sábado, 9 de janeiro de 2016

Clientes de Itaporanga, Igaracy e Nova Olinda ganham motos em sorteio de supermercado

Por Redação da Folha – Um sorteio de prêmios promovido por um supermercado de Itaporanga atraiu centenas de pessoas na tarde deste sábado, 9, à Avenida Soares Madruga, onde está localizado o estabelecimento comercial. Entre os prêmios, seis motos novas e mais nove brindes, entre os quais TV, geladeira, fogão, biclieta e outros.

O Mercadinho Alvino, como é chamado, é de propriedade do comerciante Leonan Alvino, e todo ano sorteia prêmios valiosos para seus clientes. Este ano, mais de 60 mil cupões concorreram a 50 mil reais em prêmios.

Com um minitrio elétrico e música ao vivo com o forrozeiro Alonso Feitosa e a dupla Marcos & Antony, o sorteio transformou-se em uma grande festa: os ganhadores das motos foram três de Itaporanga (José Leite Neto – Rua Bruno Rodrigues Pita; Daniely Bellizário – Rua Major Serafim; e Wilka Rodrigues da Silva – Conjunto Chagas Soares); dois de Igaracy (Érique Bruno – sítio Xenguengue; e Antônio Rodrigues Neto – sítio Lagoa Seca); e um de Nova Olinda (Víctor Bezerra de Sousa – comunidade de Manguenza).

Os ganhadores dos demais prêmios são de Itaporanga e Pedra Branca, onde uma pessoa ganhou um eletrodoméstico, e todos podem procurar seus brindes nesta segunda-feira, 11, no próprio mercadinho.

Padre Marciel Montenegro deixará Paróquia de Santana dos Garrotes no dia 10 de janeiro: Padre Jorge Luiz Costa tomará posse dia 17

Depois de quase seis anos à frente da Paróquia Nossa Senhora Santana, em Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, o padre Marciel Montenegro deixará a comunidade santanense nesse domingo, 10 de janeiro de 2016. 

O sacerdote irá para a Paróquia de São Sebastião, em Patos, onde tomará posse no dia 07 de fevereiro.

Ele será substituído pelo padre Jorge Luiz Costa que assumirá a paroquia no dia 17, às 9h na igreja de Senhora Sant’Ana. Antes, a acolhida será na Igreja de São Sebastião, com as presenças da banda filarmônica de Piancó e todos os grupos de movimentos e pastorais.

Padre Marciel Montenegro ficou exatamente durante 5 anos e 3 meses comandando a Paróquia de Senhora Sant’Ana.

Umas das obras marcantes de Pe. Marciel foi à construção da igreja João Paulo II, na cidade, entre outras obras boas que marcará a passagem do vigário.

www.ARYRAMALHO.com
Foto (Pe. Marciel): Paulo Fotos – Foto: Jorge Luiz(Internet)

Sábado sangrento: idoso é morto na calçada de casa em Aguiar; e coremense perde a vida na estrada

Por Redação da Folha – Duas ocorrências trágicas (um homicídio e um acidente) foram registradas neste sábado, 9, no Vale, uma delas na área rural de Coremas por volta do meio-dia. O agricultor José Canuto de Andrade, de 57 anos, perdeu a vida em um acidente em trecho da rodovia PB-366 que cruza o sítio Catolé II, município coremense.

Segundo informações policiais, o agricultor conduzia uma moto na referida rodovia, que interliga os município de São José da Lagoa Tapada e Coremas, e, em uma curva, teria se destraído ajeitando um boné, quando avançou subitamente na mão contrária, colidindo contra a lateral de um caminhão baú da DSA - Distribuidora Sorriso de alimentos, empresa da cidade de Sousa.

O motorista do caminhão ainda freou bruscamente, mas não conseguiu evitar o acidente. O agricultor, que residia em uma área próxima onde ocorreu o fato, teve morte imediata em função da gravidade das lesões. Temendo represália da família da vítima, o condutor do carro deixou o local do acidente, mas os ajudantes permaneceram junto com o caminhão na estrada, e, horas depois, retornaram para Sousa. O corpo da vítima foi encaminhado para exame cadavérico em Patos. Foto: agricultor teve morte imediata.

Homicídio – A cidade de Aguiar ficou chocada com o assassinato de um idoso na tarde deste sábado. O aposentado Francisco Manoel da Silva, conhecido como Chico Pinga, de 73 anos, estava sentado na calçada de casa, que fica na Rua Mariano Lúcio, quando foi surpreendido com uma punhalada que atingiu seu coração.

A vítima ainda chegou a ser socorrido com vida, mas terminou não resistindo. O autor do crime foi contido e preso por vizinhos da vítima e, depois, entregue aos policiais militares. Geraldo Freire, conhecido como Mão Branca, de 45 anos, foi conduzido à delegacia de Piancó, onde foi autuado pelo delegado Glêberson Fernandes e encaminhado à cadeia pública.

Segundo informações policiais, o acusado aparente ter problemas mentais, é solteiro e vivia sozinho em uma rua nas proximidades do ginásio poliesportivo da cidade. Perguntado sobre o que motivou a matar o idoso, Geraldo não soube responder. O corpo da vítima foi encaminhado para exame cadavérico em Patos e, depois, será entregue à família para o sepultamento.

Hoje terá grande Noite de Louvor e adoração em comemoração ao Aniversário de Itaporanga


Faz parte da programação das festividades alusivas ao aniversário de Itaporanga, promovida pela Prefeitura Municipal, hoje 9 de Janeiro, acontecerá grande noite de Louvor e adoração em praça pública, o  evento terá início às 19:30.

Primeira Ministração da noite vai ser por conta da Igreja Batista do Avivamento, a
Segunda a se apresentar e ministrar o louvor e a palavra de Deus é a Banda Renascer Pentecostal da Igreja Assembleia de Deus, e finalizando a noite de louvor da 1ª Igreja Batista Neudson Rodrigues.

Venha adorar ao Deus que tudo pode! E comece esse ano mais que abençoado!

Hora do Vale

Associação Dos Filhos De Itaporanga Asfita

É com profundo pesar que a Associação dos Filhos de Itaporanga – ASFITA, através de sua Diretoria e Conselho Deliberativo, comunica o falecimento do seu Conselheiro JOSÉ ENILDON SINFRÔNIO (NILDO), ocorrido hoje (09/01) às 10h00 em João Pessoa. O velório será amanhã (10/01) às 10h00 no Parque das Acácias e o sepultamento às 16h00 em João Pessoa. Na oportunidade presta suas sinceras condolências aos seus familiares e amigos por tão grande perda.

O Sepultamento ocorrerá às 16h00 deste Domingo (10.01.16) neste mesmo local.

Endereço do Cemitério Parque das Acácias: R. Luiz de Lima Freire, 200 - José Américo - Joao Pessoa/PB - Tel. da Administração: (83) 3231-8008.

Ele morreu vítima de enforcamento.

Polícia apreende armas em Itaporanga, uma delas com vereador no final de festa

Por Redação da Folha – Policiais militares que faziam a segurança da festa pelos 151 anos de Itaporanga prenderam, na madrugada deste sábado, 9, no centro da cidade, durante uma abordagem policial, no final do evento festivo, o vereador de Diamante, Juciê Laurentino de Brito (PC do B), de 42 anos.

Segundo nota da PM encaminhada à imprensa, o parlamentar mirim diamantense portava um revólver calibre 38 e 22 munições intactas. Conduzido à delegacia de Itaporanga, ele foi autuado por porte ilegal de arma pelo delegado Glêberson Fernandes, mas pagou fiança de dois salários mínimos e vai responder ao processo em liberdade.

Durante o seu interrogatório, o vereador usufruiu do direito constitucional de permanecer calado. O delegado mostrou-se se surpreso com a atitude do paralmentar mirim de portar uma arma em lugar público e também pela quantidade de munição apreendida com ele. Foto: arma e munição que estavam com parlamentar vão embasar o inquérito policial.

Outra apreensão: Na mesma madrugada, policias militares que faziam rondas em trecho da BR-361, na saída de Itaporanga para Piancó, prenderam o pedreiro Ivanildo Ferreira Neves, 35 anos, que portava um revólver calibre 38. Ele reside no sítio Cantinho e seguia para casa, quando foi abordado pelos policias. Na delegacia, o homem disse que adquiriu a arma para sua segurança pessoal. Depois de autuado por porte ilegal, ele pagou fiança de 290 reais por ser pessoa de pouca posse financeira e vai responder ao processo em liberdade. Trata-se de um cidadão de bons antecedentes.

DECLÍNIO COGNITIVO. MUDAR O ESTILO DE VIDA PARA PROTEGER O CÉREBRO

A perda das capacidades cerebrais é uma possibilidade que atemoriza um grande número de pessoas. Mas um estudo acaba de provar que, com uma série de medidas, é possível frear o declínio cognitivo.
 
Por Anne Prigent - Le Figaro
 
Comer de forma saudável, praticar atividade física, estimular o cérebro, mas também tratar da hipertensão, do diabetes e do colesterol…Todas essas são medidas benéficas para o cérebro. De fato, vários estudos estabelecem uma conexão entre estes diversos fatores e a demência. Mas é a primeira vez que um teste controlado, estatisticamente sólido, publicado por Lancet, demonstra que é possível frear o declínio cognitivo, agindo sistematicamente sobre todos estes fatores.

Pesquisadores do Instituto Karolinska da Suécia e do Instituto Nacional da saúde e da previdência e da Universidade da Finlândia oriental recrutaram 1260 finlandeses com idades de 60 a 77 anos e os dividiram ao acaso: metade deles num grupo de acompanhamento intensivo, a outra metade num grupo controlado recebendo somente orientações de saúde. Os participantes ainda não tinham desenvolvido problemas de memória maiores, mas apresentavam riscos de deficiência cognitiva.

Durante dois anos, as pessoas acompanhadas de forma intensiva, receberam regularmente  orientações nutricionais, seguiram um programa de exercício físico e de “ginástica” cerebral e foram monitorados por seus fatores de riscos vasculares. Após dois anos, os resultados dos seus testes eram 25% mais elevados que os do grupo de controle. Eles eram até mesmo 83% mais elevados quanto à capacidade do cérebro para organizar e regular os processos de pensamento e 150% quanto à velocidade do processamento da informação!

Abaixo o colesterol e o tabagismo
Os resultados deste estudo são indiscutíveis, mas, ao mesmo tempo, é necessário ter cautela. Os pesquisadores se interessaram por pessoas com risco de demência. “Nessas pessoas mais especificamente, sabe-se que ao corrigir fatores de risco como hipertensão e diabetes, reduz-se necessariamente o declínio cognitivo” comenta o Prof. Bruno Dubois, neurologista do hospital da Pitié-Salpêtrière.

Os “carrascos do coração” bem conhecidos como a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o colesterol, o tabagismo ou a falta de atividade física também representam risco para o cérebro. “Nosso cérebro é uma esponja percorrida por milhões de vasos minúsculos que alimentam esta poderosa central em nutrientes, oxigênio e glicose. Se essa rede incrivelmente densa de vasos for fragilizada, o cérebro passa mal”, explica o Dr Olivier Ladoucette, psiquiatra e geriatra. Estes fatores de risco vão de fato acarretar progressivamente alterações vasculares que podem levar a uma má irrigação do cérebro. É por isso que preservar as artérias significa também preservar as capacidades de reflexão.
Exercitar seus neurônios

Além de corrigir os fatores de riscos vasculares e a adoção de um estilo de vida saudável, o estudo finlandês aponta a necessidade de “exercitar” o cérebro constantemente. Cada um dos participantes começou com uma “reserva cognitiva” diferente que depende do nível de educação, da profissão, das atividades de lazer…. Mas o fato de praticar exercícios específicos acompanhados por um psicólogo se revelou benéfico para todos. Um fenômeno que pode ser explicado pela plasticidade neuronal.

“O cérebro está em constante movimento: os neurônios nunca param de fabricar novos circuitos entre eles graças à rede de sinapses”, explica Olivier de Ladoucette. Estimulado, o cérebro continuará a criar novas conexões que o ajudarão a não fraquejar rápido demais. Então, nunca é tarde demais para começar a estimular o cérebro, mesmo se, como lembra Olivier de Ladoucette, “se envelhece da forma que se viveu. É melhor adotar bons hábitos ainda jovem”.

Le Figaro

Situação e Oposição de Nova Olinda com chapa definida para as eleições deste ano: Diogo X Idácio

A cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó já tem chapas majoritárias que concorrerão à sucessão da prefeita, Maria do Carmo (PSDB).

Pela a situação, os pré-candidatos, são Diogo Richele (PSDB) e Fir David (PP), prefeito e vice, respectivamente. Há alguns dias foi decido em pesquisa e reunião a chapa que é capitaneada pela a atual prefeita, Maria do Carmo.


A pré-candidatura de Diogo e Fir a cada dia recebe adesão e vem se fortalecendo a cada dia. Já que dará continuidade a boa administração da atual prefeita. Há alguns meses a ex-prefeita, Maria Daguia (PSC) e filha de um dos maiores lideres político local, João Raimundo(In memória), declarou apoio ao grupo politico de Ducarmo.

A pré-candidatura de Diogo e Fi tem os apoios das maiores lideranças politicas da Paraíba, como o ex- governador e atual senador, Cássio Cunha Lima (PSDB), Deputados federais, Benjamim Maranhão (Solidariedade), Wilson Filho (PTB), Aguinaldo Ribeiro (PP), e do deputado estadual, Dinaldinho Wanderley (PSDB). A maioria dos vereadores apoia à pré-candidatura de Diogo e Fir.

Nos próximos dias será divulgado a data do lançamento das pré-candidaturas de prefeito e vice da situação.

www.ARYRAMALHO.com

CHAPA DA OPOSIÇÃO

O atual vice-prefeito de Nova Olinda, jornalista Idácio Souto (PMDB) e o vereador Neto de Quirino (DEM) foram indicados como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, durante uma reunião com participação de lideranças dos partidos PMDB, DEM, PTB, PV e PSB, além de representantes de várias associações comunitárias e de amigos das legendas.

A reunião aconteceu na residência do ex-prefeito Jorge Cazé, da qual participou, também, o ex-prefeito Luís Leite da Silva (Bubú, que na ocasião representava seu filho vereador Luís Junior (PSB), em viagem), dos vereadores Tião de Brás (PTB) e Dedé de Lula (Sem partido), além de lideranças como Tião de João Carlos e Paulo Emídio (que deixaram o apoio à prefeita Ducarmo), Cícero de Jordão (ex-vereador) e vários pré-candidatos a vereadores.

Tudo correu num clima amistoso, apesar do grande número de pessoa em quase 70 participantes, e serviu para mostrar a união das oposições no município, que deverão enfrentar o candidato da situação apoiado pela atual prefeita Ducarmo (PSDB), para a disputa das eleições deste ano. As oposições contavam com vários pré-candidatos em potencial para disputara prefeitura, o que vem demonstrando a força o grupo formado por esses partidos.

Ascom

Manifestação em Itaporanga se encerrou com algumas polêmicas e duas promessas do governo

Por Redação da Folha – Durou cerca de 9 horas o bloqueio da BR-361 em Itaporanga nessa sexta-feira, 8. A manifestação popular reivindicava a implantação de uma adutora emergencial para o enfrentamento do colapso no abastecimento d’água da cidade, obra autorizada pelo governo Coutinho em junho do ano passado, mas nunca iniciada.

O protesto foi encerrado depois que o secretário de recursos hídricos do estado, João Azevedo, ligou para a comissão organizadora da manifestação e assumiu dois compromissos: ele garantiu que na próxima quarta-feira, 13, o subsecretário da pasta se reúne com a comissão em Itaporanga para agilizar ações paliativas à população, a exemplo de perfuração de poços. Com relação à adutora, que é quem vai resolver definitivamente o problema, o secretário disse que está indo a Brasília tentar angariar recursos para iniciar a obra, que pode começar em fevereiro.

Apesar de ter achado estranho que o governador tenha assinado a ordem de serviço da obra sem dinheiro, como revelou o secretário, ou seja, tenha faltado com a verdade à população local, a quem prometeu e não cumpriu a conclusão da adutora em três meses, a comissão decidiu dar um crédito ao secretário e encerrou o protesto, mas um grupo de manifestantes queria insistir no bloqueio da estrada, sendo contido por policiais militares e rodoviários, gerando um princípio de tumulto.

Mas essa não foi a única polêmica da manifestação: ao longo do protesto, outros desentendimentos ocorreram, especialmente com relação a motoristas que queriam passar e foram impedidos. Alguns agricultores também tiveram dificuldades para chegar à cidade no dia de feira livre e ficaram insatisfeitos.

Um carro da saúde de Itaporanga não passou pelo bloqueio, motivando a secretaria de saúde à comparecer ao local do protesto e manifestar a sua insatisfação. Um bombeiro militar, que viajava com a família com destino a Serra Grande, também foi contido pelos manifestantes, que se sentiram intimidados porque o bombeiro estava armado. Ele chegou a ser detido por policiais militares e encaminhado à delegacia, mas não sofreu nenhuma autuação porque tinha o registro da pistola nem houve prova de ameaça contra as pessoas. Um membro da imprensa local, morador da zona rural, também foi barrado pela manifestação, gerando um outro desentendimento e críticas ao radicalismo do protesto. No entanto, a comissão assegura que permitiu, durante a manifestação, a passagem de viaturas policiais, ambulâncias e também doentes e grávidas transportadas em carros particulares.

Joao Dehon Fonseca


Hoje é o dia em que foi instalado o município de Misericórdia que fora emancipada em 11 de Dezembro de 1863.

O nome original de nossa cidade é Misericórdia que enquanto acham que é um nome agorento, o Santo Padre Francisco abriu o ano de 2016 como o ano da Misericórdia.

A Imagem de Nossa Senhora do Rosário que se encontra na igreja não é a que veio de Portugal. A imagem era de madeira tinha pouco mais de 80 cm e ficava no altar principal todo em madeira trabalhada uma verdadeira obra de arte que retirado por volta de 1957 quando da reforma da capela mor.

Essa imagem ficou num altarzinho que ficava no corredor que dava para a lagoa de Pedro Ramalho e depois foi levada para um quarto que existia no cemitério e daí desapareceu.

No primeiro momento que foi construída a Orada que depois foi ampliada para a Igreja do Rosário, existia um Cruzeiro com um pedestal de mais ou menos 1,5 metros de altura com sua cruz em madeira medindo 3 metros nas mesmíssimas proporções do Cruzeiro da Igreja do Rosário de Pombal e ficava a uma distância de 60 metros da porta principal no meio da atual Avenida Padre Lourenço.

Quando a Orada foi erguida que trouxeram da outra margem do rio a devoção era à Nossa Senhora da Misericórdia do Santo Rosário.

Devoção esta que Pombal ainda hoje preserva e que eu gostaria muito que nossa cidade resgatasse sua história.

Tenho certeza que temos condições de trazermos a história de Misericórdia para nossa Itaporanga.

Parabéns minha terra, eu lhe amo como Misericórdia ou como Itaporanga.

Em Piancó, manadas de animais percorrem ruas, avenidas e praças da cidade


Manadas de animais percorrem ruas, avenidas e praças da cidade, eles são vistos em várias partes da zona urbana. Além disso, os porcos espalham o lixo que fica acumulado em alguns pontos. 

Os animais também causam problema no trânsito e os veículos desviam para que não ocorram acidentes.


Apesar do esforço, até o momento, o secretário de infraestrutura do município, não conseguiu retirar o grande número de animais que andam pelas ruas de Piancó. Entre eles, cavalos, jumentos, bodes, vacas e principalmente porcos.


Muitas vezes, os animais são apreendidos, porém, segundo informações, algumas autoridades municipais intercedem ao prefeito que, logo em seguida autoriza a liberação dos animais.

Vale News PB

O coletivo de porcos é Vara e não Manada

Mensagem Destaque no Jornal Correio da Paraíba deste sábado 09; Nosman Barreio o itaporanguense com expressão estadual; “Parabéns minha cidade”


Itaporanguense da gema, o atual vice-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), o advogado Nosman Barreiro Paulo, deseja a sua terra amada, muita propriedade nesse ano de 2016. “Meus parabéns pelos 151 anos de Independência Política de Itaporanga, que se completam neste sábado (09)”, disse.

O brilhante trabalho que já desenvolveu a frente de administrações públicas, resultou na nomeação ao cargo de confiança como secretário municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer do município de Santa Rita - na Região Metropolitana de João Pessoa.

Motivo de orgulho para o município de Itaporanga a ascensão de mais um filho seu.

Pretenso
Muito bem articulado no mundo político/social paraibano o ex-vice-prefeito de Itaporanga e tem intensificado nos últimos dias contatos visando a sucessão municipal de 2016, no município.

Filiando ao PRP ele é um dos pré-candidatos das oposições a Prefeito de Itaporanga, e decidiu lançar seu nome para o embate vindouro por entender que a população itaporanguense necessita de 'sangue novo' como alternativa ao modelo administrativo que ora governa a 'Rainha do Vale'.

Jornal Correio da Paraíba

Mensagem Destaque no Jornal Correio da Paraíba deste sábado 09; Parabéns Itaporanga, terra acolhedora


O aniversário de Itaporanga é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história; aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura.

Por isso com orgulho devemos comemorar o aniversário do nosso município e, sinceramente, quem também merece ser parabenizado é o povo itaporanguense. Que 2016 seja um ano de muitas conquistas para todos nós.

Do amigo Ricardo Pinto e família.

Mensagem Destaque no Jornal Correio da Paraíba deste sábado 09; Itaporanga, 151 Anos de Emancipação Política e os nossos sinceros parabéns


Itaporanga, cidade de povo ordeiro e trabalhador que luta com expectativa de atingir grandes vitórias.

Aos 151 anos de independência Política, devemos mais ainda lutar para alcançar os objetivos do nosso povo, assegurando a toda a comunidade, os direitos de desfrutar: saúde, habitação, trabalho, lazer, cultura, esporte, emprego e uma melhor qualidade de vida.

Desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação.

Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Itaporanga cada vez melhor.

Com carinho, Dr. Luís Júnior e Família  

09 de janeiro - Aconteceu em Itaporanga


9 de Janeiro é considerada à data maior de nossa história, primeiro pela criação da Feitoria de Misericórdia, que foi em 09 de janeiro de 1840 e depois pela instalação de nosso município em 1865, já que a vila tinha se separado da Freguesia de Santo Antonio do Piancó, há mais de um ano, pelo Decreto-Lei Estadual de nº. 104, de 11 de dezembro de 1863 (data oficial de nossa emancipação política).

O prefeito de Boa Ventura, José Pinto Neto, mais conhecido por Dudu, o décimo sétimo presidente da AMVAP, teve seu mandato de 09 de janeiro de 2007 a 23 de maio de 2008.

Itaporanga PB

Itaporanga, município no estado da Paraíba, Brasil, localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é estimada em 24.128 habitantes. Área territorial de 468 km².

O município polariza a região do Vale do Piancó, composta por 18 municípios, além de sediar a 7ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Uma das principais atrações turísticas do município é a sua tradicional festa de São Pedro ou oficialmente: O Maior São Pedro do Mundo, no mês de Junho, e um monumento ao Cristo Rei, com 30 metros de altura, localizado na Serra do Recanto, erguido pelo falecido Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, conhecido como Padre Zé, com o auxílio financeiro dos fiéis católicos da região. Itaporanga também sedia o maior campeonato de futebol amador do Brasil, "O Poeirão", sendo seu início no dia 1° de Maio. Ainda temos mais duas festas tradicionais, o dia da Instalação do Município, 09 de Janeiro e o FICA - Festival Itaporanguense de Cultura e Arte, idealizado pelo ativista cultural e historiador, Paulo Rainério Brasilino, no mês de Novembro.

História 

Como a maioria das cidades nordestinas, Misericórdia nasceu a  beira de um rio, e em

Preso eletricista acusado de envolvimento no último homicídio registrado em Piancó

Por Redação da Folha – O eletricista José Ivanildo Luiz de Azevedo, de 40 anos, teve sua prisão decretada pela Justiça de Piancó em outubro de 2014, semanas depois do assassinato do senhor Frauzo Cassiano Pereira, morto na zona rural do município, mas, desde o dia do fato, o acusado estava foragido.

Segundo informações policiais, José Ivanildo estava em Brasília, mas recentemente retornou a Piancó, onde terminou preso no bairro Belo Horizonte, onde residia. Policiais militares cumpriram o mandado de prisão contra o acusado no final da tarde dessa quinta-feira, 7.

O homem foi recolhido à cadeia pública de Piancó e deverá ser julgado por homicídio qualificado. O homicídio, ocorrido em   2014, foi o último registrado no município, que está há 14 meses sem assassinato. Foto (PM): acusado foi recolhido à cadeia.

Mensagem Destaque no Jornal Correio da Paraíba deste sábado 09; Prefeito parabeniza Itaporanga e seus filhos

O município de Itaporanga, está em festa, completa mais um ano de emancipação política neste 9 de janeiro de 2016.

São 151 anos de história, trabalho e desenvolvimento. Nesse espírito estamos parabenizando a cidade, seus filhos e moradores.

Alegramo-nos com todos os filhos de Itaporanga pelo transcurso de mais um aniversário de nosso município. Nesta data festiva, gostaríamos de parabenizar todos os Itaporanguenses, que, com a força do seu trabalho diário, vem construindo um novo município, uma cidade melhor.

Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de ser de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.

Como prefeito vindo do meio do povo, queremos, verdadeiramente, trabalhar para nosso povo, com afinco e determinação, numa vontade infalível de ver nosso município cada vez mais pujante.

Refletindo sobre Itaporanga, me ponho a pensar na rica história que marca o município. Daquele período inicial aos dias atuais, muita coisa mudou e ainda precisamos mudar para melhor. Agora, na condição de gestor do nosso município, devemos trabalhar na área pública, pensando no desejo de termos dias melhores a cada momento.

Queremos, acima de tudo, fazer de nossa cidade um lugar melhor e mais saudável para todos!

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! Feliz aniversário, Itaporanga.

Parabéns aos seus filhos.

Correio da Paraíba

ELIMINE OS GASES E O INCHAÇO DO ESTÔMAGO EM MENOS DE 15 MINUTOS COM ESTE REMÉDIO NATURAL


Muitas pessoas têm problema de digestão.
E sentem o estômago pesado após as refeições.
Isso se deve ao acúmulo de gases produzidos pelo alimento mal digerido.
É muito chato este problema.
Ele até interfere no nosso apetite, pois saber que ficaremos “empanzinados” depois de comer é muito desanimador.
Você precisa ir ao médico para investigar a causa.
Pela medicina natural, normalmente, chás, enzimas e probióticos (como iogurte e kefir) resolvem o problema.
Além disso, há uma solução caseira muito efetiva.
E de ação imediata.
Em 15minutos ou menos, depois de tomar este remédio natural, você estará livre dos gases e seu estômago não mais estará inchado.
A receita é facílima.
Em um copo de vidro, esprema um limão grande ou dois médios.
Em seguida, adicione aos poucos uma colher (chá) de bicarbonato de sódio no suco.
A mistura vai borbulhar.
Por isso é importante colocar o bicarbonato lentamente.
Complete com água até chegar à metade do copo e pronto.
Tome-o sempre que sentir a digestão difícil.
Você verá que este remédio natural, além de delicioso, faz muito bem à saúde.
E resolve rapidinho o problema dos gases e da má digestão.

http://www.curapelanatureza.com.br/post/12/2015/elimine-os-gases-e-o-inchaco-do-estomago-em-menos-de-15-minutos-com-este-remedio

Faça você mesma: sorvete de iogurte e frutas, opção saudável para o calor!


Com esse calor, dá vontade de tomar sorvete todo dia, não é mesmo?
Veja que saudável este sorvete de iogurte com frutas e que é super fácil de fazer em casa. É super gostoso e bom de ter na geladeira para aquela hora que bate uma fominha…
  
Ingredientes
Cinco unidades de iogurte natural
Frutas cortadas
Adoçante (ou mel)
Palitos para picolés
Forminhas para picolés (ou copo descartável)
Modo de fazer
Bata o iogurte com o adoçante ou mel. Coloque as frutas cortadas nas forminhas de picolés. Cubra com o iogurte já batido. Deixe no congelador ou freezer por mais ou menos 12 horas.
DICA EXTRA: Quem não está de dieta pode adicionar creme de leite ao iogurte antes de bater.O picolé fica bem mais cremoso!

http://www.viva50.com.br/sorvete-de-iogurte-e-frutas-opcao-saudavel-para-esta-calor/

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Protesto em Itaporanga: populares fecham rodovia e esperam resposta do governo

Por Redação da Folha – Um protesto popular em Itaporanga fechou a BR-361 no começo da manhã desta sexta-feira, 8, a 500 metros da entrada da cidade. O bloqueio interditou a pista nos dois sentidos, impossibilitando o tráfego na rodovia mais movimentada do Vale.

A manifestação objetiva pressionar o governo estadual a instalar uma adutora emergencial para abastecer Itaporanga, que sofre com um colapso hídrico em função da seca do açude que abastece a cidade. Em junho do ano passado, o governador Coutinho chegou a autorizar a obra, mas a ordem de serviço assinada por ele nunca saiu do papel.

Com faixas pedindo a adutora e obstaculando a pista com pneus e madeira, os populares se aglomeraram no leito da estrada e devem ocupar a BR durante todo o dia. Somente viaturas policiais, ambulâncias e doentes transportados em carros particulares estão sendo autorizados a passar. Os manifestantes só vão desobstruir a via quando um representante do governo comparecer ao local e der uma resposta satisfatória à reivindicação, segundo os organizadores.

Único caminho para resolver o problema hídrico da cidade, que tem cerca de 20 mil residentes, além da população flutuante, é a captação de água no açude de Nova Olinda e a canalização até Itaporanga, onde seria distribuída na rede da Cagepa.

Como a obra ainda não foi iniciada nem se sabe quando será, a cidade precisa de um plano de socorro à população urbana: o aumento do número de carros-pipas e a perfuração de poços seriam um paliativo, mas somente a adutora ou muita chuva resolve o problema. Fotos: manifestantes bloquearam estrada no começo da manhã e protesto não tem hora para terminar.

Repórter chilena perde o biquíni em praia durante transmissão ao vivo – VEJA O VÍDEO


Peça caiu no mar quando Bernardita Middleton mergulhava nas frias águas do Pacífico

O que seria uma brincadeira por pouco não se transformou em constrangimento ao vivo para uma repórter. A chilena Bernardita Middleton participava da transmissão do programa matinal Buenos Días a Todos, da Televisión Nacional de Chile (TVN), quando foi desafiada pelos apresentadores da atração a entrar nas frias águas do oceano Pacífico.

A moça topou participar da brincadeira, mas perdeu a parte de cima do biquíni após um mergulho (assista acima). O vídeo mostra o incidente a partir de 1:00. Ela recolocou a roupa às pressas e só não passou por constrangimento graças ao ângulo da câmera, que captou somente as costas da repórter.

Polemica PB

Batalhão de Itaporanga faz balanço de suas ações em 2015 no Vale e números surpreendem

Por Redação da Folha – Em nota divulgada nessa quarta-feira, 6, o 13º batalhão, que tem sede em Itaporanga e cobre mais 19 municípios do Vale, informa que houve redução em alguns crimes na região entre o primeiro e o segundo semestre do ano passado. A queda maior foi no número de homicídio, na ordem de 30%, conforme dados do setor de planejamento e operações da unidade militar.

De acordo com a nota, “A redução no número de homicídio no segundo semestre de 2015 fez com que os policiais da unidade sediada em Itaporanga recebessem, pela primeira vez, o Prêmio Paraíba Unida pela Paz (PPUP), que integra a política de segurança pública do Governo do Estado”. Essa conquista, importante principalmente para a sociedade, vai render aos policiais um dinheirinho a mais no contracheque de janeiro.

Essa redução dos homicídios nos últimos seis meses foi resultado, conforme o batalhão, de um trabalho policial preventivo: operações, abordagens e a atuação do serviço de inteligência garantiram números surpreendentes às ações da polícia no ano passado: foram mais de mil prisões e 126 adolescentes apreendidos, 107 apreensões de armas de fogo e 40 de drogas.

Mas, entre as três companhias do batalhão, o destaque foi para a 2ª Cia de Conceição, que é comandada pelo capitão Kleber Vieira, que conseguiu uma redução de 42% no número de homicídios no ano passado em comparação com 2014.

O major Antônio Guedes Neto, que assumiu o comando do batalhão em novembro de 2014, destaca que “os investimentos do Governo do Estado em viaturas, armamentos e equipamentos, aliados à dedicação e empenho profissional dos militares que fazem o 13º Batalhão, fizeram com que pudéssemos fechar o ano com números satisfatórios, ademais já estamos fazendo uma avaliação dos pontos positivos e negativos no ano de 2015 para planejar as ações de 2016”.

Criança vítima de acidente na terça-feira continua no hospital. Leia como está seu quadro clínico

Continua internada em estado grave a menina Maria Eduarda Brandão, de 6 anos, vítima de um acidente de carro na tarde dessa terça-feira, 5, na BR-361, entre Itaporanga e Piancó, em que morreu o seu pai, o alagoano Erasmo Jerônimo Brandão, de 33 anos.

A família viajava com destino a São José de Caiana, onde visitaria familiares, quando Erasmo perdeu o controle do carro, que capotou violentamente.

Segundo informações do hospital de trauma de Campina Grande repassadas à Folha na noite desta quarta-feira, 6, a criança permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seu quadro clínico é grave em função de um traumatismo craniano.

Uma irmã e uma prima dela, que igualmente estavam no carro, também foram lesionadas, mas sem gravidade. O corpo do pai das meninas foi encaminhado para exame cadavérico em Patos e, depois, seguiu para Alagoas, onde será sepultado. Ele residia em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

www.folhadovali.com.br

Rodovia BR-361 é bloqueada por manifestantes que cobram ações emergenciais do Governo do Estado em relação a crise hídrica, em Itaporanga


Um grande manifesto está sendo realizado desde às 06h00min desta sexta-feira, 08, na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. 

De acordo com as informações, um grande numero de pessoas interditaram a Rodovia BR-361 num trecho próximo ao Cristo Redentor, impossibilitando a saída e a entrada de veículos na cidade. Apenas viaturas da Policia e Ambulâncias estão sendo liberadas.

Os manifestações cobram do Governo Estadual a construção de uma adutora, que foi prometida em junho de 2015, quando aconteceu a última Plenária do Orçamento Democrático, em Itaporanga.


O movimwnto esta acontecendo de forma pacífica, corforme Manoel Osmindo, um dos enfretantes do movimento. Ele disse que "os veículos estão sendo liberados aos poucos.

Déficit fiscal de Piancó é o maior da história: desajuste das contas deixa prefeito em situação difícil

Por Redação da Folha – O desequilíbrio fiscal da Prefeitura de Piancó nos últimos dois anos é o maior da história administrativa do município. Esse expressivo desajuste nas contas municipais fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e acarreta consequências extremamente nocivas para a gestão pública e, consequentemente, para a população.

Em 2014, por exemplo, o déficit da Prefeitura foi de 9 milhões de reais, ou seja, o município gastou bem mais do que arrecadou, gerando um rombo histórico nas contas municipais. No período, foram empenhados despesas superiores a 42 milhões de reais, mas o prefeito só conseguiu pagar pouco mais de 33 milhões. Isso significa que acabou o ano e muita gente (servidores e fornecedores de produtos e serviços) ficou sem receber.

Com relação ao ano passado, até o mês do outubro, o desajuste da Prefeitura já estava na casa dos seis milhões de reais, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado. Todo esse desequilíbrio fiscal do município é gerado por outra irregularidade: a contratação excessiva de funcionários, excedendo, inclusive, em muito o limite de gasto com pessoal.

Para se ter uma ideia do excesso de funcionários do município, dos 24,8 milhões de reais movimentados pela Prefeitura entre janeiro e outubro de 2015, mais de 19 milhões foram para o pagamento de servidores. No mês dez, o número de funcionários do município era de 1.248, quase metade disso de comissionados e prestadores de serviço contratados por critério meramente político.

O desajuste nas contas municipais deixa o município sem condições de investir recursos próprios em obras, projetos e serviços para a população, e também acarreta problemas para o prefeito, que poderá ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Imagem: 2014 foi o ano com o maior desajuste até agora, mas balanço completo de 2015 ainda não foi divulgado.

Polêmica: Foto mal interpretada por Jornalista Môfi da Correio de jovens Itaporanguenses gera polêmica no Vale do Piancó

No dia 2 de janeiro do ano corrente, o Jornalista Emerson Machado, mais conhecido por Môfi da Correio, publicou em seu perfil no Instagram, uma foto de jovens Itaporanguenses, que até ai tudo bem.

Só que na legenda da foto publicada, o jornalista  afirma que pela falta verídica de combustível no Vale do Piancó, os jovens estariam adquirindo o combustível para revender, que segundo os jovens, isso é mentira.

Os jovens identificados por José Neto, Adriano, Edson e Berg (Foto), todos de Itaporanga, tinham ido a cidade de São José de Caiana comprar o combustível para viajar, ou seja, para uso próprio. Eles registraram o momento com essa foto em forma de protesto e postaram em suas redes sociais para mostrar a sociedade do Vale do Piancó aonde a Paraíba chegou.

A foto no perfil do jornalista fez muito sucesso, a mesma teve mais de 550 curtidas e dezenas de comentários, o que deixou os jovens desgostosos com a inverdade dita sobre eles na legenda da foto.

"É constrangedor vê sua imagem rolando na internet, com uma notícia que não procede", afirma Edson Morato e José Neto ao Hora do Vale.

Os mesmos querem que o jornalista desfaça a interpretação errônea que fez.

Hora do Vale

08 de janeiro - Aconteceu em Itaporanga


Criado o distrito de São José de Caiana. Distrito criado com a denominação de São José, pela lei nº. 2762, de 08 de janeiro de 1962, subordinado ao município de Serra Grande, que já pertenceu a Itaporanga.

São José de Caiana, município no estado da Paraíba, Brasil, localizado na microrregião de Itaporanga, sertão da Paraíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 6.141 habitantes. Área territorial de 176 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[6] . Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Municípios limítrofes: Ao Sul: Diamante; Oeste: Serra Grande; Sudoeste: Bonito de Santa Fé e Conceição; Norte: São José de Piranhas e Aguiar; Leste: Itaporanga. Distância até a capital454 km.

Área :176,326 km². População: 6 010 habitantes de acordo com IBGE em 2010. Densidade Demográfica: 34,08 hab./km². Altitude: 619 metros. IDH-M: 0,561 (baixo). Site Oficial: http://saojosedecaiana.pb.gov.br/.

Histórico:
O município de São José de Caiana teve início com o sítio de propriedade de Manoel Caiana que aqui chegou em 1910. Em 1916 o sítio foi adquirido por Dezinho Araruna que ao falecer seu filho Argemiro Araruna assumiu o destino da propriedade. Um dos primeiros atos foi construir uma capela em homenagem a São José e doar uma parte de terra o Patrimônio São José, abriu um pequeno comércio e construiu algumas casas.

Datam 1948 os Araruna vendem sua propriedade a José de Urbano, que em 1957 a mesma propriedade incluindo parte do povoado (excluindo apenas as terras do Patrimônio São José) foi vendido a José Pereira Lima (Zé Regiana), João Lopes das Silva, José Lopes da Silva, Raimundo Lopes da Silva que a partir daí começaram a administrar o distrito, várias casas foram construídas, começou a construção da igreja, escolas, o comércio foi aumentando e o distrito foi ganhando características de cidade. Contam que foram eles os pioneiros na luta pela emancipação política do município. 

Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de São José, pela lei nº 2762, de 08-01-1962, subordinado ao município de Serra Grande. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São José, figura no município de Serra Grande.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José de Caiana, pela lei estadual nº 3098, de 07-11-1963, desmembrado de Serra Grande. Sede no atual distrito de São José de Caiana ex-São José. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-10-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

Alteração toponímica distrital 
São José para São José de Caiana alterado, pela lei estadual nº 3098, de 07-11-1963.

Um Telefonema. Um Namoro. Um casamento. Duas Lindas Filhas. Dez Anos. Um reencontro de Almas

PENSE DEZ ANOS DE UNIÃO. E É SÓ O COMEÇO
.....................................................................................................
Um Telefonema. Um Namoro. Um casamento. Duas Lindas Filhas. Dez Anos. Um reencontro de Almas
(Reynollds Augusto)

Leitor, qual a chance de você encontrar o amor da sua vida fazendo uma ligação telefônica a esmo?

Foi o que aconteceu quando o destino uniu esses dois. Arlington Augusto e Elaine. Parece coisa de novela, mas é a vida real. Bem real.  É também coisa de mulheres.  Ah, essas mulheres!

Um belo dia ela resolve que encontraria o amor de sua vida realizando uma ligação telefônica para um número desconhecido. Uma forma meio estranha, mas legítima e até original de encontrar o amor, perdido por essa capital linda.  Parece coisa de “doida”, mas não é que deu certo!

Daria um desses filmes hollywoodianos.

Isso me fez relembrar o meu reencontro com a minha amada. No primeiro olhar, sem sequer me conhecer, nessa existência, a minha esposa disse a uma de suas amigas que casaria comigo.

- Tá doida Williana! Tu nem conhece o rapaz. Ela teve um “insight”. 

É que somos espíritos imortais viajando o carro do tempo e apesar do esquecimento temporário da nossa individualidade, que representa a soma das nossas personalidades experimentadas,  trazemos no profundo da alma nossos roteiros de vida.

 Somos magneticamente atraídos para os nossos compromissos. É da lei natural. Não existem acasos ou coincidências o que há é reação. Lei de Causa e efeito.
É claro que muitos não percebem os seus compromissos. Isso fica por conta da imaturidade espiritual e dos desvios do caminho.  Teremos que prestar contas à lei, não essa dos códigos, mas a da vida

Há um direito anterior, preexistente, sobrevivente e que rege as nossas histórias. Basta que percebamos. E Deus, a causa, não necessariamente esse “deus” das religiões, das culturas, encaminha os seus filhos ao roteiro certo, apesar da relutância;  mas não obriga, nem impõe. Isso é conquista da alma. 

 É bom ouvir a nossa voz interior. Foi o que a prima Elaine fez. 

Uma história interessante, que depois posso até contá-la.
Caminhar a dois torna a estrada menos áspera.

O planeta é difícil . O  orgulho, como o  egoísmo, que são as  fontes de todos os outros males,  ainda imperam nessa “planetinha” Terra, “perdido” na imensidão dessa galáxia, que parece mais um viela , em comparação ás outras, na vastidão desse universo sem fim.

E olha que esse é  material, palpável e  há o outro bem maior e o ponto de partida de tudo, o espiritual, a nossa próxima parada, no tempo de cada qual

Mas, ontem foi uma noite agradável. Uma reunião com  parentes e amigos. Conheci a família da linda Elaine. Um povo bonito, simpático, evangélico, centrado na proposta de Deus para as nossas vidas. 

Diga-me de onde você veio que te direi quem és. 

Assim é Elaine, firme, verdadeira, sorridente, brincalhona, feliz...  Também com um marido desses, encontrado perdido, mas achado, com um simples telefonema, não era para ser diferente. 

Não é leitor?

Emocionante mesmo foi a fala do pastor.

Meus primos, dez anos é só o começo dessa história de amor.
Não poderia deixar de registrar um texto consciente da  veneranda “Joana de Angelis” em torno do amor, para finalizar essa “escrivinhação”. É o meu presente final.

-x-x-x-x-x-

 AMOR é substancia criadora e...
O AMOR é substancia criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina.

É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte.

Mais se agiganta, na razão que mais se doa. Fixa-se com mais poder, quanto mais se irradia.

Nunca perece, porque não entibia nem se enfraquece desde que sua força reside no ato mesmo de doar-se, de tornar-se vida.

Assim como o ar é indispensável para a existência orgânica, o AMOR é o oxigênio para a alma, sem o qual a mesma se enfraquece e perde o sentido de viver.

É imbatível, porque sempre triunfa sobre todas as vicissitudes e ciladas.

Quando aparente - de caráter sensualista, que busca apenas o prazer  imediato - se debilita e se envenena, ou se entorpece, dando lugar à frustação.

Quando real, estruturado e maduro - que espera, estimula, renova - não se satura, é sempre novo, ideal, harmônico, sem altibaixos emocionais. Une as pessoas, porque reúne as almas, identifica-as no prazer geral da fraternidade, alimentando o corpo e dulcificando o eu profundo.

O prazer legítimo decorre do AMOR pleno, gerador da felicidade, enquanto o comum é devorador de energias e de formação angustiante.

O estado de prazer difere daquele de plenitude, em razão de o primeiro ser fugaz, enquanto o segundo é permanente, mesmo que sob a injunção de relativas aflições e problemas-desafios que podem e dever ser vencidos.

Somente o AMOR real consegue distingui-los e os pode unir quando se apresentem esporádicos.

A ambição, a posse, a inquietação geradora de insegurança - ciúme, incerteza, ansiedade afetiva, cobrança de carinhos e atenções - a necessidade de ser amado, caracterizam o estagio do amor infantil, obsessivo, dominador, que pensa exclusivamente em si antes que no ser amado.

A confiança, suave-doce e tranquila, a alegria natural e sem alarde, a exteriorização do bem que se pode e se deve executar, a compaixão dinâmica, a não posse, a não dependência, não exigência, são benesses do AMOR pleno, pacificador, imorredouro.

Mesmo que se modifiquem os quadros existenciais, se alterem as manifestações da afetividade do ser amado, o AMOR permanece libertador, confiante, indestrutível.

Nunca se impõe porque é espontâneo como a própria vida e irradia-se mimetizando, contagiando de júbilos e paz.

Expande-se como um perfume que impregna, agradável, suavemente, porque não é agressivo nem embriagador ou apaixonado...

O AMOR não se apega, não sofre a falta, mas frui sempre porque vive no intimo do ser e não das gratificações que o amado oferece.

O AMOR DEVE SER SEMPRE O PONTO DE PARTIDA DE TODAS AS ASPIRAÇÕES E A ETAPA FINAL DE TODOS OS ANELOS HUMANOS

Parabéns Primos! 

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
www.pensenisso.itaporanga.net 

Comarcas do Vale do Piancó só retomarão audiências e julgamentos dia 21

O Tribunal de Justiça da Paraíba e as 77 unidades judiciais do Estado retomaram as atividades na manhã desta quinta-feira (7), com o término do recesso forense.

No entanto, os prazos processuais, e a realização de audiências e sessões de julgamento continuam suspensos, e só serão retomados a partir do próximo dia 21.

A primeira sessão administrativa do Pleno ocorrerá no dia 27 (quarta-feira), às 14h, e a ordinária no dia 3 de fevereiro, a partir das 9h. Já a Câmara Criminal retoma as atividades de julgamento no dia 21, às 9h.

Na ocasião, os desembargadores e juízes convocados apreciarão mais de 40 processos, entre físicos e eletrônicos.

Quanto às sessões das quatro Câmaras Cíveis do Judiciário estadual, os julgamentos acontecerão somente no dia 26 (terça-feira), com início a partir das 8h30.

Durante o recesso, os prazos foram suspensos, tendo sido vedada a publicação de acórdãos, sentenças, decisões e despachos, bem como a intimação de partes ou advogados, na 1ª e 2ª instâncias. No período funcionou o plantão judiciário com relação às medidas consideradas urgentes e indispensáveis à preservação de direitos e as ações penais envolvendo réus presos, nos processos vinculados a casos de prisão.

Assessoria

Confira os benefícios do chocolate amargo para a saúde


O chocolate, que por muitos anos foi visto como vilão da saúde, pode ser até mesmo um aliado. São várias as pesquisas que comprovam os benefícios do alimento, que se dá em razão da presença do cacau.

Consumido em porções razoáveis, o ingrediente está longe de ser um produto proibido — ao contrário do que normalmente se pensa. Isso porque, quanto maior a concentração dele, menor a adição de açucares e gorduras e, consequentemente, mais vantagens para a saúde.

Em vista disso, as versões mais recomendadas por especialistas são as amargas, feitas com grãos de cacau torrados e sem a adição de leite.

Graças à presença de magnésio — mineral essencial para guardar a energia —, o chocolate é antiestressante. Além disso, a versão amarga é rica em flavonoides, poderoso antioxidante natural que protege a pele contra os raios UV do sol, mantendo, assim, a face protegida do envelhecimento.

Além disso, os flavonoides também contribuem para que as veias trabalhem melhor, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Eles também ativam a produção de óxido nítrico no organismo, fazendo com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial diminua.

O cacau ainda contém bioflavonoides, impedindo a oxidação do LDL e, consequentemente, que ele se acumule nas artérias, levando ao entupimento das mesmas. Assim, apresenta-se um aliado no combate ao colesterol ruim, além de aumentar a concentração de HDL (colesterol bom).

Sem exageros!
Apesar das vantagens que o chocolate amargo apresenta para a saúde, especialistas alertam que ele não deve ser consumido em demasia. Para desfrutar dos benefícios, é preciso ingeri-lo constantemente, mas sem ultrapassar as 100g diárias.
Na cozinha é fácil!

Embora seja mais facilmente degustado aos pedaços, o chocolate pode ser usado em diversas sobremesas.

Mas a grande diferença é o seu uso em salgados, como na receita de foie gras ao cacau, que tem feito sucesso nos últimos tempos. Além disso, o pó de cacau casa bem com a delicadeza do salmão.