sábado, 12 de março de 2016

Protestos esperam reunir 9 mil pessoas contra Dilma na Capital, Campina e Patos

Atos começam a partir das 15h, nas três cidades. Segundo um dos organizadores do evento, carros de som vão apoiar os manifestantes, mas bandeiras e camisas de partidos políticos vão ser proibidos

A tarde deste domingo (13) vai ser de manifestações a favor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Na Paraíba, estão confirmados atos no Busto de Tamandaré, na Orla de João Pessoa, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, e no Centro de Patos, no Sertão paraibano. Nas três cidades a expectativa é de que as manifestações tenham a participação de cerca de 9 mil pessoas.

Em JP, ato ocorre somente o Busto

De acordo com Alisson Novais, um dos organizadores da manifestação em João Pessoa, a concentração do ato vai ser às 15h. A manifestação não vai ter percurso, ficando, durante toda a tarde no Busto de Tamandaré. No local, os manifestantes vão gritar palavras de ordem e pedir o impeachment da presidente.

“Na primeira manifestação do ano passado conseguimos reunir 3 mil pessoas e nossa expectativa é de que mais gente se una ao nosso grito, já que, com as novas informações sobre corrupção no governo, acredito que a sociedade não vá se manter calada”, disse Alisson Novais.

Ato em Campina Grande
Em Campina Grande a concentração para a manifestação vai ser realizada às 15h na Praça da Bandeira.

Segundo Isaac Menezes, um dos organizadores do evento, os manifestantes vão percorrer ruas de Campina Grande para pedir a saída de Dilma da presidência.

“Vamos ter a participação de carros de som. Iremos sair da Praça da Bandeira e seguir pela Irineu Joffily, indo em direção ao monumento de Jackson do Pandeiro [no Açude Velho]. Esperamos que cinco mil pessoas participem da manifestação”, contou Isaac.

Patos também faz manifestação
Em Patos, o ato contra a presidente Dilma Rousseff também vai começar às 15h, com concentração na praça que fica em frente à Escola Monsenhor Manoel Vieira.
De acordo com Pedro Albuquerque, que organiza o ato, são esperadas cerca de mil pessoas durante a manifestação.

“Nós iremos nos reunir na praça e seguir pelo Centro de Patos pedindo o impeachment da presidente. Teremos a participação de carros de som, mas não permitiremos a manifestação de partidos políticos, de bandeiras de partidos ou de pessoas vestidas com camisas de partidos”, contou Pedro.

De acordo com o Correio Online, regras que circulam nas redes sociais informam sobre como os manifestantes devem proceder, em caso de confronto e vandalismo, durante o ato contra a presidente.

O coordenador-geral do Movimento Brasil Livre Paraíba, João Carlos Rufino, disse não conhecer as regras, mas que a manifestação deve acontecer de maneira ordeira e pacífica. 

Portal Correio

Na Globo, mães da Paraíba revelam que são abandonadas por estarem grávidas de bebês com Microcefalia

Ianka, de 18 anos, atribui o rompimento à doença, que os médicos acreditam ter ligação com o vírus da zika.

Ianka de 18 anos, com sua filha Sophia, de 18 dias, que nasceu com microcefalia (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

Ianka Barbosa estava grávida havia 7 meses quando descobriu que seu bebê tinha microcefalia, uma malformação craniana. Antes mesmo de o bebê nascer, o pai da criança já tinha ido embora.

Ianka, de 18 anos, atribui o rompimento à doença, que os médicos acreditam ter ligação com o vírus da zika, que ela contraiu durante a gestação.

“Acho que, para ele, é minha culpa o bebê ter microcefalia”, disse ela embalando Sophia, de duas semanas, na casa de tijolos expostos onde agora mora com seus pais na Paraíba, no nordeste do país. “Quando eu mais precisava de ajuda, ele me largou”.

A casa, que fica de frente para um córrego poluído à beira de uma vizinhança pobre, agora abriga nove pessoas. Só o pai de Ianka tem emprego, trabalhando ocasionalmente em construções.

Seu ex-companheiro, Thersio, diz que não vê Sophia, mas evita falar sobre a microcefalia e

De ave a dinheiro e motores: quatro furtos em Itaporanga neste sábado e um preso

Por Redação da Folha – Quatro furtos foram registrados em Itaporanga ao longo deste sábado, 12. O primeiro alvo dos ladrões, logo na madrugada, foi uma área de lazer familiar localizada no bairro Balduíno de Carvalho.

Segundo o proprietário, Walter Vicente dos Santos, de 62 anos, que prestou queixa à delegacia, foram furtados do interior do imóvel vários equipamentos, entre os quais aparelho de DVD, microandas, botijão de gás, dois conjuntos de mesas e cadeira e dois motores bombas.

Outro furto ocorreu na residência do jovem Josélio Basílio da Cunha, de 22 anos, que reside no bairro Xique-xeque. A vítima prestou queixa à polícia e disse que um adolescente, já identificado, entrou em sua casa e furtou sua carteira, onde estavam seus documentos pessoais e a quantia de 180 reais.

Quem também prestou queixa na delegacia por furto foi Milena Vieira da Silva, de 39 anos, moradora do Alto do Ginásio. Ela disse que deixou um telefone celular na residência de sua mãe e foi trabalhar, mas, ao retornar para casa, não encontrou o aparelho. Conforme a vítima, é provável que alguém tenha entrado no imóvel e subtraído o aparelho.

O quarto furto do dia ocorreu em uma residência do sítio Cunha, que fica a poucos quilômetros da cidade. Segundo a vítima, o quebrador de pedras Damião de Sousa, conhecido como Damião de Chapéu, de 49 anos, ladrões arrombara sua casa no começo da manhã e furtaram 1.800 reais e um passarinho, uma ave conhecida como Galo de Campina, preso a uma gaiola. 

Conforme ainda Damião, o furto ocorreu no momento que ele e sua esposa estavam na cidade. Com informações de testemunhas, policiais da delegacia loal conseguiram recuperar o passarinho e prender um suspeito, mas o dinheiro não foi encontrado. Tudo indica que o valor financeiro esteja com outro acusado do furto ainda não localizado. No entanto, os policiais civis continuam em diligências. Foto: policiais conseguiram recuperar passarinho, que se encontra na sala do delegado e deverá ser devolvido ao dono.

PC de Coremas prende último membro de quadrilha, responsável por vários assaltos na região

Esta foi a nona prisão efetuada pela polícia civil da 17 Delegacia Seccional do Vale do Piancó, somente nesta semana.

Geraldo Soares Batista, 25 anos, foi preso, por volta das 13h, deste sábado(13), na cidade de Coremas. Ele é acusado de integrar uma quadrilha, que vinha aterrorizando as cidades de Coremas, Cajazeirinhas e toda a região próxima. Geraldo seria o último membro da quadrilha, que permanecia solto, os demais estão todos presos. A prisão se deu, em decorrência de um Mandado de Prisão Preventiva, expedido pela justiça de Coremas.


De acordo com informações do delegado regional, Glauber Fontes, a polícia fez uma campanha na rua do acusado, horas antes dele aparecer na garupa de uma motocicleta, momento em que ele foi abordado e recebeu voz de prisão.

Em seguida, ele foi encaminhado para a cadeia púbica de Coremas, onde ficará à disposição da justiça. Outros membros da mesma quadrilha estão presos no mesmo estabelecimento prisional.

Esta foi a nona prisão efetuada pela polícia civil da 17 Delegacia Seccional do Vale do Piancó, somente nesta semana. 

Portal Vale do Piancó Notícias

Lista de cobrança para governador Ricardo Coutinho em Cajazeiras, “cala boca” de Gobira em sua própria casa e rasteira de prefeito da região sertaneja estão na Faisqueira do Gazeta

O deputado estadual José Aldemir todas as vezes que é perguntado sobre sua candidatura a prefeito de Cajazeiras sai pela tangente.

Confira todos os moídos da semana aqui!

. . .

Aonde tá o dinheiro?
Péricles Ramalho, da cidade de Bonito de Santa Fé, denunciou ao Ministério Público que um médico teria sido contratado pela prefeitura para trabalhar num PSF, mas que nem conheceria e muito menos onde ficava a cidade de Bonito de Santa Fé.

Aonde tá o dinheiro 2
O médico só teria tomado conhecimento desta situação quando foi assinar um contrato com outra prefeitura, mas não foi possível porque já constava na folha de pagamento de Bonito. Agora estão à procura qual o destino da mufufa que não foi para o bolso do verdadeiro dono. O MP vai rastrear.

Gobira na berlinda
Durante uma reunião realizada na residência do pré-candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PSOL, Antonio Gobira, teria tido a sua palavra “cassada”, pelo presidente do diretório local, Gildemar Pontes, quando pretendia falar aos candidatos a vereadores do partido. O clima teria ficado tenso entre os dois.

O chefe vem aí
O governador Ricardo Coutinho virá a Cajazeiras na próxima semana e como existem algumas demandas, a ordem é sanear a maioria delas: as pedras da área de escape do aeroporto estão sendo detonadas, os buracos do asfalto da estrada de Cachoeira dos Índios estão sendo tapados, os retoques finais do Teatro Ica e da Escola Técnica foram apressados.

O chefe vem aí 2
O governador poderá passar o dia visitando as obras que estão em conclusão e vai inaugurar um conjunto habitacional destinado a pessoas da terceira idade, conhecido por Cidade Madura e a noite vai presidir a plenária do Orçamento Democrático.

O chefe vem aí 3
Espera-se que na plenária do OD de Cajazeiras, deste ano, as demandas que deverão ser postas não sejam tão chochas e inexpressivas como foram as do ano passado. As lideranças precisam pensar a cidade não somente para suas atuais necessidades, mas sim e principalmente rumo ao futuro.

Do Gazeta do Alto Piranhas

Em Igaracy, pré-candidatura a prefeito de ex-vereador ganha força e aliados estão otimistas

Por Redação da Folha - O ex-presidente da Câmara de Igaracy, Lídio Carneiro (foto), do PTB, vai novamente disputar a Prefeitura, mas, para o pleito deste ano, está bem mais fortalecido do que em 2012, quando perdeu para a atual gestora.

Segundo informações apuradas pela Folha, Lídio tem conquistado adesões políticas constantemente e está fortalecido também pelo apoio do atual presidente da Câmara, Damião Clementino, e mais dois vereadores (Gorge Vieira e Geraldo Regina).

Hoje principal liderança da oposição, Lídio Carneiro poderá ter ainda o apoio do ex-prefeito Celino Farias, conforme se especula nos bastidores políticos da cidade, inclusive, o candidato a vice-prefeito pode sair desse entendimento. “O momento atual de Igaracy é muito favorável à candidatura de Lídio, e o que a gente tem visto aqui são pessoas vindo pra o nosso lado a todo momento”, comentou um aliado do pré-candidato.

Lídio vai enfrentar nas urnas a atual prefeita e candidata à reeleição, Deusinha Leite, do PSB, que já definiu seu vice, conforme o que comenta nas redes sociais, seria Veton Gosta, filho do ex-prefeito Hélio Costa.

Jornalista lança sua pré-candidatura a prefeito e anuncia composição da chapa, em Itaporanga


O jornalista Souza Neto, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itaporanga (PB), na última quinta-feira (10), durante programa radiofônico transmitido pela Rádio Correio do Vale.

O itaporanguense sairá candidato nas eleições deste ano pelo PSOL. Ele anunciou que o empresário Eudo Minevino irá compor a vaga de vice de sua chapa, e agradeceu o apoio de várias lideranças e representantes de movimentos sociais que defendem sua bandeira a partir de agora.

" Os grupos que se formaram até agora, é a mesma e velha política" Disse Souza Neto.

Fonte Diamante Online com Hora do Vale

Relatório da CGU diz que foram utilizadas até motos para transportar o misterioso lixo da Lagoa


O vereador Lucas de Brito (DEM) disse que o relatório da Controladoria Geral da União, (CGU), sobre o desvio de verbas da obras da Lagoa, aponta que foram utilizadas até motos para o transporte dos resíduos moles retirados do local. Além das motocicletas, também teriam sido utilizados carros de passeios. “O documento é claro, é verdadeiro e precisa ser levado a sério, em consideração, pois foi um trabalho minucioso e elaborado a rigor”, destacou o parlamentar. 

Ele disse que o relatório da CGU constatou o pagamento superior ao valor dos serviços efetivamente executados na retirada do solo mole no montante de R$ 5 milhões. 

Outro ponto apontado pela CGU, segundo o parlamentar, é que a Prefeitura afirmou ter retirado 49 mil metros cúbicos de resíduos, quando, na verdade, pagou a empresa responsável um montante referente a 126 mil metros cúbicos. “Infelizmente o prefeito ainda não apresentou provas ou argumentos contra o que foi constatado pela CGU”, lamentou o parlamentar.

Blog do Tião

Antônio Eugênio e Osvaldo Barbosa, uma dupla que trouxe o sentimento de justiça para Conceição

A partir de um trabalho sério de combate a criminalidade, por serem justos em todos os pilares, sobretudo, na recuperação dos apenados, por entenderem a importância da ressocialização, que o juiz e o promotor têm um grande respaldo junto à opinião pública da cidade de Conceição.

Batman e Robin podem ser famosos por isso, mas não são os únicos a formarem o que chamamos de dupla dinâmica. Mas, são essenciais juntos. É o mesmo que acontece com a dupla Mulder e Scully. É impossível imaginar um spin off ou um filme só com um deles. Arquivo X só funciona com os dois juntos. Isso ficou claro nos episódios sem Scully, quando ela é abduzida (o episódio chamado “3” da 2ª temporada, por exemplo, é terrível). Outros pares que também têm uma química incrível quando o assunto é justiça, são formados em cada recanto desse país, que clama por justiça e pede o fim da impunidade. É sempre essa a retórica, tanto do magistrado, Antônio Eugênio, quanto do promotor de justiça, Osvaldo Barbosa Lopes, juiz e promotor da cidade de Conceição, respectivamente: a busca pela justiça.


Donos de frases incríveis e absolutamente sinceras, no que tange a se fazer justiça, os dois estão fazendo história à frente da Comarca de Conceição.

Na página pessoal do promotor uma frase, a qual ele chama de marca registrada, chama a atenção, quando cada sentimento de justiça ocorre: “Ganhou à sociedade”. Evidentemente que o A da frase não tem crase, por não se tratar de uma fusão ou contração de duas vogais, uma final e outra inicial, em palavras unidas pelo sentido. Porém, como ele mesmo diz em tom de brincadeira: “Tiro a crase não, porque é uma marca registrada e o próprio sistema atualiza sozinho”.

Já o juiz Antônio Eugênio, que se diz fã do promotor Osvaldo Barbosa, é dono de frases de efeito, que traduzem verdadeiramente o seu sentimento, no momento em que faz a pronúncia de cada sentença, a exemplo da frase memorável da música ‘Disparada’, que ecoou durante o período da ditadura militar no Brasil, na época dos festivais de música popular brasileira, de composição de Geraldo Vandré e Théo de Barro, proferida no final de um júri popular, em que o réu foi condenado: “Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente”.

No entanto, não é de frase de efeito que os dois mostram seus trabalhos. A dupla vive mesmo é de lutar para que a justiça seja feita e que, de fato, quem ganhe com isso seja a sociedade.
.
A partir de um trabalho sério de combate a criminalidade, por serem justos em todos os pilares, sobretudo, na recuperação dos apenados, por entenderem a importância da ressocialização, que o juiz e o promotor têm um grande respaldo junto à opinião pública da cidade de Conceição.

Portal Vale do Piancó Notícias

12 de março - Aconteceu em Itaporanga


EDSON BARREIRO

Um exemplo de luta, perseverança e fé em Deus

Do alto dos seus 81 anos de idade, o Engenheiro Agrônomo Edson Barreiro Lemos, pode olhar para trás e dizer: “graças a Deus, eu venci”. 

A história desse sertanejo nascido na zona rural do município de Ibiara - PB, no Vale do Piancó, ele nasceu no dia 12 de março de 1935. Edson nche de orgulho, seus familiares, amigos, itaporanguenses, terra em que foi criado e que adotou como sua, finalmente, todos que de uma forma ou outra, com ele convivem ou conviveram. 

Numa época onde filho de pobre, nascido na zona rural, à única opção era continuar na roça, especialmente com ele, criado pela mãe, sem a menor assistência do pai. Não foram as dificuldades que impediram esse jovem de sonhar alto. Enfrentou todas as adversidades possíveis, com muita fé e perseverança, e embora menor de idade, não desistiu de buscar um rumo para sua vida, esse era seu objetivo que só seria concretizado, através do estudo. 

Assim pensando, comunicou e beijou a face da sua mãe, Leocádia Barreiro dizendo: “Eu sou o homem da casa e para dar o conforto que a senhora merece, eu preciso estudar, preciso sair em busca de um futuro melhor para nós, me dê sua benção!”. 

E assim o fez. Foi embora para Bananeiras - PB, aos 14 anos, pegando carona na carroceria de caminhão, com alguns poucos trocados no bolso, fruto do árduo trabalho da sua mãe, que não media esforços para dar o mínimo necessário ao filho que tanto amava. 
Com a esperança e a fé em Deus, viajou em busca de fazer o ginásio e o técnico agrícola e assim garantir uma profissão, não foi nada fácil, foram anos de muita luta e obstinação. 

Ao chegar a Bananeiras, teve que enfrentar uma seleção, onde a concorrência era muito grande, com alunos oriundos de todos os Estados do Nordeste, na busca de uma vaga. Enfim, Edson conseguiu a pontuação que precisava para ter direito a um lugar, em regime de internato, naquela renomada Escola Agrícola Federal.  

O regime de internato era muito rigoroso, já que a escola se preocupava em formar cidadãos para a vida, nas vertentes da qualificação do ensino, e no disciplinamento e formação do caráter. O período de adaptação não foi nada fácil, porém a vontade de vencer era tanta, que nada mudava o seu intento. 

Com se jeito tranquilo e a habilidade em fazer amizade, aos poucos foi se envolvendo e em breve tempo, se adaptou ao meio, destacando-se entre os melhores alunos, ao ponto de se tornar uma liderança no meio estudantil, respeitada pelo corpo docente e discente, daquela instituição de ensino. 

À medida que o tempo se passava, mais crescia o saber e o prestígio do menino Edson Barreiro. Todos o adoravam pelas suas atitudes corretas, pelo seu espírito de liderança. Atendendo ao chamamento dos colegas, sentiu que era quase impossível fugir daquilo que Deus tinha traçado para si. Nascia assim o líder estudantil Edson Barreiro. 

Sempre com um jeito prático de conduzir o movimento, conseguiu melhorar a vida de muitos estudantes pobres que chegaram em busca dos seus sonhos. Foi um grande incentivador para seus conterrâneos de Itaporanga e com essas atitudes, criou laços de amizades que perduram até hoje, a exemplo de Giseudo Alves e Damião Leite, (de saudosa memória), “amigos irmãos”. 

Ali, graças à intermediação de Edson junto à diretoria, do colégio, houve maior abertura no regimento, melhoria no refeitório, uma divisão mais justa de tarefas, folga semanal extra-escola, onde podiam extravasar um pouco, namorar, enfim, aproveitar um pouco da vida, coisa que era extremamente impossível no tempo em que Edson chegou. 

Ao concluir o curso no ano de 1958, Edson recebeu o convite para ficar lecionando na escola a disciplina “Mecânica Agrícola”, onde permaneceu por um ano, optando por vir trabalhar em sua terra natal no Banco do Nordeste do Brasil. 

Edson até hoje mantém um grande respeito e carinho pela instituição “Colégio Agrícola Vidal de Negreiros”, segundo ele: “uma escola que prepara o aluno para a vida, em todos os sentidos”. E foi baseado nos ensinamentos recebidos que pautou a sua vida profissional e pessoal. 

No retomo à sua terra, conheceu Glória de Lourdes Vieira Ramalho, mais conhecida como Neném, filha de Nilo e Aldenora Ramalho, de tradicional família de Conceição - PB, com a qual se casou em 15 de julho de 1962. Dessa união nasceram seis filhos: Rômulo Sérgio, Luis Nilo Ramalho Neto (falecido aos dois anos), Luis Nilo, César Romero, Júlio Breno e Anna Giovanna. 

A vida profissional de Edson teve o seguinte roteiro: após deixar de ser avaliador do Banco do Nordeste, transferiu-se para morar em Piancó, onde foi trabalhar como chefe da carteira agrícola da Cooperativa do Vale do Piancó - COOPVALE, do Grupo “Teotônio Neto”, onde permaneceu por três anos. 

Na permanência em Piancó, teve a oportunidade de assumir a presidência do Piancó Clube, onde demonstrou mais uma vez a sua capacidade administrativa, elevando o número de sócios, aumentando a rentabilidade e a sustentabilidade econômica do clube, promovendo grandes eventos sociais, com atrações até de nível internacional. 
Foi ainda na cidade de Piancó, que recebeu o convite do Dr. Gonçalo Pontes para trabalhar na ANCAR (atual EMATER), onde permaneceu por 16 anos, exercendo seus serviços nos municípios de Piancó, Pombal e Alagoinha. 

Pela sua capacidade, responsabilidade e cumprimento de todas as metas estabelecidas pela Empresa, foi selecionado para tentar o vestibular de Agronomia, no qual passou, vindo a concluir seu curso no ano de 1978, na Escola Agrícola do Nordeste - Campus de Areia - PB. 

No ano de 1979, foi selecionado para trabalhar na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, onde exerceu várias funções na Paraíba e Rio Grande do Norte. O trabalho desenvolvido por Edson nesta Superintendência foi de tamanha eficiência que o presidente da república da época, João Batista de Figueiredo, esteve na cidade de Caicó – RN, para parabenizá-lo pessoalmente. 

Permaneceu trabalhando na SUDENE vindo a se aposentar no ano de 1998. Hoje reside tranqüilamente em João Pessoa - PB, na companhia de sua esposa e parceira Glória, com quem está casado há 53 anos. A sua célula familiar é composta além dos cinco filhos, tem quatro noras: Paula, Kelma, Renata e Janiny; um genro: Roberto Bezerra; nove netos: Danilo, Joyce, Karen, João Edson, Roberto Filho, Maria Fernanda, Maria Júlia, João Pedro e Davi e um bisneto: Gustavo. 

Eis o exemplo de vida e luta para os estudantes de famílias humildes que querem vencer na vida através do estudo. 

Com artigo do amigo Chico Jacinto
Do Livro Polidores da Pedra - Volume I

Cientistas acham bactéria que come garrafa PET


Pesquisadores no Japão descobriram uma bactéria que é capaz de comer o plástico PET, largamente utilizado em embalagens, especialmente em garrafas. Além do potencial uso para resolver os sérios problemas ambientais causados pelo acúmulo desse plástico na natureza, a pesquisa pode ajudar a entender a evolução natural das bactérias. 

A equipe de dez cientistas, liderada por Kohei Oda, do Instituto de Tecnologia de Kyoto, coletou, em uma usina de reciclagem em Osaka, 250 amostras de sedimentos, águas residuais ou solo contaminadas por PET. Eles então fizeram uma triagem para descobrir microrganismos capazes de usar o plástico como uma fonte de carbono para crescimento.

Uma das amostras de sedimento, a "número 46", continha um "consórcio microbiano" -de vários tipos de germes, como bactérias, protozoários, células semelhantes a leveduras- capaz de se fixar em um filme fino de PET e degradá-lo, literalmente esburacando o filme.

Usando diluições dessa amostra, foi possível isolar a responsável pelo buraco, a Ideonella sakaiensis -a primeira bactéria sabidamente capaz disso. Os resultados estão na revista "Science". A bactéria age de modo bem simples, empregando apenas duas enzimas: uma que age na superfície do PET e outra que termina a "digestão" dentro do micróbio. Enzimas

POLÍCIA FEDERAL ENCONTRA COFRE DA FAMÍLIA DE LULA

A Polícia Federal encontrou um cofre da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novas diligências secretas realizadas ao longo desta semana. Dessa vez, os alvos foram presentes e joias raras recebidos por Lula durante encontros oficiais com chefes de estado. Os bens estão guardados, sem custo algum, em 23 caixas lacradas numa agência do Banco do Brasil, localizada no centro de São Paulo, desde 21 de janeiro de 2011, mês em que Lula deixou o governo.

O ex-presidente Lula durante coletiva de imprensa na sexta-feira, dia 4, após ação da PF na Operação Aletheia

O pedido da nova busca e apreensão ocorreu após os policiais encontrarem na residência do ex-presidente em São Bernardo do Campo, grande São Paulo, um documento intitulado “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)”, datado de 19 de março de 2012. No material, consta a informação de que os bens estão sob a guarda da mulher de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha. Entre os responsáveis pela entrega dos presentes na agência está Rogério Aurélio Pimentel, assessor especial do ex-presidente, apontado como suspeito de ter bancado despesas da reforma do sítio em Atibaia, São Paulo, frequentado ao menos 111 vezes por Lula.

Entre os 132 objetos encontrados, classificados como joias e obras de arte, estão medalhas, moedas, comendas, adagas, entre outras peças que Lula ganhou de chefes de estado durante as missões diplomáticas que cumpriu em diversos países, do Chile à Ucrânia. A PF precisou de dois dias para analisar todo o acervo. Nos materiais identificados

Números mostram que Piancó e Itaporanga lideraram o déficit financeiro em 2015 no Vale - POMPEIA NUMA PEINA DE NADA!

Por Redação da Folha - As duas Prefeituras (Piancó e Itaporanga) que mais arrecadam no Vale foram as que também tiveram o maior desequilíbrio financeiro da região no ano passado. O gasto público dos dois municípios superou em muito a receita, gerando um déficit expressivo no exercício financeiro de 2015, conforme o Tribunal de Contas do Estado.

Em Piancó, o prefeito gastou mais do que arrecadou e terminou o ano com um desequilíbrio fiscal de 7 milhões e 800 mil reais. A Prefeitura empenhou 39,9 milhões de reais no correr do ano, mas conseguiu pagar apenas 32,1 milhões. As dívidas deixadas para o exercício seguinte foram, principalmente, com fornecedores de produtos e serviços e também com o funcionalismo, cujos gastos estão superando todos os limites estabelecidos em lei.

Em Itaporanga, o déficit financeiro foi igualmente grande e a Prefeitura encerrou o exercício de 2015 com uma dívida de 7,1 milhões de reais. No período, o município empenhou 30 milhões e 167 mil reais, mas conseguiu quitar tão somente pouco mais de 23 milhões. A dívida deixada de um exercício para o outro foi com o setor de comércio e serviço e também com parte dos servidores municipais.

Comeu o filé e jogou o osso fora


Quem viu esta recente imagem nas manchetes dos portais, blogs e jornais da terrinha, jamais imaginaria que o PMDB de Zé Maranhão estivesse mancomunado com o resto do PMDB favorável ao rompimento com a presidente Dilma. Mas está. Segundo o UOL, o PMDB da Paraíba é um dos contabilizados pelo diretório nacional como defensor do rompimento com a presidente.

Depois de comer o filé, o PMDB do Zé joga o osso fora.

Tião Lucena

Com atuação brilhante de promotor, réu é condenado a mais de 26 anos de prisão, em Conceição

Outro réu acabou sendo absolvido


Com atuação brilhante de promotor, réu é condenado a mais de 26 anos de prisão, em Conceição

Com um vocabulário impecável, uma fundamentação muito consistente e uma atuação inteiramente digna dos grandes tribunais, o promotor de justiça, Osvaldo Lopes Barbosa, que aliás, é de fato, um promotor acostumado a grandes tribunais, pugnou e conseguiu condenar o réu, Marleno Gonzaga de Sousa a 26 anos e 4 meses de prisão, pelos crimes de Homicídio e Tentativa de Homicídio, ambos qualificados. Os crimes ocorreram, por volta das 6h, da manhã do dia 1 de janeiro do ano de 2009, na cidade de Ibiara. Outro réu, Jô Gonzaga de Sousa, que também estava presente a cena do crime, foi absolvido das acusações contra ele. O júri teve inicio, por volta das 10h e se estendeu até às 20h, desta sexta-feira(11), no Tribunal do Júri Popular da cidade de Conceição. Nenhum dos réus esteve presente no julgamento.

De acordo com a denúncia, no dia 1 de janeiro de 2009, na cidade de Ibiara, os réus agindo de forma que impossibilitou a defesa das vítimas, efetuaram vários disparos de arma de fogo, que atingiram Francisco Salto Caú, levando-o a morte, quatro meses depois do ocorrido, e Deolina Demésio Caú, que mesmo ferida resistiu a dois disparos, que atingiram às suas costas.

Em plenário, o Ministério Público pugnou pela condenação dos réus, pela prática dos crimes de homicídio qualificado consumado e outro qualificado na forma tentada. Por sua

12 de março - Aconteceu em Itaporanga

A Lei municipal nº. 708/09, sancionada pelo prefeito Djaci Farias Brasileiro, em 12 de março de 2009, reza em seu Art. 1º:
Fica denominado de Paço Municipal Prefeito José Moacir Pinto o imóvel reservado as decisões administrativas pelo chefe do Poder Executivo Municipal, bem assim de seus auxiliares diretos, de característica palaciana situada na zona urbana deste município.

... Ficou um pouco vago, não acham? Teria ficado melhor se tivesse dito o prédio onde funciona o Poder Executivo Municipal, antes denominado de Palácio dos Poderes.
Quem sou eu para julgar o feito dos outros.

* * * 
A solenidade de conclusão das residências de Anestesia, Medicina Intensiva e Ortopedia, de Thaís Bezerra Ventura que aconteceu no dia 12 de março de 2014.

JUMENTA FALANTE EXCITA O JUMENTO POLODORO


O jegue fubânico Polodoro chega ficou de estrovenga armada quando ouviu este discurso.
E resolver rinchar em homenagem a Jumenta Falante.
Rincha, Polodoro!

LIVRE-SE DA DOR DE COLUNA, JOELHOS E ARTICULAÇÕES EM POUCOS DIAS COM ESTA RECEITA


Alguns anos atrás, vimos um conselho de um médico americano sobre como manter as articulações em bom estado e, ao mesmo tempo, eliminar muitos problemas associados a elas.

O tempo passou e hoje chegou o dia de compartilhar esta dica com você.

O tratamento é muito simples e é excelente para tratar dor nas articulações, coluna, pernas, joelhos e pescoço.

E o médico que o ensinou garantiu que em 30 dias, ou menos do que isso, o resultado é surpreendente.

O ingrediente-chave desta receita é a gelatina.

Esse produto é rico em colágeno, proteína que se encontra em sua grande maioria no tecido ósseo.

Graças ao colágeno, a gelatina tem provado ser muito útil para o fortalecimento das articulações e dos músculos do coração, melhora o metabolismo, aumenta a capacidade mental e evita o surgimento de problemas ósseos, como artrite e osteoporose.

Use nesta receita a gelatina sem sabor e sem cor (incolor), pois as coloridas usam em sua maioria corantes que intoxicam o organismo.

Você encontra essa gelatina incolor em qualquer bom supermercado e em muitas lojas de produtos naturais.

Na nossa cidade, as mais fáceis de achar são as das marcas Royal e Dr. Oetker.

Enfim, é fácil encontrar.

E como é a receita?

É simples demais.

Aprenda agora e comprove:

INGREDIENTES

25 Truques de limpeza que você gostaria de ter descoberto antes


Limpe seu chuveiro com Vinagre
Coloque vinagre branco em um saco plástico e cubra a cabeça do chuveiro com ele. Deixe-o durante a noite e limpe a sujeira na parte da manhã.

Deixe suas panelas queimadas limpas sem esforço
Coloque na panela queimada uma camada superficial de água e adicione 1 xícara de vinagre branco. Deixe aquecer no fogão por alguns minutos e, em seguida, adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Depois é só retirar do fogo e esfregar.

Limpe as laminas do seu liquidificador
Basta você colocar água morna, sabão e ligar o liquidificador e pronto. A sujeira vai ser

sexta-feira, 11 de março de 2016

Jovem Manoel Lucena desiste da disputa a vereador em Santana dos Garrotes e declara apoio ao pré-candidato Dedé Batista

O jovem Manoel Lucena, que sairia candidato a vereador em Santana dos Garrotes nas eleições de outubro próximo, desistiu de concorrer da disputar.

Em contato com o jornalista Ary Ramalho – (www.ARYRAMALHO.com); com a decisão de não disputar uma vaga de vereador, Manoel Lucena manterá sua base de apoio à pré-candidatura a vereador do jovem Dedé Batista (DEM) e para prefeita, vai apoiar a pré-candidato a prefeita, Aldeni Soares (DEM), esposa do ex-prefeito, Dr. Carlinhos Soares.

Em reunião com sua família e amigos mais próximos decidiu pela desistência de sua pré-candidatura a vereador. Segundo Manoel uma candidatura nesse momento, se tornaria inviável. “Vamos deixar pra disputar o cargo de vereador em outro momento”, disse ele.

www.ARYRAMALHO.com

Câmera de segurança flagra jovem cometendo crime durante a madrugada em Itaporanga

Por Redação da Folha – Madrugada chuvosa desta sexta-feira, 11, em Itaporanga. Armado com uma faca e com o rosto coberto pela camisa, um homem, aparentemente jovem, fura o pneu de um carro estacionado em frente a uma padaria, que fica na Rua Manoel Maia, esquina com a Rua da Várzea, centro de Itaporanga.

O veículo pertence ao dono do estabelecimento comercial, Wagnor Moreira, de 25 anos. Conforme o proprietário, logo cedo, ao notar que o carro estava com um pneu dianteiro e outro traseiro furados, ele procurou as imagens na câmara de segurança da padaria e descobriu o que havia acontecido: a câmara flagrou o instante em que o acusado golpeia o pneu traseiro, mas, momentos antes, ele já havia danificado o da frente.

Com uma cópia completa da filmagem, o proprietário procurou a delegacia de Itaporanga de manhã e denunciou o caso. Na gravação, a qual a Folha teve acesso com exclusividade, não é possível reconhecer o rapaz, mas o proprietário tem um suspeito, que está sendo investigado. “Outras pessoas também tiveram os pneus de seus carros furados à faca na cidade, e eu acredito que seja essa mesma figura que aparece na filmagem”, comentou o proprietário.

Cidade em alerta: surto de dengue e chikungunya mata 12 pessoas em menos de um mês em Itaporanga


Itaporanga (364 Km de João Pessoa) está entrando no mapa como uma cidades da Paraíba com, proporcionalmente, mais casos de pessoas atingidas pela chikungunya e outras viroses transmitidas pelo aedes aegyti. Pra se ter uma ideia, em menos de um mês, 12 pessoas morreram, a maioria idosas. Há quem estime que metade de população tenha sido infectada pelo mosquito.

As últimas mortes causaram intensa comoção na cidade: três idosas e um jovem de 28 anos, que até chegou a ser levado para o Hospital de Piancó (e depois para Campina Grande), por causa da lotação no Hospital de Itaporanga, onde havia “apenas soro e dipirona” para tratar os pacientes, segundo relato de um funcionário. Todos com sintomas de inchaço nas articulações, muitas dores e diarreia.

Uma funcionária do Hospital de Itaporanga, que acionou o Blog, desabafou: “Trabalho no hospital e diariamente é atendido umas 300 pessoas, aqui só escapa quem vai para campina ou João Pessoa, fora isso… pode comprar o caixão. É uma tristeza!” O sepultamento de tantas pessoas tem causado muita comoção (foto acima) em Itaporanga.

Helder Moura com folhadovali.com.br

DEZ PARAIBANOS em VELHO CHICO


FERNANDO TEIXEIRA – Coronel Froriano 
LUCI PEREIRA – Ceci (mãe de Beatriz)
LUCY ALVES – Luzia (adulta)
ZEZITA MATOS – Piedade (velha)
LUCAS VELOSO – Lucas (amigo de Olívia, apaixona-se por ela)
JOSÉ DUMONT – Zé Pirangueiro (líder dos pescadores)
MARCÉLIA CARTAXO – Zefa (mulher de Zé Pirangueiro)
DADÁ VENCESLAU – Benedito
NAIRON BARRETO – Prefeito Raimundo
VERONICA CAVALCANTI 

Abertura da Campanha da Fraternidade de Piancó, debate melhorias saneamento nas cidades do Vale


A Campanha da Fraternidade 2016 tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O objetivo é alertar e chamar a atenção dos responsáveis da questão do saneamento básico no Brasil.

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, em Piancó, aconteceu na noite desta quarta-feira(9).

O evento ocorreu na câmara de vereadores e contou com a partição do padre de Piancó Francisco das Chagas que, representou outras cinco paróquias, do pastor Tarcisio Curinga da Segunda Igreja Batista que, representou outras igrejas do segmento evangélico. Além do vice-prefeito de Piancó, vereadores, secretários municipais, representantes de ONGs, escolas, estudantes, empresários, grupos filantrópicos e dezenas de convidados.

Integrantes do Encontro de Jovens com Cristo(EJC), exibiram um vídeo mostrando a atual situação da falta de saneamento básico de alguns bairros da região. Durante o documentário os moradores pediram as autoridades uma solução para o problema.

Em seguida, alguns responsáveis falaram sobre o assunto e demonstraram preocupação diante dos fatos. Eles disseram que, conhecem a gravidade do problema e informaram que pretendem resolver a situação.

O vice-prefeito de Piancó Edvaldo Caldas, afirmou que o prefeito Sales Lima tem buscado

Tribunal nega recurso e mantém contas de 2012 de prefeita do Vale reprovadas

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) negou provimento a Recurso de Reconsideração interposto pela prefeita de Santana de Mangueira, Tânia Nitão Inácio, contra decisão que reprovou a prestação de contas dela referentes ao exercício financeiro de 2012 por suposto recolhimento insuficiente de contribuição previdenciária. O acórdão da sessão com julgamento desfavorável à gestora foi publicado nessa quinta-feira, 10, no Diário Oficial Eletrônico do órgão de controle externo.

Com a nova decisão, permanecem reprovadas a prestação contábil do último ano do primeiro mandato de Tânia Nitão, que ainda terá que devolver recursos ao erário pelas irregularidades que levaram ao entendimento contrário do TCE: são R$ 15.938,45 de débito imputado e R$ 7.882,17 de multa aplicada.

Desde 2009 no comando da Prefeitura, Tânia também teve mais uma prestação de contas reprovada pelo TCE do seu mandato inicial: foi a de 2011, por suspeita de gastos indevidos com locação de veículos no valor de R$ 43,2 mil. Outra prestação reprovada foi a de 2013, primeiro ano de seu segundo mandato consecutivo, também por problemas relacionados a recolhimento de contribuições previdenciárias.  

Juiz concede liminar e suspende sessão de cassação de prefeito de Ibiara


O juiz da comarca de Conceição, Antônio Eugênio julgou procedente o pedido de Ação Cautelar Inominada e concedeu a suspensão da sessão, que julgaria sobre a cassação do prefeito municipal da cidade de Ibiara, Pedro Feitosa. A sessão estava marcada para ocorrer na manhã desta sábado(12).

Veja a decisão

DECISÃO

PEDRO FEITOSA LEITE propôs o presente AÇÃO CAUTELAR INOMINADA em face de ato do Presidente da Câmara de Ibiara, VALDEMAR LEITE DE SOUZA.

Narra que é Prefeito Constitucional de Ibiara e que encontra-se submetido à processo de cassação junto à Câmara Municipal. Alega que o procedimento encontra-se eivado de diversas nulidades que estão sob a apreciação do Judiciário, no âmbitos de dois mandados de segurança. Aduz que foi designada para a sessão de julgamento para o próximo sábado dia 12/03/20116, o qual poderá culminar com a sua cassação.

Pugna pela concessão de liminar, para fins de suspender a sessão designada uma vez que encontram-se sub judice a higidez do procedimento. E ao final, o julgamento procedente ao seu pedido, confirmando a medida liminar.

Relatados no essencial. Fundamento e decido.
O Decreto-lei 201/67 prevê a cassação do mandato do Prefeito pela Câmara, mediante

Primeiro vigilante do Banco do Brasil de Itaporanga deixa agência depois de 32 anos de trabalho

Por Redação da Folha – Quando a agência do Banco do Brasil abriu suas portas pela primeira vez, em 21 de outubro de 1983, ele já estava lá, de prontidão, para garantir a segurança bancária. Daquele primeiro dia de trabalho até esta sexta-feira, 11, seu último dia no banco, passaram-se 32 anos e pouco mais de 4 meses.

Aluísio Rufino Ferreira, conhecido popularmente como Negão, despediu-se do banco, onde passou quase metade da vida, e dos colegas nesta tarde, ao fim do último expediente, e não pode esconder os olhos úmidos. A alegria da aposentadoria veio misturada ao saudosismo. “Aqui tenho muitos conhecidos e deixo muitos amigos”, disse ele, que reside na Rua Margarida Remígio, em Piancó.

Funcionário exemplar, em mais de 32 anos de atividade na agência talvez não tenha faltado mais do que dez dias ao trabalho, e as raras faltas ao longo de todo esse tempo foram por razões justificadas. Na década de 70, trabalhou também em Brasília, onde passou quatro anos, e lá serviu ao Exército.

Sua família paterna é dos Rufinos de Itaporanga, mas nunca quis morar na cidade onde trabalhava: sempre preferiu, ao fim de cada dia de atividade, seguir para sua casa em Piancó e retornar no outro dia ao banco. Foram muitas caronas, idas e vindas, entre as duas cidades nessa longa estrada de trabalho.

Viu, ao longo do tempo, o Banco do Brasil de Itaporanga passar de uma pequena agência, de pouco movimento, para a maior instituição bancária da região. O BB local foi a terceira inaugurada: vieram, antes, a agência de Piancó e a de Conceição. Em todo esse tempo de vigilância, nunca teve que enfrentar um assalto, motivo de felicidade. Agora, aposentado, vai se dedicar à sua plantação de frutas, uma pequena área com várias espécies que cultiva com sabor. De origem rural, sempre foi ligado ao campo e, com seu pluviômetro, apura todas as chuvas que banham Piancó, onde, conforme ele, já caiu este ano 390 milímetros. Foto: Negão em seu último dia de trabalho.

Réus têm processo e pena suspensa, respectivamente, em júri popular, em Conceição

Nesta sexta-feira(11), encerrar-se-á a pauta do mês, no Tribunal do Júri de Conceição

Dois réus, ambos acusados de Tentativa de Homicídio, tiveram seus processo e pena suspensa, respectivamente, pela Justiça de Conceição, durante pauta de Júri Popular. A suspensão ocorreu depois que os advogados de defesa conseguiram a desclassificação dos crimes para Lesão Corporal.

Na quarta-feira(9), Elyherson Alves dos Santos, mais conhecido como ‘Lili’, sentou no banco dos réus, acusado tentar matar Galdênio Nunes Vanderley. O crime ocorreu no dia 30 de maio do ano de 2010.

No entanto, em plenário o próprio promotor de Justiça, Osvaldo Lopes Barbosa pugnou pela desclassificação do crime de Tentativa de homicídio para Lesão Corporal grave, sendo igualmente suplicado pelo advogado de defesa, Cicero José da Silva.

O corpo de sentença seguiu o pensamento do advogado de defesa e do promotor de justiça e votou pela desclassificação do crime, sem o reconhecimento de dolo.

Diante do exposto, o juiz Antonio Eugênio, com base no pedido do ministério público, suspendeu o curso do processo e do prazo prescricional pelo prazo de dois anos.

Outro Júri

Na quinta-feira (10), sentou no bancou dos réus, José Alves Emiliano, mais conhecido como ‘Zé de Hilda’. Ele estava sendo acusado de tentar matar sua ex-companheira, Severina de Lacerda Lima, ao lhe desferir um golpe de faca peixeira. O crime ocorreu no dia 19 de julho do ano de 2009, na rua Odon Bezerra, no bairro São Geraldo, na cidade de Conceição.

Nos debates o Ministério Público defendeu que o réu, de fato, tentou matar a vítima, enquanto a defesa pugnou pela desclassificação do crime de Tentativa de Homicídio para Lesão Corpora, assumindo inclusive a autoria da lesão.

O Conselho de sentença se reuniu e decidiu, por maioria dos votos, pela desclassificação do crime de tentativa de homicídio, impugnando ao réu o crime de lesão corporal.

De ante do que foi exposto, o juiz Antonio Eugênio fixo uma pena ao réu de dois anos, com o agravo de mais um ano, por considerar que o acusado cometeu um crime, prevalecendo-se das relações domésticas.

No termos do artigo 77 do Código Penal, o juiz concedeu ao réu a suspensão condicional da pena, pelo prazo de dois anos, sendo que durante o primeiro ano de suspensão, o réu deverá prestar serviços à comunidade.

Nesta sexta-feira (11), encerrar-se-á a pauta do mês, no Tribunal do Júri de Conceição. Na ocasião, haverá o julgamento de um crime de homicídio. O resultado da decisão da sessão será divulgado, posteriormente neste portal.

Vale do Piancó Notícias

O vereador Hélio do Bar, ainda não mostrou a que veio! - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!


Logo que foi designado Líder do Governo na Câmara, o vereador era um ferrenho defensor da administração da atual administração, mas passado alguns meses, talvez por estar cansado, o não ter como defender o indefensável, ficou mudo. Agora defendendo o prefeito, ou querendo como o gato marcar seu território, volta toda a sua carga ou sua ira, pela segunda vez, volta a atacar o seu colega Ivanilton Palmeira, que em outra ocasião não foi agredido pelo parlamentar mirim, graças a providencial intervenção de Damião de Zé Barros.

Na seção de ontem, 10 de março, o vereador querendo a todo custo, desmoralizar o seo colega, disse que Ivanilton, em seu requerimento verbal tinha requisitado uma caixa d'água para um propriedade particular no Sítio Pitombeira. Nos temos a gravação e afirmamos que a acusação e inverídica.

O de estranhar é que Hélio, deixou as hostes do governo, para integrar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Afinal vereador, decida de que lado vai ficar. A lógica é que ficasse ao lado do povo!

Relembre o caso:
Vereador tenta joga microfone em colega durante sessão na Câmara

Prefeito faz visita em maternidade e fica feliz ao ver filhos de Conceição nascendo na cidade

A maternidade voltou a funcionar no Hospital Caçula Leite, após receber materiais adequados e através dos atos da atual administração


O Prefeito Nilson Lacerda, esteve realizando uma visita ao Hospital e Maternidade Caçula Leite, nesta quinta-feira (10), no centro da cidade de Conceição (PB).

O gestor buscou conhecer de perto as ações e os trabalhos desenvolvidos no órgão. De acordo com o diretor da Maternidade, somente nesta quinta, foram realizadas 13 cirurgias de parto, sendo a maior parte delas em grávidas que tiveram seus bebês de forma cesariana.

Nilson falou com as novas mães e agradeceu a elas por acreditar que seus filhos podem nascer em sua cidade, sem que seja necessário buscar este tipo de serviço em outras cidades.

“Temos toda a estrutura adequada para receber os novos filhos de Conceição aqui. Médicos altamente capacitados, equipe competente e todos os aparelhos necessários para o trabalho de parto. Hoje os filhos de Conceição nascem aqui, e isso é motivo de orgulho para a nossa gestão”, comentou o prefeito.

A maternidade voltou a funcionar no Hospital Caçula Leite, após receber materiais adequados e através dos atos da atual administração.

Assessoria