sábado, 19 de dezembro de 2015

PSOl de Itaporanga participa da posse do novo presidente estadual da legenda

Por Redação da Folha – A posse do novo presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira, ocorreu em evento na manhã desta sábado, 19, na sede da API (Associação Paraibana de Imprensa), em João Pessoa.

Diretórios do partido de vários municípios do estado estiveram presentes ao evento, ocasião em que foram apresentados também os pré-candidatos a prefeito da legenda para o pleito do próximo ano. Segundo o novo presidente, o PSOL deverá ter candidatura própria em 22 municípios da Paraíba, entre os quais Itaporanga, onde, além da disputa pela Prefeitura, o partido também vai concorrer a vagas na Câmara Municipal. "O partido tem crescido e certamente no próximo ano vamos conquistar nossos primeiros cargos eletivos no estado", comentou Tárcio, que foi o candidato a governador da legenda na eleição estadual passada.

O presidente do PSOL de Itaporanga, jornalista Sousa Neto, também participou da solenidade, e aproveiou a oportunidade para mostrar aos seus companheiros de partido a grave situação hídrica que vive a cidade e região, criticando a omissão do governo Coutinho, o que, no seu entendimento, gerou o colapso no abastecimento que hoje afeta milhares pessoas. Foto: nova diretoria estadual do PSOL.

Silêncio da mídia é maior que o barulho dos nordestinos; “Os grandes meios de comunicação a serviço de um projeto político que oprime”

“Viemos aqui para dizer que o semiárido existe. Que nós existimos, que conquistamos direitos e que não vamos admitir nenhum direito a menos” (Ato Semiárido Vivo: Nenhum direito a menos, 17/11/15)

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), como um espaço de articulação política da sociedade civil organizada, nesses 16 anos de caminhada vem contribuindo para modificar a imagem estereotipada do semiárido – comumente associada ao gado morto e terra rachada – por uma imagem de uma região bela, forte, resiliente e cheia de potencialidades.

No último dia 17 de novembro, cerca de 20 mil pessoas construíram a maior mobilização no Brasil após a Marcha das Margaridas, realizada no mês de agosto. Agricultores e agricultoras, pescadores e pescadoras, indígenas, quilombolas e militantes de movimentos e organizações sociais se reuniram nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), às margens do Rio São Francisco, no epicentro do semiárido brasileiro, para defender uma pauta ampla e diversa em torno dos direitos dos povos do campo, no ato “Semiárido Vivo: Nenhum direito a menos”.

Reivindicava-se ali, centralmente, a continuidade dos programas de convivência com o semiárido executados pela ASA, o acesso das populações à terra e territórios, a permanência dos programas sociais e a revitalização do Rio São Francisco.

Sendo esse um ato que mobilizou tantas pessoas em torno de políticas públicas importantes para a vida e o desenvolvimento da população da região, como os meios de comunicação discutiram e pautaram o assunto? E tendo a mídia um importante papel na informação da população, que contribui para a formação de opinião da sociedade, e que acompanha as ações do poder público e atua no monitoramento de suas implementações, como abordou um ato público que pautou políticas que impactam, direta ou indiretamente, a vida de 22,5 milhões de brasileiros e brasileiras que vivem na região, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010)? Constatamos que houve silêncio completo da mídia hegemônica. Vinte mil pessoas na rua, lutando por seus direitos, e não houve sequer uma nota em veículos nacionais tradicionais e poucas menções também nos meios de comunicação alternativos nacionais.

Um pouco de barulho

O que esse silêncio nos diz? Será que o estigma da invisibilidade que marcou o semiárido por tanto tempo ainda persiste como ranço dos coronéis da comunicação que, não por coincidência, são também os coronéis da política? Historicamente, a região semiárida sempre foi vista – e retratada – pela grande mídia como um lugar pobre, inóspito, miserável.

A mídia não reconhece quando 20 mil trabalhadores e trabalhadoras do campo vão às ruas em uma postura ativa cobrar seus direitos, lutar por mais políticas públicas. Prefere sempre se deixar pautar pela estiagem, procurando cenas de gado morto e chão rachado, figuras que sempre encontram espaço privilegiado nos noticiários regionais e nacionais. Em algumas regiões do semiárido brasileiro, 2015 já se encerra como o quinto ano consecutivo de seca. Porém não foi registrada nenhuma morte em consequência da estiagem, nenhum saque e o êxodo rural não cresceu. A vida do povo do semiárido melhorou. Mas isso não é pauta na mídia comercial.

A comunicação no Brasil e no semiárido continua concentrada nas mãos de poucos grupos econômicos que ditam as pautas. Aqueles que não pertencem aos grupos hegemônicos não têm direito à voz, não expressam seus pensamentos, têm direito apenas de ouvir e ver.

Apesar desse silêncio da mídia nacional, houve algum barulho na cobertura do ato “Semiárido Vivo: Nenhum direito a menos”. Barulho que consideramos aqui como as matérias publicadas pelos meios de comunicação locais, no Vale do São Francisco. Pouco mais de 50 matérias foram publicadas ou veiculadas, entre sites e portais de notícias, jornais impressos, rádios, TVs e blogs, além dos conteúdos publicados e visibilizados pelas organizações e movimentos que organizaram e estiveram presentes na mobilização. Também chama atenção o grande fluxo de conteúdos que circularam nas redes sociais sobre o ato.

Como furar o cerco?
Os grandes meios de comunicação, concentrados nas mãos de poucos, estão a serviço de um projeto político que oprime e invisibiliza os povos do semiárido. Por isso, acreditamos ser importante a democratização da comunicação para que as pessoas reconheçam seu modo de falar, denunciem os conflitos e opressões e anunciem as belezas, culturas e histórias vivenciadas em cada canto do semiárido brasileiro. Democratizar a comunicação é democratizar o sentido da vida, da luta e resistência das comunidades e dos povos.

No caminho da luta pela democratização é preciso que mudança na forma das concessões públicas de rádio e televisão, a melhor distribuição da verba publicitária governamental e a proibição da propriedade cruzada dos meios de comunicação estejam entre as notas pautas. São necessárias mudanças na legislação de comunicação para que consigamos avançar na conquista da comunicação como direito. Para além das batalhas no campo institucional, o incentivo a comunicação popular é essencial. Quanto mais gente produzindo comunicação popular e conseguindo dialogar com a sociedade sobre informações que não chegam até elas pelos meios convencionais, maior será nosso poder de enfrentamento ao discurso hegemônico. Incentivar a apropriação do direito à comunicação por grupos invisibilizados pelos grandes meios fazendo com que esses grupos possam produzir suas próprias narrativas é uma estratégia muito importante de enfrentamento ao monopólio.

A luta pela democratização da comunicação vem fortalecer a prática da comunicação popular e comunitária. A ASA constrói e fortalece em todos os estados do semiárido a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares, um espaço de produção de conteúdo, discussão política e experimentação de meios alternativos. É pelas mãos dessa rede que toma forma os Candeeiros, instrumento de sistematização de experiências que já contou a história de cerca de duas mil famílias da região, provando que, sim, temos muito a dizer ao Brasil e ao mundo.

***
Catarina de Angola, da Articulação Semiárido Brasileiro

Recadastramento biométrico já ultrapassa 60% do eleitorado

Cadastramento da Justiça Eleitoral segue até maio de 2016 para os eleitores de 98 cidades paraibanas. Riacho de Santo Antônio tem maior percentual.

ANGÉLICA NUNES

Pouco mais de 60% dos eleitores de 98 municípios paraibanos, que estão obrigados a fazer o cadastramento biométrico, já compareceram ao cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a situação. Até a tarde da sexta-feira (18), 597.350 haviam sido atendidos pela Justiça Eleitoral. Deste total, 547.581 eleitores fizeram a revisão, com coleta das impressões digitais, e os demais em decorrência da emissão do primeiro título de eleitor ou transferência de domicílio. 

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) é atingir 80% dos eleitores cadastrados até meados de janeiro de 2016. O percentual já é suficiente para homologar a revisão do eleitorado com coleta dos dados biométricos, mas o cadastramento segue até o final do alistamento eleitoral, que se encerra no dia 4 de maio. 

Já ultrapassaram os 80% os municípios de Riacho de Santo Antônio (91,75%), Caraúbas (86,19%), Camalaú (84,82%), Coxixola (83,94%), Tenório (83,91%), Alcantil (83,25%), Boqueirão (82,91%), Marizópolis (82,77%), Parari (82,48%), Montadas (82,37%), Cubati (81,85%), Lagoa (81,02%) e Olivedos (80,34%). 


Para atender aos eleitores que ainda não compareceram, o TRE estará funcionando durante as semanas de Natal e Ano Novo, nos dias 21 a 23 e 28 a 30 de dezembro. A intenção é facilitar a vida do eleitor.

O cadastramento é obrigatório e gratuito e o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento no seu município portando título de eleitor, se houve, um documento oficial com foto e comprovante de residência não inferior a três meses.
Mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, devem fazer o recadastramento.

CORRUPÇÃO, HIPOCRISIA E NEGLIGÊNCIA: Confira denúncias contra Madre Teresa de Calcutá

Antes de Carly Fiorina, antes dos vídeos falsos sobre o Planned Parenthood, havia Madre Teresa de Calcutá. Graças à propaganda da Igreja Católica, pensamos na freira como uma santa moderna, mas a história conta uma história diferente.

Os católicos ignoram essas alegações há várias gerações. Até hoje, a igreja e seus seguidores amam Madre Teresa de paixão: Cerca de 300 mil pessoas compareceram ao Vaticano para ver o Papa João Paulo II beatificá-la (o primeiro passo para transformar um morto em santo).

Antes de sua morte em 1997, a freira ganhou seu culto de seguidores abrindo 517 missões, muitas delas em Calcutá, a capital do Estado de Bengala Ocidental, na Índia; no entanto, alegações de corrupção financeira e médica caem sobre as missões de Teresa há pelos menos vinte anos. Serge Lerivée e Genevieve Chenard, do Departamento de Psicologia da Universidade de Montreal, e Carole Sénéchal da Universidade de Ottawa, publicaram um trabalho em 2012 detalhando os crimes de Teresa: quando médicos visitaram suas missões, eles descobriram que um terço dos pacientes ficava “deitado esperando a morte, sem receber tratamento apropriado”.

O mesmo trabalho afirma que os médicos encontraram negligência e falta de alimentos e analgésicos, apesar de Teresa ter levantado milhões de dólares para a Igreja. A Slatetambém descobriu que, mesmo com todo o dinheiro conseguido por Teresa, suas missões parecem tão ruins agora como eram quando ela estava viva. (Durante a própria doença, Teresa ficou em clínicas da Califórnia, segundo a Slate.) As condições nas missões eram tão terríveis que as instalações foram comparadas uma vez a fotografias do “campo de concentração nazista Bergen-Belsen”.

Quando confrontada com essas alegações, segundo Christopher Hitchens, Madre Teresa disse: “Tem algo de belo em ver os pobres aceitarem sua sorte, sofrerem como na Paixão de Cristo. O mundo ganha muito com o sofrimento deles”.

Mas se tinha um grupo que Teresa queria desesperadamente proteger do sofrimento eram os fetos. Segundo o New York Times, Madre Teresa usou seu discurso na entrega do Prêmio Nobel para falar contra o aborto. “Para mim, nações que legalizam o aborto são as nações mais pobres”, ela afirmou. “O grande destruidor da paz hoje é o crime contra crianças não nascidas.” (Pesquisas mostram que abortos acontecem com a mesma frequência, isso sendo legalizado ou não; no entanto, mulheres têm 34 vezes mais chance de morrer num aborto em países onde o procedimento é restringido.)

Em 1994, Teresa viajou para Washington, onde fez um discurso no National Prayer Breakfast, com o presidente Bill Clinton e o vice Al Gore no público. Nele, ela insistiu que se opor ao aborto era tão importante quanto evitar a fome entre crianças. “Muitas pessoas se preocupam com as crianças da Índia, com as crianças da África que morrem de fome, e assim por diante”, ela reiterou. “Muitas pessoas também se preocupam com toda a violência neste grande país que é os EUA. Essa preocupação é muito boa. Mas, frequentemente, essas mesmas pessoas não estão preocupadas com os milhões sendo mortos pela decisão deliberada das próprias mães. E esse é o grande destruidor da paz hoje – o aborto que leva as pessoas a essa cegueira.”

No mesmo ano, os jornalistas Christopher Hitchens e Tariq Ali produziram um documentário para a televisão chamado Hell’s Angel sobre Madre Teresa; nele, Hitchens a acusava de ser “uma demagoga, uma obscurantista e uma serva dos poderes da Terra” que preferia denunciar o aborto e a contracepção a ajudar os pobres. De acordo com o Washington Post, o filme também detalha a amizade entre a freira eCharles Keating, um financista que se tornou notório por seu envolvimento com a crise de poupanças e empréstimos dos anos 90 nos EUA, e Jean-Claude Duvalier, o ditador haitiano conhecido como Baby Doc, famoso por sequestrar e torturar pessoas. Apesar de suas missões parecerem pobres, Teresa teria aceitado dinheiro desses dois homens, que arruinaram milhares, se não milhões, de vidas.

Nas décadas seguintes, Madre Teresa encorajou países e políticos a apoiar códigos morais perigosos e ultrapassados. Ela pediu que a Irlanda votasse contra a lei permitindo o divórcio em 1995 e, no ano seguinte, ligou para o candidato republicano Bob Dole para agradecê-lo por ajudar a proibir abortos tardios. Quando as fitinhas da AIDS se tornaram moda, ela se gabou de ter ajudado milhares de vítimas – apesar de odiar camisinhas, que poderiam ter salvado muita gente. Não é surpresa que essa futura santa quisesse simultaneamente combater a AIDS e o uso de camisinhas, considerando seu longo histórico de hipocrisia total.

Essa matéria foi originalmente publicada no Broadly.

Ditadura vetou nome de Dom Helder ao Nobel da Paz

Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) lançou um caderno especial intitulado Prêmio Nobel da Paz: a atuação da Ditadura Militar Brasileira contra a indicação de Dom Helder Câmara, mostrando como a ditadura militar minou as chances de Dom Helder Câmara, conhecido como o Dom da Paz , vir a ser o primeiro brasileiro a ter chances de vencer o Prêmio Nobel da Paz; material, com 229 páginas, destaca a atuação diplomática e a troca de correspondências entre o Itamaraty e o embaixador brasileiro em Oslo, Noruega, Jayme de Souza Gomes, para barrar a indicação de Dom Helder, além da distorção de atos e as estratégias utilizadas para "para neutralizar a candidatura do arcebispo brasileiro"
.
Pernambuco 247 - A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) lançou um caderno especial intitulado Prêmio Nobel da Paz: a atuação da Ditadura Militar Brasileira contra a indicação de Dom Helder Câmara, mostrando como a ditadura militar minou as chances de Dom Helder, conhecido como o Dom da Paz , de ser o primeiro brasileiro a ter chances de vencer o Prêmio Nobel da Paz.

O documento aponta que sob o comando do general Emílio Garrastazu Médici, agentes da ditadura distorceram atos e fatos relacionados a Dom Helder, além de listas as estratégias utilizadas para "para neutralizar a candidatura do arcebispo brasileiro".

O material, com 229 páginas, destaca a atuação diplomática e a troca de correspondências entre o Itamaraty e o embaixador brasileiro em Oslo, Noruega, Jayme de Souza Gomes, para barrar a indicação de Dom Helder.

Segundo o texto, "a comissão (do) Nobel teve medo (de) apoiar (o) bispo Helder Câmara (por) sua luta contra (o) fascismo (e em) favor (da) justiça social (no) Brasil". O presidente da Comissão Estadual da Verdade, Fernando Coelho, observou que Dom Helder detinha os pré-requisitos necessários para concorrer ao prêmio em função da sua luta constante contra a ditatura militar e por suas ações humanitárias.

Esta mesma luta foi o que levou a decisão de minar a sua candidatura, já que uma eventual vitória daria visibilidade às torturas, desaparecimentos e assassinatos ocorridos nos porões da ditadura.

Donos de cinquentinhas têm até dia 31 para regularizar situação dos veículos

Mais de 6000 veículos do tipo já foram emplacados em todo o estado.

Por: Blog do Gordinho

Os proprietários de motocicletas “cinquentinhas” têm até 31 de dezembro deste ano para realizarem o registro e o licenciamento de seus ciclomotores, de acordo com a portaria de nº 251/15 do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – Detran-PB. Mais de 6000 veículos do tipo já foram emplacados em todo o estado.

Para emplacar, é necessário apresentar original e cópia da nota fiscal do veículo ou de documento que comprove a transferência, ou seja, cópia e original do recibo de compra e venda devidamente assinado e com firma reconhecida. Também é necessária a cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência. Se pessoa jurídica, cópia autenticada do Contrato Social e CNPJ.

O registro e o licenciamento das “cinquentinhas” podem ser feitos na sede do Detran no bairro de Mangabeira, nos postos de atendimento do Valentina Figueiredo, Shopping do Automóvel, Shopping Carro Legal e nas Ciretrans distribuídas pelo Estado.

Segundo o diretor de operações, Orlando Soares, é imprescindível que os donos desses veículos se conscientizem quanto ao cumprimento do prazo. “Os usuários devem regularizar a situação de suas cinquentinhas dentro do prazo estabelecido pelo órgão, tendo em vista que os proprietários que não realizarem esses procedimentos estarão sujeitos à multa e recolhimento de seus veículos”, alertou. O diretor disse ainda que “os proprietários que perderem o prazo por estarem aguardando o cadastro na BIN por parte dos fabricantes devem evitar circular em seus veículos até concluir todo o processo”.

Procedimento para Registro – O primeiro passo é o comparecer no atendimento exclusivo do Detran para ciclomotor, onde será verificada a autenticidade da nota fiscal e a existência de cadastro do ciclomotor no Denatran. Caso o veículo não possua cadastro no Renavan, o proprietário será orientado a solicitá-lo junto à concessionária. Se a revenda não estiver mais ativa, o interessado deverá procurar outra loja da mesma bandeira ou o fabricante. O procedimento seguinte é a vistoria veicular, emissão e o respectivo pagamento das taxas. Por fim é feita a colocação da placa.

Os proprietários podem tirar todas as dúvidas acerca dos procedimentos necessários para o emplacamento no passo-a-passo disponível no site do Detran: www.detran.pb.gov.br.

AS 50 CACHAÇAS FAVORITAS DOS MAIORES ESPECIALISTAS: Qual a cachaça paraibana da lista ?

Não tem uma, mas nem uma só cachaça nesta lista que não mereça estar onde está. Mas tem outras que deveriam ter entrado. O leitor mais objetivo me dirá: “mas, Dirley, para entrar uma teria que sair outra!” E eu respondo: sair nada, que venham mais cachaças. Bendito o que semeia cachaças a mão cheia! Porque como os livros invocados por Castro Alves, cachaças também guardam e revelam histórias. Caindo n’alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.

Mas, para dar rumo à prosa, segue o lead: a Cúpula da Cachaça – grupo de especialistas do qual o blogueiro, orgulhosamente, faz parte – acaba de revelar a lista das 50 cachaças finalistas do II Ranking Cúpula da Cachaça, o mais abrangente concurso dedicado ao destilado nacional brasileiro. Os rótulos, selecionados por um painel de 38 especialistas a partir de uma lista de 250 cachaças eleitas em votação popular, participarão da terceira e decisiva fase do certame: a degustação às cegas feita pelos membros da Cúpula da Cachaça, em Analândia (SP) no final de janeiro.

Para o bem ou para o mal, a lista reflete uma tendência do mercado brasileiro de cachaças: a chamada premiunização. Nos últimos anos, as cachaças com diferenciais como garrafas especiais, envelhecimento mais demorado, blendagens especiais e outros diferenciais vêm ocupando uma fatia maior do mercado. Esse segmento vinha inclusive mantendo crescimento de vendas, enquanto o mercado de cachaças como um todo recuava – este ano, o recuo será geral, porém seguirá sendo mais severo para as cachaças “de guerra”.

Nada há de mal em si nesta tendência. A variedade na oferta só traz vantagem para os apreciadores. Esmerar-se em busca de um produto diferenciado é iniciativa digna de aplausos. O perigo é se produtores e consumidores começarem a achar que só cachaças de mais de R$ 60 são boas. E isso é rigorosamente falso. Uma cachaça branca,

3ª Virada Cultural movimenta final de semana, em Serra Grande; apresentações acontecem neste sábado

A abertura oficial da 3ª Virada Cultural de Serra Grande (PB), acontece no final da tarde deste sábado (19), na Praça Padre Cícero, no centro da cidade, com a exposição "Alto do Natal", mostra que abriga vários participantes.

Para a Secretária de Cultural do município, a Virada Cultural é uma foram de levar a cultural local aos serra-grandenses. “A Virada Cultural é uma das atividades realizadas durante os encerramentos dos trabalhos que foram priorizados durante todo o ano pela nossa equipe. São atrações em diversos espaços da cidade, entre espetáculos, exposições, mostras, shows e outras atividades. É uma tentativa de contemplar toda a população”, pontua.

Programação oficial

O Prefeito Jairo Halley destacou a importância da diversificada programação do evento como mais uma forma de oferecer ao público acesso democrático à cultura. "Estamos somando esforços para levar mais cultura aos serra-grandenses”, comenta.

Jairo acredita que a Virada será um momento especial na vida dos serra-grandenses. "Tenho certeza que centenas de pessoas irão aproveitar as atrações realizadas nestes sábado”, disse.

DiamanteOnline

Escola Luiz Mangueira finaliza ano letivo com grande festa de formatura, em Santana de Mangueira; veja imagens

A Escola Municipal Prefeito Luiz Mangueira Sousa, realizou na noite desta sexta-feira (18), mais um grandioso evento para os alunos do ABC e 5º ano fundamental, durante formatura no Clube Formula 1 Nitão Mangueira, no centro da cidade.

Professores, pais de alunos além da Secretária de Educação e a Prefeita Tânia Mangueira, estiveram prestigiando a solenidade juntos dos demais convidados.

Formatura do ABC

Para Michele Nunes Rufino, gestora escolar, 2015 foi um ano de muito esforço, onde todos os professores se engajaram ao máximo para oferecer uma educação de qualidade e eficiência aos alunos da unidade educacional, visando um futuro melhora para Santana de Mangueira.

Imagens abaixo:

Michele agradeceu a cada professor: (5º ano – Maria Valéria Pereira da Silva, Neiliane Bezerra Leite, Elizete Mariano de Lima, ABC – Maria Helena Barbosa e Vanilda Martins da Silva), bem com aos demais funcionários da escola, pela dedicação e compromisso com a educação local.

Para a Prefeita Tância Mangueira, que esteve ladeada do esposo Nerival Inácio, e acompanhou de perto a festa de formatura do filho Nathan Mangueira Nitão Inácio de Queiroz (5º ano), o governo municipal tem investido na qualidade do ensino para preparar os alunos de Santana para um desempenho ainda mais relevante.

UEPB tem menor conceito do MEC entre as universidades públicas da PB

Informação é do Índice Geral de Cursos 2014 (IGC), divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC).

Reitor da UEPB disse que a instituição ainda não fez uma avaliação detalhada do conceito obtido

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve o menor conceito entre as instituições públicas de ensino superior do estado. De acordo com o Índice Geral de Cursos 2014 (IGC), divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC), a UEPB ficou com conceito 3, sendo que o máximo é 5. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tiveram conceito 4.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão, disse que a instituição ainda não fez uma avaliação detalhada do conceito obtido porque as informações ainda são recentes e as coordenações dos cursos estão de férias.

O índice é construído por meio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações realizadas pelas comissões de especialistas nas próprias instituições..

Em relação às faculdades particulares, apenas três tiveram conceito 4: o Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) e a Faculdade Estácio. A Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes (Lumen Faculdades) obteve conceito 2. As demais ficaram com conceito 3. 

Jornal da Paraiba

Cães de rua preocupa moradores no centro da cidade de Itaporanga

O número de animais abandonados nas ruas de Itaporanga (PB), está causando reclamações de quem mora ou passa pela cidade. A prefeitura não tem um levantamento oficial do número de animais soltos nas ruas, mas o crescimento é aparente.

"O pessoal pega os animaizinhos e depois de grande joga na rua. Enquanto está pequininho, bonitinho, eles ficam. Depois que crescem, aí deixa tudo na cidade", reclama um morador. "Correm atrás, mordem", afirma outro.

Av. Getúlio Vargas - Centro

Por isso, se espera que medidas de controle comecem a ser colocadas em prática. A cidade, bem como toda a região do Vale do Piancó, não possui um canil para o recolhimento destes animais.

DiamanteOnline

Paróquia de Nova Olinda realiza neste sábado Super Bingo

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, da cidade de Nova Olinda estará realizando um Bingão neste sábado (19).
                
Com uma cartela no valor de R$ 10,00 você concorrerá a 5 prêmios, em rodadas separadas:

                1º prêmio: 1 Ventilador;
                2º prêmio: 1 Carneiro;
                3º prêmio: 1 fogão;
                4º prêmio: 1 garrote;
                5º prêmio: 1 garrote.


As cartelas estão sendo vendidas pelos representantes dos grupos, movimentos e pastorais na cidade e na zona rural.

Durante o bingo será realizada uma grande quermesse com muitas comidas típicas.

Pascom

Prefeitos da PB devem desistir de disputar reeleição por conta da crise, revela presidente da Famup

Ele admitiu que o Ministério Público tem a competência de questionar os atos dos prefeitos, mas fez uma ponderação sobre a crise financeira do país que afeta as contas dos municípios.

Por: Blog do Gordinho

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, revelou que mais de 30 prefeitos do estado que têm direito a disputar a reeleição deverão abrir mão da disputa por conta da crise econômica que afeta os municípios.

“Diante da crise, mais de 30 prefeitos que têm direito à reeleição não vão concorrer em 2016. Eu não tenho dúvida de que esse número irá aumentar”, declarou.

Tota Guedes também comentou o atraso nas folhas de pagamentos dos municípios e décimo terceiro. Ele admitiu que o Ministério Público tem a competência de questionar os atos dos prefeitos, mas fez uma ponderação sobre a crise financeira do país que afeta as contas dos municípios.

“Não é legal, o ideal seria que todos pagassem o décumo terceiro, mas vivemos uma das maiores crises. As prefeituras enfrentam queda nas receitas, mas a lei não é uma ciência exata e cabe interpretações”, avaliou.

Receita de “leite de erva-cidreira”, que acalma e combate a insônia

Há muitos trabalhos científicos sobre a erva-cidreira, também conhecida como melissa.

A maioria desses trabalhos demonstrou que a erva-cidreira apresenta efeitos ansiolíticos em condições de estresse de leve a moderado.

O bom é que, diferentemente dos calmantes sintéticos, a planta não interfere em atividades como dirigir e, por isso, pode ser ingerida em qualquer horário.

A erva-cidreira também age no sistema digestivo.
Ela é ótima nos casos de cólicas intestinais e de outros distúrbios gástricos.
Além disso, alivia cólicas menstruais, tosses e febres.
A erva-cidreira também é um bom analgésico e pode aliviar dores de cabeça.
O “leite de erva-cidreira” proporciona todos esses benefícios e tem a vantagem, em relação ao chá da planta, de ser muito mais saboroso.
Você pode consumi-lo antes de deitar ou no lugar do café.

Veja como prepará-lo:

INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de folhas secas de erva-cidreira
1 copo (250 mL) de leite vegetal

MODO DE PREPARO
Leve os ingredientes ao fogo e desligue depois de levantar fervura.
Espere amornar.
Coe e tome logo em seguida.

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/10/receita-de-leite-de-erva-cidreira-que.html#sthash.brLbp5Au.dpuf

11 cuidados ao acordar que te farão se sentir deslumbrante o dia inteiro

Acordou em um daqueles dias em que seu cabelo parece estar péssimo, a barriguinha incomodando, o rosto cansado e as olheiras gritando embaixo dos seus olhos? Existem algumas atitudes que você pode ter logo pela manhã que irão salvar seu dia – até mesmo em um desses dias de cão! Veja na galeria quais são eles e sinta-se linda desde antes de sair de casa até a hora de dormir.

Água morna com limão – Se você acordou com a barriguinha saliente e se sentindo inchada, aposte na água morna com limão em jejum. Essa bebida poderosa pode te ajudar a eliminar líquidos do corpo e emagrecer. Após a bebida, espere de 15 a 30 minutos para tomar seu café da manhã.

Proteína no café da manhã – A primeira refeição do dia deve ter proteína. Isso porque esses alimentos – como ovo, leites e iogurtes – são de digestão mais lenta e dão saciedade, evitando sentir muita fome antes do almoço e ajudando na dieta.3

Gelo no rosto – Sua cara de sono e cansaço pode ser suavizada com água gelada. Ela vai relaxar os músculos, desinchar e tirar algumas marcas. Se estiver com a olheira bem marcada, aplique gelo diretamente na região – isso vai deixar a região mais clara.

Use um óleo para as pontas dos cabelos – Existem alguns óleos de reparação que fazem verdadeiros milagres. Aposte neles nas pontas dos fios para que seus cabelos fiquem mais definidos e brilhosos. Se você tiver cabelos oleosos, evite ao máximo passar o óleo na raiz.

Coloque a calcinha certa – Errar na calcinha pode acabar com o seu dia! Se sua roupa marcar muito o corpo, use uma lingerie que não tenha estampas, rendas ou detalhes em

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Hulk fala em humilhação, lembra infância pobre em Campina, se emociona e chora durante homenagem – VEJA VÍDEO

Ex-prefeito do Vale que teve todas as contas reprovadas sofreu agora condenação no TJ

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou nessa quinta-feira, 17, no fórum Afonso Campos, em Campina Grande, o 7º lote de sentenças condenatórias por improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública, dentro dos processos julgadas pela Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. O ex-prefeito da cidade de Santa Inês (foto), Adjefferson Kléber Vieira Diniz, está entre oito ex-gestores que foram condenados. Mas cabe recurso da decisão.

O TJPB não divulgou as penalidades para cada um dos ex-prefeitos condenados. Particularmente sobre improbidade administrativa, a legislação prevê as seguintes sanções: suspensão dos direitos políticos; proibição de contratar com a administração pública e de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios; multa; devolução de recursos; entre outras.

Adjefferson Kléber governou Santa Inês por dois mandatos consecutivos (2005 a 2008 e 2009 a 2012) e responde a outros processos na Justiça relacionados a problemas em suas gestões. Em relação às suas contas administrativas, todas as prestações contábeis foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e, algumas das quais, levaram o órgão de controle externo a imputar débitos milionários ao ex-mandatário santineense. 

Prefeito e vice de Santana dos Garrotes reúnem funcionários da Prefeitura para confraternização

Funcionários da Prefeitura de Santana dos Garrotes se confraternizaram na noite desta quinta-feira, 17. 

O evento teve as presenças além de funcionários, lideranças politicas ligadas à atual gestão.

O prefeito Élio Ribeiro (PT), vice-prefeito José Paulo Filho(PMDB),  em discurso agradeceu aos funcionários pela dedicação e empenho que todos tem pelo município. No discurso dos dois, prefeito e vice, respectivamente, eles afirmaram que estão juntos nas eleições do próximo ano. E disse "Em time que estar ganhando, não se mexe", ressaltou ele.

Presentes na confraternização, realizada no ginásio da escola estadual Felizardo Teotônio Dantas, alguns secretários, como Edna Ribeiro, Cassandra Ribeiro, Júnior Passos, Assessor Jurídico, Marcos Túlio, advogado Edcarlos Ribeiro entre outros auxiliares do governo municipal.

www.ARYRAMALHO.com - com informações de Júnior Passos

Eleições de 2016 serão mais baratas. Essa é a expectativa de alguns pré-candidatos no Vale

Por Redação da Folha – Com o tempo de campanha reduzido de três meses para apenas 45 dias, conforme a nova lei eleitoral, publicada em setembro passado, alguns pré-candidatos a prefeito e a vereador em cidades do Vale acreditam que, consequentemente, os custos de campanha para as eleições de outubro de 2016 serão reduzidos.

Como a propaganda eleitoral só começará a partir de 15 de agosto e durará apenas um mês e meio, os gastos oficiais com carro de som, material publicitário impresso, combustível, pessoal de apoio e comícios deverão ser menores. A nova lei também prevê limite de gastos na campanha, o que ainda será definido pelo Tribunal Superior Eleitoral em resolução que publicará em março.

Se a lei mostra interesse em diminuir toda a gastança das eleições ao reduzir o tempo de campanha e a limitar os gastos oficiais, pelo outro lado será preciso muita fiscalização para evitar os gastos ilegais, o chamado Caixa 2, dinheiro sujo e, geralmente, utilizado para comprar adesão de lideranças políticas e votos.

A nova lei também estabelece que a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

Banco é assaltado em Bonito de Santa Fé; dois diamantenses são presos sob suspeita

Homens até agora não identificados pela Polícia, assaltaram na manhã desta sexta-feira (18), o posto do banco do Bradesco de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba.

Segundo as informações, na hora do assalto ao posto, que funciona em uma loja de celulares [Nenen Cell] estava cheio de clientes.

Assista

Os assaltantes levaram uma quantia de cerca de R$ 9 mil  em dinheiro e duas sacolas de celulares.

Logo após o assalto, as polícias Civil e Militar de Bonito de Santa Fé em conjunto com policiais outras cidades entraram em ação e prenderam dois homens suspeitos na zona rural do município de Mauriti-CE.

Os dois homens, segundo as informações são da cidade de Diamante na Paraíba e estavam em atitude suspeita (não identificados). Com eles foi apreendida uma moto com restrições de roubo.

A Polícia teve acesso às gravações do assalto e vai confrontar as imagens com os suspeitos,  que foram presos, para saber se há envolvimento deles no crime.

Radar Sertanejo

Evento do "Prêmio Qualidade Escolar 2015" será no dia 22, em Santana dos Garrotes

O Projeto de Resolução que institui o Prêmio de Qualidade Escolar de autoria do vereador Rênio Macedo (PMDB) que foi aprovado em sessão ordinária no dia 07 de Novembro de 2015.

O projeto de resolução tem como objetivo criar um incentivo a mais para que os alunos tenham melhores resultados nas escolas, e também reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio e Fundamental de nosso Município, pois os jovens são os responsáveis pela construção de um futuro melhor.

A premiação será no dia 22 de dezembro, e o Prêmio de Qualidade Escolar tem como homenageada a diretora Maria Vilany de Araújo Macedo, mãe do autor do Projeto, às 17h.

"Cada instituição escolar será responsável em fixar o critério de seleção interna, onde deverão ser considerados o aproveitamento escolar, a frequência às aulas, a participação em projetos de interesse da comunidade, e outros indicadores que demonstrem o destaque dos indicados à premiação", disse Rênio.

Essa é uma iniciativa inédita no Vale do Piancó e a da satisfação do presidente está dando esse Prêmio de Incentivo ao Aluno Nota 10 da rede de ensino de Santana dos Garrotes.

Várias autoridades municipais e estaduais deverão marcar presença no evento, como os Dep. Estadual Nabor e Renato Gadelha.

Logo após a cerimônia será servido um jantar para os ganhadores do Prêmio e Familiares.

Ascom

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em residências de Caiana e Itaporanga

Por Redação da Folha Foram cumpridos no começo da manhã desta sexta-feira, 18, cinco mandados de busca e apreensão, quatro deles em residências no sítio Pimenta, município de São José de Caiana, e um na Rua Paulo Costa Lima, Alto das Neves, em Itaporanga. Os mandados, determinados pela Justiça local a pedido do delegado Renato Leite, foram resultados de uma investigação da Polícia Civil, iniciada em outubro, sobre posse ilegal de arma.

Das cinco residências vistoriadas por agentes do GTE (Grupo Tático Especial) da Polícia Civil e por policiais militares, que auxiliaram na operação, apenas em uma casa, localizada no sítio Pimenta, foram encontradas armas, mas somente duas espingardas, uma bate-bucha e outra de cartucho, além de munição, roupa camuflada e um tipo de arco feito de ferro.

dono da casa não se encontrava no momento em que o mandado de busca e apreensão foi cumprido, mas a delegacia deverá instaurar inquérito policial para apurar a posse das armas e o proprietário poderá ser indiciado. Foto: material bélico apreendido encontra-se na delegacia de Itaporanga.

Tá explicado: Prazo para pagar 2ª parcela do 13º termina hoje; veja direitos

O dia limite para depositar o dinheiro é 20 de dezembro, mas como neste ano cai em um domingo, ele foi antecipado para esta sexta-feira.

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para que as empresas paguem a segunda parcela do 13º salário, que usa como referência o mês de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, quando o 13º deve perfazer a média anual de salários.

O dia limite para depositar o dinheiro é 20 de dezembro, mas como neste ano cai em um domingo, ele foi antecipado para esta sexta-feira.

O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.

O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 173 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,4 milhões, dos quais 60,2% (50,8 milhões de pessoas) são empregados formais, sendo destes 2,3% empregados domésticos (1,9 milhões), e 38,6% (33,6 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

E ainda tem babão batendo palmas e dando parabéns!

Saúde fecha 52 leitos psiquiátricos e secretaria pede perdão a antigos pacientes

Leitos faziam parte do Sanatório Clifford, que integra o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira e deixou de funcionar.

OTHACYA LOPES

Leitos faziam parte do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira

A Secretaria da Saúde da Paraíba fechou, na manhã de hoje (18), um total de 52 leitos e celas psiquiátricas do Sanatório Clifford. Os leitos faziam parte do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que agora conta apenas com um hospital psiquiátrico para atendimento a pessoas com problemas mentais por curtos períodos. De acordo com a secretária de saúde Roberta Abath, a medida mostra o pioneirismo da Paraíba na adesão à estratégia de mudança no cuidado desses pacientes.

“Eu peço perdão a todos os pacientes que, ao longo da história, sofreram trancafiados nessas celas sujeitos a enfrentarem um processo histórico de incompreensão, desinformação. Um processo secular de falta de cuidado e assistência para com quem padece desses agravos”, destacou a secretária, revelando que a Paraíba se destaca nacionalmente com a maior rede de atenção psicossocial do País. “Nós inauguramos ontem o 99º Centro de Atenção Psicossocial do Estado no município de São João do Cariri, o que destaca a Paraíba com o Estado com maior número de Caps por número de habitantes”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora de saúde mental da SES, Shirlene Queiroz, a previsão é de haja uma mudança completa na forma de cuidar os deficientes mentais no Estado. “Nós tivemos períodos com mais de 500 pessoas atendidas e residindo aqui no Complexo Juliano Moreira. Antigamente, quando alguém era diagnosticado com hanseníase, elas eram levadas para leprosários. Agora elas são incluídas e cuidadas nos Postos de Saúde da Família (PSF). Da mesma forma deve acontecer na psiquiatria. Temos melhorado o cuidado e a tendência é essa também para os deficientes mentais”, explicou. 

Ainda conforme Shirlene, o tratamento dos deficientes mentais passará paulatinamente a ser por meio de vários serviços. “Inicialmente o PSF, depois seguirão para os Caps e, em caso de crise, seguirão para leitos de internação em hospitais gerais, não precisando mais ficar recluso para que tenha esse cuidado”, disse.

De acordo com o diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, o Sanatório Clifford contava anteriormente com 90 leitos, que foram reduzidos para 52 nos últimos anos e agora foi fechado. Ele revelou que agora o Juliano Moreira, hospital psiquiátrico remanescente no complexo, conta com 79 leitos. Ao todo, o Estado conta, ainda, com 15 residências psiquiátricas, que são os locais para os quais os internos há muitos anos são levados caso a família não os aceite de volta.

Prefeitura de Santana de Mangueira é uma das que pagam locação de veículos mais caros da região

A prefeitura Municipal de Santana de Mangueira é uma das que pegam locação de veículos mais caros da região do Vale do Piancó. 

Enquanto algumas cidades pagam em média 1.500 reais por veículo locado para transportes de estudantes para a zona rural, a prefeitura de Santana de Mangueira chega a pagar até 3.570 reais pela locação para os serviços. 

Ao todo, somente com locação de veículos e serviços relacionados a transportes de pessoas, a prefeitura pagou bem mais de 300 mil reais. Somando os valores pagos com os empenhados que ainda não foram pagos, a soma ultrapassa o valor de 400 mil reais, somente neste ano de 2015.

Nos valores pagos pela prefeitura existem carros populares contratados por até 3.800 reais.

Atualmente o município possui três ônibus escolares. Dos três, somente um foi enviado para a última vistoria, mas não aprovado para transportes de alunos.

Todas as informações constam no Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Portal Vale do Piancó Notícias 

Johnson consegue no TRF livrar prefeito de São José de Caiana de denúncia feita pelo Ministério Público Federal

O Tribunal Regional Federal da Quinta Região, com sede em Recife (PE), em sessão realizada nesta quinta-feira, dia 17, rejeitou a denúncia formulada pelo Ministério Público Federal contra José Walter Marinho Marsicano Júnior, Prefeito do Município de São José de Caiana. 

Consta da Denúncia que o Prefeito Municipal havia contratado empresa para construção de unidades habitacionais no conjunto “Jandui Lopes” sem a devida comprovação documental. O MPE ainda contestou a informação prestada pelo município quanto a empresa contratada para a execução das obras, que na verdade foi pela “Economia Crédito Imobiliário S/A- Economisa- com recursos do convênio operação no programa de subsidio á habitação de interesse social (PHS). Ao todo foram constituídas 50 casas populares. 

O Relator do recurso (Processo 0001754.73.2015.4.05.0000), o Desembargador Federal Manoel Maia votou pela improcedência e consequente arquivamento de efeito, cuja decisão foi seguida pelos demais integrantes do Tribunal. 

A defesa do prefeito de São José de Caiana foi patrocinada pelos advogados Johnson Gonçalves de Abrantes, Edward Johnson e Bruno Lopes de Araújo, que justificaram a legalidade dos atos praticados pelo prefeito e que as irregularidades apuradas pelo MPE foram superadas com os documentos e a defesa apresentada ao TRF.

Tião Lucena

Acaba de ser divulgado o 7º Lote de Sentenças do Meta 4; ex-gestores do Vale foram condenados

É com exclusividade que o Portal DiamanteOnline, traz direto do  Tribunal de Justiça da Paraíba, a divulgação do 7º lote de sentenças referente ao julgamento de ações de Improbidade Administrativa e Crimes Contra a Administração Pública, dos processos relacionados pela Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande.

O grupo especial de juízes e assessores, julgou mais de 40 processos referentes a infrações por ato de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

No Vale do Piancó, alguns gestores foram condenados, a exemplo do ex-prefeito de Santa Inês e Itaporanga. Saiba o que irá acontecer com eles logo abaixo.

Lista completa abaixo:
No Vale do Piancó, foram condenados os ex-prefeitos Adjefferson Klener Vieira Diniz, ex-prefeito de Santa Inês. Ele foi condenado civilmente à prestação pecuniária 10 salários mínimos vigentes, e penalmente a prestação de serviços durante 3,5 anos a comunidade.

Já o caso do ex-prefeito Antônio Porcino de Itaporanga (já falecido), a condenação recairá sobre o espólio, com o ressarcimento integral do dano no valor requerido de R$ 496.563,07 (quatrocentos e noventa e seis mil, quinhentos e sessenta e três reais e sete centavos). Traduzindo, será tirado este valor da herança deixada por Porcino para a sua família.



DiamanteOnline 

Professores agendam panelaço em Igaracy (PB) para cobrar salários atrasados

O Sindicato dos Funcionários público de Igaracy, decidiu em assembleia que contou com a presença do Advogado do Sindicato, Dr. Flávio Junior e agendou para o próximo dia 22 de dezembro, dia em que a cidade faz aniversário de emancipação política, vai fazer uma manifestação em forma de panelaço, caso os salários dos Professores da rede municipal de ensino não sejam colocados em dias.

A assembleia aconteceu na sede do SISPAI e contou com a presença de muitos funcionários, principalmente professores que estão sem receber seus vencimentos referente ao mês de novembro. “A nossa preocupação é que haja um acumulo igual o que houve no final de 2012, que ficamos sem receber outubro, novembro e dezembro e até hoje esse dinheiro não foi depositado em nossas contas” comentou uma das professoras.

Até o momento a administração não se pronunciou se vai efetuar o pagamento antes do dia marcado para o protesto.

Hugo Igaracy

Desenhos misteriosos intrigam a população e pesquisadores, em Padra Branca

No município de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Sertão paraibano, um local chama a atenção de pesquisadores e historiadores.

A alguns quilômetros fora da cidade, numa área com caraterísticas desérticas, sobretudo em períodos de seca, encontra-se um dos maiores conjuntos de rochas gigantes soltas do Nordeste, e numa delas ainda é possível ver pinturas rupestres que podem indicar quais povos primitivos habitaram naquela região. Por causa desses desenhos, a rocha passou a ser chamada de “Pedra do Letreiro”.

Assista

As pinturas rupestres podem ser representações artísticas pré-históricas. Geralmente são sinais gráficos abstratos, figuras de plantas, pessoas ou de animais, como é o caso de uma das pinturas na Padra do Letreiro, que lembra a pegada de uma ave.


Imagens abaixo:
Segundo historiadores, na maioria dos casos elas ilustram cenas de caça, de rituais, do cotidiano ou expressam conceitos, valores e crenças de um povo.

Seu Anacleto Teotonho, que diz ser proprietário da área onde estão as rochas, conta que o local recebe visita de pessoas de todo o Brasil. "Eu acho que aqui já veio mais de 200 pessoas. Vem gente do Rio de Janeiro, de todo canto. Quando eu nasci já tinha esse letreiro", afirma.

O ex-prefeito Antônio Bastos tem acompanhado os estudos que já foram feitos no local, mas, segundo ele, até hoje não há resultados concretos sobre as supostas mensagens representadas nas figuras. "Desde o início que foi descoberto, até agora não se sabe qual o significado, qual o mistério que possa identificar os dizeres que tem nessa Pedra do Letreiro."

Diário do Sertão