sábado, 6 de fevereiro de 2016

Mais uma arma de fogo é apreendida no Vale do Piancó

Esta é a 18ª arma apreendido somente neste ano de 2016, na região.


Por Volta das 22h dessa sexta-feira (5), a guarnição Composta pelo Major Guimarães e o Soldado Elias, com o apoio dos Agentes de Transito Soldados Rodrigues e Araújo, realizavam rondas na rodovia PB 426, que dá acesso à Cidade de Coremas, quando avistaram um indivíduo conduzindo uma motocicleta sem placa. O policiamento determinou que o condutor parasse o veículo, que ignorou as ordens dos policiais, e fugiu por uma estrada vicinal.


Iniciou-se uma perseguição, que culminou com a prisão de Edvaldo Costa Sobrinho, 33 anos.

Durante a fuga ele tentou se desfazer de um Revolver Calibre .32 com 3 munições, porem a equipe policial estava atenta e percebeu a atitude do acusado, que foi preso e conduzido a Delegacia para as providencias legais.

Portal Vale do Piancó Notícias

De Itaporanga ao Bolshoi: um sonho de bailarina que se transferiu de mãe para filha

Por Redação da Folha Quando deixou Itaporanga há mais de duas décadas e meia, então com apenas 15 anos e enlutada pela morte do pai, o ourives ambulante Enoque Pedrosa, a jovem Cláudia Ramalho carregava, dentro de si, um sonho adormecido: o despertar não demorou e a vocação pela dança clássica foi materializada entre Petrolina, onde passou a residir e teve sua primeira oportunidade, e Salvador, onde adquiriu uma formação acadêmica em dança e tornou-se professora de balé. Sonhou mais longe, além dos seus próprios passos, e transferiu para a filha a missão de levar o sonho bem mais adiante.

Esta semana, quando retornou a Itaporanga, tanto tempo depois, Cláudia trouxe consigo muitas históricas de superação e luta pela dança, mas sua principal vitória, até hoje, atende pelo nome de Gabriela Ramalho, uma bailarina de 15 anos, sua filha. Com a mesma idade que a mãe deixou a terra para encontrar a dança lá fora, a adolescente chegou à cidade, lugar onde brotaram suas raízes familiares, e mostrou o quanto a força de um sonho pode vencer a distância, o tempo e abrir portas.

Gabriela é hoje aluna do Bolshoi, a mais famosa companhia de balé do mundo, cuja única escola de formação de bailarina funciona em Joinville, Santa Catarina, onde está há seis anos, mas chega lá não foi fácil: precisou vencer seletivas regional e nacional. De 580 meninas de todo o país, apenas três foram escolhidas para a escola.

Ela foi uma das selecionadas e isso, certamente, graças a sua base: herdou não apenas o sonho materno, mas as lições também. Gabriela começou a dançar nos primeiros anos de vida na escola montada pela mãe em Petrolina e, logo cedo, descobriu que o balé era o seu caminho. A chegada ao Bolshoi foi uma grande vitória, mas não foi fácil se adaptar a uma nova cidade e a novos costumes, tão distantes da realidade sertaneja: “cheguei lá com apenas 9 anos e chorava muito com saudade, querendo voltar para casa, não gostava da comida, sentia muitas dores por causa do longo treinamento, mas não desisti do meu sonho”, contou Gabriela.

Acompanhar a filha única foi necessário para que a menina não desistisse e, por isso, Cláudia e o esposo tomaram uma decisão difícil, mas fundamental naquele momento: deixaram a vida e os negócios em Petrolina e rumaram para Joinville, onde continuam residindo. “Um dia surgiu uma oportunidade deu ir para os Estados Unidos, e minha mãe não deixou, então pensei: eu não posso negar à minha filha a chance que eu não tive, até porque quando vejo Gabriela dançar, eu me realizo”, disse emocionada Cláudia, que é formada na tradição Ryael, uma escola de origem inglesa; já sua filha enveredou pela formação russa e, em dois anos, estará formada no Bolshoi: o grande objetivo da jovem é, futuramente, integrar-se a uma companhia internacional e correr o mundo com sua arte, que envolve corpo e espírito, harmonia e movimento.

Grata surpresa em sua terra – A família passou apenas três dias em Itaporanga: Cláudia veio visitar um tio e resolver assuntos pessoais. Na terra, reviu a rua onde morou e o Ginásio Diocesano, onde concluiu os estudos fundamentais, mas sua emoção foi maior quando soube que a cidade tinha uma escola de balé, e correu para lá. Não esperava encontrar, por aqui, a dança que move sua vida e a de sua filha.

No final da manhã da última sexta-feira, 5, poucas horas antes de viajar, mãe e filha visitaram o Studio de Ballet Polyana Alves, que fica no centro de Itaporanga, e tiveram oportunidade de deixar um pouca de suas histórias de vida, incentivos e algumas lições também para as alunas: “Tenho certeza que deixamos aqui hoje uma sementinha”, comentou Cláudia. A família Ramalho, a qual pertence, é a mesma da cantora Elba: elas são primas e o sangue da arte, embora tenham caminhado por expressões artísticas distintas, corre em suas veias e se sucedem nas gerações familiares. Fotos: Cláudia e Gabriela durante visita à escola de balé de Itaporanga.

Enviado Pelo Internauta - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!

Conclusão do calçamento da rua Manoel caiana foram gasto aqui nessa obra quase 168.000,00 cento e sessenta e oito reais parabéns ao gestor de Itaporanga.


Deputado Federal do PMDB pede para ser preso

Hildo subiu correndo, mas os assessores foram detidos em seguida


O deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) se deu voz de prisão na Casa. Isso mesmo – e pelo ocorrido, pela coragem no episódio, foi muito cumprimentado pelos seus pares, que também não deixaram de ironizá-lo.

Na última terça-feira, ao saber que o motorista e assessor foram detidos pela Polícia Legislativa numa confusão, ele se apresentou ao chefe da Polícia no Senado e, ao ter pedido de soltura da dupla negado, declarou: “Então eu me prendo!”.

E Hildo ficou na sala-cela com os subordinados, de braços cruzados e beiço, até pegar o telefone e ligar para o “advogado” Renan Calheiros.

Ocorreu o seguinte: na pressa para ver a presidente Dilma Rousseff na sessão de abertura do Ano Legislativo, o deputado ordenara ao motorista que furasse o bloqueio da viatura da Polícia Legislativa já no perímetro do Congresso, e ele desviou o carro passando pelo gramado.

Hildo subiu correndo, mas os assessores foram detidos em seguida. O impasse só terminou, sem auto de infração, com o ‘habeas corpus’ concedido pelo presidente do Congresso, após a ligação do aliado, e a Legislativa os liberou, mesmo contrariada.

Polemica PB

Bafômetro na Câmara dos Vereadores de Piancó

Presidente da Câmara Municipal de Piancó, Paraíba, compra bafômetro para tentar impedir vereadores de participarem das sessões quando estiverem embriagados.


Jozivan Antero


Câmara usa bafômetro com vereadores alcoolizados - Piancó - PB

Um vereador alega que bebe obedecendo recomendações do seu cardiologista.


JPB

Com moto sem placa e armado, agricultor tenta fugir da polícia em Piancó, mas termina preso

Por Redação da Folha – Foi na noite dessa sexta-feira, 5, na BR-361, trecho que cruza o sítio Ferrão, município de Piancó. O agricultor Edvaldo Costa Sabino, de 32 anos, trafegava em uma moto sem placa, o que chamou a atenção de uma guarnição policial que passava pelo local.

Como estava armado com um revólver calibre 32 e temendo o flagrante, o agricultor, que reside no sítio Pitombeira e voltava para casa, tentou fugir, entrando em uma estradada vicinal. Durante a tentativa de fuga, ele jogou o revólver no mato, à margem da estrada, mas a arma foi encontrada pelos policiais militares e o acusado terminou preso depois de alguns minutos de perseguição.

Levado para a delegacia de Piancó, o agricultor foi autuado por porte ilegal pela delegada Sílvia Alencar, mas pagou fiança de 500 reais e vai responder ao processo em liberdade. A moto é de sua propriedade e de procedência legal, mas está atrasada. Por isso foi apreendida.

Comandante do 13º BPM diz que policiamento será reforçado em 6 cidades do Vale, durante carnaval

Os Destacamentos das cidades não receberão alterações, e todo esse reforço é extra


Com exclusividade ao Portal DiamanteOnline (DOL), o Major Guedes, comandante do 13º Batalhão sediado em Itaporanga (PB), disse na manhã deste sábado (06), que o policiamento será reforçado em pelo menos cinco cidades do Vale do Piancó, durante o período de carnaval.

De acordo com o Major, as cidades de Conceição, Piancó, Aguiar, Emas e Coremas estarão realizando festas em praças públicas, já a cidade de Ibiara os eventos acontecem em áreas de lazer, e para isso, contará com o apoio de reforço policial. “Uma atenção especial será dada a Coremas, tendo em vista que a cidade tem o Carnaval Molhado e com isso aumenta o fluxo de pessoas na cidade”, comentou.

Segundo Guedes, o Batalhão contará com o apoio da Polícia de Transito e Bope, além de uma unidade de policiamento solidária móvel e 120 homens estarão nas ruas oferecendo segurança. “Os Destacamentos das cidades não receberão alterações, e todo esse reforço é extra”, pontua.

Já a Polícia Civil deverá trabalhar em regime de plantão especial durante o período carnavalesco a partir deste sábado (6) até a terça-feira (9).

Diamante Online

Assista ao vídeo do assalto aos Correios em São José de Caiana, na última quinta-feira

Com exclusividade para os nossos leitores, o portal Hora do Vale tem acesso, ao vídeo do assalto a agência dos Correios em São José de Caiana, no último dia 04 do mês corrente.


De acordo com as informações colhidas pelo Hora do Vale, os assaltantes tinham porte de garotos na puberdade, e estavam armados com revolver em punho, no momento que anunciaram o assalto.

A Agência fica na Rua do Comércio, no Centro da cidade. No momento do assalto o estabelecimento estava sem fluxo de clientes e a ação criminosa durou cerca de 2 minutos.

Populares afirmaram que os assaltantes estavam em uma motocicleta modelo POP, de baixa cilindradas e após recolher o dinheiro dos caixas, fugiram com destino a uma estrada que dá acesso ao município de Bonito de Santa Fé.

Assista ao vídeo com exclusividade do seu Hora do Vale:


Em ação rápida, a Polícia Militar iniciou as diligências pela redondeza, e minutos depois conseguiu apreender dois suspeitos com características similares as que eles receberam. Ao conduzir os suspeitos para a Sede do Destacamento Policial Local, uma multidão já aguardava a chegada dos PMs que foram recebidos com aplausos.

Os suspeitos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal na cidade de Patos, já que o crime é federal, onde os mesmos irão prestar depoimentos e passar pelo reconhecimento do circuito interno de monitoramento. Caso as imagens mostrem que os suspeitos foram os que praticaram o assalto, serão autuados em flagrante.  

Hora do Vale 
Manoel Moleque via WhatsApp p/ Hugo Igaracy.

Mulher natural de Santana dos Garrotes comete suicídio em Brasília-DF


Uma mulher natural da cidade de Santana dos Garrotes, cometeu suicídio por meio de envenenamento, em Brasília, no Distrito Federal. 

De acordo com as informações, a vítima foi identificada pelo nome de Suely Rodrigues Primo, de 35 anos.

A santanense era a terceira filha do casal Assis Primo e Lurdes Primo, que residem em Santana dos Garrotes.

A notícia do suicídio foi dada na tarde desta quarta-feira (04). 

No Vale do Piancó, a família informou que o sepultamento da jovem está marcado para acontecer neste sábado (06).

Diamante Online 

Pense Nisso! Mas Pense Carnaval


 Foto de Rey Auca.
PENSE NISSO! MAS PENSE CARNAVAL
........................................................................................
Carnaval e Máscaras
                ( Reynollds Augusto )

Confesso a você leitor que eu estou feliz. O nosso programa PENSE NISSO, que vai ao ar das segundas á sextas-feiras, pela Rádio Boa Nova de Itaporanga, sempre ás 17 horas. (http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Boa-Nova-87.9-FM/31336 ou baixar aplicativo para celular http://www.radiosnet.com/ ) está cumprindo o seu papel e chegando longe.

Amigos itaporanguense espalhados por esse mundo de meu Deus acompanham as nossas teses, que não são nossas e apenas as repassamos. A internet é uma conquista da humanidade, do pensamento. E pensar que estamos “anos-luz” da tecnologia existente no mundo espiritual, a nossa próxima parada. É sempre assim, primeiro lá, depois aqui.

Ontem fizemos uma relação entre carnaval e as máscaras, com base em um eficiente texto do escritor e expositor espírita pernambucano Liszt RANGEL. Nós tentamos trazê-lo para o SERTAO JOVEM desse ano, mas não foi possível. Seria Jovem falando para jovem.

Gosto muito do Liszt, já esteve aqui em outra época e é bom ouvi-lo falar. Mas, como a programação não é nossa e sim da espiritualidade acertamos com quatro “feras" do conhecimento espírita, os nossos conterrâneos, o poeta MERLÃNIO MAIA e DANILLO JONANTAH; a esposa do Merlânio, Raquel Maia e André, que faz parte do Grupo Espírita ESCOLHAS DE LUZ.

Como disse o Liszt, “Estava escrito”. Será um Sertão Jovem de arte, muitas músicas e poesias.
Mas o texto do nosso irmão Liszt intitulado “Em que Mundo Você Vive?” serve de reflexão. Começa com uma lenda que retrata uma festa promovida pelo Rei. A festa diz respeito ás utopias. Sem convite não poderia entrar. Três pessoas tentaram entrar na festa, a realidade, a verdade e a fantasia. Não é nem preciso dizer que as duas primeiras nem passaram da porta.

A última, bonita, misteriosa, “cheia de alegria” entrou, mas logo depois algo aconteceu, sua roupa diluiu-se e ficou completamente nua, sem alegorias, sem luxo. A fantasia transformou-se na verdade, que sempre aparece. Foi por isso que Jesus, o maior de todos, já disse: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. E ela vai libertar cada um, no seu devido tempo e será uma festa, uma festa de amor e conhecimento.

Eu gosto do carnaval. Mas não de todo ele. A época faz-me relembrar o meu velho Pai Ademar Augusto, quando levava a família toda para o Campestre Esporte Clube, no seu Chevette vermelho, 78. Foi nele que aprendi a dirigir, depois de observá-lo, dirigindo. Algumas batidas, abalroamentos, mas tudo certo. Naquele tempo não existia esse negócio de “escola”. Foi na marra mesmo e sem ele saber. As surras eram constantes.

Mas, era momentos “família”, molhados, com a velha orquestra do saudoso COSTA, sem arruaças, drogas e tudo mais. Hoje a festa tem muitas fantasias, drogas, sexos, ilusões e pouca verdade.

A grande verdade é que estamos adormecidos, ainda, e poucos querem dar de cara com a verdade. Usamos muitas máscaras sociais e por vezes, pensamos que somos elas. As máscaras até fazem parte, pois implica o comportamento ideal, mas a nossa evolução vai acabar com todas e seremos autênticos, no tempo da maturidade, sem máscaras, originalmente certos, pois , segundo Jesus, “nenhuma ovelha se perderá”.

É tempo de verdade. 

E brinque o carnaval sem se manchar. 

Ela, a verdade, sempre aparecerá.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net

06 de fevereiro - Aconteceu em Itaporanga

Povo sem memória, povo sem historia!


O GRANDE MERCADO PÚBLICO

No início dos anos 50, Praxedes Pitanga, no seu segundo governo, com sua visão futurista, construiu um enorme prédio que abrigaria todo o comércio de produtos que eram vendidos aos sábados pelo pessoal da pequena Itaporanga e cidades vizinhas; na construção, o intrépido prefeito colocou uma placa, onde se lia: “Não se pode, mais se quer! Futuro Mercado Público de Itaporanga”. Era uma construção de dimensões faraônicas e arquitetura moderna, para a época, tinha as seguintes demissões: 120 x 88 metros, ou 10,560 metros quadrados, ocupando um grande quarteirão entre as Avenidas Getúlio Vargas e a Avenida Pedro Américo (hoje, Soares Madruga), bem no centro da pequena comunidade. Era um grande entreposto de mercadorias, talvez o maior do gênero, no sertão paraibano. O mercado resistiu até os anos setenta e ao invés de recuperá-lo, o então prefeito Sinval Pinto resolveu demoli-lo e em parte de seu terreno, pois uma parte foi vendida à empresa de Telecomunicações da Paraíba (Telpa) e depois repassada para particulares; com um financiamento de doze parcelas construiu um misto de mercado e de terminal rodoviário. O cento de comercialização foi erguido e também um terminal de passageiros, mais já era o final do mandato e Sinval pagou apenas uma parcela, deixando as outras 11 para seu sucessor, que foi Marleno Barros. Pitanga, com sua ironia peculiar sempre dizia: - Eu dei os sapatos, mas ninguém teve a coragem de botar meia-sola.

É impensável como um administrador tenha uma visão ampla como Pitanga que construiu uma obra desse porte e quase quarenta anos depois um outro, a destrói. A cidade, durante esse tempo cresceu e sua população aumentou geometricamente e, inexplicavelmente, Sinval Pinto diminuiu-o de tamanho e estrutura, quando era para ter aumentado, ou por outra, ter sido construído um outro mercado em um bairro, como o Conjunto Chagas Soares ou a Vila Mocó; que é um amontoado de casas que já deveria ter sido transformado em uma comunidade quilombola; ou ainda no Loteamento Balduíno de Carvalho, cujas populações já tem vida própria.

Pitanga era um visionário, na outra esquina, na Rua da Embalagem (continuação da Avenida Getúlio Vargas), onde ainda era mato, foi feito o Grande Hotel, outra obra histórica, que deveria ter sido preservada, mas sucumbiu e de tão grande seu terreno, foi ali construído o edifício sede do Banco do Nordeste, o Comercial São Paulo (armazém de Paulo Pinto e a Distribuidora de Bebidas que pertencia a Chiquinho Pinto e atualmente é alugado ao Lojão Rio do Peixe). No final da rua, Pitanga construiu uma residência de linhas arquitetônicas belíssimas.

O nosso entreposto de compra e venda de mercadoria, era muito bem organizado, havia espaça para tudo, cereais, miudezas, frutas, verduras e carnes. Hoje o que temos é um verdadeiro mercado persa, onde mal se dá para transitar normalmente; mas que serve de plataforma política, de nossos candidatos a prefeito que são unânimes em prometer a sua verticalização. A cidade inchou e a infraestrutura não acompanhou tal evolução.

Dava gosto de ver. Tudo setorizado. Além disso, o Mercado Público ainda abrigava a primeira sala de projeções da pequena Misericórdia, era o cinema de Pitanga, que depois foi vendido a Zé Maia. Tinha um grande espaço onde primeiro funcionou o Atlântida Esporte Clube (o Clube dos Brancos) e pouco depois, no mesmo local, o Independente Clube (o Clube do Negros). É interessante ressaltar que nossa cidade era uma das poucas do Brasil em que havia uma descriminação gritante, mais econômica que racial. Neste tempo existiam aqui em Itaporanga, dois clubes: o Atlântida Esporte Clube (o clube dos Brancos) e o Independente Clube (o clube dos Morenos), depois é que aconteceu um racha e fundaram o Campestre Esporte Clube (o clube dos Ricos) e o Itaporanga Esporte Clube (também chamado de o Clube de Gaudêncio).

Era tamanha a rivalidade entre os dois clubes pioneiros, que chegou até o esporte. O Atlântida tinha o famoso “Carcará”, o Independente, que não queria ficar por baixo, fundou então o “Bentiví”, e a rivalidade continuou. O bem-te-vi é a única ave que, sendo bem menor, enfrenta o Gavião, e na maioria das vezes, bota ele pra correr.
Ao lado desce local, que era destinado a danças e outras festas, tinha o setor de bares, onde se destacava o Bar de Maria Piquena e o Bar de Socorro Carneiro. Tinha o setor de cereais, a feira de frutas e verdura, o açougue... Enfim, havia espaço para todos os feirantes da cidade e até para quem vinha de fora. Era uma beleza.


Do lado de fora, existiam alguns barracos, como o de Dedé do Barraco, morto por Chagas Madeiro, o homem mais “brabo” do Cantinho. Matou Dedé por um acaso, com uma pistola de dois tiros e uma carreira, é tanto que só um dos projéteis saiu, o outro deu chabú. A maldade de Chaguinha era tanta que ele nem ao menos soube correr para se esconder, foi encontrado pela policia, em cima do telhado de uma casa.

O nosso saudoso Mercado Público, um monumento que deveria ter sido preservado para a posteridade, não só pela sua grandeza, pois era majestoso, mas também pela sua beleza arquitetônica. É uma pena como a nossa historia é pouco preservada e tão pouco valorizada!

Hoje o que temos e um verdadeiro “mercado persa”, uma desorganização total, na Rua Praxedes Pitanga (ao lado do mercado) e grande parte da Avenida Getúlio Vargas, tendo que ser interditadas uma das vias, para abrigar o comércio de “sulanca” (roupas), calçados de qualidade duvidosa, CDs piratas e em pleno coração da cidade, pasmem vocês, uma mesa de “jogo de azar”, por sinal, muito concorrida, com as benesses do poder público e a aquiescência da polícia. Alias, como não foi proibido a primeira, ultimamente já são duas as bancas de jogo, isso sem contar que em um dos boxes, existe uma roleta, uma outra casa em que os incautos vão fazer “uma fezinha”. 

Observando “amiúde”, nosso Mercado Público, tem uma infinidade de boxes fechados, servindo apenas como depósitos, outros com funções totalmente desvirtuadas e uma feira que se estende pelas ruas adjacentes, sem contar, que na Rua Praxedes Pitanga, entre a Avenida José Soares Madruga (Antiga Pedro Américo) e a Rua 13 de Maio (Rua da Gaveta), encontramos a tradicional, Feira da Troca, onde se comercializa vários produtos, muitos dele de procedência duvidosa. Isto é uma pouca vergonha!

Pessoas famosas que comercializam seus produtos neste mercado: Bezeca e Otília, com seu “quarto de bananas”, só vendiam essa fruta; Mirôcha e seus utensílios de “loiça” (objetos feitos de barro e cozidos); Caixa e sua tarimba de carnes; Dionézio, também marchante; o velho Vigó, que tinha uma banca de fumo de rolo (dizia-se do fumo em estado bruto, ainda não beneficiado que eram vendidos em corda ou rolos), o cliente, antes de comprar um “mercado” de fumo, o cheirava, ou seja, tirava a “espromenta”. Contam que certo sábado, estava Vigó, em sua banca de vender fumo, quando surgiu uma dama da sociedade, dessas que andam com sombrinha e tudo, ao ver as “rudias” de fumo, foi cheira para ver se o fumo era do “bom”, mais ao se “abaixar” para experimentar o fumo, soltou um peido. Toda envergonhada ela perguntou a Vigó: - Seu Vigó, o Senhor não tem um fumo melhor? Vigó, na sua irreverência soltou: - O que faz cagar, eu deixei em casa!

Outra estória, que contam do mercado é que minha parenta, do Sítio Cantinho, Maria Rosa, “moça velha juramentada”, taí um nome que sempre me encucou quando era pequeno: moça velha, ou é moça ou é velha, mas dizia-se daquelas donzelas que nunca tinham se casado ou sequer namorado; não era costume, as senhoras da época usarem constantemente, sob o vestido a calcinha; como se diz: Por baixo (do vestido), só a natureza. Pois bem, Maria Rosa, vinha andava distraída pela feira, com um parente nosso, quando de repente escorregou numa casca de banana e caiu toda “descomposta”, mas imediatamente ela se recompõe e toda sem jeito olha para o rapaz e fala: - Zé, tu viu minha ligeireza. No que ele prontamente respondeu: - Maria ver, eu vi, só não sabia que tinha esse nome.

Do Livro: Se Essa Rua Fosse Minha - Volume I
Paulo Rainério Brasilino 

Presidente da Câmara e ex-prefeito formam chapa forte para eleição em Olho D’água

Por Redação da Folha – O quadro político com vistas ao pleito de outubro em Olho D’água parece definido: duas chapas vão concorrer à Prefeitura, mas é o grupo da oposição que demonstra maior fortalecimento popular e pode reconquistar o poder municipal.

O ex-prefeito Jenoilton Cavalcanti, do PMDB, é o pré-candidato da oposição, e tem como nome para a vice o atual presidente da Câmara Municipal, Isaac Carvalho, que comanda o PSDB no município. Os dois se uniram e estão otimistas: “nossas pré-candidaturas foram bem recebidas pela população e estamos muito satisfeitos com essa boa repercussão popular”, comentou Isaac.

Eles vão enfrentar nas urnas a chapa apoiada pelo prefeito Chico Carvalho, que lançou o ex-vereador Júlio Neto, conhecido como Capitão, do PSD, pré-candidato a prefeito, e deverá ter como vice o petista Mageciene, segundo informações de fontes locais.

O que surpreende neste quadro pré-estabelecido é o rumo político tomado pelo prefeito Chico. Havia uma expectativa de que o gestor municipal apoiasse o seu sobrinho e herdeiro político natural, Isaac Carvalho como candidato a prefeito, mas Chico Carvalho optou por lança Capitão, que também tem ligações políticas com o ex-prefeito Júlio Cavalcanti, histórico adversário do prefeito, mas, provavelmente, deverão estar no mesmo palanque este ano.

Preterido politicamente pelo próprio tio, Isaac decidiu deixar o grupo da situação e passou a compor a chapa oposicionista. A chapa deverá ser lançada festivamente neste sábado, 6. Isaac e Genoilton estão juntos politicamente desde 2014, quando apoiaram a candidatura de Cássio Cunha Lima ao governo estadual. “Cássio será muito importante neste nosso projeto político”, comentou Isaac.

Este chá caseiro para emagrecer vai te deixar sem gordura na barriga e desinchar seu corpo em menos de 30 dias


E essa receita é um grande xarope que estimula o metabolismo e, seca o abdômen, e desincha todo o corpo.
Um dos ingredientes é o nabo, que regula o apetite e é também um forte desintoxicante.
Ele também é rico em vitamina C, que controla os radicais livres nocivos e melhora a imunidade.
O outro ingrediente é o limão, que é um poderoso alcalino e desintoxicante.
O limão acelera o metabolismo e é rico em vitamina C, também, além de deixar o organismos mais resistente a doenças.
Além do limão e do nabo, a canela também está nesse xarope.
A canela acelera o metabolismo, combatendo a obesidade.
Sendo indicada para os diabéticos por regular os níveis de açúcar do organismo.
E por fim o gengibre que também ajuda a acelerar o metabolismo.

Como fazer o xarope:
INGREDIENTES
150g de nabo
O suco de 4 limões (espremidos na hora)
3cm de gengibre fresco
3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de canela

MODO DE PREPARO
Corte em pequenos pedaços o nabo e o gengibre.
Coloque no liquidificador, adicione o suco de limão e bata por 3 minutos.

Nunca deixe seus filhos sentarem na posição “W”. Veja o porquê!


A posição “W” é uma posição muito comum em crianças.
Nesta posição, as crianças sentam-se com os joelhos dobrados, encostando-os no chão, os pés virados, e suas pernas abertas para o lado, formando o que parece ser um “W”.
Nesta posição as crianças se sentem apoiadas e seguras.
Porque não devo deixar meu filho sentar na posição “W”?
Muitos pais não sabem ou reconhecem o perigo de deixar uma criança sentar-se assim por muito tempo.
Se a criança sentar em uma posição “W” com muita freqüência ou por muito tempo, isso pode impactar negativamente os padrões de desenvolvimento e crescimento dela.
Os efeitos negativos de se sentar na posição “W”, inclui:
Problemas ortopédicos
Retardo no desenvolvimento postural e no controle da estabilidade
Retardo no desenvolvimento de habilidades motoras
Estas são as principais razões pelas quais ter uma criança nesta posição é fortemente desencorajada.
Queremos que nossos filhos cresçam forte e este tipo de sessão impede isso.
Essa posição também coloca pressão desnecessária sobre o corpo.
A posição “W coloca pressão indevida sobre:
Os abdutores do quadril
Isquiotibiais
Rotadores internos
Cabos de salto
Luxação é fácil e comum com as crianças que se sentam nesta posição. Além disso, sentar nessa posição leva os músculos a serem encurtados ou apertados.
Isso pode afetar o desenvolvimento de habilidades motoras, equilíbrio e coordenação.
Além disso também prejudica a estabilidade, controle postural, e mudança de peso durante o crescimento.
Isso enfraquece os músculos do tronco ou dificulta o seu desenvolvimento.
A única maneira de parar ou corrigir esse hábito é a consistência.
Ensine a criança a sentar-se corretamente e lembre-a de como se sentar no chão.
Pode-se também investir em uma pequena mesa ou escrivaninha com uma cadeira.
Nem todas as crianças que se sentam na posição “W” terá problemas graves, mas ainda assim ela não é recomendável, pois pode elevar os riscos.
Dê uma olhada no vídeo abaixo para mais idéias!
Esclarecimento: Este blog tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

http://www.natureba.info/nunca-deixe-seus-filhos-sentarem-na-posicao-w-veja-o-porque/ - A dona de casa perfeita

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vixe! morador que nunca recebeu água nas torneiras ganha conta de mais de meio milhão para pagar; casa é abastecida por carro-pipa

De acordo com o superintendente do Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental, houve um erro no sistema

Morador recebeu a conta de água de mais de meio milhão (foto: Diário do Sertão)

O sousense Damião Andrade, morador da Rua Severino França de Andrade no bairro Raquel Gadelha na cidade de Sousa, ficou surpreso na tarde desta sexta-feira (05) ao receber sua conta de água no valor de R$ 560, 380 mil.

Damião disse à reportagem do Diário do Sertão, que mora no local há sete meses e nunca recebeu água nas torneiras. "Na minha casa não chega água, para conseguir água é só através de carro-pipa onde eu pago 50 R$ toda semana", afirmou ele.

A descrição mostra que o consumo de água foi de R$ 329, 647 mil e a taxa de esgotos chegou aos 230, 739 mil. O papel deve ser pago até o dia 10 de fevereiro de 2016, data de vencimento da conta.

Outro lado
De acordo com o superintendente do Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental de Sousa (DAESA), Ítalo Ricardo, o que aconteceu foi um erro durante o processamento da fatura. "Foi um erro de leitura no sistema, mas ao identificar esse erro, deve ser feito a impressão da nova conta com o valor correto", disse Ítalo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Vereador Rênio tem pedido atendido pala Prefeitura e promove a limpeza do açude do Queimada para o Carnaval


Um dos mais importantes reservatórios de água do município recebeu uma grande ação da prefeitura de Santana dos Garrotes. O açude Queimada foi totalmente limpo pela prefeitura na tarde de Quinta feira(04/02), um pedido feito pelo vereador Rênio Macedo ao vice prefeito José Paulo Filho para atender a juventude do município que irá realizar no local o Carnaval Molhado de Santana dos Garrotes nos dias 07 e 08 de fevereiro.

O Bloco Damassa realizará no domingo e na segunda feira o carnaval molhado para todos os Santanenses.

 Segundo o Secretario de Infra Estrutura do município, Junior Passos, a limpeza do açude foi uma determinação do prefeito Élio Ribeiro atendendo solicitação dos jovens, moradores da região e do vice prefeito Dedé. Como também do Presidente da Câmara Rênio Macedo. 

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Élio criou um programa de recuperação de pequenos, médios e grandes barreiros e açudes. Essa ação vem proporcionar aos foliões Santanenses que não gostam de sair de sua cidade para brincar em outra cidade o carnaval.

Ascom

PC deflagra operação, prende 3 e apreende várias armas, em Coremas

De acordo com o delegado Regional, Glauber Fontes, as prisões se deram através de um Mandado de Busca e Apreensão.

PC deflagra operação, prende 3 e apreende várias armas, em Coremas

Uma Mega Operação, deflagrada pela polícia civil da cidade de Coremas, resultou com a prisão de Francisco Ejo de Matos, Francisco de Assis matos e Lindomar Fialho da Silva. Várias armas foram apreendidas com os acusados. Uma máscara, uma roupa de camuflagem, punhais e vastam munições também foram apreendidos no local. A ação da polícia ocorreu, na madrugada desta sexta-feira(5), no bairro Cabo Branco, naquela cidade.

De acordo com o delegado Regional, Glauber Fontes, as prisões se deram através de um Mandado de Busca e Apreensão. Ao encontrar as armas e todos os objetos, os três foram presos em flagrantes. Segundo o delegado, Lindomar é suspeito de vários assaltos na região, enquanto os outros dois, seriam responsáveis por guardar as armas.

Ao portal Vale do Piancó Notícias, o delegado Glauber Fontes explicou que os três foram autuados em flagrantes, em razão da prática do crime previsto no Artigo 12 da Lei 10826/03 e ficarão à disposição da justiça

Portal Vale do Piancó Notícias

Em Itaporanga, ladrões invadem casa de aposentado e furtam poupança que ele guardava em mala

Por Redação da Folha – A invasão de domicílio seguida de furto ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 5, na casa do aposentado Pedro Félix de Oliveira, de 75 anos, que é viúvo e mora sozinho. Ele reside em uma área do bairro Alto do Madeiro conhecida como Vila dos Queridos, na saída de Itaporanga para Piancó.

Segundo informações da própria vítima, ladrões entraram no seu muro com uma escada, destelharam a casa e, com um pedaço de pau, conseguiram abrir a porta da cozinha. Dentro da residência, eles furtaram uma mala, onde o aposentado guardava 1.800 reais, frutos de uma poupança de muitos meses, e seus documentos pessoais.

No começo da manhã desta sexta, quando acordou, o idoso percebeu a porta da cozinha aberta e, acima dela, a casa destelhada. Logo também notou que sua mala havia desaparecido. Policiais miliares foram acionados, mas não conseguiram encontrar os criminosos. No entanto, os documentos do aposentado foram achados: eles descartaram os papéis em uma área nas proximidades do local do furto.

Nessa manhã, o idoso registrou queixa na delegacia de polícia de Itaporanga e ficou preocupado: acredita que correu risco de perder a própria vida. Além de viúvo, ele não tem filho, mas estava acompanhado por uma sobrinha quando procurou a polícia. Foto: idoso durante registro da ocorrência na delegacia.

Elba Ramalho agradece homenagem do ‘Saiu Apusso’ ao seu irmão Eráclinton Ramalho

A mensagem foi enviado ao WhatsApp do historiador e fã da cantora, Marcos José. Confira!

Através de uma mensagem de WhatsApp, a cantora Elba Ramalho, agradeceu ao bloco Saiu Apusso pela homenagem que será feita ao seu irmão Ercaliton Ramalho, durante o carnaval deste ano de 2016.

Clique e veja a matéria relacionada, onde o bloco faz a homenagem: Bloco Saiu Apusso homenageia Eraclinton Ramalho no carnaval de 2016

A mensagem foi enviado ao WhatsApp do historiador e fã da cantora, Marcos José.

Eráclinton, que era irmão da cantora Elba Ramalho, foi vítima de um acidente de trânsito, na noite do dia 21 de agosto do ano passado, no Bairro 13 de Maio, em João Pessoa. Eráclinton, que era dentista, cantor e compositor e foi membro do bloco, durante alguns anos.

Confira a mensagem, abaixo


Portal Vale do Piancó Notícias

Prefeitura de Nova Olinda recebeu quase R$ 11 milhões de reais do governo federal em 2015


A prefeitura municipal de Nova Olinda, município localizado na região do Vale do Piancó, a cerca 435 km's da capital paraibana, recebeu quase 11 milhões de reais do governo federal durante o ano de 2015.

As informações oficiais são do site da secretaria do tesouro nacional. São R$ 5.917.452,85 só do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e R$ 3.043.176,72 do FUNDEB, que, entre outros recursos, somam R$ 8.968.008,24. (Veja abaixo).

Veja os recursos, click para ampliar

Com relação aos recursos provenientes da saúde, os dados são exibidos no site do FNS (Fundo Nacional de Saúde) e mostra que o município recebeu mais de 2 milhões de reais só em 2015. São exatamente R$ 2.013.575,70. (Veja abaixo).

Veja os recursos, click para ampliar

Somando os valores dos fundos do FPM, FUNDEB, SAÚDE e recursos de menores valores, Nova Olinda teria recebido R$ 10.981.583,94 em 2015, apenas do governo federal. 

Os recursos podem ser superiores a estes já que o governo federal não contabiliza valores provenientes de tributos municipais, ICMS, dentre outros. 

Por outro lado, segundo informações oficiais do Tribunal de Contas do Estado, a receita orçamentária do município, de Janeiro a Novembro de 2015, somam mais de 12 milhões de reais. São exatamente R$ 12.243.814,49 em apenas 11 meses do ano (Veja abaixo).

Veja os recursos, click para ampliar
Catingueiraonline 

Nº de assassinatos no Vale cresceu ano passado e ficou bem acima do nível tolerado pela OMS

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A violência não deu trégua na região no ano passado e 2015 terminou como um dos mais sangrentos da história recente do Vale. Foram 36 assassinatos, três mortes a mais do que em 2014, quando 33 pessoas tiveram suas vidas ceifadas intencionalmente. A maior parte das vítimas tinha idade entre 30 e 49 anos (41,6%) e entre 15 e 29 anos (36,1%), conforme estatística elaborada pela Folha.

O número de homicídios dolosos, pelo segundo ano consecutivo, foi mais de duas vezes maior do que o nível de tolerância estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 10 mortes para cada 100 mil habitantes. Aqui, a taxa ficou em 22,9. Embora muito preocupante, ainda está abaixo da nacional, que beira os 30. Também é inferior às taxas da Paraíba e do Nordeste: em 2014, por exemplo, chegaram a 38,4 e 33,7, respectivamente.

Do total de homicídios ocorridos na região no ano passado, 32 foram homens e quatro mulheres, sendo que a arma de fogo foi usada em 77,1% dos casos. Pouco mais de 61% dos crimes foram cometidos no primeiro semestre: janeiro foi o mês mais violento de todos, com seis mortes, dois a mais do que os primeiros trinta e um dias deste ano.   

Desde 2011, quando 19 pessoas morreram, o número de homicídios no Vale vem apresentando crescimento. O ano de 2012 terminou com 22 mortes, número que se manteve em 2013, ou seja, a única exceção de lá para cá. Depois subiu para 33 assassinatos em 2014, um aumento de 50%, e foi para 36 em 2015.

Nos últimos cinco anos, chegou a 132 o número de pessoas assassinadas no Vale, região com pouco mais de 157 mil habitantes. Uma significativa parcela dessas mortes teve relação com drogas, incluindo a bebida alcoólica, que é comercializada legalmente.

Itaporanga foi, novamente, o município mais violento: dez pessoas morreram assassinadas na mais populosa cidade regional, três a mais do que no ano anterior. O primeiro crime ocorreu no dia 10 de janeiro, em plena festa de aniversário do município: o jovem Adriano Bernardino, de 22 anos, teve o pescoço degolado em frente ao palco do evento, que foi cancelado em decorrência da tragédia. O autor do crime, Francimário Raimundo da Silva, 25 anos, foi preso horas depois. Outro assassinato que chocou os itaporanguenses ocorreu em dezembro, o último do ano registrado na cidade: no dia 29, a professora Isabel de Sousa Pinto, 48 anos, foi morta a tiros dentro de uma creche da qual era diretora. O motorista Antônio Leite, ex-marido dela, foi o autor do crime e se suicidou em seguida.

O segundo município mais violento, no ano passado, foi Coremas, com oito homicídios. Conceição e São José de Caiana registraram três assassinatos. Pedra Branca e Santana de Mangueira tiveram duas mortes. Um homicídio foi registrado em Aguiar, Boa Ventura, Emas, Olho D’água, Santa Inês, Santana dos Garrotes e Serra Grande. O município de Ibiara também registrou um homicídio: a vítima foi o sargento da Polícia Militar Pedro Marques da Silva, morto a tiros no dia 17 de fevereiro em uma emboscada na zona rural.

Tentativas de homicídio e atentados - Em relação às tentativas de homicídio, 29 pessoas foram apresentadas à morte em 2015, mas ganharam mais uma chance para continuar vivendo. Sobre os atentados, uma onda atormentou a região no ano passado: foram seis, dos quais cinco à bala a residências e uma à bomba à delegacia de Itaporanga.

Punição - Em poucos casos, os autores de homicídios foram pegos em flagrante, mas a polícia conseguiu esclarecer a maior parte das ocorrências, com expedição de mandados de prisão preventiva pelo judiciário em desfavor de muitos acusados.

Bafômetro na Câmara: vereador admite; “Tomo seis doses de uísque por dia”


Todos os vereadores bebem. Eu tomo umas cinco, seis doses de uísque por dia sob recomendação médica

A polêmica envolvendo a compra de um bafômetro pela Câmara Municipal de Piancó, no Sertão paraibano, ganhou repercussão nacional.

No final do ano passado, o presidente da Casa, vereador Pedro Aureliano, adquiriu um etilômetro, o popular bafômetro, por R$ 1.605,00 sob o pretexto de que vários parlamentares estariam frequentando as sessões sob o efeito de álcool.

De acordo com informações, durante uma das sessões realizadas em 2015, um vereador teria deixado um litro de uísque cair do bolso do paletó.

O vereador Antônio Azevedo admitiu ingerir álcool diariamente e disse que toma cerca de seis doses de uísque sob recomendação de seu médico. “Todos os vereadores bebem. Eu tomo umas cinco, seis doses de uísque por dia sob recomendação médica”, afirmou.

O assunto dividiu opiniões na cidade e motivou uma discussão sobre a instalação de um processo contra o presidente por ter comprado o equipamento para o legislativo municipal.

MaisPB

Absurdo... - POMPEIA NUMA PEINHA DE NADA!


Depois de quase 70 dias de férias, um descanso mais do que merecido, já que os nossos vereadores trabalham demais, vale salientar um trabalho super estafante onde vários deles comparecem a apenas um sessão por mês, somente para não serem cassados.

Ontem, na reunião, que até o prefeito resolveu aparecer, coisa que não tinha feito até então, o presidente até colocou em votação o Tema Livre, mas foi voto vencido pois a maioria dos nossos edis, mortos de cansados, votaram contra, num desrespeito total a população que não compareceu a câmara.


Isto é uma vergonha, tomara que a população crie vergonha e siba votar nas proximas eleições, e como diz alguém em seu site oficial, não reeleja um vereador, mas esta mesma pessoa e defensora ferrenha da reeleição do prefeito.

Acostumado a mentir
O vereador Nel de Duvan, apresentou um requerimento pedindo um poço para o conjunto Chagas Soares, que até agora foi esquecido pelo puder público. A prefeito deu a esfarrapada desculpa, que ainda não tinha sido perfurado, porque a população até então não tinha requisitado.

E mais provocou até um pedido de desculpas do vereador Nel, quando o prefeito afirmou categoricamente que tinha sido perfurado um poço próximo a escola Justina Emília Crizanto, desde ontem a tarde. A verdade é que até hoje as 11 horas, não apareceu ninguém com tal intuito.

Como sempre, mentiu descaradamente o nosso gestor!

Flagra: Com a crise hídrica, Itaporanguense lava roupa com água da bica no meio da rua


Vivendo um verdadeiro estado de emergência por água, a cidade de Itaporanga está passando por um momento crítico em sua história. Com poucas chuvas, o grande açude que abastece a cidade Cachoeira dos Alves, conhecido como açude do governo, a CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, suspendeu o fornecimento de água para toda cidade, por tempo indeterminado, pois o açude não tinha mais condições de manter a cidade.

Tal situação levou a cidadã, Maria Ricarte Lima, mais conhecida como Cida, moradora da rua 13 de Maio, centro da cidade, lavar suas roupas com a água da chuva, que descia pela bica de sua residência. 


Em entrevista exclusiva ao Hora do Vale a  moradora disse  que "Foi o jeito lavar no meio da rua, porque fui pegue de surpresa, e não deu tempo armazenar a água, e aproveitou como pôde a água da chuva, pois todas as suas roupas estavam sujas"

A sociedade de Itaporanga está se virando como pode, com carros pipas, poços, voltando literalmente ao tempo da lata na cabeça.



Hora do Vale

IFPB inicia aulas do primeiro curso técnico integrado no Campus Itaporanga


O Campus do IFPB em Itaporanga deu início na última segunda-feira, 1º de fevereiro, às aulas do primeiro curso técnico integrado ofertado pelo instituto na região, que é o de técnico em edificações.

Foi promovida uma recepção aos alunos nesta aula inaugural, nos turnos da manhã e tarde, ambos com cerca de 40 alunos. Um vídeo foi apresentado mostrando de forma resumida a história do IFPB até os dias atuais. Na ocasião, esteve presente o professor Ridelson Farias de Sousa, diretor do Campus Itaporanga, que deu as boas-vindas a todos os alunos e falou da grande importância de uma unidade do instituto estar implantado na região, assim como também falou de todo empenho por parte da equipe administrativa e pedagógica em proporcionar a cada aluno o sempre o melhor que estiver ao seu alcance, enfatizando ainda que os alunos são os verdadeiros protagonistas dentro do IFPB, mas que também é esperado por parte deles que possam dar o seu melhor, aproveitando as oportunidades na busca pelo conhecimento.


Nesse primeiro dia de aula os alunos tiveram a oportunidade de conhecer também parte da equipe de professores e de funcionários da administração do campus, onde houve também um momento de interação e de descontração entre os alunos e professores, que serviu para ajudar a dar melhor proximidade na relação que terão ao compartilhar parte do seu dia a dia. Além disso, foi programada uma visita ao local onde está sendo construída a sede definitiva do Campus Itaporanga, que será dotado de grande estrutura física, instalações modernas e confortáveis e contará com professores especializados em diversas áreas do conhecimento.

Itaporanga Online