- No dia D (30 de abril), as doses estarão disponíveis em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde e em pontos móveis estratégicos nos cinco distritos sanitários. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Como vai ser a campanha no estado
A gerente estadual de Imunização, Isiane Queiroga, explicou que a campanha terá início apenas com dois grupos prioritários porque o Ministério da Saúde ainda não encaminhou o

Presidente da OAB do Vale do Piancó recebe título de Cidadão de Santana dos Garrotes

Neste sábado (09/04), durante sessão solene na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, o presidente da OAB do Vale do Piancó, advogado José Marcílio Batista receberá o título de Cidadão Santanense, em cerimônia no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 10h.

Deverão estar presente autoridades locais, representantes da sociedade civil, amigos, familiares e advogados.

O título será concedido a pedido do vereador Marcelino Neto – Tavin - (PSDB), para ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo homenageado na cidade: - A Dr. Marcílio Batista, por sua atuação diante de acontecimentos importantes no segmento jurídico do município.

Natural da cidade de Piancó, localizada no Vale, Dr. Marcílio, é advogado e atua em diversas Prefeituras e Câmaras em todo o Vale do Piancó.

www.ARYRAMALHO.com

Apesar da crise, expectativa é que eleição de Itaporanga seja uma das mais caras da história - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!

Por Redação da Folha – Enquanto a maior parte da população de Itaporanga sofre pela falta d´água, a pobreza, o desemprego e as doenças epidêmicas, os grandes e tradicionais grupos políticos e econômicos do município preparam-se para gastar muito dinheiro na campanha à sucessão municipal de outubro, como prenunciam alguns fatos da atual pré-campanha eleitoral.

A eleição deste ano, especialmente para prefeito, promete ser uma das mais acirradas da histórica recente do município pelo aumento do número de grupos poderosos economicamente na disputa e essa luta pelo poder deve refletir na capitalização do pleito por parte dos políticos tradicionais, que ainda têm na compra de voto e de apoio um caminho para alcançar a Prefeitura, fazendo da política um negócio lucrativo para eles, mas extremante prejudicial ao povo, porque o dinheiro gasto em campanha geralmente é retirado posteriormente dos cofres públicos.

Embora a campanha ainda não tenha começado, já existem denuncias de pré-candidatos usando seu poderio econômico para favorecer eleitores e adquirir apoios, uma verdadeira desmoralização da lei e da Justiça eleitorais, mas estão sujeitos a processos por crime eleitoral e terem seus direitos políticos cassados.

Início Notícias Geral Mãe e filho se apaixonam e podem ser condenados à prisão por incesto


Kim West, de 52 anos, entregou Ben Ford, de 32, para adoção e os dois se re-encontraram em 2014

A mãe e o filho que chocaram o mundo ao anunciar que estão apaixonados e pretendem se casar estão agora tendo que se esconder para escapar de uma possível condenação a 15 anos de prisão por incesto. Kim West, de 52 anos, entregou Ben Ford, de 32, para adoção e os dois se re-encontraram em 2014.

Kim falou abertamente sobre o namoro com o filho a um tabloide britânico, e chamou atenção do mundo inteiro. Mas eles podem pagar um preço alto pela exposição.

Os dois moram em Michigan, nos Estados Unidos, onde a pena por crime de incesto pode chegar a 15 anos. Agora, o estranho casal está fugindo das autoridades, segundo o jornal The Mirror.

A legislação do estado de Michigan define que há conduta sexual criminosa quando "a pessoa está relacionada ao acusado por afinidade ou parentesco até o terceiro grau". Esse é o caso de Kim e Ben. Se condenados, eles podem cumprir pena de até 15 anos e ter os nomes incluídos definitivamente na lista de criminosos sexuais.

Na última sexta-feira, o caso entre mãe e filho foi capa do jornal The New Day. À publicação, Kim, que é inglesa, contou que engravidou de um namorado na Califórnia e abriu mão do bebê quando ele tinha uma semana de vida. Em 2014, 30 anos depois, ela recebeu uma carta de Ben e eles se reaproximaram.

Segundo Ben, os dois se apaixonaram e ele, que era casado com uma mulher chamada Victoria, se separou para viver o romance com a mãe. Ele contou à News Day que disse à ex: "Toda vez que estou tendo relações com você, desde que conheci Kim, eu imagino que é ela quem estou beijando. Caso contrário, não conseguiria".

Kim disse que o sexo com o Ben é incrível e que deseja ter um filho com ele.

Extra

Professores de Catingueira/PB estão revoltado com as injustiças cometidas pela prefeitura

A prefeitura de Catingueira mais uma vez revolta os professores da rede pública Municipal, efetivados por meio de concurso público. Segundo um dos professores, ''essa é a administração pública mais incompetente que eu já vi’, pelas palavras do professor, nota-se o ar de revolta, tendo em vista que o mesmo está com os salários atrasados desde o fim do mês de fevereiro, e que os salários de fevereiro e março estão atrasado para alguns.

As denúncias feitas pelos professores são as seguintes:
1º Descumprimento da lei do piso:''Nós trabalhamos 30h/aulas semanais e recebemos o salário por apenas 25h/aulas semanais, isso significa que estamos trabalhando 5h/aulas semanais de graça’'' afirma o professor.

2º Tratamento desigual:''Aqueles que tem coragem de lutar pelos seus direitos são perseguidos. Já aqueles que ficam caladinhos no seu canto são tratados com privilégios, como por exemplo FALTAR, e não ter seus salários descontados’, comenta outro professor.

3º Atraso de salários: Alguns professores receberam no início do mês de abril/2016, mais boa parte de nós, incluído eu, não recebemos nada’, declara mais um professor.

Com relação aos atrasos de salário, segundo os professores, a Prefeitura declara que alguns professores não foram cadastrados no sistema e por isso, o Banco não pôde fazer o pagamento. Já noutra ocasião, ainda segundo os professores, a Secretária de Educação do Município afirmou que os professores não foram pagos porque o limite de transferência online foi ultrapassado e, por este motivo, alguns não foram pagos.

Se todas essas desculpas fossem verdadeiras, por acaso a administração pública de Catingueira não revela incompetência?

Piancó1

TJPB reconhece direito de gratuidade para pessoas portadoras de deficiência física em aviões


O desembargador Leandro dos Santos considera que as empresas aéreas não vivem um mundo à parte e estão sujeitas ao cumprimento da lei de gratuidade 

Na última terça-feira (05) a Primeira Câmara do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) julgou um recurso sobre o direito de gratuidade em passagem aérea para pessoas com deficiência física. O desembargador Leandro dos Santos, seguido pelos outros desembargadores, decidiu em favor da concessão do direito de gratuidade da passagem à mulher requerente. Ao ter a gratuidade em uma viagem de avião negada por empresa aérea, a deficiente física residente em Campina Grande recorreu à justiça para ver seu direito assegurado.

Referindo-se à lei nº 8.899/94, Leandro dos Santos ressalta que ela fala sobre transporte coletivo que “pode ser de qualquer natureza. Se a lei não criou uma exclusão do transporte aéreo, a regulação desta lei não poderia fazê-lo”.

De acordo com ele, o transporte aéreo é igual a todos os outros e não deve ser diferenciado. “O grande problema disso é que o transporte aéreo quer ter uma vida particular, quer ter um mundo próprio da sua legislação”, destaca o desembargador Leandro dos Santos que completa afirmando que “eles só querem ser regidos pela Convenção de Montreal, pelo Código Brasileiro de Aeronáutica e são normas restritas em relação a benefícios seja para consumidores, seja para benefícios sociais”.

Apesar de ainda caber recurso à sua decisão, o desembargador aponta que sustenta “a tese jurídica de que a pessoa com deficiência, e que seja uma pessoa carente, vai ter lugar também no transporte aéreo da mesma forma que tem em qualquer tipo de transporte”.

Agora correm os prazos judiciais para que a empresa possa recorrer a tribunais de instância superior. Os recursos ficarão sujeitos ao juízo de admissibilidade e caso não sejam admitidos, a decisão transita em julgado e seu cumprimento deve ser garantido.

Considerando que a decisão do desembargador paraibano transite em julgado, ele esclarece que futuramente “as empresas aéreas vão saber que terão que cumpri-la. Então vão ter que reservar em cada avião dois assentos destinados às pessoas com deficiência e carentes”.

ClickPB

Em Pedra Branca, prefeito transforma ambiente escolar em garagem de máquinas pesadas. Vereadores protestam

Por Redação da Folha – Em vez de uma área de recreação, um parque cultural ou mesmo uma quadra de atividade esportiva, um vasto espaço físico pertencente à escola Laura de Sousa Oliveira, uma das mais importantes de Pedra Branca, foi transformado pela Prefeitura em uma garagem de máquinas pesadas e outros veículos da frota municipal, entre os quais uma caçamba que constantemente é deixada no local carregada de lixo.

A queixa é dos vereadores da oposição, mas até parlamentares mirins da base do prefeito não concordam com a garagem dentro do ambiente escolar. O assunto foi um dos que dominou a sessão da Câmara Municipal na manhã deste sábado, 9.

Em fala na tribuna, o presidente do legislativo, Beto Rodrigues, classificou como imprópria e inadequada a garagem dentro do espaço escolar e denunciou que, além do odor de óleo e do barulho dos tratores guardados no local, uma caçamba carregada de lixo é também deixada na garagem aberta, comprometendo o ambiente escolar e a aprendizagem do alunos.

Ele lamentou a falta de autonomia do conselho escolar e sua inércia diante da ação do prefeito em prejuízo da escola, que, em seu entendimento, precisa ser um ambiente sadio em todas as suas dimensões, livres de rejeitos e poluição sonora e atmosférica.

O vereador Edmilson Sousa disse que várias mães de alunos têm se queixado que seus filhos têm apresentado problemas respiratórios com frequência e atribuem o problema ao cheiro do combustível queimado pelos tratores e veículos dentro do espaço escolar.
   
Outro parlamenta mirim que criticou a garagem dentro da escola foi Edvanildo Paz. Segundo ele, o prefeito não poderia transformar o espaço que era para a recreação das crianças e adolescentes em uma garagem, reduzindo o ambiente escolar. O parlamentar mirim alertou inda que alguns veículos estão servindo para acumular água, com risco de serem transformados em criadouros do mosquito aedes aegypty, transmissor de graves doenças.

Até o vereador Geneton de Caldas, que integra a bancada do prefeito na Câmara, disse que não concorda com a garagem dentro da escola. Zé Alberto, líder do gestor municipal no legislativo, prometeu conversar com o prefeito Alan Bastos sobre o problema. Foto: ambiente escolar virou depósito de maquinas e alguma delas acumula água.

Justiça condena Veneziano por improbidade e o deixa inelegível

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, na época, considerou o ato irregular.


O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (ainda PMDB), foi condenado por improbidade administrativa pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, dentro da Meta 04 do CNJ, responsabilizado por contratar em 2005 carros para a Secretaria de Saúde, sem licitação, alegando necessidade do serviço sem que houvesse sequer previsão orçamentária.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, na época, considerou o ato irregular.
Com o ex-prefeito campinense foram igualmente condenados os empresários Adriano Dantas Mota e Jefferson José Costa de Sousa, responsáveis pela Liberty Negócios e pela Multi-Service Transportes e Serviços Ltda.A Ação inicial é do Ministério Público do Estado da Paraíba, através da Primeira Vara Cível da Fazenda de Campina Grande.

A sentença também derruba a alegada prescrição do crime. “Se o agente público é detentor de mandato eletivo, e praticou o ato de improbidade no primeiro mandato e depois se reelegeu, o prazo prescricional é contado a partir do segundo mandato”, explicou o juiz Cláudio Pinto.

O juiz também não aceitou a transferência de responsabilidade alegada pela defesa de Veneziano, que buscou culpar o seu secretário de Saúde pela irregularidade. “A delegação de competência não exime o responsável de exercer o controle adequado sobre seus subordinados incumbidos de fiscalização do contrato. É obrigação do ordenador de despesa supervisionar todos os atos dois membros de sua equipe, a fim de segurar a legalidade e a regularidade das despesas, pelas quais é sempre o responsável inafastável”, concluiu.Pela sentença, datada de setembro do ano passado e somente agora publicada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Veneziano é condenado pelo ato de improbidade

Por falta de viatura, policiais militares da Paraíba atendem ocorrência a pé


Os dois policiais militares que estavam de plantão no destacamento da Polícia Militar na cidade de Nova Palmeira, no Seridó paraibano, nesta quinta-feira (7), tiveram que atender uma ocorrência a pé, pois não tinham viaturas. O caso aconteceu depois que dois homens, em uma moto vermelha, assaltaram a agência dos Correios da cidade e fugiram.

Um morador da cidade gravou com uma câmera de celular o momento em que dois policiais militares chegam ao local da ocorrência a pé. Durante o vídeo, ele faz uma narração e destaca a dificuldade enfrentada pelos policiais da cidade.
“Como é que a polícia vai prender? Os caras vêm de moto e a polícia vem a pé. Não tem em que andar. Não tem viatura”, disse o morador que fez o flagrante.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado da Paraíba informou que a viatura do destacamento da cidade de Nova Palmeira está em manutenção. Por isso, os policiais não tinham carro no momento da ocorrência.

G1

PSDB anuncia disputa em 100 municípios da Paraíba: Nova Olinda é um deles, diz Ruy


O PSDB nunca cresceu tanto em tão pouco tempo. Quem garante é o presidente da legenda na Paraíba, Ruy Carneiro. Segundo ele, o partido disputará as eleições municipais deste ano muito mais fortalecido não apenas em quantidade, mas também em qualidade de candidatos. “Vamos ter nomes fortes disputando as eleições em mais de cem municípios, o que nunca aconteceu antes no Estado”, promete Ruy.

Como exemplo, Ruy cita além dos pré-candidatos que já disputaram a eleição anterior, os novos pré-candidatos (veja lista abaixo) a prefeitos com potencial para vencer as eleições. “São lideranças políticas que reforçam os quadros já existentes no partido e que vieram para somar, fortalecendo a legenda para o próximo pleito”, afirma o tucano.

Como uma das demonstrações maiores de Crescimento, Ruy afirmou ainda que nos últimos meses o número de vereadores tucanos cresceu 50% com novas filiações do partido (veja lista abaixo). “Muitos desses vereadores acompanharam lideranças políticas que se filiaram à legenda e vão disputar as eleições 2016. São ex-deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos que só fortalecem ainda mais nossas candidaturas”, ressalta Ruy.

Ascom

Prefeito de Santana foi o único do Vale que não renovou convênio para transporte de estudantes

Por Redação da Folha – Com uma extensa e bem habitada área rural, inclusive com povoações e distritos, o município de Santana dos Garrotes tem centenas de estudantes da rede estadual de ensino que moram distantes da cidade, ou seja, residem a quilômetros da sala de aula.

No entanto, o prefeito Élio Ribeiro (PT) não renovou o convênio com o Governo do Estado para que a Prefeitura transportasse os alunos da rede estadual, que terminaram penalizados. Ele foi o único gestor municipal do Vale que não celebrou a parceria, conforme informações da gestão escolar do estado.

O recurso repassado pelo estado ao município para o transporte escolar seria de 141 mil reais para todo o ano letivo, mas o gestor alegou que o dinheiro era insuficiente e não aderiu ao convênio, prejudicando centenas de jovens, muitos dos quais estão perdendo aulas e outros se arriscando nas estradas de motos, bicicletas ou transporte pago.

Com a recusa do prefeito ao convênio, o governo estadual poderia ter buscado alternativa para transportar seus estudantes rurais, a exemplo de fechar uma parceria com os conselhos escolares dos próprios estabelecimentos de ensino para a contratação do carros, o que já começou a ser feito, conforme o governo, mas houve um atraso na solução do problema, porque, segundo fontes do governo, o prefeito demorou a dizer que não queria o convênio.

No ano passado, o gestor municipal chegou a firmar a parceria, mas só realizou o transporte dos alunos depois que o estado repassou o recurso, e, como houve atraso no repasse, os estudantes só começaram a ser transportados no segundo semestre. “No ano letivo de 2015, os estudantes do distrito de Potombeira de Dentro só começaram a ser transportados em julho, perderam um semestre inteiro e certamente tiveram defasagem na aprendizagem, e este ano o problema se repete, já estamos em abril e nada de transporte”, lamentou o vereador Neto Pinto.

Gripe H1N1 já causou pelo menos cinco mortes na Paraíba


Do total de casos, um foi confirmado, os demais seguem em investigação. Caso mais recente foi de um cidadão morador de Cajazeiras, no Sertão.

Chegada antecipada do vírus da gripe (H1N1) já matou cinco pessoas na Paraíba. Desse total, um caso foi confirmado e quatro estão sendo investigados. A morte suspeita mais recente foi de um homem de 46 anos, que faleceu no Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano, após passar três dias internado na unidade hospitalar. Francisco Zeudo Costa Bezerra morava na zona rural do município de Cajazeiras. A equipe médica do hospital ainda está investigando se ele pertencia ao grupo de risco mais vulnerável à gripe. O resultado dos exames que comprovará ou não a infecção pelo H1N1 deve sair nos próximos dias.

As informações sobre a morte de Francisco Zeudo foram repassadas pela assessoria de imprensa do Hospital Regional de Cajazeiras, que informou também que Francisco Bezerra deu entrada no hospital na última segunda-feira e o seu óbito foi registrado na última quarta. 

Ainda conforme a assessoria, o paciente chegou à unidade hospitalar apresentando sintomas como tosse seca, febre acima de 39° e dificuldades respiratórias. 

Ele ficou internado no eixo vermelho, que seria um suporte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando os leitos estão todos ocupados, mas devido à gravidade do seu estado de saúde não resistiu e morreu. Conforme a assessoria do hospitaL, nessa última semana um outro paciente deu entrada na unidade e foi levantada a possibilidade dele estar com o vírus H1N1, mas após uma investigação mais profunda foi descartada essa possibilidade. 

Outros casos

Na última terça-feira, um paciente de 49 anos morreu no Hospital Regional de Patos, com suspeita de infecção pelo vírus H1N1, segundo a 6ª Gerência Regional de Saúde. O material genético foi recolhido para confirmar se ele seria mais uma vítima da gripe A. O resultado dos exames deve sair nos próximos dias.

A primeira morte confirmada por infecção do vírus H1N1 foi registrada na Paraíba na última terça feira e a vítima foi a jovem Mirla Farias Pereira, 25 anos, que estava internada há cerca de um mês no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande. 

Já na segunda-feira, outro paciente morreu com suspeita de H1N1 no Hospital Municipal Pedro I. A vítima era um homem de 44 anos de idade que morava no Bairro do Cruzeiro. O caso segue em investigação à espera do resultado dos exames. Na última quinta-feira, foi registrado outro óbito suspeito, que ainda está sendo investigado. A vítima foi Marlinda de França Graciano, 55 anos, que morava em Puxinanã, no Agreste paraibano, e estava internada no Hospital de Trauma de Campina Grande desde o último dia 12. A Secretaria de Estado da Saúde vai começar a imunização do grupo de risco na segunda-feira.

Jornal da Paraíba

Falta de conecção


Pedimos desculpa a todos os internautas pela falta de atualizações. Motivado por falta de conecção a IInternet, ocasionado por um problema técnico em Cajazeiras. Sanado o problema, vamos continuar com as contantes atualizações!

09 de abril - Aconteceu em Itaporanga


Desde o dia 9 de abril de 1983, por proposição do vereador Carlos Alberto Ferreira, a Câmara aprovou Projeto de Lei, denominada de Rua Mãe Burrego.

Em 2005, foi aprovada a Resolução n°. 0512005, criando o Jornal: “A Câmara em Ação”.

O ex-prefeito de São José de Caiana, Francisco Joaquim de Sousa, popularmente conhecido como Chico de Dezinho, foi sepultado às 16 horas deste domingo, em São José de Caiana. Ele faleceu na manhã de sábado, 9 de abril de 2011 devido a complicações cardíacas. Ele estava internado na UTI do Hospital Dom Rodrigo em João Pessoa, deste a última quinta-feira. Chegou a ser submetido a uma cirurgia na tarde da sexta-feira, mas não resistiu à gravidade da lesão cardíaca e faleceu.

A carreira de Zé Porcino, como secretário da prefeitura durou pouco tempo e no dia 09 de abril 2005, ele retoma às suas atividades parlamentares, depois de renunciar ao cargo de secretário.

No dia 09 de abril de 2006, segundo domingo do mês, a Câmara se reuniu, para eleger os Membros de sua Mesa Diretora, para o biênio 2007/2008. Duas Chapas foram registradas, uma, constituída dos seguintes membros: Para Presidente, Luiz Alberto Tolentino; Vice-presidente, José Honório de Sousa; 1°. Secretário, Herculano Pereira Sobrinho e 2°. Secretário, João Pereira de Sousa; a outra, constituída dos Membros, a seguir: Para Presidente, José Porcino da Silva; Vice-presidente, Dr. José Valeriano da Fonseca; 1°. Secretário, Márcio José Gomes Rufino e 2°. Secretário, Audiberg Alves de Carvalho. A Chapa eleita foi a encabeçada pelo Vereador José Porcino da Silva. Um fato curioso precisa ser registrado. 

A eleição da Mesa da câmara, para o segundo biênio da Legislatura, sempre, foi realizada, no dia 01 do primeiro mês do segundo biênio Acontece que o Vereador Luiz Alberto Tolentino, Presidente da Câmara, queria ser reeleito e contava com a aceitação da maioria de seus colegas. Todavia, temendo não chegar, essa aceitação, até o final de dezembro, quando terminaria o seu mandato, articulou com os colegas e antecipou a eleição para o segundo domingo do mês de abril do segundo ano do primeiro biênio, alterando, assim, os dispositivos da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, através da Emenda n°. 02/2006 e Resolução n°. 13/2006, respectivamente. Antecipando a eleição, pensava, o vereador Luiz Alberto Tolentino, que sua reeleição estaria assegurada, mas, para surpresa sua e por força de conversas à moda mineira, nos bastidores da política, ele foi derrotado e o vereador José Porcino da Silva foi eleito e ficou oito meses, esperando para tomar posse, como Presidente da Câmara, que ficou com dois presidentes: Um, mandando e fazendo o que era de sua competência e o outro, assistindo e esperando que chegasse o dia 01 de janeiro de 2007, para exercer, de direito, o mandato que a maioria de seus colegas havia lhe outorgado. Na “política”, acontece dessas coisas: quem está dentro do poder não quer sair. Quem está fora, quer entrar e, às vezes, não consegue.

* * *

Aniversariantes:

O músico e agente penitenciário Ismael Bell (Ismael Lúcio), nasceu no dia 9 de abril de 1983 e é filho de Nivaldo Lúcio (Ingem) e Maria de Lourdes (Uda) - https://www.facebook.com/ismaelluciosoares


O maestro Moura Brasil, fundador e mantenedor da Banda Fanfarra marta Batista de Moura, nome em homenaagem a sua mãe, nasceu em Itaporanga, no dia 9 de abril de 1982 - https://www.facebook.com/moura.brasil.35


O Corpo do Espírito

O Corpo do Espírito
(Reynollds Augusto Cabral)
Leitor, ontem foi dia do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) e, mais uma vez, aprendemos muito. Nós já estudamos a fase “Deus”, que é a causa da vida e  estabelecendo  leis naturais que regem os nossos destinos, sendo executada eficientemente, neste momento, em sua vida, em nossas vidas.
Estamos na fase “espírito” e temos muito a aprender. Somos espíritos imortais, usando corpos mortais e que todos os dias perdem um pouco da energia vital. Todos nós temos prazo de validade por isso não é inteligente perder tempo. Confesso a vocês que estou reciclando, repetindo o curso e estou aprendendo muito mais.
O que nos acontece não é resultado de acaso e sim da causalidade. Há uma diretiva anterior, causal, que estabeleceu leis para que possamos seguir, positivadas pela “Causa Primária de Tudo e Inteligência Suprema do Universo”. Isso se chama lei do progresso que é peremptória. Ou você, "seu cabra vei ” evolui ou evolui. O código é a sua consciência.É lá que estão escritas as lei de Deus e delas ninguém foge. NO tempo certo "a pena" será executada E isso acontece sem que você perceba. Mas, o bom mesmo é percebê-la para qualificar a vida e seguir sem muita gravidade, sabendo-se para onde se vai.
Nos estamos no tempo da razão e  sempre, em tempos de plantação. Quem não trabalha para plantar, consequentemente não vai colher. Na verdade sempre foi assim. O nosso esforço resulta na boa colheita  e quem não planta ficará desprotegido. Jesus foi quem disse isso : “Meu Pai trabalha até hoje”, e em cima da bucha disse, e eu também.
Então nada de esperar “milagres”. que eles até acontecem - não como os estendemos- pelo resultado do seu esforço, das suas buscas. A cura vem, a dor passará, pois tudo passa, até o corpo que  está morrendo agora. Tambem  está passando e o que fica, de verdade, são as aquisições do sentimento e do pensamento. O corpo é um instrumento.
“Procurai as coisas do céu e tudo mais lhe será dado por acréscimo”. (Jesus)
Tem gente por aí enchendo as malas de dinheiro ás custas do sofrimento humano.
Mas, não é disso que eu quero “falar” não. É que o pensamento ninguém segura. “Penso, logo existo”. Mas é preciso pensar com qualidade, isso se chama conscientização, maturidade.
O Leitor sabe que nós temos dois corpos? Pois é.
Um material,cujos competentes foram retirados do planeta Terra. Somos feitos de cerca de 60 produtos químicos diferentes, pelo menos. Segundo os estudos 99 % do nosso corpo é composto de seis elementos , em particular, oxigênio, carbono, hidrogênio, cálcio e fósforo e azoto e isso na forma de água. Somos “aguas” andantes e falantes.
Para usar esse arcabouço físico, que proveio do elemento material, cuja matéria prima é o “Fluido Cósmico Universal” , uma espécie de fábrica da existência, elaborado pela causa , que é Deus, há o espírito que proveio do elemento espiritual e que para agir no corpo físico, necessita de um “corpo intermediário”, energético, quintessenciado, tirado, também, do nosso planeta Terra, que os imortais apelidaram de “Perispírito”, o corpo do Espírito.
A Bíblia, sempre simbólica, mas retratando verdades disse: "Há corpos materiais e Espirituais". Se não me engano foi o convertido Paulo.
Depois que esse, o corpo material, morre, ficamos com outro. E isso está acontecendo com todos nesse momento. O tempo urge. Dai aquela história bíblica que o homem veio “do barro e ao barro voltará”. É uma simbologia dizendo que precisamos devolver à Terra esses elementos químicos, que nos foram emprestados. Mas só corpo morre, devolve. O Espírito segue a sua vida imortal.
Mas, ficamos no meio da aula, que passou rápido. Na próxima sexta vamos continuar. Sempre ás sextas, no Centro Espírita Jesus de Nazareth de Itaporanga, pelas 20 horas.
Senti a falta de nossa amiga , vizinha, da cidade de Piancó, Itália Zago. Não gravamos o PENSE NISSO MULHERES. Uma ótima debatedora.
O bom, leitor, é que o perispírito ele é meio que “plástico”, e molda-se á nossa condição psíquica. Já decidi que quando o meu corpo morrer e eu desencarnar vou formar uma linda cabeleira, daquelas, do tempo da Jovem Guarda e de graça.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net
.
LikeShow more reactions
Comment

OS 10 EXAMES MÉDICOS MAIS IMPORTANTES QUE AS MULHERES DEVEM FAZER ANUALMENTE


A maioria das mulheres só consulta um médico ou ginecologista quando sente que algo está mal na sua saúde. No entanto esta atitude não é a mais correcta. O melhor a fazer é prevenir-se, fazendo exames médicos regulares, pelo menos uma vez por ano.

As doenças que mais atacam as mulheres são o cancro da mama e o cancro do colo do útero, por isso, fazer uma mamografia e consultar um ginecologista pode ajudar na prevenção da doença.

O exame cardiovascular também é de extrema importância uma vez que, segundo alguns estudos, o número de enfartes nas mulheres tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Por estas razões, o Dicas Caseiras dá-lhe a conhecer os 10 principais exames médicos que deve fazer todos os anos.

Ginecologista
No início da puberdade, o sistema reprodutivo da mulher sofre diversas modificações, pelo que, mesmo que ainda não tenha iniciado a sua vida sexual, deverá consultar um ginecologista a fim de perceber se essas modificações podem ser prejudiciais para a sua saúde.

É ainda importante ter em conta que todas as mulheres que já tiverem iniciado a sua vida sexual, devem reforçar a sua atenção fazendo exames com mais regularidade, pois estão mais expostas a infecções que podem afectar o colo do útero.

Mamografia
O primeiro exame deve ser feito aos 35 anos, para ajudar a identificar nódulos que possam potenciar o desenvolvimento de cancro.

Após o primeiro exame, a mamografia deve ser efectuada, pelo menos, uma vez por ano. No entanto, se existirem casos de cancro da mama na família, a mulher deverá efectuar este exame mais cedo e mais frequentemente.

Ultra-som transvaginal
Este exame permite detectar quistos nos ovários ou até tumores. O seu médico pode