sábado, 19 de março de 2016

Prefeita de Santana de Mangueira lamenta morte trágica de professor que lecionava no município


Cleoberto morreu vítima de um acidente registrado na tarde deste sábado

No início da noite deste sábado (19), a Prefeita Tânia Mangueira, lamentou a morte prematura do jovem professor Cleoberto Pedone Mourato, 36 anos, natural da cidade de Conceição.

Cleoberto morreu vítima de um acidente registrado na tarde deste sábado, na Rodovia que dá acesso ao município de Santa Inês, na microrregião do Vale do Piancó, próximo também de sua cidade natal.

O conceiçoense prestava seus serviços de professor na Escola José Ricardo dos Santos, situada na Comunidade Sossego, onde educava alunos do 3º, 4º e 5º ano do Fundamental I. Ele foi admitido no último Concurso Público realizado no município.

“Era um servidor exemplar, colaborou com a educação do nosso município neste pouco tempo de experiência que vivenciou em Santana de Mangueira. Com toda certeza nos deixa triste a notícia da morte de Cleoberto. Nossa educação veste luto neste momento”, lamentou a Prefeita Tânia.

O Professor Plinio Mangueira disse que a Secretaria Municipal de Educação também manifesta os mais profundos pesares aos familiares do jovem professor. “Nesse momento de dor, unimo-nos em oração à sua família e amigos para que essa perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus”, comentou Plinio.

Diamante Online

Gordura marrom pode ajudar a combater diabetes, diz estudo

A gordura marrom, junto a uma dieta saudável e exercícios físicos, podem contribuir para lutar contra o diabetes


Sydney - A gordura marrom, situada na zona da clavícula e coluna vertebral das pessoas, pode servir para regular as oscilações de glicose, o que abre uma porta na luta contra o diabetes, segundo um estudo australiano divulgado nesta sexta-feira.

"Acreditamos que a gordura marrom funciona como um amortecedor da glicose, mitigando a oscilação de seus níveis", disse à emissora local "ABC" o endocrinologista Paul Lee, do Instituto de Pesquisa Médica Garvan, com sede na cidade australiana de Sydney.

Para essa pesquisa, que foi publicada na revista científica Cell Metabolism (Metabolismo celular), Lee e um grupo de colegas mediram continuamente, durante 12 horas, a atividade da gordura marrom, também conhecida como tecido adiposo marrom, e o que gerava na pele de 15 pessoas que gozavam de boa saúde.

Os pesquisadores determinaram que os níveis de glicose reduziram com a atividade da gordura marrom no grupo de pessoas que tinha uma abundante quantidade deste tecido adiposo.

"Estas pessoas tinham níveis muito estáveis de glicose ao longo do dia", contou Lee, que destacou que a gordura marrom, junto a uma dieta saudável e exercícios físicos, podem contribuir para lutar contra o diabetes.

Os pesquisadores também notaram que a atividade do gordura marrom aumenta ao amanhecer, o que foi vinculado à evolução dos seres humanos que no passado caçavam durante as frias manhãs, embora acredita-se que esta estaria diminuindo em tempos modernos.

"Talvez o fato não nos expormos ao frio pelo uso de sistemas de calefação e da roupa podem ser fatores que contribuem com o diabetes", refletiu Lee, que precisou que a solução não passa por passar frio, mas achar o detonante da atividade da gordura marrom.

Estudos anteriores demonstraram que a quantidade de gordura marrom aumenta com a exposição prolongada a uma temperatura média de cerca de 19 graus e diminui com a exposição a temperaturas mais quentes, acrescentou a fonte.

Portal Exame

É possível aumentar o tamanho do pênis?


“Nath, tenho 30 anos e não estou satisfeito com o tamanho do meu pênis. Ele mede 14 cm, é normal? Gostaria de saber também se você acha que consigo dar prazer de verdade para uma mulher e se essas bombas penianas de sex shop funcionam mesmo para aumentar o comprimento”.

Se te consola, uma pesquisa publicada na revista Psychology of Men & Masculinity revelou que 55% dos caras estavam insatisfeitos com o tamanho de seus pênis – embora 85% das mulheres não tenham visto qualquer problema nesse sentido. Ter 14 centímetros não é apenas “normal” como está acima da média. Desconfio que a pornografia traumatizou as últimas gerações, sabia? Vocês assistem aqueles atores estilo Kid Bengala e tomam suas medidas como referência, como se a maioria dos homens ostentasse 22 cm. Esquecem, por exemplo, que há um processo de seleção para atuar nos filmes eróticos e os grandalhões levam vantagem. Da mesma forma que mulheres com seios siliconados, vulvas rosadas, etc etc etc. É um padrão IMPOSTO, gente, não reflete a realidade. Aposta comigo?

Especialistas britânicos analisaram medições de 15.500 homens entre 17 e 91 anos. O estudo, que saiu numa renomada publicação de urologia, concluiu o seguinte: o tamanho médio do pênis flácido é de 9,16 cm e de 13,12 cm quando ereto; a circunferência média é de 9,31 cm (mole) e 11,66 cm (duro). Considera-se “realmente pequeno” abaixo de 7 cm em ereção. Prevejo leitores em busca de régua ou fita métrica até o final deste texto. A má notícia é que, aos trinta anos, seu membro não cresce mais. Em geral isso acontece até os 18 anos. Mas a boa notícia me parece MUITO BOA. O canal vaginal tem aproximadamente 8 cm de profundidade da entrada ao colo do útero. Claro que ele é feito de um tecido elástico, portanto “sempre cabe” (risos). E, ao contrário do que uma porrada de caras imagina, o prazer feminino não está lá no fundo – você não precisa alcançar o esôfago dela para proporcionar um orgasmo, ok?

Inclusive porque cerca de 70% das mulheres afirmam não gozar com a penetração – e elas costumam achar que isso é “anormal”, um “defeito” anatômico. Sim, eu sei que essa informação tem potencial para te frustrar. Em outras palavras, pouco importa o tamanho do seu pau, colega. A esmagadora maioria de nós prefere estímulos no clitóris, o sagrado pontinho no alto da vulva que está cheeeeio de terminações nervosas. Seja com dedo, língua, vibrador, fricção da glande etc. “Ah, mas as atrizes pornôs gemem horrores com o modo britadeira-entra-e-sai”, dirão. Primeiro que muitas fingem, segundo que elas não representam todas as garotas do mundo. O comprimento do pênis não pode refletir o tamanho da autoestima. A julgar pela minha experiência pessoal, de amigas e de leitoras… homens menos favorecidos tendem a se esforçar BEM MAIS para nos satisfazer porque não entram numa egotrip.

Óbvio que o mercado (e todo tipo de charlatão) se beneficia dessa angústia masculina generalizada. Oferecem pílulas sem qualquer comprovação científica, ervas milagrosas, reza braba e bombas à vácuo que prometem esticar o dito cujo. Vamos falar dessa última, bastante vendida em sex shops. Ela surgiu, na verdade, para ajudar homens com dificuldades de ereção. Como funciona o produto? Você introduz o pênis num cilindro que faz a sucção à vácuo e joga ar para dentro com uma bombinha externa. Essa pressão levará muito sangue para a região, que é justamente o mecanismo fisiológico da ereção. Quanto mais ereto, “maior” o comprimento, certo? Pode até dar a impressão de que o pênis cresceu – e algumas bombas trazem uma régua na tentativa de comprovar isso – mas não é um crescimento REAL. Quando você tira o pênis dali, seja para transar em seguida ou não, ele vai voltar ao tamanho normal depois de você ejacular e/ou ter outra ereção. A eficácia desse produto é, no mínimo, questionável. Agora se você estiver interessado em testar, lembre-se de usar lubrificante e não exagerar no “exercício” para não acabar machucado.

Na Pimentaria

Tentativa de homicídio na saída de clube em Itaporanga. Acusado fugiu

Por Redação da Folha – Na madrugada desta sábado, 19, quando deixava um clube festivo, localizado no bairro da Bela Vista, em Itaporanga, Francisco de Assis Pereira, conhecido como Diá, de 34 anos, foi ferido com um tiro no rosto, mas sem gravidade.

A bala atingiu a vítima de raspão. Levado ao hospital da cidade, ele precisou ser removido a Patos, mas não corre risco de morte. Ao ver o seu primo alvejado, segundo informações policiais, um rapaz conhecido como Pedro de Bosco, que também estava na festa, sacou uma arma e disparou para tentar afugentar o homem que tentou matar Diá.

Pedro deixou o local, mas, antes de fugir, temendo ser preso, entregou o revólver calibre 38 a um outro primo, Cícero Zacarias, que terminou preso por policiais militares e foi autuado por porte ilegal de arma pelo delegado Glêberson Fernandes, mas pagou fiança de 500 reais e vai responder ao processo em liberdade. Os três primos residem na Vila Mocó.

Já com relação ao autor do tiro contra Diá, a polícia já tem um suspeito. Foram feitas várias diligências, mas ele não foi encontrado. Depois que a vítima for ouvida, o que deverá ocorrer nos próximos dias, o delegado terá mais esclarecimentos sobre o caso.

Sob nova direção, casa de Show "O Coqueirão", em Nova Olinda, confirma festa para os meses de Abril e Maio: CONFIRA


A Casa de Show o Coqueirão, em Nova Olinda, no Vale do Piancó, agora sob nova direção da micro empresaria Maria e do Locutor Maykon.

Divulga as suas primeiras atrações: VEJA.


Dia 09/04: A partir das 22 horas tem a Balada Prime do Vaqueiro, Com Alissim Vieira e Sousa Cobra e Banda do Vaqueiro.


E a tradicional festa de dia das Mães, já tem atrações confirmadas, são elas, Forró do Esquema e A Banda Farra das Amigas, no dia 06/05.

À direção!

Oposição reage e diz que empresária sairá pré-candidata, em Santana de Mangueira

Empresária nunca disputou as eleições, em Santana, porém disse estar atendendo o povo


Após matéria veiculada pelo DOL, nesta sexta-feira (18), tratando de uma possível formação de chapa única, na cidade de Santana de Mangueira (PB), a empresária Adenilda Mangueira (PT do B), reagiu e disse que seu grupo continua intacto, e lançará seu nome nas eleições deste ano no município.

“Somos um grupo consistente, já foram várias reuniões para decidir qual o nome representaria a oposição de Santana nas eleições vindouras, e todos optaram meu nome como sendo muito forte. Será baseado nessas reuniões, que estaremos lançando a pré-candidatura nos próximos dias. Nunca fui política, porém estou atendendo a vontade do povo”, comentou a empresária.

Adenilda é esposa do empresário Ailtom Pereira da Silva.   

Diamante Online

Jovem de Itaporanga preso em Piancó; e prisão também em Nova Olinda

Por Redação da Folha – No final da tarde dessa sexta-feira, 18, o jovem Lucas da Silva Bezerra, conhecido como Giliarde, de 18 anos, foi preso por policiais militares na cidade de Piancó depois de furtar o celular de uma residência.

Conforme a polícia, o rapaz viu a porta de uma casa aberta na Rua Afonso Ventura e entrou no imóvel, onde furtou um celular e, depois, fugiu, mas pouco tempo depois foi capturado por uma guarnição policial. Ele reside na Agrovila Jesus Cristo, em Itaporanga, e já tem passagens anteriores por furto.

Autuado por furto qualificado pela delegada Sílvia Alencar, o jovem foi encaminhado à cadeia pública piancoense.

Nova Olinda – No começo da madrugada deste sábado, 19, policiais militares encontraram um revólver calibre 38 com o agricultor José Cristiano Lourenço dos Santos, de 40 anos, depois de uma abordagem.

O homem estava nas proximidades de uma boate localizada no centro de Nova Olinda, quando foi preso. Levado à delegacia de Piancó, ele, que reside na Rua 15 de Novembro, foi autuado por porte ilegal de arma, mas pagou fiança de mil reais e vai responder ao processo em liberdade.

Jovem Ranielly Coelho será pré-candidato a vereador em Santana dos Garrotes


As Eleições 2016 prometem promover figuras novas na política como forma de aumentar o leque de opções para o eleitor. Em Santana dos Garrotes, várias pré-candidaturas novas já foram postas. Uma delas é a do jovem Ranielly Coelho que colocou seu nome à disposição como pré-candidato a vereador nas eleições de 2016.

Ranielly será um dos nomes que o PSDB terá entre os demais pré-candidatos. Formado em Técnico em Segurança do Trabalho e também realiza um trabalho Social com pessoas carentes no distrito Pitombeira de Dentro, onde mora e atua, Ranielly disse estar amadurecendo a ideia junto aos familiares e amigos. "Sempre defendi uma candidatura jovem e coloco meu nome a disposição de uma alternativa jovem comprometida e responsável com esse povo que tanto amo e respeito", afirmou.


"Sou um jovem que gosto de política, acredito que através dela poderei colocar meus projetos em prática, visando o crescimento econômico e cultural do meu município. Estou ciente que não vai ser fácil chegar lá, muitas barreiras serão quebradas para que isso aconteça, porém não vou desistir”, disse Ranielly.

Ele é primo do ex-prefeito, Zé Alencar (PSDB) e concorrerá pelo grupo de oposição que tem Aldeni Soares como pré-candidata na majoritária.

Ranielly já ocupou o cargo de Conselheiro Tutelar onde fez um bom trabalho em defesa das crianças e adolescentes.

www.ARYRAMALHO.com

Rua Marcelino Diniz - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!


Faz mais de  um ano que a prefeitura começou a calçar, vai entra o novo prefeito e a obra não é concluída, como dezenas no município! É uma vergonha!



Vereador de Piancó quer Audiência Pública, para discutir, lombadas eletrônicas na BR: 361

O vereador Hermógenes Azevedo (PTN) protocolou pedido de audiência pública com o diretor do Executivo do DNIT, Gustavo Adolfo, para discutir a instalação de lombadas eletrônicas na BR: 361, nas proximidades das comunidades, Ferrão e no bairro Piancozinho, no município de Piancó


As localidades referidas possui um grande número de acidentes.

www.ARYRAMALHO.com - com Piancó1

Câmera de segurança flagra ladrões roubando poste na APF Engenharia, em Conceição;vídeo

Nas imagens é possível ver quando os homens chegam à sede da empresa, abrem o portão e vão ao interior do muro. Em seguida, os dois saem, levando o poste.


Uma câmera de segurança, instalada na sede da empresa APF Engenharia, responsável pela venda de lotes do Loteamento Juvêncio Cruz, flagrou dois homens roubando um poste com padrão de energia. O roubo ocorreu, por volta das 4h, da madrugada do último domingo(13).

Nas imagens é possível ver quando os homens chegam à sede da empresa, abrem o portão e vão ao interior do muro. Em seguida, os dois saem, levando o poste.


Segundo o proprietário da empresa, o engenheiro ambiental, Adriano Figueiredo, essa não é a primeira vez que ladrões roubam a sede da APF Engenharia.

Ao portal vale do Piancó Notícias, o engenheiro explicou que foi na delegacia registrar o caso, em duas oportunidades. No entanto, segundo ele, em nenhuma das vezes encontrou delegado na cidade

Portal Vale do Piancó Notícias

Vereador Rênio Macedo cobra o retorno do carro fumacê para auxiliar no combate ao mosquito da dengue, em Santana dos Garrotes



Preocupado com o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município de Santana dos Garrotes, o vereador Renio Macedo cobrou neste dia (15/03) no programa de Malvino a volta do carro fumacê para o município aonde requer mais atuações da secretaria de saúde do Estado.

O vereador pede informações sobre providências tomadas para o retorno do carro fumacê a nossa cidade para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, este último vem acometendo microcefalia em algumas crianças recém nascidas, em vários Estados brasileiros.

Ascom

PSDC de Piancó anuncia apoio à pré-candidatura de Daniel Galdino

PSDC de Piancó anuncia apoio à pré-candidatura de Daniel Galdino

Grupo Galdino (Daniel e Flávia Galdino) assumiu o comando da legenda depois de uma reunião com o presidente do PSDC no Estado, João Corujinha.

Também participaram da reunião, em João Pessoa, o presidente do PSD da Paraíba, Romulo Gouveia e lideranças políticas de outros municípios. Além do PSDC, outros 14 legendas já declararam apoio ao pré-candidato Daniel Galdino.


Na reunião ficou acertado os nomes que comporão a comissão provisória do PSDC de Piancó, além da escolha de nomes que disputarão, em outubro, vagas na Câmara de Vereadores de Piancó.

Disposto a fortalecer a legenda no estado, Corujinha disse: “Vamos, eu e o meu grupo, fazer um trabalho político para engrandecer a legenda na Paraíba, e em Piancó, o nosso partido estará seguindo o projeto já vitorioso de Daniel e Flávia Galdino que haverão de resgatar aquele tradicional município da situação difícil em que se encontra”.

Vale News PB

Prefeito de cidade da PB renuncia cargo para seguir carreira jurídica


O prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes (PMDB), entregou o cargo na tarde desta sexta-feira (18). A renúncia foi anunciada na Câmara Municipal da cidade, que fica no Agreste paraibano, e o vice-prefeito Junior Walfredo (PMDB) assumiu o cargo no lugar de Kleber.

Segundo o próprio prefeito, ele renunciou por motivos pessoais. Ele afirmou que pretende seguir carreira na advocacia, tendo em vista que já que se formou no curso de Direito e foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, além de renunciar ao cargo, Kleber Morais se desfiliou do PMDB para se filiar ao PSB e será presidente do partido na cidade. O vice-prefeito, que agora assume o cargo também se filiou ao PSB.

A carta de renúncia foi lida pelo presidente da câmara de vereadores de Alagoa Nova, Everaldo dos Santos (PMDB), no início da sessão desta sexta-feira (18), por volta das 14h. Kleber Moraes fez um discurso por volta das 15h30 e, segundo a assessoria de imprensa, ele alegou que pretende também dar oportunidade para Júnior Walfredo gerir a cidade e disputar a eleição deste ano.

Nas eleições municipais de 2012, Kleber Moraes foi reeleito prefeito de Alagoa Nova, com 5.853 votos, o que correspondeu a 51,36% das intenções, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba 

TRE-PB.

Professor morre tragicamente em Conceição. Secretário de educação e vereador lamentam

Por Redação da Folha – O acidente foi na tarde deste sábado, 19, em um trecho da rodovia estadual 400, entre Conceição e Santa Inês, nas proximidades da entrada do sítio Queimada, município conceiçãoense, que ficou chocado com a tragédia: um membro do magistério, figura muito conhecida e querida na cidade, perdeu a vida.

Segundo informações policiais, o professor Cleoberto Pedone Mourato, de 36 anos, seguia de moto em direção a Santa Inês, quando teria perdido o controle do veículo, que se chocou contra uma camionete que seguia em sentido contrário. A vítima teve morte imediata, enquanto o condutor do carro, o também conceiçãoense Genildo Gomes Miguel, de 25 anos, conforme a polícia, deixou o local supostamente sem ferimentos e deverá se apresentar à delegacia nas próximos dias para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O professor Cleoberto, que era casado e pai de dois filhos, residia na Rua Prefeito Antônio de Góis, centro de Conceição. Lecionava matemática e dava aulas na escola do sítio Sossego, município de Santana de Mangueira, onde era concursado. Chegou a ensinar também na escola estadual José Leite, um dos principais educandários da cidade conceiçãoense. “A cidade está enlutada por essa perda: a educação perde um grande professor, um profissional do magistério preparado e competente”, lamentou o vereador Edvaldo Ramalho.

O secretário de Educação do município de Conceição, Fidelis Mangueira, também lamentou a morte do professor Cleoberto, a qual classificou como uma perda irreparável. “Quando a gente perde um professor, perde um plantador de sementes”, comentou o secretário, ao reconhecer o importante serviço que o professor prestou à educação.

O corpo de Clauberto Pedone, que trafegava sozinho no momento do acidente, foi encaminhado para exame cadavérico em Patos e, depois, será entregue à família para o sepultamento, que deverá ocorrer na tarde deste domingo, 20.

Professor e escritor natural de Itaporanga (PB) comemora 20 anos de carreira neste sábado


O ato festivo acontecerá na ASFITA (Associação do Filhos de Itaporanga), localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa

O professor e escritor Ivo Filho comemorá, neste sábado (19), 20 anos de magistério e dedicação à educação. O ato festivo acontecerá na ASFITA (Associação do Filhos de Itaporanga), localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa (PB), a partir das 11h00.

“O importante é pensar numa escola em que não haja a preocupação apenas com o conhecimento, mas também com as relações interpessoais, visando ao execício pleno da cidadania e à construção de um mundo cada vez mais justo, mais solidário”, afirmou Ivo Filho.

Natural de Itaporanga, no Sertão paraibano, Ivo estudou no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e iniciou sua vida profissional na Capital paraibana, mas já lecionou em outros estados, a exemplo de Pernambuco.

MaisPB

19 de março - Aconteceu em Itaporanga

AS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS


“Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo.”
John Steinbeck

A Biblioteca Paulo Correia da Silva, ou o que restou dela, é o que um dia foi à primeira biblioteca pública da cidade, criada pelo então prefeito Sinval Pinto Brandão, em homenagem a esse sociólogo itaporanguense que teve sua vida ceifada por um acidente, quando ainda era muito jovem, contava com apenas 27 anos de idade. Paulo morreu no dia 13 de outubro de 1968.

Irresponsavelmente transferida para a periferia, pela prefeita Kátia Lucia Brasileiro, para dar lugar a sede a Agência do Banco do Brasil, coincidentemente a biblioteca funcionou na Avenida Padre Lourenço,, vizinho ao quartel do 13º Batalhão, até o dia que seu marido o médico Djaci Farias Brasileiro, foi eleito prefeito de Itaporanga.

A biblioteca era administrada pelo professor João Pereira. Mas pelo que consta o acervo só foi aumentado na gestão do prefeito João Franco da Costa. Djaci até propagou que nas comemorações do dia da cidade (9 de janeiro) a biblioteca voltaria a funcionar, mas ficou so na promessa, portanto hoje, depois de oito anos, o livros que compunham a Biblioteca Paulo Correia da silva se encontra relegados ao desprezo, amontoados e entregues as traças em uma sala do prédio da prefeitura municipal.

Um prefeito acabou e o outro, que gosta de ser chamado de professor abandonou! Podendo re-instalar esta casa de saber que tanto contribuiu e contribuiria na formação dos jovens estudantes das redes municipal, estadual e até particular, da cidade. É um total descaso.

Temos também a Biblioteca Monsenhor José Sinfrônio, que divide espaço com a Biblioteca Acadêmica do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil, neste mesmo endereço (Av Padre Lourenço), mas que depois da aquisição da mesma pelo ex-prefeito Antonio Porcino Sobrinho, nunca teve seu acervo ou parco mobiliário atualizado. Funciona "de favores".

Finalmente temos a Usina do Saber, convênio da Prefeitura Municipal com o Serviço Social da Industria - Sesi, conseguida através de Djaci Brasileiro, quando era prefeito, mas que tem uma pequena quantidade de livros. A pergunta é... Porque a prefeitura, com três bibliotecas, abre somente uma vaga para bibliotecário, se a Lei reza, que cada biblioteca, deve ter alguém formado na área, para seu funcionamento.

Nilson Lacerda consegue liberação de mais 2 milhões para obras de Pavimentação em Conceição

Nos próximos dias, o governo municipal de Conceição estará entrando várias obras estruturantes a população


Durante recepção ao ministro das cidades, na cidade de Patos-PB, Gilberto Kassab, o Prefeito Nilson Lacerda conseguiu a liberação de mais 2 milhões de reais para construção de calcamentos em paralelepípedo, para Conceição (PB).

O encontro aconteceu por volta das 14h30min desta sexta-feira (18), onde o ministro foi recepcionado por vários prefeitos e lideranças da região.

Nilson esteve acompanhado do Deputado Hugo Motta, e disse que mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo País, a cidade de Conceição vem conseguindo crescer a passos largos.

Nos próximos dias, o governo municipal de Conceição estará entrando várias obras estruturantes a população a exemplo de uma escola de ensino básico, a extensão de uma Unidade Básica de Saúde para a área rural e várias ruas calçadas, contemplando o ciclo de obras iniciadas desde 2013.

Diamante Online

Entram no corpo através da água, sem que você perceba. Se você tem esses sintomas, é necessário procurar um médico:


Entram no corpo através da água, sem que você perceba. Se você tem esses sintomas, é necessário procurar um médico:

A presença de parasitas no organismo é um problema mais comum do que se poderia pensar: são mais de 3 mil, de fato, as pessoas que têm de lidar com doenças e condições causadas por estes intrusos, que penetraram no corpo através de alimentos ou água. Uma vez dentro, os parasitas começam a alimentar-se com a comida que é ingerida e com os glóbulos brancos do sangue: as consequências negativas se materializam sob a forma de ansiedade, subnutrição e anemia. Depois de entrar, de fato, estes inimigosinvisíveis a olho nu proliferam no intestino e mudam as condições de saúde, piorando-as. Por esta razão, pode ser importante aprender a reconhecer os sintomas dos parasitas no organismo, de modo a ter a capacidade de intervir o mais rapidamente possível, solicitando uma consulta médica ou entrando em contato com o seu médico.

Não devemos, por exemplo subestimar os distúrbios do sono: aqueles que não são capazes de identificar e compreender as origens dos problemas de insônia de que sofrem deveriam considerar a possibilidade de ser infestados por parasitas, o que pode causar, além da insônia em si, também o bruxismo – ou seja, o ranger os dentes durante o sono, que pode dar origem a tensões musculares que levam a dor nas costas e dores de cabeça -, enurese, que consiste em micção involuntária e alterações emocionais ou da condição física geral. Até mesmo problemas da pele pode ser um resultado da invasão de parasitas: pontos vermelhos na pele, pele seca, eczema e úlceras são todos sintomas que não podem ser subestimados. Até mesmo urticária e erupções cutâneas são todos sintomas que não podem ser subestimados, porque os parasitas causam alterações no organismo que são refletidas pela aparência da pele

O cansaço é outro sintoma ao qual você deve prestar muita atenção: quando começam a se multiplicar, os parasitas começam a roubar energia valiosa do corpo, provocando uma

O menino que usa as luzes da lanchonete para estudar


Uma foto de um menino estudando sob a luz de uma lanchonete do McDonald´s numa rua na província de Cebu, nas Filipinas, tem chamado a atenção na internet. O registro foi feito e publicado no Facebook pela estudante de Medicina Joyce Torrefranca no último dia 23 de junho.

Redes de notícias locais entrevistaram Joyce, e ela contou ter ficado inspirada com o pequeno.“Para mim, como uma estudante, ele me tocou muito, como um grande momento. Eu raramente vou para cafés estudar, mas esse menino não tem nada. Ele só tem dedicação aos estudos”disse à rede.

A reportagem localizou o menino, identificado como Daniel Cabrera, de 9 anos. Ele mora nas ruas porque sua casa foi destruída por um incêndio, mas frequenta a escola e costuma ficar perto da lanchonete para estudar porque o local onde mora não tem luz. O menino contou que quer terminar os estudos para ajudar a família. Uma das professoras dele, Rosalina Detuya, ficou surpresa com o ato dele.“Daniel é uma criança feliz e também muito inteligente. Ele responde muitas vezes durante as discussões em classe e realmente se envolve”, contou

O site “Rappler” também conversou com Daniel. Ele disse que só tem um lápis, e anda cerca de 1km para chegar à escola com o irmão mais novo, Gabriel, e um amigo. Ao ser questionado sobre a profissão que gostaria de ter, o menino ficou em dúvida, inicialmente, mas depois disse que seria policial ou médico. Ele tem quatro irmãos, o pai é falecido, e a mãe, Maria Christina Espinosa, trabalha como ajudante de um restaurante. No entanto, o que ela ganha não dá para todos os custos da família. O serviço social local informou que vai ajudar o menino e sua mãe.

Depois da repercussão do caso, a estudante Joyce desabafou, e agradeceu a todos que compartilharam a foto de Daniel nas redes sociais. “Eu não pensava que uma simples foto

sexta-feira, 18 de março de 2016

Em Cajazeiras, governador diz que por causa da Lava Jato, tem medo de falar ao telefone. Ele criticou Dilma, mas defendeu a democracia e afirmou que a oposição e a ‘grande mídia’ querem causar ‘convulsão social’ – VÍDEO

Durante inauguração de condomínio, Ricardo Coutinho se posicionou contra o andamento que a operação Lava Jato está tomando


Durante a inauguração do condomínio Cidade Madura em Cajazeiras, na manhã desta sexta-feira (18), o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), se posicionou contra o andamento que a operação Lava Jato está tomando nas investigações, considerado por ele parcial e seletivo. Para Ricardo, a Lava Jato e o Poder Judiciário estão subvertendo o princípio da isenção por causa de ideologias políticas.

O líder do Executivo paraibano admitiu que também puxa o coro dos descontentes com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), mas é contra qualquer tentativa de derrubar governos que não seja através do voto popular. Para ele, há sim uma articulação com tendências golpistas da oposição apoiada pela grande mídia para provocar crise política e gerar “convulsão social”.

Ricardo Coutinho, de camisa laranja, inaugurou condomínio para idosos em Cajazeiras nesta sexta (18)

Coutinho chamou de “abuso de autoridade” o caso do vazamento do áudio de uma

Falta de saneamento pode prejudicar transposição no Vale do Piancó


A falta de saneamento básico nas cidades com bacias que serão beneficiadas com tranposição das águas do Rio São Francisco tem sido uma preocupação para especialistas e representantes de órgãos envolvidos com a obra. Segundo especialistas, a poluição dos rios e barragens pode contaminar a água.

Um exemplo do problema é o açude São Gonçalo, em Sousa, no Sertão paraibano, que está com apenas 2,5% da capacidade, deve receber as águas do São Francisco e a poluição pode ser um problema. O esgoto das cidades de Nazarezinho e Marizópolis são despejados no São Gonçalo que também abastece as duas cidades. No caso de Marizópolis, um sistema de tratamento de esgoto já foi criado, mas as lagoas do sistema só recebem o esgoto e não fazem o tratamento.

Em toda a Paraíba, das 223 cidades, 170 se beneficiarão com a transposição. As bacias receptoras passarão por 55 destas cidades e, até o momento, a maior parte delas ainda não começou a se preparar com o trabalho de saneamento básico.

“Desses 55 projetos (nas cidades que vão receber as águas do rio), nós estamos executando 11 e conveniamos mais nove com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Estamos aguardando a liberação de recurso, o que totaliza 20. Desses mesmos 55 projetos, a Funasa conveniou diretamente com os municípios mais 18, o que faz com que nós tenhamos ainda 17 municípios a serem viabilizados recursos para a sua implantação”, disse o Secretário de Infraestrutura da Paraíba, João Azevedo.

Essa demora preocupa o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. “É preciso que no estado da Paraíba as obras complementares, referentes ao tratamento dos esgotos e ao tratamento dos afluentes que serão gerados por essa água. Porque a água agora é muito

Piancó vai lançar seu Primeiro DVD de Curtas Metragens


Em breve o Grupo Evolução da Cidade de Piancó-PB, com a graça de Deus, e a colaboração dos amigos e amantes da cultura adquirirá essa câmera filmadora para fazer as filmagens de muitos curtas e longas que ainda estão por vir, para mostrar Piancó ao Mundo por meio do Piancó Filmes.

O Grupo Evolução já está prontificando o Primeiro DVD para obter recursos para a aquisição da Câmera mostrada na foto.

A partir de Abril de 2016 os DVDs já estarão a venda por apenas R$ 3,00. Quem quiser adquirir é só procurar o Grupo Evolução.

Ary Ramalho

José Nêumanne Pinto

José Nêumanne Pinto / Povo na rua contra Dilma leva golpe dela


José Nêumanne Pinto/ No palácio, Lula volta aos tempos do sindicato

TCE teme que cidades da Paraíba sejam inundadas pela transposição

O assoreamento e poluição dos rios da Paraíba que receberão as águas do rio São Francisco por meio das obras de transposição tem sido motivo de debate entre órgãos do Estado e especialistas. Uma fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) mostra que o problema pode fazer com a água não consiga passar pelo leito dos mananciais e inunde as cidades por onde a água deve passar.

O alerta do TCE foi feito com base em uma fiscalização realizada no perímetro irrigado das várzeas de Sousa, no Sertão paraibano, em um projeto parecido com o da tranposição. Na mata em volta do rio Piranhas, na região de Sousa, no Sertão paraibano, a vegetação seca esconde a poluição do rio. O TCE tainda constatou que o rio também sofre com assoreamento.

O perímetro irrigado possui um canal de 37 km que leva a água do açude de Coremas, na cidade de Coremas, para o açude São Gonçalo, em Sousa, e para o Rio Piranhas. O relatório mostra que não foi feito nenhum projeto para a recuperação, desassoreamento, retirada de vegetação ou lixo, além de recomposição da mata ciliar do rio Piranhas.

“Me parece que é um contrassenso fazer um bombeamento de uma água cara, para trazer para águas poluídas, ou sujeitas a poluição”, disse o conselheiro do TCE-PB, Fernando Catão. Quando as águas do São Francisco chegarem à Paraíba, o receio do TCE é que haja inundação no Rio Piranhas e no perímetro irrigado de Sousa.


No Rio Paraíba, em Monteiro, no Cariri paraibano, o Ministério Público Federal (MPF) apura se a construção de um canal da tranposição, ao lado do rio, impediria que o rio fique cheio. De acordo com o vice-prefeito de Monteiro, Ricardo Cajó, as águas da chuva estão ficando

Mais um partido anuncia apoio ao grupo Galdino na luta pela Prefeitura de Piancó

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O pré-candidato à Prefeitura de Piancó pelo PSD, Daniel Galdino, aglutinou mais um partido à sua postulação política como principal nome da oposição. Agora foi o PSDC que anunciou apoio ao filho da ex-prefeita Flávia nas eleições deste ano, após recente reunião do grupo, em João Pessoa, com o presidente da legenda no estado, vereador João Corujinha. O presidente do PSD estadual, deputado federal Rômulo Gouveia, também participou do encontro.

Ainda ficou decidido na reunião que o PSDC irá se reestruturar no município piancoense, começando pela formação de uma comissão provisória, que deverá ter o controle dos Galdinos. Os nomes, inclusive, já foram definidos, e a agremiação anuncia que terá candidatos a vereador no pleito vindouro. “Vamos, eu e o meu grupo, fazer um trabalho político para engrandecer a legenda na Paraíba, e, em Piancó, o nosso partido estará seguindo o projeto já vitorioso de Flávia e Daniel Galdino, que haverão de resgatar aquele município da situação difícil em que se encontra”, afirmou Corujinha.

Além do PSDC, mais 11 partidos deverão garantir apoio ao pré-candidato peessedista: PMDB, PTB, SD, PV, PTN, PTC, PSDC, PRP, PRB, PMB e PHS. Segundo fontes ligadas ao grupo político oposicionista, outras legendas poderão engrossar a aliança até a convenção que vai homologar o nome de Daniel à sucessão municipal.

Carro Fumacê proporciona mais segurança no combate ao Aedes Aegypti, em Diamante


Aplicação é mais um método recomendado pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos de doença.

O carro fumacê retornou as ruas da cidade de Diamante (PB), na manhã desta quinta-feira (17). Esse o segundo ciclo de aplicação de inseticidas.

O carro circulou no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença Aedes Aegypti.

No momento em que o fumacê esteve na rua, todos os moradores abriram portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar pudesse circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da Dengue.

Aplicação é mais um método recomendado pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos de doença.

O benefício só foi possível após uma solicitação da Prefeitura de Diamante, diante da Secretaria Estadual de Saúde.

Diamante Online

Dezesseis dos 65 deputados que vão cuidar do impeachment de Dilma respondem a processo no STF por corrupção


A Comissão Especial da Câmara que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é formada por 65 parlamentares. Destes, 16 são alvos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) por diversos crimes, a maioria corrupção e crime eleitoral.

São eles:
- Paulo Maluf (PP), por crimes eleitorais;
- Aguinaldo Ribeiro (PP), por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha;
- Jerônimo Goergen (PP), por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha;
- Roberto de Britto (PP), por corrupção passiva e formação de quadrilha;
- Maurício Quintella Lessa (PR), por peculato (roubo praticado por servidor público);
- Paulo Magalhães (PSD), por crime eleitoral;
- Danilo Forte (PSB), por crime eleitoral;
- Benito Gama (PTB), por crime eleitoral;
- Weverton Rocha (PDT), por fraude na Lei de Licitações;
- Paulinho da Força (SD), por corrupção passiva;
- Alex Manente (PPS), por crime eleitoral;
- Bacelar (PTN), por peculato (roubo praticado por servidor público);
- Junior Marreca (PEN), por emprego irregular de verba pública;
- Vicente Cândido (PT), por corrupção ativa;
- José Mentor (PT), por corrupção passiva;
- Nilson Leitão (PSDB), por corrupção passiva e fraude na Lei de Licitações.

Além desses, há também na comissão o deputado Fernando Francischini (SD), que foi acusado pelo senador Delcídio do Amaral em delação premiada de fazer parte de um grupo de parlamentares que pedia dinheiro para barrar requerimentos de convocação de empresários na CPI da Petrobras.

Blog do Tião

Aldeci é absolvido de processo por Improbidade em Santana de Mangueira; saiba outra novidade

Com isso, o líder político poderá disputar as eleições municipais deste ano.


Uma grande novidade na política da cidade de Santana de Mangueira, surgiu na manhã desta sexta-feira (18), após a divulgação do malote de sentenças do Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

É que o ex-prefeito Espedito Aldeci Mangueira Diniz, que respondia por um processo de Improbidade Administrativa, impetrado pela Prefeitura de Santana de Mangueira, foi julgado, e absolveu o ex-gestor.

Com isso, o líder político poderá disputar as eleições municipais deste ano.

O que se diz pelos bastidores da política local, é que tem uma grande chance de Aldeci se unir ao grupo da Prefeita Tânia, que é liderado por Nerival Inácio e marchar junto em outubro.

Em primeira mão, o DiamanteOnline DOL também colheu de suas fontes sigilosas, que este ano pode haver a união das oposições, formando um grupão, como aconteceu nas eleições de 2014, onde os maiores lideres políticos da cidade apoiaram uma única chapa para governo.

Aguardamos os próximos dias...  

Diamante Online

Sepultado o primeiro taxista licenciado de Itaporanga. Ele começou em um Jeep


Por Redação da Folha – O corpo do comerciante e ex-taxista Antônio Ananias de Sousa, que completaria 84 anos em maio, foi sepultado no final da tarde dessa quinta-feira, 17, no cemitério de Itaporanga, sob forte comoção dos familiares e amigos.

Antônio de Ananias, como popularmente era conhecido, viveu a vida inteira na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade, onde tinha um comércio, mas sua primeira atividade profissional foi o transporte de passageiros. Começou em um Jeep e, depois, adquiriu uma Rural. Muitos dos seus contemporâneos recordam o importante serviço que prestava à sociedade algumas décadas atrás, quando as opções de transporte, principalmente entre a cidade e o campo, era pouquíssimas.

“Nesse tempo eu morava no Capim Grosso, e era difícil carro, mas lembro que toda vez que ele tinha viagem pra lá, dava carona às minhas filhas que estudavam na cidade. Era uma pessoa boa e prestativa”, comentou seu Chico Terto. Ele foi seguramente um dos primeiros taxistas de Itaporanga, e talvez, pelas informações apuradas, o primeiro licenciado pelo poder público municipal para atuar no transporte de pessoas, especialmente entre a cidade e a zona rural.

Antônio, que foi acometido por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) havia cinco anos, teve uma complicação clínica nos últimos dias, inclusive, conforme familiares, também foi acometido pela virose epidêmica que se alastra na cidade, e teve uma parada cardíaca quando estava hospitalizado, motivando o óbito. Ele era filho de uma figura lendária de Itaporanga: Ananias Conserva, dono de um dos primeiros serviços de alto-falantes da cidade, chamado A Voz de Misericórdia.

Ex-prefeito de Catingueira não votará na própria filha, candidata este ano; saiba o motivo


O malote de sentenças condenatórias do Meta 4, divulgado na manhã desta sexta-feira (18), trouxe a condenação do ex-prefeito José Edvan Félix, do município de Catingueira.

Edvan foi prefeito por dois mandatos, e conseguiu fazer a sucessão, com o atual prefeito, o sobrinho, Albino Felix. Esse ano ele já divulgou que sua candidata será a filha, Larissa Félix.

Conforme a condenação, Edvan perde seus direitos políticos por 4 anos, assim não terá o prazer de votar na própria filha em outubro vindouro.

Além disso, ele terá que devolver ao erário, valor de R$ 235.638,59.

O processo é o Nº 0001668-54.2013.815.0261

Leia também: "Gata", filha do ex-prefeito será o nome da situação, em Catingueira.
 
Diamante Online

E é porque é ano de eleição - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!


Na reunião da câmara desta quinta-feira, 17 de março, véspera da Semana Santa, quando não terão reunião os nossos vereadores mostraram mais uma vez o descaso com a população dos 11 vereadores só compareceram seis: Silverton Soares (Neném de Adailton, presidente da Casa), Hélio Rodrigues (Hélio do Bar) Izabelle Brasilino, Antonio Caetano, Jailson Honório (Jailson de Zeca) e Ivanilton Palmeira.

Por falta de projetos, Neném de Adailton apresentou um requerimento verbal, que graças a Deus, nunca será cumprido, para que a prefeitura se apropriasse de todos os poços cavados por particulares, em Itaporanga. Ora, a prefeitura não esta pagando nem a energia dos "seus".


Vereadores que faltaram: Emanoel Pereira (Nel de Duvan), Jacklino Porcino, Joaquim Salviano, João Guimarães. A câmara só voltará a se reunir no dia 31 de março, isso se der quorum, pois é o dia em que se comemora o Golpe Militar de 1964, um bom motivo para faltarem. Eita Nois!

Os vereadores Hélio do Bar e Jailson de Zeca passaram boa parte do tempo ausentes do plenário, que ficou com apenas quatro vereadores.

Prefeitura do Vale do Piancó ameaça professores que aderiram à Paralisação Nacional Publicado dia 18/03/2016 às 10h17min

Devido ao clima de ameaça e cortes salariais, a maioria dos professores decidiu por pressão irem para a sala de aula


A prefeitura de Santana dos Garrotes intimidou a classe do magistério, sob ameaça de cortar o ponto de todos os servidores da Educação do município que aderissem à Paralisação Nacional referente aos dias 15, 16 e 17 do corrente mês. No caso, a Prefeitura só deu o dia da terça-feira, 15, para a Paralisação.

Ao invés de apoiarem a classe, privaram estes de lutar por melhorias na educação pública, deixando com isso a classe de “mãos atadas” sem ter outra opção a não ser ir para a sala de aula.

Devido ao clima de ameaça e cortes salariais, a maioria dos professores decidiu por pressão irem para a sala de aula para não terem que ver no final do mês seu pequeno salário sendo reduzido ainda mais. Isso deixou, sem dúvida, a classe ainda mais desapontada com a gestão municipal, até porque as demais prefeituras do Vale do Piancó não interferiram na decisão dos professores de aderirem à paralisação, pelo contrário, apoiaram o movimento que é em prol de melhorias na educação desse país.

Quando se tem planejamento e organização escolar administrativa, todas as Secretarias Municipais de Educação, de todas as prefeituras do país inteiro, já deveriam fazer os seus calendários anuais, retirando esses dias de paralisação, pois é uma luta de toda a classe trabalhadora em favor de uma educação de mais qualidade em busca de maiores investimentos, para que possamos juntos, construir uma sociedade mais digna para as futuras gerações.

E mesmo com toda a pressão existente por parte da prefeitura municipal para calar a classe trabalhadora, bravos, nove professores não se intimidaram e se fizeram presente em um ato em praça pública realizado nesta quarta feira, dia 16/03/2016. “Não vamos calar jamais, o tempo do cabresto já passou e faz tempo”. #JuntosPorUmaEducaçãoDeQualidade.

Ary Ramalho

TJ nega recurso e mantém indenização a família de vítima de choque elétrico em Conceição

Na decisão, a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, rejeitou o pedido, porém baixou o valor de indenização, ao dar provimento parcial ao recurso.

A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba rejeitou, por unanimidade, o recurso impetrado pela Energisa Paraiba - Distribuidora de Energia S/A contra a decisão do juiz da cidade de Conceição, Antônio Eugênio, que mandou indenizar no valor de duzentos mil reais, por danos matérias e morais, a família de José Lindomar Ferreira Gonçalves, que teve sua vida tirada, ao receber um choque elétrico, quando fazia a instalação de uma barraca, que estava sendo montada para as festividades juninas. O fato aconteceu no dia 23 de junho do ano de 2010, na Praça da Matriz, na cidade de Conceição. A decisão saiu no dia 9 de maio do ano de 2014. A Energisa, Distribuidora de Energia S/A foi responsabilizada pela descarga elétrica, que vitimou o membro da família indenizada.

A ação contra a Energisa foi movida por Luendel Bezerra Ferreira, representado por sua genitora, através de advogado, Francisco Francinaldo Bezerra Lopes, legalmente constituído. O promovente sustentou que o acidente, que tirou a vida do seu pai, decorreu da omissão da promovida(Energisa), que não teria efetuado a instalação correta, nem tampouco, fiscalizado a ligação de energia elétrica das devidas barracas, que foram feitas a partir de postes, da referida empresa.

Antonio Eugênio, juiz de Conceição que julgou procedente a ação

Em contrapartida, a Energisa alegou que o acidente ocorreu, em decorrência de ato ilícito, praticado pela vítima e pelos titulares das demais barracas, que segundo a defesa, teriam praticado ligações clandestinas, desviando a energia da rede elétrica da empresa. Dessa,